News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SCBRAGA - 9-2-2013

Started by A.COSTA, 09 de February de 2013, 09:29

Previous topic - Next topic

A.COSTA

Correio do Minho


DUELO DE RISCO COM O PAÇOS DE FERREIRA, SEGUNDA-FEIRA
Estatística a favor
No total, em 16 jogos disputados em Braga frente ao Paços de Ferrei- ra, os arsenalistas venceram 11 vezes. Último confronto deu goleada.
> joana russo belo
Terceiro lugar ao rubro. E um duelo de risco e emoções fortes na pedreira. É, sem dúvida, o jo- go grande da 18.a jornada da Liga o que coloca frente-a-frente Sp. Braga e Paços de Ferreira, duas equipas separadas por ape- nas um ponto na tabela. Feridos no orgulho pela queda do pódio, os arsenalistas recebem, precisa- mente, o adversário que os ultra- passou na classificação e a equi- pa sensação desta temporada.
Jogo de alto risco para as aspi- rações do clube bracarense, que joga uma cartada decisiva não só para o regresso ao terceiro lugar, mas também para elevar os ín- dices anímicos da equipa e adep-
Em 16 jogos disputados no AXA frente ao Paços de Ferreira, o Sp. Braga soma 11 triunfos, dois empates e três derrotas.
tos, após os últimos resultados menos positivos [V. Guimarães, na Taça de Portugal, Benfica e Beira-Mar].
Apesar de pela frente estar a brilhante equipa pacense, orien- tada por Paulo Fonseca, a ver- dade é que a estatística e a his- tória de confrontos recentes
entre Sp. Braga e Paços de Fer- reira, na pedreira, jogam a favor dos bracarenses.
Em 16 jogos disputados em casa, o Sp. Braga contabiliza 11 vitórias, dois empates e apenas três derrotas, uma delas para a Taça da Liga.
Na época passada, à 12.a jorna- da os guerreiros do Minho go- learam por 5-2, com um bis de Lima e golos de Alan, Hugo Viana e Paulo César. Resultado robusto que apagou os dois de- saires anteriores, somados na época 2010/2011: primeiro para a Taça da Liga [2-3] e depois para o campeonato [1-2].
Recuando às épocas anteriores, há quatro triunfos consecutivos desde 2006/2007: 2-1; 2-1; 2-0 e 1-0.
Se a estatística está do lado
bracarense, os dados desta época fazem aumentar a intensidade de um duelo que se prevê de grande nível: o Paços de Ferreira soma apenas uma derrota fora de por- tas na Liga, em nove jogos dis-
putados [no Dragão, frente ao FC Porto] e tem o registo de 13 golos marcados (seis sofridos); já em casa, o Sp. Braga sofreu duas derrotas, frente ao FC Porto e Benfica, com faro de golo ele- vado - 23 golos apontados - mas 12 sofridos.


NOTAS ARSENALISTAS
Rúben Micael em tratamento
O Sp. Braga prossegue a operação Paços de Ferreira, jogo agendado para segunda-feira e determinante para as aspirações da equipa no campeonato. Técnico José Peseiro orientou mais uma sessão de treino, ontem, anda sem o guarda-redes Kritciuk, regressou apenas durante a tarde, depois de ter representado a selecção sub-23 da Rússia, no Torneio de
La Manga, em Espanha.
No lote de indisponíveis, Rúben Micael prossegue recuperação após a cirurgia ao joelho direito.
Treino matinal à porta fechada
Na agenda do Sp. Braga para hoje está prevista nova sessão de trabalho, pela manhã, a partir das 11 horas. José Peseiro prepara a estratégia para atacar os castores à porta fechada.
Amanhã, José Peseiro faz a habitual conferência de antevisão ao jogo com o Paços de Ferreira, pelas 15 horas, no Estádio AXA. Uma hora mais tarde, o plantel realiza o último treino antes do jogo, apronto que decorre, novamente, longe do olhar de adeptos e comunicação social.


