News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 13/11

Started by JotaCC, 13 de November de 2012, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mesquita Machado: "Velho ditado diz que quem não chora, não mama"

Indignado com a arbitragem de Pedro Proença em Alvalade - que ditou a derrota do Sp. Braga, por 1-0, frente ao Sporting - o presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, lembrou a reunião do presidente leonino, Godinho Lopes, com Vítor Pereira, líder do Conselho de Arbitragem da Federação, em vésperas do jogo da 9.ª jornada da Liga Portuguesa. O também presidente do Conselho Geral do clube arsenalista considera o resultado "altamente injusto" e consequência de um erro "gravíssimo" do árbitro.

"Há um velho ditado que diz 'quem não chora, não mama' e parece que o Sporting se pôs a chorar a ver se mama alguma coisa. Desculpem a expressão, é um português brejeiro, mas a minha indignação perante o que se passou ontem [domingo] leva-me a utilizá-la. Seria bom que o Sporting, numa linha de coerência, viesse a público reconhecer que foi beneficiado pela arbitragem", revelou em declarações à rádio 'Renascença'.

Para Mesquita Machado, a derrota resulta "de, pelo menos, um erro gravíssimo que foi o golo mal anulado ao Sp. Braga".
"Não há dúvida que, na segunda parte, o Sp. Braga mais do que justificou o empate, justificou a própria vitória. Aliás, se olharmos para as estatísticas do jogo, o Sp Braga foi superior ao Sporting em tudo. Só não foi superior em faltas cometidas", explicou o edil bracarense, acrescentando que desde cedo no jogo percebeu que a arbitragem dirigida pelo lisboeta Pedro Proença iria prejudicar os arsenalistas. "Há um apontamento que não me escapa porque ando no futebol há muitos anos. Aquele primeiro amarelo ao nosso jogador Salino, que nem sequer falta comete, pôs-me logo de alerta de que aquela arbitragem viria a ser altamente prejudicial. Infelizmente assim aconteceu", apontou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mesquita Machado junta- se às críticas a Pedro Proença

SP. BRAGA O presidente da Câmara Municipal de Braga e do Conselho Geral do Sporting de Braga, Mesquita Machado, juntou- se ao presidente do clube, António Salvador, nas críticas à arbitragem de Pedro Proença no jogo entre o Sporting e os bracarenses.
"Quem não chora não mama. A minha indignação perante o que se passou leva- me a utilizar esta expressão. Seria bom que o Sporting, numa linha de coerência, viesse a público dizer que foi beneficiado pela equipa de arbitragem", disse o autarca, à Rádio Renascença. Para Mesquita Machado, a derrota do Braga "resulta de pelo menos um erro gravíssimo, o golo mal anulado a Alan".
António Salvador, no final do encontro em Alvalade, relacionou o resultado com uma alegada reunião entre o presidente do Sporting, Godinho Lopes, e o presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, na semana passada.


O caso

Discuta- se o golo anulado ao Sporting de Braga e que lhe dava o empate frente ao Sporting ( faltava pouco tempo para o final da partida), não se discuta aquilo que os sportinguistas mais dizem: que os árbitros prejudicam sempre os leões. Não é verdade e esta não é a primeira vez que isso se torna evidente este ano. O problema é que até há pouco tempo se discutia quem era o quarto grande em Portugal e agora discute- se em museus quem é o terceiro. Eis o drama histórico.


DN

JotaCC

"RECEÇÃO NO MUSEU FOI UM ATO PAROLO"

Presidente do Conselho Geral dos arsenalistas condena o que define como provocação sportinguista e diz que Salvador reagiu com elegância

No rescaldo de uma semana em que a discussão sobre quem é atualmente a terceira força desportiva do futebol português esteve mais acesa do que nunca, o convite formulado por Godinho Lopes a António Salvador para visitar o Museu Mundo Sporting, horas antes do jogo grande da jornada 9 do campeonato, não foi muito bem digerido em Braga. Depois da polémica arbitragem de Pedro Proença, o convite leonino foi tema incontornável da maioria das conversas pela cidade ou pelos fóruns na internet, acabando sempre em críticas ao que os adeptos consideram ter sido uma atitude provocatória por parte dos sportinguistas. Mesquita Machado, presidente do Conselho Geral arsenalista, não ficou indiferente à receção que os sportinguistas fizeram ao líder da SAD bracarense, não disfarçando alguma surpresa com o que lhe haviam preparado, bem como com a presença da comunicação social no local. "Aquela receção ou visita ao museu do Sporting foi um ato parolo", referiu Mesquita Machado a O JOGO, expressando o sentimento de repúdio de todo um clube, manifestada também pelos ex-dirigentes Fernando Oliveira, António Duarte e Artur Monteiro.

