News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/01

Started by Bruno3429, 06 de January de 2013, 08:41

Previous topic - Next topic

Bruno3429

José Peseiro: "Temos que estar melhor"
Joana Russo Belo

A mensagem foi clara: é preciso uma equipa mais forte esta tarde para vencer o Moreirense. A última prestação na Figueira da Foz, diante da Naval, para a Taça da Liga, não agradou a José Peseiro, apesar do triunfo, por isso, o técnico garante que é fundamental os guerreiros melhorarem o desempenho, frente a um adversário cuja classificação [último lugar] não traduz o valor real da equipa.

"Vamos ter que estar melhor amanhã [hoje] relativamente ao último jogo. Tudo indica que estamos no caminho para fazermos uma prestação dentro do que é normal no Sp. Braga e melhor do que a última para vencer um jogo que é importante para nós. Temos que estar melhor e é isso que vamos exigir de nós próprios", sublinhou o técnico na antevisão ao jogo.

Peseiro quer uma equipa "com mais agressividade e intensidade", para não se repetirem erros do último jogo: "há dias em que fazemos as coisas menos bem. Não vale a pena falar sobre isso, já falámos sobre o assunto, foi um dia em que jogámos menos bem, felizmente vencemos, são coisas que acontecem em qualquer actividade. Temos a certeza que amanhã [hoje] vamos estar mais fortes, porque é preciso estar mais fortes para ganhar ao Moreirense".

Até porque, alerta o técnico arsenalista, a equipa de Jorge Casquilha não se resume apenas ao avançado Ghilas.
"Basta ver os últimos resultados que fez para a Liga, com o FC Porto, por exemp lo, e no jogo com o Benfica, para a Taça da Liga. É uma equipa que está numa posição que se calhar não se coaduna com o que tem feito, com o seu valor, e que quer dar a volta por cima, quer fazer pontos e com a vontade de sair da posição em que estão. Mas mais do que olhar para o adversário é olharmos para nós e fazermos as coisas certas", frisou, deixando a garantia de que o Sp. Braga está mais preparado "do que há uns dias", depois da pausa natalícia, e que o objectivo para hoje é "fazer golos e não sofrer".

José Peseiro considera o Sp. Braga a melhor equipa da região - "acima do Sp. Braga há alguma equipa da região? Não há pois não? É uma evidência" - e quando questionado sobre a reabertura do mercado de Inverno admitiu que às vezes os "treinadores são apanhados de surpresa por negócios de última hora", mas não se quis alongar "nem sobre entradas nem saídas".

José Peseiro tem apenas dois centrais disponíveis - Paulo Vinícius e Haas - e admitiu que as lesões de Nuno André Coelho e Douglão "não são de curto prazo", por isso, o defesa alemão volta a ser titular. "É um jogador em quem temos confiança, fiquei contente com a prestação dele", referiu em relação a Haas.
Peseiro deixou ainda "uma palavra de conforto do Sp. Braga a João Cancelo", atleta do Benfica envolvido num acidente de viação, no qual faleceu a mãe.

Correio do Minho

Bruno3429

Bracarenses com lição bem estudada em Coimbra

O Sp. Braga/AAUM deslocou-se a Coimbra, onde bateu a Académica por quatro bolas a duas. Este resultado permite à equipa comandada por Paulo Tavares ultrapassar os estudantes na tabela classificativa, ascendendo ao sexto lugar. Por sua vez, os academistas saíram dos lugares que dão acesso ao Play-off.

Com uma primeira parte a roçar a perfeição, os bracarenses «cavaram» uma vantagem de quatro golos, com o capitão André Machado a assumir o protagonismo ao assinar um «hattrick». Miguel Almeida apontou o outro golo dos visitantes.

No segundo tempo, surgiu a reacção da Académica que, em desvantagem, arriscou desde muito cedo a utilização do 5x4 com Beto a ocupar a posição de guarda-redes volante. Só que os golos surgiram numa fase tardia do encontro – marcaram Passarinho e Beto – e os estudantes não conseguiram evitar a derrota perante os seus adeptos.

FutsalGlobal

Bruno3429

SC Braga à procura das boas exibições diante do «lanterna vermelha»

A má exibição do SC Braga na Figueira da Foz não impediu os bracarenses de começar o ano 2013 com uma vitória na Taça da Liga. Agora, no regresso a Braga e ao campeonato, José Peseiro quer voltar a conquistar os três pontos diante do Moreirense mas com uma exibição mais convincente.

