News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/02

Started by JotaCC, 15 de February de 2013, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: jogadores apelam ao apoio dos adeptos



"Todos seremos mais". É esta a mensagem deixada pelos jogadores do plantel do Sp. Braga para todos os adeptos e sócios bracarenses. Num vídeo publicado no site oficial do clube, os capitães e vários jogadores do plantel apelam à presença dos adeptos em Vila do Conde, no jogo da próxima segunda-feira, com o Rio Ave (20 horas), a contar para a 19.ª jornada da Liga.
O capitão Alan dá o mote no início do filme e lembra que "por vezes, quem fica de fora sofre mais", numa mensagem direccionada para toda a família arsenalista e intitulada '11 guerreiros em campo milhares na bancada'.
"Vocês podem fazer muita coisa, podem fazer a diferença porque os adeptos são o motor da nossa paixão e um clube sem paixão não consegue sobreviver. E um clube sem alma não alcança nada. Queres ou não fazer a diferença? Um clube sem adeptos não é uma família, não é nada. Contamos com a vossa presença", apelam os jogadores, numa mensagem repartida entre os vários elementos do plantel, como Custódio, Mossoró, Quim, Carlos Eduardo, Hugo Viana, Salino, João Pedro, Hélder Barbosa, Zé Luís, Éder, entre outros.
Importância do desafio na luta pelo terceiro lugar da Liga motivou a decisão da SAD em oferecer quatro mil bilhetes para este jogo, ingressos disponibilizados para todos os sócios com as quotas em dia.

Bilhetes para o dérbi

Entretanto, já estão à venda os bilhetes para o dérbi minhoto entre Sp. Braga e Vitória de Guimarães, no próximo dia 23. Os valores para sócios variam entre os três euros (sub-14) e cinco euros, enquanto o público em geral terá de desembolsar entre 25 e 75 euros.

Treino à porta fechada

Depois de um dia de folga, José Peseiro deu início à preparação do jogo com o Rio Ave, à porta fechada. Ainda sem Elderson, o panorama clínico não sofreu alterações, com Douglão, Nuno André Coelho, Rúben Amorim, Rúben Micael, Haas e Djamal lesionados. Hoje, há novo treino, às 11 horas.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Elderson recupera o papel principal
REGRESSA DA CAN CONFIANTE E O LUGAR É SEU

Elderson é esperado esta manhã no treino e a três dias da deslocação a Vila do Conde. O suficiente para o internacional nigeriano confirmar o que está previsto, recuperando o papel que já foi dele, nomeadamente na época passada, como principal opção para o flanco esquerdo da defesa do Sp. Braga.

Um caso ímpar, ao fim de mês e meio de ausência do convívio do clube, mas que acaba por ser natural em função da saída de Ismaily, que se soma à confiança que Elderson ganhou ao serviço da sua seleção. O esquerdino chega como campeão da CAN que se realizou na África do Sul, onde se destacou, marcando até um golo e alargando o lote que clubes interessados nos seus serviços. Mas neste momento a prioridade total é o Sp. Braga e, quanto a uma possível transferência, é algo que só voltará a ser equacionado no verão...

Após uma primeira fase da temporada em que praticamente só jogou quando era necessário fazer descansar Ismaily, Elderson acaba por ganhar uma relevância de que não estaria à espera quando partiu para a África do Sul no início de janeiro. Apesar da contratação de Emídio Rafael, já nesta reabertura do mercado de transferências, o lugar é mesmo de Elderson, pois a reintegração progressiva na competição do ex-dragão está a ser promovida nos jogos da equipa B e Emídio Rafael já provou que tem ainda um longo caminho pela frente até readquirir a estabilidade que o leve a ser uma verdadeira opção no plantel principal. Elderson regressa também ao convívio do grupo numa fase em que o seu sangue fresco pode fazer a diferença. Ontem, o plantel promoveu um vídeo a solicitar o apoio dos adeptos em Vila do Conde. "Vocês podem fazer a diferença", foi a frase-chave.

