News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/05

Started by JotaCC, 03 de May de 2013, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp.Braga:"Se ganharmos é vantagem jogar primeiro"

A esperança é a última a morrer. Por isso, o Sp. Braga não dá como perdido o terceiro lugar do campeonato de acesso à milionária Liga dos Campeões. Pelo contrário. José Peseiro lembra que faltam ainda nove pontos para o final e que jogar o dérbi minhoto com o Moreirense esta noite, pelas 20 horas, na abertura da 28.ª jornada da Liga, pode até ser vantagem na luta renhida com o Paços de Ferreira.
Os arsenalistas jogam primeiro que os pacenses - que estão no terceiro lugar a quatro pontos e jogam apenas no domingo, frente ao Sporting: "se ganharmos acho que é uma vantagem", frisou o técnico na antevisão ao dérbi minhoto desta noite.
Confiante de que o terceiro lugar é possível de alcançar, o treinador bracarense foi peremptório na análise à recta final do campeonato.
"Faltam nove pontos, nós que-remos ganhar os nossos jogos e como tenho dito esperar que o Paços de Ferreira não ganhe os dele. É tão simples como isto", sublinhou Peseiro.
Em reacção às declarações de Augusto Inácio, técnico do Moreirense - que disse que em caso de derrota o Sp. Braga ficará afastado da Champions - José Peseiro considera ter sido uma forma de "retirar pressão à sua equipa e colocar mais pressão sobre o Sp. Braga". "São coisas normais de quem tem de usar a conferência de imprensa para passar a mensagem ao adversário e à sua própria equipa", referiu.
Quanto ao dérbi, Peseiro lembra as alterações fruto da mudança técnica com a entrada de Augusto Inácio e diz esperar um Moreirense mais pragmático.
"Era uma equipa que se expunha mais e assumia muitas vezes o jogo. O Inácio mudou isso, é uma equipa mais pragmática, menos ofensiva, menos exposta, uma equipa que melhorou muito nas competências defensivas, joga coesa, com intensidade. É uma equipa mais consistente", considerou José Peseiro.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Yazalde no radar do Steaua

Gigi Becali, dono do Steaua de Bucareste, anunciou ontem, publicamente, que entre os atacantes a contratar pelo emblema romeno na próxima época está Yazalde, atualmente cedido pelo SC Braga ao Beira-Mar.

O atleta é um velho desejo do Steaua, que no verão passado tentou garantir a sua cedência juntos dos minhotos. Sem êxito, porque a operação não foi considerada atrativa pelo SC Braga, uma vez que os romenos só queriam pagar o ordenado ao jogador.

Com contrato até 2014, Yazalde leva três golos marcados pelos aveirenses e recentemente deu conta da sua frustração pela falta de oportunidades de que gozou no SC Braga.

A mudança de técnico nos guerreiros, na próxima época, poderá alterar este cenário, mas jogador e o seu agente não excluem a possibilidade de um acordo para a rescisão amigável do vínculo.

Um quadro difícil de alcançar, dado que o SC Braga vai querer rentabilizar Yazalde, nem que seja através de uma transferência neste defeso.

A BOLA

JotaCC

Moreirense x SC Braga: A urgência dos pontos por objetivos diferentes

Com a derrota frente ao Estoril, o SC Braga deixou de depender apenas de si para conquistar o terceiro lugar, um dos grandes objetivos da temporada. Por isso, os bracarenses estão obrigados a vencer o Moreirense e esperar que o Paços de Ferreira não ganhe na receção ao Sporting.

A deslocação a Moreira de Cónegos está longe de ser fácil para os comandados de José Peseiro, pois estes vão ter pela frente uma equipa que também precisa urgentemente de pontos, uma vez que entra na antepenúltima jornada da Liga Zon Sagres nos lugares de descida.

Além disso, o treinador do SC Braga não pode contar com dois jogadores habitualmente titulares, casos de Elderson, que foi expulso frente ao Estoril, e Hugo Viana, que terá que cumprir um jogo de suspensão.

Por fim, o Moreirense vai tentar travar uma série de quatro jogos consecutivos sem vencer em casa, enquanto o SC Braga procura conquistar os três pontos na condição de equipa visitante após ter sofrido duas derrotas seguidas.

Moreirense e SC Braga empatados no confronto histórico

Esta será a quarta vez na história que o SC Braga se desloca a Moreira de Cónegos para disputar uma partida da Liga Zon Sagres e até ao momento regista-se uma vitória para cada lado e um empate.

A última vez que as duas equipas se encontraram em casa do Moreirense para o campeonato foi na temporada 2004/2005 e o triunfo sorriu aos da casa. Na altura, os cónegos, orientados por Jorge Jesus, venceram por 2x1, com golos de Eriverton e Nei, enquanto João Tomás tinha dado vantagem aos homens de Jesualdo Ferreira.

