News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/03

Started by JotaCC, 07 de March de 2013, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: apenas Paulo Vinicius resiste na defesa
Está confirmada a gravidade da lesão de Sasso. O defesa central francês do Sp. Braga contraiu uma lesão na parede abdominal, que implica um período de recuperação alargado, pelo que é quase certo que não vai voltar a ser opção na presente época.

Esta lesão cria mais uma dor de cabeça a José Peseiro que agora tem apenas um dos cinco centrais do plantel principal disponível. Paulo Vinicius é o único resistente do centro da defesa já que Sasso se juntou a Douglão, Nuno André Coelho e Haas no lote dos lesionados. O treinador arsenalista tem agora que inventar um solução para os próximos jogos, que pode passar por recuar o médio Custódio no terreno, como já aconteceu noutras partidas - recorde-se que no jogo com o Olhanense, após a saída de Sasso, Custódio assumiu o seu lugar -, e para isso teria que apostar noutro jogador para o meio-campo, aposta essa que poderia passar por Mauro, como também já aconteceu em Olhão.
Outra solução pode ser a inclusão de um dos defesas centrais da equipa B para fazer dupla com Paulo Vinicius. José Peseiro tem recorrido constantemente, ao longo da época, aos jogadores da equipa B, sendo que nos últimos treinos os preferidos têm sido Mauro, Santos e Carlos Eduardo. Santos é um defesa central que começa a impor a sua qualidade e a mostrar-se na equipa B pelo que pode ser aposta de Peseiro.
Em resumo, os problemas no centro da defesa do Sp. Braga parecem não ter fim e têm obrigado José Peseiro a uma ginástica mental enorme para encontrar soluções para juntar uma dupla de centrais.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

GOLOS BEM DISTRIBUÍDOS DISFARÇAM FALTA DE ÉDER
Um total de 15 jogadores arsenalistas já marcaram golos para o campeonato. Só mesmo o FC Porto se aproxima deste registo

Se há equipa no campeonato português que não depende em exclusivo de um jogador para chegar aos golos é o Braga. Apesar de Éder ser o melhor marcador da equipa, até agora um total de 15 arsenalistas já fizeram o gosto ao pé – ou à cabeça – na prova. E no primeiro de vári os encontros que os minhotos vão ser forçados a fazer sem o internacional português, que foi operado ao joelho direito e não joga mais esta temporada, acabou por ser Salino, um médio convertido em lateral-direito, a resolver o assunto frente ao Olhanense, no Estádio José Arcanjo.



Embora seja a equipa do campeonato que tem os golos mais distribuídos pelos elementos do plantel, curiosamente, o primeiro que logrou na competição até foi da autoria de um adversário: Melgarejo (Benfica). Daí em diante já foram divididos por Éder (13), Mossoró (4), Rúben Amorim (4), Rúben Micael (3), Alan (3), Hugo Viana (3), João Pedro (2), Douglão (2), Hélder Barbosa (2), Salino (2), Custódio (1), Carlão (1), Zé Luís (1), Ismaily (1) e Paulo Vinícius (1). Só mesmo o FC Porto, com 14, se aproxima deste registo dos bracarenses, embora o peso de Jackson Martínez nos tentos dos portistas (45 por cento) seja bastante superior ao de quase todos os outros goleadores da prova – somente Meyong (59%), no Vitória de Setúbal, e Ghilas (50%), no Moreirense, o batem.
Se excluirmos os guarda-redes Quim e Kritciuk, cuja missão passa mais por evitar os golos do que propriamente marcá-los, só sete jogadores com aparições na equipa principal do Braga ainda não tiveram a possibilidade de festejar para o campeonato: Baiano, Haas, Nuno André Coelho, Emídio Rafael, Djamal, Mauro e Sasso. O internacional jovem francês, que se lesionou com gravidade e também não jogará mais esta época [ver mais na página 21], até contabiliza dois golos – frente a Benfica e Nacional –, mas foram ambos apontados em representação do Beira-Mar.


Rúben Micael integrado na próxima semana

Operado ao joelho direito no começo do mês de fevereiro, Rúben Micael está muito próximo de voltar à competição. O internacional português tem evoluído a um ritmo muito positivo e, por isso, espera-se que na próxima semana possa ser integrado nos treinos de conjunto. Se tal suceder, não está colocada de lado a hipótese de ser chamado para o embate com o Gil Vicente, embora a receção ao Sporting, agendada para o final deste mês, seja o prognóstico mais realista para o regresso em pleno do médio. De resto, o boletim clínico divulgado ontem pelo Braga não trouxe novidades substanciais – com exceção de Sasso–em relação aos pacientes do departamento médico do clube. Nuno André Coelho, Douglão, Haas e Djamal continuam a realizar tratamento às respetivas lesões e ainda não há uma perspetiva de quando poderão voltar a ser opção para José Peseiro.


