News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/09

Started by JotaCC, 30 de September de 2013, 07:55

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sangria dos defesas é maior apesar da mudança de estilo
Menos obcecado pelo futebol de ataque que expunha os centrais, como se verificava com Peseiro, Jesualdo já utilizou cinco diferentes

A propalada relação causa-efeito entre o futebol de ataque concebido por José Peseiro e as inúmeras lesões que atacaram o sector defensivo do Braga na época passada perdeu algum sentido. O próprio José Peseiro, em entrevista a O JOGO, chegou a assumir que o pendor ofensivo da equipa expunha mais os defesas, obrigando-os a esforços redobrados ao ponto de surgirem as tais lesões. A chegada de Jesualdo Ferreira, adepto de um futebol mais apoiado, indiciava uma viragem, mas o flagelo dos problemas físicos prosseguiu, disparando até em número de casos, razão pela qual o atual treinador já teve de recorrer a cinco centrais diferentes, mais dois do que com Peseiro, em igual período – até à sexta jornada.



OLHOS POSTOS EM NUNO ANDRÉ COELHO

Mesmo que Paulo Vinícius recupere em tempo recorde para o jogo com o Nacional, o que será improvável, Jesualdo Ferreira torce para que Nuno André Coelho seja quanto antes devolvido pelo departamento médico, atendendo a que não poderá contar com Aderlan Santos, expulso contra o Sporting. O central falhou a receção ao Sporting devido a uma dor intercostal e poderá ser a grande novidade do treino marcado para esta tarde, isto se o repouso dos últimos dias produzir bons efeitos. Além de Hebert e Custódio, o treinador poderá recorrer a Gonçalo Silva e Hugo Basto, ambos dos bês.



PAULO VINÍCIUS HOJE REAVALIADO

Substituído aos 34 minutos do jogo com o Sporting, Paulo Vinícius será hoje submetido a exames complementares para se avaliar a disponibilidade na próxima jornada, ante o Nacional. O central lesionou-se na coxa direita e corre o risco de uma segunda paragem, depois de ter marcado o primeiro golo da época em Paços de Ferreira. A segunda dúvida dos arsenalistas é o lateral Joãozinho, condicionado por uma mialgia na coxa direita.


O JOGO

JotaCC

Problema central com lesão de Vinícius

A LESÃO MUSCULAR contraída por Paulo Vinícius na coxa direita, que obrigou à substituição do defesa central brasileiro no jogo com o Sporting, será reavaliada, hoje, pelo departamento médico do Braga.
Vinícius já sofreu lesão idêntica, mas na coxa esquerda, na primeira jornada, com o Paços de Ferreira. O defesa é baixa certa para a próxima ronda da Liga, que levará o Braga ao campo do Nacional.
No Funchal, o treinador Jesualdo Ferreira terá de reinventar nova dupla de centrais. Herbert, que rendeu Vinícius no jogo com os leões, é a única opção de raiz, a que deverá juntar-se o "trinco" Custódio, porque os outros dois centrais também estarão indisponíveis: Nuno André Coelho está lesionado e Aderlan Santos, expulso no jogo com o Sporting, terá de cumprir castigo.

JN

brigada da relote

Jesualdo só tem um central de raiz

Segue-se o Nacional no roteiro do SC Braga, domingo, e os problemas não se resumem à ausência de Santos, expulso frente ao Sporting.

Nuno André Coelho sentiu fortes dores nas costas que o afastaram da convocatória e Paulo Vinicius aguentou apenas 34 minutos em campo, vencido por uma lesão muscular que o afastará dos relvados por mais tempo.

Sobra Hebert como unidade de raiz para o eixo e a esperança de Jesualdo é que Nuno André Coelho reúna condições mínimas para atuar na Choupana, caso contrário Custódio será adaptado ao lugar.

Esta semana, um dos centrais da equipa B, possivelmente Gonçalo, deverá ser chamado ao grupo principal. A juntar a isso, a lesão de Joãozinho, o lateral-esquerdo titular. São muitas contrariedades num setor defensivo em ebulição.

A BOLA

brigada da relote

Hebert é a única certeza no eixo dos problemas
REPESCADO DA B PARA PASSAR A SER ESSENCIAL



Jesualdo Ferreira tem neste momento uma defesa completamente partida e que nunca estabilizou desde o início da época. No mesmo minuto do jogo com o Sporting, o treinador ficou sem os dois centrais que assumiam a titularidade (Paulo Vinícius e Santos) e viu-se obrigado a recorrer novamente a Custódio para uma adaptação ao eixo central com a novidade Hebert.

O problema que é de agora já parece de sempre, pois há muito que o Sp. Braga não tem um defesa-central regular durante uma época, sendo que no momento apenas o brasileiro, de 22 anos, contratado ao Trofense e com marcha para a equipa B, é a única certeza no lugar no início da semana de preparação para o jogo com o Nacional.

Hebert ainda assustou quando entrou no confronto com os leões a render o lesionado Paulo Vinícius, queixando-se de dores logo após a primeira intervenção em que fez um passe na atmosfera, mas aos poucos o gigante de 1,91 metros foi-se recompondo e recuperou a confiança com a ajuda dos companheiros, nomeadamente de Eduardo, que passou o jogo todo a festejar os cortes do defesa-central brasileiro.

