News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/09

Started by JotaCC, 22 de September de 2012, 09:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Michel pronto para render Éder na frente de ataque

Dois jogos, duas derrotas e zero golos marcados. O saldo do Sporting de Braga nas últimas partidas é deveras negativo e, coincidência ou não, a falta de golos arsenalistas acontece desde a saída de Lima.
O jovem avançado Éder foi o escolhido por José Peseiro para assumir o lugar deixado vago pelo artilheiro brasileiro, mas o que é certo é que os golos ainda não apareceram.
O jogo com o Rio Ave, que se disputa amanhã, é visto pelo clube como o ideal para regressar aos triunfos e acabar com a seca de golos. Agora, falta saber se José Peseiro vai manter a aposta no jovem internacional português, ou se aponta agulhas para o reforço mais recente, Michel.
O brasileiro chegou envolvido no negócio da saída de Lima para o Benfica e apresentou-se com vontade de se mostrar a José Peseiro, realizando uma série de treinos que chamaram a atenção pela facilidade e prontidão de remate e pelos golos apontados.
A caminho da melhor forma, o brasileiro assume-se, assim, como candidato ao lugar que tem sido ocupado por Éder. A última opção será sempre do treinador, mas o que é certo é que Peseiro tem assim mais opções a nível ofensivo.
O plantel treinou ontem praticamente completo, com excepção de Carlão, que continua a recuperar de lesão e, juntamente com Haas, forma a dupla de indisponíveis para a partida.
A equipa volta a hoje a treinar, às 16.30 horas, e antes, pelas 15 horas, José Peseiro faz a antevisão do jogo com o Rio Ave.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

DOUGLÃO REGRESSA À TITULARIDADE

José Peseiro voltará à fórmula inicial da defesa contra o Rio Ave, resgatando o gigante brasileiro do banco em busca de melhorias

Relegado para o banco de suplentes como resultado do paupérrimo rendimento defensivo do Braga neste começo de época, Douglão prepara-se para recuperar o estatuto de titular já na receção ao Rio Ave. A aposta em Nuno André Coelho contra o Cluj não surtiu o efeito desejado por José Peseiro e, por isso, o treinador vai recuperar a fórmula inicial na defesa, na esperança de que o brasileiro, agora avisado para as consequências de uma exibição menos conseguida, possa melhorar o desempenho de um sector fustigado com críticas. Aliás, Idalécio é da opinião que a (curta) passagem do central brasileiro pelo banco até poderá ter um efeito positivo no jogador. "Foi um recado para o Douglão e para todos, pois o plantel do Braga tem muita qualidade e permite ao treique estas "não são benéficas para uma equipa", Idalécio aceita a decisão de José Peseiro de devolver Douglão à titularidade. "A ideia de mudar não tem que ver com as qualidades do Nuno André Coelho. Se calhar, o Douglão tem um pouco mais de experiência do que ele [Nuno André Coelho] e, pela compleição física, impõe um pouco mais de respeito  aos adversários", explicou o algarvio.

A saída abrupta de Nuno André Coelho, alvo de várias apreciações negativas devido ao erro que originou o segundo golo do Cluj, soa um pouco a castigo. Um pensamento que Idalécio admite surgir na cabeça do central português, embora esteja convencido de que este "irá estar pronto para responder quandosurgirem novasoportunidades". Seja como for, o ex-defesa do Braga na década de 1990 recusa culpar apenas os defesas pela quantidade de golos sofridos nos primeiros seis jogos oficiais da temporada. "A equipa tem de funcionar como um todo, e a defesa começa logo no ataque. Se uma equipa for organizada e começar a pressionar com os homens da frente, atrás torna-se mais segura. Se as coisas não funcionarem dessa forma, os últimos homens acabam sempre por ser responsabilizados pelos resultados negativos", sustentou.


Mossoró atinge cem jogos na Liga pelo Braga

O jogo com o Rio Ave possibilitará a Mossoró alcançar uma marca histórica ao serviço do Braga. No clube desde 2008/09, época em que foi contratado ao Internacional a troco de 700 mil euros, o médio prepara-se para completar o jogo cem no campeonato pelos arsenalistas, juntando-se a Quim (238) e Alan (112) num restrito lote de jogadores do plantel que já superaram essa marca. De resto, a antiguidade é uma das razões pelas quais foi escolhido para fazer parte do grupo de capitães. Se nada de anormal acontecer até amanhã, Mossoró deverá manter-se entre os titulares na receção ao Rio Ave. O Mágico tem sido um dos jogadores mais regulares neste começo de época recheado de percalços e até já marcou um golo, ao Benfica, na jornada inaugural do campeonato. Com isso, aumentou para uma dezena o total de remates certeiros efetuados pelos arsenalistas na competição.


