News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/05

Started by Bruno3429, 02 de May de 2013, 07:21

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Nuno Espírito Santo também é hipótese para treinar bracarenses
Por Pedro Manuel Couto 

Nuno Espírito Santo junta-se a Paulo Fonseca como sério candidato a suceder a José Peseiro no comando técnico do SC Braga.

Apesar de ter mais um ano de contrato com o Rio Ave, isso não será razão para evitar a mudança do treinador para os guerreiros do Minho. O assunto está a ser equacionado pela SAD bracarense, porque a decisão final só será tomada depois de se definir a posição da equipa no campeonato.

Apesar de ter conquistado a Taça da Liga, a saída de José Peseiro é um dado adquirido e os responsáveis pelo futebol do SC Braga estão a avaliar a melhor solução para comandar a equipa na próxima temporada.

Paulo Fonseca, que está a desenvolver um trabalho brilhante no Paços de Ferreira, foi o primeiro nome a entrar na lista de possíveis sucessores de Peseiro, mas, ultimamente, começou a perfilar-se outra alternativa para a nova campanha que está a ser projetada pelo presidente António Salvador.

A Bola

JotaCC

TRADIÇÃO DE ACABAR MAL É UM OBSTÁCULO AO PÓDIO
SÓ TRÊS EM 12 CLASSIFICAÇÕES MELHORADAS>>Com o quarto lugar quase certo, resta saber se Peseiro imitará Cajuda, Jorge Costa e António Caldas ou se contribuirá para a tendência deste milénio

Com a entrada no novo milénio parece ter surgido uma espécie de regra no Braga, que raramente consegue melhorar a classificação que ocupa à entrada para as últimas três jornadas do campeonato. Em duas épocas desde então fez precisamente o contrário: piorar. Há, contudo, três exceções às quais José Peseiro se pode agarrar com unhas e dentes para acreditar que ainda poderá ultrapassar o Paços de Ferreira nesta reta final da competição e, dessa forma, atingir o objetivo mínimo exigido por António Salvador. A primeira foi na época de 2001/02, com Manuel Cajuda (de décimo para nono), a segunda em2006/07, com Jorge Costa (de quinto para quarto), e a mais recente em2007/08, com António Caldas (de nono para sétimo).


Esforço > Com o Estoril, o Braga até esteve e ganhar, mas perdeu e ficou mais longe da Champions

Repetir essa história é, por isso, fundamental para José Peseiro, que pretende sair do clube com três dos objetivos alcançados: a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, a conquista de um troféu (Taça da Liga) e o terceiro lugar no campeonato. Se o fizer, quebrará uma tendência que nenhum dos seus antecessores conseguiu. Nem mesmo Domingos Paciência, que, na época em que conduziu os bracarenses a um histórico segundo lugar, o melhor que fez foi reduzir a desvantagem final para o Benfica de seis para cinco pontos. Aliás, esta foi uma das sete épocas em que os arsenalistas mantiveram a posição, apesar de a desvantagem para o adversário imediatamente à frente ser reduzida. Em 2004/05, por exemplo, existiam só três pontos a separar os bracarenses (quartos classificados) do FC Porto, mas a única coisa que mudou foi o nome do terceiro classificado (Sporting).
Os exemplos que Peseiro quererá evitar são os de 2002/03 e 2010/11, em que o Braga foi superado na linha de meta. Para isso, terá, forçosamente, de pontuar com o Moreirense e esperar que o Estoril perca na Luz.


Viana confia nos colegas e lança repto aos adeptos

Impedido de alinhar em Moreira de Cónegos, devido a castigo, Hugo Viana transmitiu ontem uma mensagem de confiança ao jogador que José Peseiro escolher para o substituir. "Ficar de fora custa mais, mas tenho plena confiança nos meus colegas que o treinador escalar para este jogo", referiu o internacional português ao sítio do clube, juntando-se a Djamal e Sasso num apelo aos arsenalistas, pois o embate com o Moreirense é muito importante para uma equipa que ainda sonha chegar ao terceiro lugar do campeonato. "Há momentos do jogo em que são os adeptos que empurram as equipas e, neste jogo, vamos precisar deles, num campo complicado e pequeno. O Moreirense terá a sua massa associativa e, se sentirmos um forte apoio, será importante para a equipa conquistar os três pontos", vincou o médio. O bilhete para o encontro de amanhã, recorde-se, pode ser adquirido por dez euros, enquanto quem quiser viajar nos autocarros disponibilizados pelo clube poderá comprar o pack viagem por 14,50 euros.