ÁRBITROS 18.a JORNADA
Paulo Batista no Estádio AXA
O árbitro Paulo Batista, de Portalegre, foi o escolhido para dirigir o jogo grande da 18.a jornada da Liga, entre Sp. Braga e Paços de Ferreira, a disputar na segunda-feira,
a partir das 20 horas.
Os árbitros para a 18.a jornada são os seguintes: hoje: Estoril- Praia - V.Guimarães, Artur Soares Dias (Porto); amanhã: Académica - Rio Ave, Carlos Xistra (Castelo Branco); Sporting - Marítimo, Duarte Gomes (Lisboa); Moreirense - Beira-Mar, Jorge Sousa (Porto); V. Setúbal - Gil Vicente, Hugo Miguel (Lisboa);
Nacional - Benfica, Pedro Proença (Lisboa); FC Porto - Olhanense, Cosme Machado (Braga): segunda-feira: Sp. Braga - Paços de Ferreira, Paulo Batista (Portalegre).




SP. BRAGA B JOGA, AMANHÃ, EM PORTIMÃO
II LIGA
"Recuperar os três pontos perdidos em casa"
Desaire em casa, no último jogo, foi um "acidente de percurso" no crescimento da equipa. Toni acredita que o Sp. Braga B vai recuperar os pontos amanhã, frente ao Portimonense.
> joana russo belo
A série de bons resultados foi in- terrompida pela derrota caseira da última jornada, frente ao Ton- dela, encontro que o técnico Toni considera ter sido um "aci- dente de percurso" de uma equi- pa em claro crescimento. Por is- so, a palavra de ordem no Sp. Braga B para o jogo de amanhã, no Algarve, frente ao Portimo- nense, é vencer para recuperar os pontos perdidos.
"Os jogadores sabem que só com vitórias nos podemos apro- ximar dos pontos para a manu- tenção. Queremos dar mais um passo no caminho do objectivo da equipa. Para o jogo de domin- go [amanhã] espero que a equipa tenha uma reacção ao desaire da semana passada. Vamos à procu- ra de recuperar os três pontos
Toni quer voltar às vitórias, amanhã, frente ao Portimonense
que perdemos em casa. Acredi- tando que a equipa regresse aos bons jogos e aos bons resulta- dos", sublinhou o técnico.
Toni não considera ter existido um retrocesso na equipa, tendo em conta que o grupo "tem dado um boa capacidade de resposta quer nos treinos, quer nos jo- gos". "Não é por este jogo que vamos deixar de acreditar ou confiar", frisou. O importante, agora, deixou claro, "é reagir": "estou à espera dessa atitude por parte da equipa, uma reacção ao resultado adverso que tivemos na semana passada que em nada se fazia esperar, porque a equipa vinha de uma série de jogos em crescendo, sentíamos que a equi- pa estava a crescer e traduzia aquilo que era a nossa ideia.
DR Terá sido um acidente de percur- so. Os primeiro dez minutos
Publicidade


Os convocados do Sp. Bra- ga B são: Afonso, Ezequiel, Palmeira, Nikiema, Cris- tiano, Xavier, Tiago Ribei- ro, Leandro, Manoel, To- más, Santos, Pedro Cava- das, Piqueti, Artur Jorge, Perdigão, Patrão, Allan, Gonçalo e Nuno Valente.
foram fatídicos para a equipa, depois não teve capacidade emocional para se estabilizar".
Amanhã, em jogo da 27.a jor- nada da II Liga, vai estar pela frente o 11.o classificado. "Tra- dicionalmente os jogos em Por- timão são muito difíceis, é uma equipa forte do ponto de vista atlético, que tem na sua organi- zação colectiva a força maior e esperamos dificuldades. Mas es- tamos cá para tentar vencer e conseguir os três pontos, para re- cuperar os que perdemos em casa", garantiu.
Toni não aponta o mercado de Janeiro como factor desestabi- lizador, pelo contrário: "espero que os jogadores que entraram venham mesmo para ajudar. Temos um caminho difícil pela frente, mas estou crente que va- mos conseguir a manutenção".
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

"ESTOU MAIS CONFIANTE PORQUE AQUI SOU TITULAR"

Motivado pela chegada à final da CAN, o nigeriano admite que, com igual número de oportunidades, podia oferecer o mesmo rendimento ao Braga

O golo marcado ao Mali, as expectativas para a final da CAN, a falta de oportunidades no Braga e o futuro... Elderson falou um pouco de tudo com O JOGO e, diretamente do local estágio da Nigéria em Joanesburgo, mostrou-se confiante numa vitória dos arsenalistas na receção ao Paços de Ferreira. Como descreve a experiência de chegar à final de uma grande competição de seleções?


