News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/07

Started by JotaCC, 21 de July de 2013, 08:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Empate sem golos frente ao Bétis de Sevilha




No terceiro jogo-treino deste estágio de pré-temporada, o Sp. Braga não foi além de um empate sem golos na deslocação a Isla Cristina, onde defrontou o Bétis de Sevilha.

O pior jogo do Sp. Braga neste estágio. Também o jogo contra o adversário com mais valia e que está mais adiantado na sua fase de preparação da nova temporada. Os bracarenses entraram em campo com auqele que deverá ser o titular ao longo da temporada 2013/2014, salvo a entrada de mais algum reforço, mas mostrou ainda algumas dificuldades a nível de ritmo, motivadas também pela grande carga de treinos que o plantel tem vindo a acumular neste início. Frente a um Bétis que está mais adiantado na sua preparação, os bracarenses mostraram algumas dificuldades a nível físico, com os espanhóis a mostrarem mais poderio e ritmo competitivo.

Mesmo assim, os arsenalistas foram, aos poucos, tentando su-bir no terreno de jogo, principalmente através de contra-ataques rápidos, uma vez que tinham dado a iniciativa de jogo ao adversário. O Bétis, por sua vez, aceitou bem o facto do Sp. Braga querer jogar mais na expectativa e, logo nos primeiros minutos de jogo, obrigou Eduardo a mostrar as suas credenciais, já que o guardião teve que realizar duas defesas de grande nível para evitar que o marcador sofresse alterações.

O Bétis mostrava-se mais coeso e perigoso no ataque, demonstrando algumas fragilidades na equipa bracarense que parecem também ser motivadas por algum cansaço físico. É normal que tal aconteça, uma vez que, recorde-se, o Sp. Braga, desde que começou o estágio, tem realizado treinos bidiários e tem jogado dia sim, dia não.

De qualquer forma, voltou a evidenciar-se na equipa, o tipo de jogo que Jesualdo Ferreira quer impor aos jogadores e também o desenho táctico. Alan continua a merecer destaque no centro do meio campo, jogando como organizador de jogo, um verdade iro número dez. O que é verdade também é que depois de vários anos a jogar pelas alas, o jogador precisa ainda de se adaptar à nova posição/função.

Na frente de ataque voltaram a estar Salvador Agra, Pardo e Edinho que, face ao pouco jogo que a equipa conseguiu produzir no primeiro tempo, não tiveram grandes oportunidades para se mostrar. Mesmo assim, Agra continua a destacar-se pela entrega, garra e determinação.

Para o segundo tempo, mais uma vez Jesualdo Ferreira promoveu uma série de alterações. Colocando em campo jogadores como Hebert, Baiano, Mauro, Luís Silva, Rafa, Yazalde, João Pedro e Pedro Santos. Mais tarde entraram também Florent e Luiz Carlos que, desta forma, teve a sua estreia com as cores arsenalistas.

No segundo tempo, o jogo manteve uma toada de velocidade baixa, com ritmo lento e que não permitiu que surgissem grandes oportunidades de golo para qualquer uma das equipas e, até ao final, o marcador não sofreu qualquer alteração.
Destaque, no Sp. Braga, para a capacidade defensiva, já que o reduto mais recuado do clube foi conseguindo suster o maior ímpeto ofensivo dos espanhóis.

Para a história ficou o empate sem golos e o encontro entre duas equipas que têm vários factores em comum, como por exemplo o facto de Paulão, que já representou o Braga, estar agora em Sevilha (ver caixa) e também os interessantes pormenores de Juan Carlos e Salvador Agra, jogadores emprestados entre os clubes.Na segunda parte esteve também em destaque o jovem defesa central Hebert que mostrou enorme concentração e muita qualidade.

