News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/03

Started by JotaCC, 19 de March de 2013, 07:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Toni: "Projecto das equipas B peca por tardio"



Palmeira e Santos. A dupla de centrais titular no último jogo do Sp. Braga na Liga, em casa do Gil Vicente. E Mauro no lugar do castigado Custódio. Três jovens recrutados à equipa B e que estiveram em destaque - Palmeira estreou-se no dérbi, Santos já tinha brilhado no jogo com o Marítimo e Mauro tem sido opção há algumas jornadas - confirmando aquilo que é o princípio da aposta nas equipas B: a ponte para a equipa principal, numa lógica de formação e olhos postos no futuro.

Com dez jogadores ao cuidado do departamento médico e uma onda de lesões que parece não dar tréguas, José Peseiro recorre com frequência ao plantel B para colmatar as falhas. O técnico Toni abraça a ideia e confessa "satisfação" pelas exibições dos seus pupilos.

"É um orgulho para mim como treinador da equipa B ver que há jogadores que estão a ser aproveitados na equipa principal. É satisfatório, porque esse é também o grande objectivo da equipa B, mas as pessoas têm que compreender que não é fácil trabalhar com um número reduzido de jogadores durante a semana e criar os automatismos e ideia para o jogo", explicou o treina-dor da formação secundária, no final do jogo com o Sporting B, que ditou empate a zero.

Toni viu com agrado as exibições dos três jogadores e deixou claro não ter ficado surpreendido com o nível demonstrado: "os jogadores disseram que é fácil jogar na equipa principal, porque encontram joga-dores com maior tarimba, maior experiência e qualidade. Tendo a qualidade que têm neste momento, integrados num grupo com outra experiência, é natural que rendam mais".

E continuou. "Para mim não foi surpresa nenhuma a exibição deles, por chegarem e jogarem com tanta tranquilidade e eficácia como jogaram. São jogadores que vinham a denotar algum crescimento, assim como temos alguns que estão a crescer e poderão vir a participar no trabalho da equipa principal", frisou.

Toni considera a chamada do trio um "incentivo e motivação" para outros atletas que também ambicionam chegar à equipa principal. "Acredito que no futuro poderá acontecer com outros. Sinto que o trabalho desenvolvido aqui está a ser seguido pelo José Peseiro e está a ser aproveitado pela equipa principal", referiu.

Por isso, Toni é peremptório: "o projecto das equipas B peca por tardio". "Este projecto já devia ter sido lançado há uns anos. Os clubes passam por dificuldades económicas e a formação é o caminho. O Sp. Braga teve resultados quando teve a equipa B, por isso, esta prática devia ter existido há mais tempo. Se os clubes não têm dinheiro, têm de recorrer à formação. Em Portugal há um manancial de jogadores de qualidade. Há meios e competência para os trabalhar, por isso, é preciso dar continuidade a este projecto", rematou o treinador.

CORREIO DO MINHO

Bruno3429

Nova dança de Baiano na pista da utilidade
CONFIANÇA NO DEFESA para RENDER SALINO

Lateral volta a ganhar posição de destaque depois de muito tempo na sombra de Salino.

Leandro Salino é o mais recente caso clínico do Sp. Braga e a ausência do habitual defesa-direito será suficientemente longa para abrir uma janela de oportunidade a Baiano. O brasileiro, de 26 anos, espera há muito por uma boa ocasião para pegar de estaca e esteve nos últimos tempos a preparar-se para voltar a sentir-se útil com regularidade na equipa, algo que já não acontece desde novembro de 2011. Nessa altura e depois de um início de época fulgurante com Leonardo Jardim ao leme, Baiano sofreu uma grave lesão no joelho direito no jogo da 10.ª jornada, frente ao Benfica, e não mais conseguiu agarrar o estatuto de titular.

Record

JotaCC

EQUIPA B DÁ FRUTOS
Aderlan Santos, Palmeira e Mauro foram titulares em Barcelos e estiveram bem, o que não surpreendeu Toni, um técnico orgulhoso por ver três dos seus jovens jogadores promovidos à equipa principal por José Peseiro

A aposta nos jovens jogadores da B demorou por parte de José Peseiro, que mesmo quando tinha só um central disponível preferia recuar Custódio, mas agora é uma realidade com resultados positivos. Em função da onda de lesões que afeta o eixo da defesa e do castigo de Custódio, o treinador do Braga não pensou duas vezes e recorreu em força à equipa B para formar o onze contra o Gil Vicente. E certamente não estará arrependido, pois ganhou o jogo e três "reforços" para o futuro.


