News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/07

Started by JotaCC, 22 de July de 2013, 07:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

Cinco ou seis jogadores na porta de saída



É, sem dúvida, uma das maiores questões presente na mente de Jesualdo Ferreira. O técnico pretende um plantel curto, que seja suficiente para responder às necessidades ao longo da época, valendo-se também de jogadores da equipa B arsenalista.

A grande questão é que, neste momento, nada há de curto no plantel arsenalista. Actualmente são 28 os atletas presentes no estágio que se realiza no Algarve. A estes juntam-se ainda Elderson, Porcellis e Kritciuk, que assume o seu lugar no plantel principal por troca com Tiago Sá. Is- to significa que o plantel tem 30 jogadores e, para ser encurtado à medida de Jesualdo, cinco ou seis jogadores terão que sair.

O próprio adjunto de Jesualdo, Fernando Couto, admitiu que o mercado está em aberto e que terá, obrigatoriamente, que haver mudanças no plantel, resta agora saber quais serão...
"O mercado de transferências está em aberto. Jesualdo Ferreira já referenciou que quer um plantel bastante curto e, nesse caso, o Braga tem ainda um plantel um bocado mais amplo que o normal, pelo que podem acontecer ainda chegadas saídas. Estamos a equacionar essas situações. Toda a estrutura e o plantel estão a trabalhar no melhor sentido", considerou Fernando Couto.

E se a saída de Douglão e Elderson parecem iminentes, uma vez que são dois jogadores com muito mercado, fala-se também numa possível saída de Hélder Barbosa. A estes podem ainda juntar-se alguns atletas que não 'enchem' totalmente as medidas ao treinador, como Florent (há rumores de que o clube tenta contratar outro lateral esquerdo), Rafa e Luís Silva (jovens que poderão reforçar a equipa B, estando sempre disponíveis para a principal) e também Porcellis e Edinho, caso o clube realmente avance para a contratação de outro avançado.

Luís Silva: "Estou entre grandes do futebol nacional"


Jogou pouco na partida de ontem, mas não se mostrou preocupado com essa opção técnica, considerando que está em Braga para trabalhar muito e aguardar pela sua oportunidade. Luís Silva tem sido exemplar na entrega aos treinos e vai-se procurando evidenciar dos restantes companheiros não só por esse factor, mas também pela sua qualidade e polivalência, uma arma que pretende utilizar para lutar por um lugar no plantel e na equipa.

"Para mim o facto de haver concorrência e do mister estar a apostar na minha polivalência é bom para mim porque permite-me trabalhar ainda mais nos treinos, também porque tenho grandes jogadores à minha volta e isso vai fazer de mim um melhor jogador no presente e no futuro. Encaro isso como uma motivação. Vou trabalhar diariamente para que quando surgir a primeira oportunidade possa estar bem e agarrar a titularidade da melhor forma", considerou o jogador, acrescentando: "cheguei a um dos maiores de Portugal. Estou no meio de grandes jogadores do futebol nacional, casos do Custódio e do Rúben Micael. Sei que a concorrência é dura, mas vim para trabalhar", finalizou o jovem jogador.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

A baliza está a fugir
14 remates ao sheffield e 3 frente ao betis

A palavra "cargas" é das mais utilizadas no final dos jogos pelos elementos da equipa técnica de Jesualdo Ferreira que vão tecer alguns comentários sobre o desempenho da equipa. A intensidade de trabalho tem sido elevada, como é normal neste fase da época, e isso poderá estar a afetar o rendimento da equipa. São já sete dias a trabalhar no Algarve e três partidas disputadas. Curiosamente, o nível exibicional tem vindo a baixar e o número de tentativas de chegar ao golo reflete bem isso:frente aos ingleses do Sheffield, onde com muito mérito os minhotos deram a volta ao marcador, contabilizaram-se 14 remates (quatro enquadrados), dois dias depois o Farense viu por cinco vezes a sua baliza ameaçada (apenas numa dessas situações a bola saiu ao lado) e anteontem o Betis consentiu apenas três disparos (todos para fora ou por cima).
Depois de uma tarde de folga, o plantel volta a treinar-se hoje, despedindo-se amanhã dos testes inseridos no estágio. O adversário é o Hull City e a curiosidade é grande para ver a resposta da equipa.

