News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 01/06

Started by Bruno3429, 01 de June de 2013, 08:22

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: Jesualdo Ferreira oficializado na próxima semana
Joana Russo Belo

A contratação está assegurada, mas a confirmação oficial de Jesualdo Ferreira será apenas na próxima semana. O novo treinador já acertou com a SAD do Sp. Braga os contornos do contrato e do vínculo que irá ligá-lo ao clube bracarense nas próximas duas temporadas.
O presidente António Salvador está ausente no Brasil, por motivos profissionais, estando o regresso do dirigente agendado para terça-feira.

Só após a chegada de Salvador é que o responsável irá oficializar o nome do novo treinador, que volta ao comand o técnico do Sp. Braga, depois de ter orientado a equipa entre 2003 e 2006.
António Salvador prepara um novo ciclo no Sp. Braga, com uma restruturação que inclui a 'limpeza' e renovação do plantel.

Umas das coisas que Jesualdo terá de garantir é o reforço da equipa para cumprir o sonho do presidente de alcançar o título de campeão nacional.
Regresso do professor, de 67 anos, é bem visto pelos adeptos bracarenses e está já a motivar nas redes sociais a organização de uma recepção ao treinador.

Correio do Minho

JotaCC

PRIORIDADE: UMA NOVA DEFESA
Massacrado por um número elevado de golos (e lesões), o muro defensivo dos arsenalistas é a grande preocupação na construção do plantel para 2013/14. Apesar da inflação de centrais, adivinham-se várias saídas e entradas no sector e até o lateral-esquerdo Elderson está em via de partir. No estirador de Jesualdo Ferreira, não faltará espaço para desenhar novas opções.



A história repete-se, embora com contornos diferentes. Devastada em 2011 pelas saídas de Artur, Moisés, Rodríguez, Paulão, Sílvio, Miguel Garcia e Vandinho, a maior parte deles nucleares numa participação histórica na Liga Europa, que culminaria com a qualificação para a final, a zona defensiva do Braga era o grande quebra-cabeças dos responsáveis da SAD e de Leonardo Jardim na elaboração do plantel para 2011/12. O novo treinador juntou os cacos e, com a ajuda das contratações de Ewerton, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius e Douglão, voltou a situar a equipa entre as mais impermeáveis do campeonato e não só. Dois anos depois, a defesa torna a ser uma preocupação, arrasada por um número excessivo de golos sofridos (só para o campeonato, foram 44) numa época francamente atribulada, isto apesar da conquista da Taça da Liga. As lesões foram uma constante no sector, assim como a exposição excessiva ao inimigo em nome de um futebol de ataque e de posse com a marca de José Peseiro. Falhado o terceiro lugar na penúltima jornada, essencial para a equipa repetir uma participação no play-off da Liga dos Campeões, precisamente por falhas defensivas, adivinha-se uma revolução no sector, além das saídas já confirmadas do guarda-redes Quim e dos laterais Salino e Emídio Rafael.

Dos seis centrais que figuram nos quadros do clube, três receberam instruções claras no sentido de procurarem colocação (Douglão, Paulo Vinícius e Haas), enquanto Nuno André Coelho está mais do que nunca no mercado, na esperança de proporcionar um novo encaixe lucrativo e mais espaço para a entrada de novos defesas, estando seguros, por enquanto, o brasileiro Aderlan Santos e o francês Sasso. Nas faixas laterais, já não é a abundância que se coloca, antes a manifesta falta de opções. Com a partida de Salino, que não chegou a acordo para renovar, Baiano passa a ser o único lateral-direito existente; no flanco oposto, desfalcado desde janeiro pela transferência de Ismaily para o Shakhtar Donetsk, sobra o internacional nigeriano Elderson, que será vendido até ao fecho do mercado, em agosto, uma vez que o seu contrato expira dentro de um ano, daí que a iminente contratação de Joãozinho tenha toda a pertinência. Quanto a Emídio Rafael, pouco utilizado por Peseiro, está igualmente de partida, dado que o clube não acionou a opção de renovação do contrato por mais duas épocas. Ou seja, neste regresso à Pedreira Jesualdo Ferreira terá a oportunidade de construir uma nova defesa, praticamente de raiz, já a contar com o guarda-redes Cássio.
Do meio-campo para a frente reina a fartura, reflexo das contratações dos médios Luís Silva, Djibril, Luiz Carlos e dos atacantes Pardo, Pedro Santos, Porcellis, Kappel e Edinho. Só pela experiência e classe é que a equipa sentirá falta de Hugo Viana e Rúben Amorim. Talvez por isso entrem novas unidades, já com a devida indicação do novo treinador, o que implicará as vendas de Djamal e Hélder Barbosa, pouco influentes na época época passada. Nos "antípodas" deste rótulo, Éder é cada vez mais um trunfo a prazo no leque arsenalista face ao interesse crescente de clubes endinheirados, dispostos a bater a cláusula de 15 milhões de euros.


