News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/08

Started by Bruno3429, 17 de August de 2012, 09:42

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Custódio ainda encostado
TRINCO PROLONGA DÚVIDA


Ainda não foi ontem que Custódio evoluiu para treino integrado, o que quer dizer que muito dificilmente o trinco deve recuperar para o jogo na Luz. O mesmo acontece com Douglão, que esteve em trabalho condicionado com o internacional português. Duas dúvidas para dissipar em definitivo hoje, quando José Peseiro divulgar a convocatória, depois da habitual conferência de imprensa marcada para as 12.30 no auditório do Estádio Axa. Os minhotos partem para Lisboa a seguir ao almoço, ainda em Braga, onde já se sabe que ficam Paulo César, Yazalde e Haas, todos com problemas físicos.

Ontem, os internacionais que estiveram no Algarve – Beto, Nuno André Coelho, Ruben Micael e Hugo Viana – já se treinaram com o grupo e sem qualquer tipo de limitações

Record

Bruno3429

Dragões e águias mantêm estrutura e favoritismo
por João Ruela com LusaHoje

Witsel e Hulk, talvez os dois jogadores mais valiosos das respetivas equipas Fotografia © Global ImagensFC Porto e Benfica mantiveram, para já, o "núcleo duro" dos plantéis da época passada, tal como o Sporting de Braga. Sporting foi o único a operar uma "revolução".

O campeão FC Porto e o "vice" Benfica iniciam a primeira Liga portuguesa de futebol como os principais candidatos ao título, numa luta na qual o Sporting e o Sporting de Braga se podem intrometer. Contudo, o início da época está marcado ainda por muita incerteza, com alguns dos principais futebolistas a serem cobiçados por alguns dos principais clubes europeus, em especial do FC Porto e Benfica.

Nos "dragões", com o uruguaio Álvaro Pereira na porta de saída - nem tem treinado -, os casos mais preocupantes são os de Hulk e João Moutinho, titulares indiscutíveis e que já revelaram vontade de sair, além do central Rolando. O belga Witsel tem sido o mais cobiçado do plantel "encarnado", com a imprensa a noticiar o interesse de clubes espanhóis e ingleses, enquanto o "apetite" pelo argentino Gaitan terá, aparentemente, diminuído. Óscar Cardozo também é um alvo apetecido no mercado.

Caso estas transferências não se realizem, o FC Porto e o Benfica partem para o início do campeonato praticamente com a mesma estrutura da última temporada. Os bicampeões nacionais apenas fizeram uma contratação de "peso", com a entrada do avançado colombiano Jackson Martinez, que se estreou com o golo que deu a 19.ª Supertaça aos "dragões", no sábado, frente à Académica. De resto, o FC Porto apostou no regresso de dois dos emprestados, nomeadamente o ganês Atsu, titular na Supertaça, e o "europeu" Miguel Lopes.

Também o Benfica se mostrou pouco ativo no mercado, investindo forte em apenas dois jogadores - o holandês Ola John e o argentino Salvio -, apostando depois no mercado interno e no regresso dos emprestados, nos quais se destaca o médio português Carlos Martins, uma das figuras da pré-época.

Tal como na última época, o Sporting, quarto em 2011/12, voltou a ser dos mais ativos no defeso, com várias entradas no plantel: Boulahrouz, Pranjic, Rojo, Labyad, Viola e Gelson Fernandes. Os regressos de Adrien Silva e Cedric Soares colmataram as vendas dos titulares João Pereira e Matias Fernandez.

O Sporting de Braga, que se tem intrometido na luta entre os "grandes" nas últimas temporadas, também manteve a estrutura, mas foi o único dos candidatos a mudar de treinador, com José Peseiro a substituir Leonardo Jardim. De resto, as duas principais saídas aconteceram na defesa, com Miguel Lopes e Ewerthon a deixarem a Pedreira, tendo as principais contratações sido Ruben Micael e Eder.

Na luta pela Europa surgem os "suspeitos do costume", os madeirenses Marítimo e Nacional e o Vitória de Guimarães, apesar de os minhotos terem alterado bastante o plantel, com a saída de alguns dos principais jogadores, devido às dificuldades financeiras. De regresso ao primeiro escalão, estão o Estoril-Praia e o Moreirense, desejosos, tal como grande parte das equipas da I Liga, de fazer um campeonato tranquilo, longe das aflições da descida.