São 25 pontos que separam o SC Braga, terceiro classificado, do Moreirense, lanterna vermelha. No entanto, o treinador dos arsenalistas não acredita em facilidade diante dos homens orientados por Jorge Casquilha, pois vê qualidade na equipa de Moreira de Cónegos apesar do lugar que ocupa na tabela classificativa.

Analisando os números a frio, conclui-se que os bracarenses estão numa posição que ocupam por direito próprio (na antevisão, Peseiro afirmou que o SC Braga é a terceira melhor equipa portuguesa) e que o Moreirense podia estar bem mais acima na tabela classificativa.

O SC Braga, a par do FC Porto, conta com o segundo melhor ataque da Liga Zon Sagres (27), apenas atrás do Benfica, enquanto o Moreirense soma 14 golos, apenas menos um do que, por exemplo, o Paços de Ferreira, quarto classificado e uma das surpresas da temporada, e mais três do que o Sporting.

SC Braga procura dar seguimento às vitórias em casa ©Catarina MoraisSe, pelo contrário, a análise se focar nos golos sofridos, a posição dos bracarenses não é tão boa. FC Porto, Benfica e Paços de Ferreira têm estado melhor defensivamente, enquanto o Sporting tem os mesmos 15 golos sofridos do SC Braga. Apenas menos quatro do que o Moreirense, que, apesar de ser último, tem uma defesa melhor do que Vitória de Guimarães, Beira-Mar, Marítimo, Nacional da Madeira, Vitória de Setúbal, Olhanense e Académica.

Confronto histórico não é favorável ao SC Braga

Foi apenas por três ocasiões que SC Braga e Moreirense se defrontaram na cidade dos arcebispos para o principal escalão do futebol português.

No primeiro encontro, em 2002/2003, os bracarenses venceram por 2x1, com dois golos de Barroso, marcando para o Moreirense Alex.

Nas outras duas vezes só deu empate. Em 2003/2004, as duas equipas minhotas empataram a uma bola, um golo de Paulo Jorge na própria baliza a favor do Moreirense e um tento de Paulo Sérgio a favor dos arsenalistas, enquanto em 2004/2005 os 90 minutos terminaram sem qualquer golo apontado.

Zerozero

brigada da relote

Haas pode estrear-se hoje na Liga

Maximilian Haas, central alemão contratado esta época pelo SC Braga depois de ter representado o UD Leiria, pode ter esta noite, frente ao Moreirense (18 horas), a grande oportunidade de se estrear na Liga. Nuno André Coelho e Douglão estão lesionados e José Peseiro deve fazer Haas alinhar ao lado de Paulo Vinicius no centro da defesa.

Depois de uma lesão o ter afastado da equipa no início da temporada e ter mesmo chegado a ser dado como dispensável, Haas jogou frente a Pampilhosa (Taça de Portugal) e Naval (Taça da Liga), marcando mesmo o primeiro golo da equipa neste último encontro. E parece ter convencido Peseiro. «Tenho total confiança nele. Não se lhe pode exigir o mesmo dos outros, por ter pouco ritmo competitivo, mas fiquei contente com o seu desempenho», disse o treinador.

A BOLA

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


Bruno3429

Paulinho e Amílcar chamados à Seleção
Por Redação

Jorge Braz, treinador da Seleção Nacional, viu-se obrigado a proceder a duas alterações na convocatória para os jogos particulares com a Polónia, agendados para 8 e 9 de janeiro.

Paulinho (Sporting) e Amílcar (SC Braga) foram chamados para os lugares dos lesionados Nandinho (Modicus) e Ricardo Fernandes (Freixieiro).

A equipa das Quinas concentra-se em Alter do Chão para preparar os duelos com a congénere nórdica, que vão decorrer em Ponte de Sor.

Eis a lista de convocados atualizada:
Benfica: Gonçalo Alves, Marinho, Joel Queirós e Vítor Hugo;
FK Raba: Arnaldo;
Leões de Porto Salvo: Rúben Furtado;
Rio Ave: Cardinal e Fabinho;
SC Braga: Amílcar;
Sporting: João Benedito, João Matos e Paulinho.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga-Moreirense, 1-0 (crónica)
Éder resolve envergonhado a quezília entre vizinhos

Por Pedro Jorge da Cunha

Um palácio de ostentação faraónica e um T1 de três assoalhadas nunca foram tão parecidos. O primeiro foi tratado sem brio, ganhou teias de aranha nos cantos, rachas nas paredes e esteve quase a ruir. O segundo, pequeno mas confortável, abriu as janelas e deixou o sol entrar.

