News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/07

Started by JotaCC, 23 de July de 2013, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Hull City encerra testes do estágio no Algarve

Hoje, a partir das 20 horas, no Estádio Municipal de Albufeira, o Sporting Clube de Braga realiza o último jogo-treino deste estágio que se está a realizar no Algarve.
O confronto contra os ingleses do Hull City vai permitir a Jesualdo Ferreira as últimas experiências neste período de preparação da nova temporada e pode vir a confirmar o onze titular que Jesualdo vai adoptar na época 2013/2014, assim como a táctica a utilizar. Nesta questão parece, no entanto, que o treinador já não terá grandes dúvidas.

Assim, este jogo contra os ingleses, para além de servir para aumentar o ritmo competitivo do plantel, poderá também permitir a Jesualdo Ferreira dar mais alguns minutos de jogo a atletas que têm sido pouco utilizados, como por exemplo Luiz Carlos, que só agora está apto para jogar e que poderá mesmo assumir um lugar no onze titular, dando mais força ao meio campo, jogando a lado de Custódio ou Micael.

Também Hélder Barbosa, de quem tanto se tem falado quando a uma possível transferência, poderá hoje ter a sua oportunidade de jogar um pouco, ele que já tem treinado a cem por cento com o resto do grupo, mas procura ainda chegar à melhor forma física.


Rafa: "Esta equipa tem muita ambição e expectativas"



Foi uma das 'novelas' do defeso do Sp. Braga, no que diz respeito ao mercado de transferências, vendo o seu ingresso nos Guerreiros do Minho posto em causa perante um interesse do Sporting. Os bracarenses nunca duvidaram que o negócio se ia concluir a seu favor e tal veio mesmo a confirmar-se.

Agora, em Braga, Rafa mostra-se muito satisfeito por ter viajado mais para o norte do país, integrando-se num clube que considera "grande" e onde afirmar sentir-se bem, tendo sido bem recebido por todos.

"Fui bem recebido no clube. Todos os colegas ajudaram na integração. Estamos a construir uma grande equipa e eu tenho grandes expectativas para este grupo de trabalho. Esta equipa tem muita ambição e expectativas. Gosto de jogar e estou mais adaptado a jogar no centro do terreno, mas se for preciso jogar noutro sítio facilmente me adapto. Estou disponível para jogar onde o treinador quiser que eu jogue", considerou o jovem jogador, acrescentando que vai lutar por um lugar na equipa titular, mesmo com toda a competição interna que existe no plantel: "não vejo que seja preciso um jogador [Rúben Micael ou Alan] cair para eu entrar no onze. Não rogo pragas para se lesionarem e caírem do seu lugar. Vou trabalhar muito para tentar alcançar o lugar e o resto é a equipa técnica que sabe".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rafa: «Não rogo pragas»
acredita que pode conquistar um lugar no onze

Bastou apenas uma temporada como sénior para Rafa ser considerado uma das grandes promessas do futebol nacional. Pelo Feirense, o médio-ofensivo encantou em quase todas as jornadas da 2.ª Liga e o salto na carreira era inevitável. Apesar da enorme concorrência, o Sp. Braga ganhou a corrida e Jesualdo Ferreira integrou-o na equipa principal. A concorrência de criativos como Ruben Micael e Alan – agora adaptado a posições interiores do meio-campo – não assusta o jogador de apenas 20 anos. "Eu não rogo pragas a ninguém. Espero que os meus colegas estejam sempre bem e que eu conquiste o meu lugar na mesma. Vou fazer tudo e trabalhar muito para que isso aconteça", atirou, quando confrontado com a utilização do madeirense e do brasileiro lado a lado no onze mais forte que o treinador tem apresentado durante a pré-época.

Rafa chegou ao Minho com alguns dias de atraso em relação ao início dos trabalhos, mas já se mostra completamente habituado à realidade do novo clube. "Ogrupo é forte e recebe bem quem está cá pela primeira vez. A integração foi extremamente facilitada pelos meus colegas e agora cabe-me lutar por um lugar", prosseguiu quem começou a dar os primeiros toques na bola no União Atlético Povoense, clube da Póvoa de Santa Iria, e que por volta dos 12 anos se mudou para as camadas jovens do Alverca.