Entradas a perder causam desgostos

Arsenalistas não venceram nenhum dos cinco jogos oficiais em que sofreram primeiro. Melhor que alcançaram foram três empates: Benfica e Udinese (duas vezes)

Manter a baliza protegida antes de marcar tem sido um problema sério para o Braga esta época. Em seis jogos oficiais, a equipa de José Peseiro "entrou" a perder em cinco e isso acabou por provocar-lhe alguns desgostos, o último dos quais contra o Cluj. Aliás, o melhor que logrou quando isso aconteceu foi evitar a derrota em três ocasiões: frente ao Benfica, na primeira jornada do campeonato, e nos embates com a Udinese, do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Nas outras duas (Paços de Ferreira e Cluj) acabou mesmo por perder, apesar do domínio territorial e estatístico conseguido no encontro, como se verificou na receção ao campeão romeno (65 por cento de posse de bola e 35 remates).

Último exemplo > Rafael Bastos bisou e deixou o Braga sem conseguir dar a volta ao marcador

Reagir a uma desvantagem não tem sido fácil para o Braga, que tem sido obrigado a correr atrás do resultado desde muito cedo. Dos nove golos sofridos até ao momento, cinco surgiram na primeira parte do jogo (três dos quais entre os 16º e o 30º minuto), levando os jogadores a inclinarem-se ainda mais para o ataque. Com isso, a defesa acaba por ficar mais exposta aos contra-ataques do adversário, ainda que só um tenha tirado partido disso para ampliar o resultado: o Paços de Ferreira (o Cluj fê- lo na sequência de um erro de Nuno André Coelho).
Na única vez que os Guerreiros do Minho marcaram antes do adversário acabaram por vencer. E por uma diferença larga. O Beira-Mar foi a vítima, num jogo em que Peseiro até deu descanso a alguns titulares. Por isso, ou os arsenalistas marcam primeiro com o Rio Ave ou arriscamse a sofrer novo dissabor.


YAZALDE DE VOLTA À EQUIPA B

À procura da melhor forma depois de ter perdido toda a pré-época, Yazalde vai voltar a jogar pelo Braga B amanhã, com o Leixões, de forma a ganhar mais ritmo. Ao atacante juntar-se-ão ainda Manoel e Guilherme, que tentarão resgatar a equipa de Artur Jorge da situação aflitiva em que se encontra, sem nenhuma vitória em seis jornadas da II Liga.


ALAN NUNCA SAIU TANTO

Outrora indiscutível, Alan tem experimentado esta época uma sensação única: a de não acabar um jogo. O extremo foi substituído nos cinco encontros realizados e no último, com o Cluj, até saiu ao intervalo. A última vez que tal se tinha visto havia sido em 2009, na 19ª jornada da Liga, com a Naval, disputada a meio de uma eliminatória da Taça UEFA.


Derrota não abala o Braga

O Rio Ave, que já venceu em Alvalade esta época, visita amanhã o Braga. Embora revele que a preparação "foi igual à de outros jogos", Esmael admite que "defrontar um grande dá mais motivação". "Tudo é possível. Estudámos bem o adversário e vamos tentar ganhar em Braga", avisa o avançado, convencido de que a derrota bracarense na Liga dos Campeões pode "motivar" o adversário para "vencer e ultrapassar o cansaço". No plano individual, acredita que ainda não está na "forma ideal" e que pode "dar muito mais" à equipa. "Quero afirmar-me no Rio Ave", rematou.


O JOGO

brigada da relote


Pé Ligeiro

«Jogadores têm nível e caráter de campeões» - José Peseiro

José Peseiro fez esta tarde o lançamento do jogo frente ao Rio Ave. Depois das derrotas frente a P. Ferreira (Liga) e Cluj (Champions League), o técnico do SC Braga espera ver a equipa reagir positivamente e retomar o trilho das vitórias.

- Depois dos dois percalços sofridos consecutivamente como espera que a equipa reaja neste domingo?
- Foram derrotas consecutivas, mas intercaladas por três semanas... Espero uma reação positiva. O SC Braga tem jogadores com muito nível, com caráter de campeões para passar esta fase e ultrapassar as marcas que a última derrota, em especial, deixou.

