News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/10

Started by JotaCC, 11 de October de 2012, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Escola EB1 de Sequeira: "Quem é o senhor que faz cartões de sócio do Braga?"




"Braga, Braga, Braga, vamos para a vitória". O hino, mas também bandeiras, cartazes e cachecóis animavam ontem a Escola EB1 de Sequeira quando Alan, Hugo Viana e Mossoró chegaram para uma visita. A sala estava repleta de cartazes onde se lia "faz-te sócio do teu clube!" Vários alunos ostentavam já cartões de sócio. Algumas crianças abordaram a equipa de reportagem do Correio do Minho: "quem é o senhor que faz os cartões? eu quero um!"
Sempre com sorrisos nos rostos, às crianças e às educadoras, os 'gverreiros' ofereceram postais e autografaram blocos de apontamentos, bonés, cachecóis e camisolas do clube, que em vários casos levavam vestidas.

A directora da EB1 de Sequeira Albertina Correia, disse ao CM que os alunos deste estabelecimento de ensino vão todos os dias ao pavilhão da Junta de Freguesia de Sequeira praticar desporto. "Eles adoram. Alguns rapazes praticam futebol no Sequeirense, outros frequentam uma escola de futebol e várias raparigas fazem natação e vão ao ginásio", frisou.

Agrupamento quando pode junta-se em Cabreiros

Também em declarações ao CM, Cândida Ferreira, directora do Agrupamento de Escolas Braga Oeste em que a EB1 de Sequeira está inserida com mais de uma dezena de estabelecimentos de ensino daquela zona do concelho de Braga e outros da zona nascente de Barcelos, frisou que este Agrupamento , cuja frequência total ronda os 1.350 alunos, tem em funcionamento um projecto de desporto escolar que contempla a prática de modalidades como o xadrez, ténis de mesa, andebol.
Sempre que possível, adiantou aquela responsável, organizam-se provas desportivas nas instalações da EB 2,3 de Cabreiros, onde as condições são melhores.
Quando tal não é possível, as várias escolas básicas e jardins de infância que estão associados neste agrupamento procuram desenvolver práticas desportivas dentro das salas de aula ou nos átrios, acrescentou.
De acordo com Cândida Ferreira, organizar encontros de todo o agrupamento na EB 2,3 de Cabreiros implica a complexidade dos transportes. Sendo alguns estabelecimentos distantes, isto pode levar à necessidade de alugar um autocarro ou pedir carrinhas às associações de pais, explicou ainda.


Sp. Braga: Hugo Viana ainda não negoceia renovação

"Com ou sem propostas de renovação, a minha cabeça enquanto cá estiver, vai ser sempre a mesma. Sempre dei tudo por este clube. Estou com toda a minha força. Sei o esforço que o clube fez na altura para eu vir para cá. Neste momento é mais importante a equipa do que qualquer renovação", declarou Hugo Viana, ontem, à saída da EB1 de Sequeira, em Braga.
Questionado se prefere renovar pelo Sp. Braga ou sair para uma nova experiência, Viana vincou que não houve ainda "nenhuma conversa com o presidente".

"No futebol tudo pode acontecer. O mais importante é darmos tudo pelo clube que representamos, pela entidade que nos paga, que neste momento é o Braga, e dar tudo, caso seja o último ano ou caso fique mais anos", acrescentou o médio, nascido em Barcelos em Janeiro de 1983 e ao serviço dos bracarenses desde Julho de 2009.

