News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/10

Started by Bruno3429, 30 de October de 2012, 07:22

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Éder cada vez maior
COTAÇÃO DO AVANÇADO SOBE EM FLECHA

ANTÓNIO MENDES

Éderzito António Macedo Lopes nasceu na Guiné-Bissau, mas foi em Coimbra que se fez jogador de futebol e é em Braga que explode para um futuro que se prevê risonho.

O avançado voltou a deixar a sua marca, logrando o segundo bis da época na vitória sobre o Marítimo, depois dos 2 golos que fez no triunfo sobre o Rio Ave (4-1 na 4.ª jornada).

Record

Bruno3429

Éder(bayor), o novo matador
Joana Russo Belo

Tem a alcunha de Ederbayor e é o novo goleador do Sp. Braga. O bis frente ao Marítimo, na última jornada, fez saltar o avançado bracarense para o topo dos melhores marcadores da Liga, com seis golos, confirmando o jovem internacional como a referência ofensiva dos arsenalistas.

O apelido nasceu pelas semelhanças físicas com Adebayor - goleador togolês do Tottenham - que saltam à vista e motivam as comparações com o avançado ícone do futebol mundial, mas são os dotes de matador e as características que fazem de Éder uma das referências deste Sp. Braga.

Verdadeiro quebra-cabeças para a defensiva adversária, Éder somou o segundo bis no campeonato, no duelo na Madeira, e marca há quatro jogos seguidos. No Estádio dos Barreiros, voltou a ser decisivo e ofereceu mais três pontos ao Sp. Braga, cumprindo o quarto encontro consecutivo sempre a festejar.

Em quat ro jogos, Éder já superou a marca registada na época passada ao serviço da Académica, clube onde apontou cinco golos, em 16 jogos.
Esta temporada, o jovem internacional português atravessa um excelente momento de forma e leva quatro encontros a marcar: apontou dois golos frente ao Rio Ave (na quarta jornada); voltou a festejar em Guimarães, onde apontou um dos golos do triunfo [2-0]; facturou no empate caseiro com o Olhanense [4-4]e, agora, com o Marítimo, fez o segundo bis da época, sendo decisivo para a vitória bracarense.

Aos 24 anos, Éder está a confirmar os dotes de goleador e matador e já fez esquecer Lima, que nas últimas épocas foi o melhor marcador dos guerreiros. O internacional português lidera a lista de melhores marcadores a par de Jackson Martínez, ambos com seis golos. Na conta pessoal, 'Ederbayor' tem ainda mais um tento, apontado na Taça de Portugal.

Correio do Minho

Bruno3429

A Análise
Realeza, realidade e o resto


No rescaldo da última jornada europeia, os três 'grandes' de Portugal voltaram às suas coisinhas internas e desembaraçaram-se com maior ou menor dificuldade dos seus adversários de trazer por casa.

Por:Leonor Pinhão

Olhando para o topo da tabela, lá estão eles, os tais três 'grandes' que, uma vez mais, prometem discutir o título entre si. Em matéria de grandeza, a novidade continua a vir de Braga. Entusiasmado pela vitória moral em Manchester, António Salvador, o presidente dos minhotos, em vésperas de ir ao Funchal jogar com o Marítimo, resolveu picar o Sporting, reclamando para o seu emblema o estatuto de "terceiro grande". Os dois golos com que Éder despachou os madeirenses viriam a reforçar a candidatura do Sporting de Braga à realeza.

Da realeza para a realidade, conclui-se que com Jackson Martínez o FC Porto não tem "de que se queixar e que com André Gomes o Benfica descobriu, finalmente, um 'reforço' para o seu meio-campo, dois meses depois de ter perdido Javi García e Axel Witsel. O campeonato vai ser animado, não se duvide. A luta pelo ceptro de melhor marcador também promete: Éder em Braga, Martínez no Dragão e Lima e Cardozo na Luz não dão descanso às redes das balizas. É certo que a procissão mal saiu do adro, mas em nome do direito dos 'pequenos' à felicidade, é um regalo ver o Rio Ave e o Vitória de Guimarães nos postos europeus. Quanto ao Sporting, diga-se que interrompeu a sua incrível série de derrotas com um empate de cariz lisonjeiro frente a uma Académica a quem nunca foi superior. E isto já é dizer muito.


