News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/05

Started by JotaCC, 17 de May de 2013, 07:31

Previous topic - Next topic

JotaCC

ENTREVISTA_Carlos Carvalhal fala do percurso do Sp. Braga

CM - Como avalia a época do Sporting de Braga?
CC - O Peseiro não fala muito das dificuldades que teve, estrategicamente, e faz bem esse papel. Mas convém lembrar que o Braga nos anos anteriores teve sempre um grande suporte na zona central do terreno, através dos seus centrais, e este ano foi quase impossível manter a mesma dupla. Houve uma alternância muito grande de jogadores ao ponto de serem chamados atletas da equipa B. Houve sempre uma grande instabilidade na zona central do terreno... Por outro lado, o Braga perdeu o Lima e contratou o Éder que apareceu bem na equipa, mas também saiu de cena por causa de uma lesão e foi uma baixa enorme. Tudo isto complica a gestão de qualquer treinador.
Mesmo assim, acho que a época do Braga é positiva. Desde 1966, quando ganhou a Taça de Portugal, que o Braga procurava um troféu e consegui-o esta época. Durante todos estes anos houve várias tentativas, passaram vários treinadores, mas foi com Peseiro que se conseguiu ganhar um título. Apesar da exigência actual do Braga, a época é positiva. Em Portugal estão em disputa quatro títulos (Taça de Portugal, Supertaça, Taça da Liga e Campeonato) e o Braga conseguiu um desses títulos, algo que o clube não conseguia há muitos anos. Na história do Braga existem dois títulos e um deles foi com José Peseiro, quer se goste ou não.

CM - Mas pesa na estrutura do Braga, pela condição financeira, a falha no apuramento para a Liga dos Campeões?
CC - É claro que pesa, mas o Braga persegue títulos e isso é o que todos os clubes desejam. Esta época o Sp. Braga e os seus adeptos festejaram a conquista de um título. O aspecto financeiro diz mais respeito à organização, mas aquilo que mais interessa são os títulos. De q ue vale um clube ter muito dinheiro e não ganhar nada? A lógica, às vezes, parece invertida... os títulos é que dão prestígio aos clubes.


CM - Qual é o feedback que sentiu do Sporting de Braga, por exemplo, quando estava na Turquia?
CC - Quando o Braga foi à Turquia, lá todos conheciam bem o Braga e sabiam que era uma equipa muito difícil, tanto no jogo com o Besiktas como o Galatasaray. Conheciam melhor o Lima, porque eu pretendia-o levar para o Besiktas e na altura acharam que era muito caro e isso não se concretizou.

CM - Chegou a treinar o Sp. Braga em 2006, como avalia desde essa altura a evolução do clube?
O clube revela um crescimento sustentado que leva para patamares de exigência altíssimos. O clube evoluiu muito a nível de organização, onde destaco a entrada do Rui Casaca que revela uma eficiência muito grande, conhecimento de futebol, e passa muito discreto. O clube apostou ainda na equipa B, que foi excelente, mas o que falta a António Salvador é fazer uma academia para a formação e passar a ser um clube formador para o futuro. Na nossa região há um potencial muito grande e essa deve ser a grande aposta, que até já existe em projecto. Esse é o salto definitivo que pode fazer do Braga um clube mais próximos dos grandes.

CM - Mantém uma relação muito próxima com os bracarenses?
CC - Desde que comecei a jogar com 11 anos de idade e a sentir o apoio dos adeptos aos clube que sinto que esse sentimento tem aumentado. O Braga deixou de bater com dois corações... A nova geração é Braga 100% e fico muito satisfeito com isso, porque é assim que se cria identidade e mística clubistica em que se pode suportar a ideia de falar de um grande clube.


Sp. Braga: Programa de férias depende do Benfica

O campeonato da I Liga de Futebol termina no próximo domingo, mas ainda não está definido a partida dos jogadores para férias. Tudo indica que os treinos vão decorrer por mais uma ou duas semanas, na medida em que o início dos trabalhos para a época 2013/2014 estão pendentes da data da participação do Sporting de Braga nas provas europeias. Caso o Benfica vence a Taça de Portugal, então, o clube bracarense garante acesso directo à fase de grupos da Liga Europa. Se o Vitória de Guimarães vencer o troféu, será a equipa vimaranense a entrar directamente na fase de grupos e o Sporting de Braga terá de disputar as eliminatórias do 'play-off', que arrancam já no mês de Julho. A fase de grupos da Liga Europa só arranca em Agosto.,
Por isso, é quase um mês de diferença em relação à prepa ração para a competição na próxima temporada desportiva. Desta feita, a preparação da nova época em termos de calendário no Sporting de Braga estará sempre condicionada pelo desfecho da final da Taça de Portugal. O jogo entre Vitória de Guimarães e Benfica realiza-se no dia 26 de Maio.