Tranquilidade

Dos objetivos individuais a conversa passou fluentemente para as metas que os arsenalistas pretendem alcançar, mas aí Rafa já foi bem mais comedido, um pouco à semelhança dos seus colegas de balneário e do próprio Jesualdo Ferreira. "Não vou falar do título. Espero muito desta equipa e vamos entrar em todos os jogos para ganhar. O nosso objetivo é encarar todas as partidas com calma, não está aqui em causa lutar por esta ou aquela posição", defendeu-se o médio, antes de ser questionado sobre as altas expectativas da massa associativa:"Este é um clube habituado a vencer e que também habituou os adeptos a ganhar muitas vezes. É bom trabalhar com essa filosofia e estou a gostar imenso desta experiência. A qualidade de trabalho em nada se pode comparar com a que se encontra na 2.ªLiga. Está a ser um prazer estar aqui."

Ponto da situação


- Rafa é um criativo por natureza e para entrar no onze terá de provar que tem qualidades e maturidade para fazer cair Alan ou Ruben Micael;

- Na primeira temporada como sénior foi titularíssimo na equipa do Feirense, marcando 10 golos no campeonato e ainda mais um na Taça de Portugal;

- Paços de Ferreira e V. Guimarães foram os primeiros clubes a mostrar interesse no jogador, mas a proposta de Braga bateu toda a concorrência.



Olympiacos pensa em Custódio
transferência de paulo machado dará receita

O interesse antigo do Olympiacos em Custódio parece ter reacendido nos últimos dias e, ontem, a imprensa grega revelou mesmo que o diretor-desportivo Darko Kovacevic deve viajar para o nosso país nos próximos dias à procura de reforços. O médio do Sp. Braga estará no topo das preferências, e para ajudar a que o negócio com António Salvador se possa mesmo concretizar estarão os milhões de outro português:Paulo Machado, que é seguido por alguns clubes italianos e pelos russos do Rubin Kazan. Ovalor pedido pelo Olympiacos estará entre os 4 e os 5 milhões de euros.

Recorde-se que, no verão passado, Leonardo Jardim já tinha indicado Custódio como uma das suas prioridades para reforçar o meio-campo do campeão grego, mas uma proposta concreta acabou por nunca chegar ao Axa. Nessa altura, o internacional português tinha apenas mais um ano de contrato e o presidente da SAD apressou-se a reunir-se com ele para a renovação. O acordo foi alcançado e o vínculo prolongado até junho de 2016, ficando assim garantida a continuidade de um titular, algo que não foi possível com Salino (curiosamente, rumou ao Olympiacos) e Hugo Viana.

Cobiça

Poucos meses depois, e já com o Sevilha fora da corrida, foi o Deportivo a pensar levar o médio para Espanha. O empresário Jorge Mendes tentou ajudar o emblema da Corunha a não descer de divisão e era preciso um patrão para o meio-campo. Quando Domingos Paciência assinou, virou-se para Paulo Assunção (ex-FC Porto).

RECORD

JotaCC

"NÃO ROGO PRAGAS A NINGUÉM"
RAFA>>Certo de que tomou a melhor decisão ao esquecer o Sporting, o criativo promete lutar pela titularidade, sem torcer pelos azares de Alan e Micael



Ostentar o rótulo de craque da II Liga pouco representa quando se chega ao Braga. Tapado à partida por Rúben Micael e Alan, dois senhores em fintas e assistências, Rafa já percebeu que qualidade é coisa que não falta na nova equipa e tem a perfeita noção de que só poderá alcançar a titularidade com muito empenho e suor nos treinos.

"O ideal é que todos estejam bem. É claro que quero jogar, mas não rogo pragas para os outros se lesionarem e caírem da equipa. Vou trabalhar para jogar; depois, será a equipa técnica a decidir", observou, confirmando que é na posição 10 que sente "mais à vontade".