Diario de Notícias

Bruno3429

Campeonato dos "candidatos" arranca na 1.ª jornada
por João Ruela com LusaHoje

A primeira jornada da nova época opõe o Sporting de Braga ao Benfica, no estádio da Luz. Dezembro e janeiro serão meses difíceis para os encarnados. Último clássico será entre FC Porto e Benfica.

FC Porto, Benfica, Sporting e Sporting de Braga realizam um campeonato à margem dos restantes clubes da primeira Liga de futebol, que tem, com a deslocação dos "arsenalistas" à Luz já na 1.ª jornada, o seu primeiro "duelo".

Com o lote dos crónicos candidatos ao título - FC Porto, Benfica e Sporting - alargado a quarto com a inclusão do Sporting de Braga, sustentado pelo desempenho dos minhotos nas últimas épocas, o "calendário" desta Liga à parte terá 12 jornadas. Os encontros entre os denominados "grandes" (FC Porto, Benfica e Sporting) e o Sporting de Braga rivalizam já com os habituais clássicos do futebol luso, coincidindo o primeiro com a abertura da Liga, no próximo sábado, na Luz.

Segue-se um jejum de quatro jornadas sem que nenhum dos quatro clubes se cruze, até que à sexta ronda surge o primeiro grande clássico, com a deslocação do Sporting ao recinto do campeão nacional FC Porto, a 07 de outubro. O Sporting volta a ser testado na nona jornada, na receção ao Sporting de Braga, a 11 de novembro, e, duas rondas volvidas (11.ª), a 09 de dezembro, medirá forças em casa com o Benfica.

O Sporting de Braga tem em novembro um duplo desafio de alto risco em jornadas seguidas, já que depois de defrontar o Sporting, em Alvalade, a 11 (9.ª), recebe o FC Porto, a 25 (10.ª). Dezembro e janeiro de 2013 são meses de risco para o Benfica, dado que os "encarnados" se deslocam ao recinto do Sporting, a 09 (11.ª jornada), recebem o FC Porto a 13 de janeiro (14.ª) e visitam o Sporting de Braga a 27 (16.ª).

Já com a segunda volta a decorrer, o Sporting recebe o FC Porto, a 03 de março, no primeiro "clássico" de 2013, em jogo referente à 21.ª jornada, e, ainda antes do fim do mês, os "leões" deslocam-se a Braga (24.ª). Numa altura em que, presumivelmente, os crónicos candidatos lutarão pelas posições cimeiras na tabela classificativa da I Liga, surgirá o dérbi Benfica-Sporting, a 21 de abril (26.ª jornada). Tal como vem sendo já hábito o último clássico da época irá colocar frente a frente o FC Porto ao Benfica, desta vez a 12 de maio, no Dragão, em jogo da 29.ª e penúltima jornada, que poderá ser, ou não, de todas as decisões.

Diario de Notícias

brigada da relote

Custódio apto e Douglão ainda em dúvida

CUSTÓDIO, médio do Braga, chamado à seleção e dispensado por Paulo Bento por estar lesionado, continua em tratamento, mas está quase recuperado da mialgia na coxa esquerda,que o acometeu nos últimos dias, e apto para j ogar, amanhã, com o Benfica, na Luz. Já o defesa Douglão, também em tratamento a entorse no tornozelo direito, está em dúvida para a primeira ronda da Liga.

O "trinco" do Braga voltou a treinar, embora de forma condicionada, à parte dos colegas, no treino de ontem, que registou o regresso dos internacionais Beto, Nuno André Coelho, Hugo Viana e Rúben Micael, que estiveram na seleção. Custódio será incluído na primeira convocatória da época, a divulgar, hoje, após o treino matinal. Entretanto, de Itália, chegam mais ecos de antevisão do "play- off" da Liga dos Campeões, que trará a Udinese ao Minho (jogo na quarta-feira, no Estádio AXA). O treinador da equipa italiana vê no Braga "um adversário dos duros".
"Pelos vídeos que analisámos, verificámos que o Braga inspira muito respeito. Já percebemos que vamos ter de realizar uma megaoperação", diz Francesco Guidolin.

