News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/10

Started by JotaCC, 10 de October de 2012, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Regressar em grande na Taça de Portugal

O empate do Sporting de Braga no último jogo do campeonato ainda está a ser dissecado. O plantel regressou ontem aos trabalhos, dirigindo as atenções para o jogo que se segue.
O campeonato sofre uma interrupção, devido os compromissos da selecção nacional, e depois segue-se o jogo com o Leixões, para a Taça de Portugal.
E é nesta competição que a responsabilidade dos bracarenses aumentam. "Esta paragem vem numa boa altura, depois de um ciclo de jogos seguidos como aquele que tivemos, nada melhor do que descansar. Depois, queremos voltar em grande contra o Leixões", apontou Márcio Mossoró, ainda no rescaldo do jogo com a Olhanense, disputado no passado domingo.
O Sporting de Braga mantém o terceiro lugar, mas agora um pouco mais distante de FC Porto e Benfica.
Na opinião de Mossoró não é situação para alarme. "Existem poucos pontos de diferença (três) e não estamos preocupados. Tudo pode acontecer ainda, o campeonato é longo, mas não podemos vacilar muito e perder pontos em casa", referiu o avançado do Sporting de Braga.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mossoró: «Não podemos perder mais pontos em casa»
LANÇA AVISO PARA DENTRO DO BALNEÁRIO

O Sp. Braga deixou fugir FC Porto e Benfica, ao ceder um empate frente ao Olhanense, mas pelo Minho a toalha do título não foi atirada ao chão. "São apenas 3 pontos de diferença. Estamos no início do campeonato e tudo pode acontecer. Ainda falta jogar muito, mas é lógico que não podemos perder mais pontos em casa. Não podemos vacilar mais! Estes pontos podem-nos fazer falta...", atirou Mossoró, antes de olhar para o que falhou no alucinante 4-4 diante dos algarvios:

"Tivemos uma tarde infeliz, embora, com 1-1, tivéssemos criado ocasiões para ter construído uma boa vantagem. Falhámos e o Olhanense foi sempre mais eficaz e feliz nas oportunidades. Corremos atrás do resultado, o que nunca é fácil. Lutámos até ao fim, nunca desistimos e, por isso, a equipa acaba por estar de parabéns."


RECORD

JotaCC

Alan ainda limitado e Douglão com mialgia

O BRAGA voltou ontem aos treinos, após o empate pirotécnico (4- 4) com o Olhanense. Alan continua em tratamento e Douglão contraiu uma mialgia.

No primeiro treino dos 12 dias de interregno da liga não compareceram os oito internacionais – Beto, Custódio, Amorim, Micael, Éder, Elderson, Djamal e Zé Luís – que estão ao serviço das seleções. O extremo Alan fez tratamento a contusão na coxa esquerda e treino condicionado, tal como Carlão. Douglão sentiu dores e fez tratamento a uma mialgia. Guilherme e Mauro, da equipa B, e Tiago Sá, guarda-redes dos juniores, trabalharam com o plantel principal.
O regresso à competição é no dia 19. Nessa sexta-feira, o Braga receberá o Leixões, para a Taça, quatro dias antes

JN

JotaCC

O BANCO DESPERTOU-O

Brasileiro sobreviveu ao naufrágio defensivo frente ao Olhanense e está a subir de rendimento desde que José Peseiro o subtraiu da equipa na receção aos romenos do Cluj

Quem viu Douglão antes e depois do embate com o Cluj fica com a sensação de estar na presença de dois jogadores diferentes. Até à receção ao campeão romeno, o brasileiro parecia uma sombra do central seguro e autoritário que muito contribuíra para o rendimento defensivo da equipa na época passada; depois desse jogo, em que viu José Peseiro retirar-lhe o estatuto de titular para o entregar a Nuno André Coelho, voltou a revelar todas essas qualidades, ao ponto de ter sido o único elemento da defesa a sobreviver ao descalabro contra o Olhanense.
Terá sido a passagem pelo banco a mudar o brasileiro? O empresário acredita que sim. "Quando um jogador está no banco, há um clique que desperta nele a vontade de melhorar os desempenhos na oportunidade seguinte. E foi isso que aconteceu", refere a O JOGO o agente FIFA Décio Berman, embora não aponte essa razão como a única para a súbita melhoria do gigante. "Se o treinador o colocou no banco, foi porque achou que era o melhor naquele momento. Ele é mais um membro do plantel, não é um titular absoluto e não joga sozinho. Quando o sistema não funciona bem, o Douglão não pode fazer tudo sozinho", sustenta.

