News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/01

Started by Kintaro, 24 de January de 2007, 09:20

Previous topic - Next topic

Kintaro

Queixa contra o Boavista

O Sp. Braga deverá avançar com uma queixa na Liga contra o Boavista, por incumprimento do pagamento de uma dívida referente à transferência do atacante Silva para o Bessa. Um diferendo que se arrasta desde 2000, altura em que o brasileiro se transferiu do Minho para o emblema axadrezado.

O Sp. Braga não anunciou o montante da dívida mas ameaça agora com uma queixa na Liga destinada a solucionar o impasse, o que pode colocar o Boavista novamente perante um quadro complicado no que à inscrição de reforços diz respeito.

Os axadrezados apresentaram ontem duas aquisições, depois de terem resolvido um diferendo com o ex-jogador Martelinho.

in abola





Avançado vem do estrangeiro
LIMITES FINANCEIROS RETARDAM OPÇÃO ATÉ FINAL DO MÊS


Gorada a possibilidade de contratação de um ponta-de-lança de créditos firmados e com experiência no futebol português, tal como fora definido como prioridade pela SAD para colmatar a saída de Marcel, os responsáveis do Sp. Braga equacionam ainda as diversas alternativas de mercado oriundas do estrangeiro, na firme disposição de inscrever mais um reforço de ataque até ao final do mês.

Dividida entre os rígidos limites financeiros estabelecidos e premência de uma escolha cirúrgica – alguém que possa disputar, no imediato, a titularidade a Zé Carlos – a estratégia da SAD minhota passa por retardar a escolha até aos últimos dias. Até porque garantiu a reintegração de Diego Costa, que já está em condições de ser utilizado por Rogério Gonçalves e deverá estrear-se no jogo do próximo fim-de-semana.

in Record





Madrid caro para o Dragão
   As exigências do Braga foram consideradas incomportáveis e o negócio arrefeceu. Por isso Eládio Paramés dizia ontem que os portistas conheciam os números

FC Porto e Braga conversaram sobre Andrés Madrid em Dezembro, mas não chegaram a um acordo para a transferência. Numa altura em que Pinto da Costa e António Salvador discutiam a transacção de Diego, o nome do argentino, que agrada bastante a Jesualdo Ferreira, foi também abordado. A chegada do brasileiro Andrade parecia, inclusive, uma salvaguarda à possível saída de Madrid, mas, no que ao FC Porto diz respeito, os números apresentados por António Salvador para viabilizar a saída foram prontamente rejeitados. Os bracarenses pediram 3,5 milhões de euros, fatia da cláusula de rescisão correspondente a 80 por cento do passe. Em alternativa, o Braga aceitava descontar 750 mil euros a essa verba se no negócio fosse incluído o extremo Bruno Gama, que o FC Porto emprestou aos minhotos no início da temporada. Os portistas, sabe O JOGO, admitiam apenas prosseguir as conversas por menos de metade do valor da cláusula de rescisão. Ou seja, abaixo dos 2,5 milhões de euros, e o diálogo encerrou-se nesse impasse.

O empresário do jogador, Hernan Berman, está em Portugal e ainda tenta demover António Salvador da intransigência negocial, partindo do princípio de que o FC Porto continuaria interessado em reacender a paixão de Jesualdo Ferreira. Contactado por O JOGO, Berman recusou-se a adiantar detalhes respeitantes à sua presença em Portugal, negando apenas que alguém ligado aos portistas tenha falado directamente com o jogador, uma versão que chegou a circular em Braga e que, ainda segundo essas indicações, teria deixado o presidente bracarense bastante irritado. "Isso é mentira. A única pessoa que tem falado com o jogador sou eu", garantiu Berman.

Madrid treinou-se ontem normalmente com o plantel bracarense, alheio, na medida do possível, às notícias. A hipótese de se mudar para o Dragão agrada-lhe sobremaneira e os motivos são óbvios: para além da dimensão do FC Porto, que luta pelo título, o argentino reencontraria Jesualdo Ferreira e jogaria na Liga dos Campeões, isto além de conviver com uma autêntica comunidade argentina no plantel portista, que tem Lucho, Lisandro e Mareque. Por saber que estas notícias podem dar a volta à cabeça do jogador, o empresário terá preferido ficar mais perto do argentino nesta fase.



Avançado esta semana

A triagem que o Braga está a fazer em relação às inúmeras alternativas para a frente de ataque que lhe foram propostas está a completar-se e ontem eram apenas três os nomes que se encontravam em cima da mesa, mas que se encontram no segredo dos deuses, aliás como é normal nestas circunstâncias. De qualquer forma, os três atacantes referenciados pelos arsenalistas são estrangeiros, do mercado europeu, podendo mesmo ser sul-americanos, mas que estejam a jogar e estejam integrados no futebol europeu. A excepção – contratar um atacante sul-americano e sem experiência no futebol europeu – poderá acontecer como alternativa de recurso, se entretanto as negociações com estes três futebolistas se complicarem.