Rafael Miranda está debaixo de olho
Médio-defensivo brasileiro está nos últimos meses de contrato com o Marítimo e os arsenalistas encontram-se atentos à situação do jogador

Referência do Marítimo nas últimas épocas, Rafael Miranda é um dos alvos mais apetecíveis no próximo defeso do futebol português. O médio brasileiro está em fim de contrato com o clube madeirense e, até ao momento, ainda não acertou a renovação, pelo que é provável que se torne num jogador livre no final da presente temporada. Ora, esse é um cenário que, desde logo, desperta o interesse de vários clubes, que perante a conjuntura atual tentam reforçar-se quase sempre a custo zero.


Titularíssimo > Rafael Miranda cumpre a quarta no Marítimo, onde tem estado em bom plano

O Braga é um desses exemplos e, segundo O JOGO apurou, a situação de Rafael Miranda está a ser seguida com muita atenção. O meio-campo atual dos arsenalistas vai perder várias unidades na próxima época, nomeadamente Hugo Viana, Djamal e Rúben Amorim, pelo que este é um sector que terá de ser reforçado em qualidade e quantidade. O brasileiro, que tanto pode atuar na posição 6 como na 8, é uma das hipóteses que os responsáveis minhotos têm em carteira nesta altura.
Aos 28 anos, Rafael Miranda cumpre a quarta época consecutiva em Portugal, todas ao serviço do Marítimo. Agarrou a titularidade no último terço de 2009/10 e nunca mais perdeu esse estatuto, t ornando- se num dos elementos imprescindíveis para o técnico Pedro Martins no conjunto insular.


Regularidade a toda prova

A regularidade é uma das armas de Rafael Miranda. O médio é mesmo o jogador do Marítimo com mais minutos no campeonato (2236), o que explica bem esta característica. Ao cabo de 27 jornadas, foi titular em 25, suplente utilizado numa e só falhou um jogo. Esta época, leva quatro golos, três no campeonato e um na Taça da Liga.


Éder associado agora à Lázio
De acordo com a Imprensa italiana, romanos perguntaram pelo avançado e também por Salino, que tem pré-acordo com o Olympiacos

O rol de clubes interessados no concurso de Éder continua a crescer. Desta vez, é a Lázio que surge na nota do ponta de lança do Braga, que nesta altura recupera da intervenção cirúrgica ao joelho direito a que foi sujeito no início da março. Segundo o jornal italiano Corriere dello Sport, o diretor desportivo do emblema romano, Igli Tare, pediu informações ao Braga sobre o ponta de lança internacional português, que está ligado contratualmente aos minhotos até 2017 e que, no futuro, poderá vir a render um encaixe financeiro muito significativo aos cofres do clube presidido por António Salvador. De acordo com a mesma notícia, a Lázio, oitava classificada da Serie A italiana e onde atua o português Bruno Pereirinha, está também interessada em Leandro Salino e inteirou-se igualmente sobre a situação do lateral-direito que está em fim de contrato com os arsenalistas. O objetivo de Igli Tare ter-se-á diluído rapidamente, uma vez que ficou a saber que Salino já tem um pré-acordo com os gregos do Olympiacos assinado em fevereiro.


ARTUR JORGE RENOVA E UM ARMÉNIO À EXPERIÊNCIA

Cobiçado por alguns clubes italianos, que não ficaram indiferentes às exibições realizadas na equipa de juniores, Artur Jorge acertou esta semana a renovação de contrato com o Braga. O central, filho do ex-capitão bracarense, Artur Jorge, assinou um vínculo com a validade de três anos, com a opção de ser prolongado por mais dois. A equipa B será o destino do jovem na próxima época, na qual até poderá ter como companheiro um jogador arménio. Trata-se de Sargis Shahinyan, um médio de 17 anos internacional pelo seu país, que, segundo a assessoria de Imprensa do Mika FC, clube ao qual se encontra ligado, cumpre um período à experiência em Braga.