Divisão só é maior no Manchester United

Se alargarmos o estudo às principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), constata-se que só no Manchester United a distribuição dos golos abrange mais jogadores que no Braga: 17. Os bracarenses, por exemplo, estão ao mesmo nível do Barcelona, que no campeonato espanhol já faturou por 83 ocasiões, 39 das quais pelo suspeito do costume: Messi. No Real Madrid ou no Bayern Munique, duas equipas de Champions, a divisão é ligeiramente inferior: só 14 atletas já experimentaram a sensação de apontar um golo nas respetivas ligas.


Sasso evita cirurgia mas termina a época
Resultados da ressonância feita pelo central revelaram que a lesão na zona abdominal é mais grave do que os arsenalistas esperavam

A época de sonho que Sasso vinha realizando acabou por transformar-se num enorme pesadelo. O central não joga mais em 2012/13 e tudo por causa de uma lesão grave na zona abdominal. A verdadeira extensão do problema foi conhecida na manhã de ontem, enquanto a equipa iniciava a preparação para o encontro com o Marítimo, e revelada pelo francês através do Twitter. "Rutura abdominal, época terminada! Duro regresso à realidade", escreveu o defesa naquela rede social. No entanto, volvidas algumas horas a mensagem foi retirada.


Baixa > Sasso chegou do Beira-Mar e teve pouco tempo de mostrar a qualidade que tem

Englobada num conjunto de lesões que os médicos costumam apelidar de "lesões de stress", e que resultam da realização de esforços violentos, a rutura abdominal não obrigará Sasso a ir à faca. A expectativa dos responsáveis pelo departamento clínico do Braga é que o central possa recuperar com um tratamento mais conservador, que passa por repouso quanto baste e exercícios programados de fisioterapia. O único senão é que esta opção requer algum tempo, pelo que o clube, num nota publicada no sítio oficial, considera "muito improvável a [Sasso] utilização ainda esta temporada".
Sasso foi contratado em janeiro para colmatar a falta de opções para o eixo defensivo, mas acabou por ser mais uma vítima da malapata que tem atacado os centrais do Braga esta época. Douglão, Nuno André Coelho e Haas já estão de baixa há algum tempo, pelo que José Peseiro será forçado a recorrer a Custódio para remendar a defesa.


Renovação de Aníbal na agenda da SAD
PRODUTO DA FORMAÇÃO Vínculo contratual do defesa-central, que se encontra emprestado ao Moreirense, expira no final da temporada

Impressionados pela positiva com as exibições que Aníbal tem realizado ao serviço do Moreirense, os responsáveis da SAD ponderam seriamente apresentar-lhe uma proposta de renovação do contrato. O internacional sub-21 português, que está ligado aos arsenalistas apenas até 30 de junho, tem mostrado capacidade para jogar ao mais alto nível no principal campeonato português e, por isso, os arsenalistas esperam segurá-lo por mais alguns anos. De resto, o central chegou a ser chamado por José Peseiro para alguns encontros da equipa principal – Manchester United (fora) e Galatasaray (casa) foram dois deles –, embora nunca tenha sido utilizado pelo treinador. Desejoso de se mostrar na I Liga, depois de um empréstimo ao Covilhã e uma passagem pelo Braga B, Aníbal aceitou o convite do Moreirense e não demorou a afirmar-se na equipa. A estreia aconteceu frente ao Nacional, na jornada 17, e na 18 já festejava o primeiro golo na divisão principal, frente ao Beira-Mar, abrindo caminho à vitória (3-0) dos cónegos. Desde então cumpriu todos os minutos dos encontros frente ao Vitória de Guimarães (fora), ao Gil Vicente (casa) e ao Marítimo (fora).


SALVADOR CONVIDADO


António Salvador é um dos convidados de um debate que vai realizar-se hoje, num hotel de Braga, sobre a economia e o desporto, no qual também marcarão presença Domingos Paciência e Carlos Carvalhal, antigos treinadores dos bracarenses. O encontro será marcado por um almoço para os participantes e deverá durar até meio da tarde.