O vizinho poderoso chegou a fim a vencer, é certo, mas não se livrou de uma afrontas das grandes: passou quase todo o jogo com o palácio metido dentro do pequeno apartamento.

O Moreirense foi capaz de inverter a lógica reinante, merece todos os aplausos por isso, só que acabou da forma que começou: de bolsos vazios e fome galopante, pese a dignidade e a qualidade dos serviços prestados.

É a velha narrativa do pobre e do rico, do fausto e da miséria. Ganha sempre o mesmo, até sem merecer por aí além. Neste caso, prevaleceu um golo de Éder, no início da segunda parte, quase em jeito de chantagem emocional ao pequeno emblema contíguo. O Moreirense protestou e fez ver as suas razões, tudo para ser corrido para longe no final das conversações.

Já se percebeu que o Sp. Braga, candidato evidente ao pódio da Liga, não teve um dia particularmente brilhante. Principalmente por ter abdicado quase desde o início da intensidade, da persistência, até da qualidade no futebol praticado.

O Moreirense, encolhido à partida, assustou num desvio de Fábio Espinho com o pé esquerdo e começou a crer no impossível. Sem ganhar há longas 11 jornadas, o conjunto de Jorge Casquilha apostou num meio-campo criterioso (Vinícius, Júlio César e Renatinho) e em três homens na frente capazes de incomodar qualquer poder vigente.

Talvez surpreso pela audácia do humilde vizinho minhoto, o Sp. Braga demorou uma eternidade a reagir, até que Éder falhasse escandalosamente uma recarga simples, após remate de Alan e defesa de Ricardo Ribeiro.

Era neste conflito de forças e vontades díspares que o roteiro seguia, quando Ismaily se aborreceu e arrancou um pontapé fenomenal à barra. Éder, ainda envergonhado com o falhanço interior, disse sim à bola e encostou de cabeça para a baliza deserta.

Ainda não se sabia, mas a peleja ficava logo ali decidida. O Moreirense chateou, assustou Beto, esperneou, e as bancadas reagiram com assobios e impaciência. Foi o máximo que os últimos da Liga lograram, o que é, em bom rigor, manifestamente pouco para quem urge de provas de vida.

O Sp. Braga continua folgado no palácio senhorial, a sonhar com o paraíso dos dois lugares da frente. O Moreirense vê-se renegado e remetido a um casebre acabrunhado no fundo da rua. Naquele sítio para onde ninguém ousa sequer olhar.

Sp. Braga-Moreirense, 1-0 (destaques)
Éder redimiu-se a tempo de resolver
Por Pedro Jorge da Cunha

FIGURA: Éder
Tantos elogios já lhe fizemos esta época. Sim, é verdade. Desta vez, porém, começamos por dizer que é inacreditável a forma como falhou de baliza aberta a recarga a um remate de Alan, aos 24 minutos. Redimiu-se no segundo tempo, ao fazer de cabeça o golo e a colocar um sentido obrigatório no jogo. Éder tem tudo para ser o ponta-de-lança do futuro no futebol português, mas não pode baixar os níveis de concentração em jogos aparentemente menos exigentes. Bom cabeceamento aos 13 minutos, com a bola a raspar o poste esquerdo. Sem ter feito um grande jogo, foi decisivo.

MOMENTO: Éder sossega, minuto 56
O jogo complicava-se para o Sp. Braga, o Moreirense começava a ficar confortável, até que uma bomba de Ismaily chocou com estrondo na barra e Éder aproveitou a recarga para inaugurar o marcador. Um instante determinante, até pelo período do jogo em que surgiu.

NEGATIVO: ciclo do Moreirense
Por mais simpatia que o futebol da equipa de Casquilha suscite, os números são cruelmente esclarecedores. Esta foi a 11ª jornada consecutiva sem ganhar no campeonato e o último lugar começa a ser-lhe preocupantemente familiar.

Fábio Espinho
A partir da esquerda usurpou vezes sem conta os rins de Baiano. É um jogador de excelência, como vem provando ao longo de todo o campeonato. Não tem medo de assumir o risco, adora ter a bola no pé e dá-lhe sempre bom seguimento. Esteve muito perto do golo logo no início, ao desviar de pé esquerdo um cruzamento de Ricardo Pessoa. Reapareceu mais tarde com dois pontapés de fora da área e uma mão cheia de boas aberturas. Talento lusitano, moldado nas oficinas do dragão.