"Não estou a  100 por cento"

"Só tive duas semanas de férias. Em termos físicos não estou a cem por cento. Com mais jogos e confiança, as coisas vão melhorar", disse ainda. Admitindo que "ainda não atingi o nível que demonstrei no ano passado", sustentou que há um ano no início da época "estaria ao mesmo nível que agora". Sobre o facto de ter deixado de ser convocado para a selecção nacional, comentou: "das vezes que fui, penso que foi merecido, como é merecido para os meus colegas que lá vão agora". A visita à escola, em que também estiveram Alan e Mossoró a dar autógrafos e a conviver com alunos, professoras e educadoras, foi seguida por equipas de rádio, televisão e jornais. Autorizado a falar numa conferência de imprensa improvisada, Hugo Viana foi interpelado sobre a paragem do campeonato no próximo fim de semana, por compromissos da selecção nacional.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Guerreiros surpreendem em quinteto permeável
EQUIPAS ACIMA DA DEZENA DE GOLOS SOFRIDOS

À 6.ª jornada do campeonato cinco equipas apresentam as defesas mais batidas da competição, as únicas com um registo de dois dígitos. No lote figuram os três últimos da tabela – Beira-Mar (o conjunto mais permeável, com 14 golos sofridos), Olhanense (12) e Nacional (13) – o recém-promovido Estoril (11) e, surpreendentemente, o 3.º classificado Sp. Braga, com 10 golos já encaixados.

Os minhotos, que no último fim-de-semana empataram, em casa, com o Olhanense, no jogo mais produtivo desta época – 8 golos (4-4) – revelam, sob a batuta de José Peseiro uma permeabilidade defensiva anormal, tendo em conta os registos do clube nos últimos anos. Desde a ascensão, com Jesualdo Ferreira, em 2002/03, nunca os guerreiros apresentaram uma média tão alta de golos sofridos: 1,6 contra 1,3, precisamente na temporada de estreia de Jesualdo.


Paulo César saiu mais cedo do treino
LESIONOU-SE LOGO NO INÍCIO DO APRONTO

Depois de Douglão, ontem foi a vez de Paulo César se lesionar. A paragem do campeonato está a fazer algumas vítimas pelo Minho e o avançado brasileiro não somou muitos minutos no treino de ontem. Uma dor na perna esquerda levou-o para o balneário mais cedo, após uma rápida observação por parte de um dos elementos do departamento médico. Paulo César terminou a manhã em tratamento.

Aos 32 anos, e depois de ter renovado contrato quando tudo fazia prever que estava de saída do clube, o extremo apenas foi titular uma única vez, na rotação que José Peseiro fez na fatídica deslocação à Mata Real, e soma 3 partidas a sair do banco, duas delas para a Liga dos Campeões, frente a Udinese e Cluj.


RECORD

JotaCC

Hugo Viana satisfeito com José Peseiro

SP. BRAGA Hugo Viana garantiu ontem que os jogadores do Sporting de Braga estão a assimilar "muito bem" as ideias do treinador José Peseiro, contratado esta época para render Leonardo Jardim. O médio considera que o empate 4- 4 com o Olhanense tem mais a ver "com o facto de ser o princípio de época", lembrando que no ano passado o início não foi famoso. "Temos tido uma grande sucessão de jogos, não há muito tempo para recuperar, mas a nível físico até tivemos uma resposta melhor do que esperávamos", adiantou. O próximo jogo da Champions é em OldTrafford, com o Manchester United, uma partida que, segundo Hugo Viana, os bracarenses encaram "com muita humildade e respeito" e querem colocar em campo "mais vontade" do que os ingleses.


DN

JotaCC

Taça de Portugal Benfica e Sp. Braga antecipam jogos para dias de semana

Benfica e Sp. Braga anteciparam os respectivos jogos da terceira eliminatória da Taça de Portugal. A visita dos "encarnados" a Freamunde está agendada para as 20h15 de quinta-feira (dia 18) e o Sp. Braga receberá no dia seguinte, à mesma hora, o Leixões. O FC Porto visita sábado, dia 20, às 14h30, o Santa Eulália de Vizela, enquanto o Sporting joga em Moreira de Cónegos no domingo, a partir das 20h15.

