News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/06

Started by JotaCC, 05 de June de 2012, 07:07

Previous topic - Next topic

JotaCC

Peseiro e Salvador ultimam detalhes

O processo está adiantado, mas faltam ainda acertar detalhes sobre os restantes elementos da equipa técnica de José Peseiro. O treinador é a aposta de António Salvador para os próximos dois anos e será oficializado no final da semana como novo treinador do Sp. Braga.

Segundo apurou o 'Correio do Minho', o acordo já existe, mas faltam acertar agulhas e pormenores quanto aos nomes que vão acompanhar Peseiro no desafio em Braga, que marca o regresso do técnico ao futebol português, depois de seis anos de experiência no estrangeiro.
O treinador era esperado, ontem, em Braga, mas, no Estádio AXA os jornalista não vislumbraram nem sinal de Peseiro nem do presidente da SAD bracarense, que já esteve reunido com o técnico durante o passado fim-de-semana.

Contactado pelo 'Correio do Minho', José Peseiro garantiu ainda não ter "novidades" sobre a contratação pelo Sp. Braga, sublinhando que "ainda não está nada decidido".
Fonte ligada ao processo revela que as negociações "estão bem encaminhadas, num processo adiantado "entre 80 a 90 por cento", que ficará concluído nos próximos dias. Tudo aponta para que sexta-feira José Peseiro seja apresentado como sucessor de Leonardo Jardim no comando do Sp. Braga.

Regresso ao futebol nacional seis anos depois

'Amor' antigo de António Salvador - que inclusivamente chegou a convidar Peseiro em duas ocasiões para orientar a equipa - o técnico, de 52 anos, prepara-se para regressar ao futebol português depois de seis anos de experiência no estrangeiro. Em 2005/2006, Peseiro deixou o Sporting, clube que conduziu à final da Taça UEFA (2004/2005, onde saiu derrotado com o CSKA de Moscovo), rumo ao Al Hilal, da Arábia Saudita. Seguiram-se os gregos do Panathinaikos (2007/2008), os romenos do Rapid Bucareste (2008/2009) e a selecção da Arábia Saudita, que orientou até 2011. José Peseiro iniciou a carreira no União de Santarém (1992-1994), passando pela União de Montemor (1994-1996), Oriental (1996-1999), Nacional (1999-2003) e Real Madrid (2003/2004), onde foi adjunto de Carlos Queiroz.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Jorge Vital regressa ao clube

Fernando Couto não é o único a regressar ao SC Braga, agora como adjunto de José Peseiro. Jorge Vital, que na época passada acompanhou Domingos Paciência no Sporting, vai voltar ao clube, e será de novo responsável pela preparação dos guarda-redes da equipa principal.

Considerado um dos melhores da sua área em Portugal, Vital refinou talentos como Paulo Santos, Eduardo, Kieszek e Artur Moraes. No Sporting, propôs-se ajudar Rui Patrício a destronar Eduardo na baliza da Seleção Nacional, desafio que foi atingido.

Entre 2001 e 2011 Jorge Vital deixou obra feita no SC Braga e foi sempre um profissional estimado por António Salvador , cativando também a admiração de José Peseiro. Por definir está o futuro de Rui Correia, até agora treinador dos guardiões minhotos.

A BOLA

JotaCC

Vital também volta
EX-GUARDIÃO SAIU COM DOMINGOS PARA O SPORTING

António Salvador contratou José Peseiro para render Leonardo Jardim, mas o presidente fez questão de impor os seus nomes para a nova equipa técnica. Além de Fernando Couto há também Jorge Vital, que será o treinador dos guarda-redes.

Trata-se de outro regresso, mas neste caso bem mais significativo, pois o antigo guardião, de 50 anos, sempre foi da confiança de António Salvador e tem até mais anos de clube do que o presidente. Jorge Vital esteve 10 anos em Braga e foi mesmo o mentor do projeto que engloba uma equipa de técnicos só para orientar todos os guarda-redes das camadas de formação.


RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Treinador já trabalha na Pedreira
Salvador pediu títulos a Peseiro

António Salvador quer títulos em 2012/13 e fez questão de os pedir a José Peseiro, o treinador que sucede a Leonardo Jardim no comando técnico do Sp. Braga. O dirigente definiu os objectivos do clube na véspera da assinatura do contrato que ligará Peseiro aos minhotos até 2014.

O CM sabe que Salvador foi muito claro nos seus objectivos: além de profissionalismo e paixão pelo trabalho, exigiu, "no mínimo, uma Taça" ao novo treinador. Além disso, disse estar "cansado" de esperar por um título e "farto de discursos sem ambição", apurou o CM junto de fontes próximas do emblema minhoto.