O JOGO

JotaCC

Jogadores pedem apoio e Éder na rota da Lazio

HUGO VIANA, Sasso e Djamal apelaram, ontem, através de um vídeo lançado no site oficial, ao apoio dos adeptos do Braga, na visita de amanhã ( 20 horas, Sport TV1), ao Moreirense, jogo da 28.ª jornada da Liga. Indisponível devido a castigo, Hugo Viana adiantou que vai a Moreira de Cónegos apoiar a equipa. "Tenho plena confiança nos colegas que o treinador escalar", referiu o médio. O Braga requisitou 500 bilhetes, a 10 euros cada, e a sua falange de apoio não deve ser superior. De Itália surgem novamente notícias dando conta de que Éder interessa à Lazio, que procura um matador. Mas o avançado, com contrato até 2016 e a recuperar de lesão, tem muitos pretendentes...


JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Mana Dembelé foi observado

O avançado Mana Dembelé, de 24 anos, tem estado em alta na 2.ª Liga francesa e o SC Braga já começou a recolher informações sobre o jogador do Clermont que, esta temporada, já apontou 12 golos.

De acordo com notícias da Imprensa gaulesa, os minhotos não serão o único clube português a seguir de perto Mana Dembelé, porque Benfica e FC Porto também estarão muito atentos àquilo que o atacante está a fazer numa equipa modesta, que ocupa o 17.º lugar no campeonato.



Desejo chamado Eduardo

Eduardo é um jogador muitíssimo apreciado em Braga e, por isso, é com toda a naturalidade que voltam a circular rumores sobre a possibilidade de o guarda-redes regressar ao Minho já na próxima época. O desejo é recíproco, mas não basta a vontade das partes. A palavra e as eventuais exigências do Génova, com quem tem mais um ano de contrato, serão determinantes neste processo.

Foi em 2010, depois de um ano a grande nível no SC Braga - foi segundo classificado na Liga e defendeu a baliza de Portugal no Campeonato do Mundo da África do Sul -, que Eduardo se transferiu para o Génova, realizando 37 jogos no campeonato italiano. Porém, no ano seguinte acabou por ser cedido ao Benfica, experiência que não resultou e obrigou o guarda-redes a procurar outro rumo na carreira. Os turcos do Istambul BB foram a solução encontrada e o jogador até está satisfeito, mas o clube está nos últimos lugares e pode descer.

É neste cenário que surge a possibilidade de Eduardo, de 30 anos, regressar ao SC Braga, clube que se prepara para promover mudanças no quadro de guarda-redes em 2013/2014. Resta saber quais serão os planos do presidente do Génova, que há cerca de três anos pagou 4 milhões de euros pelo internacional luso, que, agora, se prepara para entrar no último ano de contrato com os italianos.

A BOLA

JotaCC

Lazio pergunta pelo bracarense Éder

O bracarense Éder está a despertar a cobiça da Lazio de Roma. A imprensa transalpina revela, esta quinta-feira, que o internacional português pode chegar ao estádio Olimpico.

De acordo com o jornal italiano Corriere dello Sport, Igli Tare, diretor-desportivo da Lazio, tentou recolher informações sobre o internacional português.

Éder está ligado contratualmente aos minhotos até 2017.

Ainda segundo o mesmo jornal, a Lazio também está a tentar a contratação de Leandro Salino. Porém, o jogador brasileiro já terá um pré-acordo com os gregos do Olympiacos.

ZEROZERO

brigada da relote


JotaCC


JotaCC

«Se ganharmos é uma vantagem jogar primeiro que o Paços» - José Peseiro


José Peseiro não dá tréguas na luta pelo terceiro lugar e enquanto a matemática o permitir mantém fé absoluta na capacidade da sua equipa de chegar ao último lugar do pódio da Liga Zon Sagres. «Faltam nove pontos. Temos de ganhar os nossos jogos e esperar que o Paços não ganhe os dele, é tão simples quanto isso», afirmou, na projeção do jogo de sexta-feira, frente ao Moreirense.