PUBLICO

JotaCC

"VAMOS JOGAR COM MAIS CRER DO QUE O UNITED"

Médio acredita que o Braga vai superar o poderio do Manchester United, Old Trafford, com um espírito combativo de gigante, idêntico ao que demonstrou em Istambul

Acapacidade de superação que abriu alas ao Braga para uma noite de arromba em Istambul, frente ao Galatasaray, será para repetir dentro de 12 dias em Old Trafford. Por entre ressalvas de que antes ainda há que vergar o Leixões, para a Taça de Portugal, Hugo Viana não vê outra saída para meter no bolso as constelações de estrelas do Manchester United, só possíveis por um orçamento de luxo, absolutamente impensável em qualquer clube português. "Durante os 90 minutos, vamos jogar com mais crer do que eles. Espero que seja o teatro dos nossos sonhos. Queremos um resultado positivo", anunciou.
O conceito de "resultado positivo" foi propositadamente puxado por Viana para dar conta de um contexto de extrema dificuldade e incerteza. "Para já, nem posso dizer se um empate será um resultado positivo, só depois de jogarmos. Não nos podemos comparar ao MU, nem pensar que vamos obter um resultado histórico. Vamos tentar, mas teremos de jogar com muita humildade e respeito", sustentou, confessando ao mesmo tempo não ter qualquer recordação positiva do palco dos Red Devils, quando ainda representava o Newcastle. "Nenhuma boa, sempre que joguei lá, fui sempre derrotado", gracejou. Até lá, não faltará tempo para escalpelizar o inimigo britânico da melhor forma possível ou até mesmo para corrigir algumas deficiências mais preocupantes, como se verificou no impensável 4- 4 com o Olhanense. "Como atacamos muito, e na maior parte das vezes bem, temos de defender melhor. No último jogo, tendo por base as nossas oportunidades, merecíamos ter vencido, mas o adversário aproveitou as nossas falhas", suspirou.
Dito isto de outra forma, Viana deixou bem claro que as oscilações do Braga neste começo de época são tudo menos dificuldades em assimilar as ideias do treinador. "Já f oi assim na época passada. Não há motivos para preocupação, apesar de alguns jogadores ainda não estarem no topo de forma. Com tempo, a equipa vai melhorar", prometeu, demarcando-se, estrategicamente, do insucesso do Sporting – praticamente afastado do título. "Não estamos preocupados com as outras equipas, antes com o nosso trabalho. Vamos continuar a trilhar o nosso caminho", driblou.


A cabeça no lugar e no clube

Renovar ou partir para uma nova experiência? Eis a questão para a qual Hugo Viana, que continua em fim de contrato, não tem para já resposta. "Ainda não houve nenhuma conversa. No futebol tudo pode acontecer, o mais importante é darmos tudo pelo clube que representamos, pela entidade que nos paga. A minha cabeça será sempre a mesma", destacou. Enquanto prossegue o enigma, a Seleção Nacional regressou à linha do horizonte. "Quando fui chamado, foi merecido, da mesma forma que foi merecido para os meus companheiros. Quem ficou de fora, vai torcer por quem lá está", garantiu.


Paulo César é a mais recente vítima de lesão muscular

Depois de ter perdido Alan e Douglão, José Peseiro viu o atacante abandonar mais cedo o treino de ontem devido a problema físico

Aparagem da Liga, que era encarada como uma excelente oportunidade para recuperar o até então único lesionado do plantel (Carlão), tem sido madrasta para o Braga. Num ápice, José Peseiro viu-se privado de três elementos e todos devido a problemas de ordem muscular. Alan foi o primeiro, nas vésperas da receção ao Olhanense, Douglão o segundo, no treino de anteontem, e Paulo César o terceiro, na sessão matinal realizada ontem. O atacante até estava a trabalhar normalmente, mas na parte final começou a sentir dores na perna direita, pelo que teve de sair mais cedo e dirigir-se ao departamento médico, onde, segundo o boletim clínico divulgado pelo clube, iniciou de imediato o tratamento à lesão.

