News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/02

Started by JotaCC, 05 de February de 2013, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Margem de erro mais curta



É uma margem cada vez mais curta. O empate em Aveiro, no domingo, frente ao Beira-Mar, e o terceiro lugar em risco pela possibilidade de o Paços de Ferreira ultrapassar o Sp. Braga na tabela classificativa - o encontro de ontem, com o Estoril, não terminou devido ao intenso nevoeiro na Mata Real e apenas hoje se saberá se os bracarenses seguram o posto - deixou nos valores mínimos a hipótese de erro de José Peseiro no comando técnico e de toda a equipa, que enfrenta neste mês de Fevereiro verdadeiros testes de fogo.

Desde logo na próxima jornada, com o Paços de Ferreira, encontro determinante para o que resta da temporada e para a continuidade do técnico no clube. Recepção aos castores, na próxima segunda-feira, e deslocação a Vila do Conde, na jornada 19, assumem carácter decisivo, já que não há qualquer margem para desaire, por forma a hipotecar o lugar de acesso à Champions na próxima époc a.

António Salvador esteve, ontem, no Estádio AXA, e, apesar de o treino ter decorrido em ambiente tranquilo e calmo, a corda aperta cada vez mais, depois dos resultados da Champions, afastamento prematuro da Europa, eliminação da Taça de Portugal, aos pés do rival Vitória de Guimarães, situações que não agradaram ao presidente e colocam em sentido toda a equipa.

Quatro jogadores nas selecções

Rúben Amorim, Éder e Custódio ainda treinaram, ontem, com a equipa antes de viajarem para a concentração da selecção nacional. Sessão já não contou com o guarda-redes russo Kritciuk, que seguiu para La Manga, onde vai representar a selecção de sub-23 no International Challenge Trophy. Kritciuk é esperado sexta-feira em Braga.
O plantel arsenalista cumpre hoje um dia de folga e regressa ao trabalho, amanhã, para preparar a recepção ao Paços de Ferreira, da 18.ª jornada.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Médio bracarense alvo de cirurgia ao joelho direito para debelar problemas no menisco
Ruben Micael operado com sucesso

O médio bracarense Ruben Micael foi ontem operado ao joelho direito para debelar uma lesão no menisco, revelou o clube, acrescentando que a cirurgia decorreu "com sucesso" e que o jogador iniciará o "processo de recuperação assim que tenha alta hospitalar".
O internacional português, de 26 anos, lesionou-se no jogo com o Sporting, na nona jornada (11 de novembro de 2012), e quando retomou a atividade nunca esteve a 100 por cento, tendo mesmo jogado várias vezes condicionado. O tempo de paragem não foi revelado.

O plantel bracarense treinou ontem depois do empate em Aveiro, diante do Beira-Mar (3-3), no domingo, na 17ª jornada da Liga. Ruben Amorim, Custódio e Éder ainda cumpriram o plano de recuperação com os restantes companheiros antes de se juntarem à seleção nacional em Guimarães.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Rúben Micael operado ao joelho

O médio Rúben Micael foi operado ao joelho direito para debelar uma lesão no menisco, revelou o clube minhoto. A intervenção cirúrgica decorreu "com sucesso" e o jogador "iniciará a recuperação assim que tenha alta hospitalar". Não foi adiantado o tempo estimado de paragem do internacional português.

DN

JotaCC

A PIOR DEFESA DA DÉCADA

Nunca o Braga foi tão permeável, para o campeonato, como esta época. Reflexo do futebol de ataque de José Peseiro, dos castigos e das lesões, os três golos do Beira-mar ajudaram a bater o recorde de 2010/11, sob o comando de Domingos

UNIÃO E ALGO MAIS "Em 2010/11, os jogadores do Braga aperceberam-se de que tinham de dar mais e a união foi fundamental
Miguel Garcia, JOGADOR DO ORDUSPOR (TURQUIA)