Confirmação de Éder

Apesar da pequena euforia gerada pela novidade de dois golos marcados por jogadores portugueses do Benfica, o novo ponta-de-lança da selecção nacional, o guineense Éder, realizou uma proeza que pode vir a ter enorme influência no futuro da competição.

Por:João Querido Manha

Num dos jogos mais difíceis do calendário, o Sp. Braga não podia ver aumentar a distância para os dois líderes, sob pena de ficar irremediavelmente afastado da luta. É certo que Beto foi fundamental para manter o ataque do Marítimo em branco uma vez mais, mas foi o jovem avançado a resolver a questão com dois golos, que o projectam para a liderança dos marcadores, a par do colombiano Jackson. Éder só se estreou no Braga após a saída de Lima, mas já soma 6 golos em quatro partidas consecutivas, a exceder largamente as expectativas. Com apenas 24 anos, confirma o mérito das apostas internas do clube minhoto, perfilando-se já como futuro titular da selecção nacional e mais um português exportável para o primeiro mercado europeu a médio prazo.

Correio da Manhã

JotaCC

"ÉDER TEM POTENCIAL PARA GRANDE DA EUROPA"

Seis anos depois de o ter lançado no Tourizense, o selecionador dos sub-19 da Sérvia está orgulhoso por ver o atacante bater o recorde pessoal de golos no campeonato (cinco) – acredita que ficará entre os três melhores marcadores e aponta-lhe grande futuro

O que leva um treinador inexperiente a depositar toneladas de confiança num jovem de 18 anos saído do mais recôndito dos campeonatos? No caso de Ljubinko Drulovic, foi um "feeling". Um daqueles "feelings" que assaltam os treinadores quando estão na presença de um atleta "com um potencial enorme", de que Éder vem provando ser detenmento na I Liga. Além de ter marcado, pela primeira vez na carreira, em quatro jogos consecutivos, o internacional português fez contra o Marítimo o sexto golo na competição, superando, dessa forma, o anterior recorde pessoal (cinco). Proezas que não fazem Drulovic abrir a boca de espanto, até porque lhe prevê um futuro grandioso. "O Éder tem tudo para ser o próximo ponta de lança da seleção de Portugal e potencial para jogar num grande clube da Europa", referiu o técnico a O JOGO. experiência no Tourizense, tinha 17 ou 18 anos, falhava muito na finalização. Agora não, está um senhor jogador; rápido, possante e com um bom jogo de cabeça", comparou Drulovic.
Por força desse salto qualitativo, Éder rapidamente apagou Lima da memória dos adeptos do Braga e transformou-se num sério concorrente ao título de melhor marcador do campeonato. Para o conquistar, basta-lhe continuar a faturar com a mesma regularidade das últimas jornadas, embora Drulovic considere que "jogar no FC Porto ou no Benfica tornaria o objetivo mais fácil, pois costumam marcar mais golos do que o Braga". "Mas tudo depende da equipa. Se os companheiros o continuarem a servir de forma conveniente, ele continuará a marcar de qualquer maneira e estará, seguramente, entre os dois ou três melhores marcadores", vaticinou o sérvio, que ajudou Mário Jardel a conquistar o cetro por quatro ocasiões.


Rivera não conseguiu afirmar-se e vai sair

Está a chegar ao fim da linha a ligação de Edson Rivera ao Braga. O jovem mexicano, que chegou ao clube arsenalista no verão de 2011 como uma das maiores promessas do futebol mexicano, tem autorização para procurar um novo rumo para a carreira, pois não conseguiu corresponder às expectativas que alimentou. O atacante ainda foi colocado na equipa B, numa tentativa de, com mais minutos, poder mostrar todo o potencial que exibiu ao serviço do Atlas, mas nem aí conseguiu impor-se, passando as últimas semanas lesionado. As únicas aparições pela equipa principal surgiram em 2011/12, quando Leonardo Jardim lhe deu a titularidade num jogo do campeonato com o Beira-Mar (14ª jornada) e o fez saltar do banco na meia-final da Taça da Liga, com o Gil Vicente (entrou aos 78').