Motivação > Titular indiscutível, 450 minutos em cinco jogos, Elderson quer aproveitar a embalagem quando chegar a Braga

É fantástico. Sinto que é o corolário de todo o trabalho que fizemos e espero que isto me possa beneficiar no futuro. Está ansioso por jogar a final?

Sim, muito. Não vejo a hora de começar a jogar e espero que as coisas corram bem. Quais são as hipóteses da Nigéria com o Burquina Faso?

Já jogámos quatro vezes contra eles e vencemos duas vezes e empatámos outras duas. Por isso, tento pensar de forma positiva e acredito que, se jogarmos como equipa, poderemos vencer a final. Eles têm uma equipa muito boa e vão dar tudo para vencer. No entanto, nós vamos lutar muito para conquistar o título. Qual foi a sensação de marcar o primeiro golo da Nigéria nas meias-finais?

Fiquei muito feliz. Sabia que precisávamos de entrar bem no jogo para podermos chegar à final e, quando vi que estava sozinho, pedi a bola ao Moses, que cruzou muito bem e eu só tive de encostar a cabeça. Já se imaginou a fazer o mesmo no domingo?

Sem dúvida. Isso seria fantástico e estou ansioso por consegui-lo. Como explicar o facto de ser titular na seleção da Nigéria e no Braga não ter tido muitas oportunidades?

É uma questão de confiança. Quando se faz um, dois ou três jogos seguidos, a confiança de um jogador aumenta. Mas acho que tudo tem ajudado. O ambiente que nos rodeia é fantástico e, até agora, felizmente as coisas têm corrido bem. Em que é que a vitória na CAN o poderia ajudar a enfrentar a segunda metade da época no Braga?

Aumentaria bastante a minha confiança. Chegar a Braga como vencedor de um torneio tão importante como este seria um feito fantástico. Além disso, acho que a experiência poderia ajudar-me a dar um passo em frente na minha carreira. Conversou com alguém do Braga nos últimos dias?

Sim. Os meus companheiros enviaram-me mensagens de parabéns por ter chegado à final. Então serão todos adeptos da Nigéria no domingo...

Espero que sim [risos]. Acho que os adeptos do Braga e toda a gente no clube estará a torcer por mim e espero vencer para que todos possam celebrar. Falou-se muito da hipótese de sair do Braga em janeiro. Isso foi real ou apenas rumores?

Parece que existiram algumas sondagens de outros clubes, mas nada de muito concreto. Para já estou no Braga e motivado para fazer um bom resto de época. Acha que tem impressionado muitos clubes?

Não sei. O que sei é que jogar na CAN tem sido útil para mostrar a clubes de todo o mundo o que sou capaz de fazer. Por isso, acho que vencer a prova me ajudaria a abrir portas.

> Golo
Fiquei muito feliz. (...) Quando vi que estava sozinho, pedi a bola ao Moses, que cruzou muito bem e eu só tive de encostar a cabeça"

> Final
Já jogámos quatro vezes contra eles e vencemos duas vezes e empatámos outras duas. Por isso, tento pensar de forma positiva"


"Braga tem qualidade para passar o Paços"

A queda do Braga para o quarto lugar da classificação não abalou a confiança de Elderson numa reta final de temporada positiva. Aliás, o internacional nigeriano até acredita que o encontro com o Paços de Ferreira marcará o início de uma série de bons resultados por parte dos arsenalistas. "Vai ser um jogo difícil, porque o Paços é uma equipa complicada e tem estado muito bem. No entanto, o Braga tem qualidade suficiente para vencer este jogo", sublinhou o lateral-esquerdo, apontando um lugar no pódio no final do campeonato como "um objetivo perfeitamente alcançável" para os Guerreiros do Minho.