"Também me adapto bem às alas. Só quero ajudar e, por isso, estou disponível para jogar onde mister quiser", emendou.

Para trás ficou o Feirense e um namoro recente com o Sporting. A vitória do Braga na mesma corrida é explicada pelo médio-ofensivo com o mesmo pragmatismo com que assinou contrato. "Houve interesse do Sporting e do Braga. Mal me foi transmitido o projeto do Braga e o que pretendiam de mim, nem hesitei. Tem uma estrutura excelente este clube e, por isso, estou muito contente", testemunhou, vincando bem a ideia de que foi recebido de braços abertos por técnicos e jogadores. "Fui bem integrado neste clube. Agora só tenho que trabalhar para conseguir um lugar na equipa como fazem os outros jogadores. O grupo é muito forte e estou otimista", avaliou.
Obrigado a assimilar rapidamente a mentalidade vencedora dos arsenalistas, Rafa garante até que o peso da responsabilidade tem um lado agradável. "O Braga habituou os adeptos a vencer e tem, sem dúvida, uma qualidade muito superior às equipas da II Liga. É muito bom trabalhar sempre para vencer", referiu.



Nuno André Coelho à parte
BAIXAS>>Utilizado durante todo o jogo com o Bétis, central trabalha limitado por uma mialgia. Com queixas musculares, Florent parou

Os músculos de Nuno André Coelho e Florent cederam na véspera do jogo desta noite com o Hull City, o último integrado no estágio que decorre no Algarve. O central debate-se com uma mialgia, reflexo das cargas físicas e do esforço despendido na partida frente ao Bétis (foi o único jogador em campo a não ser substituído), tendo trabalhado à parte do grupo. Já o lateral queixa-se de dores musculares, acabando mesmo por ser dispensado do treino da tarde. São casos simples, mas poderá ser o suficiente para não alinharem no embate contra a equipa britânica, da Premier League.
Em contrapartida, Jesualdo Ferreira já poderá contar com Paulo Vinícius, refeito de um traumatismo no pé direito. Pelo que foi possível apreciar na sessão da tarde, o experiente central poderá formar dupla com Hebert, ficando Santos reservado para a segunda parte. O comportamento defensivo da equipa tem sido, até ao momento, bastante positivo e a verdade é que em três jogos apenas sofreu um golo, apontado por Taylor (ou central), do Sheffield Wednesday. À exceção de Sasso e Edinho, ambos lesionados, do grupo que se encontra há nove dias em Almancil apenas o extremo Hélder Barbosa, colocado há algum tempo no mercado, ainda não jogou por ter recuperado muito recentemente de uma tendinite.



Custódio apontado aos gregos do Olympiacos

Sempre de olho no mercado português, o Olympiacos prepara-se para avançar para algumas contratações e, de acordo com o jornal grego "Red Planet", Custódio será um dos alvos preferenciais. Segundo o mesmo diário, o diretor-desportivo Pierre Issa tem viagem marcada para Portugal e estará fortemente empenhado em assegurar os serviços do internacional português, de 30 anos, que já teria sido referenciado na época passada por Leonardo Jardim, a par do lateral-direito Leandro Salino, cuja transferência se processou muito recentemente a custo zero, mal expirou o contrato. Esse não é o contexto, porém, de Custódio. A ligação aos minhotos é válida até 2015, pelo que o campeão grego teria de negociar com a SAD a compra do passe, isto se o centro-campista não torcer o nariz à ideia de voltar a emigrar, depois da má experiência na Rússia entre 2007 e 2008, ao serviço do Dínamo de Moscovo. Há duas épocas, recusou um convite do Corunha, então de regresso à I Liga espanhola.