Final do treino > Paulo César magoou-se na perna direita

Embora os três tenham cerca de uma semana até ao próximo jogo oficial do Braga, contra o Leixões, no dia 19, para a Taça de Portugal, Alan é o que parece mais perto da recuperação total. O capitão já vai correndo no relvado na companhia de Carlão (traumatismo n a coxa esquerda) e tudo indica que possa ser utilizado contra o Manchester United (dia 23), na terceira jornada da f ase de grupos da Champions, pois deve ser poupado a esforços e choques contra os matosinhenses.
Douglão e Paulo César são, assim, as maiores dúvidas, até porque as lesões são um pouco mais recentes. De resto, o central nem sequer se mostrou aos adeptos no treino, tendo realizado apenas tratamento.


PENAFIEL VAI AO AXA NO SÁBADO

Como é habitual acontecer na paragem do campeonato para os compromissos das seleções nacionais, o Braga vai realizar um jogo-treino com um adversário do escalão inferior. Desta vez o escolhido foi o Penafiel, que, por ter hoje um particular com o Famalicão, solicitou que o encontro fosse só no sábado. O apito inicial está previsto para as 10h30.


MANOEL FOI A "CARA NOVA"

O Braga B voltou ontem a reforçar o plantel principal. Manoel, titular nos nove jogos que a equipa de Artur Jorge realizou na II Liga, juntou-se a Guilherme e Mauro, que trabalham às ordens de José Peseiro desde terça-feira. O avançado, contudo, sofreu um grande susto após bola dividida com Hélder Barbosa, retomando o treino depois de ter recebido assistência.


DUO COM TRABALHO EXTRA

Michel e Yazalde terminaram o treino de ontem mais tarde que os companheiros de equipa. Enquanto os colegas recolhiam aos balneários, os atacantes corriam na companhia de Fernando Couto e sob o olhar atento de Peseiro. O objetivo do treinador é tentar melhorar a condição física de dois jogadores que perderam a pré-época por razões distintas.


O JOGO

brigada da relote


brigada da relote


jaimec

United enfrenta um Braga temerário
Publicado: Terça-feira, 9 de Outubro de 2012, 9.45CET

O líder do Grupo H, Manchester United, nunca perdeu em casa frente a equipas portuguesas, mas a série em curso do Sp. Braga sem derrotas fora de casa dá aos arsenalistas razões para acreditarem.
O Manchester United FC procurará reforçar a sua posição na liderança do Grupo H quando receber o SC Braga em Old Trafford.
Já com duas vitórias, o United tem uma vantagem de três pontos sobre CFR 1907 Cluj e Braga, que triunfou por impressionantes 2-0 no terreno do  Galatasaray AŞ, naquele que foi o seu mais recente compromisso fora de casa.

Retrospectiva
• O United nunca perdeu em casa frente a adversários portugueses, mas o Sp. Braga, dirigido por José Peseiro está sem perder fora de casa nas competições europeias há sete partidas.

• Antes de ter derrotado o Galatasaray, o Sp. Braga empatou 1-1 no terreno da Udinese Calcio no "play-off" desta época. A sua série inclui um triunfo por 3-1 no reduto do Birmingham City FC na fase de grupos da UEFA Europa League da época passada, tendo Hélder Barbosa (2) e Lima contribuído para a primeira vitória dos bracarenses em solo inglês em sete tentativas.

• O primeiro jogo dos bracarenses em fases de grupos da UEFA Champions League aconteceu em 2010/11, no terreno do Arsenal FC, de onde saiu vergado a uma goleada de 6-0, numa partida onde participaram Hugo Viana, Paulo César, Alan, Mossoró e Hélder Barbosa. Essa foi a maior derrota nas competições europeias, igualando um desaire por 6-0 no terreno do Tottenham Hotspur FC, na primeira eliminatória da Taça UEFA de 1984/85.