PAULÃO COLOCA BRAGA NO TOPO DA CARREIRA

A cumprir a segunda época no Bétis, Paulão recorda com saudade os tempos no Braga. A possibilidade de jogar a Liga dos Campeões e a final da Liga Europa foi mesmo o "melhor momento na carreira" para o central, que via com bons olhos a aposta de António Salvador em jogadores brasileiros. "O presidente gosta muito dos atletas do Brasil e aposta em jogadores do nosso país", referiu o defesa ao sítio "Futnet", numa entrevista em que elogiou bastante os bracarenses. "O clube tem uma boa estrutura e hoje consegue ser a terceira maior força de Portugal e reconhecido na Europa", destacou.


EXIBIÇÕES DE BETO CONVENCEM O SEVILHA

O empréstimo de Beto poderá vir a ser muito rentável para o Braga. Apesar de ainda só ter feito dois jogos, os primeiros sinais dados pelo guarda-redes têm sido positivos e, segundo o jornal "Estádio Deportivo", da Andaluzia, o Sevilha pondera seriamente acionar a opção de compra fixada no contrato assinado com os arsenalistas. Se o fizer, os bracarenses encaixarão qualquer coisa como 1,5 milhões de euros pelo português, que chegou ao Minho no verão, a custo zero.


KRITSYUK CHEGOU TARDE

Depois de representar a Rússia no "ICh T International Challenge Trophy", em La Manga, o guardião Kritsyuk (na foto) chegou apenas ontem à tarde e não participou no treino, mas é certo que estará no banco contra o Paços. A cem por cento já está Ismaily, enquanto Rúben Micael começou a fazer tratamento no AXA após a cirurgia ao joelho direito.


Minhotos voltam à luta pela terceira posição

O Braga está temporadas numa fase tão adiantada do campeonato

Em função do seu forte crescimento nos últimos anos parece estranho olhar para o pódio e não ver o Braga, mas essa é a realidade atual. No arranque para a 18ª jornada da I Liga, os arsenalistas ocupam a quarta posição e vão receber precisamente o adversário que perseguem, o Paços de Ferreira.


Crescimento > Capitão Alan esteve presente em toda a fase gloriosa do Braga

Desde janeiro do ano passado que os minhotos não se encontravam nesta situação. A correr atrás do Sporting durante a primeira metade do campeonato, a equipa então treinada por Leonardo Jardim passou para a frente após a 15ª jornada, fruto de um triunfo precisamente sobre os leões, e nunca mais baixou do terceiro lugar, chegando mesmo a liderar a tabela durante uma semana.

Esta temporada, depois da sempre variável fase inicial, o Braga assumiu o terceiro posto logo à quarta jornada e só agora perdeu o estatuto para a sensação Paços de Ferreira. O facto de jogar em casa com os castores dá-lhe uma forte possibilidade de recuperar já no imediato um espaço que tem sido quase sempre seu desde 2009/10, época em que foi vice-campeão.

Quinto classificado com Jorge Jesus no final de2008/09, o Braga fez o melhor campeonato de sempre na temporada seguinte, então sob o comando de Domingos Paciência. Entre a primeira jornada e a 19ª só não liderou uma vez, acabando por ser definitivamente ultrapassado pelo Benfica depois da 20ª ronda. Na época subsequente, a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões refletiu-se numa grande irregularidade na primeira metade do campeonato. Porém, os minhotos viriam a encetar uma excelente recuperação e chegariam ao terceiro lugar à 25ª jornada. A luta com o Sporting foi renhida mas acabou por sorrir aos leões, que venceram no AXA na última jornada (1-0). De então para cá, tem sido o Braga o perseguidor mais direto de FC Porto e Benfica.


HAAS REGRESSA...AO BANCO

Ao sétimo jogo consecutivo a titular, Haas acabou expulso contra o Benfica e cumpriu uma partida de suspensão frente ao Beira-Mar. Agora, volta a estar disponível, mas vai sentar-se no banco de suplentes ante o Paços de Ferreira. José Peseiro vai manter a aposta na dupla de centrais formada por Paulo Vinícius e Sasso.