Ghilas
Disputar um ombro a ombro com este francês é um ato de coragem. De inconsciência, talvez. Max Haas que o diga. Ghilas não perde um lance destes. Coloca-se entre o marcador a bola e vira-se para onde quer. O seu jogo, por imperativos táticos, foi feito essencialmente fora da área. Trabalhou, fez a equipa ganhar metros e ainda assustou Beto em dois cabeceamentos. É um dos melhores pontas-de-lança da Liga.

Rúben Amorim
No papel surge a jogar pela esquerda. Puro engano. O centro é a origem de quase tudo o que de bom faz. O passe picado para Alan, na área do Moreirense, é fantástico, tal como uma abertura de ala a ala, sem preparação. Foi dos poucos a conservar uma consistência aceitável do princípio ao fim. O Sp. Braga está a fazer bem a este ex-jogador do Benfica.

Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga vence Moreirense (1-0)
Por Redação

O SC Braga recebeu e venceu o Moreirense por 1-0, em partida da 13.ª jornada do campeonato.

Primeira parte interessante, com o Moreirense a jogar desinibido em Braga e a lutar pelo resultado. No entanto, as duas melhores oportunidades pertenceram à equipa da casa e a Éder, que podia ter levado a equipa bracarense a vencer para o intervalo.

No segundo tempo, surgiu o golo do SC Braga, marcado por Éder aos 57 minutos, após um remate com estrondo de Ismaily à barra. Os guerreiros ainda sofreram na parte final do encontro mas o Moreirense não foi capaz de marcar.

A vitória permite ao SC Braga voltar a ter quatro pontos de vantagem sobre o Paços de Ferreira na classificação.

A Bola

Bruno3429

SC Braga vence Moreirense (1x0)

A vaga para a Liga dos Campeões é cada vez mais do SC Braga que já leva 14 pontos de vantagem para o Sporting. Os minhotos derrotaram o Moreirense por 1x0, no Axa, em partida da 13ª jornada da Liga ZON Sagres.

Primeira parte merecia golos

A primeira parte foi agradável e teve bons momentos de futebol. Porém, faltaram os golos. A equipa de José Peseiro teve uma boa entrada em campo mas o Moreirense conseguiu sacudir sempre a pressão bracarense.

Aos 23 minutos, Éder e Alan não conseguiram bater o guarda-redes Ricardo Ribeiro. Primeiro foi Alan que permitiu a defesa do guardião vimaranense e depois foi Éder, na recarga, que falhou num lance onde estava totalmente solto na esquerda.

A melhor ocasião do Moreirense coube ao avançado Nabil Ghilas. O franco-argelino cabeceou, na zona central, para defesa de Beto.

Éder decidiu...

Na segunda parte os adeptos que marcaram presença na gelada noite bracarense viram Éder marcar, aos 56 minutos. O internacional português apareceu na zona do goleador e empurrou, de cabeça, na recarga a um bom remate de Ismaily no interior da área.

O jogo estava aberto e o Moreirense ia ameaçando o empate. Ainda assim, o SC Braga tentava – a espaços – marcar o segundo golo e fechar a partida.

Até ao final o SC Braga tentou "meter gelo" na partida e somar assim mais três pontos.

A vitória permite ao SC Braga somar agora mais 14 pontos do que o Sporting na corrida para a Champions.

Já o Moreirense continua no último lugar com os mesmos oito pontos.


Peseiro e Casquilha não questionam resultado
Álvaro Gonçalves

No final do encontro entre o SC Braga e o Moreirense, no flash-interview à Sport TV, José Peseiro revelou que a sua equipa fez um jogo bem conseguido e que mereceu a vitória. Por sua vez, Casquilha, apesar de ter gostado da exibição dos seus jogadores, lamentou, uma vez mais, a derrota.

José Peseiro:
«Jogámos melhor do que no último jogo. Defrontámos uma equipa que pelo futebol positivo que tem, pela forma como disputa os jogos e cria dificuldades, merece estar noutro lugar. Acredito que quando tiver alguma felicidade vai sair do lugar em que está. Quanto a nós, jogámos melhor, fizemos um jogo bem conseguido, somos merecedores da vitória e estamos de parabéns».

Casquilha:
«É uma coisa que tem acontecido em quase todos os jogos. Conseguimos uma boa qualidade de jogo, criámos oportunidades, jogámos no campo todo, pressionámos o adversário mas não conseguimos ganhar. O SC Braga foi mais eficaz e venceu o jogo. É uma pena que a equipa esteja no último lugar a jogar desta maneira, mas temos de acreditar que vamos dar a volta».

