News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 11/01

Started by Pé Ligeiro, 11 de January de 2007, 08:24

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Anderlecht cansou-se de esperar
Diferença de dois milhões aborta saída de Luís Filipe


Gorou-se a oportunidade de o lateral encher os bolsos ao Braga pela segunda vez
O interesse manifestado há duas semanas pelos belgas parou nos altos valores pedidos pela SAD minhota, acabando o jogador por adiar o contrato da sua vida

Vencidos pelo cansaço! Depois de na véspera terem praticamente tudo acertado para a transferência de Luís Filipe para o Anderlecht, os dois clubes não chegaram a acordo quanto à verba destinada a possibilitar a viagem do lateral desde Braga até Bruxelas e o negócio morreu à beira da praia, com o clube belga, um dos emblemas mais prestigiados do país, a encerrar a porta, forçado a abandonar uma paixão nascida depois de uma prospecção à escala mundial e que terminou no relvado do Estádio Municipal de Braga, após várias observações feitas.
Depois de em 2001/02 ter trocado Braga por Alvalade, num negócio que rendeu bom dinheiro ao clube da Cidade dos Arcebispos, a oportunidade de repetir um excelente negócio voltou a desenhar-se a Luís Filipe assim que o Anderlecht acenou com uma proposta para a sua aquisição. Actuando de acordo com o que determina a FIFA, o clube belga contactou primeiro a SAD e só depois de obter autorização desta o jogador, que de pronto manifestou a intenção de se mudar para o futebol belga, onde iria auferir um salário muito superior, além da percentagem que detém sobre o seu próprio passe. E foi nesta fase que os problemas surgiram, com o Braga a pedir quatro milhões de euros pelo passe do jogador, enquanto o Anderlecht não ia além do 1,5 milhões.
A troca de faxes sucedeu-se nos últimos dias e a esperança foi ganhando corpo, mas a intransigência instalou-se e o clube belga não passou dos dois milhões de euros, numa fase em que o Braga, então já interessado no negócio, admitia baixar a fasquia. No horizonte dos minhotos, por esta altura, estavam já nomes como Alex (Wolfsburgo) e Mário Sérgio (Naval), alternativas referenciadas há algum tempo, no caso do segundo por ser um ex-jogador do técnico Rogério Gonçalves e o primeiro por ter características que se assemelham às de Luís Filipe. O tempo, contudo, jogou contra os interesses do Braga. Ontem à tarde os belgas deram o negócio por terminado e Luís Filipe vai continuar a cumprir o contrato que o liga aos minhotos até 2008.



Negociações paradas, objectivos em branco

O interesse por Ricardo Chaves ganha mais notoriedade a cada semana que passa, período em que não param de ser lançados mais clubes - ainda que anónimos - para a mesa das propostas. Da SAD diz-se que nada avançou, que tudo continua na mesma, numa lógica de (des)continuidade que não parece afectar o médio minhoto - continua a treinar-se como se nada fosse, um cenário bem diferente do que se viveu com Marcel, que não parou de fazer pressão para sair. No mesmo pé está Diego Costa, embora ontem o director desportivo do Penafiel, Fernando Sampaio, tenha comparecido no Estádio Municipal de Braga, para ultimar questões pendentes entre os dois clubes. Mas da Torre das Antas não chega nenhum sinal, nem Adriano tomou o rumo da A3. Tudo parado, portanto. Por último, Paíto. A possibilidade de saída do lateral-esquerdo parece ter entrado em banho-maria, por força da lesão de Carlos Fernandes. O moçambicano nem quem ouvir falar nessa hipótese e o presente parece dar-lhe razão. Mas até 31 de Janeiro tudo é possível.


Ainda não saiu...
Diego falhou treino matinal


Numa altura em que o desenlace do negócio com o FC Porto, envolvendo Adriano e Diego Costa, pode acontecer a qualquer altura, causou forte curiosidade a ausência do avançado arsenalista na sessão matinal de trabalho dos minhotos, abrindo a janela às mais variadas conjecturas. Falso alarme! A explicação veio à tarde, pela boca do director executivo, Eládio Paramés, que deu conta da ausência do atleta devido a "motivos particulares". À tarde, na sessão que decorreu à porta fechada, Diego já participou, enquanto continua a aguardar por um acordo entre as duas SAD.
 
