News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/02

Started by JotaCC, 01 de February de 2013, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

EB1 do Carandá: espírito 'guerreiro' enraízado nos jovens




A campaínha tocou... e a escola parou. Foi assim o início de tarde, ontem, na EB1 do Carandá, em Braga, no sentido de fazerem a recepção aos jogadores do plantel profissional do Sp. Braga.
O objectivo — por demais divulgado — passa por angariar o maior número de sócios e incutir o sentimento clubístico nos mais jovens. É nas crianças de hoje que está o futuro de amanhã. Pela experiência de ontem, o Sporting de Braga tem futuro garantido. Na EB1 do Carandá, frequentada por 198 alunos, a esmagadora maioria já se 'alistou' no 'exército' dos Guerreiros do Minho. "Pelas propostas de sócios que enviámos, foi possível verificar que recebemos mui-tas cópias de jovens que já são sócios", apontou o director do Sporting de Braga, Carlos Mangas.
E, de facto, poucas dúvidas ficaram pela imagem que se alastrou na sala, com o vermelho-e-branco a sobrepor-se. Quase todos os jovens estavam munidos com adereço alusivo ao clube, quer fosse cachecol, camisola ou até calções.
João Pedro e Sasso fizeram as delícias dos mais jovens, no contacto que estabeleceram e as dezenas de postais que distribuíram. Ninguém foi para casa sem uma recordação. Não faltou ainda a presença da 'mascote' dos Guerreiros, por sinal, a atrair as atenções dos mais jovens.


UMinho debateu as SAD's

O auditório nobre da Escola de Direito da Universidade do Minho viveu, durante a tarde de ontem, um dia dedicado ao novo regime jurídico e fiscal das sociedades desportivas, num evento organizado pela EDUM e pela Baker Tilly e que contou com a presença, como oradores, de vários juristas nacionais, alguns deles legados a clubes profissionais de futebol.
O vice-presidente da EDUM, Francisco Andrade, deu início ao seminário e a docente da UMinho, Maria Miguel Carvalho, apresentou os oradores Miguel Azevedo Brandão (jurista), Vespasiano Macedo (jurista, ligado ao Sp. Braga), António Maria Pimenta (Baker Tilly), Gonçalo Gama Lobo (jurista, ligado ao Vitória de Guimarães), Pedro Alves Coelho (directo executivo da SAD do Beira Mar) e Pedro Macieirinha (jurista, ligado ao Gil Vicente).
Depois de apresentado o novo regime jurídico das sociedades desportivas, logo surgiram as primeiras dúvidas quanto à sua viabilidade e as consequências que irá trazer, após o início da sua aplicação, para os clubes portugueses que têm equipas profissionais.
No público, para além de diversos alunos da EDUM, estiveram presentes, bem atentos, alguns representantes de outros clubes nacionais, que também debateram este assunto que parece estar longe de concluído.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

João Pedro: «Segurar o 3.º lugar é o nosso objetivo»
só não olha de frente as contas do título

Há seis anos fez as malas e despediu-se dos colegas do Sp. Braga B. O sonho de chegar à equipa principal começava a esfumar-se, mas a vida de futebolista dá muitas voltas e João Pedro regressou pela porta grande. Estreou-se ante o rival de Guimarães, foi titular frente ao V. Setúbal e diante do Benfica levantou o estádio com um belo golo. O pior foi o resultado final. "Foi um sentimento agridoce. Marcar é sempre bom, mas acabou por não ter outro significado, porque não chegou para ajudar a equipa a vencer", assumiu, antes de parar para pensar nas contas do campeonato depois da derrota com as águias: "Se o Sp. Braga está fora da luta pelo título? Queremos pensar jogo a jogo e temos qualidade para ir vencendo jornada após jornada. No nosso objetivo passa por segurar e consolidar o 3.º lugar."

A resposta ao último desaire terá de ser dada já depois de amanhã, em Aveiro. "É um terreno sempre difícil para qualquer adversário. O Beira-Mar não está a atravessar um bom momento, mas, acima de tudo, temos de olhar para nós e fazer tudo para vencer o jogo", referiu o extremo de 26 anos.

Salto. Há duas épocas e meia como figura principal da Naval, João Pedro nem queria acreditar quando o telefone tocou e era do...Estádio Axa: "O convite foi uma surpresa e deixou-me extremamente satisfeito. Sinto que foi o momento ideal para voltar ao Sp. Braga. Cresci muito com a minha saída do clube, ao jogar na 2.ª Divisão. Tive muito tempo de jogo. Sinto que evoluí como jogador e como pessoa."