"Médico não viu lesão assim em dez anos"


A notícia de que a rutura na zona abdominal o impedia de jogar no que resta da época deixou os seguidores de Sasso no Twitter bastante desiludidos. O problema não é de fácil resolução e, segundo o central, até deixou boquiaberto o médico que analisou os resultados dos exames magnéticos que havia realizado. "Tenho que ficar [em Portugal] para me curar... por agora! O médico disse-me: "Nunca vi uma lesão assim em dez anos", revelou o internacional jovem francês naquela rede social, em resposta à pergunta se iria permanecer em Braga durante os próximos tempos ou se iria regressar a França.


SÓCIAS ENTRAM DE BORLA


O Braga vai aproveitar o jogo com o Marítimo para homenagear as mulheres, pois amanhã comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Por isso, as sócias terão entrada gratuita no AXA, enquanto as não sócias poderão adquirir um bilhete por apenas dois euros. Já os sócios terão de desembolsar cinco euros por bilhete e o público dez euros.


DE VISITA À EB 1 DA IGREJA


O périplo do Braga pelas escolas do concelho, que tantos sócios tem rendido ao clube, terá hoje mais uma paragem. Desta vez o estabelecimento de ensino premiado com a visita de dois jogadores do plantel principal foi a EB1 da Igreja – Este – São Pedro. O nome dos atletas, contudo, só será conhecido na hora, de forma a manter o encanto.

O JOGO

JotaCC

Alerta vermelho na defesa com lesão grave de Sasso
SASSO sofreu uma lesão grave no jogo com o Olhanense, disputado na última segunda- feira e provavelmente não voltará a jogar nesta época. O sucedido com o central francês acentua o quadro clínico negro dos arsenalistas, sobretudo no eixo defensivo, dado que já tinha três jogadores daquela posição dados como indisponíveis.


Sasso regressou com o Benfica, foi a Olhão e agora para

O defesa francês sofreu no Algarve uma rotura na parede abdominal e, como referiu oficialmente o Braga, é "muito improvável" que volte a ser utilizado nesta época.
Deste modo, em dois jogos, depois da lesão grave do avançado Éder, o Braga perdeu também Sasso, um jogador que rapidamente assumira a titularidade, após ter sido contratado ao Beira-Mar, no mercado de inverno. Uma aquisição que, então, surgiu em boa hora, dado que os igualmente centrais Nuno André Coelho, Douglão e Haas estão inoperacionais há já algum tempo e sem perspetivas imediatas de regressar. Aparentemente aliviado, até porque também Douglão esteve perto de ficar apto, mas entretanto sofreu uma recidiva, o Braga cedeu o jovem Aníbal ao Moreirense. Em poucas semanas, o quadro clínico agravou-se e já obrigou à improvisação do médio Custódio, por duas vezes, a defesa central, dado que somente Paulo Vinícius está em condições de jogar. Cenário que se vai repetir depois de amanhã (18 horas, SportTV), na receção ao Marítimo, em jogo da 22.ª jornada da Liga.
As suspeitas de que Sasso contraíra uma lesão grave confirmaram-se quando o jogador foi submetido a uma ressonância magnética, após o regresso de Olhão. O recurso à equipa B, pelo menos para compor o banco, é uma alternativa em aberto, nomeadamente através de Palmeira e Santos.


Beto vai ficar em Sevilha e rende um milhão de euros
O SEVILHA vai acionar a opção de compra pelo guardaredes Beto, cedido em janeiro pelo Braga ao clube espanhol, até final da época. Satisfeito com o jogador, o 10. o" classificado da Liga de Espanha já decidiu estender a ligação contratual do guardião que chegou, viu e venceu, no emblema andaluz.

Em pouco mais de um mês, Beto convenceu o Sevilha a avançar para a sua contratação definitiva, até junho de 2015. O guarda-redes internacional português, de 30 anos, tinha sido resgatado ao Braga, a título de empréstimo, para colmatar a saída de Diego López para o Real Madrid que, por sua vez, ficara sem Casillas. O Sevilha tem até 30 de maio para acionar a opção de compra, por mais duas épocas, mas, segundo o jornal "Marca", já decidiu e vai apostar na continuidade do guardião, que agrada ao técnico Unai Emery. O F. C. Porto, que ainda detém 50% dos direitos económicos de Beto, deverá também arrecadar um milhão de euros.

