News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/09

Started by JotaCC, 17 de September de 2012, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Chuta Barbosa
SÓ LIMA IGUALOU EXTREMO NOS GOLOS EUROPEUS

Um pé esquerdo que quando afinado faz sempre mossa.

Produto das escolas portistas, Hélder Barbosa é uma das muitas esperanças azuis e brancos que acabou por passar ao lado de uma carreira no clube que o formou. O Sp. Braga estava atento e conta com ele desde 2010, tendo assegurado mais tarde os direitos desportivos deste extremo senhor de uma técnica invulgar.

Hélder Barbosa já deixou a sua marca nos Guerreiros do Minho. Com Domingos Paciência foi aparecendo na 1.ª linha mas foi com Leonardo Jardim que se assumiu como titular da equipa arsenalista. Agora, com José Peseiro, não está a ser fácil afirmar-se no onze (apenas foi titular no 1.º jogo com a Udinese e na partida frente ao Beira-Mar, acabando sempre por ser substituído...).

RECORD

JotaCC

Sp. Braga recebe romenos do Cluj na quarta-feira à noite
Peseiro apura a finalização de Éder

José Peseiro gastou grande parte do treino de ontem do Sp. Braga a treinar situações de finalização, apurou o CM junto de fonte do clube minhoto. O treinador fez questão de afinar a pontaria dos avançados, sobretudo do luso-guineense Éder, que deverá ser titular do Sp. Braga diante do Cluj (quarta-feira, 19h45, Sport TV 2).
Com o avançado brasileiro Michel em fase de adaptação, Peseiro confia em Éder, de 24 anos, para o ataque aos milhões da Liga dos Campeões, por isso vai entregar-lhe o lugar que pertenceu ao goleador brasileiro Lima, agora no Benfica.
O técnico quer entrar da melhor maneira na fase de grupos da Champions, tendo admitido publicamente que o objectivo é vencer os primeiros jogos echegar aos oitavos-de-final, superando o registo de Domingos Paciência no comando do clube em 2010/11.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Cluj usa o vídeo e esmiuça minhotos

BRAGA e Cluj ultimam as estratégias, antes do jogo de depois de amanhã, no AXA, para a Champions (19.45 horas, SportTV2). Ontem, na Roménia, foi dia de sessão vídeo, com os bracarenses a serem analisados um a um.
O Cluj viaja hoje para Portugal, trazendo na comitiva os 21 inscritos, incluindo Diogo Valente, que saiu tocado na visita, de sexta-feira, ao Dínamo de Bucareste (vitória fora, Hoje, antes do voo, os romenos ainda efetuam um treino, que poderá servir de teste à condição física de Diogo Valente. Em Bucareste, quem entrou para o seu lugar e até marcou o golo foi Rui Pedro. Ao JN, o avançado atribuiu o "favoritismo" ao Braga, mas ressalvou que os arsenalistas "terão que o provar no campo". No Minho, Peseiro teve todo o plantel disponível, à exceção do lesionado Carlão. Esta tarde, o técnico fecha as portas para mais um treino.

JN

JotaCC

Sporting de Braga- Cluj "Trazer um de Braga já

CADU O jogador português da equipa romena acha que os arsenalistas não ficaram mais fracos com a saída do goleador Lima

A iniciar a sétima época ao serviço Cluj, o central português Cadu é sem dúvida a pessoa indicada para fazer a antevisão da visita dos romenos a Braga, esta quartafeira, em jogo relativo à Liga dos Campeões. "Será um jogo especial. Não devia dizer isto, mas desde o momento do sorteio da Champions que anseio por esse encontro, pois gosto sempre de voltar a Portugal", refere ao DN.

O futebolista de 30 anos confessa que "já seria bom se o Cluj trouxesse um ponto de Braga", pois considera que o clube presidido por António Salvador "cresceu muito nos últimos anos e hoje em dia pode ganhar a qualquer outro, como se viu na eliminatória com a Udinese [ os arsenalistas asseguraram presença na fase de grupos após a disputa de um play- off]".
E nem a saída do goleador Lima para o Benfica tranquiliza.

