News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A assistência no axa

Started by ric, 29 de April de 2012, 00:03

Previous topic - Next topic

ric

O último jogo de portas abertas no Axa deve merecer uma análise cuidada e séria.
Vamos partes:
Convenhamos que se esperava bem mais público depois de um ano excelente. Tal não veio a acontecer e , no meu entender, foi um rotundo fracasso.
Se tivermos em conta que temos 14 mil em média no Axa e contamos com 1/1500 atletas e acompanhantes (que normalmente nao vão ao estádio) , a abertura de portas trouxe 4 mil almas" a mais) ao Axa.
Tenho para mim que a cidade devia ter correspondido bem mais a esta chamada.
Ao nao corresponder podemos interrogarmos-nos:

1-estarà de facto, o futebol a passar por uma das maiores crises de identidade e credibilidade de que há memória?
2- o bom comportamento do braga nao merece o aplauso de outros adeptos e publico brancarenses que nao sejam associados?
3-o jogo nao teria a promoção que devia?

O que falhou afinal?
Será que nào teremos um potencial de angariação superior aos tais 4 mil que estiveram a mais conforme expliquei acima? À partida ,uma borla deveria motivar pelo menos aqueles que estarão "à porta" de serem guerreiros...
Mas se estes são 4 mil então falhamos rotundamente. É que de facto deveríamos ter casa cheia com portas abertas...

Assim este jogo pode ser marcante em termos definição de critérios  e público alvo a conquistar. Importante parra o clube perceber que algo esta mal e que nao consegue trazer para si mais de 4 mil e estes Sem Pagar!!!! A pagar serão muitos menos....

É por isso k volto a frisar que devemos mudar de paradigma e abordar outras formas de trazer publico ao estádio.
Noutro tópico já me referi a isto.

Gostava que discutíssemos isto

Sérgio

É tão simples (excepção aos inúmeros braguistas impedidos pelo trabalho): como quem gosta e pode vem sempre, quem não liga vem de borla se quiser e quando há.

jaimeh

Conheço inúmeras pessoas em Braga que simplesmente não ligam puto ao futebol, e são capazes de ver um ou outro jogo da seleção e pouco mais e mesmo que não paguem, não vão se o nome do adversário não for apelativo.

Também há aqueles que não podem ir ao estádio por diversos motivos, desde terem que trabalhar, questões de saúde e até por estarem fora de Braga e que são verdadeiros adeptos do BRAGA.

Agora a maior parte das pessoas que aproveitam as borlas, são pessoas desligadas e suponho que sejam tão braguistas como o rato Mickey, provavelmente vão é com colegas ou amigos que gostam do BRAGA e só aparecem mesmo de tempos a tempos.

Mas também acho que só abrir as portas não chega, essas pessoas que raramente vêm deveriam ser triadas e inquiridas, ou ser feito algum estudo, como queiram, para se ter uma certeza maior quanto às questões colocadas.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Legião

Não acho que tenha sido tanto fracasso como isso, 20 000 pessoas numa sexta-feira que durante a semana ameaçava chuva e depois de duas derrotas e um empate não me pareceu mau de todo.

Depois os números apresentados tenho sérias dúvidas (normalmente fico sempre com a impressão que está mais gente do que os números que apresentam), será que os atletas das modalidades e acompanhantes foram contabilizados? Porque porta entraram?  depois no sitio onde eu entrei foram várias as pessoas que não foram contabilizadas pois o leitor de cartões não estava a funcionar e muita gente aproveitou para passar ao lado do torniquete enquanto o segurança tentava que o torniquete lesse o código de barras... também não se percebe como num jogo de portas abertas não estejam todas as entradas a funcionar pelo menos na Nascente a primeira entrada estava fechada, muita gente só entrou largos minutos depois do jogo começar.

Outra coisa que me irrita é o pessoal que não é sócio, vai de graça, e ainda critica porque tem de ir para a bancada superior, desculpem o termo mas para mim além de serem uns coninhas que ficam chateados porque têm de subir uns degraus ainda são mal agradecidos.

Estivéssemos em 1º e o estádio lutava, não duvido. Não me preocupa muito os 20 000 que tiveram no Axa preocupa-me os 200 que foram a Paços num jogo importante na luta pelo menos pelo 2º lugar. Onde estavam os foristas que todos os dias vêm aqui mandar bitaites?!
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Éderbayor

A resposta é simples, não vai mais gente ver o Braga porque há muita gente que não gosta do clube e quando digo não gosta não é ser indiferente é mesmo não gostar (lagartos, lampiões tripeiros etc.) e depois há muita gente que não gosta de futebol, desculpem a expressão mas estou-me "a *****" para estas iniciativas de abrir as portas, gostam do Braga paguem e vão ver a bola, agora ter pessoas que só vão ver a bola porque é de borla e ainda se põem lá a falar de novelas ou a festejar golos da equipa contrária não

darkshines

1º somos uma cidade pequena para um estádio de 30 mil pessoas. e não venham com argumentos pois é a mais pura das verdades!