Zerozero

Bruno3429

Sporting de Braga vence Moreirense e reforça terceiro lugar

O Sporting de Braga reforçou este domingo o terceiro lugar da I Liga de futebol, ao receber e vencer o Moreirense, último classificado, por 1-0, em jogo da 13.ª jornada da prova.

Um golo de Ederzito, aos 56 minutos, foi o suficiente para os "arsenalistas" vencerem a partida e recolocarem em quatro pontos a vantagem para o quarto classificado, o Paços de Ferreira, que no sábado foi vencer o Sporting a Alvalade. O Moreirense está cada vez mais "afundado" no último lugar com apenas oito pontos, a quatro pontos da primeira equipa acima da linha de despromoção.

A ronda fica completa ainda este domingo, com o embate entre o Estoril-Praia e o Benfica, na Amoreira.

JN

Bruno3429

Sp. Braga reforça terceiro lugar

O Sporting de Braga reforçou este domingo o terceiro lugar da I Liga, ao receber e vencer o Moreirense, último classificado, por 1-0, em jogo da 13.ª jornada da prova.

Um golo de Ederzito, aos 56 minutos, foi o suficiente para os arsenalistas vencerem a partida e recolocarem em quatro pontos a vantagem para o quarto classificado, o Paços de Ferreira, que no sábado foi vencer o Sporting a Alvalade. O Moreirense está cada vez mais afundado no último lugar com apenas oito pontos, a quatro pontos da primeira equipa acima da linha de despromoção.

A ronda fica completa ainda hoje, com o embate entre o Estoril-Praia e o Benfica, na Amoreira.

Correio da Manhã

JotaCC

Eder (Sp. Braga): «A exibição podia ter sido melhor»
Avançado bracarense destaca importância do triunfo

Éder, avançado do Sp. Braga, em declarações à SportTV após o jogo com o Moreirense:

«A exibição podia ter sido melhor, mas nem sempre dá para jogar bonito».

«Conseguimos os três pontos, isso é o mais importante. Segurámos o terceiro lugar, esse é outro objetivo...»

«Fiz o oitavo golo, foi bom ter ajudado a equipa. Trabalho sempre para ajudar o Braga a vencer».


José Peseiro: «Jogámos melhor que no último jogo»
Treinador do Braga satisfeito com desempenho da equipa

José Peseiro, treinador do Braga, na «flash interview» da SportTV, após o triunfo com o Moreirense:

«Jogámos melhor que no último jogo, disso não tenho dúvidas.»

«Defrontámos um Moreirense com um futebol positivo, que vai sair da posição onde está, certamente, logo que vença uma ou outra partida».

«Jogámos melhor, não temos sempre que ser brilhantes, ninguém nos pode obrigar a isso. Mas fizemos um jogo bem conseguido, rematámos mais e procurámos sempre o golo».


Peseiro: «Estamos mais equilibrados defensivamente»
Treinador do Sp. Braga crê que a equipa está a evoluir

José Peseiro identifica melhorias na produção da sua equipa, mormente no processo defensivo. O técnico do Sp. Braga gostou do que viu contra o Moreirense e espera que o mercado de transferências não agite a boa onda reinante.

«Foi uma vitória justa, mas difícil. Já o prevíamos. Jogámos melhor do que contra a Naval. A tendência é para jogarmos melhor no futuro, mas o mais importante é sempre vencer. Já fizemos grandes jogos e não vencemos».

[Sobre a qualidade do adversário]

«O Moreirense tinha empatado com o Benfica e perdido 1-0 no Dragão. Não foi um jogo excelente, mas está dentro daquilo que perspetivávamos. Ao Moreirense falta uma vitória para poder ser ainda mais forte. Defensivamente estamos mais equilibrados. Atacámos o quanto baste e tivemos equilíbrio atrás».

[Sobre a influência nefasta do mercado de transferências]

«Estamos a fazer tudo para que isso não aconteça. Este mercado de inverno tem coisas boas e outras más. Temos de trabalhar com os que temos e fazer com que estejam focados e disponíveis. Há notícias que são mais especulativas do que reais».

[Sobre o Clássico entre Benfica e Porto]

«Para já estou só preocupado com o jogo do Beira-Mar, na Taça da Liga. Temos ambições nessa prova e temos de seguir em frente».


Mossoró: «Queremos tirar dividendos do clássico na Luz»
Médio do Sp. Braga ainda acredita num dos dois primeiros lugares

Márcio Mossoró, médio do Sp. Braga, em declarações após a vitória por 1-0 sobre o Moreirense.