Andrade
Apresentação é hoje


O passo final no processo do vínculo do jogador brasileiro Andrade ao Braga será dado hoje de manhã, quando o último reforço dos minhotos for formalmente apresentado, numa cerimónia que contará com a presença do líder da SAD, António Salvador. De resto, foi a ausência do presidente, que não esteve ontem em Braga, a forçar o adiamento da cerimónia para hoje à hora de almoço. Uma vez cumprida esta formalidade, será tempo de o jogador retomar a preparação, mais à tarde, e esperar a chegada do certificado internacional para que possa estrear-se.

 
Andrade já trabalha

Chegou na véspera, para cumprir um contrato válido por três anos e meio, colocando ponto final a um folhetim que prometia virar... novela. Trata-se de Andrade, o médio que o técnico Rogério Gonçalves foi escolher ao Vasco da Gama e que ontem fez os primeiros dois treinos com os novos colegas. Embora de perfil tipicamente brasileiro - o médio chega com muitas credenciais e ainda mais esperanças de triunfar no futebol europeu -, no primeiro contacto revelou-se frio e pouco sorridente, um pormenor nada condizente com alguém que vem do futebol do lado de lá do Atlântico e que faz da vida um samba... constante.


Paulo Santos e o regresso à Choupana
"Vamos sair de lá com os três pontos"

Guardião diz que as mexidas não alteram a qualidade do plantel
Garante que o Braga vai dar espectáculo na segunda volta

Esquecido o empate caseiro com o Boavista na última jornada de 2006 e ultrapassado o susto provocado pela ousadia do Portimonense na última eliminatória da Taça de Portugal, Paulo Santos foi ao auditório do Estádio Municipal testemunhar a confiança que reina no balneário minhoto em vésperas de uma visita capaz de provocar pruridos aos adeptos arsenalistas, que nunca festejaram vitórias na Choupana.
"Lá é sempre complicado", começou por dizer o dono da baliza do Braga, lembrando que "nem sequer um empate ainda conseguimos", para logo depois enveredar pelo discurso de ocasião para frisar que não há jogos iguais, razão pela qual se afirma convicto da vitória: "Vamos sair de lá com os três pontos". E prosseguiu: "Quem quer atingir os lugares de topo e terminar entre as primeiras três posições tem de estar motivado e o hábito do Braga de querer ganhar sempre conduz-nos para esse patamar de ambição".
Quanto efeitos que a abertura do mercado teve no plantel, Paulo Santos começou por considerar as mudanças "normais" sem, no entanto, mexer com "a espinha dorsal" da equipa. E nem o facto de João Pinto estar ausente frente ao Nacional mexe na confiança do guarda-redes: "Vai estar em campo alguém tão importante para a equipa como ele". "Aqui toda a gente faz falta, até porque julgo que não apresentamos o mesmo onze mais do que uma ou duas vezes seguidas, além de que no meio-campo nunca repetimos uma linha. Mesmo assim continuamos lá em cima", argumentou o guardião, que em Braga só aponta razões para andar "feliz". "As pessoas aqui gostam de mim, as coisas acontecem com naturalidade e há ainda o trabalho do Vital, que é muito importante. Se é verdade que esta época sofremos mais golos, isso deve-se aos autogolos e às bolas com ressaltos, logo é fruto do azar", explicou. A terminar, mostrou-se convicto de que na segunda volta se irá ver "um Braga mais agressivo e a dar espectáculo", apostando forte em ir "o mais longe possível nas três frentes".


Carlos Fernandes e Nem em dúvida
Dupla preocupação


O relógio não pára e são cada vez menores as possibilidades de os defesas Nem e Carlos Fernandes virem a defrontar o Nacional, este sábado, dado terem prosseguido ontem - em dia de sessão dupla - com treino (muito) limitado. De resto, o departamento médico continua a guardar muitas reservas, preferindo esperar por hoje para se pronunciar em definitivo sobre o futuro próximo dos dois atletas. Se a falta de Carlos Fernandes está, por natureza, salvaguardada - Paíto e Pedro Costa são opções disponíveis no plantel para o lado esquerdo -, já no que toca à eventual falha de Nem o caso agrava-se, pois permanece por chegar o certificado internacional de Rodriguez, o que terá de acontecer até 48 horas antes do jogo com o Nacional, ou seja, hoje. Caso isso não se verifique, Rogério Gonçalves terá de "inventar" uma alternativa, que até pode passar pelo recuo de Ricardo Chaves, alinhando ao lado de Paulo Jorge. Hugo Leal, tal como Maciel, também não esteve no relvado, ficando no ginásio. Em compensação, Castanheira já está ao dispor da equipa técnica e poderá vir a ser opção para sábado.


