News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/05

Started by Bruno3429, 26 de May de 2012, 08:59

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Leandro é reforço para a lateral direita
CONTRATADO UM MÊS DEPOIS DE CHEGAR A BELÉM
Autor:RICARDO VASCONCELOS

A SAD do Sp. Braga chegou a acordo com o Belenenses e contratou Leandro, lateral-direito que terminou a época ao serviço do Mafra e que seria reforço dos azuis do Restelo para 2012/13.

Contudo, António Salvador e Leonardo Jardim entenderam que não podiam perder mais tempo em segurar o promissor defesa que fez grande parte da formação no Sporting, ao lado de Renato Neto e Cédric Soares.

record

Bruno3429

Pódio passa a obrigação

PEDRO ROCHA/BRUNO FILIPE MONTEIRO

A cassete "ficar entre os quatro primeiros classificados", repetida vezes sem conta na época finda, deixará de ter validade em 2012/13. Depois de se ter intrometido durante várias jornadas na luta pelo título, o Braga, com a chancela de Leonardo Jardim, até superou as expectativas mínimas ao alcançar o terceiro lugar, deixando para trás o Sporting; mas uma repetição já não será encarada como uma conquista excecional, pelo menos aos olhos da SAD presidida por António Salvador, certa de que chegou o momento de o clube despir a pele de "outsider" numa corrida teoricamente fechada aos três grandes para se apresentar como candidato assumido aos lugares que permitem o acesso à Liga dos Campeões.

A reformulação dos objetivos foi anunciada antes das férias e deixou o grupo sensibilizado com tamanha prova de confiança, sobretudo da parte de Salvador, que continua a sonhar com uma vitória nas finais da Taça de Portugal ou da Taça da Liga. Além de se reverem na ambição crescente do dirigente, cuja sede de vencer faz doutrina no balneário da equipa há bastante tempo, os profissionais arsenalistas têm a perfeita noção de que um apuramento para a Champions é sempre o caminho mais rápido para a independência financeira do clube, além de ser a melhor montra possível para quem ambiciona dar o salto. Definida a nova meta do Braga, que já assegurou o encaixe de 2,1 milhões de euros com a entrada direta no play-off da Liga dos Campeões como reflexo da vitória do Chelsea na última edição da prova; a sociedade desportiva irá trabalhar no sentido de rejuvenescer o plantel, enquadrando-se nessa operação os regressos de Yazalde e Zé Luís, emprestados ao Rio Ave e Gil Vicente, respetivamente, e a criação da equipa B; e de reduzir o orçamento anual da equipa, que representou em 2011/12 uma despesa de 17 milhões de euros.

As potenciais vendas de Lima, Hugo Viana, Custódio, Hélder Barbosa ou Djamal ajudarão a alcançar a segunda meta, sendo ponto de honra da SAD que a equipa será compensada com substitutos de qualidade, há muitos sinalizados, em nome desígnios elevados.


Champions já deu M€ 14,2

Especialista como poucos clubes em comprar jogadores baratos ou simplesmente a custo zero para depois vender por valores avultados, o Braga "descobriu" em 2010/11 uma nova modalidade de realizar importantes encaixes financeiros. Sob o comando de Domingos Paciência, a equipa arsenalista estreou-se na Liga dos Campeões a partir da terceira pré-eliminatória, foi queimando etapas com êxito e alcançou a fase de grupos, amealhando só por isso 7,1 milhões de euros, acrescentando depois mais 2,4 milhões por cada triunfo sobre o Partizan (duas vitórias) e o Arsenal (uma).

Contabilizados os 2,1 milhões de euros conseguidos pela anterior participação na fase do play-off e sem contar com outras receitas (bilheteira, por exemplo), o clube minhoto angariou só nessa época 12 milhões de euros, tendo nesta altura já a garantia de que voltará a arrecadar mais 2,1 milhões na próxima época com a entrada direta no apuramento para a fase de grupos. Ou seja, só com esta verba (14,2 milhões) daria para cobrir a maior parte do orçamento da equipa profissional.

Escalada europeia com Salvador

Presidente do Braga desde 24 de fevereiro de 2003, António Salvador tem funcionado como talismã (e não só) em apuramentos europeus. Depois de ter assistido à salvação do Braga no fim de 2002/03, o dirigente recrutou o técnico Jesualdo Ferreira e abriu caminho para uma nova era internacional, com o clube a conseguir esta época a nona qualificação europeia consecutiva, um dos quais através da Taça Intertoto, repetindo o segundo apuramento para a Liga dos Campeões, embora entrando, pela primeira vez, diretamente para o play-off, reflexo da segunda melhor classificação de sempre.