RECORD

JotaCC


JotaCC

João Pedro e o "golo agridoce"

REGRESSOU, viu e venceu. Após ter feito toda a formação no Braga, de onde saiu em 2006, João Pedro voltou à pedreira e parece ter pegado de estaca. O golo marcado ao Benfica deixou-lhe "um sabor agridoce, porque não foi suficiente para anular a desvantagem", mas o extremo de 26 anos, contratado à Naval no mercado de inverno, observa que há mais campeonato e que "o importante é consolidar o terceiro lugar".

"Foi bom marcar ao Benfica, mas, infelizmente, não chegou para anular a desvantagem e para evitar a derrota. Título? Temos de pensar jogo a jogo e no fim serão feitas as contas. O objetivo do Braga é consolidar o terceiro lugar e é para isso que a equipa está focada. Vamos a Aveiro, este domingo, defrontar um Beira-Mar que atravessa uma fase difícil e que irá, também por isso, colocar-nos muitos obstáculos" , acrescentou João Pedro, à margem de uma vista à Escola Básica do Carandá, em Braga, na qual foi acompanhado por outro recente reforço do clube minhoto, o defesa central francês Sasso.


BRAGA MUITO ATIVO CONTRATA DEZ JOGADORES

O Braga garantiu dez jogadores no mercado de inverno e foi dos clubes mais ativos no mês de janeiro, embora muitos para atuar na equipa B. Destaque para o avançado Rabiola (Aves).

JN

JotaCC

Muitas mudanças com pouco dinheiro

Mercado. Apesar da crise, a grande maioria dos clubes da Liga efetuou bastantes mexidas na reabertura de mercado. Luís Freitas Lobo e Pedro Henriques analisam o que de mais importante aconteceu

Grande surpresa foi a saída de Beto ( Sp. Braga) para o Sevilha

Tradicionalmente, o mercado de janeiro é utilizado pelos clubes para fazer reajustes nos plantéis, corrigindo lacunas e compensando lesões ou saídas de jogadores. O que ontem terminou não fugiu à regra e pode dizer- se que foi bastante movimentado em Portugal, pois todos os clubes da Liga registaram entradas e saídas.

O regresso falhado de Niculae aos leões, as chegadas de Bryan e Diogo Rosado ( por empréstimo) e Rui Fonte ao Benfica e a cedência de Rolando pelo FC Porto ao Nápoles foram as principais notas de destaque dos últimos dias. Por outro lado, os azuis e brancos decidiram- se finalmente a corresponder ao desejo de Iturbe, emprestando-o ao River Plate. DaVenezuela para o FC Porto, chegam dois jovens internacionais sub- 20, o defesa Luís Morgillo e o médio Víctor Garcia, que no entanto não farão parte do plantel principal.

Ainda nos dragões, o regresso de Liedson ao futebol português causou sensação. Com 35 anos e um passado recente marcado por muitos problemas físicos, o FC Porto acredita que o antigo avançado do Sporting poderá ser muito útil.

"Vai ser suplente do Jackson Martínez mas quase de certeza responderá com qualidade", antevê, ao DN, Pedro Henriques, comentador da Sport TV. Já o jornalista Luís Freitas Lobo, especialista em futebol internacional, não tem tantas certezas. "Não sei como está a cabeça dele. Se estiver bem e não se importar de ficar no banco, será uma boa aposta", antevê.

A "troca" entre Sporting e FC Porto de Miguel Lopes por Izmailov ( entretanto, o guarda- redes Ventura também seguiu para Alvalade) foi uma das notas de destaque. Pedro Henriques garante que "o FC Porto ficou a ganhar, apesar do Sporting ter agora um melhor defesa direito do que os que tinha", considerado a inclusão de Ventura, que não compete oficialmente desde maio de 2011, "a parte mais caricata do negócio".

Luís Freitas Lobo não consegue perceber "como é que o Sporting nunca consegue segurar os jogadores com mais talento" e lança algumas interrogações aos negócios entre leões e dragões. "São práticas negociais que escondem falta de inteligência na prospeção de jogadores. Em Itália fazem isto há muito, mas a cultura deles é muito diferente", sublinha.

A Alvalade chegou ainda o defesa esquerdo Joãozinho, destacando- se as sete saídas, algumas justificadas com os salários muito elevados ( Elias, Insúa e Pranjic), mas também as de Carriço e Pereirinha ( em final de contrato, foi a única forma do clube ainda fazer algum dinheiro), Gelson Fernandes ( pediu para regressar à Suíça) e o já citado caso de Izmailov.