( 4. ª - feira) ponto será bom"

Cadu: "Era um dos melhores avançados do campeonato português, mas mal do Sporting de Braga se não tivesse um substituto à altura".
Cadu é um dos nove portugueses no plantel do Cluj e o mais antigo no clube. "Tento integrar os meus compatriotas que vão chegando. Cada um tem a sua vida, mas tentamos estar muitas vezes juntos ao almoço e ao jantar", revela.
O português não poderia estar mais feliz em Cluj- Napoca: "É uma cidade muito ' porreira'. É bonita e tem muitas universidades, está por isso cheia de gente nova, que traz muita animação." E por isso, apesar das "saudades de Portugal apertarem algumas vezes", nem pensa num regresso ao nosso país, lembrando que ainda tem mais dois anos de contrato com os romenos.
Cadu tem a certeza de que o Cluj vai ser bem recebido pelos adeptos do Sporting de Braga amanhã, dia 18. "Temos muitos portugueses e eles de certeza que acham que nos vão ganhar! Por isso não serão hostis...", antevê.

DN

JotaCC

MOSSORÓ E MICAEL JUNTOS COM O CLUJ

Depois das excelentes indicações dadas contra a Udinese, os dois criativos vão (finalmente) partilhar a titularidade. Em conjunto valem quatro dos sete golos marcados

Seguindo à risca a velha máxima de que "todos os bons jogadores cabem numa equipa", José Peseiro prepara-se para inovar e, pela primeira vez em 2012/13, apostar de início em Mossoró e Rúben Micael. O treinador do Braga resistiu à tentação de o fazer nos primeiros cinco jogos da época, mas a forma como, juntos, revolucionaram o futebol ofensivo dos arsenalistas nos dois embates com a Udinese, do play-off da Liga dos Campeões, convenceuo a mudar já contra o Cluj. O método encontrado por Peseiro para os unir passa por colocar o madeirense no lado esquerdo em detrimento de Rúben Amorim, embora com liberdade para pisar terrenos interiores quando a equipa tiver a posse da bola.
Por terem características algo semelhantes, a ideia generalizada era que Mossoró e Rúben Micael lutariam entre si por um lugar na equipa titular. E a verdade é que os primeiros jogos pareciam querer confirmar a teoria. José Peseiro apostou de início no brasileiro contra Benfica e Udinese (casa e fora) e no português frente a Beira-Mar e Paços de Ferreira. No entanto, os 122 minutos em que coabitaram na equipa vieram provar que esta só tem a ganhar quando os dois se juntam. De resto, o lance do golo do empate do Braga em Udine, que acabou por levar a eliminatória para prolongamento e penáltis, é um bom exemplo disso: Mossoró rompeu a defesa italiana e, depois de ver Brkic defender-lhe um primeiro remate, cruzou na perfeição para Rúben Micael marcar de cabeça.

O número de golos marcados em conjunto é, de resto, outro bom exemplo do peso que Mossoró e Rúben Micael têm no futebol ofensivo do Braga. Dos setes remates certeiros somados pela equipa, quatro pertenceram à dupla luso-brasileira: o Mágico faturou contra o Benfica, o madeirense na receção ao Beira- Mar (por duas vezes) e na deslocação a Udinese. Razões mais do que suficientes para Peseiro apostar nesta parceria, que já no jogo-treino com o Trofense (quinta-feira) fez mossa, contribuindo para transformar um 0- 0 ao intervalo numa vitória por 3-1 na segunda parte.


GUILHERME E RAFAEL ALVES NO TREINO

Com o panorama clínico mais desanuviado desde sábado – só mesmo Carlão, em tratamento, não trabalhou –, as grandes novidades do treino de ontem foram as presenças de Guilherme e Rafael Alves. José Peseiro aproveitou o facto de o médio brasileiro estar impossibilitado de alinhar pela equipa B, devido a castigo, para o ver mais de perto, enquanto o guarda-redes dos juniores foi chamado para suprir a ausência de Cristiano (prepara o jogo de quartafeira, contra o Portimonense, da II Liga).