Até ao final desta semana ficará definido o alvo principal, uma vez que a SAD do Braga quer colocar o atleta à disposição do técnico Rogério Gonçalves o mais rapidamente possível. Uma certeza, segundo informações da SAD arsenalista, é que o portista Adriano está fora de qualquer cogitação, até porque a transferência de Diego para o FC Porto está praticamente descartada, e o brasileiro já deixou clara a falta de vontade de se mudar para o Minho, ainda que apenas por seis meses. Com a contratação do atacante, o plantel arsenalista – dependendo da situação de Madrid – ficará definido, uma vez que a permanência de Diego está praticamente confirmada.



Braga queixa-se à Liga de atrasos do Boavista

O Braga está a preparar uma queixa para apresentar na Liga contra o Boavista. Em questão está ainda o pagamento da transferência de Elpídio Silva da Cidade dos Arcebispos para o Bessa, em 2000. O montante em dívida situa-se perto dos 300 mil euros. O Braga aceitou receber na forma de letras, mas os atrasos verificados na resolução da última tranche têm sido recorrentes, com o Boavista a deixar sistematicamente ultrapassar os prazos de reforma sem enviar o valor em causa para o efeito, assim como para as respectivas despesas, pelo que, desta vez, ao cabo de cerca de um mês sem receber o valor para a reforma e perante a ameaça do banco de deixar cair a letra na conta do Braga, a SAD arsenalista decidiu entregar o resolução da situação ao departamento jurídico do clube. A SAD do Braga diz que sempre compreendeu e condescendeu perante os atrasos do Bessa, mas que acabou por sucumbir ao cansaço, uma vez que a liquidação dos valores inerentes à transferência de Silva para o Boavista já devia ter sido consumada há muito, muito tempo. Nesta altura o contencioso arsenalista está a preparar um processo para agir em conformidade, sendo que em princípio a queixa irá ser apresentada na Liga.



Andrade espera certficado

Andrade continua à espera de ver a sua situação regularizada. O centrocampista brasileiro, cuja contratação poderá ter como objectivo colmatar a saída de Madrid no final da época, está inscrito mas aguarda ainda pela chegada do certificado internacional, cujo documento deverá dar entrada nos serviços da FPF a tempo do atleta estar apto a defrontar o Paços de Ferreira. De referir, porém, que ao invés do que tinha garantido Zé Renato, empresário do atleta, o certificado não chegou "de um dia para o outro", pelo que os arsenalistas terão que continuar a aguardar...



Só uma sessão de treino

O plantel do Braga regressa hoje às lides diárias, depois de concluído o dia de folga, mas, ao invés do que havia sido anunciado, os profissionais arsenalistas vão efectuar apenas um ensaio, cujo início está marcado para as 10h00. Ausentes, salvo qualquer contrariedade de última hora, vão estar apenas Maciel e Castanheira.



Castanheira fez exame

Castanheira foi ontem submetido a um exame à face anterior da coxa direita, cujo resultado será conhecido hoje. O centrocampista, que no passado domingo entrou no jogo com o Pontassolense aos 75', terminou a participação no embate com uma dor na região referida, que se manteve no dia seguinte, segunda-feira, pelo que foi decidido fazer uma ecografia de despiste a fim de determinar que tipo de lesão sofrera e qual a gravidade. Castanheira vai continuar hoje sob os cuidados do departamento clínico, assim como Maciel, que ontem voltou a fazer trabalho de ginásio e hidroterapia, sob a coordenação do fisioterapeuta Francisco Miranda.



Jorge Costa em Milão
Rogério em Parma


Jorge Costa vai ser o primeiro dos técnicos arsenalistas a espiar o Parma. O adjunto de Rogério Gonçalves vai assistir, no próximo dia 28, ao Milão-Parma, de forma a documentar-se "in loco" sobre o potencial do próximo adversário dos bracarenses na Taça UEFA. Posteriormente, no dia 4 de Fevereiro, a tarefa estará a cargo de treinador principal, que em Parma, diante da Fiorentina, tentará confirmar as indicações transmitidas pelo seu colaborador... e as outras entretanto recolhidas.



Carlos Garcia (ex-treinador adjunto do Braga)
"Possui um enorme carácter e é um jogador acima da média"

P | Integrou a equipa técnica do Braga e teve oportunidade de conhecer bem Madrid. Qual a sua opinião sobre o argentino?
R | Tem uma personalidade forte, um enorme carácter e é um grande profissional. Um ganhador! Para além disso, é um excelente jogador, inteligente e de elevada cultura táctica, através da qual proporciona o equilíbrio da equipa. Com ele em campo a equipa está sempre equilibrada. É um jogador com inteligência e capacidade para tirar a bola da pressão e mudar o jogo, que prefere jogar curto por ser mais seguro, mas com capacidade para alargar o passe se isso lhe for exigido. Tem qualidades acima da média.