Custódio, o resistente

Médio é agora o único a somar todos os minutos na I Liga

Com a saída de cena de Paulo Vinícius no jogo com o Marítimo, Custódio é agora o único elemento da lista de totalistas do Braga no campeonato. O médio soma todos os minutos da prova (630) e, esta época, José Peseiro só prescindiu dos seus serviços uma vez: na receção ao Leixões, para a Taça de Portugal. Um cenário bem diferente do que o internacional vivia na última temporada por esta altura, já que uma lesão o obrigou a estar sem jogar até janeiro, altura em que aproveitou a saída de Djamal para a CAN para se impor.


Paulo Vinícius aguarda pela decisão médica

Central saiu dos Barreiros com uma lesão muscular e perdeu o estatuto de totalista esta temporada

O último jogador a perder o estatuto de totalista do Braga esta época corre o sério risco de falhar a receção ao Gil Vicente. Paulo Vinícius saiu lesionado do encontro com o Marítimo, aos 79', e a primeira avaliação aponta para um problema muscular na perna esquerda. O veredicto do departamento médico do clube, contudo, só será conhecido hoje com a divulgação do boletim clínico, depois de o defesa ter realizado exames complementares de diagnóstico numa clínica da cidade. Se os resultados obrigarem a uma paragem, José Peseiro será forçado a apostar de início numa dupla inédita: Douglão-Nuno André Coelho, que esteve na base da série de 12 jogos sem perder em 2011/12, ou em Nuno André Coelho-Haas.

Dúvida Paulo Vinícius não completou o jogo dos Barreiros e pode obrigar Peseiro a retocar outra vez a defesa
Único elemento da defesa a resistir às constantes mudanças efetuadas até à data por Peseiro, Paulo Vinícius aumenta para três o número de centrais que já sucumbiram a lesões esta temporada. Antes do brasileiro, também Haas e Douglão já haviam estado algum tempo entregues à enfermaria. O alemão chegou mesmo a ser operado ao joelho esquerdo e só cumpriu a estreia oficial pelos bracarenses no domingo, precisamente quando entrou para o lugar de Paulo Vinícius, o mais recente paciente do fisioterapeuta Francisco Miranda.


GIL VICENTE A DEZ EUROS

Conscientes de que os ingressos para o jogo com o Manchester United não estão ao alcance de qualquer carteira, os responsáveis pela bilheteira do Braga decidiram estipular preços mais acessíveis para o encontro com o Gil Vicente (sábado). Os sócios arsenalistas pagam cinco euros, enquanto um bilhete para o público fica pelo dobro (dez euros).


REGRESSO À PORTA FECHADA

Recuperado do cansaço provocado pelo jogo com o Marítimo e a viagem à Madeira, o Braga começa hoje a preparar a receção ao Gil Vicente. José Peseiro agendou um treino para as 16h30, à porta fechada, e irá alertar os jogadores para os perigos de baixar a guarda contra os gilistas, que em 2011/12 afastaram os arsenalistas da final da Taça da Liga.


VISITAS ÀS ESCOLAS SEGUEM NO COLÉGIO LAR D. PEDRO V

Dois atletas do plantel do Braga vão estar hoje, às 14h00, no Colégio Lar D. Pedro V, em mais uma operação de charme junto dos jovens do concelho. A iniciativa tem-se revelado produtiva para o clube, que aumentou substancialmente o número de sócios.


Pampilhosa dá boas memórias a Peseiro

Treinador do Braga já goleou este adversário

José Peseiro tem boas recordações do Pampilhosa da Serra, equipa que goleou nesta prova em 2004/05, por 4-1, quando era treinador do Sporting, e que agora volta a defrontar enquanto treinador do Braga, também nos 16 avos de final.
A turma da serra da Lousã (e do distrito de Aveiro) disputa esta eliminatória em casa, no Estádio Germano Godinho, terreno onde obteve a única vitória nas seis partidas que esta época disputou na zona centro da II Divisão.
Em 13º lugar da série, o Pampilhosa tem três estrangeiros no plantel: o guineense Wilson e os marfinenses Koné e Issouf. Apesar disso, os bons resultados têm sido escassos... tal como sucedeu há oito épocas, no tal encontro com o Sporting, em Alvalade: Carlos Martins, Hugo Viana e um bis de Sá Pinto construíram então a goleada.