BETO REENCONTRA UM BALNEÁRIO DE CAMPEÕES

O encontro com o Cluj possibilitará a Beto reencontrar vários jogadores com os quais partilhou o balneário da equipa romena na época passada. Apesar de o "CFR" ter contratado 14 jogadores no último defeso, entre os quais o bracarense Luís Alberto – o médio está no clube da Transilvânia por empréstimo –, ainda mantém 22 atletas da última temporada, na qual o guarda-redes desempenhou um papel crucial na obtenção do título. O internacional português conquistou a titularidade apenas na sexta jornada, mas até ao final só falhou mais quatro jogos.


TREINADOR DO CLUJ ELOGIA BRACARENSES

Transmitido para vários pontos do globo, o Udinese-Braga colocou a equipa portuguesa nas bocas do mundo e deixou o treinador do Cluj com uma impressão positiva. "Todos os nossos adversários são complicados. Vimos o jogo da segunda mão entre a Udinese e o Braga, do play-off da Liga dos Campeões, e vimos uma equipa muito boa. Se venceremos em Portugal, serão três pontos importantes", referiu Ion Andone, que chega hoje a Portugal com um grupo recheado de exjogadores do campeonato luso. Diogo Valente, por estar tocado, é a maior dúvida entre os campeões romenos.


Pedreira é palco de finais felizes

Arsenalistas venceram quatro dos seis em casa. Só mesmo o Shakhtar Donetsk teve arte e engenho para sair ileso

Por muito inexperiente que ainda seja na Liga dos Campeões, o Braga tem aproveitado bem a condição de anfitrião para fazer algumas vítimas. Dos seis jogos realizados no AXA para a competição, os arsenalistas venceram quatro, marcando nove golos (média de 1,5 por jogo) e sofreram apenas quatro. O triunfo mais notável foi obtido frente ao todo-poderoso Arsenal, que saiu da Pedreira vergado por dois golos de Matheus, vendo adiada a possibilidade de confirmar o apuramento para os oitavos de final da prova em 2010/11 apenas na derradeira jornada da fase de grupos. Antes, já Celtic, Sevilha e Partizan haviam sucumbido aos encantos do recinto bracarense, do qual só o Shakhtar Donetsk foi capaz de sair ileso, graças a uma exibição à italiana, em que souberam aproveitar os erros dos locais – o guarda-redes Felipe deu um frango – para construir um resultado enganador (0-3).

Descontando esse jogo de má memória com o então (e atual) campeão ucraniano, o Braga tem motivos para estar orgulhoso dos resultados que alcançou na Liga dos Campeões. Afinal, o segundo pior acabou por ser um empate (11) contra a Udinese, num jogo em que a equipa recolheu aos balneários sob um forte aplauso, pois poderia perfeitamente ter goleado. Quem sabe se a fatura não será paga na quarta-feira pelo Cluj, que venceu os dois encontros realizados até ao momento na prova em território alheio (Slovan Liberec e Basileia).


SEM VITÓRIAS NO TERRENO DO BRAGA HÁ 13 ANOS

Depois de ter batido (1-0) o Sporting, em Alvalade, pela primeira vez em jogos do campeonato, o Rio Ave tem outro desafio gigante na deslocação a Braga. Em 18 encontros disputados na cidade dos arcebispos, os vila-condenses conseguiram duas vitórias e dois empates, mas já não conquistam os três pontos há mais de 13 anos, tendo perdido os últimos seis jogos, à exceção dos quartos de final da Taça de Portugal, em 2009/10, jogo em que a vitória surgiu para a equipa de Vila do Conde nos penáltis. O último triunfo do Rio Ave foi em agosto de 1999, por 0-1, com golo de Armando Sá.


ERCÍLIA E RICARDO VENCEM EM ESPANHA

Ercília Machado e Ricardo Vale, ambos do Sporting de Braga, ganharam, ontem, o GP de Campanó, disputado na cidade espanhola de Pontevedra. Ercília percorreu os 9650 metros em 34m24s, deixando a segunda classificada, a benfiquista Rafaela Almeida, a 51 segundos. A espanhola Maria Rodriguez fechou o pódio com 36m21s. Em masculinos, o triunfo pertenceu também a um atleta bracarense, na circunstância Ricardo Vale que concluiu a prova em 30m41s, menos três segundos do que o espanhol Rafael Lubian. José Santos, também de Espanha, foi o terceiro com 31m00s.