Luiz Carlos arranca a trinco
PRIMEIRA MISSÃO>>Recuperado de uma mialgia, médio estreou-se com o Bétis como segundo pivô ao lado de Mauro, permitindo a Jesualdo Ferreira inverter o triângulo do meio-campo

Nuclear no meio-campo do surpreendente Paços de Ferreira que alcançou o terceiro lugar no campeonato, com direito a participação na pré-eliminatória da Liga dos Campeões; Luiz Carlos poderá ser uma peça-chave no plano tático. Capaz de atuar nas posições 6 e 8 do meio-campo, o brasileiro ressentiu-se das cargas físicas aplicadas nas duas primeiras semanas de trabalho no AXA (sofreu uma mialgia) e só teve a oportunidade de entrar em ação no jogo com os espanhóis do Bétis, disputado no passado sábado em Isla Cristina (Espanha), assumindo o papel de médio-defensivo, ao lado de Mauro. Por coincidência ou talvez não, Jesualdo Ferreira blindava pela primeira vez o setor, fazendo recuar os alas para junto de quem jogava na posição 10 (Rafa).


Multifunções > Luiz Carlos joga a 6 e a 8

Ao invés do que se verificou nos jogos contra o Sheffield Wednesday e o Farense, a equipa perdeu profundidade no ataque, mas o sistema funcionou bem em termos de consistência defensiva, com Luiz Carlos e Mauro a entenderem-se às mil maravilhas à frente dos centrais, roubando força e bolas aos sevilhanos.
A questão que se coloca agora é saber até que ponto esta experiência será repetida e o quarto teste da pré-época, agendado para esta noite, frente ao Hull City, da Premier League, poderá ser conclusivo. Em caso de repetição, poderá falar-se numa continuidade lógica em torno do ex.castor, atendendo a que sob o comando de Paulo Fonseca (quase) sempre jogou como segundo trinco , partilhando a responsabilidade de vigiar bem o miolo do meio-campo com André Leão.
Já na época de 2011/ 12, durante a qual o Paços passou pelas mãos dos técnicos Rui Vitória, Luís Miguel e Henrique Calisto, atuou mais vezes na posição 8, sob o vértice esquerdo do meio-campo, para distribuir jogo, pisando os mesmos terrenos do agora portista Vítor sem qualquer tipo de atropelos. Ou seja, por se tratar de um multi-funções, coisa sempre bem-vinda em qualquer equipa, será uma agradável dor de cabeça para o treinador, que, à partida, irá encarar a nova época com um único trinco em campo (Custódio) e dois médios construtores (Alan e Rúben Micael). Por castigo, lesão ou simples abaixamento de forma de Alan ou Micael, Luiz Carlos será, certamente, uma das soluções mais óbvias para entrar, enquadrado no clássico 4x3x3 bracarense.



Herdou o 8 de Mossoró

Até prova em contrário, o número 8 que herda de Mossoró ainda não corresponde na perfeição com a posição (em termos esquemáticos) de Luiz Carlos em campo. Tendo por base as funções que desempenhou no jogo com o Bétis, ao brasileiro assentaria melhor o 6, que até ficou disponível após a saída de Emídio Rafael, mas nenhum jogador se mostrou interessado em receber esse testemunho do lateral-esquerdo, nem mesmo o trinco Custódio, que, enquadrado no 4x3x3 projetado para a nova época, continua a alinhar entre os potenciais titulares. Em fim de contrato com o Paços, Luiz Carlos chegou a Braga a custo zero e só não reencontrou o ex.companheiro Cássio porque Jesualdo Ferreira chumbou o guarda-redes, enquanto definia como prioritária a contratação do guardião Eduardo.

O JOGO

JotaCC

BRAGA B
PLATINY CHEGA DO FEIRENSE

O avançado brasileiro Platiny é reforço do Braga por uma época, emprestado pelo Grémio Anápolis, do Brasil, depois da época passada ter sido cedido ao Feirense. O jogador, que faz toda a linha do ataque, tem 22 anos e marcou nove golos nos 27 jogos que realizou para o campeonato no Feirense. Vai jogar no Braga B.


O JOGO

JotaCC

RAFA ESCOLHEU BRAGA SEM HESITAR
Médio optou pelo projeto apresentado pelo clube minhoto, em detrimento de um convite do Sporting

O MÉDIO OFENSIVO português Rafa, contratado ao Feirense, não teve dúvidas em escolher o Braga, apesar de estar em cima da mesa também um convite do Sporting.