2º nem toda a gente tem que gostar de futebol. Aliás, uma grande maioria do pessoal está-se a borrifar para a bola!

3º meter 20 mil pessoas a uma sexta feira já é bem bom!

4º temos 28 mil sócios......não 60/70/80 ou 150 mil x)

5º crise económica > crise social > desmotivação das pessoas para com quase tudo o que lhes rodeia!

6º estamos num bom caminho! step by step....e crescimento sustentado é o que se pede! O futuro será risonho....é só analisarem a preferência clubistica da criançada da cidade de braga, terão uma grande surpresa..pela positiva é claro!

Mau Maria

ola amigo ric... saudações bracarenses...

vê la tu amigo esta historia: com o meu filhote, um extraordinario rapaz de 5 anos, aproveitei a borla e fui ver o braga com ele... foi a 3ª vez que ele foi ver o braga ao axa... com o sporting a epoca passada... o braga perdeu 1 a 0... foi ver esta epoca o braga-porto... e o braga voltou a perder... então, numa atitude radical.. decidi aproveitar a borla e ir ver o braga olhanense... la fui com o miudo, ele de cachecol e camisola a condizer... eu nem por isso, sabes bem porquê... mas la fomos e eu convicto lhe disse, amigo, filhote, é hoje que vês golos do braga e o braga ganhar... mau... enganei-o... mais uma derrota ... mas enfim...

quanto à tua questão sobre a assintencia, e é isso que me faz voltar a este forum como mau maria... quanto a isso, parece-me que a politica de comunicação do braga tem falhado retundamente... ora vejamos... um clube que nos ultimos anos só tem vindo a crescer, a todos os niveis, e depois de nesta epoca ter vindo numa ENORME vontade de ganhar jogos, até ter chegado ao primeiro lugar, foram 13  as vitorias seguidas, e depois de chegar ao primeiro lugar, como dizia, os braguistas depararam-se com um discurso estranho, esquisito, indefinido, algo comprometido (sabe-ae la com o quê) mas dizia, o discurso foi completamente ao desencontro com as ambições dos adeptos , dos socios, dos braguistas... quando tudo se encaminhava para que fosse tomada uma atitude forte no sentido de ganhar o titulo, qual não é o espando de termos assistido a uma direcção e uma equipe tecnica a desvalorizarem tal conquista, pior, a apostarem numa desmotivação total da equipa ao não assumirem vontade de ganhar o titulo... e ai, não ha jogador ou equipe que se motive e tenha vontade de.... pior, os proprios adeptos foram roubados na sua ambição de desejo de ganhar alguma coisa... Aqui, parece-me a mim, que os € (euros, centenas deles ou milhares) falaram mais alto... convencidos de que o acesso à champions estava garantidos, toda a equipa caiu num facilitismos e redenção perante os jogos mais decisivos da epoca... e a direcção e equipa tecnica desvalorizaram esses jogos, apenas pensaram nos euros da champions... ERRADAMENTE, ENGANANDO OS SOCIOS E ADEPTOS por desvalorizarem a existencia de um OBJECTIVO... e indo agora sem mais desenvolvimento à tua questão, amigo ric, foi com isto cimentada a falta de ambição a ganancia pelos euros da champions ... foi por isso que o Braga de excepcional passou a besta num estantinho... nenhuma equipa, nenhum balneario consegue alcançar as devidas metas quando dirigentes e equipa tecnica baixam branços antes de tempo, convencidos que iam ganhar os tais euros... RESULTADOS DESPORTIVOS NÃO FORAM ESTA EPOCA O OBJECTIVO DESTE BRAGA... com isso enganam os socio e adeptos, e afastam aqueles que de alguma forma tentam seguir o braga com objectivos de vitorias, de trufeus... de ganhar taças, de ganhar a liga... Este braga, e esta direcção ja não pode usufruir do estado de graça... os adeptos e socios jão não se contentão com vitorias morais... é tempo de a direcção acompanhar a ambição dos socios... GANHAR trofeus... GENHAR A LIGA... se assim não for, vitorias morais ja chega.. e não há adepto e mesmo socio que tenha pachorra para isto... ha que saber assumir objectivos.... e não ter medo de perder... digo eu, que nao sou braguista como todos sabem... MAU MARIA...
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

ddbraga

Esse número não é certo, pois muita gente estava a passar ao lado dos torniquetes (eu um deles) ;D
Contra o Porto também estavam 25000, sendo 20000 PAGANTES do Braga.
As assistências de sexta-feira são um reflexo da atualidade do clube e do país. Tinhamos perdido 2 jogos e empatado 1, ameaçou chuva a semana toda, e principalmente, era sexta-feira e muita gente (felizmente) não pode dar-se ao luxo de largar o emprego para ver um jogo de futebol.
100% BRAGA

Reis

As borlas FUNCIONAM.