RECORD

JotaCC

DOUGLÃO APONTADO AO CLÁSSICO
Como o gigante só retoma os treinos livres na próxima semana, dupla Paulo Vinícius-Sasso repete-se em Vila do Conde

Afastado da competição há dois meses, Douglão já queimou praticamente todas as etapas necessárias para recuperar de uma microrrotura na coxa direita, estando para breve o seu regresso à equipa. A boa nova foi transmitida ao técnico José Peseiro antes do jogo com o Paços de Ferreira, altura em que o central se começou a reintegrar nos trabalhos da equipa na relva, e tudo aponta para que esteja em condições de alinhar contra o Vitória de Guimarães, dentro de uma semana. Atendendo a que o Braga sofreu seis golos em apenas dois jogos, a disponibilidade do defesa brasileiro, um dos mais experientes do plantel, parece rodear-se de alguma urgência, mas está totalmente descartada para a partida com o Rio Ave. Na ausência de alternativas (Nuno André Coelho e Haas mantêm-se lesionados), a dupla Paulo Vinícius-Sasso entrará então em ação pela terceira vez consecutiva.
Os primeiros treinos livres de Douglão estão marcados para o começo da próxima semana e a intenção de Peseiro é passar a utilizá-lo com regularidade, daí que não exista nenhuma pressa em acelerar o regresso, porque o risco de uma recaída nestes casos é real, ainda que a margem de consolidação seja suficientemente grande. Decidido a travar o flagelo das lesões, que tem afetado especialmente a defesa, o treinador está disposto a esperar para voltar a contar com o gigante de 1,93 metros, mas é ponto assente que o seu regresso acontecerá mesmo no dérbi minhoto. Como "reforço extra", a equipa contará com os seus adeptos em grande número, pois a SAD disponibilizará bilhetes a apenas cinco euros para os associados.
Curiosamente, a última aparição de Douglão verificou-se em Guimarães, para a Taça da Liga, com os eternos rivais do Minho a empatarem a zero num jogo especialmente azarado para os centrais: primeiro foi Paulo Vinícius a receber ordem de expulsão; já perto do fim, o número 44 viu-se substituído por Nuno André Coelho, confirmando-se no imediato uma lesão muscular, de recuperação prolongada.


Sasso, Custódio, Viana e Barbosa em risco

Os cartões amarelos vistos por Custódio e Hélder Barbosa na partida com o Paços de Ferreira elevaram para quatro o grupo de jogadores que correm o risco de falhar a receção ao Vitória de Guimarães (o quarto dérbi minhoto da época), caso sejam admoestados frente ao Rio Ave. Sasso, Hugo Viana e Hélder Barbosa contabilizam quatro cartões, enquanto Custódio juntou o oitavo ao seu cadastro, pelo que a equipa se vai apresentar parcialmente constrangida em Vila do Conde. Se a eventual suspensão de Sasso será facilmente compensada com Douglão, que já se encontra praticamente refeito de uma microrrotura, já os potenciais desaparecimentos de Custódio e Viana, os mais utilizados por José Peseiro, serão mais problemáticos, face às lesões de Djamal e de Rúben Amorim.


Ismaily feliz na Ucrânia e grato aos guerreiros
Oficializado a satisfação pela transferência e a importância do Braga na sua afirmação

Meio ano com a camisola do Braga foi suficiente para Ismaily saltar para a montra do futebol europeu. Contratado por 4,5 milhões de euros pelo Shakhtar Donetsk - os arsenalistas recebem 3,2 milhões deste valor -, o lateral-esquerdo brasileiro que os minhotos foram buscar ao Olhanense no último verão não esquece os tempos que passou no Estádio AXA. "Estou grato ao Braga, aos treinadores, aos adeptos e a todos os funcionários do clube", afirmou ontem o jogador, de 24 anos, numa entrevista concedida ao sítio oficial na Internet do clube ucraniano.