Nota interessante também o facto de, num estádio que tem capacidade para cerca de cinco mil pessoas, ao jogo assistiram bem mais do que esse número. Bancadas completamente cheias e adeptos do Bétis nos muros do estádio e nas janelas, varandas e telhados das casas que circundam o recinto.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

MARCA DE JESUALDO VINCADA NA DEFESA
CONSISTÊNCIA>>Os tiques perigosos dos defesas do Braga versão Peseiro parecem ter acabado. Contra um Bétis armado até aos dentes, a equipa nunca abanou enquanto Rúben Micael encantava

O Braga está bem e recomenda-se em termos de consistência, contribuindo para isso a experiência do guarda- redes Eduardo, e de repente até parece que os centrais, todos eles repetentes, à exceção de Herbert, não são os mesmos da época passada, marcada por um traumatizante falhanço no ataque ao pódio, reflexo de lamentáveis lapsos defensivos.


Dominou > Herbert impôs o físico e mostrou qualidade

Graças a esse saudável acerto, o equilíbrio foi a nota dominante, de tal forma que Salvador Agra e Juan Carlos, emprestados pelos dois clubes, até se tornaram figuras secundárias. No primeiro encontro de primeiro grau com o clube que detém os seus direitos desportivos, o extremo espanhol ainda esteve próximo de molhar a sopa arsenalista , num lance a meias com Molina, mas logo aí se percebeu que Eduardo não estava para brincadeiras; nem ele, nem Santos, nem Nuno André Coelho, nem, mais à frente, Rúben Micael, protagonista de uma mão-cheia de lances geniais mal o Braga resolveu soltar amarras, ainda que sem perder de vista a costa, depois de ter suportado bem as primeiras abordagens da armada espanhola.
Em 4x3x3 , o onze-tipo está mais do que estabilizado, assente em bases sólidas, e até poderia ter chegado ao golo se Micael tivesse jogado a segunda parte. Com Agra e Pardo demasiado presos de movimentos, o madeirense assumiu sem problemas a batuta e fez mesmo questão de desenhar meio golo com um passe magistral para Alan... atirar por cima. Já com a dança das substituições, os sustos sucediam-se para os dois lados e Jesualdo Ferreira resolveu então pôr uma pedra (Luiz Carlos) sobre o assunto, com algum sucesso.



Eduardo e Herbert varreram tudo

Eduardo Não é por puro magnetismo que a bola lhe vai parar às luvas. Muito atento, o guardião anulou quase tudo o que lhe aparecia pela frente. Com disparos à queima-roupa, Molina e Juan Carlos que o digam.

Miljkovic Um pouco mais concentrado do que nos jogos anteriores, fez pela vida na vigilância a Juan Carlos. Tanta dedicação a fechar o flanco fez com que descurasse os movimentos ofensivos.

Joãozinho Consistente a travar Nacho e companhia, deu algum dinamismo ao ataque, arrancando bons cruzamentos.

Salvador Agra Influenciado ou não pelo ambiente e por defrontar a equipa que o emprestou ao Braga, esteve uns furos abaixo do que é habitual. Tentou meter velocidade e fazer uso da técnica, mas só se destacou na cobrança de livres e cantos.

Pardo Outro extremo que sentiu dificuldades para se ver livre do espartilho montado pelo Bétis. Primeiro na esquerda e depois na direita, trocando com Agra, o colombiano desbravou caminhos muito pontualmente.

Edinho Levar constantemente com Paulão (bem conhecido dos adeptos bracarenses) e Perquis não é pera nada doce. Só num livre, esteve muito próximo do golo, com um bom golpe de cabeça.

Herbert Mete respeito. Nada impressionado com as estrelas do Bétis, depressa f ez valer a sua lei, dominando nas alturas.

Rafa Tarda em encantar, mas continua a transmitir boas sensações. Falta-lhe atrevimento.

Luís Silva Tão depressa entrou como saiu. O surto gripal que o atacou roubou-lhe frescura física.

Yazalde Tanta luta para nada. Foi vítima do equilíbrio no miolo.

Florent Trouxe serenidade à defesa.

Pedro Santos Testado no corredor direito, teve bons apontamentos.

Luiz Carlos Estreia segura em jogos da pré-época no papel de trinco, embora com alguns passes falhados.