Regresso Mauro, ao lado de Hugo Vieira, jogou em Barcelos com a camisola do Braga

Aderlan Santos, que se estreara pela equipa principal e logo como titular frente ao Marítimo, formando dupla
com Paulo Vinícius, cumpriu o segundo jogo no onze em Barcelos, onde teve a seu lado uma cara que não lhe é estranha, Palmeira, que apesar de estar ligado ao Braga desde 2008/09 nunca havia jogado na equipa A.
À frente, esteve Mauro, o jogador da equipa B mais vezes chamado por José Peseiro: frente ao Gil, o médio realizou a quarta partida na Liga, a segunda como titular. A verdade é que os três jovens não acusaram a responsabilidade e mereceram notas positivas de O JOGO, contribuindo para a vitória dos arsenalistas por 3-1.
Toni, treinador da equipa B, não poderia ter ficado mais satisfeito com a promoção das três jovens promessas. "É um orgulho para mim ver que jogadores da equipa B estão a ser
"Estamos no caminho do que é o projeto. Na tabela não estamos tão bem como desejaríamos, mas acredito na permanência aproveitados na equipa principal do Braga, porque esse é o nosso grande objetivo", explica o técnico, para quem "não foi surpresa nenhuma a exibição deles, por jogarem com tanta tranquilidade e eficácia contra o Gil Vicente, e o Aderlan Santos com o Marítimo". "São jogadores que vinham a denotar algum crescimento, assim como temos alguns que estão a crescer e poderão vir a participar no trabalho da equipa principal", acrescenta.
De acordo com Toni, "os jogadores disseram que é fácil jogar na equipa principal, porque encontram futebolistas com maior tarimba, maior experiência e qualidade". "Tendo a qualidade que têm neste momento, integrados num grupo com outra experiência, é natural que rendam mais", sublinha, considerando que esta chamada pode servir de "incentivo" para os outros.


Projeto "peca por tardio"

Toni é um grande defensor do projeto das equipas B e, nesse sentido, considera que o aparecimento do mesmo "peca por tardio". "Já devia ter sido lançado há uns anos a esta parte", reforça, explicando o porquê: "Os clubes passam por dificuldades económicas, pelo que a formação é o caminho. O Braga teve resultados quando teve equipa B e, em Portugal, há um manancial de jogadores de qualidade. Há meios e competência para os trabalhar; há que dar continuidade."


PLANTEL DE JOSÉ PESEIRO REGRESSA HOJE AO TRABALHO

Depois da vitória sobre o Gil Vicente (31), na sexta-feira, José Peseiro concedeu três dias de folga ao plantel, pelo que só esta manhã regressa aos treinos (10h30, à porta fechada) para começar a preparar a próxima jornada, no dia 30 do corrente, na qual recebe o Sporting.


TRÊS INTERNACIONAIS AUSENTAM-SE ESTA SEMANA

Custódio e Elderson já se encontram ao serviço das seleções de Portugal e Nigéria, respetivamente, ao passo que o jovem guarda-redes Kritciuk, convocado para os sub-23 da Rússia, ainda marcará presença no treino desta manhã.


O JOGO

JotaCC

Pausa alivia onda de lesões do Braga
Regresso aos treinos, esta manhã, servirá para aquilatar melhor as armas à disposição do técnico bracarense

CENÁRIO mais desanuviado em Braga, cuja pausa competitiva na Liga, mesmo que trave o ritmo proporcionado pela série inédita de quatro vitórias consecutivas, ajuda a emagrecer a lista de jogadores que têm constado do boletim clínico. Uma vez que esta semana não há jogos oficiais, sobra mais tempo para recuperar alguns dos muitos lesionados do plantel. Além de Custódio, que regressa às opções do treinador José Peseiro após um jogo de castigo, deverão j á estar disponíveis para a receção ao Sporting, na próxima semana – falta anunciar a data e hora oficiais – pelo menos mais quatro jogadores. Rúben Micael e Douglão, lesionados de longa duração, estão muito perto de regressar à competição, enquanto se admite que Paulo Vinícius e Leandro Salino, que também pararam nos últimos jogos, possam, de igual modo, defrontar os leões.