Champions Ismaily jogou a prova pelo Braga e não vai ajudar Shakhtar contra alemães

"Feliz" com a transferência para "um grande clube da Europa", Ismaily revelou ser possível para ser útil à minha nova equipa", referiu o esquerdino, acreditando que se vai ambientar "muito facilmente", até porque já se sente "confortável no futebol europeu" e foi "bem recebido" pelos novos colegas, muitos deles compatriotas. Com alguma experiência acumulada, até na Liga dos Campeões, Ismaily quer "ajudar o mais rápido possível" e "ganhar tudo o que há para ganhar" ao serviço do tricampeão ucraniano e líder destacado do respetivo campeonato.
Ismaily realizou o último jogo pelo Braga na segunda-feira, na derrota por 3-2 diante do Paços de Ferreira, no Estádio AXA, e viajou para Donetsk já na quarta-feira, pelo que chegou a tempo de assistir ao vivo ao jogo do seu novo clube contra o Borussia Dortmund, a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões (2-2). O lateral-esquerdo entrou no Donbass Arena ao intervalo e ficou logo "absolutamente encantado e surpreso" com um dos dos estádios mais modernos da Europa. "Fiquei em êxtase com a infraestrutura. Fiquei feliz também com a atmosfera criada pelos fãs", acrescentou o brasileiro, que se apresentou aos ucranianos como "um defesa que gosta de atacar".


Liga de Clubes refuta acusações
Braga queixou-se de dualidade de critérios no caso E. Rafael

Depois da SAD do Braga ter emitido um comunicado, na segunda-feira, em que lamentava a "dualidade de critérios" da Liga de Clubes e da FPF na análise de situações similares, não se conformando com o castigo que lhe foi aplicado na sequência do "Caso Emídio Rafael", o organismo que rege o futebol profissional refutou ontem as acusações dos arsenalistas. Fonte da Liga de Clubes, em declarações à Agência Lusa, "repudiou a imputação de desigualdade de critérios" e revelou ser "insidiosamente falso" que o órgão não tenha respondido às questões levantadas pelo Braga. A mesma fonte lembrou ainda que "não é à Liga que compete decidir, mas à Comissão Disciplinar da FPF" e negou que o Braga tenha solicitado que o jogo da equipa B com o Belenenses, a 23 de janeiro, fosse adiado duas horas, para as 20h00. A fonte garante que os arsenalistas pediram, isso sim, que a partida se realizasse às 18h00 mas, como o Belenenses recusou esse o horário, acabou por disputar-se às 15h00. Contactada por O JOGO, fonte oficial do Braga não reagiu à posição da Liga.
Já Miguel Relvas, ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, pronunciou-se sobre os incidentes na bancada, no Braga-Paços de Ferreira, classificando a situação como "pontual" e garantindo que "há segurança no desporto em Portugal". Para Relvas, a revisão da lei não resolve "os problemas de fundo".


RUSSOS ACELERAM ADAPTAÇÃO

O guarda-redes Kritsyuk e o médio Zhestkov, dois jogadores russos contratados pelo Braga em janeiro, estão a ter aulas de português três vezes por semana, revelou o segundo à Imprensa do seu país. Zhestkov destaca as "melhores condições que Portugal oferece aos jovens" e espera estrear-se pela equipa B já no próximo jogo, com o Leixões.


ELDERSON JÁ TREINA HOJE

Depois de ter vencido a Taça de África das Nações (CAN), Elderson  regressa hoje a Braga. Independentemente da hora de chegada, o lateral-esquerdo nigeriano terá de comparecer no Estádio AXA para se treinar, acelerando, dessa forma, a preparação do jogo com o Rio Ave, no qual será titular, face à saída de Ismaily.


JOGADORES PEDEM APOIO

O Braga colocou ontem no seu sítio oficial na Internet um vídeo em que vários jogadores do plantel apelam à presença dos adeptos no jogo de segunda-feira, com o Rio Ave, para o qual a SAD coloca quatro mil bilhetes à disposição dos sócios. "Todos...seremos mais!" é o título da campanha que visa um apoio especial para um dos jogos mais importantes da época.