O técnico italiano viu vários jogos da época passada, verificou que "o Braga tem praticamente a mesma equipa" e desvalorizou os DVD que lhe deram a ver dos jogos desta pré-época. "Não confio nos j ogos amigáveis, nem quando vencemos 4-0", disse Guidolin.

Invasão da Luz

O Braga fez uma primeira reserva de 1200 bilhetes (mil foram vendidos até ontem), mas pode suceder que peça mais ingressos ao Benfica. Cerca de dois mil deverão apoiar os "Guerreiros do Minho" no Estádio da Luz.

Trancas à porta

O último treino antes da estreia na Liga 2012/13 está marcado para hoje, às 10 horas, e decorrerá à porta fechada, no Estádio AXA. Após o almoço, a equipa segue viagem para Lisboa.

Maldita estatística

Em 56 jogos com o Benfica, em Lisboa, para o campeonato, o Braga perdeu 44 vezes, empatou 11 e só ganhou uma vez (1-0, em 1954/55).

JN

brigada da relote

Disponível para o Braga

Não há nenhum indício, por agora, de que Luisão não possa jogar amanhã frente ao Braga, em partida a contar para a ronda inaugural do campeonato nacional 2012/13. O capitão só perderia esta partida se fosse suspenso preventivamente pelo Conselho de Disciplina, mas como nem sequer foi expulso na Alemanha, tal dificilmente acontecerá.

Braga
PESEIRO NUNCA PERDE NA ESTREIA
Treinador encara o Benfica moralizado pela estatística: nunca foi derrotado nas estreias pelas nove equipas anteriores


Completam-se este ano duas décadas desde que José Peseiro iniciou a carreira de treinador principal. O percurso do agora treinador do Braga arrancou na III Divisão, no modesto União de Santarém, mas nem o tempo conseguiu destruir o saudável hábito de nunca perder o jogo de estreia por uma equipa. Foi assim pelo clube ribatejano, empatando 0-0 no terreno do Alcanenense, e também por Oriental, Nacional, Sporting, Al-Hilal (Arábia Saudita), Panathinaikos (Grécia), Rapid de Bucareste (Roménia) e Arábia Saudita. Ao todo, alcançou seis vitórias em nove possíveis, a mais expressiva (42) das quais pela equipa madeirense, frente ao Lusitânia dos Açores, num jogo em que Ivo Vieira viu um Peseiro com "mão forte", que "fervia em pouca água" quando detetava algo que não lhe agradava. "A primeira impressão que tivemos dele era que estávamos perante um treinador rigoroso com os jogadores, com pulso e entendido na matéria. Era do melhor que a nova vaga de treinadores tinha e fez um trabalho fabuloso connosco no Nacional", conta a O JOGO o então médio alvinegro, que acompanhou a escalada do treinador desde a II B até à I Divisão.

A estatística pode ser um bom prenúncio para o Braga em vésperas de defrontar o Benfica, que, excetuando o Olympiacos, será o adversário teoricamente maiscomplicado que José Peseiro alguma vez encontrou pela frente na estreia por uma equipa. No entanto, Ivo Vieira está convencido de que "o impacto" e a forma como o treinador arsenalista "move os atletas" poderão ser a "chave para o sucesso" no Estádio da Luz. "Sabemos que não será fácil, porque o Benfica é um adversário com grande dimensão, mas acredito que o míster José Peseiro poderá manter o registo dele, pois o Braga também tem uma boa equipa", elogia o agora técnico, que na última época orientou o Nacional até outubro (foi rendido por Pedro Caixinha).

RESTAM APENAS 200 BILHETES

Estão quase a esgotar os 1200 ingressos solicitados pelo Braga aos responsáveis do Benfica para o jogo de amanhã entre as duas equipas. De acordo com a última contagem realizada pelo clube arsenalista, sobram apenas 200 ingressos para o encontro da jornada inaugural da Liga, que poderão ser adquiridos pelo preço unitário de dez euros.