RECORD

JotaCC

HEBERT À IMAGEM DE RICARDO GOMES
DEFESA CENTRAL TEM AGRADADO>>Foi graças à crise recente do Trofense que Neca aceitou observar o atual jogador do Braga. Do alto dos 1,91 metros, o ex-central do Vasco da Gama de Sines (AF Setúbal) só precisou de 10 minutos para impressionar, fazendo lembrar uma das estrelas do Benfic

PRIMEIRO TREINO "Ao fim de 10 minutos, percebi que era o homem certo. Eu próprio me disponibilizei para ajudar a pagar a inscrição do jogador, mas nem foi necessário
Professor Neca, TREINADOR DE FUTEBOL




Um dos maiores prazeres do professor Neca foi ter apreciado de perto, como treinador adjunto do Benfica (1995/96), as qualidades de Ricardo Gomes. Dezasseis anos depois, já como treinador do Trofense, viu em Hebert, a nova coqueluche da defesa bracarense, um admirável clone do antigo internacional brasileiro pela elegância e eficácia com que desarma os avançados contrários. "Salvo as devidas distâncias, faz lembrar esse grande central da seleção do Brasil. Defende com enorme calma, generosidade e empenho", testemunha, nada espantado com a exibição segura do central de 22 anos na partida com o Bétis, disputada em Isla Cristina, Espanha.
Mergulhado numa grave crise financeira no começo da época passada, o clube da II Liga corria o risco de extinção e a solução era procurar, mais do que nunca, jogadores bons e baratos. Oriundo do Vasco da Gama de Sines, dos distritais de Setúbal, o jovem central cumpria um período de testes e depressa conquistou Neca. "Ao fim de 10 minutos, percebi que era o homem certo. Eu próprio me disponibilizei para ajudar a pagar a inscrição do jogador, mas nem foi necessário", contou.
Contratar um defesa que jogava em pelados e logo "num dos piores distritais do país" era tudo menos um bom cartão de visita, motivando na altura "algumas vozes contra", mas o treinador gostava do que tinha visto e também sabia que Hebert não era um amador qualquer. Tinha a escola do afamado Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, depois de uma passagem pelo Ponte Preta. "Simplesmente não teve as mesmas oportunidades de outros no começo da carreira, mas superou as dificuldades com grande coragem e vontade de aprender", destaca Neca.
Certo de que tem tudo para "ter sucesso" pela disponibilidade para receber ensinamentos, estando por isso em "constante crescimento", o professor confirma que o matulão de 1,91 metros reúne as melhores características possíveis num central. "Além da grande estrutura física, defende com enorme inteligência e o facto de jogar com o pé esquerdo permite-lhe atuar também como lateral-esquerdo. Tem velocidade para isso", garantiu, dando conta de que a passagem pela Trofa foi preciosa no plano individual. "Melhorou o tempo de salto e o posicionamento em campo em termos defensivos e ofensivos. Passou a marcar golos e teve um crescimento impressionante", revelou.
De temperamento "tímido", embora "afável" com os companheiros, Hebert merece outra comparação curiosa da parte de Neca. "Era como um provinciano a conduzir numa grande cidade, atrapalhado com os semáforos e os stops. Aprendeu a acertar nas velocidades", explica. A equipa B do Braga passou à história e o ex-treinador do Trofense tem a certeza de que Jesualdo Ferreira não apostou às cegas. "Tal como os melhores do mundo, o professor Jesualdo sabe distinguir perfeitamente os melhores", alvitrou.