Um ano antes, o SC Braga tinha ganho por 0x2, com golos de Jorge Luís e Paulo Sérgio, sendo que na primeira vez que se encontraram para o campeonato, em 2002/2003, registou um empate a dois golos. Vítor Pereira e Afonso Martins marcaram para os da casa, valendo aos arsenalistas os tentos assinados por Abiodun e Ibón Perez.

ZEROZERO

JotaCC

TRÊS BRACARENSES NA INCUBADORA
Aníbal, Florent e Vinícius têm aproveitado a cedência ao Moreirense para ganharem experiência para um dia voltar aos arsenalistas

Aníbal, Florent e Vinícius brilham entre os cónegos. Sem espaço no plantel de José Peseiro, os futebolistas acabaram cedidos ao Moreirense, o primeiro logo no início da época e os outros dois na reabertura de mercado, em Janeiro. Os três jogadores usufruem do estatuto de titulares e na sua capacidade reside muito da esperança dos cónegos na permanência, inclusive na conquista dos pontos em disputa no embate desta noite. Barroso, antiga glória e ex-capitão do Braga, sustenta que o desempenho dos três "tem sido muito importante para o Moreirense, conforme se pode constatar pelos resultados", assim como para os próprios jogadores, que "estão em atividade numa equipa da Liga" e poderão regressar a casa com uma maior experiência.

Neste contexto, Barroso referiu a O JOGO que Vinícius "está a fazer boa época e tem sido um pilar da equipa" do Moreirense, mas lembra que vai ter que aguardar para "ver quais as soluções que o Braga vai apresentar para a posição na próxima época", augurando, por outro lado, "um bom futuro" a Aníbal. "Conheço-o desde a formação, t em um potencial enorme e está a aproveitar esta oportunidade para o demonstrar", destaca. O antigo centro-campista dos arsenalistas não conhece pormenorizadamente o lateral-esquerdo Florent mas, pelo que tem observado, entende que "possui alguma qualidade e percebe-se que está a crescer". Porém, coloca reservas se vai ou não encontrar espaço no plantel bracarense da próxima época. "Vamos ver no início da próxima temporada", argumentou o antigo médio do Braga. "É um jogador que conheço bem desde a formação, um central com um potencial enorme e está a aproveitar esta oportunidade para o demonstrar. Sair para rodar, ainda por cima para jogar num clube do
principal campeonato português, foi uma excelente opção que o jogador tomou.


A ESTREIA DE PATRÃO

A inclusão de Patrão e o regresso de Salino, após lesão, são as grandes novidades da lista de convocados do Braga para o jogo com o Moreirense. No caso do médio, que alinha na equipa B desde janeiro, altura em que foi contratado ao Leixões, trata-se mesmo de uma novidade, motivada pelas ausências de Elderson, Hugo Viana e Hélder Barbosa.


"Corrigir os erros é mais importante que falar dos árbitros"
JOSÉ PESEIRO>>Treinador do Braga prefere esforçar-se em corrigir o que a equipa realiza de mal do que em fazer dos pecados de arbitragem um cavalo de batalha

Numa fase da época em que os árbitros estão sob fogo, José Peseiro vai contra a corrente de críticas e prefere concentrar esforços em corrigir os erros cometidos pela equipa frente ao Estoril. Afinal, um tropeção com o Moreirense pode significar o adeus à Champions e o treinador quer vencer para colocar pressão no Paços de Ferreira. Augusto Inácio referiu que, se o Braga perdesse em Moreira de Cónegos, não chegaria ao terceiro lugar.

Quer comentar?

É uma forma de retirar pressão ao Moreirense e colocá-la no Braga. Coisas normais de quem tem de utilizar a Imprensa para deixar uma mensagem, quer para o adversário, quer para a própria equipa.

Sente que há alguns pontos de contacto entre o Braga e o Moreirense, isto é, jogam bem, mas foram pouco realistas em determinadas fases da época?

É uma avaliação que podem fazer. No entanto, são equipas diferentes, com treinadores, objetivos e contextos diferentes. O que acredito é que, jogando melhor, é possível ganhar mais vezes. Por vezes, isso não acontece, mas não temos perdido jogos só por querermos jogar bem; existiram outras situações, sobre as quais já falámos várias vezes, que também contribuíram para isso. OPaços de Ferreira ainda tem de jogar com FC Porto e Sporting.

Isso dá à equipa alguma margem de erro?

Faltam nove pontos. Nós queremos ganhar os nossos jogos e, como tenho dito, esperar que o Paços de Ferreira não ganhe os deles. Não contará com Elderson e Hugo Viana, jogadores que atuam em posições em que o plantel não tem tantas soluções.

Já decidiu quem jogará?