História António Salvador visita o museu dos leões com Godinho Lopes

O mal-estar provocado pela inesperada visita é ainda maior pelo facto de, ao longo da semana, António Salvador, José Peseiro e Hélder Barbosa terem feito questão de separar as águas: de um lado a grandeza do Sporting comparada com a do Braga, do outro o momento desportivo que atravessam os dois clubes. Opiniões que Mesquita Machado também partilha. "Não está em causa quem é o primeiro, o segundo ou terceiro, porque todos reconhecemos que o Sporting tem longo historial no futebol português, assim como já teve o Belenenses. Mas não é pela história que se obtêm os resultados", sublinhou o dirigente arsenalista, antes de partir para os exemplos. "O Belenenses, que já foi considerado um grande do futebol português, e espero que regresse rapidamente à I Liga, infelizmente milita agora na II Liga. Ninguém pode viver à sombra da história; ela constrói-se com os resultados", declarou.
Apesar de ter sido apanhado de surpresa, Mesquita Machado considera que António Salvador "reagiu com elegância" a todo o cenário em que se viu envolvido. "Como não tinha alternativa à situação que lhe tinha sido criada, aceitou o desafio de cabeça levantada. Quem o colocou naquela situação é que deverá assumir a responsabilidade por ter cometido um ato daqueles", concluiu.


TRABALHO EXTRA PARA DOIS

Paulo César e Paulo Vinícius continuaram ontem o trabalho de recuperação às respetivas lesões, mas só o primeiro poderá vir a receber autorização para defrontar o Pampilhosa, na Taça. A utilização dependerá depois de José Peseiro, que, com Hélder Barbosa, Rúben Amorim e Elderson nas seleções, só tem uma opção para a esquerda: Ismaily.


VIAGEM A CLUJ COM DOIS PREÇOS

O Braga já colocou à venda os pacotes de viagem até Cluj para os adeptos que quiserem acompanhar a equipa no jogo da penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os preços variam entre os 450 (quarto duplo) e os 510 euros, estando a partida para a Roménia agendada para segunda-feira (dia 19), às 10 horas.


REGRESSO CONDICIONADO

Será um grupo bastante limitado aquele que hoje (10h30) regressará aos treinos no AXA, onde começará a ser preparada a deslocação a Pampilhosa, de sexta-feira, para a Taça de Portugal. Sem nove jogadores, todos ao serviço de seleções e mais dois lesionados, é provável que José Peseiro recorra a elementos da equipa B para compor o plantel.


O JOGO

JotaCC

BRACARENSE DEMOROU MAS CONQUISTOU O GRANDE SONHO

É o ponto mais alto da carreira. Hélder Barbosa trabalhou muito para chegar aonde está. Era uma promessa na formação do F. C. Porto, mas no Dragão não conseguiu ser feliz. Só em Braga encontrou motivos para sorrir. Ajudou o clube a crescer nos últimos anos e aproveitou para amadurecer. Depois de um longo percurso nas camadas jovens da seleção (78 internacionalizações), aos 25 anos, alcançou o sonho de se juntar aos melhores jogadores do país.


Golo anulado a Alan gera revolta e polémica

Sporting de Braga considera que não adianta expor o caso à Liga. Sporting alheia-se do tema

Em Alvalade ainda está atravessado na garganta do universo bracarense. O golo anulado a Alan, que daria o 1-1, causou a revolta de António Salvador, líder bracarense, que, no fim do jogo, associou a decisão do árbitro Pedro Proença a uma reunião entre Godinho Lopes, presidente do Sporting, e Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem. "Houve uma viagem à Alexandre Herculano que ajudou com o árbitro tomasse a decisão", disse, irónico.
Analisados os factos, a administração do Braga considera que não adianta expor o caso à Liga, mas irá seguir, com maior atenção, as próximas arbitragens. No imediato, as atenções estão viradas para a partida na Taça com o Pampilhosa (sexta-feira, 18.45h, Sport TV1), na Mealhada. Com nove jogadores nas seleções, José Peseiro irá recorrer à equipa B, sendo praticamente certas as chamadas de Manoel e Yazalde.
Já no Sporting, no "day-after" à primeira vitória da era Vercauteren, o plantel realizou dois treinos na Academia, à porta fechada. Eliminado da Taça, o próximo compromisso oficial dá-se na Liga Europa (dia 22), no terreno do Basileia, na Suíça.