JN

JotaCC

Precavidos no assédio a Leão e Paulo Fonseca

O ASSÉDIO às principais unidades do Paços de Ferreira, técnico Paulo Fonseca incluído, está a causar algum desconforto nas hostes pacenses, mas o clube sensação da Liga, na maioria dos casos está precavido e pode recolher dividendos relevantes, em caso de transferências.
Desde que Jorge Mendes passou a ser o seu empresário, Paulo Fonseca alargou os horizontes profissionais e até o Olympiacos, da Grécia, surge como possível alvo. No entanto, como o treinador tem vínculo até junho de 2014 e uma cláusula de rescisão de dois milhões de euros, o Paços está tranquilo.

O mesmo se passa com o médio André Leão, colocado na órbita do Braga e igualmente com contrato até 2014. Já Luíz Carlos, em fim de contrato, vai sair para os guerreiros, com os castores apenas a assegurarem alguns direitos, em caso de futura transferência.

JN

JotaCC

A nova geração de ouro que recolocou o fundo português nos pódios
Atletismo. Sara Moreira, recente campeã, lidera geração que treinadores consideram estar "ao nível" de Rosa Mota ou Fernanda Ribeiro

São a nova geração de ouro do meio fundo feminino português. Nasceram todas na década de 80 do século passado e iniciaram todas as suas carreiras em pequenos clubes no Norte do país, entre o Porto e Braga. Sara Moreira, campeã europeia de 3000 metros em pista coberta no domingo passado, Jéssica Augusto, Dulce Félix e Marisa Barros são os expoentes máximos desta geração de fundistas que voltou a conquistar medalhas para Portugal.

Hoje, são consideradas as sucessoras de uma outra geração que nos anos 90 levou o atletismo português aos pódios: Fernanda Ribeiro, Albertina Dias, Conceição Ferreira, Manuel Machado e Carla Sacramento, entre outras.

Os técnicos contactados pelo DN – Sameiro Araújo , treinadora de Dulce Félix, António Ascensão, técnico de Marisa Barros, e Fonseca e Costa, ex- treinador de Carla Sacramento – consideram que esta geração tem "uma paixão, dedicação e potencial idênticos ou superiores" às atletas dos anos 80 e 90 do século passado. Sameiro Araújo, a treinadora que liderou o atletismo do Sp. Braga, clube que durante décadas lançou e apoiou a maioria destas atletas, considera que "a determinação, entrega e vontade de vencer" é o dominador comum, a chave para o sucesso, destas atletas, em tudo comparáveis às primeiras campeãs, como Rosa Mota e Aurora Cunha, nos anos oitenta. Ou a Fernanda Ribeiro e Carla Sacramento, nos anos 90. Para a selecionadora nacional, as atletas de hoje "têm o mesmo potencial e até podem fazer melhor" que esses nomes históricos, "até porque estas "tiveram de lutar muito mais para desbravar as dificuldades, muitas delas sociais e económicas".

Ainda assim a professora de educação física defende que "em termos mundiais, após o aparecimento de muitas africanas, é mais difícil sonhar com medalhas mundiais e em Jogos Olímpicos".

Para António Ascensão, estas atletas tiveram "a sorte" de encontrar apoios de clubes e ajuda da preparação olímpica que lhes permitiu apostar no atletismo a tempo inteiro. "Rosa Mota foi precursora . Teve a coragem de fazer uma aposta clara na maratona", recorda o técnico. Todavia, acrescenta, "estas atletas não são fruto de um programa ou projeto nacional como existem em outros países, mas fruto de um trabalho de animação ou formação de pequenos clubes de Varzim, Vizela, Viana do Castelo e Paredes que descobriram essas atletas, que depois foram contratadas pelo Sp. Braga."

Fonseca e Costa, que nos anos 80 coordenou o atletismo do FC Porto, acredita que esta geração "tem mais qualidades físicas para fazer melhor do que a Rosa Mota na maratona, mas não quer dizer que o faça". E alerta que, "apesar de terem mais apoios médicos e técnicos, podem não o conseguir porque hoje há uma clara aposta no volume de corrida ( km) em detrimento da qualidade do treino, o que poderá provocar lesões".

DN

JotaCC

Beto irá render um milhão
Beto irá em breve vincular-se em definitivo ao Sevilha por um período de dois anos, ou seja, até junho de 2015.

Cedido desde o fim de janeiro ao emblema espanhol, Beto tem protagonizado grandes exibições e a sua qualidade não deixou margem para dúvidas aos dirigentes andaluzes, que têm até 30 de maio para exercer a opção de compra definitiva do passe do guardião.
De acordo com os relatos da Imprensa do país vizinho, o Sevilha terá acordado pagar um milhão de euros ao SC Braga.
Convém no entanto lembrar que o FC Porto ainda tem na sua posse metade dos direitos económicos de Beto. Seja como for, está assegurado mais um encaixe financeiro e com um ativo que esteve apenas meia temporada em Braga.