Resta saber quem vai fazer companhia a Hebert no jogo da Madeira. Para todos os efeitos, Nuno André Coelho é o principal candidato, mas o problema nas costas que o defesa-central português apresentou na véspera do jogo com o Sporting pode ser impeditivo. Algo para perceber durante esta semana, com o regresso aos treinos marcado para hoje, sendo certo que entre Gonçalo e Hugo Basto, os dois centrais que restam na equipa B, um deve ser chamado aos trabalhos do plantel principal e com a possibilidade bem aberta de integrar a lista dos convocados para o próximo jogo.

Exemplo a seguir até é o de Santos

O recurso à equipa B tornou-se uma norma nos últimos tempos em Braga. Recorde-se que Aderlan Santos surgiu precisamente em destaque quando José Peseiro o chamou para ajudar na época passada, numa fase de crise de recursos humanos no sector, em virtude das lesões graves de Paulo Vinícius, Douglão e Nuno André Coelho, seguindo a do francês Sasso.

Laterais também sentem os efeitos

Elderson estreou-se com o Sporting. Joãozinho já esteve dois jogos ausente devido a lesão. Baiano teve de cumprir castigo, mas já jogou também na esquerda. Miljkovic está lesionado desde a pré-época e Dabó aproveitou para ser útil em três jogos. De comum são todos laterais, o que prova que a crise que se instalou no centro da defesa resvalou também para os lados. Falta perceber se Joãozinho vai recuperar de uma lesão muscular que o deixou de fora do jogo com o Sporting.

RECORD

JotaCC


brigada da relote

Gafetense recebe o Sp. Braga para a Taça de Portugal

O Gafetense, equipa do concelho do Crato, vai receber o Sporting de Braga na terceira eliminatória da Taça de Portugal em Futebol, ditou hoje o sorteio realizado na sede da FPF, em Lisboa.

A equipa alentejana, que milita nos distritais de Portugal, eliminou nas duas rondas anteriores o Vianense e o Sourense.

Das outras três equipas alentejanas ainda em prova, o Aljustrelense defronta em casa o Desp. Aves, o Piense desloca-se a Fafe, enquanto que o Grandolense joga fora com o Sertanense.

Quanto aos "grandes", o Benfica joga no campo do Cinfães, enquanto o Sporting recebe o Alba e o FC Porto o Trofense.

Os jogos desta terceira eliminatória da Taça de Portugal realizam-se no dia 21 de Outubro.

DIANA FM

brigada da relote

«Gafetense merece muito respeito» - Pedro Pereira

O diretor geral do SC Braga reagiu ao sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal, que colocou o Gafetense, dos distritais, no caminho dos minhotos.

«O Gafetense merece muito respeito. O SC Braga vai encarar este jogo como todos os outros. Vamos levar a Portalegre um pouco do futebol profissional», disse.

A BOLA

brigada da relote

Gafetense recebe Sp. Braga: o representante possível e o brilharete já conseguido
Equipa dos distritais de Portalegre já se dá por satisfeita com a eliminação de duas formações do Campeonato Nacional de Seniores


O Gafetense, clube da vila de Gáfete, no concelho do Crato, vai receber o Sp. Braga na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Um momento histórico na vida do clube dos distritais de Portalegre, que em todo o caso já se orgulha das eliminações de Sourense e Vianense, duas equipas do Campeonato Nacional de Seniores.

«O sorteio enquadra-se naquilo que a direção e os jogadores queriam, mas o brilharete está feito, com a eliminação de duas equipas de uma divisão superior», disse Álvaro da Graça, o representante possível do Gafetense no sorteio. «Começo por dizer que não sou da direção do clube, mas mais ninguém podia estar presente», explicou logo à comunicação social.

Do lado do Sp. Braga ficou a garantia, deixado por Pedro Pereira, diretor geral para o futebol, de que o jogo «será encarado como todos os outros», frente a um adversário que «merece todo o respeito». «Vamos levar o futebol profissional, o futebol de primeira, a Portalegre», concluiu.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Gafetense recebe Sporting de Braga na terceira eliminatória

O Grupo Desportivo e Recreativo Gafetense, do Campeonato Distrital de Futebol de Portalegre, vai receber dia 20 de Outubro, a formação do Sporting Clube de Braga, equipa do primeiro escalão do futebol português, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.

LINHAS DE ELVAS

Pé Ligeiro

«Eduardo tem todas as condições para ser o titular da Seleção» - Jorge Vital

Treinador de guarda-redes de SC Braga, Jorge Vital defende que Eduardo tem todas as condições para ser o titular da baliza da Seleção Nacional.

«Tenho todo o respeito pelo trabalho do Beto e do Rui Patrício, mas pelo que tem feito no SC Braga tem todas as condições para ser o titular da Seleção», afirmou Jorge Vital, que falava à margem do arranque da nova temporada da escola de guarda-redes do clube minhoto, no Estádio 1.º de Maio.

Atualmente com 31 anos, Eduardo foi ultrapassado por Rui Patrício na baliza da Seleção, mas Jorge Vital tem outra explicação: «Por vezes os jogadores tomam decisões na carreira e no caso do Eduardo perdeu a titularidade da Seleção quando foi para o Benfica, onde não jogou. Essa foi a única razão por que deixou de ser titular.»

De resto, Jorge Vital diz que o guarda-redes trabalha com determinação para voltar a ser titular na Seleção, sendo um exemplo do (bom) trabalho na formação no clube. «Não foi por acaso que no último Campeonato do Mundo foi considerado um dos três melhores guarda-redes», finalizou Vital.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!