UDINESE PREOCUPADA

Mesmo não tendo vencido nenhum dos últimos jogos da pré-época, o Braga é visto com desconfiança por Francesco Guidolin. O treinador da Udinese até mostrou alguma preocupação antes dos embates do play-off da Champions. "Pelos vídeos que vimos, dá para perceber que é um adversário difícil. Vamos ter de realizar uma megaexibição", declarou.

INTERNACIONAIS DE VOLTA

O regresso de Beto, Nuno André Coelho, Hugo Viana e Rúben Micael (os dois na foto), que estiveram ao serviço da Seleção até quarta-feira, possibilitou a Peseiro começar a preparar mais a fundo a estratégia para enfrentar o Benfica no sábado. No entanto, o treinador ainda não sabe se pode contar com Custódio e Douglão, condicionados.

DE NOVO O OLYMPIACOS
BARBOSA NA ROTA DA GRÉCIA


A Imprensa grega voltou a noticiar ontem o interesse do Olympiacos em Hélder Barbosa. Segundo alguns jornais, o extremo é pretendido por Leonardo Jardim para render Mirallas, que se mudou para o Everton. O internacional jovem português está no último ano de contrato com o Braga, que por isso não descarta a hipótese de o vender.

EX-ADJUNTO DE NECA
ZÉ TÓ NA OBSERVAÇÃO


Depois de ter iniciado a temporada no Trofense, onde desempenhava as funções de adjunto de Neca, Zé Tó vai mudar-se para o Braga, para se integrar no departamento de observação. O objetivo será a recolha de material sobre futuros adversários da equipa arsenalista, missão que já é desempenhada por Paulo Sampaio Rifa.

Guilherme aponta as armas à Naval
Brasileiro está determinado a ajudar equipa B a alcançar primeira vitória da época


"Reforço" de peso do Braga B para esta temporada, depois de ter experimentado a sensação de jogar na I Liga, Guilherme quer recuperar rapidamente da desilusão que foi empatar com o Benfica B no Estádio da Luz. Em condições normais, o resultado até teria deixado o brasileiro satisfeito, mas tendo em conta a exibição da equipa, ficou com um sabor agridoce na boca. "Fizemos um excelente jogo na Luz e o resultado acabou por ser um pouco injusto, pois estivemos duas vezes em vantagem. Mas o futebol é assim, e o importante foi somar pontos", salientou o médio, que no início da semana chegou a t r abalhar com o plantel principal, por força da presença de Hugo Viana e Rúben Micael nos trabalhos da Seleção Nacional. Na quarta-feira, porém, regressou aos bês para iniciar a preparação do encontro contra a Naval, que Guilherme espera vencer. "Sabemos que a Naval tem j ogadores experientes e uma rodagem muito grande na I I Liga, mas apesar da nossa juventude, a nossa equipa também tem jogadores com uma certa experiência nestas competições. Respeitamos a Naval, mas em casa queremos vencer e conquistar os t r ês pontos", referiu o jovem num filme publicado no sítio oficial dos arsenalistas, aproveitando ainda para apelar à comparência dos adeptos no 1 º de Maio. "Espero que as pessoas apareçam para apoiar a nossa equipa, para que, juntos, possamos alcançar um grande resultado", encerrou.

Tudo preparado no 1º de Maio

Alvo de obras de remodelação impostas pela Liga para que pudesse ser a casa da equipa B do Braga, o Estádio 1º de Maio prepara-se para receber novamente um encontro de carácter oficial. A última vez que o recinto recebeu um jogo desta natureza foi em 2003, pouco antes de o clube arsenalista se ter mudado de malas e bagagens para estrear o Estádio AXA. O Belenenses foi o último adversário a pisar o relvado do 1º de Maio, não conseguindo evitar a derrota por 2-1 frente à então equipa de Jesualdo Ferreira.

OJOGO

Bruno3429

«Não contem com um Braga subserviente» - José Peseiro
Por Pascoal Sousa

Sem ansiedade, «mas com muita vontade de começar», José Peseiro garante um SC Braga «ambicioso» na Luz e com um único objetivo: ganhar. E com uma filosofia muito própria, também.

«É difícil pedir ao José Peseiro que o Braga seja só ofensivo. Não faz parte da minha filosofia, pedir isso é complicado. Antecipadamente, nunca teremos comportamento de subserviência frente a nenhuma equipa. Defenderemos quando perdermos a bola, atacaremos quando tivermos a posse da bola», declarou.