Nuno André Coelho volta a marcar pontos

Nuno A. Coelho Mais livre em termos de marcação, não perdeu de vista o segundo avançado do Bétis, quase sempre Verdu. Uma atuação muito certinha, na linha do que vem fazendo nestes jogos da pré-época, justificando até a braçadeira de capitão após a saída de Alan. Note-se que o central e Eduardo foram os únicos a jogar os 90'.

Santos Precisou de toda a concentração para segurar Molina, que lhe deu muito trabalho. Fez dois cortes providenciais e avançou no terreno, a propósito, para travar a "saída" com bola dos sevilhanos. Saiu ao intervalo com a missão totalmente cumprida.

Custódio Importante a ganhar as segundas bolas, à f rente dos centrais, e, depois, na construção de jogo, não se intimidando com a presença de Verdu e Garcia na sua zona de ação. Continua senhor das situações na zona nevrálgica do terreno de jogo.

Rúben Micael Procurou pegar no jogo e impor serenidade na manobra do coletivo. Isolou Alan (15') e revelou a mestria que se lhe reconhece na condução do esférico, inclusive porque esta partida foi bem mais renhida

Alan Atirou por alto na primeira jogada bem urdida e tentou combinar com Micael e Agra, mas os passes nem sempre saíram a preceito. Procura, obviamente, ganhar mais raízes nestas funções em zonas mais interiores.

Baiano Dois cortes consecutivos, evitando que Juan Carlos se isolasse, a espelhar atitude e muita atenção. Fez o melhor jogo dos três já disputados durante o estágio, mostrando que não quer perder o comboio.

Mauro Atuou toda a segunda parte, a "fazer" de Custódio, como é hábito, e, mais uma vez, sem comprometer. Tem raça que nunca mais acaba e usa o corpo quando a ocasião o exige, sem medo do nome do adversário. que as anteriores, pedindo um Micael "de primeira".

João Pedro Foi aposta no flanco esquerdo, para a meia hora final, pronto a transmitir velocidade, o que fez de imediato. Esforçou-se por ter sucesso nas bolas paradas, porém, sem efeito, mas voltou a confirmar que deseja ser trunfo para ser lançado em qualquer circunstância.



"É possível haver entradas e saídas"
FERNANDO COUTO>>Adjunto de Jesualdo Ferreira lembrou que a ideia é trabalhar com um plantel curto

Fernando Couto afirmou aos jornalistas que o mercado está em aberto e que é possível "sucederem entradas e saídas no plantel do Braga", sublinhando, porém, que a ideia é trabalhar com um grupo curto. O adjunto de Jesualdo Ferreira, na circunstância, não valorizou as notícias que indicam a saída de Douglão como provável. "Temos um núcleo duro formado, tem havido uma notória evolução e os processos estão a ser assimilados de forma rápida e positiva", disse Couto, adiantando que há ainda "muita coisa a melhorar", até porque se trata de um grupo jovem que "está a aprender e tem mostrado disponibilidade total".
Sobre o nulo com o Bétis, Couto estava satisfeito . "Este foi o mais exigente dos jogos de preparação , tal como estava planeado, e creio ter sido muito positivo. Defrontámos uma grande equipa, referência de um campeonato como o espanhol, e, uma vez que os resultados são o que menos conta, o balanço é bom, até porque os jogadores do Braga têm sido sujeitos a grandes cargas".



Concorrência até motiva
LUÍS SILVA>>O médio está encantado com o salto que deu na carreira

De Matosinhos para Braga e da II Liga para a grande montra. Luís Silva está encantado, afirma que foi bem recebido e que o grupo é fantástico, e, em relação à concorrência, sublinha que "é dura" e por isso mesmo mais o motiva. "Estou no meio de grandes jogadores e o Custódio e o Micael são referências. Compete-me trabalhar e aprender neste clube, dos maiores de Portugal", vincou o médio. O facto de ter entrado e saído no jogo com o Bétis não o incomoda, sobretudo porque "são situações previstas". De momento, interessa é "assimilar as ideias e os processos do professor, ir evoluindo, para quando chegar o campeonato, o Braga estar no seu melhor", concluiu Luís Silva.