Funcionam porque levam muita gente ao estádio. Numa 6ª às 20h15m, com o adversário que era, NORMALMENTE teria levado os tais 8000. Ficamos somente pelos 20000.

E volto ao mesmo, hora despropositada para encher um estádio (sei de quem fez tudo para conseguir estar no Axa a horas e só conseguiu lá entrar a 10 minutos do intervalo, e não foi a casa buscar mais ninguém)

Se juntarmos a ameaça de mau tempo e frio, afastou os mais pequenos.

Mas vamos ponderar... Numa realidade com 150.000 habitantes estarem 20.000 (UNICA E EXCLUSIVAMENTE DO ADEPTOS DO BRAGA) não é do melhor que se pode pedir?!?!? Eu sinceramente não conheço muitos clubes com uma percentagem tão elevada (e estou a falar internacionalmente).

Poderia ser melhor, podia, mas eu não fiquei desolado com este número de assistência.
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

PAF

RIC os teus números que servem de base estão amplamente exagerados, esta época sem borlas ou promoções o máximo que conseguimos foram 13mil com o Gil (conseguimos mais com slb e sporting mas são jogos diferentes). Esta época o mais normal são os 10/11mil, tivemos jogos com assistências más mesmo (8mil). Mas mesmo 11 mil dúvido que tivéssemos neste jogo, tendo em conta a hora, dia da semana e últimos resultados, digamos que a bolha depois de encher rebentou em grande com as derrotas com slb e porto e empate em paços ( já agora a assistência foi muito má devido ao tempo e principalmente ao preço dos bilhetes, senão seria se calhar só má ou razoável). Vamos ter uma ideia já no próximojogo da realidade, se não houver promoções, coisa que acho vai acontecer.

20mil são 10% da população do concelho, esta para mim é a realidade de adeptos do Braga, entre sócios e simpatizantes, mais adepto menos adepto, o resto ou não liga a futebol ou é de outro clube. temos que apostar nos filhos destes para a longo prazo crescer.

Actualmente a sociedade tem muitas outras prioridades, sendo que o futebol não está nas fundamentais, bem longe disso, nem mesmo da parte do lazer, porque infelizmente deixou de ser um jogo de familia, e não indo a familia, não vai ninguém. O meu grupo de amigos que ia ver vários jogos fora depois de casar simplesmente deixou de ir... As borlas permitem em alguns casos este "ajuntamento" cada vez mais raro no futebol português, ter familias.

A juntar a tudo isto tem o futebol português... ladrões, trafullhices, fruta, salários em atraso, arbitragens, violência, etc.

Quanto à politica de borlas o clube deve defini-la, jogos com total abertura como ontem devem ser a excepção, uma vez por época talvez (este ano acho que é a 2ªvez), e depois promoções como foram feitas com bilhetes a um euro ou de acompanhante para sócios a preços mais baixos. Os sócios são o melhor veiculo de divulgação do clube, são quem o mais pode fazer crescer. Sócio traz sócio ou traz um amigo.
Para mim crianças até 14 anos não pagavam nem cotas nem lugar anual, para o clube é um valor quase irrisório (embora para as famílias também o seja, mas hoje em dia as coisas estão bem complicadas e um euro faz falta a muita gente até para pôr comida na mesa!)
Não sei se criar um bilhete família (2adultos e 2crianças) para público por exemplo podia ser uma ideia.

A crise em Braga aumenta de dia para dia, eu vou tendo algum conhecimento/contacto com a realidade, e posso dizer que começo a ficar assustado, desemprego assustador e crianças cuja única refeição é na escola (ou era porque os pais estão a cancelar a componente ATL porque não têm dinheiro para pagar).

PAF

Faltou-me falar de um pormenor ou pormaior, que é a promoção dos jogos, acho que na cidade há gente que nem sabe que o Braga joga, falta um local tipo uma rotunda onde pudéssemos fazer essa promoção, tipo rotunda das piscinas. No momento tem lá o Pacha... se não tivessem lá aquele placard gigante eu nunca fazia a minima ideia de quandoe stavam abertos e de que festas há. Vem no diario e correio do minho, mas acho que isso é muito pouco e ainda estamos longe de ter a visibilidade dos grandes.
Lembra-me de ser puto e ir pela avenida da liberdade abaixo e ver lá os placards com os jogos todos desde os infantis aos seniores.