Europa "obriga" a mudança de datas

Os jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões – quarta jornada – a disputar a meio da semana levaram Benfica, FC Porto e Braga a solicitar junto dos respetivos adversários que as datas das suas partidas nesta IV eliminatória da Taça de Portugal fossem alteradas. Assim sendo, Benfica e Braga acordaram defrontar Moreirense e Pampilhosa, respetivamente, no dia 16 de novembro, sextafeira. Um dia depois, a 17, sábado, o FC Porto enfrenta o Nacional da Madeira, na Choupana. Os outros 13 encontros dos 16 avos de final da prova ganha pela Académica na época passada estão marcados para dia 18, domingo.


O JOGO

JotaCC

Lesão de Paulo Vinícius é hoje reavaliada

A SITUAÇÃO clínica de Paulo Vinícius é hoje reavaliada. O defesa brasileiro do Braga foi substituído anteontem, no jogo com o Marítimo, nos Barreiros (2- 0) , devido a queixas musculares. Esta manhã, no regresso dos arsenalistas aos treinos, o central será novamente observado pelo departamento clínico da SAD minhota.
Para já, Paulo Vinicius está em dúvida para os próximos jogos, enquanto Douglão, outros dos defesas centrais, ainda não está a 100%, recuperando igualmente de uma lesão. O central alemão Haas, que rendeu Paulo Vinícius nos últimos dez minutos da partida na Madeira, é uma hipótese a ter em conta, para jogar ao lado de Nuno André Coelho, na receção de sábado (18.30 horas, SportTV), ao Gil Vicente, partida da 8.ª jornada da Liga.
As dúvidas defensivas estendem-se ainda ao defesa esquerdo Ismaily, que falhou os últimos dois jogos, igualmente devido a uma lesão, tendo no seu lugar alinhado Elderson.


BRAGA VISITA PAMPILHOSA O MESTRE DOS PENALTIS

A visita do Braga a Pampilhosa será uma das atrações da quarta eliminatória. A equipa do concelho da Mealhada, que milita na Zona Centro da 2.ª Divisão, tem sido feliz na Taça. Soma duas vitórias, ambas nas grandes penalidades. Primeiro, após um empate (0-0), no reduto do Sourense, venceu por 1110, nos penaltis. Depois, eliminou, em casa, o Covilhã, da 2.ª Liga. Após o 5-5 em 120 minutos, a formação aveirense venceu nos penaltis, por 4-2, e seguiu em frente. O Pampilhosa é orientado há cinco épocas por Fernando Niza e está no 13. lugar no campeonato, onde até agora só ganhou um jogo. pois de afastar o Leixões (3-0 após prolongamento), terá de visitar o Pampilhosa, da 2.ª Divisão. Os arsenalistas também pretendem antecipar o jogo em um ou dois dias, dado que a seguir (20 de novembro) jogam na Roménia, perante o Cluj.
A quarta eliminatória terá ainda mais dois confrontos entre equipas da Liga: Paços de Ferreira- Olhanense e V. Setúbal-V. Guimarães.
A Académica, detentora do troféu, depois de eliminar fora o Ponte da Barca (3-1), recebe o Penalva do Castelo, da 3.ª Divisão. O sorteio, realizado ontem na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa, permite concluir que estará, pelo menos, uma equipa da 3.ª Divisão na ronda seguinte, dado que o Fabril vai visitar o Oliveira do Hospital, num confronto do mesmo escalão. Curiosos serão ainda confrontos como o Mirandela-Gil Vicente e o Belenenses-Pedras Rubras.


JN

brigada da relote


Bruno3429

Éder blindado com cláusula de 30 milhões
Por António Casanova e Bruno Leite

Ao fim de sete jornadas, já está encontrada a figura maior deste SC Braga: Éder é o rei dos golos no plantel e no Campeonato — Jackson Martínez, do FC Porto, também tem seis golos, mas precisou de mais jogos (2) e muitos mais minutos (185) para igualar a marca do guerreiro.

Atento às movimentações do mercado e aos relatos de assédio ao ponta-de-lança, António Salvador encontrou a maneira ideal para afastar alguma concorrência: além de ter proposto um contrato válido por cinco temporadas, até 2017, o líder do emblema arsenalista apostou fortíssimo na compra integral do passe de Éder: a participação bracarense começou por ser de 50 por cento, depois passou a 70, antes da decisão finalmente tomada para adquirir a totalidade dos direitos económicos do atacante.