Do Benfica partiram dois jogadores que perderam muito fôlego em relação à temporada passada: o brasileiro Bruno César rumou ao Al- Ahli Jeddah pelos mesmos 5,5 milhões de euros que tinha custado; o extremo Nolito foi emprestado aos espanhóis do Granada depois de ter estado com um pé em Inglaterra.

No Sporting de Braga, a grande surpresa foi a saída do guarda- redes Beto para o Sevilha ( estreou- se ontem oficialmente pelos espanhóis frente ao Atlético de Madrid), com os minhotos a contratarem o russo Stanislav Kritsyuk, embora, para já, a titularidade do veterano Quim seja o cenário mais previsível. Os arsenalistas estiveram muito ativos, garantindo ainda os serviços do avançado Rabiola, do lateral Emídio Rafael, do central Sasso e do extremo João Pedro. Isto para além de muitos futebolistas para a equipa B. O Sporting de Braga foi o campeão neste mercado de janeiro com um total de dez reforços, sendo que alguns poderão também alinhar pela equipa secundária. Já o Vitória de Setúbal, por sua vez, só garantiu uma contratação de Makukula, que estava livre

DN

JotaCC

SALVADOR RENDEU-SE AO MERCADO NACIONAL

António Salvador nunca tinha contratado tanto em Portugal. Uma mudança estratégica em que o guarda-redes russo Stanislav Kritsyuk aparece como única exceção. O Braga está cada vez mais português...

A janela de transferências encerrou à meia-noite e das contratações efetuadas pelo Braga sobra uma certeza: os encantos dos jogadores portugueses seduziram António Salvador como nunca [ver quadro à parte]. Num período em que a crise financeira aconselha os clubes a evitarem loucuras e a agirem com alguma contenção, o presidente arsenalista optou por atacar em força o mercado nacional (outra das novidades), onde encontrou quatro dos cinco reforços da equipa principal: João Pedro (ex-Naval), Emídio Rafael (ex-FC Porto) e Rabiola (exAves), aos quais juntou o francês Sasso, pescado em Aveiro. Só o russo Stanislav Kritsyuk não representou um clube português na primeira metade da temporada. O jovem guarda-redes foi recrutado ao modesto FK Akademiya Toliatyy, depois de ter deixado indicações muito boas durante o período em que esteve à experiência.

A política de contratações do Braga no mercado de inverno começou a mudar na época de 2009/10, quando a equipa arsenalista lutou pelo título até ao fim. Se até aí o potencial do jogador era visto como a condição mais importante para a realização de um negócio, daí em diante a experiência e o conhecimento do campeonato nacional passaram a ser fatores muito mais valorizados. Em 18 atletas contratados por António Salvador durante o mês de janeiro, nas últimas quatro temporadas, 12 representavam clubes da I ou II Ligas. Uma diferença abissal quando se analisam as restantes seis épocas em que Salvador assumiu a responsabilidade de reforçar os plantéis, nas quais somente sete dos 21 jogadores adquiridos jogavam em Portugal.



Rabiola a sonhar com a chamada à Seleção Nacional

Saltar do Aves (II Liga) para o Braga (I Liga) fez Rabiola alargar os horizontes. O que há uma semana parecia um sonho complicado de concretizar é agora um objetivo bem real para o atacante, que ambiciona um dia ser internacional AA por Portugal. "Espero chegar o mais depressa possível à Seleção Nacional", confessou o jovem natural de Guimarães, que no currículo soma já alguns jogos pelos escalões de sub-21 e sub-19 da equipa das Quinas. No entanto, para já Rabiola quer apenas "saborear o momento", pois considera que deu "um passo muito importante". "Estava numa fase da carreira em que precisava de um desafio deste nível e acho que estou preparado", declarou ainda o avançado de 23 anos, convencido de que se mudou para o "terceiro grande" de Portugal. Por isso, espera "corresponder à confiança" que lhe depositaram os responsáveis arsenalistas. Como? De uma forma bastante simples: marcando "muitos golos".