Adeus a quatro jogadores titulares

A saída de Hugo Viana, motivada por um contrato milionário com o Al-Ahli (Emirados Árabes Unidos), significará o fim de uma era no Braga. Nas últimas quatro épocas, o médio era a estrela da equipa. Ao futebol geométrico e de enorme precisão o esquerdino acrescentava eficiência na marcação de cantos e livres, pelo que será difícil encontrar um substituto à altura. Do onze da época passada desaparecem ainda o guarda-redes Quim e o lateral direito Salino, cujos contratos não foram renovados, e o médio Rúben Amorim, devolvido ao Benfica no final do segundo ano de empréstimo. Quanto a Emídio Rafael e Carlão, são recordações "vagas" para os adeptos: o primeiro só com um jogo na equipa principal, o segundo com poucos golos.


12 reforços para a UEFA
Na primeira época em que fez o plantel do Braga, Jesualdo Ferreira deu primazia à experiência e espaço aos jovens da casa

Jesualdo Ferreira regressa ao clube que treinou pela primeira vez na época 2002/03, quando foi chamado a substituir Fernando Castro Santos a meio da época, terminando na 14ª posição com o plantel herdado do espanhol. Na época seguinte, o professor construiu, de raiz, o plantel e terminou na quinta posição, atrás de FC Porto, Benfica, Sporting e Nacional e apurado para a Taça UEFA. Foram 12 as contratações pedidas por Jesualdo, ao que acrescentou mais cinco atletas formados no clube, recrutados na equipa B e nos juniores. Para a defesa chegaram Maurício, Nem, Jorge Luiz e Éder (média de 26,2 anos); no meio campo, Kenedy, Wooter, Paulo Sérgio, Fredrik e Vanzini (média de 27,6 anos) foram contratados; no ataque, apenas três nomes: Foley, Igor e Narcisse (média de 24 anos). Nem, 29 anos, craque brasileiro, fez 31 jogos (na SuperLiga); Fredrik, 30 anos, cumpriu 31 jogos no meio-campo. Foram fundamentais, mas Paulo Sérgio, com 33 jogos, foi o mais utilizado.


>>> EM RECUPRAÇÃO
QUARTETO AINDA TRABALHA NO AXA

As férias dos profissionais do Braga já duram há mais de uma semana, mas ainda há quem se apresente diariamente nas instalações do Estádio AXA. São os casos de Sasso, Haas, Djamal e Alan, que recuperam de lesões, estando ainda sob a alçada do departamento médico. Longe de Braga, Custódio e Elderson encontram-se ao serviço de Portugal e da Nigéria, respetivamente. Ontem à noite, o lateral defrontou o México, num particular disputado em Houston (Estados Unidos).


>>PODE CONTINUAR EM PORTUGAL
LÍBIO DJAMAL AGUARDA DESVINCULAÇÃO

Ainda com dois anos de contrato com o Braga, Djamal não faz parte dos planos arsenalistas para a próxima época. O internacional líbio tem em mãos convites de outros clubes, incluindo um de Portugal, mas tem a noção de que só poderá ser contratado na condição de se tornar um jogador livre, pelo que aguarda que o Braga aceite rescindir por mútuo acordo. Há um ano, o contexto era bem diferente: Djamal estava valorizado pela participação na CAN'2012 e o Braga só o vendia por dois milhões de euros, o que levou à desistência dos russos do Krasnodar.