Sim. Da mesma forma que noutras situações tivemos de encontrar soluções para outras dificuldades, para este jogo também temos jogadores que podem ocupar várias posições. Seja qual for o onze, será um onze para vencer, para tentar controlar e dominar o jogo.

Que diferenças encontra entre o Moreirense da primeira volta e o atual?

O Moreirense fez um bom jogo em Braga. Na altura, era uma equipa que se expunha mais, que em determinados momentos assumia o jogo, mesmo em casa, e que se projetava muito para o ataque. O [Augusto] Inácio mudou isso. Agora é mais pragmática, menos ofensiva, menos exposta, que joga coesa, agressiva, com intensidade, procurando o contra-ataque e o erro do adversário.

Isso fez dela uma equipa mais consistente, apesar de os pontos não acompanharem o que tem feito. Jogar primeiro que o Paços de Ferreira pode ser uma vantagem?

Se ganharmos , acredito que é uma vantagem.

Sente que o Braga perde alguma coisa por não falar de arbitragens como outras equipas?

Falamos de alguns erros de arbitragem após alguns os jogos, mas sem colocar em causa a idoneidade dos árbitros e sem fazer disso um cavalo de batalha. Falamos do erro do árbitro após o jogo e ficamos por aí. Depois, o mais importante é olharmos para os erros que cometemos e tentar melhorar essas questões, que são mais importantes do que os erros dos árbitros, que acontecem de forma natural nos humanos.


RÚBEN AMORIM NA CADEIRA DE HUGO VIANA

Na dança de cadeiras, motivada pelo castigo disciplinar que Elderson, Hélder Barbosa e Hugo Viana terão de cumprir nesta jornada, caberá a Rúben Amorim ocupar a do médio internacional português. Desta forma, o jogador, cedido pelo Benfica, reeditará a dupla com Custódio, experimentada por José Peseiro na receção ao Galatasaray, na derradeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Esta, contudo, não será a única alteração a realizar pelo treinador, que deverá apostar em Baiano na esquerda – já lá jogou frente ao V. Guimarães, para a I Liga –, promovendo o regresso de Salino ao lado direito, depois de o brasileiro ter atuado pela última vez na receção ao Marítimo (9 de março). Uma das maiores dúvidas residirá no centro da defesa, onde Nuno André Coelho surge bem posicionado para render Douglão após o desempenho infeliz do brasileiro com o Estoril.


TRÊS CASTIGADOS E QUATRO EM RISCO DE SUSPENSÃO

Com o fim do campeonato ao virar da esquina começam a surgir os castigos disciplinares e o Braga é um dos clubes com mais jogadores em risco de falharem a penúltima jornada. Ao todo são quatro, todos com igual número de amarelos: Baiano, Rúben Micael, Alan e Mossoró. Recorde-se que, por essa razão, José Peseiro já não poderá contar com Elderson (foi expulso), Hugo Viana e Hélder Barbosa (limite de amarelos) para a deslocação a Moreira de Cónegos.


UM ALIMENTO VALE UM BILHETE CONTRA O NACIONAL

Depois de, na época passada, ter conseguido juntar nove toneladas de alimentos, que foram posteriormente entregues a organizações e instituições de caridade da cidade, o Braga decidiu promover uma iniciativa idêntica para o próximo fim de semana. Assim, a SAD está a convidar todos os adeptos, inclusive os sócios com lugar anual, a oferecerem um alimento em troca de um bilhete para o encontro com o Nacional, o último no AXA esta temporada.


ÚLTIMA VISITA DEU EM DERROTA

O Braga já não joga em Moreira de Cónegos desde a época de 2004/05 e não se pode dizer que as recordações dessa partida sejam boas. Pelo contrário. Jogava-se na altura a 34ª jornada do campeonato e a equipa orientada por Jesualdo Ferreira acabou mesmo por perder, por 2-1, com os golos dos cónegos a serem apontados por Nei e Eriverton – João Tomás marcou para os arsenalistas.


O JOGO

JotaCC

Estreia de Patrão

Salino está de regresso às opções do Braga, após prolongada ausência, devido a lesão. Paulo Vinícius também já é opção. O médio Patrão, contratado em janeiro ao Leixões para a equipa B, estreia-se nos eleitos. do árbitro Bruno Paixão, na derrota no Estoril (2-1). "Por vezes, falamos de alguns erros, mas nunca pondo em causa a dignidade dos árbitros, nem fazendo disso um cavalo de batalha".

"Durante a semana trabalhámos à procura de melhorar a prestação anterior. Isso é que nos foca. Foi naquele momento e parou. Todos somos humanos, o ideal é errar o menos possível", realçou.

Apesar de se falar na saída do Braga, Peseiro adiantou que o ruído à volta do tema não o incomoda. "O futuro não me preocupa. Zero! O importante é o j ogo com o Moreirense e tenho a certeza que os jogadores estão só focados neste e nos outros jogos que faltam", frisou.