O"desastre defensivo" que José Peseiro registou no empate de Aveiro (3-3) foi tudo menos uma exceção à regra em jogos da I Liga. A permeabilidade do Braga, agudizada por frequentes lesões, castigos e pelo futebol de ataque privilegiado pelo treinador, registou-se praticamente no arranque da época e já lá vão 11 jornadas desde que o Olhanense conseguiu a proeza de marcar quatro golos no Estádio AXA, regressando a casa com uma inesperada igualdade. Contas feitas à 17ª ronda, os arsenalistas já vão em oito duplas diferentes de centrais e contabilizam 24 golos sofridos, significando este total parcial um recorde desde 2003/04, a primeira época sob a presidência de António Salvador.
O anterior máximo (23 golos sofridos), batido na noite de domingo com os disparos certeiros de Yazalde, Rui Sampaio e Rúben Ribeiro, verificara-se durante a segunda época de Domingos Paciência (2010/11). Em contraponto com um trajeto irrepreensível na Liga Europa, que se saldou no apuramento para a final, o Braga oscilou muito na primeira volta do campeonato, consentindo quantidades industriais de golos ao mesmo tempo que perdia de vista os lugares europeus, mas entrou nos eixos na fase decisiva da prova, melhorando francamente em termos defensivos, ao ponto de apenas sofrer dez disparos certeiros em 13 jornadas, terminando a época em quarto lugar. Miguel Garcia, atualmente no Orduspor (Turquia), era um dos indiscutíveis na defesa e não se recorda de alterações profundas para explicar a progressiva blindagem do sector. "O trabalho do Domingos foi sempre igual, desde o princípio até ao fim. Não houve nenhuma mudança em termos táticos", afiança.
O segredo para a surpreendente descida na média de golos sofridos terá sido antes a raça dos jogadores. "A equipa uniu-se mais. Por outro lado, se calhar o trabalho desenvolvido ao longo da época começou a resultar melhor à medida que nos aproximávamos do fim do campeonato. Apostávamos muito no apuramento para a final da Liga Europa, mas queríamos muito alcançar o terceiro lugar. Os jogadores aperceberam-se de que tinham de dar um pouco mais e a união foi fundamental", realça o internacional português.
A clara noção de que "havia objetivos para cumprir" no campeonato espevitou o grupo, mas não se tratou propriamente de um fenómeno. Por aí, Miguel Garcia garante que a equipa primava inclusivamente por um saudável comportamento repetitivo. "O Braga dava sempre boas respostas, lidávamos bem com a pressão", lembra, deixando bem claro que semelhante "força psicológica" era comum a todos, incluindo Domingos Paciência. "Tínhamos vários jogadores experientes, que já tinham passado por clubes grandes em Portugal e no estrangeiro", constata. De volta ao presente para analisar a insegurança defensiva da equipa arsenalista, o lateral entende não haver razões para pânico. "O bom futebol das equipas de José Peseiro compensa sempre os golos sofridos. Pelo Sporting, só não fomos campeões porque perdemos por 1- 0, aos 83 minutos, no Estádio da Luz", recorda.


Kaká chegou em janeiro e fez esquecer Moisés

Por mais incrível que isto possa parecer, o desaparecimento do Xerife Moisés, outrora indispensável em qualquer dispositivo defensivo do Braga, coincidiu com o início de uma nova era em matéria de (menos) golos sofridos, em2010/11. Após a transferência do brasileiro para os árabes do Al-Rayyan, em janeiro, o Braga conseguiu junto do Hertha de Berlim o empréstimo de Kaká, por sugestão de Domingos Paciência, e o novo central depressa correspondeu. "Já tinha trabalhado com ele na Académica e trouxe segurança à defesa. De certo modo, o Braga ficou a ganhar com essa mudança. É um jogador rápido e agressivo. Face às suas características, indiquei-o mais recentemente para o Deportivo da Corunha", assume o treinador do Depor, embora vincando a ideia de que a solidez defensiva só resulta quando há um esforço coletivo. "Os jogadores devem saber atuar em bloco. Mas há jogos e jogos: basta um para dar cabo da média", avisa.