A ESTREIA DE LUÍS CARLOS

Chegou ao estágio lesionado, recuperou e foi sendo integrado na preparação da equipa. Ontem estreou-se, finalmente, com a camisola do Braga, entrando em campo aos 67'. O médio ex-Paços de Ferreira mostrou disponibilidade total e foi sempre apoiado pelos companheiros, que também sentiram que o momento era especial.


JUAN CARLOS MOSTRA-SE

O extremo Juan Carlos, que pertence aos quadros do Braga e está emprestado pelo segundo ano consecutivo aos sevilhanos, alinhou de início, no flanco esquerdo. O jogador espanhol, contratado ao Real Madrid, nunca chegou a atuar pelos guerreiros do Minho. Ontem exibiu-se em plano razoável e obrigou Eduardo a defesa apertada.



REENCONTRO COM PAULÃO E PALMAS PARA AGRA

O central brasileiro Paulão, que passou pelo Braga, continua de pedra e cal na defesa do Bétis, aproveitou para matar saudades de alguns antigos companheiros e demais elementos do staff bracarense. Já Salvador Agra reencontrou os colegas com quem jogou até dezembro, e, quando foi substituído, o público espanhol ovacionou-o.



SALVADOR JÁ TINHA CUMPRIDO CASTIGO

O Braga esclareceu que o presidente António Salvador já tinha cumprido os dois meses de suspensão. O que ontem foi noticiado diz apenas respeito à deliberação do recurso apresentado pelos bracarenses ao Conselho de Justiça. Recorde-se que Salvador fora punido em 5 de abril pela Comissão de Disciplina, face às tais declarações que visavam o árbitro Duarte Gomes.



PÚBLICO NAS VARANDAS E MUROS


O recinto encheu (cinco mil espectadores) e levou a que muitas pessoas procurassem lugar nos muros à volta, e, em especial, nos vários prédios circundantes. As varandas e os terraços, mesmo a distância considerável do relvado, estavam com uma ocupação de causar espanto.



BRAGA B VENCE BRIGHTON (2-0)

O Braga B venceu ontem (2-0) o primeiro jogo particular, em casa, frente aos sub-23 do Brighton. O primeiro golo foi apontado por Diogo Ribeiro, aos 8', e Nuno Valente ampliou aos 19'. Na segunda parte, o treinador, José Alberto Costa, aproveitou para rodar a equipa.

O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga empatou a zero com o Bétis

O Sporting de Braga empatou com os espanhóis do Bétis (0-0), num jogo particular de pré-época disputado em Isla Cristina, em Espanha. O jogo terminou sem golos, reflectindo o equilíbrio entre as duas equipas durante praticamente todo o encontro. Foi o terceiro jogo dos minhotos nesta fase de preparação e a primeira vez que não venceram, depois dos triunfos sobre os ingleses do Sheffield Wednesday, por 3-1, e sobre o Farense, por 1-0. Jesualdo Ferreira fez alinhar de início os jogadores que mais tem utilizado, com destaque para a manutenção da aposta em Alan como número 10. O próximo jogo dos bracarenses está marcado para terça-feira, diante do Hull City, de Inglaterra, no Estádio Municipal de Albufeira.

PUBLICO

Pé Ligeiro

Hélder Barbosa continua a ficar de fora

Hélder Barbosa já se treina sem limitações, mas a verdade é que ainda não foi ontem que jogou pelo SC Braga. O extremo ficou no banco, sem se equipar, a assistir às incidências da partida. Estando apto fisicamente, justifica-se cada vez mais a especulação em torno do seu futuro. O jogador tem abordagens para sair, mas ainda não chegou qualquer proposta concreta à SAD bracarense. Certo é que a Administração está aberta a negociar a saída de Barbosa.

Ao invés, Luiz Carlos voltou a jogar, ainda que por pouco tempo. Este é, no entanto, um sinal de que está a caminhar para os níveis pretendidos, para tentar afirmar-se no meio-campo bracarense.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Luís Silva ganha espaço no meio-campo

Luís Silva chegou a esta época ao SC Braga, proveniente do Leixões. O médio vai, aos poucos, conquistando a confiança de Jesualdo Ferreira, treinador que lhe tem conferido minutos na pré-época, tempo que o jogador quer capitalizar a seu favor para conquistar em definitivo um lugar no grupo bracarense.