O técnico elogiou, ainda, o Moreirense: "Melhorou com a entrada de Inácio, está mais coeso e pragmático. Mas vamos tentar ser melhores e somar os três pontos".


Campanha do alimento

O Braga vai promover, no próximo jogo em casa, com o Nacional, uma jornada de solidariedade. Cada adepto tem entrada gratuita, em troca de um alimento.

JN

Bruno3429

Moreirense-Sp. Braga (antevisão): Alta pressão
Ambas as equipas só pensam nos três pontos
Por Sara Marques

O momento:

Moreirense: Em penúltimo lugar na tabela, com mais um ponto do que o Beira Mar e em igualdade com o Olhanense, o Moreirense continua a lutar para chegar à tona de água e atingir terra firme. Vencer ao Sp. Braga é um passo de gigante para garantir a manutenção. Perder, torna as contas ainda mais complicadas e a depender dos adversários diretos. A pressão é grande e o objetivo é claro: vencer.

Sp. Braga: O objetivo do Sp. Braga é repetir o terceiro lugar da época passada, mas, para isso está numa luta direta com o Paços de Ferreira, que tem, neste momento, uma vantagem de quatro pontos. Os castores até empataram na época passada, mas os arsenalistas não puderam aproveitar o deslize porque já tinham perdido por 2-1 com o Estoril.
A depender de um desaire dos pacenses, os homens de José Peseiro têm para já uma certeza: é preciso vencer para sonhar com o terceiro lugar.

Discurso Direto:

Augusto Inácio: «Se o Braga perder em Moreira de Cónegos, perde praticamente as hipóteses de chegar ao terceiro lugar. Se nós perdermos, fica muito mais difícil para nós. Se ganharmos os dois jogos em casa, ficamos na primeira divisão. Se só ganharmos um, também podemos ficar mas andaremos com o coração nas mãos».

José Peseiro:«Faltam nove pontos, queremos ganhar os nossos jogos e esperar que o Paços de Ferreira não ganhe os seus, é tão simples como isso».

Ausências:

Moreirense:
Ricardo Pessoa (lesionado)

Sp. Braga:
Elderson, Hugo Viana e Helder Barbosa (castigados); Haas, Sasso, Djalma e Eder (lesionados); Salino (condicionado)

Histórico de confrontos:
Os arsenalistas levam claramente vantagem nas estatísticas. Nos nove jogos entre estas duas equipas, o Sp. Braga venceu cinco, houve três empates e uma vitória do Moreirense. As coisas tornam-se um pouco mais equilibradas no que diz respeito a jogo em Moreira de Cónegos. A equipa da casa venceu um jogo, houve um empate e os visitantes venceram dois jogos.

Equipas prováveis:

Moreirense: Ricardo Ribeiro, Paulinho, Anilton, Aníbal Capela e Florent; Filipe Gonçalves, Fábio Espinho e Vinícius; Pintassilgo, Ghilas e Wagner
Outros convocados: Ricardo Andrade, Augusto, Diego Gaúcho, Renatinho, Tales, Pablo Olivera e Rafael Lopes.

Sp. Braga: Quim; Baiano, Santos, Nuno André Coelho e Douglão; Custódio, Rubén Amorim, Rúben Micael e Mossoró; Alan e Carlão.
Outros convocados: Ainda não divulgados


Ranking UEFA: e Portugal passou a França!
Quinto lugar já não foge a Portugal
Por Redacção

A vitória e apuramento de Benfica colocaram Portugal no quinto lugar do ranking UEFA. A França caiu para o sexto lugar.

A vitória do Fenerbahçe na primeira mão permitiu à Turquia subir ao décimo lugar, ultrapassando a Bélgica.

Portugal iniciou a temporada europeia 2012/13 defendendo o quinto lugar do ranking UEFA, conseguido na época passada. O quinto lugar no ranking tem uma vantagem em relação ao sexto: o terceiro classificado na Liga acede diretamente ao play-off, e já não tem de participar na pré-eliminatória.

Portugal começou a época com três equipas a participar na Liga dos Campeões em 2012/13 e mais três na Liga Europa.

Maisfutebol

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Braga visita Moreirense e procura pressionar Paços de Ferreira na I Liga

O Sporting de Braga tenta hoje aproximar-se do terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, na posse do Paços de Ferreira, na deslocação ao terreno do Moreirense, no jogo inaugural da 28.ª jornada da competição.

Com três jornadas por disputar, os bracarenses ocupam a quarta posição, com 46 pontos, menos quatro do que os pacenses, e não podem vacilar em Moreira de Cónegos para a continuarem a aspirar a uma presença no "play-off" de acesso à Lia dos Campeões.