Apesar do sigilo com que a operação foi conduzida (o investimento feito será anunciado no próximo Relatório e Contas da SAD), A BOLA pode ainda anunciar que Éder é agora o jogador com maior cláusula de rescisão do plantel, avaliada em 30 milhões de euros, pelo que uma futura transferência poderá transformar-se num novo recorde: Pizzi, vendido por 13,5 milhões ao At. Madrid, é o maior encaixe do SC Braga.

A Bola

JotaCC

«Gostava de ir para o Braga, já esteve perto de acontecer» - Maykon

Maykon, lateral esquerdo do AEL Limassol, clube treinado por Jorge Costa, admite que ficou satisfeito por ver o seu nome «associado» a um possível interesse do SC Braga, em janeiro.

Com Ismaily muito assediado por clubes alemães e franceses, e Elderson de partida para o CAN, o brasileiro poderá ser uma alternativa a considerar na reabertura do mercado.

«Francamente não sei de nada e não posso dizer muito mais, a não ser que fico muito feliz em ver o meu nome associado a um clube como o Braga, actualmente um dos grandes de Portugal», disse Maykon à sua assessoria de comunicação e imagem.

O defesa lembra que há duas temporadas o Braga esteve interessado na sua contratação, quando estava no Paços de Ferreira.

«Sim, estiveram interessados e quase que se concretizou a minha ida para o Braga. Não sei bem o que falhou, nessa altura, mas as coisas estiveram perto de acontecer. Actualmente não sei como estão as coisas», declarou.

O jogador acredita que o regresso a Portugal se processará pela porta de um grande. «Sinto isso, porque as coisas vão acontecendo, o interesse desses clubes vai aparecendo e, portanto, a minha esperança é que nos próximos meses possa, finalmente acontecer algo e que eu consiga atingir esse objectivo de representar um dos clubes grandes de Portugal. E o Braga é um grande clube e que eu gostaria de representar», concluiu Maykon.

A BOLA

JotaCC

Maykon: «Gostaria de representar o SC Braga»

O lateral esquerdo Maykon, atualmente ao serviço do AEL Limassol, de Jorge Costa, desconhece qualquer interesse do SC Braga na sua contratação em janeiro, mas admite que gostaria de rumar ao AXA.

«Francamente não sei de nada e não posso dizer muito mais, a não ser que fico muito feliz em ver o meu nome associado a um clube como o Braga, atualmente um dos grandes de Portugal», disse em declarações à sua assessoria de imprensa.

«O interesse desses clubes vai aparecendo e, portanto, a minha esperança é que nos próximos meses possa, finalmente acontecer algo e que eu consiga atingir esse objetivo de representar um dos clubes grandes de Portugal. E o Braga é um grande clube e que eu gostaria de representar», acrescentou, antes de recordar que até já esteve perto de assinar pelos bracarenses.

«Há dois anos, sim, estiveram interessados e quase que se concretizou a minha ida para o Braga. Não sei bem o que falhou, nessa altura, mas as coisas estiveram perto de acontecer. Atualmente não sei como estão as coisas», rematou.

ZEROZERO

Bruno3429

Maykon: «Tenho o objetivo de jogar num grande em Portugal»
Brasileiro sonha com regresso a Portugal


Atualmente no AEL Limassol do Chipre, o brasileiro Maykon, que em Portugal já representou Belenenses, P. Ferreira e U. Leiria, garante que vê com bons olhos um regresso ao futebol nacional.

"As coisas vão acontecendo, o interesse desses clubes vai aparecendo e, portanto, a minha esperança é que nos próximos meses possa acontecer algo. Espero atingir o objetivo de representar um dos clubes grandes de Portugal. E o Sp. Braga é um grande clube que gostaria de representar", afirmou Maykon, de 28 anos, à sua assessoria de imprensa.

O lateral canhoto revelou ainda que esta não é a primeira vez que é associado ao Sp. Braga: "Há dois anos estiveram interessados e quase se concretizou a minha ida para Braga. Não sei bem o que falhou, nessa altura, mas as coisas estiveram perto de acontecer".