JN

JotaCC

Paulo Bento tem à sua disposição sete jogadores do Sp. Braga

A dimensão futebolística da selecção portuguesa tem crescido nas últimas duas décadas e a presença de craques, como Luís Figo ou Cristiano Ronaldo, só potencia as receitas com estes jogos particulares. Segundo conta ao PÚBLICO Gilberto Madaíl, o organismo a que presidiu entre 1996 e 2011 recebeu muitos convites para jogos particulares, mas daqueles que implicavam deslocações longas só aceitou dois, ao Kuwait (Novembro de 2003) e ao Brasil (Novembro de 2008). "As solicitações eram cada vez em maior número. Chegámos a recusar convites muito lucrativos do Extremo Oriente (Tailândia, Macau) e da América (Paraguai, México), propostas acima do milhão de euros", recorda o antigo presidente da FPF.
Muitas vezes, a presença das principais figuras está contratualizada. Segundo o jornal argentino La Nación, por exemplo, a Argentina receberia menos 160 mil euros se Messi não fosse a Riade, e a Espanha, campeã europeia e mundial, tem a obrigação de se apresentar amanhã, no Panamá, com "uma alta percentagem dos seus titulares", segundo Pedro Chaluja, presidente da federação panamiana. Em Libreville, Portugal não vai ter Cristiano Ronaldo, lesionado no jogo de anteontem entre o Real Madrid e o Levante. Humberto Coelho não quis especificar se isso altera o cachet da selecção portuguesa, mas Madaíl confirma que, no seu tempo, a utilização de jogadores como Figo ou Ronaldo chegou a ser uma exigência dos organizadores.


PUBLICO

JotaCC

Duas malas cheias de sonho

Jovens ficaram deslumbrados com a oportunidade dada por Paulo Bento e desejam retribuir. E, acima de tudo, não voltar a sair das opções do selecionador

Rúben Ferreira e Hélder Barbosa querem fazer parte das escolhas habituais do selecionador nacional
O outro estreante é Hélder Barbosa, jogador do Braga que vai ocupar a vaga de Nani. Também para ele, o orgulho é grande e ficou a certeza de que irá levar esta oportunidade muito a sério. "Estar aqui já é uma motivação enorme. É um orgulho representar o nosso país e este será mais um jogo para ganhar, não vamos de férias", assegurou.
Num grupo onde já tem "vários amigos", Hélder Barbosa admitiu que a presença de sete atletas do Braga nesta lista acontece "porque têm qualidade". O extremo, que não pôde conhecer ainda Cristiano Ronaldo, disse que agora deseja manter-se neste lote de opções. "Trabalhei bastante para estar aqui, agora o mister decidirá se jogo. Venho com o intuito de trabalhar forte e quantas mais vezes cá estiver, melhor", acrescentou.


Hugo Viana tapa vaga de Miguel Veloso

Médio volta a ser opção de recurso para Bento

Além do já convocado Hélder Barbosa e da novidade absoluta Rúben Ferreira, Paulo Bento também decidiu incluir, sobre a hora, o médio Hugo Viana. O jogador do Braga foi a escolha do selecionador nacional para colmatar a baixa de Miguel Veloso que, por questões físicas (ver página 14), teve de permanecer na Ucrânia. Ausente habitual nas primeiras escolhas de Paulo Bento, Viana volta a ser a escolha prioritária do selecionador como... recurso. Já na lista de eleitos para a fase final do Europeu deste ano, também Hugo Viana não fazia parte das prioridades de Paulo Bento, só tendo sido considerado como viável quando se confirmou a indisponibilidade de Carlos Martins. No entanto, o médio bracarense não seria utilizado na Polónia e Ucrânia.