A BOLA

JotaCC

Sevilla paga um milhão de euros por Beto
O guarda-redes português Beto Pimparel vai assinar um contrato definitivo com o Sevilla, depois de ter rumado ao emblema espanhol na condição de emprestado pelo SC Braga até final da presente temporada.

Os dirigentes sevilhanos estão satisfeitos com o rendimento do guardião internacional português, que rapidamente se afirmou como titular indiscutível na baliza do Sevilla, depois da saída de Diego López para o Real Madrid.

O SC Braga também não colocará entraves ao adeus definitivo de Beto, uma vez que Quim tem estado em evidência na baliza minhota desde que ocupou o lugar de Beto, em janeiro.

De acordo com a imprensa espanhola, Sevilla e SC Braga acertaram a transferência de Beto a título definitivo, até porque os espanhóis têm opção de compra até 30 de junho. O Sevilla vai pagar um milhão de euros pelo passe do guarda-redes, cujos direitos desportivos estão divididos equitativamente entre o SC Braga e o FC Porto.

ZEROZERO

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

«Não nos passa pela cabeça não ficar no terceiro lugar» - Paulo Vinícius

O quarto lugar ocupado pelo SC Braga na classificação Liga, acredita Paulo Vinícius, é provisório. Não obstante o bom momento do Paços de Ferreira, terceiro classificado com mais dois pontos somados, afiança o central que os guerreiros vão terminar a época no ´pódio`.

«Não nos passa pela cabeça não ficar no terceiro lugar. Sabemos que temos de vencer todos os jogos e vamos fazer por isso», vincou o brasileiro, esta quinta-feira, à margem de uma visita à escola EB1 de Este S. Pedro na companhia de Santos.

Confrontado com a campanha do Paços de Ferreira, Vinícius foi parco em palavras: «Estão a fazer um bom Campeonato, mas o que se passa nas outras equipas não nos importa muito».

Noutro plano, o único defesa central de raiz à disposição de José Peseiro lamentou a onda de lesões que tem afetado o setor.

«É um grande azar mas não nos impedirá de procurar a vitória frente ao Marítimo. As lesões no eixo da defesa não terão reflexo na equipa. Tenho a ajuda do Santos e do Custódio, que já fez a posição. Não é a lugar dele de origem, por isso vamos conversando e acertando o posicionamento. Vai correr tudo bem, vamos superar esta fase com vitórias», asseverou.

A BOLA

JotaCC

Sevilha vai pagar ao Sp. Braga para ficar com Beto
Exibições do guarda-redes convenceram dirigentes.
   
A direção do Sevilha decidiu que vai exercer a opção de compra de Beto, guarda-redes internacional português. Dessa forma, segundo a imprensa espanhola, o clube andaluz vai pagar um milhão de euros ao Sporting de Braga, em duas parcelas. Beto ficará ligado ao Sevilha até 2015.

O jornal Marca escreve que Beto "converteu-se numa das melhores contratações da Liga no mercado de inverno". As exibições do guardião têm convencido os adeptos do Sevilha, motivo que levaram a direção a optar por abrir os cordões à bolsa.

Quem sai a perder é Palop. Aos 39 anos, o guarda-redes que está há oito épocas em Sevilha não deverá continuar.

RELVADO

Bruno3429

Pedro Proença nomeado para o SC Braga – Marítimo
Por Redação

O árbitro Pedro Proença foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o encontro entre SC Braga e Marítimo, marcado para este sábado, referente à 22.ª jornada da Liga.

Será o regresso de Pedro Proença a jogos do principal campeonato nacional após a polémica arbitragem no jogo entre Nacional e Benfica, a 10 de fevereiro. Desde então dirigiu o Lyon-Tottenham, da Liga Europa, e o Arouca-SC Covilhã, da 2.ª Liga.

Na partida de abertura da jornada, entre FC Porto e Estoril, vai estar Nuno Almeida, sendo também já conhecido o árbitro para o Académica – Sporting: Hugo Pacheco, da AF Porto.

Nomeações:

Sexta-feira:

FC Porto - Estoril, Nuno Almeida (Algarve)

Sábado:

SC Braga - Marítimo, Pedro Proença (Lisboa)


Académica - Sporting, Hugo Pacheco (Porto)

A Bola