«Reconheço que a concorrência é dura, mas vou trabalhar nos limites à espera de uma oportunidade. É bom ter a concorrência de grandes jogadores, o que me ajuda a crescer. Por isso, encaro isso com toda a motivação», afirmou o médio de 20 anos, elogiando a realidade que encontrou no novo clube:

«Cheguei a um grande clube, a um dos maiores do futebol português, onde predominam grandes jogadores nacionais e estrangeiros. Estou muito feliz.»

Luís Silva está consciente de que este SC Braga pode mesmo lutar pelos lugares cimeiros do campeonato nacional.

«Temos condições para lutar jogo a jogo pela vitória, tendo sempre em mente os lugares cimeiros. Essa é a nossa meta», disse.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


Pé Ligeiro

Douglão para resolver rapidamente

Douglão deve sair do SC Braga. Disso poucos têm dúvidas. O que não se sabe ainda é quando. No entanto, a SAD quer resolver o processo do central brasileiro rapidamente, se possível nos próximos dias. Até porque Jesualdo Ferreira está a trabalhar com mais jogadores do que aqueles que pretende.

«O mercado está aberto. Porém, o professor Jesualdo Ferreira já disse que quer um plantel curto e, por isso, é normal que possam acontecer saídas. Neste momento está a ser equacionada essa situação», assumiu Fernando Couto, adjunto do SC Braga, que, por outro lado, não se alongou no processo de Hélder Barbosa.

«É um jogador do plantel que começou tarde a sua preparação, pelo que está atentar adquirir a forma física para chegar perto dos colegas», disse, justificando assim a não utilização do extremo.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

brigada da relote

Luís Silva (Sp. Braga): «Vamos lutar pelos lugares cimeiros»
Médio sublinha estar «num dos maiores clubes de Portugal»


Luís Silva, um dos reforços do Sp. Braga para a nova temporada, alinhou apenas alguns minutos na segunda parte do jogo deste sábado com o Bétis, sendo substituído pouco depois. Nada de anormal, garante o médio de 20 anos, que na época passada representava o Leixões: «Foi uma opção técnica, que estava programada. A minha adaptação tem sido boa. Cheguei a um grande clube, um dos maiores de Portugal. Estou no meio de grandes jogadores, como o Custódio e o Ruben Micael, e sei que a concorrência é dura. Vou ter que trabalhar para ter a minha oportunidade, vim de uma realidade completamente diferente. Ter esta concorrência é bom para mim, obriga-me a trabalhar mais, e vai fazer de mim um melhor jogador. Encaro isso como uma motivação.»

O médio não rejeita em absoluto a possibilidade de o Sp. Braga discutir o título, mas comenta o tema de forma prudente: «Este Braga tem condições para, jogo-a-jogo, lutar pela vitória. Já habituou toda a gente a vê-lo lutar pelos lugares cimeiros, e é isso que vai fazer esta época, é isso que podem esperar desta equipa.»

MAIS FUTEBOL

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Sporting: salário trava Hélder Barbosa
O extremo do SC Braga, que está a ser ponderado pela SAD leonina para reforçar o plantel, pode não ter luz verde para a transferência.

A informação é noticiada por A Bola, que explica que existe interesse do jogador, ele que vê com bons olhos a possibilidade de se transferir para o clube leonino.

Existe, com o SC Braga, mais um ano de vínculo, mas o grande problema sportinguista nem passa tanto pela questão da desvinculação do bracarense.

A dificuldade maior prende-se com o vínculo que o jogador pretende auferir, que não se coaduna com a política de contenção imposta por Bruno de Carvalho.

Aos 26 anos, e depois de três temporadas ao serviço dos bracarenses, o jogador que se formou no FC Porto pode não ter a vida facilitada para rumar a Alvalade, ele que também é pretendido por vários clubes no estrangeiro.

ZEROZERO