Paulo Vinícius e Douglão são para cortar

A afirmação de Hebert no estágio que decorre no Algarve deverá inviabilizar a contratação de um novo central e precipitar as saídas de Paulo Vinícius e Douglão. Ambos com ordenados elevados, os dois centrais deixaram de ser encarados como jogadores imprescindíveis pela estrutura arsenalista e há algum tempo que receberam luz verde para partir. No caso de Paulo Vinícius, bastará aparecer um clube que lhe ofereça condições semelhantes para os minhotos rescindirem, por mútuo acordo, um contrato válido apenas até 2014. Já Douglão, que assinou até 2015, foi colocado no mercado na perspetiva de ser vendido até ao fim de agosto, altura em que se torna a fechar a janela de transferências. Do Brasil e até da Europa, têm aparecido algumas propostas, mas o negócio tarda em avançar face ao preço estabelecido pela sociedade desportiva para o seu passe: quatro milhões de euros.
De resto, além do brasileiro Hebert, o técnico Jesualdo Ferreira já estabeleceu que avançará para a próxima época com os centrais Santos, Nuno André Coelho e Sasso, quase recuperado de uma lesão na parede abdominal.



"Aguardo propostas de clubes estrangeiros"
DJAMAL>>Decidido a não dar um passo atrás na carreira, médio internacional líbio só aceita rescindir o contrato ou ser emprestado a um clube com objetivos elevados

O futuro de Djamal poderá ficar decidido já esta semana, quando chegar a Portugal o seu empresário. Recuperado de uma grave lombalgia, depois de ter recorrido a um centro de reabilitação física próximo de Bordéus, o internacional líbio conta reunir-se em breve com os responsáveis do Braga e já decidiu que não irá representar qualquer clube português. "Sei que o treinador Jesualdo Ferreira não conta comigo, mas não aceito voltar atrás. Não vou para clubes mais pequenos. Já disputei a Liga dos Campeões, tenho qualidades e tenho a certeza de que estou na plenitude das minhas faculdades", argumentou em declarações a O JOGO.
Afastadas todas as possibilidades no mercado nacional, é o próprio trinco a indiciar a única alternativa possível. "Aguardo propostas do estrangeiro, porque não vou para qualquer clube. Para já, não tenho uma única proposta no papel. Vamos ver o que tem o Braga", observou, confirmando que está disponível para abreviar o contrato que o liga aos minhotos, válido por mais duas épocas. "Posso ser emprestado ou rescindir. Temos de sentar à mesa e falar", referiu, garantindo estar outra vez em forma, sem sintomas de dor.



Elderson reservado
Venda do lateral será discutida no dia jogo de apresentação, com o Norwich

Autorizado a apresentar-se ao serviço só depois do estágio no Algarve, Elderson deverá matar saudades dos companheiros nos treinos durante pouco mais de uma semana, tudo apontando para que seja vendido no começo de agosto. O Norwich, da Premier League, é o clube mais empenhado na contratação do lateral esquerdo e visita o Estádio AXA a 2 de agosto no jogo de apresentação da equipa bracarense, estando reservado para esse dia uma nova ronda negocial, supostamente decisiva. Valorizado pela participação na Taça das Confederações, o internacional nigeriano também está na mira dos turcos do Besiktas e dos alemães do Estugarda e terá de ser negociado até ao fim de agosto, sob pena de poder assinar livremente por outro clube em janeiro, uma vez que o seu contrato termina em 2014. Para o corredor esquerdo da defesa, Jesualdo Ferreira já tem ao dispor duas opções: Joãozinho e Florent.



Rabiola é caro para voltar à II Liga
Desejado pelo Aves, o avançado tem salários incomportáveis e aguarda colocação no estrangeiro

O regresso de Rabiola ao Aves é uma hipótese muito remota. Por um lado, o coração do avançado pende para o clube que o projetou no futebol português; por outro, os salários elevados fazem com que se torne num desejo impossível para qualquer clube da II Liga. "Tenho a noção de que o Aves me receberia de braços abertos, mas estou à espera que apareça alguma coisa. Espero ter a minha vida resolvida até ao fim da semana. Se não aparecer nada, terei de me apresentar em Braga a 1 de agosto", precisou, já conformado com a ideia de que o clube não conta com os seus serviços para as duas equipas profissionais. "Não estou nada arrependido por ter assinado pelo Braga em janeiro. Era um salto importante para mim e até fiquei muito feliz", relatou.
Preparado "para tudo", Rabiola tem a noção de que "há convites do estrangeiro" e não descarta emigrar. "Estou disponível para todas as situações", sublinhou, embora confessando que alimenta a esperança de surgir "algum convite" da I Liga, competição onde ainda não se estreou. "Estou aberto a todas as possibilidades", analisou.