JOÃO PEDRO TRANSFORMOU-SE EM ARMA SECRETA

Autor do terceiro golo do Braga em Aveiro, João Pedro deverá manter o estatuto de suplente. Apesar de ter causado boa impressão frente ao Vitória de Setúbal, ficando associado, como titular, a um triunfo folgado (4-1), José Peseiro entende que o extremo português ganha outra importância como suplente utilizado, face à sua velocidade e intensidade, tendo regressado por isso ao banco de suplentes na partida com o Benfica. Após a estreia a marcar contra os encarnados, o ex-jogador da Naval voltou a entrar em cena aos 60' do jogo com o Beira-Mar.


Rúben Micael operado só volta em março

Submetido a uma cirurgia ao joelho direito, internacional português deverá manter-se afastado durante um mês

Mal foram conhecidos os exames complementares de diagnóstico, o departamento médico do Braga não perdeu tempo e avançou para a artroscopia ao joelho direito de Rúben Micael. Dispensado do particular da Seleção Nacional com o Equador, o médio-ofensivo passou a jogar em sacrifício desde que se lesionou na partida com o Sporting, disputada em Alvalade em meados de novembro, e só deverá estar apto para a recuperação dentro de um mês, estando fora de hipótese a sua utilização nos jogos com Paços de Ferreira (em casa), Rio Ave (fora), Vitória de Guimarães (em casa), Benfica (em casa, nas meias-finais da Taça da Liga) e Olhanense (fora).

22 jogos Rúben Micael marcou seis golos entre I Liga, Taça de Portugal e Champions

Com esta baixa , ficam mais reduzidas as opções de J osé Peseiro para o meiocampo, especialmente para a posição 10, para a qual Mossoró passa a ser o único jogador disponível. Hugo Viana e Rúben Amorim são médios de características ofensivas, mas só com muito esforço se poderá dizer que se assemelham a Micael, resgatado no verão ao Atlético de Madrid para elevar a qualidade do plantel arsenalista tendo em vista uma participação memorável na Liga dos Campeões. E f oi precisamente graças aos golos do madeirense que o Braga conseguiu o apuramento para a fase de grupos da prova.

Mais curta será a ausência de Stanislav Kritsyuk, contratado para compensar o empréstimo de Beto ao Sevilha e que se estreou no banco no jogo com o Beira-Mar. O guarda-redes vai representar a seleção russa sub-23 no Torneio de La Manga (International Challenge Trophy) e já não treinou ontem, tendo viajado para Espanha, onde defrontará a Noruega. O regresso está previsto para sexta-feira, pelo que deverá entrar na convocatória para o jogo com o Paços de Ferreira, agendado para a noite de segunda-feira.
Até lá, José Peseiro poderá recorrer aos guardiães Cristiano, Bruno Ribeiro e Pedro Cavadas, da equipa B, ou ao júnior Tiago Sá, presença habitual nos treinos da equipa principal.


Carlão ainda em Braga entre a China e o Brasil

Riscado há algum tempo dos planos de Peseiro para a segunda volta do campeonato, Carlão aguarda instruções do empresário Jorge Baidek para fazer as malas e se despedir de vez da Pedreira. O agente FIFA tem em mãos propostas da China e do Brasil, mas a rescisão contratual só deverá acontecer quando o avançado tiver a certeza de que os seus vencimentos serão acautelados noutro clube. Ontem treinou juntamente com o plantel da equipa principal.


ANDRÉ LEÃO NÃO VAI AO AXA

O Paços de Ferreira sofreu a primeira baixa para a deslocação a Braga ao ter de excluir André Leão. O trinco dos pacenses atingiu o limite de cartões amarelos, o que obriga Paulo Fonseca a alterar o onze, deixando de fora um jogador até ontem totalista da equipa. Em contrapartida, o técnico terá de volta Vítor, outra das peças influentes.


PESEIRO ANALISA CASTORES

José Peseiro, treinador do Braga, já começou a preparar a receção ao Paços de Ferreira, na segunda-feira, tendo passado ontem pelo Estádio da Mata Real para observar a equipa de Paulo Fonseca. O Vitória de Guimarães também atualizou dados sobre o Estoril, adversário com que joga na jornada seguinte.


O JOGO

brigada da relote


JotaCC