António Salvador entrega alimentos
O presidente da SAD do Sporting de Braga, António Salvador, procede esta tarde à entrega das 9,5 toneladas de alimentos, recolhidos no âmbito da campanha que foi desenvolvida entre os adeptos para o jogo com o Nacional da Madeira.
António Salvador e o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, representando a Arquidiocese de Braga, participam esta tarde numa sessão que visa a entrega dos bens alimentares para serem distribuídos por instituições da região.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Cluj ataca Yazalde
OFERTA no valor de 400 mil euros

Pode ser um dos primeiros encaixes financeiros do próximo defeso para os lados da Pedreira. Yazalde está a ser negociado com o Cluj e António Salvador parece inclinado a aceitar a proposta de 400 mil euros.

Os romenos sabem que não podem perder tempo porque os rivais do Steaua de Bucareste também pretendem assegurar os serviços do avançado. Com 24 anos, o jogador encontra-se, mais uma vez, emprestado e as boas exibições ao serviço do Beira-Mar reacenderam um interesse que já vinha das últimas temporadas.

Nos últimos dias, Ion Timofte veio a publicar tecer vários elogios a Yazalde dando ainda mais força à possibilidade da transferência para a Roménia.


RECORD

JotaCC

Marca triunfal exigida no adeus

É a mensagem que José Peseiro tem passado durante a semana: terminar a campanha 2012/2013 com um triunfo não é só uma obrigação da equipa, trata-se declaradamente de uma questão de honra, de um assomo de orgulho dos guerreiros, para combater a excruciante frustração da pretérita jornada (derrota por 1-3, em casa, frente ao Nacional) e do irremediável adeus à Champions.

E porque a última imagem é sempre a que perdura na memória coletiva, o conjunto bracarense está a ser formatado para abordar o jogo frente ao V. Setúbal com o máximo de ousadia possível, de modo a não deixar dúvidas quanto às pretensões vitoriosas.

A BOLA

JotaCC

"INTERESSE DO BRAGA DEIXA-ME CONTENTE"
SALVADOR AGRA A O JOGO>>Ala soube da cobiça dos arsenalistas pela família e ficou entusiasmado com a possibilidade de se mudar para a Pedreira, onde teria a possibilidade de participar na Liga Europa na próxima temporada

Bem posicionado na lista de alvos do Braga para a próxima temporada, Salvador Agra encara com entusiasmo a possibilidade de se transferir para o clube arsenalista. O extremo está cedido aos italianos do Siena até junho e a partir daí estará nas mãos do Bétis, que, de acordo com a Imprensa espanhola, o lançou para a mesa das negociações como moeda de troca para a compra de Juan Carlos. A hipótese chegou aos ouvidos do internacional jovem português através da família e dos amigos e deixaram-no com um sorriso nos lábios. "Eles [família e amigos] disseram-me que tinham lido isso [interesse do Braga] nos jornais portugueses e fiquei muito contente por sabê-lo", revelou Agra a O JOGO. questão de nos sentarmos e falarmos sobre o que se pode arranjar", indicou o jogador natural da Póvoa de Varzim. De resto a possibilidade de voltar para junto da família é um fator que também pesará na hora de decidir o futuro. "É sempre melhor estar perto da família do que longe. Mas vamos ver. Até ao momento sou jogador do Bétis", vincou.


Internacional Salvador Agra pode chegar a Braga emprestado ou a título definitivo

Muito cobiçado em Espanha depois de uma boa época ao serviço do Olhanense, Salvador Agra aceitou o convite do Bétis e assinou um contrato até 2015. Resta agora saber se o cumpre até ao fim.