«O mais importante foi vencer. Mostrámos que estamos bem, fortes, estamos em crescimento. Queríamos jogar sempre bem e vencer, mas nem sempre é possível. O Moreirense tam uma equipa boa, não merece estar em último».

[Sobre a luta pelo terceiro lugar]

«O Sporting ainda conta, mas temos também o Paços de Ferreira e o V. Guimarães a lutar por isso».

[Sobre o Clássico da Luz entre Benfica e Porto]

«Queremos tirar dividendos desse jogo, claro, pois algum deles vai perder pontos. No entanto, temos um jogo contra o Nacional e se não vencermos isso não vai adiantar nada».

[Sobre a hipótese de voltar ao Brasil]

«É mentira que vá para o Internacional. Tenho mais dois anos e meio de contrato com o Sp.Braga e estou muito feliz aqui».

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga B-Feirense, 1-0: Penálti dita vitória
GRANDE PENALIDADE POLÉMICA

O Sp. Braga B bateu este domingo o Feirense com um golo solitário de Manoel na conversão de uma grande penalidade polémica, em jogo da 21.ª jornada.

As equipas entraram em jogo com pouca intensidade, e apenas a equipa da casa, através de bolas paradas, chegou algumas vezes à baliza contrária, sem, no entanto, criar perigo.

A primeira parte disputou-se sempre em ritmo lento, com muitas paragens, e só aos 39 minutos surgiu um lance de perigo, quando Fonseca falhou a emenda, após cruzamento de Jorge Gonçalves. Os "fogaceiros" entraram a pressionar mais na etapa complementar e dispuseram de uma oportunidade soberana para inaugurar o marcador, quando Jorge Gonçalves, completamente isolado, permitiu a defesa de Cristiano (49 minutos).

Os bracarenses responderam pouco depois, através de um remate em arco de Xavier (53') que rasou o poste. A polémica instalou-se aos 66 minutos, quando o árbitro Jorge Tavares assinalou grande penalidade contra o Feirense, sancionando mão de Jorge Gonçalves, na sequência de um remate de Manoel que parece embater na cara do jogador. Na conversão, Manoel fez o único golo da partida.

O Feirense reagiu rapidamente e esteve perto do empate num cabeceamento de Jorge Gonçalves, que Cristiano defendeu, e num remate de Platiny, à meia volta, que embateu na barra (70).

Os "arsenalistas" estiveram melhor na fase final da partida, jogando bem pelas alas, e podiam ter marcado de novo por Manoel (85). Antes do apito final, os visitantes ainda poderiam ter empatado, mas Pires cabeceou ao lado (90+2).

Jogo no Estádio 1º de Maio, em Braga.

Sp. Braga B - Feirense, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: 1-0, Manoel, 68 minutos (grande penalidade). Equipas:
Sp. Braga B: Cristiano, Tomás Dabó, Palmeira, Santos, Afonso Figueiredo (Xavier, 46), Victor Nikiema (Zé Manel, 63), Mauro, Guilherme, Nuno Valente, Yazalde (Gonçalo Silva, 90) e Manoel. (Suplentes: Pedro Cavadas, Leandro Albano, Gonçalo Silva, Piqueti, Xavier, Diogo Ribeiro e Zé Manel).
Treinador: António Conceição.

Feirense: Marco Rocha, Marcelo, João Ricardo, Carvalho, Williams, Marcão (Rafa, 46), Tiago Miguel (Ludovic, 72), Diogo Cunha, Jorge Gonçalves, Fonseca (Pires, 81) e Platiny. (Suplentes: Sea, Clayton, Ludovic, Rafa e Pires).
Treinador: Quim Machado.

Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Marcão (11), Manoel (22), Afonso Figueiredo (28), Tomás Dabó (58), Carvalho (62), Tiago Miguel (65), Jorge Gonçalves (67), Zé Manel (72) e Guilherme (76).

Assistência: cerca de 1.000 espectadores.

RECORD

Bruno3429

Éder, o suspeito do costume

Mais 3 pontos a somar à contabilidade da LIga Zon Sagres.

O golo de Éder garantiu a vitória ao SC Braga no confronto com o Moreirense.

Após uma primeira parte sem que o marcador sofresse alteração, o SC Braga continuou, na segunda metade, a ter as melhores ocasiões de golo. Ismaily e Hugo Viana erraram por pouco o alvo ao acertarem no ferro da baliza do Moreirense.

