News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/10

Started by JotaCC, 03 de October de 2013, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Choupana de má memória

É um estádio de má memória para os arsenalistas. A Choupana não tem sido terreno fácil para o Sp. Braga nos últimos anos, com a estatística, claramente, a favor dos madeirenses. Depois da derrota com o Sporting, na última ronda do campeonato, por 1-2, a equipa bracarense quer voltar aos triunfos, mas pela frente não terá tarefa fácil, numa deslocação que, segundo o histórico de confrontos entre as duas equipas, coloca a vantagem do lado do Nacional.

Em 16 jogos disputados na Choupana - para a Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga - o saldo é de sete triunfos para os madeirenses e apenas três para os arsenalistas, enquanto se registaram seis empates.
Na última época, o Sp. Braga sofreu uma derrota, por 3-2, fruto de golos de Mexer e Diego Barcellos e um lance infeliz de Ismaily na própria baliza, mas nas duas anteriores temporadas até tinha sido feliz no terreno do Nacional.

Em 2012, os guerreiros venceram por 3-1, com golos de Lima, Mossoró e Ukra e, no mesmo ano, mas a contar para a Taça da Liga, também festejaram, por 2-1, com golos de Lima e Hugo Viana.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

UM QUEBRA-CABEÇAS PARA O PROFESSOR
CHOUPANA>>Só o Dragão constitui um obstáculo maior para Jesualdo, que apenas venceu fora o Nacional pelo FC Porto



O melhor arranque de Jesualdo Ferreira em Braga, interrompido apenas pela derrota, em casa, frente ao Sporting, na última jornada, será novamente colocado à prova no domingo, na Choupana. Um estádio que se tem revelado um obstáculo difícil de ultrapassar para o professor, que, para o campeonato, só lá conseguiu vencer por três vezes, em oito 2002/03, pelas águias, foi lá jogar pela primeira vez como treinador principal na I Liga, regressando a casa derrotado pela margem mínima (1- 0). Seguiram-se três encontros ao serviço dos arsenalistas e o resultado foi o mesmo, sendo que o primeiro (5-1) é o que lhe deixou menos saudades.
É com o objetivo de alterar este historial negro que Jesualdo Ferreira se apresentará domingo na Choupana, sabendo que um triunfo lhe permitirá manter-se no trilho traçado pelo clube para este campeonato: um lugar entre os três primeiros da classificação. Tudo o resto poderá significar uma queda na tabela e, acima de tudo, um rombo na confiança de uma equipa que viu fugi r, na Pedreira, frente aos romenos do Pandurii, a possibilidade de disputar a Liga Europa esta temporada e que está cada vez menos habituada a andar fora do pódio.



O confronto mais repetido

O regresso de Jesualdo Ferreira a Portugal, depois de uma passagem por Málaga e Panathinaikos, permite que domingo haja nova edição do confronto mais repetido entre atuais treinadores da I Liga. Desde 2002 que o Professor vem somando jogos contra Manuel Machado. Ao todo foram 16 – tantos quantos os de Jesualdo contra José Mota –, com o transmontano a vencer 13 deles, muito por força da passagem pelo FC Porto, pelo qual conquistou sete triunfos. O duelo entre ambos até se estendeu à Grécia, onde, na 27ª jornada da Liga de 2011/12, o "Pana" de Jesualdo levou a melhor (1-0) sobre o Aris de Machado.



JOÃOZINHO É A DÚVIDA


Limitado por uma mialgia na coxa direita, Joãozinho é, nesta altura, a principal dúvida de Jesualdo Ferreira para o jogo com o Nacional. O lateral-esquerdo continua a meio gás e tem apenas três dias para recuperar a melhor condição física. Se não conseguir, então tudo indica que Elderson mantenha a titularidade conquistada frente ao Sporting.



ESCOLA REABRE NO SÁBADO

A escola de futebol do Braga, destinada a crianças entre os 4 e os 12 anos de idade, reabre já no sábado. A cerimónia de apresentação arrancará às 9h30 e terá como palco o Estádio 1º de Maio. Ao contrário do que sucedeu na época passada, porém, não é esperada a presença de qualquer elemento do plantel principal, que por essa altura treinará no Estádio AXA.