Rafa quase ia para Alvalade, mas rumou ao Minho

"Houve interesse das duas partes, mas não hesitei quando o meu empresário, depois de se reunir com o Braga, me transmitiu qual era o projeto que o clube tinha para mim. Escolhi o Braga e estou muito contente por cá estar", disse, ontem, o médio, à margem de mais um treino no estágio que decorre no Algarve.

Rafa, que se sente mais à vontade a jogar no centro do terreno, reconheceu que terá pela frente uma luta muito cerrada com Alan e Ruben Micael para entrar no onze.

"Mas não lhes rogo pragas para se lesionarem e caírem



Regresso ao Sul para jogar o Torneio do Guadiana

O Braga vai regressar ao Sul do país nos primeiros dias de agosto para participar no Torneio do Guadiana, que este ano se disputa em Portimão (dias 5 a 7). O Sporting e o West Ham, da Primeira Liga Inglesa, serão os adversários da equipa minhota. do seu lugar", brincou Rafa, consciente de que terá de trabalhar bem e esperar pela decisão de Jesualdo Ferreira.

No treino vespertino de ontem, Nuno André Coelho, com mialgias, trabalhou à parte e Florent, com queixas musculares, esteve ausente. Já Sasso e Éder prosseguem com o plano de recuperação específico.


Albufeira acolhe hoje o quarto teste algarvio

O quarto jogo do estágio dos minhotos no Algarve decorre hoje, no Estádio Municipal de Albufeira (20 horas). O adversário será o Hull City, que esta época está de volta à Primeira Liga Inglesa. Os bracarenses seguem invictos no estágio, com vitórias sobre o Sheffield Wednesday (3-1) e o Farense (1-0) e empate frente ao Bétis (0-0).


JN

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Braga com cinco caras novas no plantel

Com o objetivo de melhorar o 5.º lugar da época passada, o Braga promoveu várias alterações no plantel, que continuará a ser orientado por Paulo Tavares. O guarda-redes Beto (ex-Académica), o goleador Paulinho (ex-Operário) e o valoroso Tiago Brito, que regressa a Portugal após uma época na Rússia para ser uma das revelações do campeonato, são os reforços mais sonantes dos Guerreiros do Minho, que contrataram, ainda, mais duas promessas portuguesas.

A saída de Nené é a principal baixa no conjunto arsenalista, que também vê sair jogadores importantes ao longo dos últimos anos, como Faria, Ricardinho, Jefferson e Coroas. Este último assume o cargo de treinador da equipa de juniores.   

Permanências: Pli, Xot, Luís, Amílcar, André Machado, Ciro, João Lopes, Tiago Neves, Miguel Almeida e Peixoto.

Entradas: Beto (ex-Académica), André Coelho (ex-ABC Nelas), Fábio Cecílio (Ex-AJAB Tabuaço), Paulinho (ex-Operário) e Tiago Brito (ex-Novaya Generatsiya, Rússia).

Saídas: Coroas, Faria, Jefferson, Nené, Ricardinho e Skat.

JN

JotaCC

Supertaça em Coimbra

O Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, foi o palco escolhido para a realização da Supertaça de Futsal, que vai opor o campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, Sporting, ao finalista vencido da Taça de Portugal, o Sp. Braga/AAUM.

A partida está marcada para o dia 31 de Agosto, muito provavelmente a partir das 14h30, embora o horário ainda esteja por confirmar.

Este será o jogo que servirá de arranque oficial da nova época desportiva, precisamente uma semana antes do início do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

FUTSALGLOBAL


brigada da relote

Sp. Braga-Hull City, 0-0 (crónica)
Jesualdo já encontrou um onze seguro


O Sp. Braga terminou o estágio algarvio com um empate a zero frente ao Hull City, num jogo que terá agradado a Jesualdo Ferreira. O treinador vê a sua equipa (ou o seu onze ideal) a crescer de jogo para jogo. E, quando tal acontece sem se perder, melhor. Depois do Sheffield Wednesday, do segundo escalão inglês, seguiram-se Farense e Bétis, terminando agora com nova formação britânica, que está de regresso à Premier League e joga com o Chelsea, de José Mourinho, na primeira jornada.