Nesta jornada, a equipa minhota poderá ter a contribuição do Sporting, que ainda lutar por um lugar de acesso à Liga Europa e que, no domingo, visita o Paços Ferreira, numa partida que pode ser determinante para ambos.

LUSA

JotaCC

SC Braga "obrigado" a vencer o Moreirense
O Sporting de Braga tenta hoje aproximar-se do terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, na posse do Paços de Ferreira, na deslocação ao terreno do Moreirense, no jogo inaugural da 28.ª jornada da competição.

O encontro começa às 20h00, no Estádio Joaquim de Freitas e tem arbitragem de Olegário Benquerença.

Com três jornadas por disputar, os bracarenses ocupam a quarta posição, com 46 pontos, menos quatro do que os pacenses, e não podem vacilar em Moreira de Cónegos para continuarem a aspirar a uma presença no "playoff" de acesso à Liga dos Campeões.

Por seu lado, a equipa de Moreira de Cónegos, 15.ª e penúltima classificada, com 21 pontos, em igualdade com o Olhanense (14.º), precisa urgentemente de pontos para deixar as posições de despromoção.

Nos bracarenses há sete baixas: Haas, Sasso, Djamal e Éder (lesionados) e Elderson, Hugo Viana e Hélder Barbosa (castigados).

No sábado, o FC Porto, bicampeão, visita o Nacional e procura um triunfo que lhe permita manter sob pressão o líder, o Benfica, que encerra a jornada na segunda-feira, em casa, com o Estoril-Praia.

RTP

brigada da relote


JotaCC


JotaCC


JotaCC

Sp. Braga bate Moreirense e fica a torcer pelo Sporting
O Sp. Braga ainda desperdiçou uma vantagem de dois golos, mas aos 82' Zé Luís saltou do banco, tocou na bola pela primeira vez e fez o golo da vitória por 3-2 em Moreira de Cónegos.

O Sporting de Braga venceu o Moreirense por 3-2, nesta sexta-feira, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, na abertura da 28.ª jornada da Liga. Os bracarenses quase diziam "adeus" ao terceiro lugar, mas conseguiram bater o 'aflito' Moreirense perto do final e conseguiram, assim, manter-se na luta pela Champions, esperando agora por uma ajuda do... Sporting.

Os pupilos de José Peseiro cumpriram uma boa primeira parte e chegaram ao intervalo com dois golos de vantagem, assinados por Carlão (11') e Aderlan Santos (45'), ambos com assistência de Rúben Micael. Na segunda parte, porém, a equipa de Augusto Inácio teve uma reação fortíssima e chegou ao empate em dez minutos.

Primeiro, Fábio Espinho, na conversão de um livre direto (50'), reduziu; depois, o argelino Ghilas proporcionou um dos momentos mais espetaculares da época, com um fantástico pontapé de bicicleta (55'), que vai direto para um dos melhores golos de 2013.

Ghilas já fez 13 golos na Liga, número só superado por Cardozo (16), Lima (17) e Jackson Martínez (25). E já não há dúvidas que este avançado argelino de 23 anos tem qualidade para fazer companhia a qualquer um destes jogadores nos "grandes".

O Sp. Braga quase comprometeu o resultado, depois de Rúben Micael ter sido expulso (62'), mas aos 82 minutos Zé Luís entrou e, na primeira vez que tocou na bola, fez o golo da vitória do Sp. Braga, agora a um ponto do Paços de Ferreira (50) e à espera de uma "ajuda" do Sporting. O Moreirense, por sua vez, é penúltimo, com 21 pontos, e pode ficar em "maus lençóis" nesta jornada.

DN

Bruno3429

Moreirense-Sp. Braga, 2-3 (crónica)
Um jogo escaldante com luta até ao fim
Por Sara Marques

Era o tudo ou nada para ambas as equipas e a pressão do resultado fez-se sentir num jogo que chegou a estar escaldante e onde o resultado era uma incógnita completa. Foi um encontro de muita luta em que o Sp. Braga terminou com menos um jogador, mas sem perder terreno em relação ao Paços de Ferreira na luta pelo terceiro lugar. Para o Moreirense, as contas da manutenção complicam-se bastante.

O Sp. Brag entrou melhor no jogo. Com uma equipa sólida, com Mossoró como patrão do meio-campo, foi aproveitando as perdas de bola e os espaços deixados pelo adversário, para criar perigo. E cedo chegaram ao golo os arsenalistas.

Aos 10 minutos, após um passe de Rúben Micael, Carlão subiu pelo corredor esquerdo, aproveitou que Ricardo Ribeiro estava adiantado e fez a bola passar por cima do guarda-redes do Moreirense. Estava feito o primeiro golo da noite e os visitantes faziam tremer uma equipa da casa que precisava de pontos como de pão para a boca.