Augusto Inácio, treinador dos cónegos, disse que em caso de derrota o SC Braga ficará afastado da Champions, interpretação que José Peseiro não contesta, mas que analisa como uma forma do homólogo «retirar pressão à sua equipa e colocar mais pressão sobre o Braga.» «São coisas normais de quem tem de usar a imprensa para passar a mensagem ao adversário e à sua equipa», completa, deixando elogios à forma como Inácio tornou o Moreirense «mais pragmático e menos exposto aos adversários.»

Os arsenalistas jogam primeiro que o Paços de Ferreira, «uma vantagem para o Braga mas só se a equipa ganhar», considera o treinador, que foi mais uma vez questionado sobre o seu futuro e sobretudo acerca dos nomes que se perfilam para o substituir: «Da última vez disse que era um assunto que me passava ao lado e os títulos que vi no dia seguinte na Imprensa eram descabidos... Estou tranquilo, não me preocupa minimamente, e de facto passa-me ao lado, nada disso me perturba. Zero.»


Olegário Benquerença dirige Moreirense-SC Braga


Olegário Benquerença foi o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação para dirigir o encontro entre Moreirense e SC Braga, relativo à 28.ª e antepenúltima jornada da Liga.

João Santos e Luís Marcelino serão os auxiliares do árbitro da AF Leiria no encontro que está agendado para as 20 horas de sexta-feira, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

A BOLA

JotaCC

SC Braga quer o regresso de Eduardo
O SC Braga anseia o regresso do guarda-redes Eduardo, que deixou o clube minhoto em 2010 para ingressar no Génova, já a partir da próxima época.

Atualmente emprestado ao Istambul BB, Eduardo também tem vontade de regressar ao Minho, até porque o clube de Istambul está nos últimos lugares da Liga turca e pode descer de escalão.

Eduardo, agora com 30 anos, saiu do clube bracarense por quatro milhões de euros e tem ainda mais um ano de contrato com os italianos. Resta saber se os responsáveis do Génova querem "liberar" o guarda-redes internacional português para depois "regressar a casa".



Peseiro quer ganhar os seus jogos e esperar deslizes do Paços de Ferreira

José Peseiro frisou esta quinta-feira que estão ainda em disputa nove pontos na I Liga de futebol e que espera que o Sporting de Braga consiga ultrapassar o Paços de Ferreira e chegar ao terceiro lugar.

Os bracarenses estão a quatro pontos dos pacenses, sendo que estes têm vantagem no confronto direto entre as duas equipas, pelo que, a três jornadas do fim do campeonato, o caminho para terminar na posição que dá acesso ao "play-off" da Liga dos Campeões está cada vez mais curto.

O Braga joga duas vezes fora, mas o Paços de Ferreira ainda vai defrontar Sporting e FC Porto e José Peseiro anseia por deslizes dos "castores".

«Faltam nove pontos, queremos ganhar os nossos jogos e esperar que o Paços de Ferreira não ganhe os seus, é tão simples como isso», resumiu o técnico esta quinta-feira, na antevisão da deslocação ao reduto do Moreirense.

Para o jogo com os também minhotos, José Peseiro não vai poder contar com Elderson, Hugo Viana e Hélder Barbosa, todos castigados, mas o treinador disse já saber como contornar essas ausências, principalmente os dois primeiros, habituais titulares.

«Assim como noutras alturas encontrámos soluções para as dificuldades que tivemos fruto das várias lesões que nos acompanharam, sobretudo depois de dezembro, este jogo vai ser dentro da mesma linha, temos jogadores que podem ocupar várias posições e vamos apresentar um 'onze' para vencer o jogo», assegurou.

Peseiro considerou ainda que a troca de Jorge Casquilha por Inácio foi benéfica para o Moreirense.

«Era uma equipa que se expunha mais, que em casa assumia o controlo de jogo e se lançava no processo ofensivo, com as dificuldades que tinha depois no processo defensivo. O Inácio melhorou isso, é agora uma equipa mais pragmática, consistente e menos exposta», analisou.

Sobre a estratégia de quase nunca ter criticado as arbitragens, José Peseiro frisou que mais «determinante» é a semana de trabalho para retificar os erros cometidos nos jogos.