As notas atribuídas semanalmente por O JOGO provam a subida de forma de Douglão. Desde que recuperou a titularidade, o central só por uma vez foi avaliado com um 6 (na visita a Guimarães). Nos restantes jogos (Rio Ave, Galatasaray e Olhanense) foi-lhe atribuída sempre nota 7 e utilizados termos como "decisivo", "poderoso" ou "impecável" para descrever as respetivas exibições. Como consequência disso, foi associado a Valência e Sevilha pela rádio espanhola "Cadena Ser". No entanto, Décio Berman diz que "é tudo invenção da Imprensa". Ele está unicamente concentrado no Braga", garante o empresário, que vê no seu representado uma pessoa "mais confiante do que no começo da época". "O Douglão está um pouco mais maduro e a própria equipa está melhor. Esperemos que as coisas possam correr ainda melhor no futuro", deseja.


Devoto de São Jorge

Central nunca entra em campo sem recitar uma oração em nome do antigo padre e soldado romano

"Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que os meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem..." É desta forma, recitando uma oração em honra de São Jorge, um antigo padre e soldado romano, imortalizado por um conto em que mata um dragão, que Douglão passa os instantes que antecedem a entrada em campo. O ritual é repetido em todos os jogos e a verdade é que o pedido de ajuda divina por parte do central já lhe valeu algumas vitórias importantes.
A devoção de Douglão a São Jorge surgiu por influência da mulher. O brasileiro anda sempre acompanhado de um cordão e só o tira por obrigação, já que os regulamentos não permitem que os jogadores utilizem adereços durante os jogos. Nessa altura, utiliza uma imagem do santo padroeiro, deixando-a habitualmente no banco de suplentes, onde a foi buscar antes do desempate por grandes penalidades no play-off com a Udinese. Enquanto Éder, Rúben Micael, Beto e companhia se preparavam para enfrentar a lotaria, o brasileiro juntou-se a Salino – o outro devoto de São Jorge no plantel – nos pedidos de ajuda divina. E a verdade é que resultou, pois o Braga superou mesmo os italianos.


Goleador com os algarvios

Douglão tem vindo a construir a fama de goleador em Portugal e o Olhanense tem contribuído muito para isso. Além dos dois golos de domingo, que evitaram a derrota dos bracarenses, o brasileiro já havia marcado na época passada, em Olhão, iniciando a reviravolta dos Guerreiros do Minho. "O Douglão ficou aliviado por ter marcado duas vezes e ajudado a equipa a conquistar um ponto, mas ao mesmo tempo triste, porque queria algo mais", confessa Décio Berman.


Mauro "promovido" por José Peseiro

As muitas ausências com que se depara por estes dias, uns devido aos compromissos das Seleções Nacionais e outros por problemas físicos, levou José Peseiro a ir pescar ao Braga B para compor o grupo. A maior novidade foi a "promoção" de Mauro (na foto), que, apesar dos maus resultados somados pela equipa orientada por Artur Jorge – ainda procura a primeira vitória –, tem passado um pouco ao lado das críticas. Mas o médio exGil Vicente não se apresentou sozinho. Guilherme e o guarda-redes Tiago Sá (juniores) também trabalharam às ordens do treinador natural de Coruche. Alan e Carlão é que ainda continuam a trabalhar de forma condicionada devido às respetivas lesões, enquanto Douglão sentiu algumas dores na perna direita na parte final do treino, sendo-lhe diagnosticado mais tarde uma mialgia.


Quatro anos depois voaram pontos a abrir

Nas três épocas anteriores, ganhou os três primeiros jogos em casa

Há quatro anos que o Braga não desperdiçava pontos tão cedo no Estádio AXA para o campeonato.
Em 2008/09, a equipa arsenalista, então treinada por Jorge Jesus, estreou-se da pior maneira em casa, ao perder com o Sporting (1- 0), na segunda jornada. Na quarta, empatou com a Naval (1-1) e só à sexta conseguiu, finalmente, vencer perante os seus adeptos, goleando o Estrela da Amadora por 5-0. Cinco pontos perdidos significam o pior registo das últimas cinco épocas no que aos arranques em casa diz respeito.
Desde então, até domingo o Braga nunca mais vacilara no Estádio AXA nos três primeiros jogos ali disputados para o campeonato. Tanto Domingos Paciência (2009/10 e 2010/ 11) como Leonardo Jardim (2011/ 12) somaram o máximo de pontos, algo que José Peseiro não logrou imitar, ao empatar (4-4) com o Olhanense.
A herança é pesada para o técnico, já que o Braga se tornou numa equipa temível em casa nas últimas temporadas, como provam os números. A época de 2009/10 é o expoente máximo, com 14 vitórias e apenas um empate (0-0 com a Naval) em 15 jogos.