O JOGO

JotaCC

"ANDAVAM NAS RUAS DA AMARGURA"

Jaime Pacheco viveu, em 1993/94, o drama de Braga e Paços para evitar a descida. Agora fala-se de Champions...

HÁ 19 ANOS, Braga e Paços de Ferreira, clubes que se defrontam depois de amanhã(20 horas, Sport TV1), no Estádio AXA, para a 18.ª jornada da Liga, lutavam apenas para ficar entre os grandes. Agora, o último lugar do pódio está em discussão e dá acesso à Liga dos Campeões.
Jaime Pacheco acha que o Braga vai vencer os castores

Em 1992/93, Jaime Pacheco teve no Paços a sua primeira experiência como treinador. Substituiu Neca e evitou a descida. No ano seguinte (1993/94), voltou a jogar e rumou ao Braga. Mas, a 12 jogos do fim, regressou aos castores, para render Vítor Urbano e tentar evitar a descida. Em sete jogos, só teve uma vitória, com o... Braga (1-0, golo de Paulo Sérgio). Na altura, ficou a par dos arsenalistas na tabela, mas, depois, perdeu em Faro e Pacheco bateu com a porta. "Desentendi-me com um dirigente e saí", lembrou. No final, o Braga (28 pontos) ficou na 1.ª Divisão e o rival (26) desceu. "Andava-mos dois nas ruas da amargura, depois cresceram e estão 'registados' na Liga", graceja Jaime Pacheco. "O Braga vivia uma situação financeira complicada e ao Paços faltava a afirmação na 1.ª Divisão", argumenta.

Quase 20 depois, estão ambos na mira da Champions. "O Paços tem feito um grande campeonato, vive um momento único, mas o Braga tem mais potencial e capacidade para ganhar. Em situação normal, é o que deverá acontecer", perspetiva.


Custódio disponível para defrontar pacenses
Custódio já se treinou ontem sem limitações. O médio teve um pequeno problema num ombro, no jogo da seleção.


Guardião russo Kritsyuk de volta aos treinos
Kritsyuk regressou ontem da seleção de sub-23 da Rússia. Hoje (11 horas), o guardião já treinará em Braga.

JN

Pé Ligeiro

Salvador pede 10 milhões por Ismaily

Ismaily é a grande tentação do Shakhtar Donetsk e, depois de uma recusa inicial de António Salvador, os ucranianos prometem voltar à carga já para a semana. Resta saber se o poder de persuasão dos homens do Leste da Europa será suficiente para retirar das contas de José Peseiro a sua opção prioritária para o lado esquerdo da defesa.

Os valores que estão em jogo são consideráveis: a proposta inicial do Shakhtar, que passou aos oitavos de final da Champions, era de quatro milhões de euros e, apercebendo-se da intransigência do líder arsenalista para abrir mão do defensor brasileiro, os ucranianos admitiram investir cinco milhões de euros na compra do passe de Ismaily. Mas nem esse valor chegou para demover António Salvador.

O presidente do SC Braga foi bem claro: Ismaily pode sair, sim senhor, mas nunca por uma verba abaixo dos 10 milhões de euros!

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

brigada da relote


JotaCC

Sp. Braga pede 10 milhões por Ismaily

O Shakhtar Donetsk quer levar o brasileiro a todo o custo e já fizeram uma primeira oferta de 4 milhões de euros, imediatamente recusada por António Salvador.

Depois dos valores iniciais, o clube da Ucrânia, que vai disputar os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, admitiu aumentar a proposta para 5 milhões de euros.

O presidente dos bracarenses foi intransigente. Ismaily só saiu por uma verba nunca inferior a 10 milhões.

O jogador de apenas 22 anos chegou a Braga este verão, depois de passagens vem sucedidas por Estoril e Olhanense.

Esta época já leva 22 jogos disputados, repartidos por Campeonato, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões.

FUTEBOL 365