Galo vai realizar a pré-temporada

Emprestado ao Gil Vicente na segunda metade da última época para ganhar experiência, Rodrigo Galo terá uma (nova) oportunidade de convencer Leonardo Jardim a dar-lhe uma vaga no plantel em 2012/13. O brasileiro, que durante a estadia na equipa de Barcelos alternou entre a defesa e o meio-campo, irá realizar a pré-temporada com os arsenalistas e só depois os responsáveis da SAD tomarão uma decisão em relação ao futuro. Se mostrar alguma evolução, principalmente na vertente defensiva, que teve grande influência na opção do técnico madeirense em dispensá-lo na reabertura do mercado de transferências (janeiro), então poderá reeditar a luta que travou com Baiano pelo lugar de defesa-direito da equipa em 2011/12.

Durante a meia época em que rodou no Gil Vicente, Rodrigo Galo foi indiscutível para Paulo Alves. O brasileiro realizou 21 jogos e foi fundamental na caminhada da equipa de Barcelos até à final da Taça da Liga, marcando uma das grandes penalidades que eliminou o... Braga nas meias-finais da competição. Mesmo tendo sido utilizado vários encontros como defesa, Galo mostrou-se tremendamente eficaz a atacar - a principal característica que possui -, marcando por três vezes no campeonato. O Benfica (jornada 16), o Sporting (jornada 23) e o Vitória de Guimarães (jornada 28) sentiram na pele o portentoso remate do lateral formado no Avaí, que também se destaca na marcação de lances de bola parada.


Só Paulo César gera algum interesse

Numa inesperada mudança de planos, a SAD do Braga decidiu oferecer a Paulo César a hipótese de renovar por mais uma temporada. Dos jogadores que se encontravam em final de contrato, o brasileiro foi o único a receber esse convite por parte de António Salvador, reconhecendo, portanto, a importância do atacante no desempenho da equipas nas últimas épocas, mormente com Domingos Paciência. A decisão do atleta de 32 anos será conhecida em breve.

André Pires certo e Leandro Albano no radar

A procura no mercado de jovens jogadores com potencial levaram o Braga a André Pires e Leandro Albano. São ambos laterais - o primeiro esquerdo e o segundo direito - e na última temporada representaram Belenenses e Mafra, respetivamente. André Pires tem 22 anos e até já assinou um contrato válido para as próximas quatro temporadas com os arsenalistas; Leandro Albano tem 20 e deverá colocar o preto no branco dentro em breve, aumentando o número de atletas que, pela idade, também poderão ser utilizados por Artur Jorge na futura equipa B do clube.


Mário Felgueiras quatro épocas no Cluj

Nem Lima, nem Hugo Viana, nem mesmo Djamal. Mário Felgueiras significou o primeiro encaixe financeiro do Braga neste defeso, depois de ontem o clube arsenalista ter acertado a venda do guarda-redes ao Cluj por uma verba a rondar os 500 mil euros, ficando ainda com uma percentagem do passe. O processo, conduzido pelo agente FIFA Ulisses Santos, ficará encerrado nos próximos dias, quando o guardião, que assinou um contrato válido para as próximas quatro épocas com o recém-consagrado campeão da Roménia, realizar os indispensáveis exames médicos.

O Jogo

Bruno3429

Beira Mar libertou André Pires para o Sp. Braga
Lateral-esquerdo ex-Belenenses tinha assinado por quatro épocas com os aveirenses, mas as boas relações com os minhotos facilitaram o entendimento
Por Francisco Frederico

O lateral-esquerdo André Pires, que evoluiu na última época no Belenenses, «trocou» o Beira Mar pelo Sp. Braga, apurou este sábado o Maisfutebol junto de fonte da SAD aveirense.

O jovem havia assinado contrato com os aveirenses, para as próximas temporadas, mas o interesse dos bracarenses, com quem têm boas relações, aliado à avaliação técnica de Ulisses Morais, que abdicou do esquerdino, levou à revogação do contrato.

André Pires, de 22 anos, segue, assim, para o Minho, onde terá como destino inicial a equipa B arsenalista, tendo rubricado, novamente, por quatro anos.

A equipa que será liderada por Artur Jorge irá receber ainda outro reforço para as alas, o lateral direito Leandro Albano, de 20 anos, que evoluía como amador no Mafra. O Belenenses fez contrato profissional com o jogador e irá agora cedê-lo aos bracarenses.

Maisfutebol