JOGO COM O LEIXÕES SERÁ ÀS 20H15

Confirmada a antecipação do Braga-Leixões, da III eliminatória da Taça de Portugal, para o dia 19, ficou ontem definida a hora para o pontapé de saída. O início será às 20H15 e o jogo no AXA terá transmissão em direto num dos canais da Sport TV. A antecipação do encontro foi solicitada pelos arsenalistas a fim de terem mais tempo para preparar o embate com o Manchester United, em Old Traford, para a Liga dos Campeões.


DEZ GOLOS SOFRIDOS

Ao contrário do que podia ler-se na edição de ontem de O JOGO, o Braga soma dez golos sofridos na I Liga e não 12. O registo, contudo, mantém-se como o menos eficaz desde 1990/91, época em que os arsenalistas chegaram à sexta jornada com... 12 encaixados. Fica feita a correção.


FUTSAL DOMINOU PRÉMIOS DE 2012

O futsal conquistou todos os prémios dos melhores do ano, atribuídos pela Federação Académica do Desporto Universitário. Eis os distinguidos, todos daquela modalidade: Atletas – Amílcar Gomes (AAU Minho) e Sara Fatia (AA Coimbra); Treinador – Pedro Palas (AAU Minho); Equipas – AAU Minho (masculinos) e AA Coimbra (Femininos). O Troféu Universitário de Clubes foi para a Universidade do Porto e os Prémios Prestígio para a Federação Portuguesa de Futebol e professor Fernando Parente.


O JOGO

brigada da relote


Bruno3429

Paulo César saiu mais cedo do treino
Por Pascoal Sousa

O avançado brasileiro Paulo César saiu mais cedo do treino, desta quarta-feira, do SC Braga.

O jogador será ainda hoje reavaliado do problema físico. O defesa Douglão prosseguiu os tratamentos à mialgia na coxa esquerda. Alan e Carlão fizeram corrida à parte.

Para compensar as oito ausências, o treinador José Peseiro chamou o guarda-redes Tiago Sá e os médios Guilherme e Mauro.

A Bola

JotaCC

Treino do SC Braga: Paulo César saiu mais cedo

O SC Braga treinou esta manhã, sendo que o avançado brasileiro Paulo César acabou por interromper os trabalhos mais cedo devido a um problema físico e será reavaliado ainda esta quarta-feira.

Para além da inesperada lesão de Paulo César, José Peseiro não contou também com Douglão, que prosseguiu os tratamentos à mialgia na coxa esquerda, Alan e Carlão, que fizeram corrida à parte.

No total, foram oito as ausências, situação que obrigou o treinador dos arsenalistas a chamar o guarda-redes Tiago Sá e os médios Guilherme e Mauro, da equipa B.

ZEROZERO

JotaCC

Benfica e Braga com jogos da Taça antecipados

O Benfica e o Sporting de Braga anteciparam os respetivos jogos da terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol para quinta (18 de outubro) e sexta-feira (19), atendendo aos compromissos seguintes na Liga dos Campeões.
A visita do Benfica a Freamunde está agendada para as 20:15 de quinta-feira e o Sporting Braga receberá na sexta-feira, à mesma, hora o Leixões, alguns dias antes do jogo das "águias" em Moscovo, com o Spartak, e dos "arsenalistas" em Old Trafford, com Manchester United (na terça-feira, de 23 de outubro).

O FC Porto, que receberá para a "Champions" o Dínamo Kiev, a 24, também tem o seu jogo da Taça antecipado para sábado, com a visita ao Santa Eulália, da terceira divisão, a ter início marcado para as 14:30.

Já o Sporting visita Moreira de Cónegos, na estreia das equipas da primeira Liga na edição 2012/13 da Taça de Portugal, apenas no domingo, defrontando o Moreirense a partir das 20:15.

RTP

JotaCC

AVANÇADO TER-SE-Á RESSENTIDO DE LESÃO
Paulo César termina mais cedo

O avançado Paulo César não cumpriu todo o treino do Braga, tudo apontando para que a saída prematura se tenha ficado a dever a lesão.
Paulo César abandonou, há minutos, mais cedo o treino do Braga. O avançado parece ter-se ressentido de lesão e não ficou até ao fim da sessão. Alan e Carlão participaram à parte no treino desta manhã, tendo ambos os avançados feito apenas corrida. Na sessão, José Peseiro também não pôde contar com o lesionado Douglão.