Hugo Vieira na lista de Jesualdo Ferreira
Avançado é um desejo antigo do novo treinador do Braga

Reabilitado por meia época de ouro ao serviço do Gil Vicente, coroada com oito golos marcados, Hugo Vieira, que esteve emprestado pelo Benfica aos gilistas, consta da lista de reforços desejados para a próxima época. A viver um período delicado em termos pessoais, Vieira pretende representar um clube próximo de casa (é natural de Barcelos) e não quer voltar a ser emprestado, pelo que a desvinculação do Benfica, com o qual tem mais quatro anos de contrato, é encarada pelas duas partes como a solução mais viável.
Dado esse passo, Hugo Vieira poderá juntar- se ao plantel de Jesualdo Ferreira, que já em 2010/2011, quando assumiu o comando técnico do Panathinaikos, tentou a contratação do atacante português. O clube grego chegou a oferecer 700 mil euros pelo passe, mas o Gil Vicente recusou e a transferência gorou-se. No fim da época seguinte terminou a ligação aos gilistas e acabou por mudar-se, a custo zero, para o Benfica, depois de ter sido confrontado com uma oferta concreta do Braga. Talvez por isso Hugo Vieira dava preferência ao Braga quando resolveu deixar o Gijón em janeiro para regressar a Portugal. A contratação de João Pedro inviabilizou, porém, o empréstimo e o Gil Vicente foi mais rápido a chegar-se à frente.
Fruto da sua boa campanha ao serviço do Gil e também por influência de Jesualdo Ferreira, o Braga volta a encarar o atacante com o mesmo entusiasmo de 2012. O treinador quer acrescentar à equipa jogadores com velocidade, sendo igualmente apreciador da polivalência de Hugo Vieira, capaz de atuar como ponta de lança, segundo avançado ou mesmo extremo. Por tudo isto, compreende-se que o Chievo (Itália) tenha sondado o jogador muito recentemente, sem qualquer sucesso.


Salif Keita observado pelo scouting em Marrocos

Enquanto não se verificam novas saídas na defesa, o Braga vai tomando o pulso ao mercado, preferencialmente em busca de centrais. A SAD tem algumas opções debaixo de olho, entre as quais Salif Keita (na foto, tenta o corte, no chão), do El Jadida (Marrocos) e internacional pela República Centro-Africana, seleção composta maioritariamente por jogadores que atuam nas ligas francesa e belga. Com 23 anos e boa estampa física, Keita está há algum tempo referenciado aos minhotos, tendo sido observado pelo scouting do clube no último sábado, frente ao Raja Casablanca. Caso Jesualdo Ferreira subscreva a contratação do defesa africano, o Braga terá de negociar com o El Jadida os termos da transferência, face à existência de um contrato válido por mais duas épocas, sabendo-se que o clube marroquino pede cerca de 350 mil euros. Tido como um dos melhores defesas do campeonato marroquino, Keita tem a capacidade de atuar sobre os dois lados da faixa central (é ambidestro), sendo igualmente muito apreciado pelo empenho com que encara cada jogo. Caberá ao novo treinador do Braga perceber até que ponto terá qualidades para se revelar um valor acrescentado na equipa.

O JOGO

JotaCC

Éder não vai gozar férias e estará em pleno já em julho

O plano de recuperação traçado pela equipa médica do Braga apenas liberta o jogador e m curtos períodos, maioritariamente ao fim de semana, esquema em que conta com a companhia de Djamal, também a recuperar de uma cirurgia, mas que deverá ser libertado dentro de alguns dias. No entanto, a permanência do médio líbio no plantel não é certa.
Com o anúncio da contratação do técnico Jesualdo Ferreira retardado, bem como a apresentação oficial, nem por isso a SAD deixa de trabalhar na planificação da nova época. Na próxima semana, o treinador será oficializado e assim que o presidente António Salvador regresse do estrangeiro é possível que o sucessor de José Peseiro seja apresentado, embora também exista a possibilidade de a cerimónia só ocorrer na segunda quinzena deste mês, mais perto do regresso da equipa ao trabalho.
Entretanto, a contratação de Joãozinho está bem encaminhada. O lateral esquerdo, vinculado ao Beira-Mar e que acabou a época no Sporting vai hoje de férias para o estrangeiro até dia 11 e, no regresso, deverá assumir um compromisso com o Sporting de Braga.


JN

Pé Ligeiro

Hugo Vieira desejado em Braga

Hugo Vieira reentra nos planos do SC Braga. Há um ano, os guerreiros fizeram tudo para o resgatar do Gil Vicente, mas os argumentos financeiros então apresentados pelo Benfica tiveram peso tremendo na opção do atacante em apostar na rota benfiquista.