Ataque da equipa B reforçado com... Alan

Patrão, Perdigão e Zhestkov foram oficializados à tarde

O último dia do mercado não trouxe grandes novidades para o Braga B. Patrão, Perdigão e Zhestkov acabaram por ser os últimos presentes oferecidos a Toni, embora nas próximas semanas o treinador vá receber mais um reforço para o ataque. Alan, que na temporada transata alinhou nos juniores, está praticamente recuperado da lesão sofrida na pré-época (fratura do perónio e rotura de ligamentos do tornozelo direito) e em breve poderá ser mais uma opção a juntar a Zé Luís (sempre que não for utilizado na equipa A) e Manoel. Sebastian Carlsen, médio sueco que esteve à experiência nas últimas semanas, causou uma boa impressão, mas não entrou na lista do Braga, que oficializou na tarde de ontem Patrão, Perdigão e Zhestkov. Os dois primeiros até confessaram o desejo de "chegar o mais depressa possível à equipa A". "Estou feliz por estar num grande clube e espero corresponder às expectativas", afirmou Patrão, enquanto Perdigão confessa a chegada ao clube "um sonho realizado". "Sair da II Divisão para jogar na II Liga, além de poder ser utilizado pela equipa A, é muito bom", vincou o brasileiro proveniente do Tourizense.


"No contrato não diz que tenho de jogar"

Adeptos pedem mais oportunidades para o ala, mas este prefere manter-se à margem da discussão e deixar as decisões para José Peseiro

As boas exibições realizadas nos primeiros três jogos pelo Braga, aliadas ao golo marcado ao Benfica, fizeram João Pedro cair no goto dos adeptos. O extremo está a atravessar uma bom momento de forma e entre os simpatizantes arsenalistas há quem defenda que merecia mais oportunidades no onze. Uma opção à qual José Peseiro tem resistido e que o ex-Naval compreende. "Estou a tentar aproveitar ao máximo todas as oportunidades, mas ninguém chega a um clube com um contrato que diga que tem de jogar", referiu João Pedro, à margem de uma visita à escola EB1 de Carandá, onde teve a companhia do também reforço Sasso.
Depois de um périplo de sete anos por clubes da II Liga, João Pedro foi surpreendido pelo convite para regressar a Braga e não o recusou. O retorno fez-se "no momento ideal", pois o extremo sente-se agora um "jogador diferente" do que era na época de 2006/07, quando foi cedido ao Penafiel. "Olho para a saída do Braga pela positiva. Foi uma forma de crescer como jogador, pois fui jogar numa liga muito competitiva, como é o caso da II Liga, que muitos tem jogadores com qualidade, mas que não chegam mais longe por falta de oportunidades. Tive oportunidade de somar tempo de jogo e isso fez-me evoluir como jogador", reconheceu o jovem internacional português (tem jogos pelas seleções de sub17 e sub-19).

Apesar de se ter estreado a marcar pelo Braga frente ao Benfica, João Pedro diz que foi assaltado por uma "sensação agridoce" no final do jogo. Afinal, o golo não evitou a derrota e o consequente afastamento do topo da classificação, pelo que o objetivo dos arsenalistas é agora mais modesto. "Queremos consolidar o terceiro lugar e, para isso, temos de tentar conquistar os três pontos frente ao Beira-Mar", vincou.


DOUGLÃO A CORRER NA RELVA

Sem competir desde dezembro, Douglão começa paulatinamente a dar sinais de evolução da lesão muscular sofrida no dérbi com o Vitória de Guimarães (Taça da Liga). Apesar de ainda precisar de algumas semanas para estar totalmente apto, a verdade é que o central já iniciou o trabalho de relvado na companhia do fisioterapeuta Francisco Miranda.


STANISLAV E ZHESTKOV VÃO TER AULAS DE PORTUGUÊS

Conversar com Stanislav Kritsyuk ou Maksim Zhestkov é, por estes dias, um verdadeiro desafio para os colegas de equipa. Os dois russos não têm grandes conhecimentos de inglês e, por isso, o Braga vai colocar o guarda-redes e o extremo a terem aulas de português.


Braga cedeu central Capela

Mesmo no último dia das inscrições, o Moreirense garantiu, junto do Braga, o empréstimo do central Aníbal Capela, até ao final da temporada. Em negociação esteve outro nome – o do alemão Haas. No entanto, os bracarenses optaram pela cedência do jovem Capela, de 21 anos, inscrito na equipa principal, mas que já foi utilizado no Braga B. Antes, jogou no Vizela e no Covilhã. Com esta contratação, ficou encerrado o plantel às ordens do novo treinador.

O JOGO

JotaCC

Movimentações de mercado continuam

O SC Braga prescindiu do último dia de inscrições na Liga: os reforços foram contratados e inscritos sem necessidade de aguardar pela data de encerramento do mercado de transferências. Aliás, João Pedro (Naval), Emídio Rafael (FC Porto) e Sasso (Beira-Mar) até já se estrearam oficialmente. Rabiola (Aves) e Kritsyuk (Akademiya Dimitrovgrad), os últimos a chegar ao Minho, também terão oportunidade de fazê-lo em breve.

