News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 19/01

Started by Pé Ligeiro, 19 de January de 2007, 09:07

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Ponta-de-lança pode vir do Leste
Polacos em equação

Há referências de três polacos para a linha atacante dos minhotos
Prioridade continua a ser o regresso de João Tomás a Portugal

O sucessor de Marcel é nesta altura uma incógnita com os dias contados. Enquanto o Al-Arabi não se decide quanto à opção de compra do passe de João Tomás, mediante o pagamento de 1,7 milhões de euros, a SAD do Braga aposta forte no regresso do ponta-de-lança, que segue em terceiro lugar na lista dos melhores marcadores na Liga do Qatar, com oito golos, mas tem mais nomes em carteira, como alternativas, pois não exclui a possibilidade de o clube árabe avançar para a aquisição dos direitos do jogador. Todas as hipóteses estão previstas, como a negociação com o Al-Arabi no sentido de libertá-lo dos seis meses de empréstimo que ainda tem pela frente, ou a venda de Tomás, que jamais será vista como uma contrariedade; antes um importante encaixe financeiro.
Já reforçados com o brasileiro Diego, o sonho de Jesualdo Ferreira que acabou por desfazer-se para se tornar numa agradável realidade no plantel às ordens de Rogério Gonçalves, os minhotos querem mais uma opção para o ataque e, nesta altura, têm debaixo de olho três avançados polacos, todos eles avaliados em acção pelo técnico-adjunto João Cardoso em Novembro, numa altura em que também Manuel Machado, o técnico da Académica, resolveu tomar o pulso ao mercado polaco. Aliás, há muito tempo que o Braga segue atentamente os valores que vão despontando no mercado de Leste, sobretudo na Polónia. Actualmente no Auxerre, que pagou por ele cerca de três milhões de euros, Ireneusz Jelén chegou a ser um alvo possível há um ano.



Opções podem ser exercidas até 30 de Junho
Vandinho e Jaime presos até 2008 e 2009


Bastará Rogério Gonçalves manifestar interesse para a SAD do Braga assegurar, em três tempos, dois importantes elementos para a nova época, já perfeitamente ambientados com o clube. São eles Vandinho e Jaime, este cedido por empréstimo ao Estrela da Amadora. Os contratos dos dois brasileiros expiram nesta época, mas, contrariamente ao que sucede com outros jogadores nesta altura, estão impedidos de se comprometer por outros emblemas, pois o Braga poderá exercer até 31 de Junho a opção de renovação dos respectivos vínculos laborais. Se tal acontecer, a ligação de Vandinho será prolongada até 2008, por mais uma época; enquanto Jaime ficará preso aos minhotos por mais duas temporadas, o que significa que só poderá considerar-se livre em finais de Junho de 2009. À partida, Vandinho parece estar melhor colocado... para continuar. Incluído no grupo dos 13 mais utilizados - por Carlos Carvalhal e Rogério Gonçalves -, o médio de ataque continua a inspirar confiança em relação ao futuro, mas, curiosamente, também Jaime tem sido das unidades mais regulares no xadrez comandado por Daúto Faquirá. Rogério tem a palavra.



Certificados
Esperados ainda hoje


Podem ficar hoje resolvidas as questões burocráticas que impedem as estreias de Rodriguez e Andrade pela equipa minhota, já que da Federação peruana e da Confederação Brasileira houve garantias no sentido de que os respectivos certificados internacionais seguiriam hoje, via fax, para Portugal. Consumadas as transferências, o técnico passa a dispor da quase totalidade do plantel para a recepção ao Pontassolense, já que apenas Maciel prossegue no departamento médico. A equipa volta a treinar hoje de manhã, num treino que decorrerá no relvado principal.
 
Programa
Comemoração dos 86 anos


Será virado para os sócios o programa de comemoração do 86º aniversário da fundação do clube, num dia repartido por três acções e que começa pelas 9h15, com o hastear da bandeira no Estádio Municipal de Braga. Pelas 10h00, será celebrada uma missa na igreja do cemitério de Monte d'Arcos, após o que acontecerá uma romagem às campas dos sócios fundadores: Celestino Lobo e Felicíssimo Campos bem como à do sócio nº 3, António Joaquim Machado Almeida, recentemente falecido.



Minhotos comemoram aniversário

Do Pópulo ao sonho de querer ser "grande"
Fundado há 86 anos e desde Junho de 1998 com SAD constituída, o Braga é hoje um clube com tranquilidade financeira