• Desde então, os bracarenses estão há cinco encontros sem perder frente a adversários ingleses, incluindo um triunfo total por 1-0 sobre o Liverpool FC, nos oitavos-de-final da UEFA Europa League 2010/11, e vitórias em casa e fora sobre o Birmingham em 2011/12.

• Na fase de grupos da época passada, o United de Alex Ferguson empatou 1-1 no terreno do SL Benfica e depois 2-2 em Old Trafford com os "encarnados". A equipa lisboeta - pela qual Ruben Amorim jogou em ambas as partidas - venceu o grupo, tendo o United terminado no terceiro posto.

• O registo caseiro do United frente a equipas portuguesas é de oito vitórias, três empates e zero derrotas.

• O United venceu a primeira das suas três Taças dos Clubes Campeões Europeus ao derrotar o Benfica por 4-1, após prolongamento, na final de 1968 realizada em Wembley.

Ligações entre as equipas
• O Sporting Clube de Portugal dirigido por José Peseiro eliminou o Middlesbrough FC e o Newcastle United FC rumo à final da Taça UEFA de 2004/05. Peseiro foi adjunto do antigo número dois de Ferguson, Carlos Queiroz, no Real Madrid CF, em 2003/04.

• Nani fez a sua estreia oficial na equipa principal do Sporting numa pré-eliminatória da UEFA Champions League frente à Udinese Calcio, em Agosto de 2005. Participou três vezes como substituto antes da demissão do técnico, em Outubro de 2005.

• Nani era colega de Custódio quando o Sporting derrotou o CF Belenenses, onde actuava Ruben Amorim, por 1-0, na final da Taça de Portugal de 2007. Nani apontou o único golo no triunfo do Sporting, em Braga, por 1-0, em Abril de 2007.

• Nani foi substituído por Ruben Amorim na selecção portuguesa para o Campeonato do Mundo de 2010, após o jogador do Manchester United ter-se lesionado numa clavícula.

• Custódio integrou a selecção portuguesa que derrotou a Holanda de Robin van Persie, por 2-1, na fase de grupos do UEFA EURO 2012.

• Anderson cumpriu duas temporadas no FC Porto (2005-07), pelo qual se sagrou campeão português em 2006/07. Foi companheiro de equipa de Alan em ambas as temporadas e de Hélder Barbosa em 2005/06.

• Em duas épocas no Newcastle United (2002-04), Hugo Viana efectuou dois jogos em casa frente ao United e perdeu ambos - 6-2 em Abril de 2003 e por 2-1 cinco meses depois. Paul Scholes apontou um "hat-trick" no primeiro encontro e fez o tento da vitória no segundo. Hugo Viana foi suplente utilizado em ambas as partidas.

• Hugo Viana foi também suplente utilizado quando Portugal derrotou a Inglaterra, de Rio Ferdinand e do entretanto expulso Wayne Rooney, nos quartos-de-final do Mundial de 2006, no desempate por grandes penalidades, apesar de o próprio Hugo Viana ter desperdiçado a sua tentativa de conversão.

• Quim fez parte da equipa do Benfica derrotada por 3-1 em Old Trafford na fase de grupos de 2006/07, com Nemanja Vidić e Ryan Giggs a marcarem. Na época anterior, e apesar de ter sofrido um golo apontado por Scholes, Quim ajudou o Benfica a derrotar o United por 2-1, eliminando os ingleses da fase de grupos.

Semana de Acção da FARE
• A terceira jornada da UEFA Champions League e da UEFA Europa League contribuirá para lutar contra todas as formas de discriminação em estádios de futebol por todo o continente, com a UEFA a apoiar por inteiro a maior campanha europeia contra a discriminação - a Semana de Acção da FARE. Quarenta encontros das competições realizadas a 23, 24 e 25 de Outubro reforçarão o empenho da UEFA em assegurar que o futebol europeu continuará livre do racismo, intolerância e xenofobia.

uefa.com