O CM também sabe que Peseiro aceitou todas as exigências feitas pelo líder arsenalista e prometeu um discurso condizente com a mesmas. O técnico assinou um contrato de dois anos ontem de manhã, mas só vai ser apresentado no final da semana, depois de definir o elenco que o vai acompanhar.

Por enquanto, estão garantidos três adjuntos: Fernando Couto, que exerceu funções de manager no Sp. Braga, antes de treinar na Índia, Eduardinho, braço-direito de Peseiro nos tempos do Nacional, e Luís Martins, ex-coordenador técnico dos minhotos, que venceu recentemente o campeonato de sub-23 com o Al-Ahli (Arábia Saudita). Rui Correia, actual treinador dos guarda-redes do Sp. Braga, é a grande dúvida.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting de Braga

Treinador apresentado esta semana

José Peseiro vai ser treinador do Sporting de Braga, tendo chegado a acordo para assinar um contrato válido por duas temporadas. Fonte próxima do processo adiantou que as negociações estão praticamente concluídas e que o novo técnico «arsenalista» deve ser apresentado até ao final da semana. A constituição da equipa técnica é a única coisa que falta resolver entre as partes.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

"COM PESEIRO O BRAGA SERÁ DOMINADOR"

Ex-médio do Sporting era intocável para o técnico e assegura que os adeptos gostarão do futebol que o Braga vai apresentar

Os adeptos de um futebol envolvente, que privilegia a posse de bola, terão no Braga da próxima época mais uma equipa a seguir. As transições rápidas, que marcavam o jogo dos arsenalistas com Domingos Paciência e Leonardo Jardim, darão lugar a um estilo mais autoritário com José Peseiro, como acontecia com o Sporting 2004/05, que atingiu a final da Taça UEFA. O novo treinador do Braga é um apreciador desta forma de jogar e, segundo Rogério, que apontou o único golo dos leões nesse encontro de má memória para as hostes lusitanas, contra o CSKA de Moscovo, tenta colocar as equipas a jogar dessa forma desde o primeiro dia. "Peseiro trabalha muito a posse de bola e dizia-nos sempre que, se a tivéssemos, corríamos menos riscos. Por isso, com ele o Braga será mais dominador", refere, a O JOGO, o brasileiro, agora no modesto Grémio Osasco e que tinha o estatuto de intocável com o técnico ribatejano.
Mestre na arte de preparar os jogos e estudar os pontos fortes e fracos do adversário, José Peseiro procurava passar aos atletas o máximo de informação para que nada falhasse. A surpresa de última hora era outro dos trunfos que o treinador utilizava regularmente para trocar as voltas ao opositor, e Rogério até chegou a ser uma delas. "Lembrome de que antes de jogarmos contra o CSKA, todos diziam que eu jogaria como lateral, e depois joguei no meio-campo e Miguel Garcia na defesa. E a verdade é que eles [russos] não estavam preparados e chegámos ao intervalo a ganhar 1-0", recorda o médio, de 36 anos, culpando a "falta de sorte" pelo que sucedeu na segunda parte, durante a qual os russos marcaram três vezes e ergueram o troféu. Foi o desfecho de uma semana terrível em que os sportinguistas viram escapar todos os títulos que ainda sonhavam conquistar, embora Rogério acredite que Peseiro vai começar a vencer rapidamente. "A partir do momento em que ganhar a primeira taça vai ser sempre a somar, pois ele é muito bom", antevê.


"Roca" absolvido após conversa
Peseiro foi insultado por Rochemback depois de o ter tirado de campo num jogo no Dragão, mas Rogério diz que a faceta dialogante resolveu tudo

Lidar com um grupo de jogadores com egos de variados tamanhos nem sempre é fácil para um treinador e José Peseiro já o sentiu na pele. A 8 de novembro de 2004, num célebre FC Porto-Sporting, no Dragão, o técnico teve de lidar com a insatisfação do brasileiro Fábio Rochemback, que foi apanhado pelas câmaras de televisão a dirigir-lhe palavras insultuosas depois de ter sido substituído. As imagens deram muito que falar nos dias que se seguiram e prometiam medidas duras, mas Rogério afiança que o caso foi "isolado" e sanado imediatamente devido à faceta dialogante do ribatejano. "O Peseiro teve uma boa conversa com o Rochemback, explicou-lhe o ponto de vista dele e percebeu que a atitude surgiu no calor do jogo. Resolveu o problema rapidamente e o 'Roca' até foi titular na jornada seguinte [com o Boavista]", contou o médio, de 36 anos, que apreciava bastante "os 'papos' que batia" com o treinador. "Ele gosta muito de dialogar com os jogadores e tenta extrair o máximo deles dessa forma. Lembro-me que quando cheguei após uma saída difícil do Corinthians ele foi ter comigo ao hotel e falámos durante algum tempo. Digo sempre que ele fala a língua do jogador", elogia Rogério, admitindo, todavia, que o novo técnico do Braga "também cobra quando acha que tem de o fazer".