O JOGO

JotaCC

Minhotos querem atingir "oitavos" pela primeira vez
RECEÇÃO AO CLUJ PARA A CHAMPIONS

O Sp.Braga inicia quarta-feira, com a receção aos romenos do Cluj, a sua segunda "aventura" na Liga dos Campeões, com o objetivo de atingir pela primeira vez os oitavos de final.

A entrada na fase de grupos da "Champions" valeu já o encaixe de 10,7 milhões de euros (8,6 milhões pelo apuramento, mais 2,1 milhões pela participação no "play-off"), cerca de dois terços do orçamento do clube para a presente época.

Depois de 2010/11, os minhotos repetem a participação na principal prova europeia, após terem eliminado no "play-off" os italianos da Udinese, num renhido apuramento só garantido após o desempate pela marcação de grandes penalidades.

O objetivo assumido pelo presidente, António Salvador, e pelo técnico, José Peseiro, é agora passar aos "oitavos", o que significaria a entrada de mais 3,5 milhões nos cofres do clube, não contando os resultados (um milhão por vitória e 500 mil euros por empate) e as receitas de bilheteira.

Para isso, terá que ficar nos dois primeiros lugares do Grupo H, que disputará com os ingleses do Manchester United, no qual alinha o internacional português Nani, os turcos do Galatasaray e os romenos do Cluj.

É diante da equipa mais "portuguesa" da Roménia, campeã na última época - durante a maior parte da prova com Jorge Costa, antigo treinador do Sp.Braga, ao "leme" -, que os "arsenalistas" se estreiam, com o fator "casa" a conceder-lhes claro favoritismo.

No Cluj alinham muitos jogadores lusos e outros estrangeiros que passaram pelo campeonato português, inclusivamente pelo clube minhoto, como é o caso dos médios brasileiros Rafael Bastos e Luís Alberto, este transferido há duas semanas, já depois do fecho do "mercado" em Portugal.

Outra baixa recente, mas bem mais importante e cujo impacto ainda não foi possível avaliar totalmente, é a do avançado Lima, melhor marcador da equipa na última temporada que saiu para o Benfica.

Da Luz, veio o também brasileiro Michel, jogador com um perfil diferente e cuja mais-valia, apesar do inegável talento, está ainda por demonstrar.

De resto, a equipa manteve praticamente inalterada a base da última época, sendo de realçar ainda a mudança do comando técnico, com a entrada de Peseiro, de regresso ao futebol português seis anos depois de ter deixado o Sporting, para o lugar de Leonardo Jardim, que rumou aos gregos do Olympiacos.

RECORD

brigada da relote


JotaCC

Sporting de Braga quer oitavos pela primeira vez

Os arsenalistas iniciam quarta-feira, com a receção aos romenos do Cluj, a sua segunda aventura na Liga dos Campeões de futebol, com o objetivo de atingir pela primeira vez os oitavos de final.

A entrada na fase de grupos da Champions valeu já o encaixe de 10,7 milhões de euros (8,6 milhões pelo apuramento, mais 2,1 milhões pela participação no play-off), cerca de dois terços do orçamento do clube para a presente época.
Depois de 2010/11, os minhotos repetem a participação na principal prova europeia, após terem eliminado no play-off os italianos da Udinese, num renhido apuramento só garantido após o desempate pela marcação de grandes penalidades.
O objetivo assumido pelo presidente, António Salvador, e pelo técnico, José Peseiro, é agora passar aos oitavos, o que significaria a entrada de mais 3,5 milhões nos cofres do clube, não contando os resultados (um milhão por vitória e 500 mil euros por empate) e as receitas de bilheteira.
Para isso, terá que ficar nos dois primeiros lugares do Grupo H, que disputará com os ingleses do Manchester United, no qual alinha o internacional português Nani, os turcos do Galatasaray e os romenos do Cluj.
É diante da equipa mais portuguesa da Roménia, campeã na última época - durante a maior parte da prova com Jorge Costa, antigo treinador do Sporting de Braga, ao leme -, que os arsenalistas se estreiam, com o fator casa a conceder-lhes claro favoritismo.

DN

JotaCC

ITALIANO E DINAMARQUÊS
Benfica e Braga já conhecem árbitros

Se procuras um sítio onde possas ter notícias sobre futebol, atualizadas, sem precisares d...