Foi mais um teste que confirmou as apostas de Jesualdo Ferreira, em relação ao que poderá ser o onze preferido. Para o 4x3x3 que está a implementar na equipa, o treinador dos arsenalistas já tem ideias definidas em relação aos eleitos, residindo as dúvidas no setor central da defesa: Paulo Vinícius e Herbert (promovido da formação B para precaver a possível saída de Douglão), ou Nuno André Coelho e Santos.

Nestes jogos do estágio no Algarve, o professor começou por testar Paulo Vinícius com Santos frente ao Sheffield Wednesday, mas a subida de forma e as boas indicações que Nuno André Coelho deu perante Farense e Bétis, baralham as contas. Seguros, parecem estar Eduardo, na baliza; Miljkovic e Joãozinho nas laterais; Alan, Custódio e Ruben Micael no miolo; e Salvador Agra, Edinho e Pardo, no ataque.
O Braga dominou por completo a primeira-parte e Eduardo teve um jogo descansado, pois raramente os ingleses chegaram à sua baliza. Já foi notório alguma mecanização nos processos da equipa, que, com segurança, consegue trocar a bola e ter objetividade no seu jogo, apesar das muitas caras novas. Alan e Ruben Micael mexem os cordelinhos nos movimentos ofensivos, e Salvador Agra e Pardo procuram desequilibrar nos flancos. O extremo emprestado pelo Bétis foi o mais perigoso e fez brilhar o guarda-redes do Hull por duas vezes, na execução de livres diretos.

Tal como foi habitual nos três jogos anteriores, Jesualdo Ferreira mudou a quase totalidade da sua equipa na etapa complementar. Herbert manteve-se em campo, mas ocupou a posição de Joãozinho, na esquerda da defesa. Hélder Barbosa também teve os primeiros minutos de jogo, depois de começar a pré-época lesionado e ter sido associado ao interesse do Sporting.

A metamorfose na equipa bracarense não lhe retirou o domínio do jogo, mas permitiu uma maior aproximação dos ingleses à baliza de Cristiano. A entrada de Hélder Barbosa também espevitou ofensivamente o Braga, que, contudo, não esteve tão perto do golo, como o estivera na primeira-parte.

FICHA DE JOGO
Estádio Municipal de Albufeira
Árbitro:
Ivo Santos (Algarve)
Árbitros assistentes: Bruno Brás e João Tengarrinha
4º árbitro: Diogo Gomes

SP. BRAGA - Eduardo (Cristiano, 46); Miljkovic (Baiano, 46), Paulo Vínicius (Nuno André Coelho, 46), Herbert e Joãozinho (Santos, 46); Alan (Luís Carlos, 46; Rafa, 84), Custódio (Mauro, 46) e Ruben Micael (Luís Silva, 46); Salvador Agra (Pedro Santos, 46; Hélder Barbosa, 63), Edinho (Yazalde, 46) e Pardo (João Pedro, 46)
Suplentes: Douglão
Treinador: Jesualdo Ferreira

HULL - Allan McGregor; James Chester, Curtis Davies (Daniel Graham, 46), Alex Bruce e Robert Brady (Liam Rosenior, 46); Ahmed Eissa, David Meyler (Conor Towsend, 59), Robert Koren (Daylon Claasen, 68) e Thomas Cairney; George Boyd (Omatsone Aluko, 46) e Matthew Fryatt (Nick Proschwitz, 66)
Suplentes: Eldin Jakupovic, Abdoulaye Faye, Joseph Dudgeon, Calaum Martin, Stephen Harper
Treinador: Steve Bruce

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Sp. Braga-Hull City, 0-0 (análise aos novos)
O regresso em grande de Salvador Agra

Eduardo

Final de tarde tranquila, não efetuando nenhuma defesa. Foi percetível a sua preocupação em corrigir os movimentos da equipa, com a sua experiência e estatuto a validarem-lhe as iniciativas.