Despojado de vários internacionais, o treinador dos arsenalistas chamou Guilherme e Mauro, da equipa B, ao treino, bem como o guarda-redes júnior Tiago Sá. A chamada de Piqueti, defesa da equipa B, à Seleção Nacional de Sub-20 foi outra nota de destaque do dia dos bracarenses.

Hoje à tarde, Hugo Viana, Alan e Mossoró visitam uma escola do distrito, em Sequeira, iniciativa do clube que visa angariar mais adeptos e sócios para o Braga.

O JOGO

Bruno3429

«Todos os chamados vão fazer um trabalho em prol do país» – Hugo Viana
Por Pascoal Sousa

Embora tivesse ficado desta vez fora das escolhas do selecionador Paulo Bento, Hugo Viana está confiante que aqueles que foram chamados vão ajudar a Seleção Nacional a alcançar os resultados pretendidos.

«Das vezes que sou chamado foi merecido e da mesma forma que aqueles que foram chamados também foi totalmente merecido. Acredito que todos vão fazer um excelente trabalho em prol do país», afirmou Hugo Viana, à margem da visita, com Mossoró e Alan, à escola Eb1 Sequeira.

O médio português não tem dúvidas que a Seleção Nacional irá alcançar bons resultados frente à Rússia e Irlanda: «Pela qualidade dos jogadores, onde se incluem os do SC Braga, tenho a certeza que Portugal irá fazer um excelente trabalho».

A Bola

Bruno3429

Hugo Viana sonha com resultado positivo em Old Trafford
Por Pascoal Sousa

Hugo Viana reconheceu que o Manchester United está num patamar acima da equipa portuguesa e que será uma deslocação muito complicada. Ainda assim, o médio acredita que com humildade os guerreiros podem surpreender.

«O sonho é ir lá conseguir um resultado positivo, mas não podemos considerar como o Manchester United. Não sei se um empate seria positivo. Não podemos esperar um resultado histórico, mas vamos tentar. Para isso temos de entrar em campo humildade. Em termos pessoais nunca tive lá grande sorte».

A Bola

Bruno3429

«Vou continuar a dar tudo pelo clube» – Hugo Viana
Por Pascoal Sousa

O médio Hugo Viana está em fim de contrato, mas assegura que irá continuar dar tudo pelo SC Braga, tal como tem feito até agora.

«Com ou sem proposta de renovação a minha ideia será sempre a mesma, ou seja, dar tudo pelo clube. Lembro que o SC Braga fez um grande esforço para que viesse e eu também fiz. Deste modo, continuarei a dar o máximo, mas até ao momento não existiu nenhuma conversa com o presidente. Tudo pode acontecer», afirmou Hugo Viana.

O médio, de 29 anos, chegou ao SC Braga proveniente do Valência.

A Bola

JotaCC

Hugo Viana: «Ideias de Peseiro foram bem assimiladas»
MÉDIO FAZ BALANÇO POSITIVO DA TEMPORADA

Hugo Viana, do Sporting de Braga, fez, esta quarta-feira, um balanço positivo da época até ao momento e garantiu que as ideias do novo técnico, José Peseiro, foram bem assimiladas pelo plantel.

O Sporting de Braga é terceiro classificado da I Liga, a três pontos do duo que comanda o campeonato, Benfica e FC Porto, e ocupa a mesma posição no grupo H da Liga dos Campeões, em igualdade pontual com o segundo (Cluj) e a três do líder, Manchester United.

"Estamos na luta e, sendo o objetivo, como sempre, ficar o mais acima possível, se pudermos subir mais do que estamos agora, melhor", notou o jogador no final de uma visita de uma delegação do clube à Escola EB1 de Sequeira, juntamente com Alan e Mossoró.

Viana lembrou que as derrotas com o Paços de Ferreira, para o campeonato, e com o Cluj, na Liga dos Campeões, "custaram muito" a digerir, mas "a equipa soube reagir", destacando o triunfo "muito importante" em Istambul, diante do Galatasaray, para a "Champions", e concluindo que o balanço, para já, "é positivo".

O último resultado - empate caseiro com o Olhanense, 4-4, obtido já nos descontos - "ensombrou" o momento da equipa, mas Hugo Viana considera que essas oscilações "não são motivo de preocupação" e não as relaciona com as novas ideias do treinador, José Peseiro.