Agora, tudo é diferente: o espaço para se destacar na Luz encontra-se reduzido ao máximo e, com os bracarenses novamente dispostos a abrir-lhe as portas, o ex-gilista só não se mudará para a cidade dos arcebispos se as águias fizeram exigências consideradas incomportáveis pela SAD minhota.

Sim, porque a ligação ao Benfica tem validade por mais três épocas e o seu futuro encontra-se naturalmente dependente da decisão/autorização dos dirigentes do clube da Luz.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Arsenlistas na pista do central Salif Kéita

O apelido tem claras reminiscências futebolísticas (inclusivamente, há não muito tempo havia nos quadros do SC Braga um jogador com esse nome, entretanto transferido para o Nacional da Madeira), mas o Keita em questão não é atacante, trata-se, sim, de um defesa-central.

Aos 23 anos, Salif Kéita, nascido na República Centro-Africana, é titular no DHJ El Jadida, clube da principal liga marroquina, e as suas atuações andam a ser acompanhadas pelo departamento de scouting bracarense.

Os arsenalistas, sabe A BOLA, estiveram especialmente atentos ao duelo com o Raja de Casablanca, durante o qual Salif Kéita terá dado indicações bem positivas, assumindo-se o jogador africano como potencial alvo para o setor defensivo do SC Braga.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

D3cktor08

#5
«Se Jesualdo Ferreira me quiser no SC Braga ficarei lisonjeado» - Joãozinho
Por Redação
A-  A  A+

O lateral-esquerdo Joãozinho, 23 anos, jogador do Beira-Mar que entre janeiro deste ano e o final da época esteve emprestado ao Sporting, passou ontem pelos estúdios de A BOLA TV. Foi entrevistado por Rogério Azevedo e Ana Carolina Sequeira e, entre memórias de leão e elogios a Jesualdo, lançou a escada ao Braga.

Quando em janeiro deste ano chegou ao Sporting houve, de facto, quem lhe tenha querido mudar o nome de Joãzinho para João, supostamente porque Joãozinho seria demasiado infantil ou depreciativo?

Eu só soube dessa situação pela imprensa. No Sporting nunca alguém falou comigo sobre isso. Nem faria sentido, aliás. No futebol sempre fui o Joãozinho. Começou quando cheguei ao Olivais e Moscavide, clube onde já estava o João Afonso, que agora joga no Belenenses. Ele é mais velho e faz dois de mim, pelo que eu fiquei naturalmente Joãozinho.

Como avalia os quatro meses que passou no Sporting?

Na altura em que fui chamado para Alvalade, sinceramente eu esperava sair para o estrangeiro. Tinha uma ótima proposta nesse sentido. Até que - estava à noite em casa com a minha mulher - recebi um telefonema do meu agente. Ele falou-me do Sporting e eu nem queria acreditar. Meti, nessa altura, meti de lado as melhores perspetivas e agarrei a oportunidade que o Sporting me deu.

Diria que esteve à altura do que esperavam de si no clube?

Na generalidade acho que estive bem. Mas não foi fácil adaptar-me assim tão depressa a um clube grande. Eu cheguei, treinei-me cinco dias e fui para o campo. No Beira-Mar, claro, a pressão não é tão grande. Mas recordarei para sempre o que o professor Jesualdo Ferreira me disse no final da minha estreia, que eu tinha demonstrado personalidade na forma rápida como me adaptei. Fiquei muito motivado nessa altura. E, hoje, sinto-me um jogador mais valorizado.

Van Wolfswinkel admitiu recentemente que a época também saiu prejudicada pelos problemas financeiros do clube. Como jogador, sentiu essas carências na pele?

Foram coisas pontuais. Atrasava um pouco, mas pagavam.

Jesualdo Ferreira vai treinar o SC Braga na próxima época. O Joãozinho está vinculado ao Beira-Mar. Já sabe se irá para Braga também?

Há 99 por cento de possibilidades de não voltar ao Beira-Mar, com todo o respeito e admiração pelo clube. Depois, ou continuo por cá ou vou para o estrangeiro. Confesso que não tenho propostas concretas para analisar, mas sei de manifestações de interesse. De qualquer forma, qualquer oferta terá sempre de passar primeiro pelo Beira-Mar, emblema com o qual tenho contrato.