Vinícius deve retomar hoje

Poupado do jogo com o Bétis, por se encontrar a recuperar de uma mialgia na perna direita, Paulo Vinícius deverá retomar hoje os trabalhos do plantel, que voltará a treinar duas vezes sob o comando de Jesualdo Ferreira, depois da folga de ontem à tarde. O estágio do Algarve caminha para o fim (o último dia será quarta-feira), estando agendado para a amanhã mais jogo em Albufeira, desta vez frente ao Hull City, da Premier League, às 20h00. Desde que montou arraiais em Almancil, a equipa já disputou três particulares (Sheffield Wednesday, Farense e Bétis) e ainda não perdeu, tendo somado duas vitórias e um empate.

O JOGO

JotaCC

Professor faz trabalhar no duro
Braga completou uma semana de estágio no Algarve, com duas vitórias e um empate em três jogos

UMA SEMANA depois de ter chegado ao Algarve e com jogos disputados em cindias (duas vitórias e um empate), o Braga prepara-se para encerrar amanhã o estágio diante dos ingleses do Hull City (2.ª divisão inglesa), depois de dias intensos de trabalho. O professor Jesualdo Ferreira tem estado preocupado em deixar os seus "alunos" no topo da forma física, mas não tem descurado a vertente tática, desenhando desde já um "onze" para confirmar nos próximos compromissos antes da estreia oficial.
Com um ritmo de dois treinos por dia desde segunda-feira, e um treino matinal em dias de jogos, a evolução da equipa tem estado "presa" ao desgaste acumulado pelos jogadores desde que chegaram ao sul do país. Um sinal confirmado pelo facto de a equipa ter mostrado melhores indicações, em termos ofensivos, quando estava mais fresca, com o 3-1 diante do Sheffield Wednesday no primeiro encontro do estágio, vindo a acusar nos dois jogos seguintes, com o intensificar da preparação no relvado do Ria Park, em Almancil, algum desgaste e falta de frescura.
"Estamos a trabalhar sobre grandes cargas físicas, que provocam muita fadiga. Mas viu-se que a evolução tem sido boa", confirmou o técnico adjunto Fernando Couto, após o terceiro teste da pré-época, realizado sábado, em Espanha, diante do também "europeu" Bétis (0-0).
Se a vertente física tem sido "rainha", a vertente tática não está a ser descurada, com Jesualdo Ferreira a trabalhar a equipa para se adaptar a um novo esquema (4-3-3).
Os bracarenses prometem um ataque renovado, com três reforços para três lugares: Salvador Agra (o principal destaque nos dois triunfos) e Pardo saem na "pole position" em relação às alas e Edinho aproveita o facto de Éder ainda estar a recuperar de uma lesão para ser, para já, o nove titular.
No meio-campo, contudo, as "caras" já são conhecidas: Custódio, Alan e Ruben Micael têm sido as faces do "triângulo", mas Luiz Carlos, ex- Paços de Ferreira é um médio de transição que poderá intrometer-se na luta pelo "onze" quando Jesualdo quiser dar mais força ao setor. O brasileiro, vindo de lesão, integrou os treinos a meio da semana passada, só se mostrou durante 20 minutos diante do Bétis.
Na defesa, Nuno André Coelho, Paulo Vinicius e Joãozinho parecem escolhas certas mas, à direita, o sérvio Miljkovic (ex-Partizan), tarda em mostrar qualidades que lhe garantam o posto, enquanto Baiano tem tido melhores prestações.

JN


JotaCC

Mais oito equipas na segunda fase

Depois de SC Braga, V. Guimarães, Nacional, Estoril, Porto Mendo, Venda do Pinheiro, Sesimbra e V. Setúbal, outras oito equipas carimbaram, ontem, a passagem à segunda fase do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, que decorrerá durante o mês de agosto.