Record

JotaCC

ÉDER
"Sonho com títulos no Braga"

O avançado não adianta muito sobre os planos para o seu futuro, mas promete um Braga capaz de incomodar todos os adversários.
Éder foi um dos jogadores do Braga que hoje esteve no Colégio D. Pedro V, oportunidade para o avançado explicar que neste momento preocupa-se mais com o desempenho coletivo. "Sonho com títulos no Braga", respondeu o jogador quando a pergunta era sobre os golos que tem marcado. "Tenho trabalho para marcar e tenho tido a ajuda dos meus companheiros", acrescentou antes do remate final. "Não penso se vou ser o melhor marcador, apenas me preocupo em dar o melhor pelo clube".

Questionado também sobre eventuais desejos e planos de transferência para um clube maior, Éder foi veloz a esclarecer as dúvidas. "Sair? Sinto um enorme prazer por jogar no Braga e espero ficar muito tempo", afirmou antes de concluir com os planos para a seleção nacional. "Espero, antes de mais, de afirmar cada vez mais no clube, porque assim serei, de certeza, chamado mais vezes pelo selecionador".

Sobre o que pode fazer o Braga no que respeita à luta pelo título, um discurso com vários anos. "Vamos tentar dificultar ao máximo a vida aos nossos adversários. O Braga tem demonstrado que pode lutar pelos três primeiros lugares", concluiu.

O JOGO

JotaCC

Éder quer ganhar títulos em Braga

O avançado Éder, melhor marcador da I Liga de futebol, afirmou esta terça-feira que atravessa o melhor momento da sua carreira e que sonha em ganhar títulos no Sporting de Braga e em afirmar-se na selecção nacional.

O internacional português, de 24 anos, já marcou sete golos esta época, seis no campeonato e uma na Taça de Portugal, e lidera a tabela de marcadores da Liga juntamente com Jackson Martinez, do FC Porto.

O jogador admitiu que nunca esperou estar nesta posição de destaque neste momento da época, mas frisou que tem "vindo a trabalhar para isso".

"Nesta altura sonho ganhar títulos pelo Braga, fazer o meu melhor e com certeza que vamos conseguir", afirmou à margem de mais uma visita de uma delegação do clube a uma escola da cidade (Colégio Lar D. Pedro V).

O jogador prefere destacar o colectivo e a sua vontade de vencer, notando que "se o grupo estiver bem as individualidades acabam por sobressair", mas considera ter atingido um nível inédito na sua ainda curta carreira.

"Este é o meu melhor momento na minha carreira, estou a jogar no Braga, as coisas estão a correr bem e tenho jogado em competições interessantes, como a Liga dos Campeões", afirmou.

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, considerou há poucos dias que são três os candidatos ao título, FC Porto, Benfica e Braga, opinião que Éder vê com agrado.

"Espero bem que assim seja, que essa luta aconteça, vamos fazer por isso e complicar muito as coisas aos nossos adversários. O Braga tem capacidade para levar até ao fim esse objectivo de ficar entre os primeiros lugares, nos últimos anos tem demonstrado isso", disse.

O jogador tem sido chamado ultimamente pelo seleccionador nacional, Paulo Bento, e afirmar-se na selecção A é um objectivo para o jogador nascido na Guiné-Bissau.

"Ser titular? Trabalho para estar entre os eleitos e acho que tenho possibilidades de evoluir. Trabalhando dia após dia as oportunidades vão surgir", afirmou Éder, admitindo que é um avançado "um bocado diferente dos jogadores que têm sido chamados à selecção nacional".

O jogador não quis dizer se a sua ambição passa por jogar no estrangeiro ou num clube de maior dimensão em Portugal depois de cumpridas as metas que estabeleceu de afirmar-se no Sporting de Braga e na selecção.

"Vim para Braga para ficar um bom tempo, estou bem aqui, fui muito bem acolhido e é nisso que estou focado", concluiu.

Também presente esteve o defesa central Aníbal, que tem alinhado na equipa B, penúltima classificada da II Liga com os mesmos seis pontos que o último (Freamunde) e que ainda não conseguiu alcançar qualquer vitória, apesar de já ter mudado de treinador (António Conceição substituiu Artur Jorge).