Os últimos testes de pré-época não foram assertivos do ponto de vista de desempenho e resultados. Nada que preocupe o treinador: «É mais importante a avaliação que fazemos do processo. Nesses jogos só fomos inferiores com o Nápoles, foi o único em que não dominámos, em todos os outros fomos superiores. Não me perturba, houve coisas muito positivas nesses ensaios.»

Jorge Jesus afirmou que o Braga é candidato ao título. Peseiro fez uma ressalva: «Somos candidatos a lutar por títulos, o que é diferente. Não somos candidatos, não somos loucos. No fundo o Braga não foge aos objetivos que traçou no passado, são os mesmos. Mas se quiserem dizer que somos candidatos... digam!»

O técnico reserva para a manhã do dia do jogo decisão sobre a utilização de Custódio e Douglão - «Estão melhores mas ainda iremos fazer treino em Lisboa para aferir a condição deles» - e sobre a titularidade da baliza do SC Braga. Beto ou Quim? «No dia do jogo irei comunicar-lhes a minha decisão.»

Do caso Luisão, José Peseiro não exprimiu a sua opinião pessoal sobre o caso, embora a tenha: «Há instâncias superiores para tomar decisões, estou mais preocupado no Braga do que com o Benfica. Que Benfica espero? Uma equipa dentro daquilo que é orientação própria de um treinador que leva quatro anos de clube. Uma equipa quando é forte não tem pontos fracos, terá quando muito pontos menos fortes.»


Éder fora dos convocados, Douglão e Custódio em dúvida

Por Pascoal Sousa

Éder é a principal ausência nos convocados do SC Braga para o jogo frente ao Benfica. José Peseiro deixou o atacante de fora, provavelmente porque não estará totalmente restabelecido de queixas musculares que o afastaram do desafio de apresentação com o West Ham.

De fora ficaram também Cristiano, Baiano, Luís Alberto e Manoel, todos por opção. Paulo César, ainda sem ritmo competitivo, Yazalde, a recuperar de lesão, e Haas, que foi recentemente operado a uma lesão meniscal, são os restantes ausentes do desafio na Luz.

Douglão, com uma entorse num tornozelo, e Custódio, a contas com uma mialgia na coxa direita foram chamados, mas só amanhã haverá certezas se a dupla pode ser utilizada na Luz.

A convocatória do SC Braga é a seguinte:

Guarda-redes: Quim e Beto;

Defesas: Douglão, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Salino, Ismaily e Elderson;

Médios: Djamal, Custódio, Hugo Viana, Rúben Micael, Rúben Amorim e Mossoró;

Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Lima, José Luis e Carlão.

A Bola

Bruno3429

Éder falha deslocação ao Estádio da Luz
Custódio integra convocatória


A ausência de Éder é a principal nota da lista de convocados do Sp. Braga para a primeira jornada da Primeira Liga, sábado, frente ao Benfica, no Estádio da Luz.

O avançado contratado à Académica já não foi utilizado pelo treinador, José Peseiro, no jogo de apresentação frente ao West Ham, há uma semana, já que apresentava queixas musculares que estarão na base de ter voltado a ficar de fora, ainda que não conste do boletim clínico apresentado pelo clube minhoto.

Já Custódio e Douglão treinaram durante toda a semana com limitações físicas, o primeiro devido a uma mialgia na coxa direita, o segundo com uma entorse no tornozelo esquerdo, e integram a convocatória, mas José Peseiro disse hoje que ainda serão avaliados no curto treino que a equipa ainda vai fazer sábado de manhã, em Lisboa.

De fora, por opção técnica, ficaram o guarda-redes Cristiano, Baiano, Luís Alberto, Manoel e Paulo César, este já recuperado após algumas semanas lesionado.

Devido a lesão, ficam em Braga Haas e Yazalde.

O jogo tem lugar no Estádio da Luz, em Lisboa, às 20:15 de sábado, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.


Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Beto.

Defesas: Salino, Douglão, Paulo Vinícius, Nuno André Coelho, Elderson e Ismaily.