No Moreirense, Ghilas andava sozinho pela frente, faltava apoio no ataque e foram muitos os lances que se perderam numa defesa bracarense que se organizou bem e um guarda-redes (Quim) que estava muito seguro.

Ainda antes do intervalo, após a marcação de um livre do lado esquerdo, a bola sobrou para Pintassilgo que remata contra o corpo de Douglão. A bola bateu no braço do defesa do Sp. Braga, mas o árbitro considerou que não foi intencional e não assinalou a grande penalidade que o Moreirense pedia.

E foi mesmo aos 45 minutos, antes de o árbitro apitar para intervalo que Aderllan Santos, de cabeça, desviou a bola após um livre marcado por Rúben Micael e fez o 2-0.

Companhia para Ghilas

Ao intervalo, Augusto Inácio mexeu na equipa. Tirou Wagner e fez entrar Pablo Olivera para jogar na frente com Ghilas. Não tardou a notar-se a diferença. O Moreirense subia mais no terreno, atacava com mais homens, e, aos 50 minutos, reduziu a diferença.

Após uma falta sobre Ghilas já muito perto da área do Sp. Braga, Fábio Espinho foi converter o livre e fê-lo na perfeição. Bateu direto e Quim não tinha hipótese nenhuma de defender.

Estava relançado o jogo e, logo a seguir, Ghilas fez o empate. Aos 56 minuto, Paulinho, a meio campo, faz um passe longo para Ghilas, que estava na área, de costas para a baliza e fez o remate de pontapé de bicicleta. Um golaço do avançado do Moreirense.

Ânimos exaltados até ao final

O jogo aqueceu depois. As bancadas estavam ao rubro e no relvado os ânimos não estavam muito mais calmos. Logo de seguida, num lance a meio campo, Rúben Micael, que já tinha um cartão amarelo, e Ghilas, pegaram-se. Houve empurrões de parte a parte e amarelo para os dois. A atitude irrefletida reduziu o Sp. Braga a 10 jogadores e sentenciou os arsenalistas a sofrer até ao fim.

O Moreirense, com a confiança de ter conseguido marcar dois golos e de estar em superioridade numérica, ia pressionando, perante um Sp. Braga que se mostrava abatido e fragilizado. Pablo Olivera esteve a centímetros do terceiro, mas seriam os arsenalistas a chegar ao golo. Zé Luís entrou e 30 segundos depois, na sequência de um lançamento lateral, fez um toque e um remate em jeito que colocou novamente o Sp. Braga em vantagem e fez o resultado final.


Moreirense-Sp. Braga, 2-3 (destaques)
A solução que estava no banco e o lutador do costume
Por Sara Marques

O momento:
O golo de Zé Luís:

Com menos um jogador, o Sp. Braga via-se pressionando perante um Moreirense que tinha recuperado um vantagem de dois golos e crescia em campo. Com apenas oito minutos para jogar, José Peseiro fez entrar Zé Luís que resolveu o jogo.

A figura:
Ghilas: Autor de um golaço de pontapé de bicicleta e a máquina que puxou o Moreirense para a frente durante todo o jogo. Esteve muito sozinho na primeira parte, o que o deixou a trabalhar muito, mas com muito pouco espaço para os remates à baliza. Com a entrada de Pablo Olivera fez o segundo golo do Moreirense e podia ter marcado mais.

Outros destaques:

Mossoró: É, sem dúvida, o patrão do meio campo arsenalista. Bem na distribuição de jogo, a colocar a bola nos avançados, deixando pelo caminho, por vezes, dois e três adversários. Está num excelente momento.

Carlão: Logo aos 10 minutos fez o golo que deu a vantagem aos Sp. Braga durante toda a primeira parte, num lance em que soube aproveitar muito bem os espaços que a defesa lhe deixou e o facto de ter o guarda-redes adiantado. Tentou por outras vezes chegar ao golo, mas sem sucesso.

Aderllan Santos: Esteve bem na defesa e ainda ajudou no ataque ao fazer o 2-0 para o Sp. Braga após um livre marcado por Rúben Micael.

Zé Luís: Foi entrar, ver e marcar. Muito bem a ajeitar a bola e a rematar para o golo que deu a vitória ao Sp. Braga numa altura em que a equipa estava reduzida a dez elementos.

Fábio Espinho: Marcou o primeiro golo do Moreirense, na conversão de um livre e foi um dos homens mais batalhadores do meio campo da equipa da casa.

Maisfutebol

JotaCC

Braga vence Moreirense por 3-2 e ainda luta pela Champions

O Braga venceu, fora, o Moreirense, por 3-2, reduziu para um ponto a diferença para o 3.º classificado, Paços de Ferreira, e continua a alimentar a esperança de ir à Liga dos Campeões, na próxima época. O bracarense Zé Luís foi o autor do golo da vitória em Moreira de Cónegos, esta sexta-feira, no encontro de abertura da 28.ª jornada.

