News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/10

Started by JotaCC, 12 de October de 2013, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Crise na defesa começa a desanuviar

Era uma paragem benéfica, já se sabia à partida. E os frutos começam a aparecer e a deixar para trás a crise que se vivia em termos de lesões no plantel do Sp. Braga.
Sem campeonato este fim-de-semana — e com o regresso às provas oficiais apenas no próximo domingo, dia 20, para a Taça de Portugal, com o Gafetense — Jesualdo Ferreira começa a ter boas notícias quanto aos regressos em pleno de jogadores até agora em recuperação a lesões. Com o sector defensivo a ser o mais castigado, desde o início da temporada desportiva, surge agora a boa notícia do regresso de Sasso em pleno.
O central está a cem por cento, mais de sete meses depois de ter sofrido uma lesão na pare de abdominal, no jogo com o Olhanense, em Março passado, que implicou cirurgia. A recuperação acabou por ser bem mais incomodativa e prolongada do que inicialmente previsto, com vários meses de trabalho específico. As últimas semanas de trabalho de reintegração à procura do ritmo competitivo foram proveitosas e Sasso surge como uma lufada de ar fresco numa defesa em caos nos últimos tempos.
Já com Nuno André Coelho apto do problema das costas e com o lateral esquerdo Joãozinho recuperado da mialgia, Jesualdo Ferreira tem agora a defesa, praticamente, em pleno. Miljkovic (lateral direito) está integrado e apenas o central Paulo Vinícius irá manter-se em tratamento pelo menos mais um mês.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Hebert e Dabó na B
voltam à base e ficam sem direito a folgas

Antes de mais uma semana sem qualquer jogo oficial, Jesualdo Ferreira entendeu dar dois dias e meio de folga ao grupo de trabalho, mas nem todos os jogadores foram para casa descansar. Tomás Dabó e Hebert voltaram à equipa B e até devem ser opções iniciais de José Alberto Costa na deslocação de amanhã ao terreno do Aves.

O lateral-direito, recorde-se, já foi titular em quatro jogos da formação principal no campeonato, aproveitando a lesão de Miljkovic e algumas queixas físicas de Baiano. Na última jornada, na Choupana, não saiu do banco de suplentes e viu Hebert estrear-se a titular. O central brasileiro já tinha rendido Paulo Vinícius frente ao Sporting e contra o Nacional fez dupla com Nuno André Coelho, já que Santos estava castigado.

Agora, ambos voltam ao ponto de partida, assim como o extremo Kappel e o avançado Diogo Ribeiro, dois elementos chamados por Jesualdo nos últimos dias.

Para a próxima segunda-feira, espera-se a integração de Alan, após ter feito gestão de esforço.

RECORD

JotaCC

OS SEGREDOS DE UM TRINCO DISCIPLINADO
NIKOLA VUKCVIC>>Treinos à porta fechada escondem a qualidade técnica do montenegrino, que deverá ter na Taça de Portugal a primeira oportunidade para se mostrar



Contratado na data-limite para a inscrição de jogadores, Nikola Vukcevic é um dos jogadores que suscitam maior expectativa nos adeptos. O cartão de visita apresenta-o como um dos jogadores mais talentosos da nova geração de Montenegro, mas os treinos à porta fechada têm mantido escondido um médio-defensivo que, assegura quem já espreitou pelo buraco da fechadura, tem um estilo em tudo semelhante ao do sérvio Matic. É muito disciplinado taticamente, tem uma capacidade de passe de fazer inveja, uma visão de jogo que impressiona e um pontapé que mete respeito. Qualidades que Jesualdo Ferreira tem vindo a moldar ao longo das últimas semanas, num trabalho que deverá ser desvendado no encontro diante do Gafetense, da Taça de Portugal, que poderá servir de teste para avaliar as reais capacidades de quem, como o internacional sub-21 montenegrino, tem sido, pelo menos até agora, utilizado pelo treinador apenas em treinos.

Com Mauro bem firme no onze de Jesualdo Ferreira e com a continuidade de Custódio no plantel, a contratação de Vukcevic foi erradamente interpretada como exagerada. No entanto, a ideia dos responsáveis bracarenses nunca foi fazer dele uma aposta no imediato. O médio-defensivo, que esteve com um pé no Estrela Vermelha, foi um daqueles negócios de ocasião aos quais a SAD não poderia fechar os olhos, até porque as referências do departamento de prospeção eram as melhores. Bem trabalhado, Vukcevic poderá vir a tornar-se numa mais-valia para a equipa e permitir à SAD o retorno do investimento feito na contratação.
Por força da barreira linguística existente com a maior parte dos elementos do plantel, Vukcevic, que se expressa apenas em inglês e servo-croata, tem tido em Miljkovic o melhor amigo. Pelo AXA dizem que os dois são inseparáveis, comportamento perfeitamente inatendível pelo facto de serem oriundos da mesma região da Europa, os Balcãs. Aliás, o lateral-direito, que trabalha em Braga desde o começo da época, também ainda procura os primeiros minutos oficiais pelo clube, uma vez que passou os últimos meses a recuperar de uma lesão. Quem sabe se sábado não será um dia marcante para ambos...