«Os erros dos árbitros são coisas que acontecem de forma normal e natural nos seres humanos», disse.

Quanto às notícias que dão conta do interesse do Braga noutros treinadores para a próxima época, o técnico, que tem mais um ano de contrato, respondeu: «estou completamente tranquilo, não me preocupam nada essas questões, nada disso me perturba, se calhar há uns anos perturbava, mas hoje, muito sinceramente e com a maior abertura, passam-me completamente ao lado».

Sporting de Braga, quarto classificado, com 46 pontos, e Moreirense, 15.º, com 21, defrontam-se sexta-feira, às 20h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, jogo que será arbitrado por Olegário Benquerença, de Leiria.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Peseiro: «Vantagem jogar antes do nosso adversário direto»
Paços de Ferreira na mira

Peseiro quer ganhar ao Moreirense, em partida da 28.ª jornada da Liga ZON Sagres,  para pressionar o Paços de Ferreira que defronta, no seu reduto, o Sporting.

Após a derrota no terreno do Estoril (2-1), o Sp. Braga desloca-se, amanhã, a Moreira de Cónegos e José Peseiro continua a acreditar no 3.º lugar.

"Faltam 9 pontos. Queremos ganhar os nossos jogos e esperar que o P. Ferreira não ganhe os dele. Se ganharmos amanhã, é uma vantagem jogar antes do nosso adversário direito", assumiu o treinador antes de olhar para o adversário: "Com o Inácio mudaram a forma de jogar. Estão mais pragmáticos, mais competentes defensivamente. Aqui em Braga fizeram um bom jogo."

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Nuno pode ser o próximo treinador
Técnico do Rio Ave apontado como sucessor de José Peseiro.
   
Nuno Espírito Santo está na lista para poder ser o próximo treinador do Sporting de Braga, de acordo com o jornal 'A Bola'.

O treinador do Rio Ave, clube com o qual tem mais um ano de contrato, está na sua época de estreia como técnico principal e, a três jornadas do final da I Liga, o Rio Ave está apenas a dois pontos dos lugares europeus.

José Peseiro não deverá ficar em Braga, mas a decisão dos responsáveis minhotos só vai surgir depois da posição da equipa no campeonato ficar definida (terceiro ou quarto lugar).

Paulo Fonseca, treinador do Paços de Ferreira, é outra alternativa para o cargo.

RELVADO

JotaCC

Peseiro: «Temos de esperar que o Paços não ganhe»
Treinador do Sp. Braga preparado para as ausências de Elderson, Hugo Viana e Hélder Barbosa

José Peseiro, treinador do Sp. Braga, admite que a equipa continua a acreditar na conquista do terceiro lugar da Liga. Para tal, o Paços de Ferreira teria de desperdiçar a vantagem pontual até final da competição.

«Faltam nove pontos, queremos ganhar os nossos jogos e esperar que o Paços de Ferreira não ganhe os seus, é tão simples como isso», disse o técnico.

O Sp. Braga visita o Moreirense e depara-se com várias ausências. Elderson, Hugo Viana e Hélder Barbosa estão castigados.

«Assim como noutras alturas encontrámos soluções para as dificuldades que tivemos fruto das várias lesões que nos acompanharam, sobretudo depois de dezembro, este jogo vai ser dentro da mesma linha, temos jogadores que podem ocupar várias posições e vamos apresentar um onze para vencer o jogo», frisou Peseiro, segundo a Agência Lusa.

O técnico considera que o Moreirense está mais forte com Augusto Inácio. «Era uma equipa que se expunha mais, que em casa assumia o controlo de jogo e se lançava no processo ofensivo, com as dificuldades que tinha depois no processo defensivo. O Inácio melhorou isso, é agora uma equipa mais pragmática, consistente e menos exposta.»

Na reta final da conversa, José Peseiro foi ainda confrontado com notícias sobre a sua sucessão no comando técnico do Sp. Braga: «Estou completamente tranquilo, não me preocupam nada essas questões, nada disso me perturba, se calhar há uns anos perturbava, mas hoje, muito sinceramente e com a maior abertura, passam-me completamente ao lado.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Peseiro: "É simples: temos de ganhar e esperar que o Paços não ganhe"
Treinador do Sporting de Braga deixou a sua previsão em relação ao jogo contra o Moreirense.
   