Os Gverreiros remataram 18 vezes contra 7 dos visitantes, atacaram por 44 vezes (Moreirense 39), num total de posse de bola de 51%.

Ao apito final de Jorge Sousa a vitória, justa, dá ao SC Braga 26 pontos na classificação (+ 4 que o Paços de Ferreira 4º classificado).

Esta 2ª feira o grupo regressa ao trabalho, preparando já o jogo da Taça da Liga (4ª feira) com o Beira-Mar.

O treino está marcado para as 11 horas, à porta fechada.

SCBraga

JotaCC

Éder voltou a ser a grande mais-valia do ataque do Sp. Braga

O ponta-de-lança português fez o golo que desequilibrou a balança a favor da equipa da casa, num jogo que acabou por ser equilibrado.

Remate à barra, guarda-redes batido e bola na cabeça de Éder. O final da jogada dificilmente podia ter sido outro: o "matador" do Sporting de Braga fez o golo, quando estavam jogados 56 minutos. E isso foi o bastante para a equipa da casa vencer o Moreirense (1-0) e entrar no novo ano da melhor forma, resolvendo uma partida equilibrada em que a formação bracarense voltou a desiludir no ataque.

Sp. Braga

Beto, Maximilian Haas, Vinícius, Baiano, Ismaily, Rubén Amorim, Custódio, Alan (Paulo César, 76), Mossoró (Elderson, 88), Hugo Viana, Eder (Carlão, 92)
Moreirense

Ricardo Ribeiro, Ricardo Pessoa, Diego Gaúcho, Augusto, Anilton, Júlio César (Pintassilgo, 79), Fábio Espinho (Rafael Lopes, 76), Renato Santos, Wagner, Vinicius, Nabil Ghilas
Árbitro

Manuel Jorge Sousa

O Sp. Braga voltou a demonstrar algumas debilidades que já tinham ficado patentes no jogo da passada quarta-feira frente à Naval. É certo que o Moreirense tem mostrado qualidade de jogo e, uma semana antes, tinha empatado com o Benfica para a Taça da Liga, mas, frente ao último classificado do campeonato, esperava-se que a equipa orientada por José Peseiro produzisse mais.

Com pouca profundidade demonstrada no ataque, as melhores oportunidades da formação da casa surgiram de remates de meia distância, a que Ricardo Ribeiro se opôs sempre bem. O avançado Éder teve apenas duas ocasiões claras para facturar. Na primeira, aos 23', rematou muito torto, quando parecia ter a baliza à mercê, depois de um remate de Alan, em boa posição, que o guarda-redes sacudiu. Na segunda, já na etapa complementar, não falhou, dando a melhor sequência a uma das poucas jogadas em todo o encontro em que o ataque do Sp. Braga funcionou colectivamente. Amorim, Mossoró e Ismaily combinaram sobre a esquerda e o lateral rematou com força à barra. Na recarga, o avançado português fez o oitavo golo no campeonato.

Apesar de não ter sido bem jogado, o encontro foi, porém, equilibrado. O Moreirense foi uma equipa atrevida e tentou, até aos últimos instantes, chegar ao golo. Já com dois avançados na área (depois da entrada de Rafael Lopes), fez a defesa contrária passar por alguns calafrios. No primeiro tempo, a equipa de Guimarães já tinha mostrado atrevimento. O primeiro remate de perigo de todo o encontro foi de Fábio Espinho (6').

Alan respondeu no minuto seguinte e teve mais uma oportunidade aos 23'. Mas antes do intervalo, o Moreirense foi a equipa mais próxima do golo. Uma bola que andava saltitante na direita do ataque acabou por chegar à cabeça de Ghilas, que rematou para defesa a dois tempos de Beto. Dois minutos depois, Espinho disparou de longe, para nova defesa do guarda-redes bracarense.

O golo do Sp. Braga surgiu bem cedo no segundo tempo e a equipa de Jorge Casquilha desencontrou-se. Os da casa podiam ter aumentado a vantagem, aos 71', num livre de Hugo Viana que bateu, com estrondo, na barra. Cinco minutos depois, Mossoró obrigou Ricardo Ribeiro a atirar para canto. Depois, apertou a formação de Moreira de Cónegos, colocando muitos homens no ataque, mas de forma pouco esclarecida.

O Sp. Braga mantém, assim, o terceiro lugar na Liga, depois do oitavo triunfo da temporada. Já o Moreirense não consegue fazer com que o seu futebol positivo resulte em pontos.