FERNANDO COUTO E VITAL PODEM REGRESSAR

Fernando Couto é uma forte possibilidade para integrar a equipa técnica liderada por José Peseiro. Apontado recentemente ao Paços de Ferreira, o antigo central do FC Porto e da Seleção deverá juntar-se aos adjuntos Eduardinho e Luís Martins, o que, a acontecer, constituirá o regresso à Pedreira cinco meses depois de ter deixado o cargo de "manager" para treinar na Índia. Profissional da confiança do presidente António Salvador, chegou a merecer rasgados elogios no sítio oficial do Braga antes de partir para o Oriente para abraçar um projeto, que, depois, por questões financeiras, não avançou. Para o cargo de treinador de guarda-redes, os responsáveis arsenalistas têm em vista o regresso de Jorge Vital, que acompanhou Domingos Paciência na saída para o Sporting. A contratação de Peseiro será oficialmente anunciada no fim da semana.


O JOGO

brigada da relote

Ansarifard referenciado

Treinado pelo português Carlos Queiroz na seleção do Irão, o avançado Karim Ansarifard, de 22 anos, estará a ser seguido pelo Braga. A Imprensa romena garante que o jogador do Saipa será um dos alvos dos minhotos, assim como do Steaua (Roménia) e do Borússia de Dortmund (Alemanha), que já terá avançado com uma proposta de compra do seu passe no valor de cinco milhões de euros.

Nuno Gomes aguarda veredicto do novo treinador

Fora dos planos de Leonardo Jardim para o plantel 2012/13 do Braga, Nuno Gomes aguarda agora que José Peseiro, o novo treinador, se pronuncie sobre o seu futuro no clube. Em fim de contrato com os arsenalistas, o avançado, de 35 anos, já assumiu publicamente o desejo de renovar, mas António Salvador só dará esse passo se tiver o aval do novo treinador, que para já concentra atenções unicamente na equipa de adjuntos que o acompanhará neste regresso ao futebol português, seis anos depois de ter deixado o Sporting rumo aos sauditas do Al-Hilal. O internacional português continua a ter mercado e a despertar o interesse de clubes dos Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita, destinos que já não são novidade desde 2010, altura em que ainda representava o Benfica. Titular apenas em quatro partidas do campeonato, Nuno Gomes apontou seis golos, ficando associado a dez vitórias.

Olympiacos pode levar Barbosa
Será negociado abaixo dos 10 milhões de euros

De olho no mercado português, o Olympiacos, que pretende contratar o ex-técnico arsenalista Leonardo Jardim, equaciona a contratação de Hélder Barbosa. Blindado, em teoria, por uma cláusula de rescisão elevada (10 milhões de euros), o extremo estará ao alcance por valores inferiores, embora nunca abaixo dos três milhões, tal como especificou a SAD do Braga quando foi abordada por representantes do emblema de Atenas, Recorde-se que Hélder Barbosa foi uma das apostas pessoais do treinador madeirense na época passada, com excelentes resultados.

O JOGO

JotaCC

«Com a Alemanha daremos uma imagem diferente» - Hugo Viana

Hugo Viana, presente na conferência de imprensa da Seleção desta manhã, começou por dizer que «a adaptação tem sido normal», ele que chegou mais tarde para substituir o lesionado Carlos Martins.

«Nunca tinha trabalhado com este grupo e Paulo Bento, mas conhecia a maioria dos jogadores e a integração tem sido excelente. E queremos transportar esse ambiente para o jogo com a Alemanha», frisou,

Hugo Viana reconhece que «o grupo não está satisfeito com os resultados dos dois últimos jogos de preparação», frente a Macedónia (0-0) e Turquia (1-3), mas salienta que, em especial no segundo jogo, «a exibição foi bem melhor do que o rsultado».

Reconhecendo os erros, Hugo Viana lembrou que «a Seleção tem ainda quatro dias de trabalho e com a Alemanha não irá repetir esses erros, até pelos níveis de concentração e a garra com que abordará o jogo».