O Sporting de Braga continua na sua luta pela chegada ao terceiro lugar da I Liga. O próximo adversário será o Moreirense, que melhorou desde a chegada de Augusto Inácio, analisou José Peseiro nesta quinta-feira.

"Está mais pragmático e menos exposto aos adversários. Inácio acabou por retirar pressão à sua equipa e colocar mais pressão sobre o Sporting de Braga", afirmou o treinador dos bracarenses, em conferência de imprensa.

Para chegar ao pódio, a tarefa do Sp. Braga é óbvia: "Faltam nove pontos. Temos de ganhar os nossos jogos e esperar que o Paços de Ferreira não ganhe os dele. É tão simples quanto isso".

O dérbi minhoto entre Moreirense e Sp. Braga tem início às 20 horas desta sexta-feira.

RELVADO

JotaCC

José Peseiro diz que não faz das críticas aos árbitros um cavalo de batalha

José Peseiro queixou-se da arbitragem, no último jogo do Sporting de Braga, no reduto do Estoril (derrota por 2-1), mas diz já ter arrumado o assunto."Por vezes falamos de alguns erros de arbitragem, mas nunca pondo em causa a dignidade dos árbitros, nem fazendo disso um cavalo de batalha", disse o treinador da turma minhota, esta quinta-feira, em conferência de Imprensa.

"Durante a semana trabalhamos, à procura de melhorar a prestação anterior. Isso é que nos foca. Foi naquele momento e parou. Todos somos humanos, o ideal é errar o menos possível", acrescentou José Peseiro.

O treinador do Braga não quis comentar as críticas de Vítor Pereira, seu homólogo do F. C. Porto, às arbitragens, direcionando a conversa com os jornalistas apenas para o jogo desta sexta-feira (20 horas, SportTV), em Moreira de Cónegos, contra o Moreirense.

A quatro pontos do Paços de Ferreira, com quem ainda por cima tem desvantagem no confronto direto, o Braga joga uma cartada quase decisiva no dérbi minhoto. "O adversário melhorou com a entrada de Augusto Inácio, está mais coeso e pragmático. Vamos tentar ser melhores e somar os três pontos", realçou.

Apesar de se falar na sua saída do comando do Braga, José Peseiro salientou estar totalmente focado no trabalho diário, garantindo que o ruído à volta do assunto não o incomoda minimamente. "O meu futuro não me preocupa. Sei é que faltam nove pontos, queremos ganhar os nossos jogos e esperar que o Paços de Ferreira perca pontos. É tão simples como isso. E esse é o nosso futuro e tenho a certeza que os nossos jogadores estão totalmente focados nestes três jogos que faltam", frisou ainda.

JN

JotaCC

José Peseiro
"O meu futuro não me preocupa"

Treinador não dá grande importância ao que o destino lhe reserva no final da época e revelou que pediu aos jogadores para se focarem nos jogos que faltam
Colocado insistentemente na porta da saída do Braga, José Peseiro reiterou esta quinta-feira o que vem dizendo há umas semanas a esta parte. "Estou tranquilo. E quando digo tranquilo, é mesmo tranquilo. Essas questões não me preocupam e passam-me mesmo ao lado", garantiu o treinador dos bracarenses, que desvendou o pedido que tem feito aos jogadores ultimamente. "Não posso pedir para não pensarem no futuro, mas que isso não os incomode. O futuro é jogar com o Moreirense e tenho a certeza que os jogadores estão focados nesse jogo", indicou.

O encontro em Moreira de Cónegos, de resto, é importantíssimo para os arsenalista, que estão proibidos de perder pontos sob pena de perderam o comboio da Champions. Por isso, Peseiro promete apresentar uma equipa que, mesmo com as baixas importantes de Elderson e Hugo Viana, entrará "para vencer" e tentará apresentar "um jogo de qualidade". Afinal, o Paços de Ferreira só joga no domingo e isso pode ser benéfico. "Se ganharmos, jogar primeiro é uma vantagem", salientou.