Na retina desde os juniores
ALVO>>Internacional jovem português surgiu pela primeira vez no radar dos arsenalistas quando começou a dar nas vistas no Varzim

Salvador Agra não é propriamente um jogador desconhecido para o Braga. Muito pelo contrário. A primeira vez que o extremo surgiu no radar dos arsenalistas foi quando ainda alinhava nos juniores do Varzim. Desde então, o departamento de prospeção do clube da Cidade dos Arcebispos tem seguido atentamente a carreira do internacional sub-21 português, que no começo da temporada f oi transferido para o Bétis por 200 mil euros, depois de um ano fulgurante no Olhanense, no qual ajudou os algarvios a alcançar a permanência no principal campeonato português.
Apesar de ter alinhado em 14 jogos e marcado um golo – ao Atlético de Madrid – pela equipa da Andaluzia, Salvador Agra acabou por ser cedido ao Siena em janeiro. O objetivo passava por acumular mais minutos do que em Espanha, de forma a continuar entre as escolhas de Rui Jorge (selecionador de sub-21), mas as contas acabaram por sair furadas ao extremo, que viu o tempo de jogo ligeiramente reduzido. Ao todo, participou em oito das 15 jornadas da Série A para as quais foi chamado.


Renovação de Toni em cima da mesa

O trabalho realizado por Toni no Braga B vai valer ao treinador uma proposta para renovação do contrato, já que o vínculo atual termina no próximo dia 30 de junho. Contratado em meados de outubro, numa altura em que os arsenalistas ocupavam os últimos lugares da II Liga, sem qualquer triunfo conquistado, o técnico não só foi capaz de dar a volta a essa situação, garantindo atempadamente a permanência, como ainda catapultou jogadores para a equipa A. De resto, os bês estão a realizar uma boa ponta final de campeonato, com apenas uma derrota sofrida nas últimas oito jornadas disputadas.


ARTUR JORGE E MAIS CINCO

Com ideias claras para a próxima época, a SAD do Braga já começou a montar o plantel da equipa B e uma das primeiras medidas foi assinar um contrato profissional com seis juniores. Além de Artur Jorge, como O JOGO já havia anunciado, também Pedro Eira, Núrio, Mendonça, Erivaldo e Otto farão parte do grupo que voltará a disputar a II Liga.


FÉRIAS A PARTIR DO DIA 23

Apesar de o encontro com o Vitória de Setúbal, no domingo, ser o último desta época, o Braga só entrará de férias no dia 23, ou seja, quinta-feira. Até lá, os jogadores terão de se apresentar no AXA para mais alguns treinos, que poderão servir de despedida para muitos, visto que António Salvador já avisou que o plantel sofrerá muitas alterações.


Na Taça a torcer pelo Benfica
Só uma vitória das águias possibilitará aos arsenalistas entrarem diretamente na fase de grupos

O Benfica poderá contar com mais alguns adeptos em Braga quando, a 26 de maio, defrontar o Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal. A explicação tem duas vertentes: uma histórica, por força da rivalidade existente entre arsenalistas e vimaranenses, e outra desportiva, pois o triunfo das águias permitiria ao clube da Cidade dos Arcebispos entrar na fase de grupos da Liga Europa sem passar pelas eliminatórias.
Tendo em conta que, independentemente do desfecho do campeonato, o Benfica já assegurou um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, a presença na final da Taça de Portugal garantiu ao Vitória de Guimarães um lugar na Liga Europa. Resta saber em que fase. Se saírem com o troféu do Estádio Nacional, os vitorianos entram na fase de grupos. Neste caso, o Braga seria forçado a disputar o play-off, tal como sucedeu em 2011/ 12, quando afastou o Young Boys. Se acontecer o inverso, isto é, se as águias erguerem o "caneco", então os bracarenses vão à fase de grupos, Estoril ou Rio Ave começam a competir no play-off e os vimaranenses entram em cena só na terceira pré-eliminatória.


Elderson na montra
Lateral está do para a Taça das Confederações

Dos elementos que o Braga admite negociar neste defeso, Elderson poderá ser o que mais dinheiro renderá aos cofres da SAD. O lateral-esquerdo, que se prepara para entrar no último ano de contrato com os arsenalistas, sagrou-se vencedor da Taça de África das Nações, com a Nigéria, e por isso poderá vir a participar na Taça das Confederações, que se realiza em junho, no Brasil, que funcionará como uma espécie de montra para os emblemas interessados. Para já, o internacional nigeriano, de 25 anos, consta da lista de pré-convocados do selecionador, Stephen Keshi, que utilizará o particular que as superáguias vão realizar com o México, a 31 de maio, em Houston (Estados Unidos), para fazer a seleção final.