«Acredito que contra a Alemanha daremos uma imagem diferente, em especial fazendo condizer o resultado à exibição. Os jogos de preparação são mais importantes para se fazerem testes e tirarem conclusões do que pelos resultados. Com a nossa alegria, confiança e união estaremos fortes para discutir a vitória com a Alemanha», garantiu Hugo Viana.

O jogador do Sporting de Braga não esconde que gostaria de ser titular, mas «o objectivo comum deve superiorizar-se a quem joga ou não, até porque há muitas maneiras de ajudar a Seleção, mesmo quando não se joga».

Ronaldo? Cumpre como capitão

Hugo Viana considera «normal que a imprensa internacional coloque o seu foco em Cristiano Ronaldo e Nani, por jogarem em dois dos melhores e maiores clubes do Mundo». Ninguém se melindra, até porque «na Seleção todos sabem aquilo que valem».

Em relação à escolha de Cristiano Ronaldo como capitão de equipa, vincou que «um selecionador não escolhe qualquer um para essas funções» e que o jogador «tem cumprido bem as suas missões dentro e fora de campo»

A BOLA

JotaCC

Hugo Viana: «Não há grupo da morte nem de outra coisa qualquer»
seleção dará tudo frente à alemanha

O desempenho de Portugal na estreia no Euro'2012, sábado, diante da Alemanha, será igual ao conseguido no jogo de preparação frente à Turquia, mas com um resultado diferente.

Hugo Viana foi esta terça-feira mais um a alinhar com as linhas mestras do discurso do selecionador Paulo Bento após a derrota no Estádio da Luz, quando referiu que tinha gostado da exibição.

"O mais importante é chegar ao jogo [com a Alemanha] e estar bem. É óbvio que não ficámos satisfeitos com os resultados dos jogos de preparação mas, diante da Turquia, a equipa esteve bem. O resultado é que não foi o melhor. No sábado a imagem que vamos deixar será muito diferente no que toca ao resultado", afirmou o médio do Sporting Braga, na primeira conferência de imprensa em Opalenica (Polónia), embora depois se tenha recusado a avançar o que seria um bom e um mau resultado:

"Não é correto. Só no final é que se poderá saber. Portugal dará tudo, tal como a Alemanha também dará tudo."

"No futebol já ficou demonstrado que não há favoritos. Quando se chega a uma prova tão grande, todos partem com o mesmo favoritismo. Não há grupo da morte, nem grupo de outra coisa qualquer. É um grupo normal, como boas equipas, tal como os outros. No Euro'2004, ninguém daria nada pela Grécia no princípio", acrescentou.

"Quando cá cheguei encontrei um grupo alegre, confiante, unido. Nesses termos, Portugal tem tudo para começar bem a prova e acredito, e sei, que todos farão e darão tudo o que têm para começar da melhor forma", encerrou.

RECORD

JotaCC

Hugo Viana: "Resultado será muito diferente da Turquia"

Médio não tem dúvidas que o jogo com a Alemanha não será um espelho do amigável com a Turquia.
Hugo Viana abordou o encontro com a Turquia e não tem dúvidas que, frente à Alemanha, as coisas vão ser bem diferentes. "Não estamos satisfeitos com o resultado, mas sim pela exibição. A equipa esteve bastante bem, temos quatro dias para melhorar. A seleção vai dar uma imagem muito diferente ou, se calhar, um resultado muito diferente", atirou.

"Se tivéssemos acertado na finalização o resultado seria outro. Podíamos ter dado um bom resultado ao público no jogo de despedida. A equipa reagiu bem depois do primeiro golo, mas há situações que não podem acontecer nestas provas. No sábado, isso dificilmente acontecerá", continuou, insistindo que o essencial são as "ideias que Paulo Bento tirou dos amigáveis e não os resultados".

O médio do Braga não foi utilizado frente à Turquia, mas rejeita que isso implique chegar ao Europeu em desvantagem por um lugar. "Partimos todos da mesma linha para representar o país. O importante é que Portugal consiga os objetivos e não quem joga mais ou menos, quem joga e quem não joga. Estamos aqui para ajudar. Se for jogando, melhor. Se não for, há muitas maneiras de ajudar", sublinhou, satisfeito pelo ambiente que encontrou na seleção.

"Encontrei uma seleção alegre, confiante e unida. Portugal tem tudo para começar bem já no sábado contra a Alemanha. Todos darão tudo o que têm para começar da melhor maneira", insistiu.

O JOGO