Médios: Custódio, Djamal, Rúben Amorim, Hugo Viana, Mossoró, Rúben Micael,

Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Lima, Carlão, Zé Luís.


Peseiro quer vencer na Luz
Embora espere "missão difícil"


O treinador do Sp. Braga, José Peseiro, disse esta sexta-feira esperar uma "missão difícil" no Estádio da Luz, diante do Benfica, sábado, na primeira jornada da Primeira Liga, mas tem a "ambição de vencer".

Segundo o técnico, "a equipa está pronta e preparada" para começar o campeonato.

"Estamos com confiança e ambição, dentro do que tem sido apresentado desde o início, do que o Braga tem feito nos últimos anos e do que são os nossos objetivos, sabendo de antemão que vamos enfrentar um adversário forte, que luta pelo título. Sabemos quais são as suas forças, que são muitas, mas o Benfica também sabe quais são as do Braga", afirmou.

Neste sentido, José Peseiro antecipa "uma missão difícil", mantendo, porém, a "ambição de vencer" o Benfica.

Instado sobre se o Sporting de Braga vai entrar na Luz com o estatuto de candidato ao título, como hoje considerou o treinador benfiquista, Jorge Jesus, o técnico da equipa minhota foi mais cauteloso do que há algumas semanas.

"Disse que queremos lutar pelos títulos em Portugal, o que não é novidade, porque o Braga tem lutado pelo título nos últimos anos, mas não que seríamos candidatos, não somos loucos. Há candidatos mais fortes", disse.

Sobre que postura irá ter o Braga na casa do Benfica, onde apenas ganhou uma vez (então no Estádio do Jamor, na década de 50 no século passado), José Peseiro disse ser "difícil" pedir a uma equipa por ele treinada que seja só defensiva.

"Podemos ter vontade de assumir o jogo, ser atrevidos e não o conseguir em determinados momentos, mas não vamos ter antecipadamente uma atitude de subserviência em relação ao adversário", avisou.

Disse esperar um Benfica "na linha de orientação de um treinador que tem quatro anos de clube" e que "não tem pontos fracos, tem é menos fortes em alguns momentos".

Peseiro disse ainda ter uma opinião sobre se Luisão devia ou não ser castigado depois do recente e polémico incidente com o árbitro do jogo particular com os alemães do Fortuna Dusseldorf, mas não a quis revelar.

Record

Bruno3429

Benfica-Sp. Braga (antevisão): título começa agora
Luz recebe jogo de maior cartaz; frente a frente o segundo e o terceiro classificados da época passada

Benfica A Luz abalou com o caso Luisão, mas Jorge Jesus quer manter a equipa focada no Sp. Braga. A pré-temporada dos encarnados ficou muito marcada pela lateral-esquerda. Mais uma vez, o treinador das águias improvisou e adaptou Melgarejo ao posto. O paraguaio é a principal aposta para o lugar, num plantel recheado de extremos e com várias opções no ataque. Por isso, o onze encarnado é uma grande incógnita nas alas. Sem Aimar, os jogos de preparação tiveram em Carlos Martins uma das figuras encarnadas. O Benfica perdeu apenas um jogo na pré-época, com o PSV, precisamente aquele que deixou mais a nu as dificuldades de Melgarejo na adaptação à defesa. Agora, contra o Sp. Braga, é a doer e a luta pelo título começa logo com uma equipa que não se assume candidata desde início, mas que com o passar do tempo tem surgido a concorrer com os principais favoritos. Na época passada, por exemplo, o Benfica só ganhou no último segundo, golo de Bruno César.

Sp. Braga Treinador novo, ideias novas, mas a mesma ambição. Os minhotos querem voltar a entrar na luta pelos lugares cimeiros, agora com José Peseiro ao leme. O treinador tem uma postura de ataque diferente dos antecessores. Com Peseiro, o futebol costuma ser mais pensado, mais contínuo e organizado. Ainda assim, a pré-temporada mostrou um Sp. Braga incisivo como sempre na transição rápida. Os arsenalistas começam com uma prova de fogo, numa rivalidade com o Benfica que tem vindo auemntar nos últimos anos. Este é um jogo grande e um primeiro teste à capacidade do Sp. Braga em intrometer-se na corrida pelo campeonato. No onze arsenalista, duas dúvidas: Douglão e Custódio. Se não estiverem aptos, avançam Nuno André Coelho e Djamal.