Contudo, Peseiro sabe que o Moreirense atual não é o mesmo que o Braga recebeu e venceu (1-0) na primeira volta. "É uma equipa mais pragmática, menos exposta, que melhorou bastante as suas competências defensivas, agressiva, intensa e que procura a transição ofensiva rápida", explicou o técnico, que encarou as declarações de Augusto Inácio na quinta-feira como "uma forma de retirar pressão" aos Cónegos.

O JOGO

JotaCC

José Peseiro quer ganhar jogos e esperar deslizes do Paços Ferreira
José Peseiro frisou hoje que estão ainda em disputa nove pontos na I Liga de futebol e que espera que o Sporting de Braga consiga ultrapassar o Paços de Ferreira e chegar ao terceiro lugar.

Os bracarenses estão a quatro pontos dos pacenses, sendo que estes têm vantagem no confronto direto entre as duas equipas, pelo que, a três jornadas do fim do campeonato, o caminho para terminar na posição que dá acesso ao ''play-off'' da Liga dos Campeões está cada vez mais curto.

O Braga joga duas vezes fora, mas o Paços de Ferreira ainda vai defrontar Sporting e FC Porto e José Peseiro anseia por deslizes dos ''castores''.

''Faltam nove pontos, queremos ganhar os nossos jogos e esperar que o Paços de Ferreira não ganhe os seus, é tão simples como isso'', resumiu o técnico esta quinta-feira, na antevisão da deslocação ao reduto do Moreirense.

Para o jogo com os também minhotos, José Peseiro não vai poder contar com Elderson, Hugo Viana e Hélder Barbosa, todos castigados, mas o treinador disse já saber como contornar essas ausências, principalmente os dois primeiros, habituais titulares.

''Assim como noutras alturas encontrámos soluções para as dificuldades que tivemos fruto das várias lesões que nos acompanharam, sobretudo depois de dezembro, este jogo vai ser dentro da mesma linha, temos jogadores que podem ocupar várias posições e vamos apresentar um 'onze' para vencer o jogo'', assegurou.

Peseiro considerou ainda que a troca de Jorge Casquilha por Inácio foi benéfica para o Moreirense.

''Era uma equipa que se expunha mais, que em casa assumia o controlo de jogo e se lançava no processo ofensivo, com as dificuldades que tinha depois no processo defensivo. O Inácio melhorou isso, é agora uma equipa mais pragmática, consistente e menos exposta'', analisou.

Sobre a estratégia de quase nunca ter criticado as arbitragens, José Peseiro frisou que mais ''determinante'' é a semana de trabalho para retificar os erros cometidos nos jogos.

''Os erros dos árbitros são coisas que acontecem de forma normal e natural nos seres humanos'', disse.

Quanto às notícias que dão conta do interesse do Braga noutros treinadores para a próxima época, o técnico, que tem mais um ano de contrato, respondeu: ''estou completamente tranquilo, não me preocupam nada essas questões, nada disso me perturba, se calhar há uns anos perturbava, mas hoje, muito sinceramente e com a maior abertura, passam-me completamente ao lado''.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 46 pontos, e Moreirense, 15.º, com 21, defrontam-se sexta-feira, às 20:00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, jogo que será arbitrado por Olegário Benquerença, de Leiria.

FUTEBOL 365

JotaCC

Salino de regresso, Patrão em estreia

A chamada de Salino, de regresso após lesão muscular que o afastou de competição durante quase dois meses, e a estreia do médio Patrão, da equipa B, são as principais notas de destaque na convocatória do SC Braga para o desafio de sexta-feira, frente ao Moreirense.

Paulo Vinicius também volta às primeiras opções de José Peseiro. De fora ficaram Elderson, Hugo Viana e Hélder Barbosa, que cumprem um jogo de suspensão nesta jornada, bem como Haas, Sasso, Djamal, Éder, lesionados

Eis a lista completa dos convocados: Quim, Kritciuk, Nuno André Coelho, João Pedro, Mossoró, Patrão, Rúben Micael, Rúben Amorim, Baiano, Paulo Vinicius, Custódio, José Luís, Alan, Douglão, Salino, Mauro, Santos e Carlão.

A BOLA