Positivo/Negativo
Ismaily

Ruben Amorim não é a opção mais óbvia para a ala esquerda do meio-campo, mas Peseiro tem insistido na solução. A grande vantagem é a forma como facilita a subida do lateral, Ismaily. Ontem, o brasileiro voltou a estar muito bem ofensivamente, rematando à barra no lance que decidiu o jogo.

Ricardo Ribeiro

O Sp. Braga não rematou muitas vezes à baliza no jogo de ontem (cinco lances de perigo em todo o encontro), mas quando o fez encontrou quase sempre pela frente um guarda-redes aplicado. Só foi traído pelo ressalto na barra no lance do golo.

Ataque do Sp. Braga

Éder marcou numa das duas oportunidades claras de golo que teve. E essa é a melhor forma de demonstrar a baixa produção ofensiva do Sp. Braga. O tempo de posse de bola foi repartido e raramente Mossoró, Alan e Ruben Amorim tiveram profundidade suficiente para criar lances de perigo para a baliza contrária

PUBLICO

JotaCC

Peseiro: «Queremos melhorar de produção»
vitória frente ao Moreirense (1-0)

José Peseiro considerou que a exibição do Sp. Braga frente ao Moreirense "foi melhor do que no último jogo". O treinador rotulou a vitória como "justa".

"Jogámos com uma equipa que empatou há dias com o Benfica, que perdeu 1-0 com o FC Porto, que tem um futebol positivo e que lhe falta apenas uma vitória para ser mais forte. Não foi um excelente jogo, mas foi mais conseguido do que com a Naval [Taça da Liga], porque senão também não tínhamos vencido. Queremos melhorar de produção e a tendência é essa, mas também é importante vencer, mesmo sem jogar tão bem, até porque já aconteceu o contrário", referiu.

O treinador disse que para já só pensa no próximo jogo da Taça da Liga.

"Não estou preocupado com o Benfica-FC Porto da próxima jornada, só com o jogo do Beira-Mar de quarta-feira, que nos pode dar acesso à meia-final da Taça da Liga", frisou.

Sobre a reabertura do mercado de transferências defendeu: "Temos feito tudo para que não abale. Temos que aceitar as regras e trabalhar com os jogadores que temos e fazer com que eles estejam focados para o treino e para o jogo".


RECORD

JotaCC

Raça de cónegos em terra de arcebispos não chegou

O Braga teve de porfiar para bater o Moreirense, que reagiu após sofrer o golo, ainda que mais com o coração que com a cabeça

Um golo solitário de Éder, já na segunda parte, deu, este domingo, ao Sporting de Braga, um suado triunfo caseiro sobre o Moreirense, por 1-0, que permitiu a consolidação do terceiro lugar da I Liga.

O segundo jogo da 13.ª jornada entre equipas minhotas (o outro foi o Gil Vicente - Vitória de Guimarães), tendo sido de fraca qualidade, os "arsenalistas" justificaram a vitória, ainda que os forasteiros tenham complicado muito essa tarefa.

O Moreirense continua na última posição e já não vence desde a segunda jornada, há mais de quatro meses, triunfo que é o único dos "cónegos" na competição.

O único golo da partida surgiu aos 56 minutos, por Éder, que, de cabeça, recargou com êxito a bola que a barra rechaçou, após um remate violento de Ismaily já bem dentro da área.

Equipas:

- Sporting de Braga: Beto, Baiano, Haas, Paulo Vinícius, Ismaily, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim, Mossoró (Elderson, 87), Alan (Paulo César, 75) e Éder (Carlão, 90+1).

(Suplentes: Quim, Elderson, Aníbal, Carlos Eduardo, Hélder Barbosa, Paulo César e Carlão).

Treinador: José Peseiro.

- Moreirense: Ricardo Ribeiro, Ricardo Pessoa, Diego Gaúcho, Anilton, Augusto, Vinicius, Júlio César (Pintassilgo, 79), Fábio Espinho (Rafael Lopes, 75), Renatinho, Wagner e Ghilas.

(Suplentes: Ricardo Andrade, Ricardo Fernandes, Nilson Júnior, Filipe Gonçalves, Pintassilgo, Tales e Rafael Lopes).

Treinador: Jorge Casquilha.

Árbitro: Jorge Sousa (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Hugo Viana (37), Wagner (44), Diego Gaúcho (58), Augusto (71), Ismaily (78), Mossoró (79) e Rúben Amorim (82).

Assistência: 10.036 espectadores.


RTP