Ainda assim, há alguns dossiers em aberto na mesa de António Salvador, líder do clube, todos relacionados com a colocação de jogadores que não entram nos planos de José Peseiro para o (muito) que falta jogar na presente campanha. Tal como A BOLA antecipou na edição de ontem, o central alemão Haas (recusou a hipótese de prosseguir a carreira no Moreirense), o defesa-esquerdo Elderson (o nigeriano está no CAN e só regressa de África do Sul depois do dia 3 de fevereiro, pois a seleção do seu país apurou-se para os quartos de final) e o médio líbio Djamal (era titularíssimo com Jardim, quase não jogou nesta campanha), mais o avançado brasileiro Carlão foram riscados pelo técnico e estão autorizados a escolher outro destino para prosseguirem a carreira.

A BOLA

brigada da relote


Bruno3429

Danny e Sereno nos convocados para defrontar o Equador
Por Redação

O selecionador nacional anunciou, esta sexta-feira, lista de 23 jogadores para o encontro particular com o Equador, marcado para o próximo dia 6, em Guimarães.

Paulo Bento não reservou qualquer surpresa de maior, destacando-se a inclusão de Sereno, atualmente a representar o Valladolid, para colmatar a baixa de Pepe, que se encontra lesionado. Danny, após longa ausência, também devido a lesão, está de regresso.

De fora, em relação à última convocatória (jogo com o Gabão, em Novembro), ficaram Nélson, Sílvio, Paulo Machado, Hugo Viana, Hélder Barbosa e Pizzi.

O grupo chamado deverá apresentar-se na próxima segunda-feira em Guimarães, tendo apenas um treino antes do jogo com o Equador.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Beto (Sevilha), Eduardo (BB Istambul) e Rui Patrício (Sporting);

Defesas: João Pereira (Valência), Miguel Lopes (Sporting), Fábio Coentrão (Real Madrid), Luís Neto (Siena), Bruno Alves (Zenit), Ricardo Costa (Valência) e Sereno (Valladolid);

Médios: João Moutinho (FC Porto), Raul Meireles (Fenerbahçe), Miguel Veloso (Dínamo Kiev), Custódio (SC Braga), Ruben Micael (SC Braga) e Ruben Amorim (SC Braga);

Avançados: Nani (Manchester United), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Hélder Postiga (Saragoça), Danny (Zenit), Éder (SC Braga), Hugo Almeida (Besiktas) e Varela (FC Porto).

A Bola

Bruno3429

Soudani em risco de voar para Braga
ARGELINO "SINALIZADO" PELO RIVAL

Tocam as trombetas em sinal de alarme no castelo. El Arbi Hillel Soudani, o ponta-de-lança argelino que chegou em 2011, pode vir a reforçar a "legião" bracarense, na sequência de um caso que ainda pode custar pontos ao clube vitoriano, devido à queixa em curso na FIFA.

Record

JotaCC


Bruno3429

Primeiro treino de Rabiola
Por Pascoal Sousa

Rabiola, reforço de inverno, treinou-se esta sexta-feira pela primeira vez com o plantel do SC Braga. O ponta-de-lança integrou-se na penúltima sessão dedicada ao jogo frente ao Beira-Mar, domingo, às 18 horas, no Estádio Municipal de Aveiro.

Para o compromisso com os aveirenses, Hass está castigado, mas em compensação Paulo Vinicius volta às primeiras opções do treinador e formará dupla com Sasso. Douglão, Nuno André Coelho e Djamal, lesionados, são baixas. Hélder Barbosa fez trabalho condicionado no relvado.

A Bola

JotaCC

Casos da jornada: Benfica beneficiado em Braga

Dois erros na arbitragem de Bruno Esteves, prejudicaram o SC Braga, na última jornada, em que recebeu o Benfica. De acordo com os votantes do zerozero.pt o Benfica, que venceu por 1x2 no Minho, devia ter empatado.

Mais de 66 por cento dos votantes considera que o árbitro errou ao assinalar fora-de-jogo a Mossoró, aos 49 minutos, e quase 71 por cento dos votantes diz que a expulsão de Maximilian Haas aos 84 minutos é errada.

Estes dois erros acabaram por beneficiar as águias, que venceram no terreno dos minhotos, mas houve também um erro na arbitragem de Bruno Esteves a prejudicar os encarnados: aos 90 minutos, o fora-de-jogo assinalado a Lima foi incorretamente marcado, diz mais de 67 por centos dos sufragistas.

ZEROZERO