VIAGEM APÓS O ALMOÇO

A viagem do Braga para a Madeira, onde jogará domingo (16h15), na Choupana, está prevista para a tarde de sábado. Antes, a equipa arsenalista ainda realizará um último treino no Estádio AXA, após o qual Jesualdo Ferreira fará a antevisão do encontro com o Nacional e onde os jogadores se reunirão à mesa para o almoço antes da partida.


O JOGO

JotaCC

Inverter ciclo de derrotas na Choupana

O JOGO de domingo (16.15 horas, Sport TV1), no reduto do Nacional da Madeira, para a sétima jornada da Liga, será um desafio importante às capacidades do Sporting de Braga, equipa que, sob o comando de Jesualdo Ferreira, saiu sempre derrotada da Choupana.

Em partidas jogos para o campeonato na condição de visitante, o Braga sofreu três derrotas frente ao Nacional, com realce para a goleada encaixada ( 5 - 1 ) , na época 2003/04. Wender apontou o golo do Braga, enquanto Rossato e Adriano marcaram por duas vezes cada e Gouveia também assinou um golo.

Nas duas temporadas seguintes, a turma minhota perdeu ambos os jogos na Choupana, por 1 - 0. Em 2004/05 foi Adriano a marcar, enquanto no ano seguinte foi a vez de Alonso apontar o tento solitário.

De resto, mesmo após a saída de Jesualdo Ferreira do comando dos arsenalistas, tem sido difícil ao Sporting de Braga alcançar bons resultados na Choupana. Em sete jogos entretanto ali disputados para a Liga, a turma minhota só venceu dois (2007/08, por 1-0, e 2011/12, por 3-1). Na época passada, os bracarenses voltaram a não ser bem sucedidos (derrota, por 3-2).

Sem novidades do ponto de vista clínico no dia de ontem, o Braga volta a treinar esta manhã (10 horas), à porta fechada, esquema que repete amanhã, dia em que Jesualdo Ferreira faz a antevisão do jogo com os insulares, em conferência de Imprensa. A viagem para a Madeira será no dia seguinte, ou seja, na véspera do jogo.

JN

brigada da relote

Rei dos golos na última época, Éder continua a zeros

No mínimo, é estranho: conferidos os nomes dos homens-golo do SC Braga nesta época, rapidamente se destaca a ausência de Éder do espaço reservado aos marcadores de serviço, onde podem ser encontrados Alan (3), Santos (2), Paulo Vinícius, Custódio, Edinho, Pardo e até Yazalde, entretanto cedido aos romenos do Astra e que se despediu do Minho com um disparo certeiro frente ao Pandurii.

O inusitado jejum do senhor 30 milhões, que é quanto vale a sua cláusula de rescisão, adquire relevância maior se tomarmos como referência os registos exibidos pelo internacional português na última época. Lembram-se?

Apesar de a temporada 2012/2013 ter terminado muitíssimo mais cedo para ele (lesionou-se com gravidade no final de fevereiro, foi operado ao joelho direito e só voltou à ação já com a atual campanha em curso), Éder conseguiu, ainda assim, destacar-se como referência goleadora máxima dos guerreiros (em 30 jogos oficiais, assinou 16 remates certeiros: 13 na Liga e três na Taça de Portugal).

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Ataque em afinação segue ritmo de Alan
GOLEADOR QUANDO ERA PARA SER ORGANIZADOR


São 3 golos apenas, mas os suficientes para colocarem Alan como a referência do ataque do Sp. Braga à 6.ª jornada da Liga.

RECORD

brigada da relote

Futebol de Praia
Talento Poveiro Fez do Braga Campeão


O talento poveiro foi determinante na conquista do campeonato nacional de Futebol de Praia por parte do Sporting de Braga. Conquista essa que aconteceu recentemente, na Figueira da Foz, com a equipa minhota a derrotar o Estoril por 5-2. Dos 12 jogadores campeões, sete são da Póvoa de Varzim: Bruno Torres, Carlos Baptista, Gabriel, Marcos Poço, Miguel Pinheiro, Pedro Sousa e Tiago Melo. Poveira também é a equipa técnica que os orienta: João Marques, treinador principal, e os seus adjuntos Diogo Macedo e Miguel Dias.