Herbert
Jogou de início ao lado de Paulo Vinícius. Não comprometeu, mas os ingleses também não tiveram situações a criar grande incómodo. Valeu-se da estatura para limpar a sua zona de ação, nas (poucas) vezes em que o Hull se aproximou da baliza arsenalista.

Miljkovic
Defensivamente controlou o adversário que lhe saiu na rifa, e não soube aproveitar a escassa ambição deste para explorar, ou ajudar, o ataque.

Joãozinho
A defender, aplica-se o que foi dito acerca de Miljkovic. A diferença esteve nos movimentos ofensivos, neste aspeto mais afoito que o sérvio. É titular indiscutível.

Salvador Agra
Com o Sheffield Wednesday e com o Farense, foi dos melhores e mais objetivos. Depois do «desaparecimento» diante do Bétis, Agra voltou em grande plano, tendo nos pés, as mais perigosas situações construídas pela sua equipa. Outro dos indiscutíveis.

Edinho
Espevitado, sempre em movimento na área adversária sem nunca virar a cara à luta. Ainda sem Éder, é o mais forte candidato a ser a referência ofensiva da equipa.

Pardo
Prometeu muito na estreia, com o Sheffield Wednesday, e depois eclipsou-se diante de Farense e Bétis. Com o Hull voltou a mostrar atributos que deverão dar-lhe a titularidade, como a sua capacidade técnica e compleição física, que poderão fazer a diferença nos confrontos individuais.

Pedro Santos saiu tocado, e só esteve dezoito minutos em campo, e Luís Carlos, atrasado em relação aos restantes companheiros, entrou ao intervalo e saiu a seis minutos do fim, substituído por Rafa. Uma tríade que passou despercebida. Luís Silva esteve mais tempo em campo, mas com produção quase idêntica, diferenciando-a a maior acutilância que teve na participação ofensiva.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Braga termina estágio no Algarve com nulo diante dos ingleses do Hull City

O Sporting de Braga empatou hoje com o Hull City 0-0, no quarto jogo da pré-temporada de futebol disputado no Estádio Municipal de Albufeira, último encontro integrado no estágio que os minhotos realizaram no Algarve.

Numa partida disputa em ritmo de treino, o técnico Jesualdo Ferreira apresentou apenas algumas alterações no eixo da defesa, em relação aos jogos anteriores, com Miljkovic, Hebert, Paulo Vinicius e Joãozinho, deixando antever aquele que será o "onze" titular.

Os minhotos entraram melhor na partida, assumindo o domínio do jogo, diante de uma equipa recentemente promovida à primeira liga inglesa, pouco consistente no meio-campo e pouco agressiva no ataque.

LUSA

JotaCC

Nulo em Albufeira com o Hull City
partida em ritmo de treino

O Sporting de Braga empatou com o Hull City 0-0, no quarto jogo da pré-temporada de futebol disputado no Estádio Municipal de Albufeira, último encontro integrado no estágio que os minhotos realizaram no Algarve. Numa partida disputa em ritmo de treino, o técnico Jesualdo Ferreira apresentou apenas algumas alterações no eixo da defesa, em relação aos jogos anteriores, com Miljkovic, Hebert, Paulo Vinicius e Joãozinho, deixando antever aquele que será o "onze" titular.

Os minhotos entraram melhor na partida, assumindo o domínio do jogo, diante de uma equipa recentemente promovida à primeira liga inglesa, pouco consistente no meio-campo e pouco agressiva no ataque. O Sporting Braga foi a equipa que andou sempre mais perto do golo e, até ao descanso, Pardo, Salvador e Edinho tiveram nos pés oportunidades para abrir o marcador, a melhor das quais, protagonizada por Edinho, aos 32 minutos, que, isolado, foi incapaz de evitar a intervenção do guarda-redes britânico.

A primeira oportunidade dos bracarenses surgiu aos 13 minutos, num lance de contra-ataque, em que Pardo, na zona frontal da baliza, rematou por cima.