- Nos jogos europeus desta semana, só uma equipa portuguesa conseguiu vencer. Terá sido por causa da pausa prolongada que tal se verificou?
- Não é a isso que nos podemos agarrar, pois sabíamos que havia essa pausa e havia jogos da seleção. O que acontece é que este é um projeto novo, com metodologias novas e não contar com todos os jogadores não é bom, mas isso não serve de desculpa. Os jogadores que cá não estiveram, passaram os dias na seleção e isso também lhes dá auto estima e confiança. Em situações normais, com essas mais-valias colmata-se a menor organização ou o menor tempo passado juntos, ainda mais sabendo que a nossa forma de jogar envolve mais riscos e é necessário mais tempo para automatizar os processos de jogos. Pelo contrário, os processos de jogo menos audazes, mais defensivos, precisam de menos tempo para serem automatizados.

- De que Rio Ave está à espera?
- Um Rio Ave bem organizado, que já ganhou em Alvalade e fê-lo com método e estratégia defensiva bem definida, com transições ofensiva fortes e rápidas.

- Nove golos sofridos em seis jogos preocupa-o?
- Preocupa-me sempre, claro, pois a nossa perspetiva é entrar em campo e não sofrer golos e marcar o maior número possível. Estaria alarmado, sim, se a nossa equipa estivesse com perfil e ideia de jogo defensiva, através da aglomeração de jogadores. Mas estamos a fazer as coisas de outra forma, queremos impor ritmo, impor uma ideia, um processo ofensivo que vai demorar algum tempos. É verdade que podemos passar por mais dissabores, mas não estou preocupado em mudar o processo. Também por isso fizemos 35 remates, gostaríamos de ter jogado como fizemos contra Udinese e Benfica, pois nos momentos da perda da bola estávamos sempre melhores posicionada. Também é um facto que não existem muitas oportunidades de golo por parte dos adversários, infelizmente as que existem são concretizadas...


- A coabitação de Micael e Mossoró é um dado adquirido?
- Contra a Udinense deu frutos, jogaram juntos nos dois jogos, não de início, mas nas segundas partes, e foi com eles que ficámos por cima e colocámos a equipa na Champions.

- Michel já pode jogar?
- Ainda não está totalmente em condições para jogar 90 minutos. Lembro, que ele esteve parado e já não joga há muito tempo. Vamos ver... No final do treino de hoje, decido se está ou não apto para poder estar com a equipa.

- O fantasma de Lima pode assombrar Éder?
- Já disse e repito, isso é outro filme, o Lima é do Benfica. Temos estes jogadores e acreditamos neles.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Peseiro: «Sp. Braga tem jogadores para passar esta fase»
Treinador admite que as duas derrotas consecutivas deixam «algumas marcas»

O treinador do Sporting de Braga disse esperar uma reação positiva dos jogadores às duas derrotas consecutivas da equipa, vencendo no domingo o Rio Ave, na quarta jornada da I Liga de futebol.

A equipa orientada por José Peseiro perdeu na quarta-feira em casa com o Cluj (2-0), na estreia da Liga dos Campeões, e antes tinha baqueado diante do Paços de Ferreira, para o campeonato (também por 2-0), mas o treinador, apesar de admitir que essas derrotas deixam «algumas marcas», mostrou-se confiante numa reação da sua perante o Rio Ave.

«O Braga tem jogadores com nível e caráter de campeões para passar esta fase», disse na antevisão da receção à equipa de Vila do Conde.

Ao contrário de Rúben Micael, que no final do jogo com o Cluj considerou prejudicial a paragem competitiva de duas semanas e meia, Peseiro diz que «isso não é desculpa».

O treinador disse ainda não estar preocupado com os nove golos sofridos em seis jogos oficiais, tendo explicado que tal se deve, em parte, à nova forma de jogar da equipa.

«Se tivéssemos uma ideia de jogo defensiva, estaria não só preocupado como alarmado, mas agora fazemos as coisas de outra forma, tentamos impor um ritmo num processo ofensivo. Claro que não estou contente, mas não estou preocupado, ao ponto de mudar alguma coisa. Temos de, no momento de perda da bola, estar mais bem posicionados, para não proporcionar espaços ao adversário», detalhou.

José Peseiro frisou que está a tentar implementar um esquema tático diferente dos últimos anos no Braga.

«Há uma clara diferença do Braga antes e de agora. Antes era muito bom, mas as ideias deste treinador são de outra linha e acho que este era o momento de pensar de outra forma, foi por isso que fui contratado», disse.

O treinador admitiu mudanças no «onze», mas não quis especificar quais, e disse esperar um Rio Ave «organizado».

«Já ganhou em Alvalade [1-0 ao Sporting] e fê-lo com método e estratégia. É uma equipa que defende bem, com muitos jogadores, e tem transições ofensivas fortes e rápidas», analisou.

Revelou ainda que Michel, o mais recente reforço da equipa (ex-Benfica), não está ainda «totalmente em condições de jogar 90 minutos».