O JOGO

JotaCC

Mesquita Machado repudia
Incidentes com o Paços

"OS INCIDENTES do jogo da passada segunda-feira merecem o meu total repúdio", disse Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga, considerando que "o comportamento das pessoas naquele dia não tem qualquer tipo de desculpa".
O edil referiu que, em Braga, os adeptos são ordeiros, mas lamentou que estes incidentes sejam recorrentes, frisando que "a falta de policiamento pode agravar."
"Quem tornou o policiamento facultativo terá que responder porque o fez, mesmo que no passado tenham existido exageros ", afirmou, discordando de quem pediu a interdição do AXA. "Não houve invasão e ninguém prejudicou o jogo. Há muitos desafios com pancada nas bancadas e os estádios não são interditos", observou, alertando para eventuais problemas no V. Guimarães-Moreirense. "É de alto risco e sem policiamento. Com o Paços de Ferreira ninguém previa que aquilo fosse acontecer", concluiu.

JN


JotaCC

Baiano vai ser sombra de Elderson na esquerda

Rei morto, rei posto. Ismaily saiu, Elderson voltou do CAN com a clara intenção de sair da sombra e ganhar raízes na equipa de José Peseiro. Só que as contas nem sempre batem certo e os imprevistos em Braga têm sido frequentes, especialmente no eixo da defesa.

Escaldado com tantos percalços e lesões, o técnico do SC Braga antecipou numa semana a venda de Ismaily, mentalizando-se para a urgência de encontrar equilíbrios no lado esquerdo da defesa. Se é verdade que Elderson não é nenhum corpo estranho, e que a sua ausência na África do Sul não lhe retirou conhecimento de causa sobre os processos de Peseiro, não é menos certo que o SC Braga não pode viver com uma só solução.

À vista desarmada, o plantel até oferece uma alternativa: Emídio Rafael. No entanto, o ex-portista ainda não está com um nível consolidado e não é opção imediata. Nos bês habita um valor a confirmar, Bittencourt, ex-São Paulo, que vem rotulado de estrela, mas que ainda precisa de se adaptar às exigências do futebol português.

Depois da experiência falhada em Guimarães, quando Peseiro colocou Salino na esquerda da defesa, no segundo balão de ensaio entra agora Baiano. O defesa direito foi testado na posição no particular com os angolanos do Bravos do Maquis, na semana passada.


Aníbal Capela e Vinícius: dois trunfos feitos no AXA

Descontando Ghilas, um avançado cuja reputação já penetra por várias geografias, o transfigurado Moreirense, transformado em máquina vencedora com Augusto Inácio, revela outros artífices e lapida talentos.

Após uma primeira parte de campeonato terrível e até sufocante, constatando-se o desacerto de muitas contratações, merecem por esta altura destaque dois elementos, ambos vindos de Braga e com vínculo ao clube de António Salvador: Vinicius e Aníbal Capela.


A BOLA

JotaCC

Quatro jogadores em risco de exclusão

É um cenário que projeta alguma preocupação para o derby do próximo dia 23, frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio Axa: o SC Braga aborda o Rio Ave com quatro jogadores em risco de suspensão.

Se virem um cartão amarelo em Vila do Conde Sasso, Custódio, Hugo Viana e Hélder Barbosa ficam automaticamente riscados do mapa para a receção ao vizinho de Guimarães. Não é segredo para ninguém que Custódio e Hugo Viana formam uma dupla que sustenta todas as ideias defensivas e ofensivas do meio-campo bracarense.

A BOLA

brigada da relote


JotaCC

Nuno Almeida nomeado para o Benfica – Académica

O árbitro Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve, foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o encontro do próximo domingo entre Benfica e Académica, referente à 19.ª jornada do Campeonato.