Dabó: renovação em stand by
Reunião decisiva entre tem sofrido adiamentos sucessivos, mas todos confiam num desfecho positivo

O desaparecimento de Tomás Dabó das opções iniciais de Jesualdo Ferreira não demoveu a SAD de prolongar o contrato do lateral-direito. Pelo contrário. A renovação só ainda não avançou, porque a reunião decisiva, a realizar entre os responsáveis bracarenses e Catió Baldé, tem sido sucessivamente adiada devido à indisponibilidade de uma das partes. No entanto, o representante do internacional sub-20 português acredita que o processo será encerrado de forma positiva. "O Tomás [Dabó] gosta muito do clube e, por isso, acredito que não será difícil chegarmos a um entendimento", afiançou a O JOGO Catió Baldé.
Apesar de reconhecer que Tomás Dabó é agora um elemento mais importante do que há um ano, não há pressa por parte de António Salvador para estender a ligação, uma vez que o jogador de origem guineense está amarrado por um contrato que expira apenas a 30 de junho de 2015. A vontade do lateral-direito, de resto, até dá alguma margem de manobra à SAD. "O Tomás está tranquilo e focado no trabalho", garantiu o empresário, desvalorizando a surpreendente saída do onze da equipa AA. "Ele ainda é jovem e o mais importante nesta altura é jogar. Se não puder ser na AA, estou certo que ele se aplicará ao máximo na B", concluiu.



Elderson a um passo do Mundial'2014

Dois jogos frente à Etiópia é tudo o que resta para Elderson poder festejar o apuramento para o campeonato do mundo, no Brasil. O primeiro é já amanhã, em solo etíope, e será de risco para o lateral esquerdo do Braga, já que, se vir o amarelo, falhará o encontro decisivo, em novembro, em Calabar. Mas o internacional da Nigéria não está minimamente preocupado. "Estar amarelado não me afetará. Sou um profissional e já estou habituado a lidar com essa situação. É um jogo muito importante e a equipa está sempre em primeiro lugar", sublinhou Elderson, em declarações reproduzidas na página pessoal na internet.



COM ANDRÉ PIRES E SEM OS BÊS

Depois de quase um ano a recuperar de uma lesão grave no joelho direito, André Pires tem aproveitado as últimas semanas para convencer Jesualdo Ferreira a dar-lhe uma oportunidade na equipa AA. O lateral-esquerdo foi, de resto, um dos destaques do treino de ontem, no qual já não participaram Diogo Ribeiro e Kappel, que à tarde trabalharam com os "bês".

O JOGO

JotaCC

Guerreiros em repouso e reflexão

ÚLTIMO DIA dia de treinos da semana, ontem, na "pedreira" e dois dias de folga, no fim de semana, para quase todo o plantel do Braga. Só os "internacionais" Custódio, Ruben Micael, Éder, Rafa e Elderson se manterão em ação, mas ao serviço das respetivas seleções.
As folgas culminarão uma semana agitada no Estádio AXA, após a pesada derrota na Madeira, com o Nacional (3-0) e o raspanete de António Salvador aos jogadores, a quem o presidente do Braga exigiu mais empenho.
Além de repouso, o fim de semana será de reflexão, individual e coletiva. Depois de amanhã, retomam-se os treinos na "pedreira", no início da preparação para o próximo desafio, que levará o Braga ao Alto Alentejo, a Portalegre, para o jogo da Taça de Portugal. A terceira eliminatória, a disputar no sábado, dia 19, pelas 15.30 horas, oporá a equipa minhota ao Gafetense, equipa da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Portalegre.


JN

brigada da relote

A redenção passa pelos jogos no Axa
ATÉ DEZEMBRO SÓ HÁ 3 TESTES DE FOGO FORA


Não era preciso António Salvador ter descido ao balneário para que Jesualdo Ferreira e os jogadores do Sp. Braga tivessem noção de que algo terá de ser feito no reatamento do campeonato para inverter a tendência negativa dos últimos resultados. A equipa sofreu duas derrotas consecutivas e os próximos jogos são decisivos para não descolar do comboio europeu, principalmente os que se vão realizar no Estádio Axa.

RECORD

brigada da relote

Jesualdo lança Miljkovic

Taça de todas as oportunidades: a visita do SC Braga ao Gafetense, de hoje a oito dias, terá dupla importância. A nível social, será ocasião perfeita (e raríssima também) para a população do Alto Alentejo viver e sentir em tempo real e num plano singularmente aproximado as emoções do futebol de primeira, proporcionados pelo duelo com os guerreiros.