"As ideias foram muito bem assimiladas pelos jogadores, acho que é mais o facto de ser o princípio de época, já o ano passado não começámos tão bem. Este ano temos tido uma grande sucessão de jogos, não há muito tempo para recuperar, mas a nível físico até tivemos uma resposta melhor do que esperávamos", defendeu.

Os próximos desafios colocam os arsenalistas diante do Leixões, da II Liga, na Taça de Portugal, e do Manchester United e, perspetivando já o jogo em Old Trafford, Hugo Viana disse que o "sonho é vir de lá com um resultado positivo", mas avisou que é necessário haver "muita humildade e respeito".

"Não nos podemos comparar, nem pensar que vamos lá obter um resultado histórico para o Braga. Tentaremos, mas não podemos estar com esse pensamento, temos que ir lá com muita humildade e respeito e, durante os 90 minutos, pôr em campo o mesmo, ou mais, querer do que eles", disse.

Disse ainda que não foi abordado para renovar o contrato que termina no final da presente época e que não sente "amargura" por não ter sido convocado pelo selecionador nacional, Paulo Bento, para o duplo confronto de Portugal com a Rússia (sexta-feira) e Irlanda do Norte (terça-feira), jogos de qualificação para Mundial2014.

"Quando lá fui sinto que foi merecido, agora quem lá está também o é e quem lá está vai fazer um excelente trabalho. Vou ficar a torcer para que tragam um bom resultado já no jogo de sexta-feira", desejou.


RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Hugo Viana garante que ideias de Peseiro foram bem assimiladas

O futebolista Hugo Viana, do Sporting de Braga, fez hoje um balanço positivo da época até ao momento e garantiu que as ideias do novo técnico, José Peseiro, foram bem assimiladas pelo plantel.

O Sporting de Braga é terceiro classificado da I Liga, a três pontos do duo que comanda o campeonato, Benfica e FC Porto, e ocupa a mesma posição no grupo H da Liga dos Campeões, em igualdade pontual com o segundo (Cluj) e a três do líder, Manchester United.

''Estamos na luta e, sendo o objetivo, como sempre, ficar o mais acima possível, se pudermos subir mais do que estamos agora, melhor'', notou o jogador no final de uma visita de uma delegação do clube à Escola EB1 de Sequeira, juntamente com Alan e Mossoró.

Viana lembrou que as derrotas com o Paços de Ferreira, para o campeonato, e com o Cluj, na Liga dos Campeões, ''custaram muito'' a digerir, mas ''a equipa soube reagir'', destacando o triunfo ''muito importante'' em Istambul, diante do Galatasaray, para a ''Champions'', e concluindo que o balanço, para já, ''é positivo''.

O último resultado - empate caseiro com o Olhanense, 4-4, obtido já nos descontos – "ensombrou" o momento da equipa, mas Hugo Viana considera que essas oscilações ''não são motivo de preocupação'' e não as relaciona com as novas ideias do treinador, José Peseiro.

''As ideias foram muito bem assimiladas pelos jogadores, acho que é mais o facto de ser o princípio de época, já o ano passado não começámos tão bem. Este ano temos tido uma grande sucessão de jogos, não há muito tempo para recuperar, mas a nível físico até tivemos uma resposta melhor do que esperávamos'', defendeu.

Os próximos desafios colocam os ''arsenalistas'' diante do Leixões, da II Liga, na Taça de Portugal, e do Manchester United e, perspetivando já o jogo em ''Old Trafford'', Hugo Viana disse que o ''sonho é vir de lá com um resultado positivo'', mas avisou que é necessário haver ''muita humildade e respeito''.

''Não nos podemos comparar, nem pensar que vamos lá obter um resultado histórico para o Braga. Tentaremos, mas não podemos estar com esse pensamento, temos que ir lá com muita humildade e respeito e, durante os 90 minutos, pôr em campo o mesmo, ou mais, querer do que eles'', disse.

Disse ainda que não foi abordado para renovar o contrato que termina no final da presente época e que não sente ''amargura'' por não ter sido convocado pelo selecionador nacional, Paulo Bento, para o duplo confronto de Portugal com a Rússia (sexta-feira) e Irlanda do Norte (terça-feira), jogos de qualificação para Mundial 2014.

''Quando lá fui sinto que foi merecido, agora quem lá está também o é e quem lá está vai fazer um excelente trabalho. Vou ficar a torcer para que tragam um bom resultado já no jogo de sexta-feira'', desejou.

FUTEBOL 365