"Se for um bom negócio as pessoas têm que entender"

P | Se o jogador for transferido, para o FC Porto, por exemplo, o Braga ressentir-se-á da sua saída?
R | É óbvio que sim! Estamos a falar de um jogador de elevadíssimo nível e por isso em termos de equilíbrio a equipa vai ressentir-se de certeza. A sua transferência constituirá uma decisão difícil para a Administração de SAD, mas entenderei qualquer decisão, uma vez que a estabilidade financeira tem que ser salvaguardada. É importante conjugar as duas vertentes, desportiva e financeira, e se é claro que em termos desportivos a equipa fica a perder, se se tratar de um bom negócio as pessoas têm que entender.

"Há alternativas, mas não ao nível do Madrid"

P | Será fácil encontrar uma solução para o substituir?
R | Nunca é fácil substituir os grandes jogadores e por isso não vai ser fácil substituir o Madrid, se ele sair. No entanto, existem nos quadros do clube alguns jogadores com grande qualidade e que podem constituir alternativas, mas não ao nível do Madrid. O Madrid, por exemplo, não tem jogado e o Braga não se tem ressentido muito, é verdade, mas nota-se que os equilíbrios da equipa não são tão consistentes...

in OJogo





Braga exige 3,5 milhões

Andrés Madrid é mesmo um alvo prioritário do F. C. Porto na actual reabertura do mercado, mas, para que os portistas consigam levar o médio para o Dragão, terão de pagar 3,5 milhões de euros ao Braga. A cláusula de rescisão do argentino está fixada em cinco milhões, sendo que os bracarenses possuem 70% dos direitos económicos do jogador, estando os restantes 30% na posse dos seus empresários. Caso os dirigentes dos dragões não aceitem pagar este valor, de Braga vem a alternativa de vender Madrid por 2,75 milhões de euros e ficar ainda com os 50% do passe de Bruno Gama que pertencem ao F. C. Porto. Recorde-se que o jovem extremo faz parte do actual plantel dos arsenalistas, mas na condição de emprestado pelos campeões nacionais.

Andrés Madrid é o reforço desejado por Jesualdo Ferreira

Os portistas já convenceram Madrid a mudar-se para a Cidade Invicta, parecendo muito empenhados em dar a Jesualdo Ferreira um presente há muito ansiado. O treinador é um admirador das qualidades do trinco sul-americano e entende que este seria um reforço de peso para atacar a segunda metade da época, sobretudo a eliminatória da Liga dos Campeões com o Chelsea. José Caldeira foi o empresário encarregue de fazer avançar o negócio e já esteve ontem nas instalações da SAD bracarense, depois de ter almoçado com o jogador na semana passada. Hernan Berman, agente de Madrid, já está em Portugal, e terá hoje uma reunião com António Salvador, pelo que a transferência pode ter pés para andar. O facto de o F. C. Porto ter abordado primeiro o jogador, e só depois ter passado para os contactos formais com o clube minhoto, não caiu bem em Braga, apesar de serem conhecidas as boas relações entre as SAD dos dois emblemas, nomeadamente entre os presidentes António Salvador e Pinto da Costa. Parece, assim, impossível que os números exigidos pelos bracarenses para a transferência possam baixar, a exemplo do que sucedeu no caso de Diego.

Recorde-se que o Braga interrompeu o empréstimo do jovem brasileiro ao Penafiel há cerca de três semanas, para abrir caminho à ida do avançado para o F. C. Porto, só que os dragões não aceitaram pagar os dois milhões de euros que os minhotos pediam por 50% do passe do jogador, e o negócio acabou por não se efectuar.

A posição oficial do Braga foi expressa ontem em Lisboa pelo director-executivo Eládio Paramés, após o sorteio dos oitavos- -de-final da Taça de Portugal. "Estamos conscientes do valor do jogador e sabemos que o F. C. Porto, neste momento, também sabe o que o Braga quer. O Braga tem direito a uma cláusula de rescisão. É uma questão de fazer contar. O Braga está sempre aberto a negociar e a encontrar soluções. Se o F.C. Porto tiver interesse no jogador, sabe os passos que tem a dar e quem tem de contactar. É perfeitamente viável uma negociação", afirmou.

Os próximos dias serão decisivos, sendo certo que a transferência terá de ficar concluída até quarta-feira, dia em que o mercado de Inverno volta a fechar e data-limite para a inscrição de jogadores na "Champions".

in JN