Será a primeira vez que Nuno Almeida vai dirigir jogos do Benfica na presente época, tendo já estado na visita da Académica a Vila do Conde, onde os estudantes empataram a zero, em partida da terceira jornada do Campeonato.

Lista de nomeações:

Sexta-feira:
Beira-Mar – FC Porto, Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Sábado:
Gil Vicente – Sporting, Artur Soares Dias (AF Porto)

Domingo:
Marítimo – Estoril, Hugo Pacheco (AF Porto)
Olhanense – V. Setúbal, Manuel Mota (AF Braga)
P. Ferreira – Nacional, Olegário Benquerença (AF Leiria)
V. Guimarães – Moreirense, Luís Ferreira (AF Braga)
Benfica – Académica, Nuno Almeida (AF Algarve)

Segunda-feira:
Rio Ave – SC Braga, João Ferreira (AF Setúbal)

A BOLA

JotaCC

Sub-18: Hélio Sousa chama 23 para estágio

O treinador da Seleção Nacional de sub-18, Hélio Sousa, anunciou esta sexta-feira lista de 23 jogadores para marcar presença em estágio, entre os próximos dias 18 e 19, no Estádio Nacional.

O objetivo será preparar a equipa para os jogos particulares com a Turquia, a realizar nos dias 5 e 7 de março, em Rio Maior e Santarém, respetivamente.

Lista de convocados:

Belenenses: Nuno Tomás;
Benfica: Alexandre Alfaiate, Filipe Nascimento, João Nunes, Raphael Guzzo;
Boavista: Ruben Alves;
FC Porto: André Silva; Belinha; Francisco Ramos, Ivo Rodrigues, João Graça; Marcelo
Rio Ave: Nuno Santos;
SC Braga: Tiago Sá;
Sporting: Cristian; Daniel Podence; Guilherme Oliveira; Ricardo Tavares; Ruben Ribeiro;
Varzim: José Pedro;
V. Guimarães: Hélder Costa; Palha;
V. Setúbal: Rafael.

A BOLA

brigada da relote

Braga acusa Liga de fomentar discórdia no futebol
Minhotos dizem que o presidente da Liga não tem conhecimento dos factos e lamenta que tenha tornado público o teor da carta enviada ao presidente do clube


O Braga acusou hoje a Liga de Clubes (LPFP) de semear a discórdia no futebol, na sequência da posição assumida por aquele organismo na reação ao comunicado emitido pelo clube, considerando mesmo que o presidente da LPFP "não tem o cabal conhecimento dos factos relatados".

Vejamos, na íntegra, o comunicado emitido esta tarde pelo Braga:

"No seguimento do nosso comunicado antecedente, da posição adoptada pela LPFP a respeito do mesmo e das notícias entretanto publicadas na imprensa desportiva, o SC Braga vem reafirmar integralmente o teor do seu comunicado, por corresponder à verdade, lamentando a postura entretanto assumida pela LPFP.

O SC Braga lamenta ainda que os media tenham conseguido aceder ao conteúdo de uma missiva do Presidente da LPFP dirigida ao Presidente do SC Braga, a qual se reporta a matéria pessoal e confidencial, inclusive antes dessa mesma missiva ter chegado ao poder do seu destinatário - o que diz muito relativamente à sua pessoalidade e confidencialidade.

Por outro lado, o teor dessa mesma missiva e a posição assumida pela LPFP demonstra tão só que o seu Presidente não tem o cabal conhecimento dos factos relatados no nosso comunicado antecedente; colocando-se desde já o SC Braga ao dispor para demonstrar a veracidade de tudo quanto foi alegado assim que o Presidente da LPFP o entender.

Finalmente, é com pesar que se afere que a LPFP, com a postura adoptada nesta matéria, ao invés de se notabilizar como um elemento estabilizador, contribua tão só para fomentar a discórdia no seio do futebol português.

A Administração do SC Braga não se sente condicionada pela postura adoptada pela LPFP e vai continuar a defender intransigentemente os interesses do SC Braga e do futebol em geral."

O JOGO