Desportivamente, Jesualdo Ferreira, em especial, pode também transformar a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal na rampa de lançamento para jogadores com menos ou nenhum tempo sequer de competição oficial. Esse é o caso, por exemplo, de Miljkovic. Lateral-direito de 23 anos, o sérvio chegou ao Minho no início de época. Jogador formado no Partizan de Belgrado, uma das escolas de eleição da antiga Jugoslávia, e já com três títulos a reluzir no currículo (foi campeão da liga sérvia nas épocas 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013), Miljkovic viu o processo de adaptação ao SC Braga inevitavelmente atrasado devido a uma lesão muscular sofrida ainda na pré-época.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

SC Braga/AAUM goleia Belenenses/El Pozo e mantém-se no topo
"Um rolo compressor", como se diz na gíria, foi aquilo que se viu no Pavilhão da Universidade do Minho, pois a equipa da casa, o SC Braga/AAUM, apoiada por um público fantástico, bateu o Belenenses/El Poso por uns expressivos 8-1.

No início do encontro parecia que a equipa de Belém vinha disposta a discutir o resultado, mas rapidamente os bracarenses trataram de dissipar essas ideias, chegando à vantagem logo aos 4 minutos por Ciro a emendar à boca da baliza um bom passe do Paulinho. A partir daí, começou o carrossel e o 2-0 chegou ao minuto 5` no melhor lance do encontro: Amílcar, para lá do meio campo, fez "um chapelão" ao guarda-redes adversário.

A equipa pressionava alto e o 3-0 surgiu com naturalidade por Tiago Brito após uma excelente triangulação, com o Belenenses a ver jogar. Volvidos dois minutos, André Machado fez o 4-0 em cima da linha de baliza. O melhor que os de Belém conseguiram foi reduzir mesmo em cima do intervalo num lance infeliz de Ciro a desviar uma bola para a sua própria baliza, terminando num 4-1 favorável aos bracarenses.

Na segunda parte, esperava-se que os comandados de Carlos Teixeira tentassem inverter o rumo dos acontecimentos e provavelmente esperavam que os guerreiros do minho jogassem em contra ataque, mas nada disso aconteceu, porque Amílcar, aos 24 minutos, com mais "uma bomba", ampliou para 5-1. Logo de seguida, aos 26`, TJ fez o 6-1, e, finalmente nessa altura, o Belenenses conseguiu rematar à baliza, mas como diz o ditado popular "quem tapa os pés destapa a cabeça" e foi isso que aconteceu, porque ao tentaram atacar, voltaram a sofrer: Tiago Brito também bisou e aos 32` fez o 7-1 e perto do fim, Fábio Cecílio fechou a contagem, fazendo 8-1, resultado final.

Na próxima jornada o SC Braga/AAUM tem uma deslocação bastante difícil ao Pavilhão Paz e Amizade onde defrontará o Sporting CP enquanto o Belenenses/El Pozo defrontará o Póvoa Futsal na Póvoa.
Flash Interview

No flash interview, ambos os técnicos em declarações ao modalidades.com.pt, estavam de acordo com a justeza da vitória do SC Braga/AAUM. David Lopes, técnico-adjunto do SC Braga/AAUM, referiu: "Esperávamos um jogo muito mais difícil, pois o Belenenses tem uma excelente equipa, mas tornámos o jogo mais fácil porque fizemos a melhor exibição da época. Fomos consistentes ao longo dos 40 minutos, conseguimos anular os pontos fortes do adversário e fomos bastante eficazes".

O técnico do Belenenses/El Pozo, Carlos Teixeira, mostrou-se conformado com a derrota: "Vínhamos com uma expectativa completamente diferente, mas não fomos capazes de contrariar o favoritismo do SC Braga/AAUM e o jogo acabou por ser normal, pois os bracarenses venceram com normalidade.

Acrescentou que ficou não surpreendido com o SC Braga/AAUM: "Vínhamos preparados, vimos três jogos do SC Braga/AAUM e achávamos que estávamos preparados, mas o futsal é assim mesmo. O adversário foi mais forte."

Ficha de Jogo:

SC Braga/AAUM: Pli, André Machado(C)(1), Tiago Brito(2), Ciro (1),(pb) e Amílcar(2). Suplentes: Beto, Fábio Cecílio(1), Peixoto, Paulinho, TJ(1) e André Coelho. Treinador: Paulo Tavares

Belenenses/ El Pozo: Sérgio Alves, Bruno Martins, Bruninho, Cautela e Pauleta. Suplentes: Vando, Roger, Bruno Barros, Major, Drula, João Marques, Hugo Eduardo, Tiago Carvalho e Fred. Treinador: Carlos Teixeira

Árbitros: Mário Lobo Silva (AF Viana do Castelo) e Vítor Rocha (AF Porto).

MODALIDADES.COM.PT