O JOGO

JotaCC

Seleção atira Peseiro para gestão difícil

Os sete internacionais envolvidos no jogo Gabão-Portugal têm chegada prevista a Lisboa às 5 horas da madrugada de quinta-feira. O SC Braga joga sexta-feira, às 18.45 horas, frente ao Pampilhosa, para a Taça de Portugal. É uma margem muito curta para os jogadores recuperarem da viagem desde o continente africano, mas não significa que todos estejam riscados dos planos de José Peseiro.

Tudo dependerá da utilização que Beto, Custódio, Rúben Micael, Rúben Amorim, Hugo Viana, Hélder Barbosa e Éder tiverem na partida com o Gabão. Os que jogarem a totalidade ou parte substancial do particular terão de descansar, porque dia 20 o SC Braga defronta o Cluj, em jogo da Champions.

Aos que não atuarem ou acumularem poucos minutos na Seleção, o treinador irá fazer apelo ao espírito de missão para equilibrar um cenário muito difícil em matéria de opções. Custódio, que falhou o Sporting por castigo, ou Hélder Barbosa, arma secreta na maioria dos jogos, serão potenciais titulares na Taça de Portugal, mas só se o selecionador for parcimonioso na utilização da dupla.

A BOLA

JotaCC

Napoli quer Éder, o «novo Eusébio»

O Napoli estará interessado na contratação do internacional português Éder. O jogador do SC Braga é visto em terras transalpinas como o substituto ideal de Cavani.

O jornal italiano Tuttosport avança, na sua edição desta terça-feira, que a direção napolitana espera contar com Éder em janeiro, ou no final da temporada a troco de 2,5 milhões de euros.

Este valor está muito longe dos 15 milhões fixados na cláusula do atacante minhoto.

Éder, que esta temporada chegou ao SC Braga, vai-se destacando na formação orientada por José Peseiro e em Itália já falam mesmo no «novo Eusébio».

ZEROZERO

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


Bruno3429

Nápoles quer Éder em janeiro
Por Redação

O Nápoles juntou-se ao Fenerbahçe na lista de pretendentes à contratação de Éder, em janeiro.

De acordo com a Imprensa transalpina, o terceiro classificado da Serie A pretende reforçar-se com um goleador na reabertura do mercado de transferências, surgindo o internacional português do SC Braga como um dos nomes em cima da mesa.

Acquafresca, avançado italiano do Bolonha, será, de acordo com os relatos provenientes de Itália, o alvo prioritário do Nápoles no mercado de inverno.

Éder, 24 anos, está vinculado ao clube minhoto até junho de 2016, blindado por cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

A Bola

Bruno3429

Pontapé de saída sem 11 jogadores
Por Pascoal Sousa

No dia em que Quim celebrou 37 anos, José Peseiro deu o pontapé de saída na preparação do desafio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Pampilhosa, jogo que se disputa sexta-feira, às 18.45 horas, no Estádio Municipal Américo Couto, na Mealhada.

Sem nove internacionais, mais Paulo Vinícius e Paulo César lesionados, o treinador trabalhou com um grupo muito reduzido de atletas, numa sessão que privilegiou a recuperação física. Dos futebolistas envolvidos nas partidas de seleções, Elderson será o último a chegar a Portugal: o lateral esquerdo participa quarta-feira no Venezuela-Nigéria, jogo particular que se disputa em Miami, e só chegará a Portugal sexta-feira de manhã, pelo que está riscado das opções de José Peseiro.

Quarta-feira o plantel volta a treinar de manhã, às 10.30 horas. À tarde, às 14 horas, dois jogadores do plantel vão fazer uma visita ao Externato Leonardo Da Vinci, no centro da cidade, numa iniciativa integrada na campanha de angariação de sócios.

A Bola

JotaCC

Nápoles quer "novo Eusébio" já em janeiro
ÉDER MUITO COBIÇADO EM ITÁLIA

O internacional português Éder é esta terça-feira destaque na imprensa italiana, onde se volta a falar no interesse do Nápoles na contratação do goleador do Sp. Braga.

O jornal italiano "Tuttosport" garante que o conjunto napolitano está disposto a avançar já em janeiro para a contratação de Éder, uma vez que pretende evitar que o passe do jogador valorize ainda mais até final da época.