Há largos anos a residir na Póvoa de Varzim, João Gomes, director-geral do Sporting de Braga, foi o mentor deste projecto que resultou num êxito inédito para o clube minhoto: "eu sabia da existência de muitos e bons praticantes da modalidade na Póvoa e gostei do plano apresentado pelo treinador porque se enquadrava na filosofia do Braga para as modalidades amadoras que se baseia na auto-suficiência, formação e espírito ganhador. Mas as minhas melhores expectativas foram superadas. Fiquei muito surpreendido com a grande competência da equipa técnica. João Marques domina as mais modernas metodologias de treino, é um líder motivador e com uma postura irrepreensível. Admira-me que ainda não tenha sido convidado para treinar o Varzim".

Quanto ao futuro do Futebol de Praia no Sporting de Braga, João Gomes garante que é para continuar: "os associados compareceram em grande número aos jogos e vibraram imenso com a conquista do título. Por isso, não só vamos continuar com a modalidade como vamos apostar na formação. A sede vai ser na Póvoa de Varzim porque já temos muitos adeptos poveiros. A Póvoa também tem muitos jovens talentos nas modalidades de praia e até me parece que é tempo de a autarquia lhes dar mais atenção. Até porque, daqui a dois anos, o Campeonato Mundial vai decorrer em Portugal".

Com os cursos de treinador de Futebol, Futsal e Futebol de Praia, João Marques, aos 36 anos, já soma vários títulos nas diferentes variantes, embora este seja o mais relevante. Tentamos saber a sua fórmula do sucesso, mas o técnico preferiu realçar o empenho e talento dos seus atletas: " são todos jogadores de selecção, muito talentosos, e que já se conheciam dos areais poveiros e dos vários torneios que conquistaram. Muitos deles até já estavam unidos por uma grande amizade. A minha intervenção, ao nível da disciplina do grupo, foi fácil. Poderei ter algum mérito ao nível da metodologia do treino, e na vertente técnico –táctica".

Já em relação aos atributos que fazem um grande jogador de futebol de praia, João Marques revelou-nos: "além da grande capacidade técnica, tem que ter uma grande resistência e a raça característica dos poveiros. O Bruno Torres tem tudo isso. É o futebolista mais completo e mais resistente do mundo. Consegue jogar os três períodos do jogo sem precisar de ser substituído. Cada período tem 12 minutos".

Quanto à próxima época, João Marques afirmou: "queremos que estes jogadores da Póvoa possam ser uma referência dos jovens de Braga para, a curto prazo, formarmos um equipa de Sub-21. É uma aposta do presidente António Salvador e do director-geral, João Gomes, a quem estamos muito gratos. Têm sido inexcedíveis a apoiar-nos. Dão-nos todas as condições para continuarmos a ter sucesso".

A equipa do Sporting de Braga vai competir na Liga dos Campeões, que vai decorrer em Itália, entre Abril e Maio de 2014. Entretanto, os recentes campeões nacionais de Futebol de Praia foram homenageados, no sábado, no intervalo do jogo Braga – Sporting. Os adeptos dos Guerreiros do Minho tiveram a oportunidade de ver o troféu conquistado e de participar na homenagem levada a cabo pela Direcção do S.C. Braga.

VOZ DA PÓVOA

brigada da relote

D. Aves-Sp. Braga B antecipado para dia 13
ALTERAÇÃO À 14.ª JORNADA


O jogo entre o Desportivo das Aves e o Sporting de Braga B, da 14.ª jornada da 2.ª Liga, foi esta quinta-feira antecipado para 13 de outubro, anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Ainda de acordo com a nota publicada no sítio da LPFP, o jogo antecipado da 14.ª jornada da 2.ª Liga, agendada para 6 de novembro, terá o seu início marcado para as 16 horas de 13 de outubro.

RECORD