«Há muito tempo que não joga, vinha de uma paragem no Benfica, vou decidir hoje [se é convocado]», disse.

O Sporting de Braga é sétimo classificado, com quatro pontos, enquanto o Rio Ave ocupa a nona posição, com os mesmos pontos.

O jogo realiza-se no Estádio Municipal de Braga, pelas 18:00 de domingo, e será arbitrado por Bruno Paixão, de Setúbal.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

NA RECEPÇÃO AO RIO AVE
"Espero uma reação positiva"

José Peseiro afirma que vai continuar a trabalhar da mesma forma e alerta para a organização da equipa vila-condense
O treinador do Braga não está contente com o atual momento da equipa mas acredita numa boa reação dos jogadores frente ao Rio Ave. Presente na conferência de imprensa desta tarde, no Estádio AXA, José Peseiro afirmou que o Braga tem carácter "de campeão" vai conseguir ultrapassar o mau momento já no jogo com o Rio Ave.

"Espero que a reaçao da equipa seja positiva às ultimas derrotas, o Braga tem jogadores com carácter de campeão para as ultrapassar e acredito que vamos estar bem e preparados para o jogo com o Rio Ave", afirmou.

Peseiro garantiu que Ruben Micael e Mossoró podem jogar ao mesmo tempo, desde que haja "organização nos processos de jogo". "Com a Udinese deu frutos, foi a participação dos dois que a equipa fez as exibições que fez e conseguiram virar o resultado. Os dois podem coabitar", rematou.

O técnico admitiu ainda estar preocupado com o número de golos que a equipa sofreu mas avançou que não irá mudar de estratégia. "Preocupo-me semrpe com estas questões, mas se tivesse uma ideia de jogo baseada em contra ataques, aí estaria alarmado. Não estou contente mas não ao ponto de mudar o que seja no nosso processo", concluiu.

O JOGO

JotaCC

José Peseiro: «Queremos impor um processo ofensivo que vai demorar tempo»

A antevisão de José Peseiro ao encontro entre o SC Braga e o Rio Ave ficou marcada pelas últimas duas derrotas dos bracarenses. O treinador não se desculpa a pausa verificada nas competições em Portugal e mostra-se otimista numa boa resposta por parte dos jogadores.

«Este é um projeto novo, com metodologias novas e não contar com todos os jogadores não é bom, mas isso não serve de desculpa. Os jogadores que cá não estiveram, passaram os dias na seleção e isso também lhes dá autoestima e confiança. Em situações normais, com essas mais-valias colmata-se a menor organização ou o menor tempo passados juntos», afirmou José Peseiro, que se mantém fiel ao estilo de jogo que quer implementar no SC Braga.

«Estaria alarmado se a nossa equipa estivesse com perfil e ideia de jogo defensiva. Mas estamos a fazer as coisas de outra maneira, queremos impor ritmo, uma ideia, um processo ofensivo que vai demorar algum tempo. É verdade que podemos passar por mais dissabores mas não estou preocupado em mudar o processo. Foi por isso que fizemos 35 remates. Gostaríamos de ter jogado como fizemos contra a Udinese e o Benfica porque nos momentos das perdas de bola estávamos sempre melhor posicionados», analisou.

Sobre o encontro com o Rio Ave, Peseiro espera uma equipa organizada e motivada por já ter vencido no único jogo que até ao momento realizou fora de casa.

«Espero um Rio Ave organizado, que já ganhou em Alvalade e que o fez com método e uma estratégia defensiva bem definida, com transições fortes e rápidas».

ZEROZERO

Pé Ligeiro

Michel estreia-se nos convocados

A estreia do avançado Michel constitui a grande novidade da lista de convocados do SC Braga, tendo em vista a receção deste domingo ao Rio Ave (18 horas).

O brasileiro, que chegou a Braga proveniente do Benfica, envolvido na transferência de Lima para a Luz, tem estado com alguns problemas físicos, mas estará agora em condições para aparecer pela primeira vez a nível oficial com a camisola dos guerreiros.

Em relação à última convocatória, José Peseiro incluiu ainda mais uma novidade, o lateral esquerdo Elderson, deixando de fora Ismaily e José Luís, ambos por opção.

Lista completa de convocados:

Guarda-redes: Quim e Beto;

Defesas: Leandro Salino, Paulo Vinicius, Douglão, Nuno Coelho e Elderson;

Médios: Djamal, Custódio, Rúben Amorim, Hugo Viana, Mossoró, Ruben Micael, Helder Barbosa e Alan;

Avançados: Paulo Cesar, Michel e Éder.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!