A UEFA nomeou Nicola Rizzoli para o Celtic-Benfica e Peter Rasmussen para o Braga-Cluj.
Nicola Rizzoli, de Itália, foi o árbitro nomeado pela UEFA para dirigir o Celtic-Benfica, do grupo G da Liga dos Campeões, divulgou hoje o organismo que gere o futebol europeu.

Já o Braga terá o dinamarquês Peter Rasmussen a apitar o encontro de quarta-feira contra o Cluj, do grupo H da Champions.

O italiano Daniele Orsato já tinha sido anunciado no domingo como árbitro do Dínamo de Zagreb-FC Porto, que se joga amanhã.

O JOGO

JotaCC

Cluj: dividido entre duas «armas» (análise)

Adversário do Sp. Braga tem Sougou para as transições rápidas e Kapetanos para ataque organizado.

Junta duas «armas» muito diferentes no ataque. Por um lado tem um jogador muito forte na transição rápida para o ataque (Sougou), mas também dispõe de um avançado muito perigoso dentro da área (Kapetanos), especialmente a corresponder a cruzamentos das alas. Isto cria problemas ao adversário, que hesita entre uma linha defensiva mais recuada ou um bloco mais subido. O problema é que o Cluj vive algo perdido entre estas duas estratégias.

Pontos fracos:
A grande maioria dos quinze golos sofridos pelo Cluj resulta de bolas metidas nas costas da defesa. Para evitar espaço entre linhas, o quarteto defensivo joga algo subido no terreno, quase colado ao setor intermediário, e isso deixa algum espaço na retaguarda, que pode ser explorado.

Ao pormenor:
Do quinteto defensivo (guarda-redes incluído) do Cluj, só um elemento não é português. Mário Felgueiras tem sido titular indiscutível, tal como os laterais Ivo Pinto e Camora, e o central e capitão Cadú. O outro lugar no eixo da defesa tem sido partilhado por Maftei, Rada e Piccolo (este último com menor frequência). A nível individual a defesa tem estado em bom plano, mas falta alguma afinação coletiva. A saída em linha, para deixar o adversário em fora-de-jogo, tem apresentado algumas falhas. Também o espaço entre os laterais e os centrais tem sido explorado pelos adversários.

A meio-campo tem jogado sempre um duplo-pivot. Muresan, Godemèche, Bouba Saré e Vass tem sido as opções para esses lugares, mas apenas os dois primeiros foram inscritos na UEFA, tal como Luís Alberto (ex-Nacional e Sp. Braga), que se estreou no passado fim de semana. O uruguaio Aguirregaray, recrutado ao Palermo, ainda não jogou. Muresan merece uma referência especial pela forma como, sem correrias, consegue ser um importante «tampão» à frente da defesa e também aparecer bem junto à área contrária.

No ataque, o técnico Ioan Andone começou por colocar Sougou nas costas de Kapetanos, para explorar as bolas ganhas pelo avançado grego nas alturas, mas a vitória em Basileia deixou claro que havia uma estratégia melhor. Agora o senegalês ex-U. Leiria e Académica tem jogado na direita, onde rende mais. Contratado este ano, é já a estrela da equipa.

Rafael Bastos começou a época a jogar descaído para um flanco, mas agora está a consolidar-se como organizador de jogo. Sougou estava a precisar de alguém que o lançasse em velocidade, e o brasileiro está a assumir esse papel. Na esquerda, Diogo Valente tem alternado com Rui Pedro. O antigo jogador da Académica tem acusado um pouco esta indecisão entre futebol direto e transição rápida. Nicoara é a outra alternativa para os flancos, nomeadamente para a esquerda.

Pantelis Kapetanos é, como já se disse, a referência ofensiva. O grego mexe-se pouco, mas é muito forte dentro da área, sobretudo a finalizar de cabeça. Esta época já marcou seis golos. Com ele em campo o Cluj tem tendência para abusar um pouco do futebol direto, e a organização defensiva também muda, já que Kapetanos tem pouca disponibilidade para pressionar a primeira fase de construção. Ainda que o Cluj até circule bem a bola, quando quer, com os extremos a procurarem a bola em espaços interiores, deixando os flancos para a subida dos laterais. Ivo Pinto e Camora fazem-no bem, e tiram muitos cruzamentos à procura de Kapetanos, tal como Sougou e Diogo Valente, de resto.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Cristiano trabalhou com o plantel
Por Redação

A 48 horas da estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, José Peseiro chamou o guarda-redes Cristiano ao treino do plantel principal.