Mas há ou não interesse do SC Braga?

Pelo que sei do meu agente, há interesse. Mas nada de concreto, ainda.

A ida de Jesualdo para o Braga poderá facilitar a sua ida também?

Talvez. Ficaria muito lisonjeado, claro, se o professor Jesualdo me quiser outra vez no plantel dele, sobretudo num clube como o Braga. Veria com muito agrado a ida para o Braga, sim.

ABOLA

brigada da relote


Bruno3429

Djibril assinou por quatro anos, Billa em negociações
Por Pascoal Sousa 

O trinco Djibril, da Naval 1.º de Maio, assinou contrato por quatro temporadas pelo SC Braga. O acordo entre o jogador do Burquina Faso e os bracarenses está fechado e Djibril terá como destino a equipa A, substituindo Djamal, médio libanês que está no mercado e que não entra nos planos de Jesualdo Ferreira. Djibril tem 19 anos e foi titular e grande revelação na Naval na segunda metade do Campeonato.

De acordo com o que A BOLA apurou, o SC Braga está também a tentar fechar a contratação de Augustin Billa, 22 anos, médio/extremo-direito do Mirandela, jogador formado no Benfica. O jogador tem sido associado ao Gil Vicente que, de facto, acertou os termos de um acordo com Billa, mas o contrato ainda não está registado na Liga.

A Bola

brigada da relote

Djibril (ex-Naval) assina pelo Sp. Braga
Jogador de 19 anos, firmou um vínculo por quatro épocas


Djibril, trinco de 19 anos do Burkina Faso, assinou este sábado contrado por quatro anos com o Sp. Braga. O jogador, que representou desde janeiro a Naval, rescindiu na terça-feira com o clube da Figueira da Foz e chega aos arsenalistas a custo zero

O Sp. Braga está ainda a seguir o central Kéita e Bilá, que, como Maisfutebol já tinha avançado, tem um pré-acordo com o Gil Vicente, mas que ainda não se concretizou em transferência.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Professor já tem a cábula
DIFICULDADES NO FC PORTO E SPORTING

Aos 67 anos e com uma longa carreira no pecúlio, Jesualdo Ferreira terá obviamente a solução para muitos problemas e esta da esquerda e volver até é um caso que o professor já conhece muito bem. Basta registar as passagens de Jesualdo Ferreira pelo FC Porto e até no Sporting, em que a problemática nesse flanco foi uma constante, obrigando o treinador e encontrar soluções em cima da hora e a promover adaptações que tiveram, ou não, o sucesso desejado. Nos dragões, Jesualdo Ferreira só conseguiu ter o sector devidamente estabilizado quando chegou o uruguaio Alvaro Pereira, um sinónimo de qualidade depressa confirmado, mas isto já na derradeira época do professor ao comando do FC Porto.

RECORD

brigada da relote

João Araújo
A refundação do estado bracarense
Ironia do destino: no ano em que Salvador ganha um troféu nacional, o vizinho e rival vence outro mais importante


Desconhece-se se à boleia do Governo, António Salvador pôs em marcha uma refundação do estado bracarense, promovendo um novo ciclo que não é mais do que o regresso ao passado. E teria de ser assim, pois à conjuntura adversa - falhado o play-off da Liga dos Campeões e um encaixe direto de 2,1 milhões de euros, além de eventuais 8,6 milhões caso passasse - somou-se um daqueles imponderáveis que se dizem típicos do futebol mas doem: na temporada em que o presidente do Braga alcança o desiderato de vencer um troféu nacional, o vizinho e rival Vitória de Guimarães faz melhor...

Depois de subtraído ao orçamento da SAD o encaixe da Champions e de consideradas as vendas/poupança de salários de jogadores como Salino, Hugo Viana, Quim, Emídio Rafael, Carlão ou Rúben Amorim, tornou-se necessário substituir esses jogadores, alguns deles símbolos das últimas e bem-sucedidas temporadas. É aqui que entra Jesualdo Ferreira, mentor deste Braga do século XXI, que lutou por títulos nacionais e fez bonito na Europa, sem promessas de futebol-espetáculo mas com consistência. E outra qualidade tão em voga e tão importante num quadro de redimensionamento: aquilo que os tecnocratas gostam de chamar valorização de ativos, isto é, saber fazer jogadores.

O JOGO