José Nuno Azevedo, antigo lateral-direito do Braga
"Existe uma alternativa no plantel para desempenhar essa função, que é o Pedro Costa "


P | Se Luís Filipe chegasse a ser vendido, deveria o Braga avançar para alternativas de raiz no mercado ou existem no plantel jogadores com qualidade para a posição de lateral-direito?
R | Na minha opinião existe uma alternativa no plantel para desempenhar essa função, que é o Pedro Costa. Mas, se houver no mercado opções consideradas como válidas, e atendendo à irregularidade que o Pedro Costa tem apresentado mesmo a nível de treino, com muitas paragens devido a lesões, seria de equacionar essa hipótese, para equilíbrio do plantel.
 
"Quanto mais completo for um jogador mais soluções oferece ao técnico"

P | Hoje joga-se muito com a polivalência de um jogador para suprir eventuais carências na equipa. É uma solução válida no contexto do futebol actual?
R | No contexto do futebol actual, quanto mais completo for um jogador mais soluções oferece ao técnico e ao clube em termos de plantel. Se vamos falar em criar um onze, procuram-se especializações para determinados lugares, mas pensando no plantel é útil ter polivalentes. Numa equipa de topo são eles o recurso e não as primeiras escolhas de um treinador.
 
"Entendo que falta um ponta-de-lança"

P | Que outros sectores da equipa carecem de reforços?
R | Em função dos jogadores que estão no grupo, e com a saída do Marcel e o impasse em relação à saída do Diego Costa para o FC Porto, entendo que será a posição de ponta-de-lança. No resto, a equipa está equilibrada desde o início da época. Agora é tudo uma questão de rentabilização.

IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Andrade já trabalha em Braga
O médio brasileiro Andrade, revelação no campeonato do seu país ao serviço do Vasco da Gama, começou hoje a trabalhar junto do plantel do Sp. Braga. É o mais recente reforço do clube «arsenalista», a ser apresentado oficialmente esta quinta-feira.

O plantel fez, de resto, duas sessões de treino, sendo que o médio brasileiro Diego, muito falado como alvo do interesse do FC Porto, esteve devidamente ausente durante a manhã para tratar de assuntos pessoais.

Também ausentes estiveram Maciel e Hugo Leal, o primeiro a recuperar da intervenção cirúrgica a que foi sujeito, enquanto o segundo ficou pelo ginásio a realizar trabalho compensatório. Castanheira fez trabalho integrado condicionado, Carlos Fernandes e Nem estiveram ambos no relvado em reintegração progressiva.

Na sala de imprensa esteve o guarda-redes Paulo Santos, que falou de um Sp. Braga mais forte após a paragem do campeonato, disposto a arrecadar os três pontos em jogo este sábado ante o Nacional, na Madeira.


IN A BOLA

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Paulo Santos quer quebrar maldição da Choupana

Depois da folga de anteontem, o Braga voltou ontem ao trabalho, tendo realizado dois treinos, já a pensar no jogo de depois de amanhã com o Nacional (19.15 horas, Sport TV 1). No final da sessão da manhã, Paulo Santos afirmou que a equipa minhota jogará na Madeira com a firme intenção de quebrar a série de maus resultados obtidos no estádio do Nacional (três derrotas e um empate nas últimas quatro épocas).

"Jogar na Choupana é sempre muito complicado. Aliás, desde que sou jogador do Braga, não me lembro de ter conseguido pontuar. Acredito que desta vez vai ser diferente e o Braga vai trazer de lá a vitória", referiu o guarda-redes, confiante numa boa segunda volta da formação arsenalista "Acredito que a partir de agora, com uma melhor assimilação das ideias do treinador, os resultados serão melhores. Penso que teremos um Braga mais agressivo, virado para o ataque e a dar espectáculo".