O atacante de 24 anos é visto pelo Nápoles como o substituto ideal para Cavani, que é muito cobiçado pelos grandes tubarões europeus, e é descrito ainda pela imprensa transalpina como o "novo Eusébio".


Sporting-Benfica joga-se a uma segunda-feira
PARTIDA AGENDADA PARA 10 DE DEZEMBRO EM ALVALADE

O encontro entre Sporting e Benfica, a contar para a 11.ª jornada do campeonato nacional, vai disputar-se segunda-feira, dia 10 de dezembro.

O primeiro dérbi da temporada, a disputar no Estádio de Alvalade, foi adiado devido à presença do Sporting na Liga Europa. Na quinta-feira anterior, os leões recebem o Videoton em partida da 6.ª e última jornada do Grupo G.

O encontro entre Académica e Sp. Braga também será realizado no dia 10 de dezembro, já que os estudantes também entram em ação na Liga Europa na semana anterior - deslocam-se a Israel para defrontar o Hapoel.

Programa da 11.ª jornada

Sexta-feira (07 dez):

Estoril-V. Setúbal, 20h15 (Sport TV)

Sábado (08 dez):

F.C. Porto-Moreirense, 20h30 (Sport TV)

Domingo (09 dez):

Rio Ave-Paços de Ferreira, 16h00

Marítimo-Nacional, 16h00

Gil Vicente- Beira Mar, 16h00

V. Guimarães-Olhanense, 20h15 (Sport TV)

Segunda-feira (10 dez):

Académica-Sp. Braga, 18h15 (Sport TV)

Sporting-Benfica, 20h15 (Sport TV)

RECORD

JotaCC

SC Braga: Éder interessa ao Nápoles e ao Fenerbahçe já na reabertura do mercado

Formação italiana quer arranjar um substituto para Edinson Cavani e pode vir ao Minho português comprar um dos melhores artilheiros da Liga Zon Sagres.

Éder, avançado do SC Braga com apenas 24 anos, começa a despontar interesse na Europa. Segundo imprensa italiana, o guineense está debaixo de olho do Nápoles. O emblema transalpino conta apenas com Edinson Cavani para a posição 9. Assim, Éder é um das possibilidades a contratar já em janeiro.

Contudo, e segundo Tuttosport, o guineense não é primeira opção. Robert Acquafresca, atualmente no Bolonha, é o nome mais falado em Itália para rumar ao Nápoles já na reabertura do mercado.

Éderzito António Macedo Lopes iniciou a sua carreira profissional no Associação Desportiva e Cultural da Adémica (Coimbra). Passou depois pelo Oliveira do Hospital e pelo Tourizense, antes de rumar à primeira divisão portuguesa, para a Académica, em 2008. Quatro épocas depois, o avançado guineense transfere-se para o SC Braga, onde tem estado em grande destaque.

Em nove jogos realizados no campeonato, Éder conta já com seis golos marcados, e está apenas atrás de Jackson Martínez, com oito, na lista de melhores marcadores. Com os mesmos seis golos, estão ainda Cardozo, Lima, James Rodriguez e Meyong. A boa temporada passada na Académica a que decorre, no SC Braga, fizeram Paulo Bento chamar o avançado à seleção. Éder já vestiu por três vezes a camisola da equipa das quinas.

Atualmente, o jogador tem contrato com o SC Braga até junho de 2016. A sua cláusula de rescisão é de 30 milhões de euros.

No início de novembro, alguns órgãos de comunicação da Turquia davam também conta do interesse do Fenerbahçe na contratação do guineense.

PTJORNAL

JotaCC

SC Braga, com muitas ausências, prepara a Taça

Depois de perder em Alvalade para a Liga portuguesa (1x0), o SC Braga virou hoje atenções para o embate com o Pampilhosa, jogo que se disputa sexta-feira, às 18h45.

José Peseiro não contou com nove internacionais e com os lesionados Paulo César e Paulo Vinícius.

Elderson, que só deve chegar na sexta-feira de manhã de Miami (onde estará ao serviço da sua seleção) não entra no lote de opções para o duelo com a formação da Pampilhosa.

A equipa voltará a treinar amanhã, às 10h30, sendo que pela tarde, às 14h, dois jogadores do plantel minhoto vão fazer uma visita ao colégio D. Diogo Sousa, no centro da cidade de Braga.

ZEROZERO

brigada da relote