Darquense, Âncora Praia, Leixões, Rio Ave, Albergaria Arcuda, Sótão, Belenenses e Amora venceram os respetivos jogos e passam à fase seguinte, na qual as equipas serão agrupadas em quatro séries, sendo que só o primeiro classificado de cada grupo passará à final.

A BOLA

brigada da relote

Hélder Barbosa para negociar enquanto pode render euros

Hélder Barbosa é o foco de todas as atenções no estágio de pré-temporada do SC Braga. Não pelo que tem feito na preparação da equipa, mas pela atual situação desportiva. O processo do extremo está no topo da agenda do presidente da SAD, António Salvador, dirigente consciente de que terá de negociar o jogador português este verão para poder realizar algum encaixe financeiro, já que o atleta vai terminar contrato no final desta temporada.

Hélder Barbosa é seguido por alguns clubes, sobretudo do estrangeiro, pelo que a Administração está a tentar encontrar um parceiro ideal que pague o que a SAD considera aceitável pelos direitos desportivos do extremo.

O problema que se levanta é que o arrastar da indecisão vai diminuindo o valor do jogador que, diga-se, se o desejar, poderá escolher um clube em janeiro sem que os bracarenses sejam indemnizados com qualquer verba.

A BOLA

brigada da relote


JotaCC

Rúben Micael renasce com Jesualdo Ferreira

Rúben Micael é um jogador que está sempre perto de explodir mas nunca o chega a fazer. Oscilações de rendimento e algumas lesões têm afetado a carreira do médio, contudo, esta época, o criativo procura realizar a melhor temporada de sempre, renascendo pela mão de Jesualdo Ferreira.

É certo que a pré-época é apenas um barómetro do que pode acontecer durante as competições oficiais. Mas, se for assim, então Micael vai mesmo explodir. O madeirense tem-se cotado com um dos melhores do plantel, assumindo a batuta do processo ofensivo do conjunto bracarense, sem medo de ir no 1x1 e aproveitando para realizar passes teleguiados que deixam os companheiros em posição de finalização. Está inspirado o médio.

E Jesualdo Ferreira tem puxado por ele, conversando várias vezes para agilizar os movimentos e o espaço que o jogador terá de pisar.

Até porque, quando o SC Braga defrontar equipas de maior pendor ofensivo e criatividade, terá de oferecer maior músculo a esse setor, o que obrigará Micael a recuar alguns metros e destruir tão bem como constrói. Veremos como reage o médio ao desafio de ser o patrão do miolo.

A BOLA

JotaCC

Salvador quer encaixe financeiro com Hélder Barbosa
Hélder Barbosa tem sido apontado ao Sporting mas o futuro do jogador português deve passar pelo estrangeiro.

O atacante, que mais um ano de vínculo com o SC Braga, «está no topo da agenda do presidente da SAD, António Salvador, dirigente consciente de que terá de negociar o jogador português este verão para poder realizar algum encaixe financeiro, já que o atleta vai terminar contrato no final desta temporada», segundo revela o jornal A Bola.

Depois de três temporadas ao serviço dos bracarenses, Hélder Barbosa pode rumar a outras paragens. Certo é que os valores envolvidos na transferência podem travar a sua mudança para Alvalade.

ZEROZERO

JotaCC

Éder e Sasso ausentes

O SC Braga realizou, esta segunda-feira, mais um treino onde Éder e Sasso não estiveram às ordens do treinador Jesualdo Ferreira.

O defesa Nuno André Coelho trabalhou de forma condicionada por causa de mialgias. Enquanto, o lateral Florent ainda não é opção por causa do toque que sofreu.

O SC Braga defronta o Hull City, da Premier League, na terça-feira, às 20 horas, naquele que será o derradeiro teste no estágio algarvio.

A BOLA

brigada da relote

Rafa
"Não hesitei perante o projeto do Braga"
Reforço dos bracarenses não esconde que preferiu não rumar a Alvalade, mostra-se confiante e promete dar luta por um lugar no onze de Jesualdo Ferreira


O Sporting também demonstrou interesse na contratação de Rafa, mas o médio preferiu o Braga. A afirmação foi feita pelo próprio jogador, esta segunda-feira.