O Braga comemora hoje 86 anos de vida, num momento em que ao nível financeiro a SAD revela uma importante almofada de conforto fruto de uma gestão a todos os níveis cuidada, num processo que já leva oito anos – foi constituída em 26 de Junho de 1998 – com João Gomes Oliveira, Fernando Oliveira e António Salvador a serem, por esta ordem, os presidentes da sociedade anónima desportiva então constituída. Contudo, a história do Braga confunde-se com o início do século passado quando a novidade futebol chegou à cidade, num processo anterior à Implantação da República, altura em que surgiu o Braga Foot-Ball Club. Os jogos eram disputados em São Vítor, na Rua Nova de Santa Cruz, num campo então denominado de Goladas. Tudo dinamizado pela habilidade e entusiasmo dos manos Azevedo, de Celeirós.
Com a chegada da Primeira Guerra Mundial, o recrutamento de soldados fez diminuir o interesse e a prática, sendo preciso esperar até ao final do conflito para que a modalidade se implantasse em definitivo, com o surgimento de três clubes, o Liberdade Foot-Ball Club, o Braga Sport Club e o Estrela Foot-Ball Club. O Pópulo foi então o primeiro centro futebolístico da cidade e, meses depois, no início de 1920, nasce o SC Braga, numa acção conjugada de um grupo de estudantes, Celestino Lobo, Carlos José de Morais, os irmãos Carvalho, Eurico Sameiro, Costinha, Joaquim de Oliveira Costa e João Gomes, que viria a ser o primeiro presidente. O Braga nasceu, então, de verde e branco e só mais tarde, por sugestão do técnico húngaro Josef Szabo, se alteraram as cores para o cromático actual, à semelhança do Arsenal de Londres. Um ano mais tarde foram aprovados os estatutos, na data que figura até hoje como a da fundação oficial do emblema minhoto. Oitenta e seis anos depois é o sucesso europeu que está na mira de um Braga que quer ser "grande" e que não pára de incomodar os principais emblemas lusos.


Alemão referenciado pelo Braga

O avançado Carlos Adriano de Jesus Soares, conhecido pela alcunha de Alemão, é dos alvos referenciados pelo Braga. O brasileiro, de 22 anos, destacou-se no Coritiba, em 2004, transferindo-se, para o Japão, onde alinhou em 2005 e 2006. Primeiro no FC Kyoto e, depois, no Yokohama, tendo apontado 40 golos. De acordo com o que O JOGO apurou, Rogério Gonçalves tem o jogador referenciado e o atleta vê a ida para Braga com bons olhos, por se tratar de uma montra para a Europa.

IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Kim Dong-hyun regressa à Coreia
AVANÇADO VAI RESCINDIR CONTRATO


Kim Dong-hyun vai voltar a jogar na Coreia. O avançado de 22 anos, contratado no final do ano de 2005 até 2010, vai mesmo desvincular-se em definitivo dos bracarenses. O acordo está estabelecido e tudo indica que nas próximas horas será oficializado pela administração da SAD dirigida por António Salvador.

Em temporada de estreia no futebol português, o coreano que chegou a actuar numa escola de jovens futebolistas brasileiros realizou 13 jogos, tendo sido titular em apenas três. Marcou um golo na goleada (5-0) ao Rio Ave e foi admoestado com cartões amarelos nos jogos com Penafiel e Boavista.

Sem espaço no plantel idealizado por Carlos Carvalhal, foi dispensado e rumou à Rússia para jogar no Rubin. Não foi particularmente feliz, pois disputou apenas quatro jogos, coroados com um golo ao Shinnik a 8 de Novembro.

Como deixou de ter interesse para os russos face ao seu escasso rendimento, o Sp. Braga tratou de assegurar uma solução que não penalizasse financeiramente o clube. Nesse sentido, a rescisão do contrato acaba por ser uma opção muito interessante e o jogador regressa ao seu país natal, certamente triste por não ter sido uma válida tão quanto desejaria ser na sua primeira aventura na Europa.

IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Reforços prontos para a estreia no jogo da Taça


O jogo de depois de amanhã com o Pontassolense, a contar para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal, poderá marcar a estreia dos reforços Rodriguez, Andrade e Diego com a camisola do Braga. O central peruano e o médio brasileiro já estão autorizados a jogar pela equipa arsenalista e encontram-se à disposição do treinador Rogério Gonçalves, tal como o jovem avançado, que foi inscrito anteontem.

No caso de Diego, a possível utilização suscita ainda maior curiosidade, já que, se acontecer, significará a imediata impossibilidade de transferência para o F. C. Porto no mercado de Janeiro. Recorde-se que, segundo os regulamentos, os jogadores só podem representar duas equipas na mesma época - e o brasileiro jogou a primeira metade da presente temporada no Penafiel, por empréstimo do clube bracarense.

A estreia mais provável é a de Rodriguez, que está a treinar com o plantel há quase três semanas e até foi convocado para a partida semana passada com o Nacional, na Choupana. O central acabou por nem sequer se sentar no banco porque, na altura, o seu certificado internacional ainda não tinha chegado a Braga, mas agora já entra nas contas do técnico arsenalista. Andrade ainda não possui o ritmo ideal, tendo em conta o tempo de paragem competitiva a que esteve sujeito antes de assinar, mas não será de descartar uma primeira convocatória no jogo da Taça.

No treino de ontem, Rogério Gonçalves pôde trabalhar com todos os jogadores do plantel, à excepção de Maciel, que continua a recuperar da lesão no joelho direito, que o afastará dos relvados nas próximas semanas. Luís Filipe já treinou sem limitações, a exemplo de Madrid, que deverá voltar ao onze na recepção ao Pontassolense. Bruno Gama também marcou presença, depois de nos últimos dias ter estado ao serviço da selecção de sub-20 que prepara o Mundial da categoria. Ao contrário do habitual, a sessão decorreu no relvado principal do Estádio Municipal, o palco do jogo com os madeirenses.

Para hoje, dia em que o clube minhoto festeja o 86.º aniversário, está marcado mais um treino (10 horas), novamente à porta fechada.

IN JN


BRAGA SEMPRE MAIS!