Aos 24 minutos, Salvador, na marcação de um livre, obrigou o guarda-redes a defesa de recurso. Na segunda parte, à semelhança do que aconteceu em jogos anteriores, o jogo caiu de qualidade, com os ingleses a aproveitarem a quebra de rendimento dos minhotos para fazerem investidas à área, mas sem perigo. Aos 67 minutos, o Sporting de Braga voltou a criar perigo, naquela que foi a melhor oportunidade do segundo tempo, com Yazalde isolado a não conseguir ultrapssar o guarda-redes britânico.

Durante o estágio no Algarve, o Sporting de Braga realizou quatro encontros de preparação, tendo vencido o Sheffield Wednesday (3-1) e o Farense (1-0), empatando sem golos com Bétis de Sevilha e Hull City.

Jogo no Estádio Municipal de Albufeira

Sporting de Braga - Hull City, 0-0.

Equipas:

Sporting de Braga: Eduardo, Miljkovic, Hebert, Paulo Vinicius, Joãozinho, Custódio, Salvador, Alan, Ruben Micael, Pardo e Edinho.

Jogaram ainda, Cristiano, Santos, Nuno Coelho, João Pedro, Pedro Santos, Luís Silva, Luís Carlos, Baiano, Yazalde, Mauro, Hélder Barbosa e Rafa.

Treinador: Jesualdo Ferreira.

Hull City: Allan McGregor, James Chester, Curtis Davies, Alex Bruce, Robert Brady, Ahmed Eissa, Robert Koren, David Meyler, Thomas Cairney, George Boyd e Matthew Fryatt.

Jogaram ainda, Daniel Graham, Liam Rosenior, Omatsone Aluko, Conor Towsend, Thomas Cairney, Daylon Claasen, Calaum Martin e Paul McShane.

Treinador: Steve Bruce.

Árbitro: Ivo Santos (Algarve).

Assistência: cerca de 500 espetadores.

RECORD

JotaCC

Os milhões da Europa: F.C. Porto ganhou mais do que o Benfica
Sporting foi o que tirou menos proveitos das competições europeias

O F.C. Porto foi o clube português que mais dinheiro juntou nas competições europeias na última temporada, recebendo quase vinte milhões de euros (19.763.000) pela campanha na Liga dos Campeões, divulgou esta terça-feira a UEFA.

Os tricampeões nacionais foram eliminados pelos espanhóis do Málaga nos oitavos de final da «Champions», mas, mesmo assim, foram, entre os portugueses, os que mais arrecadaram, depois de também definidos os montantes relativos ao «market-pool» (receitas das transmissões televisivas).

O Benfica foi eliminado na fase de grupos da mesma prova, mas foi reencaminhado para a Liga Europa, acabado por chegar à final da prova, numa caminhada que, no total, valeu ao clube da Luz 19.654.144 euros (13,8 na Liga dos Campeões e 5,7 na Liga Europa), quase menos 109.000 euros que os portistas.

O Sp. Braga, também afastado na fase de grupos da liga milionária, destaca-se na terceira posição, com um total de 11,181,000.

Ainda no «ranking» português, a Académica foi o clube português com mais ganhos entre os que jogaram exclusivamente na Liga Europa, com 2.228.204 euros, apesar de ter feito uma campanha igual à do Marítimo e do Sporting (todos eliminados na fase de grupos, com uma vitória, dois empates e três derrotas), por ter direito a uma fatia ligeiramente superior na distribuição dos direitos televisivos (qualificou-se como vencedor da Taça).

Em direitos televisivos, a Académica recebeu 528.204 euros, contra os 429.773 do Marítimo e dos 320.204 do Sporting. No total, Marítimo teve direito a 2.120.204 euros, enquanto o Sporting foi o clube português com menos rendimentos, ligeiramente superiores a dois milhões de euros (2.020.204).

Em tempos de crise, foram canalizados para os clubes portugueses quase 46 milhões de euros.

MAIS  FUTEBOL