"Houve interesse dos dois clubes [Sporting e Braga], mas não hesitei perante o projeto que o Braga me apresentou. É um clube com uma estrutura muito boa. Estou confiante", começou por dizer.

O médio, contratado este defeso ao Feirense, não está preocupado com a possibilidade de não ter um lugar na primeira equipa, mas promete dar luta a Alan e Rúben Micael.

"Não rogo pragas aos outros para não jogarem, a equipa técnica é que decide. O Braga habituou os adeptos a vencer, é uma equipa com qualidade. Vou fazer o meu trabalho. Sinto-me mais à vontade a jogar no centro, mas o treinador é que decide", acrescentou.

Rafa falou ainda dos primeiros dias no Estádio Axa e revelou estar com as expectativas "em alta" para a época que se avizinha.

"Está tudo a correr bem, fui muito bem integrado. Trabalho para conseguir um lugar na equipa, espero muito desta época.

O JOGO

brigada da relote

«Não hesitei em assinar por este clube» – Rafa

O médio Rafa (Feirense) realçou que está contente com a sua opção e que trabalha para tentar garantir um lugar no onze do SC Braga.

«Estou muito feliz no Braga. Não hesitei em assinar por este clube quando me apresentaram o projeto», afirmou Rafa.

O médio reconhece que o SC Braga tem várias opções como Alan ou Rúben Micael para a sua posição: «Tenho de fazer a minha parte e trabalhar arduamente para conquistar o lugar. Não vejo que tenha de sair algum deles para ter a hipótese de jogar».

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Rafa quer garantir um lugar no onze
O médio recentemente contratado ao Feirense mostra-se esperançado em conseguir um lugar no plantel arsenalista e na equipa titular. Contudo, Rafa sabe que existem outras soluções dentro do plantel do Sp. Braga.

Segundo declarações veiculadas pelo jornal A Bola, Rafa está muito satisfeito por ter assinado pelo Sp. Braga e escolheu rapidamente que queria ir para o Minho: «Estou muito feliz no Braga. Não hesitei em assinar por este clube quando me apresentaram o projeto».

Rafa terá vida difícil para ser já titular na equipa bracarense porque, depois da saída de Hugo Viana, Jesualdo Ferreira tem apostado em Alan e Ruben Micael para o meio campo. Porém, Rafa não esmorece: «Tenho de fazer a minha parte e trabalhar arduamente para conquistar o lugar. Não vejo que tenha de sair algum deles para ter a hipótese de jogar».

Rafa estava a ser uma das novelas deste mercado de transferências, pois também já tinha sido dado como garantido no Sporting. Contudo, foi o Sp. Braga a assegurar o concurso de um jogar promissor da Liga Zon Sagres.

FUTEBOL365

JotaCC

SC Braga: Quatro «baixas» antes do Hull City
Jesualdo Ferreira não contou com o contributo de quatro atletas, esta segunda-feira, em mais uma sessão de treino do SC Braga no Algarve, onde a equipa minhota está a realizar o estágio de pré-temporada.

Para além de Florent e Nuno André Coelho, tocados desde o último encontro, também Éder e Sasso não estiveram disponíveis para trabalhar a cem por cento com o restante grupo.

O SC Braga defronta esta terça-feira o Hull City, pelas 20 horas, no último jogo do estágio.



Rafa: «Vou ter a minha oportunidade»
Uma das caras novas do SC Braga falou aos jornalistas sobre a nova experiência e não se atemoriza com a concorrência.

O médio português, que chegou a Braga proveniente do Feirense, confessou-se «muito feliz» pela escolha que tomou, garantindo que não teve qualquer hesitação na hora de escolher o clube bracarense.

Com 20 anos, e ciente da necessidade de «trabalhar arduamente» para conseguir conquistar o seu espaço, o atleta acredita que não será necessário «sair alguém para que surja a oportunidade», ele que concorrerá por um lugar na zona ofensiva do meio-campo com nomes como Rúben Micael ou Luíz Carlos.

Na época passada, ao serviço do Feirense, o português fez 11 golos em 47 jogos no clube da Segunda Liga.

ZEROZERO