News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Sr. Professor Juju

Started by Vlad, 29 de January de 2007, 12:37

Previous topic - Next topic

lininho

Quote from: Pedro Ribeiro on 08 de February de 2007, 12:18
Para que não restem dúvidas, vou clarificar o que penso em relação ao Jesualdo Ferreira. Não é que me interesse particularmente a personagem, mas irrita-me que a sua figura seja usada pela imprensa e por alguns de nós para pressionar os homens que lhe vão sucedendo na direcção técnica da nossa equipa. Só por isso abordo este tema que de outra forma pouca relevância teria para a vida da SAD/clube.

Eu não gosto da personagem. Isso não invalida, como já repetidas vezes afirmei, que reconheça (como qualquer pessoa de bom senso terá que reconhecer) o seu trabalho técnico, medido da forma mais objectiva que pode haver: pelos resultados. Nem pode haver discussão quanto a isso. É histórico e indesmentível. A sua capacidade como organizador e o seu carácter metódico ficaram bem patentes...

Coisa diferente é dizer que o mérito é só dele, nomeadamente na constituição do plantel. Se em alguns casos, jogadores de valia terão sido contratados por sua indicação, outros houve (e não tão poucos assim) em que se limitou a dar o seu aval a contratações, decorrentes da parceria SAD/Gestifute.

Mas o que mais me afasta de Jesualdo é a minha convicção de que poderia ter ido mais além, se de facto quisesse. Isto não é dizer o mesmo que outro teria feito melhor. Não sei se teria, talvez não haja muita gente ao nosso alcance com a sua capacidade técnica. Mas, se calhar por defeito meu, não sou capaz de aplaudir alguém que a meu ver não fez melhor por falta de vontade ou por não querer assumir o ónus da defesa intransigente do seu grupo de trabalho. No fundo, tudo se resume a avaliar a escolha entre alguém com grandes capacidades, que é capaz de bons resultados, mas que poderia fazer melhor se empenhasse todo o seu esforço na consecução dos seus objectivos; e outro alguém que não tem as mesmas capacidades mas que dá sempre o máximo, assumindo os "ossos" desse empenhamento, embora talvez mesmo assim com inferiores resultados. Numa perspectiva pragmática, em que só os resultados em última análise interessam, talvez a maioria de nós escolha a primeira hipótese. Não me choca. O que já não me poderão pedir é que aplauda essa pessoa, sabendo eu que ela seria capaz de melhor.

Num clube como o nosso, a relação com os media (e dessa forma com a massa adepta e sobretudo com o plantel) reveste-se de uma importância que em clubes com outra projecção mediática não existe (pelo menos no mesmo grau). Não me esqueço das palavras de Mourinho em que este dizia que os jogos se começam a jogar logo nas conferências de imprensa dadas no rescaldo das partidas anteriores. Porque o que é dito publicamente tem uma credibilidade que as palavras ditas na privacidade do grupo de trabalho não têm. Fala-se para fora mas também para dentro. Assumem-se riscos. Criam-se anticorpos no exterior, nas hostes adversárias, desgasta-se a própria imagem "pública" mas ganha-se e motiva-se o grupo, galvaniza-se e mobiliza-se a massa adepta. Não me consigo recordar de melhor exemplo do que José Mourinho para ilustrar isto...

Por isso, percebendo a indignação com que a maioria dos foristas leram a diferente postura "pública" de Jesualdo Ferreira agora que lidera tecnicamente o Porto, discordo da perspectiva. Não o critico pela sua postura actual - que cria anticorpos (basta ler algumas reacções dos nossos foristas), mas que visa ganhar a massa adepta portista e defender o grupo, concentrando em si a crítica ; lamento é que não tenha assumido essa mesma postura quando por aqui esteve. Numa SAD/clube de média dimensão, com  pouca projecção mediática, que precisa de crescer na sua base social de apoio, essa atitude teria sido fundamental, para lá das suas repercussões meramente desportivas. É que, basta ver o comportamento dos media durante esta época, Jesualdo tem essa mais-valia que é a boa imprensa de que dispõe. Infelizmente, colocou-a em banho-maria enquanto cá esteve...

Percebo a sua opção. Jesualdo preferiu manter uma imagem não conflituosa de forma a manter portas abertas. Agora que chegou ao Dragão, provavelmente vê-o como o culminar de toda uma carreira - dificilmente poderá aspirar a mais, tendo em atenção que provavelmente estará a poucas épocas de terminar o seu trajecto como treinador. Tudo, visto em retrospectiva, parece ter sido devidamente pesado e calculado. Foi a sua opção.

Admito que a minha posição não seja nada consensual. Mas é assim que me coloco em relação a Jesualdo. Reconhecendo-lhe os (claros) méritos como técnico. Mas não lhe reconhecendo o perfil como profissional (em todas as suas dimensões) que gostaria de ver no líder técnico da nossa equipa. E como tal, estou ao lado da decisão de António Salvador em não renovar com Jesualdo Ferreira - até porque estou convencido de que este não queria realmente cá permanecer. De todo o modo, sabendo o que sabemos hoje, ainda bem que essa decisão foi tomada. "Azar" do Boavista...

faço, se ele não se importar, minhas as palavras do Pedro, incluindo a parte de não gostar da personagem.
zé: futuro capitão. 8-)

disco infiltrator

Tudo bem.....cada um pensa pela sua cabeça e ainda bem que assim é....

O Jesualdo Ferreira não era perfeito no entanto acho que estão a criar cenários que talvez nem tenham passado pela cabeça dele. Na minha opinião, mesmo não sendo perfeito, foi o melhor passou pelo SCB em todos os aspectos. Mas é a minha opinião.

Da mesma forma eu nunca simpatizei com a figura do Cajuda. Fez boas épocas no SCB mas também fazia questão de estar em tudo o que era comunicação social a pedir que todos aplaudissem o seu trabalho. A famos equipa da loja dos 300 que se não fosse "o treinador genial" estava fadada a descer de divisão mas com ele conseguiu o 4º lugar. Aquelas conferências de imprensa que eram uma feira de vaidades e aquelas piadas sem qualquer piada...enfim não havia paciência. Coisa que nunca vi no Jesualdo Ferreira.
O Cajuda ainda foi para a comunicação social dizer que o guimarães era o maior clube do minho..sabendo que isso iria ferir o orgulho de todos os braguistas.

E se ponho a lembrar em anteriores técnicos do SCB cada vez mais admiro o Jesualdo Ferreira. Gostei de uma fase do Castro Santos e, sinceramente, pouco mais....

Não foi perfeito, tudo bem, mas foi o melhor profissionalmente como técnico e com a postura que demonstrou. É a minha opinião...