Carlão e Santos colocaram o Braga em vantagem na primeira parte. Mas, após o intervalo, Fábio Espinho e Ghilas empataram o jogo a duas bolas. O golo de Ghilas, de bicicleta, é candidato ao melhor da temporada.

Aos 83 minutos, Zé Luís, que havia entrado segundos antes, fixou o resultado. O Braga, 4.º classificado, passa a somar 49 pontos, menos um do que o Paços de Ferreira (50 pontos), que recebe domingo o Sporting, na Capital do Móvel.

JN

Bruno3429

Peseiro: «Até parece que com dez jogámos com onze»
Moreirense-Sp. Braga, 2-3 (reportagem)
Por Redacção

José Peseiro, treinador do Sp. Braga, em declarações à «Sport Tv», depois da vitória em Moreira de Cónegos (3-2), na abertura da 28ª jornada da Liga:

O Sp. Braga chegou ao intervalo a vencer por 2-0, mas depois permitiu o empate antes de marcar o golo da vitória, numa altura em que já estava reduzido a dez jogadores.
«Já tinha acontecido no Estoril esta situação. O vento prejudicou a nossa equipa. Tínhamos falado ao intervalo que tínhamos de melhorar na segunda parte porque se o Moreirense fizesse um golo podia complicar a situação. Depois ficámos com dez, o que não devia acontecer nesta situação. Foi um erro nosso, mas a partir daí fomos mais equipa. Até parece que com dez jogámos com onze».

[Como é que ficam as contas para a Liga dos Campeões?]
«Agora estamos a pensar no próximo jogo com o Marítimo e vamos esperar que o Paços perca pontos. Eles também esperam o mesmo de nós».


Augusto Inácio: «Ficamos com o coração nas mãos»
Moreirense-Sp. Braga, 2-3 (reportagem)
Por Redacção

Augusto Inácio, treinador do Moreirense, em declarações à «Sport TV», depois da derrota em casa, diante do Sp. Braga (2-3), no jogo de abertura da 28ª jornada da Liga:

«É só lembrar o que fizemos na segunda parte frente à Académica. Foi assim que entrámos hoje, mas defrontámos uma grande equipa e na primeira parte sentimos algumas dificuldades. Nos últimos quinze minutos reagimos bem e podíamos ter chegado ao golo, mas foi o Braga que fez o 2-0. Na segunda parte claro que mudei o sistema. Fizemos um belo golo de livre do Fábio [Espinho], depois o golo do Ghilas. Depois o Braga ficou com menos um jogador e deu a posse de bola ao adversário. Num lance esquisito, para não dizer outra coisa, o Braga fez o terceiro golo. Tenho de dar os parabéns ao Braga porque ganhou, mas acho que os jogadores do Moreirense não mereciam ser derrotados».

[Acreditou que era possível chegar à vitória?]
«Era possível se o Braga continuasse a jogar da mesma forma. Mas ficou com dez e mudou. Era preferível que tivesse ficado com onze. O Braga depois fez aquele golo esquisito».

[Como é que ficam as conta para a manutenção?]
«Agora já não dependemos de nós, dependemos do que os adversários fizerem no domingo. Já tinha dito que se ganhássemos este jogo ficávamos na I Liga e se perdêssemos ficávamos com o coração nas mãos. É assim que estamos, com o coração nas mãos».

Maisfutebol

JotaCC

Zé Luís salva SC Braga em Moreira de Cónegos (3x2)

O SC Braga sofreu mas acabou por vencer na deslocação a Moreira de Cónegos (3x2), esta sexta-feira, no duelo que abriu a 28.ª jornada da Liga portuguesa. Os bracarenses alimentam o seu sonho do terceiro lugar, os cónegos continuam perto dos lugares de descida.


A depender de um desaire do Paços de Ferreira para sonhar com o terceiro lugar, o SC Braga entrou bem em jogo, pressionou bastante e chegou com naturalidade a uma vantagem que parecia confortável.

Aos 10 minutos, Carlão colocou os guerreiros do Minho na frente. Rúben Micael colocou no avançado brasileiro que rematou, já na grande área, sem hipótese de defesa para Ricardo Ribeiro.

Carlão marcou o primeiro golo em Moreira de Cónegos ©Catarina Morais
Depois do golo sofrido, o Moreirense cresceu na partida e acabou por reclamar, por exemplo, uma eventual grande penalidade, aos 38 minutos, por mão de Douglão dentro da grande área. Olegário Benquerença entendeu que não existam razões para assinalar o castigo máximo.