O internacional português espera que as alterações efectuadas no plantel durante o mercado de Inverno tragam coisas boas à equipa. "As mudanças são normais. Há colegas que saem para situações melhores e outros que chegam. O grupo continua forte, porque apesar das entradas e saídas não houve mudanças na espinha dorsal da equipa. A base é a mesma. Por isso, e porque houve este período de descanso durante a interrupção do campeonato, tenho a certeza de que estaremos mais fortes na segunda volta", comentou.




Andrade começou a treinar e será apresentado hoje


Um dia antes de ser apresentado oficialmente, o brasileiro Andrade fez ontem os primeiros treinos em Braga. O segundo reforço de Inverno da equipa minhota já está à disposição do treinador Rogério Gonçalves, embora o facto de não competir há várias semanas complique a integração imediata na equipa. Nos dois treinos de ontem, Andrade mostrou a excelente capacidade técnica que lhe é reconhecida, faltando-lhe agora adquirir o ritmo e a condição física ideais. A apresentação aos sócios está marcada para hoje (12.30 horas), confirmando-se que o brasileiro assinou um contrato de três anos e meio com o emblema arsenalista.

De saída de Braga, deve estar Luís Filipe. O lateral-direito, único totalista da equipa nos jogos realizados esta época, tem uma proposta do Anderlecht, que poderá levá-lo a rumar à Bélgica na actual reabertura do mercado, ou então no final da temporada. Ontem, à saída do Estádio Municipal, o jogador deu a entender que nada sabe sobre a transferência, dizendo, em passo acelerado, que estará em Braga para treinar hoje, amanhã e nos próximos dias... A verdade é que os responsáveis do Anderlecht subiram a parada para 2,5 milhões de euros, levando a SAD minhota a encarar com seriedade a saída de Luís Filipe.

Quanto a Diego, o impasse no negócio que o poderá levar para o F. C. Porto mantém-se. O jovem brasileiro não marcou presença no treino da manhã, o que levantou algumas suspeitas de que pudesse mesmo estar de viagem para a Invicta, mas revelou ao JN que foi autorizado a ausentar-se para resolver algumas questões relacionadas com o apartamento que vai ocupar em Braga. À tarde, já treinou, continuando à espera que a transferência para os dragões se concretize.

Carlos Fernandes, Castanheira, Nem e Hugo Leal treinaram com limitações, estando em dúvida para a partida de depois de amanhã com o Nacional, na Choupana. Maciel continua a recuperar da lesão no joelho direito, que o afastará dos relvados nas próximas semanas, ficando-se pelo ginásio e piscina. A equipa minhota partirá amanhã para a Madeira, pelo que realiza hoje à tarde (15 horas) o último treino em Braga antes do jogo, novamente à porta fechada.


IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

Olho Vivo

Diego Costa valorizado
FICA EM BRAGA PARA CRESCER NO LUGAR DE MARCEL

O Sp. Braga vai apostar em Diego Costa para preencher a vaga de Marcel no ataque. A SAD está atenta ao mercado e tem várias opções em carteira, mas a qualidade do jovem avançado, comprovada pelo interesse do FC Porto, dá garantias de uma valorização que pode render dividendos importantes no futuro.

Se tudo correr dentro do previsto, a estrutura definitiva do plantel que vai atacar a segunda metade da época será consolidada até ao início da próxima semana, evitando a pressão do fecho do mercado, no final do mês.

Tendo falhado o acordo para a transferência imediata de Diego Costa para o Dragão, o interesse em Adriano arrefeceu e não devem chegar mais avançados, até porque João Tomás e Kim ainda são cartas no baralho dos activos.

É que, para além do jovem que Jesualdo Ferreira pretendia no FC Porto como alternativa a Hélder Postiga, o Sp. Braga vai contar dentro de três semanas com Edgar. Um ponta-de-lança de grande projecção que ainda ontem foi titular da Selecção de Sub-20 do Brasil no campeonato sul-americano, contra o Peru.

in Record

Pé Ligeiro

António Salvador: «Tudo indica que Diego fica»
APESAR DE EXISTIREM PROPOSTAS



António Salvador, presidente do Sp. Braga, disse, em conferência de imprensa, que Diego Costa, que esteve emprestado até ao final de Dezembro ao Penafiel, vai ficar no plantel arsenalista.

"Diego é jogador do Sp. Braga. Tudo indica que vai ficar cá. Tem havido sondagens de vários clubes mas tudo farei que continue no Sp. Braga", declarou.

António Salvador confirmou também a permanência de Luís Filipe.

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!