"A equipa B está numa fase de crescimento, com jogadores jovens, que querem trabalhar, crescer e lutar pelas vitórias que, de facto, não têm aparecido. Mas este é um processo contínuo, há muito campeonato pela frente, estamos a evoluir positivamente e não tenho dúvidas que elas vão surgir", afirmou o internacional sub-21.

O Sporting de Braga recebe o Gil Vicente no sábado, às 18h30, jogo da oitava jornada do campeonato que antecede a recepção aos ingleses do Manchester United, a sete de Novembro, da quarta jornada da Liga dos Campeões.

PUBLICO

JotaCC

Éder sonha com títulos no Sporting de Braga e lugar certo na seleção

O avançado Éder, melhor marcador da I Liga de futebol, disse hoje que atravessa o melhor momento da sua carreira e que sonha em ganhar títulos no Sporting de Braga e em afirmar-se na seleção nacional.

O internacional português, de 24 anos, já marcou sete golos esta época, seis no campeonato e uma na Taça de Portugal, e lidera a tabela de marcadores da Liga juntamente com Jackson Martinez, do FC Porto.

O jogador admitiu que nunca esperou estar nesta posição de destaque neste momento da época, mas frisou que tem "vindo a trabalhar para isso".


VISÃO

JotaCC

«Estou claramente num bom momento» - Éder

Éder reconhece atravessar «um bom momento» de forma e promete tudo fazer para continuar a contribuir com golos para o objetivo do SC Braga de sagrar-se campeão nacional.

«Estou claramente num bom momento, mas devo-o aos meus companheiros e à equipa porque as individualidades só se conseguem destacar quando a equipa está bem, como é o caso», salientou o avançado, esta terça-feira, à margem de uma visita ao Colégio D. Pedro V, em Braga.

«Se o SC Braga é pequeno para mim? Não. Quero ganhar títulos por este clube, foi para isso que fui contratado e é nisso que estou totalmente mentalizado», sublinhou.

Jorge Jesus inclui a equipa minhota no lote de candidatos ao título. Éder assina por baixo a opinião do treinador do Benfica.

«Concordo plenamente com essa ideia. O SC Braga está disposto a lutar pelo título e a complicar ao máximo a tarefa aos nossos adversários», frisou.

Melhor marcador da Liga com seis golos, os mesmos do portista Jackson Martínez, esclarece Éder que a conquista da Bola de Prata não é uma prioridade: «Não faço esse tipo de planos. A minha única preocupação prende-se em contribuir para o sucesso da equipa».

Sobre a Seleção, o avançado não tem dúvidas: «Quanto melhor estiver ao serviço do SC Braga», mais possibilidades terei de ser chamado».

A BOLA

JotaCC

Éder: «Sonho com títulos»
AVANÇADO VISITOU COLÉGIO EM BRAGA

Depois da recente chamada à Seleção Nacional, Éder atravessa um bom momento de forma e tem-se notabilizado no Sp. Braga, onde é o melhor marcador do campeonato, com 6 golos, a par de Jackson Martinez.

"Tenho trabalhado para isso mas só é possível com a ajuda dos companheiros. Não penso ser o melhor marcador, mas quando o grupo está bem e o coletivo funciona, as individualidades aparecem", afirmou o jogador à imprensa, numa visita ao Colégio D. Pedro V, em Braga, em que teve a companhia de Aníbal Capela, da equipa B.

Durante a visita à escola, ação habitual do Sp. Braga, Éder disse ainda ter esperança de conseguir troféus: "Sonho com títulos e dou sempre o meu melhor para atingir esse sonho".

Com contrato até 2017, as boas exibições na Liga dos Campeões podem despertar a cobiça dos grandes europeus, mas o avançado não se mostra preocupado.

"Não penso sair. É um enorme prazer representar o Sp. Braga e vim para ficar um bom tempo", referiu.

O plantel do Sp. Braga treina esta terça-feira pelas 16H30, à porta fechada, para preparar o jogo do próximo sábado com o Gil Vicente, marcado para as 18H30.

RECORD

Bruno3429

Éder: «Estou no melhor momento da minha carreira»
Avançado do Sp. Braga quer ganhar títulos e manter lugar na seleção

Por Redacção

Em Braga, Éder é o nome mais falado. O avançado ex-Académica tem extravasado todas as expetativas e substituído Lima de forma exemplar. Seis golos no campeonato, um na Taça de Portugal, chamadas à Seleção Nacional.