Até final da primeira parte, os bracarenses ainda ampliaram a sua vantagem. Aos 45 minutos, Aderlan Santos fez o segundo golo do SC Braga. Rúben Micael, outra vez ele na jogada, colocou a bola no central brasileiro que desviou de cabeça, batendo Ricardo Ribeiro.

Rúben Micael expulso

Na segunda parte, no entanto, em seis minutos, os cónegos empataram a partida e recuperaram de uma desvantagem de dois golos.

Ghilas marcou um golo de elevada nota artística ©Catarina Morais
Aos 49 minutos, Fábio Espinho reduziu na transformação de um livre direto. Aos 55', foi a vez de Nabil Ghilas empatar a partida. O argelino, que tem sido apontado ao Sporting, marcou um golo de elevada nota artística. O atacante, solto de marcação, rematou de bicicleta depois de dominar de peito.

Os bracarenses sentiram o golo e o Moreirense animou ainda mais. Como «um azar nunca vem só», lá diz o povo, o pior ainda estava para acontecer ao SC Braga. É que Rúben Micael, aos 62 minutos, foi expulso. O madeirense teve um desentendimento com Florent e viu o segundo amarelo; o defesa do Moreirense também viu amarelo.

Daí em diante a partida ficou numa indefinição total. A vitória podia acontecer para qualquer das formações. E foi então que apareceu Zé Luís para dar a vitória ao SC Braga.

Na primeira vez que tocou na bola, o avançado colocou novamente os arsenalistas em vantagem. Zé Luís aproveitou uma bola meio perdida na grande área, após um canto, e rematou rasteiro, fazendo o terceiro dos bracarenses.

Até ao final do jogo, o Moreirense procurou o golo do empate mas o SC Braga fechou os caminhos da baliza de Quim.

Com este resultado, o SC Braga fica com 49 pontos, estando a um do Paços de Ferreira (à condição).

Já o Moreirense continua com os mesmos 21 pontos e pode acabar a ronda em zona de descida.

ZEROZERO

Bruno3429

SC Braga vence Moreirense (3-2) ao cair do pano
Por Redação

O SC Braga venceu esta noite o Moreirense, por 3-2, na partida que deu início à 28.ª jornada da Liga. Com esta vitória os minhotos cimentam o quarto lugar, aproximando-se do Paços de Ferreira, enquanto o Moreirense fica mais aflito na luta pela manutenção e pode descer ao último lugar caso o Beira-Mar vença.

O SC Braga adiantou-se no marcador aos 11 minutos, graças a um golo de Carlão, e aumentou para 2-0 já à beira do intervalo, através de Santos, materializando assim o domínio durante os primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, no entanto, o Moreirense surgiu muito mais determinado e em dez minutos empatou as contas da partida, graças a Fábio Espinho e Ghilas. A equipa da casa parecia estar melhor, mas Rúben Micael foi expulso e, com menos um, o SC Braga fechou-se mais na defesa, alterando por completo o decorrer da partida, com o Moreirense a revelar-se incapaz de encontrar o caminho para a baliza de Quim.

O jogo parecia, assim, estar mesmo destinado a terminar num empate, mas a cerca de cinco minutos do final o acabado de entrar José Luís fez o golo que deu os três pontos aos bracarenses. Boa cartada de Peseiro, a decidir o encontro.

A Bola

JotaCC

Golo de Zé Luís da vitória apertada ao SC Braga
Arsenalistas voltam a colar-se ao Paços de Ferreira, que recebe domingo o Sporting

Um golo de Zé Luís, aos 83 minutos, garantiu esta sexta-feira a vitória do Sporting de Braga no terreno do Moreirense, na abertura da 28ª e antepenúltima jornada da Liga de futebol.

O jogador bracarense tinha acabado de entrar, quando o SC Braga já jogava com 10, por expulsão de Rúben Micael, deu o melhor seguimento a um lançamento de linha lateral. Esta vitória permite à equipa de José Peseiro 'colar-se' ao Paços de Ferreira, terceiro.

O SC Braga até entrou melhor, abrindo o marcador logo aos 10'. Rúben Micael assistiu o colega para o 0-1. Antes do intervalo, o SC Braga ampliou a vantagem por Aderllan Santos, com o central a desviar de cabeça para o fundo das redes na sequência de um livre.

Só que na segunda parte o Moreirense, nos lugares de despromoção, baralhou as contas em cinco minutos. Logo aos 50' foi Fábio Espinho, com um livre direto. Depois, aos 55', Ghilas, a receber no peito e de costas para a baliza, rematou num pontapé de bicicleta para o golo do empate.

Até ao golo de Zé Luís, o SC Braga desperdiçou duas ocasiões para passar para a frente e o Moreirense uma.

O SC Braga soma agora 49 pontos, menos um do que os pacenses, e o Moreirense mantém os mesmos 21 pontos e complica as contas da manutenção.

SAPO DESPORTO