Ausências

Benfica A lista de convocados ainda não foi divulgada, mas de acordo com o treinador Jorge Jesus todos estão disponíveis.

Sp. Braga Éder, Haas, Yazalde por lesão. Cristiano, Baiano, Luís Alberto, Manoel e Paulo César por opção.

Discurso direto

O treinador do Benfica, Jorge Jesus: «Por mais experiência que tenhamos, há sempre ansiedade no primeiro jogo, nos jogadores, treinadores e adeptos. É normal. Faz parte do sentimento de responsabilidade sentido pela equipa e é positivo. Queremos entrar com o pé direito, sabendo que vamos jogar com um candidato ao título. O Sp. Braga já justificou isso, não deixa dúvidas a ninguém. Temos a certeza de que vai ser um jogo dividido, bem jogado. Queremos ser melhores que o Sp. Braga. Esperamos ser melhores nos pormenores, para ganharmos o jogo.»

O treinador do Sp. Braga, José Peseiro: «Estamos com confiança e ambição, dentro do que tem sido apresentado desde o início, do que o Sp. Braga tem feito nos últimos anos e do que são os nossos objetivos, sabendo de antemão que vamos enfrentar um adversário forte, que luta pelo título. Disse que queremos lutar pelos títulos em Portugal, o que não é novidade, porque o Braga tem lutado pelo título nos últimos anos, mas não que seríamos candidatos, não somos loucos. Há candidatos mais fortes.»

Histórico de confrontos

O Sp. Braga só por uma vez venceu no terreno do Benfica. Esse triunfo por 1-0 aconteceu no Estádio Nacional, a 31 de outubro de 1954. O argentino Imbeloni apontou o único golo do encontro, aos 69 minutos. O Benfica consentiu apenas 11 empates na Luz, frente aos minhotos, o último em 2007/08.

Equipas prováveis

Benfica: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Melgarejo; Javi Garcia e Witsel; Enzo Pérez, Carlos Martins e Bruno César; Cardozo

Sp. Braga: Quim; Salino, Douglão, Paulo Vinícius e Elderson; Custódio e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima

Maisfutebol

Bruno3429

Liga (2ª jornada):
F.C. Porto-V. Guimarães joga-se no sábado
Sporting-Rio Ave fecha a ronda na segunda-feira

O jogo de maior cartaz da 2ª jornada da Liga, com a visita do V. Guimarães ao estádio do Dragão, foi antecipado para sábado, dia 25 de agosto, às 20.30. De acordo com o comunicado divulgado nesta sexta-feira pela Liga de Clubes, o Benfica desloca-se a Setúbal no domingo 26 (às 20.15) enquanto o Sporting encerra a jornada na segunda-feira, dia 27, recebendo o Rio Ave (20.15). A segunda ronda abre na sexta-feira, 24, com a visita do Olhanense a Coimbra (20.15 h).

Programa da segunda jornada:

Sexta-feira, 24:
Académica-Olhanense, 20:15 (SportTV).

Sábado, 25:
Sp. Braga-Beira Mar, 18.30 h.

F.C. Porto-Vitória de Guimarães, 20.30 h.

Domingo, 26:
Moreirense-Nacional, 16 h.
Estoril-Praia-Paços de Ferreira, 17 h.
Marítimo-Gil Vicente, 18 h.
Vitória de Setúbal-Benfica, 20.15 h.

Segunda-feira, 27:
Sporting-Rio Ave, 20.15 h

Confira também o programa da 4.ª jornada da II Liga, no mesmo fim de semana:

Domingo, 26:
Marítimo B-Vitória de Guimarães B, 11 h
Arouca-Oliveirense, 11.15
Atlético-Sporting B, 16.15
Sporting da Covilhã-Penafiel, 17
Trofense-Leixões, 17
Freamunde-Portimonense, 17
Santa Clara-Tondela, 17
Sporting de Braga B-União da Madeira, 17
Feirense-Naval 1.º Maio, 18
FC Porto B-Desportivo das Aves, 18

Segunda-feira, 27:
Benfica B-Belenenses, 20

Maisfutebol