Cristiano, que tem atuado pela equipa B, até está inscrito na Champions, mas será pouco provável que seja convocado, até porque Beto e Quim estão em perfeitas condições.

No treino, de resto, só não participou o avançado Carlão, que continua a recuperar de traumatismo na coxa esquerda. O central Haas fez treino condicionado integrado.

O plantel encerra a preparação para o jogo com o Cluj na manhã desta terça-feira, pelas 10.30 horas. Ao início da tarde, José Peseiro e um capitão fazem a antevisão ao jogo.

Cluj: «Este regresso é irónico» - Rafael Bastos
Por Nuno Pedro Fernandes

O médio brasileiro Rafael Bastos, do Cluj, é outro dos jogadores convocados para o desafio com o SC Braga, na próxima quarta-feira.

À chegada ao aeroporto do Porto, o sul-americano que representou os arsenalistas em 2009/10, comentou o embate com a sua antiga equipa: «Este regresso é irónico. Quando saí, o Braga ia jogar a Champions e agora regresso, para jogar a Champions, em Braga. A nossa equipa vai fazer tudo para conseguir um bom resultado. Embora queiramos os três pontos, não me custa nada admitir que um empate seria positivo.»

Questionado sobre as possibilidades de o Cluj seguir em frente na prova máxima da UEFA, Rafael Bastos mostrou-se reservado: «Estávamos no quarto pote. Somos os menos favoritos. Manchester United é o grande candidato, obviamente e depois há Braga e Galatasaray. Vamos pensar jogo a jogo e tentar obter o máximo de pontos. No final fazemos as contas.»


Cluj: «Vamos batalhar pela vitória» - Mário Felgueiras
Por Nuno Pedro Fernandes

O guarda-redes Mário Felgueiras, que deixou o SC Braga para assinar pelo Cluj, onde se afirmou como o titular da equipa romena, regressa ao Minho para jogar contra a sua antiga equipa.

«É uma ironia do destino», comentou o jogador, ainda para mais porque entrou Beto (vindo precisamente do Cluj) e Mário Felgueiras fez exatamente o trajeto inverso: «O Beto é um bom guarda-redes. Fez um bom trabalho. Eu fiz o meu trabalho, pelo qual sou respeitado. Quarta-feira seremos adversários e vamos dar o nosso melhor em prol dos clubes que defendemos.»

Quanto ao resultado, Mário Felgueiras acredita nos três pontos: «Vamos batalhar pela vitória. É difícil jogar em Braga, mas temos qualidade. Mas o empate também pode ser um bom resultado. Veremos.»

Relativamente à possibilidade de atingir os oitavos de final da Liga dos Campeões, o guardião mostrou-se esperançado: «O Manchester United é, sem dúvida, o favorito. As outras três equipas do grupo vão lutar entre si pelo apuramento.»

A Bola

Bruno3429

Cluj: «Queremos pontuar em Braga» - Luís Alberto
Por Nuno Pedro Fernandes

O médio brasileiro Luís Alberto, que representou o SC Braga na última época, é um dos rostos da formação romena do Cluj que defronta, na próxima quarta-feira, os arsenalistas.

À chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, o brasileiro disse: «Espero ter oportunidade de jogar, mostrar a minha qualidade e ajudar a equipa a conseguir um bom resultado.»

O objetivo do Cluj é simples: «Queremos pontuar em Braga. Se vencermos, que será muito difícil, tanto melhor. Temos uma boa equipa, com qualidade para discutir o jogo.»

Quanto ao adversário, Luís Alberto não poupou elogios: «O SC Braga tem um grupo com muita qualidade. É praticamente o mesmo em relação à época passada. Tem uma base muito forte e está a crescer e a desenvolver um excelente trabalho. Será um jogo muito difícil para nós.»

A Bola