Tudo junto leva Éder a afirmar que este é o seu «melhor momento» de sempre. «Estou a jogar no Braga, as coisas estão a correr bem e tenho jogado em competições interessantes, como a Liga dos Campeões», afirmou o avançado esta terça-feira, durante uma visita ao Colégio Lar D. Pedro V.

As ambições coletivas são também enormes. Éder quer ganhar títulos em Braga. «Nesta altura sonho com isso. Vou fazer o meu melhor e com certeza que vamos consegui-lo», referiu o internacional português nascido em Bissau.

«Vamos fazer por isso e complicar muito as coisas aos nossos adversários. O Braga tem capacidade para levar até ao fim esse objetivo de ficar entre os primeiros lugares. Nos últimos anos tem demonstrado isso».

Relativamente à Seleção Nacional, Éder pretende solidificar o seu espaço e está certo de que as oportunidades vão «continuar a surgir». «Sou um pouco diferente dos outros avançados. Vou dar o melhor».

Maisfutebol

JotaCC

Sp. Braga adquire totalidade do passe do avançado Éder
       
O avançado do Braga, Éder, é uma das figuras da equipa do momento, de tal forma que os minhotos compraram a totalidade do seu passe.

O jogador bracarense é, em conjunto com Jackson Martínez, o melhor marcador da Liga Zon Sagres com seis golos, estando em notória ascensão de forma no clube arsenalista.

Esta subida de forma não passa despercebida a diversos clubes e começa-se a falar do interesse no jogador. Com isto em mente, António Salvador propôs um contrato de cinco épocas ao jogador e comprou a totalidade do seu passe.

Recorde-se que o Braga primeiro adquiriu 50 por cento do passe de Éder, mais tarde passou a 70 e agora chegou aos 100 por cento.

Com tudo isto vem também uma cláusula de rescisão recorde no clube, 30 milhões de euros, prevenindo um eventual interesse de emblemas financeiramente mais fortes. Éder pode vir assim a bater o recorde da venda mais cara do Braga, Pizzi, que saiu para o Atlético Madrid a troco de 13,5 milhões de euros.


Éder: «O Sp. Braga está disposto a lutar pelo título nacional»
       
Lima foi-se embora, mas já tem substituto à altura. Chama-se Éder, nasceu na Guiné-Bissau e jogava na Académica de Coimbra. O avançado de 24 anos admite estar a atravessar um bom momento, mas sabe que os seus colegas têm sido fundamentais para isso. Ao serviço do Sp. Braga, o goleador quer marcar e conquistar títulos.

«Estou claramente num bom momento, mas devo-o aos meus companheiros e à equipa porque as individualidades só se conseguem destacar quando a equipa está bem, como é o caso», salientou, apontando os títulos como único destino dos Guerreiros do Minho.

«Se o Sp. Braga é pequeno para mim? Não. Quero ganhar títulos por este clube, foi para isso que fui contratado e é nisso que estou totalmente mentalizado. Estamos dispostos a lutar pelo título e a complicar ao máximo a tarefa aos nossos adversários», reiterou, à margem de uma visita a um colégio da cidade de Braga.

Neste momento, Éder é o melhor marcador da Liga Zon Sagres. O internacional português segue com os mesmos seis golos de Jackson Martinez (FC Porto), mas tem menos dois jogos disputados (5-7).

FUTEBOL 365

JotaCC

Liga: o momento da 7ª jornada
Éder no sítio certo

Éder consolida o seu nome no onze inicial do Sp. Braga, na lista de melhores marcadores do campeonato e, naturalmente, nas opções para a frente de ataque da Seleção Nacional. Mais dois golos no campeonato, desta vez na difícil visita ao Caldeirão dos Barreiros.

Num relvado encharcado, o ponta-de-lança aproveitou um erro de Rafael Miranda para inaugurar o marcador aos 54 minutos e fechou as contas a três minutos dos 90. Pela felicidade do lance e também pelas dúvidas criadas no momento, este segundo golo de Éder é o momento da jornada.

As imagens televisivas dissipam, porém, todas as dúvidas. A bola transpôs completamente a linha de golo e Éder já leva seis, os mesmo de Jackson Martinez.

MAIS FUTEBOL