José Peseiro deverá contar com mais cinco jogadores na receção ao Sporting

Mais atrasadas estão as recuperações de Haas, Djamal e Ruben Amorim, enquanto Sasso e Éder não voltam a competir esta época.
Após uma folga de três dias consecutivos, o Braga retoma os treinos esta manhã (10.30 horas), numa sessão à porta fechada. No apronto é certo que não vão participar Custódio e Elderson, pois foram chamados às seleções principais de Portugal e da Nigéria, respetivamente.
Entretanto, o guarda-redes Kristcyuk, que foi chamado à turma de Sub-23 da Rússia, ainda participa no treino de hoje, seguindo depois para a seleção russa.


EVOLUÇÃO DE TRIO DA EQUIPA B AGRADA A TONI

Depois de Mauro e de Aderlan Santos, também Palmeira, da equipa B, se estreou na turma principal do Braga, na visita de sexta-feira, a Barcelos, para defrontar o Gil Vicente (vitória dos bracarenses, por 3-1). Face ao avolumar de lesões, o recurso à segunda formação dos arsenalistas foi a forma encontrada por José Peseiro, para remediar a falta de opções, sobretudo no eixo defensivo. "É um orgulho ver que os jogadores da equipa B estão a ser aproveitados na equipa principal, porque esse é o nosso grande objetivo", disse, a propósito, Toni, técnico da equipa B do Braga, após o jogo de anteontem da sua equipa, com o Sporting B (0-0). O treinador frisou não ter ficado surpreendido com a exibição daquele trio em Barcelos, dado que todos vinham a "denotar algum crescimento". As chamadas acabam por "servir de incentivo" a outros jogadores, que poderão vir a integrar também a equipa principal.

JN

Bruno3429

Fundação publica livro 'surpresa' sobre Sporting Clube de Braga
José Paulo Silva

A Fundação Cultural Bracara Augusta vai lançar, em Maio, um livro sobre o Sporting Clube de Braga. O 45º volume da colecção 'Braga Cidade Bimilemar' é dedicado ao principal clube do concelho, revelou ontem Eduardo Jorge Madureira, um dos coordenadores deste projecto editorial da Fundação, adiantando que o livro "constituirá uma agradável surpresa" sobretudo pelas imagens inéditas que revelará.

O autor da nova publicação de 'Braga Cidade Bimilenar' ainda não foi revelado, adiantando os responsáveis da Fundação Bracara Augusta que o mesmo será igualmente uma surpresa, já que não é alguém que escreva sobre esta temática. A colecção 'Braga Cidade Bimilenar&rsq uo;, iniciada em 2000, mantém-se como aposta da Fundação Bracara Augusta, garantiu a presidente da instituição, Maria do Céu Sousa Fernandes, ontem, na apresentação do plano de actividades para 2013. "Já temos 44 títulos publicados, 28 estão esgotados, o que é bom e que nos alegra.

Os nossos livros continuam a ser procurados, maioritariamente em Braga, mas também continuamos a ter bastante procura de alguns em Lisboa e no Porto", disse aquela responsável.
Quanto ao livro que revelará algumas estórias do Sporting Clube de Braga, Eduardo Jorge Madureira garantiu que o mesmo agradará aos adeptos do clube e a todas as pessoas que se interessam pela história da cidade de Braga".

Correio do Minho

JotaCC


JotaCC


brigada da relote


JotaCC

Guerreiros contratam Luís Silva ao Leixões

O SC Braga contratou o médio do Leixões, Luís Silva, para a próxima época.

Luís Silva é um médio esquerdino de 20 anos, internacional sub-21. A duração do contrato ainda não é conhecida.


A BOLA

JotaCC

Luís Silva é reforço do SC Braga
Luís Silva, médio que representa o Leixões, foi contratado pelo SC Braga e vai reforçar os bracarenses na próxima temporada.

O médio de 20 anos é formado no clube de Matosinhos e esta época já disputou 36 partidas, tendo sido titular em todas elas.

O jovem atleta torna-se, assim, no terceiro jogador a deixar o Estádio do Mar para ingressar no SC Braga no espaço de um ano, seguindo as pisadas de Florent, atualmente emprestado pelos arsenalistas ao Moreirense, e de Patrão, que está na equipa B dos bracarenses.

ZEROZERO