Luís Silva despede-se

Com o final de época à porta, muitos jogadores vão deixar o plantel do Leixões nas próximas semanas. No entanto, a despedida mais emotiva deverá ser a de Luís Silva, um "bebé" do clube que na próxima época jogará no Braga. Desta feita, o jogo de amanhã deverá ser de fortes emoções para o médio e para os adeptos leixonenses.

O JOGO

JotaCC

Revolução avança na próxima semana

A PREPARAÇÃO da nova época avança em força na próxima semana e as principais decisões serão tomadas até final do mês. A maior revolução do plantel do Braga em dez anos de liderança de António Salvador vai estender-se à equipa técnica, com José Peseiro de saída, apesar de ter mais um ano de contrato.
A SAD arsenalista já tem alguns assuntos tratados, mas só depois do jogo de depois de amanhã (18.30horas, SportTV), no Bonfim, com o Vitória de Setúbal, é que atacará a reformulação do plantel, estando prevista a saída de cerca de dez jogadores do atual quadro à disposição do treinador ribatejano.
Para programar o regresso ao trabalho o Braga terá de aguardar pela final da Taça de Portugal, no dia 26, sendo que com uma vitória do Benfica disputará o play-off da Liga Europa. Mas, se vencer o Guimarães, entrará mais cedo em ação, na pré-eliminatória da prova. Sem novidades clínicas, o Braga volta a treinar hoje e amanhã segue para Setúbal.


JN

JotaCC


JotaCC


brigada da relote


JotaCC

«Mais do que títulos quero jogar na Champions» – António Salvador

O presidente do SC Braga, António Salvador, reconheceu que era muito importante para as ambições da equipa garantir a presença na Liga dos Campeões, pelo que agora será preciso readaptar o projeto para a próxima época.

«A partir da próxima segunda-feira vamos começar trabalhar na nova temporada. Esta época havia um objetivo claro que podia ter sido alcançado, pelo que foi uma desilusão não o conseguirmos. Vamos ultrapassar esta situação e na próxima época voltar a lutar por objetivos claros», afirmou António Salvador, após o SC Braga ter entregado 9.5 toneladas de comida recolhida depois do jogo com o Nacional para pessoas carenciadas.

O presidente reconheceu que vão ser necessárias alterações: «Já tinha dito no final do último jogo que haveria redimensionamentos a fazer no clube e temos que nos adaptar a nova realidade na próxima semana vamos conversar e ver o que será alterado».

Salvador também abordou o futuro do treinador José Peseiro: «Será discutido no final do campeonato. Ele tem contrato, mas o objetivo não foi alcançado».

Para o dirigente não chega ter conquistado a Taça da Liga: «Este clube e eu pessoalmente quero sempre mais. Sempre disse que era importante não ganhar apenas títulos, porque mais que títulos quero a equipa a jogar na Europa e na Liga dos Campeões. Sei que para os adeptos pode não contar, mas tinha dito na final da Taça da Liga que era importante voltar a conseguir marcar presença na Champions».

A BOLA

JotaCC

António Salvador: «Peseiro tem contrato mas objetivo não foi alcançado»

António Salvador, presidente do SC Braga, abriu a porta da saída de José Peseiro, apesar do treinador ter mais um ano de contrato. O líder dos arsenalistas não esquece a conquista da Taça da Liga, mas mostrou-se insatisfeito por não ter sido assegurada a presença na Liga dos Campeões, o grande objetivo da época.

«O futuro do José Peseiro será discutido no final do campeonato. Ele tem contrato, mas o objetivo não foi alcançado», afirmou António Salvador, esta sexta-feira, após a entrega de 9,5 toneladas de comida que foi recolhida graças a uma iniciativa do clube.

«A partir da próxima segunda-feira vamos começar a trabalhar na nova temporada. Esta época havia um objetivo claro que podia ter sido alcançado, pelo que foi uma desilusão não o conseguirmos. Vamos ultrapassar esta situação e na próxima época voltar a lutar por objetivos claros», acrescentou, dizendo que quer «sempre mais».

«Sempre disse que era importante não ganhar apenas títulos porque mais que títulos quero a equipa a jogar na Europa e na Liga dos Campeões. Sei que para os adeptos pode não contar, mas tinha dito na final da Taça da Liga que era importante voltar a conseguir marcar presença na Champions», terminou.

ZEROZERO