Além disso no próprio jogo falta promoção, distribuir propostas de sócio, vender paks, etc, pelo menos estar lá, aparecer, além de ter merchandising a vender. Criar um pack simples só com informação para dar às pessoas com as vantagens de ser sócio. Nada disto é feito.

ric

O que me leva a concluir depois destas respostas é que aceitamos os números e dano-nos por satisfeitos pela performance conquistada.
Ora estou completamente em desacordo.
Porque entendo que existe uma margem enorme de captação ,saibamos apostar nos "cavalos certos".
Promoção do jogo parece-me fundamental.
Mas importante é tentar trazer adeptos (futuros sócios). Convence-Laos que vale a pena ir estádio.pelo espectáculo. Pela animação, pela envolvente entusiasta onde as claques são importantíssimas logo que saibam usar apenas o apoio e não os insultos a adversários que nem sequer estão presentes...

Sabemos que o futebol nao esta a puxar mais adeptos mas existem formas de captar publico.por aquilo que disse acima e procurando exemplificar que temos um vasto campo a trabalhar para a identificação clube/cidade/região que nao està a100 %.

Como disse noutro tópico temos um campo vasto de angariação junto das escolas secundarias ( publico que já pode deslocar-se ao Axa sem pais) .
São faixas de público com ideias e costumes "colectivos"( tipo Maria vai com todas)... Saibamos ter no Axa algo que lhes chame a atenção, apostar na promoção,tentar criar hábitos e teremos respostas.
No passado jogo, só amigos de uma das minhas filhas com 16 anos, foram 12. E destes,mais metade nunca tinham ido ao estádio... Com a cativação desta faixa etária teremos futuro imediato, diferente da apostas nas escolas onde a resposta demora 5a6anos.

Muitos dos amigos floristas falam ainda de que os números são satisfatórios. Pois eu sempre tenho defendido que a nível desportivo crescemos exponencialmente, fomos vice campeões e finalistas da UEFA. Alguém acreditava nisto há 5anos? Se foi possível porque não ter erróneo para apostar forte para ter medias de 20 mil no Axa?

barinho

Simplesmente temos que ir passo a passo.Há 10 anos tínhamos médias de 5 mil,há 5 anos de prai 8 a 9 mil,agora temos de 13 a 14 mil.Se isto não é crescimento sustentado e caminhar no rumo certo não sei o que será.A política de ida às escolas é aquela que para mim tem dado mais frutos e aquela que fará com que daqui a não muitos anos possamos ter médias de 20 mil no estádio em todos os jogos.

magico_scbraga

Acho é que , se queremos aumentar as assistências sem ser por via das borlas, temos que apostar numa maior divulgação dos jogos por toda a cidade. O correio do minho , lido por muita gente, é uma boa forma de promover os jogos do Braga, mas não chega.

Como já referi noutro tópico, os cafés e as lojas da avenida central, os quiosques têm que estar receptivos a afixar cartazes com a data e a hora do jogo. E com preços atractivos para sócios e público em geral.É isto que eu vejo quando vou a guimarães e acreditem que ajuda imenso a promover os jogos do clube. A direcção tem que começar a pensar nestes pequenos aspectos. Só assim vamos conseguir aumentar as assistências no estádio.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

magico_scbraga

Como já disse, esta é uma ideia que temos que fazer chegar à Direcção. Afixar cartazes na avenida central, com a data e a hora do jogo, com preços atractivos para sócios e público em geral.   Creio que é uma boa ideia para contrariar esta necessidade de dar borlas para ir ao estádio.

É uma ideia que deve ser divulgada nas assembleias gerais .

nuno1986

1º- Essa dos cartazes a dizer a hora do jogo era boa. Na televisão nao da noticias do Braga e muita gente nem ligar um computador sabe. Esses cartazes podiam dizer tambem os preços de bilhete e horarios dos autocarros para o AXA.

2º- N se pode demorar mais de 10 minutos a tirar 1 bilhete para o futebol. Actualmente é mais de meia hora (acredito que haja gente que n vá por causa disso)

3º- Estadio. Melhorar a funcionalidade, não chega ser bonito. Mais bares dentro do estadio e com preços normais. Estacionamento é outro problema, já que não se vai fazer a piscina que se aproveite aquilo para parque. Acesso à poente superior para quem entra pela nascente é ridiculo e o mesmo se diz dos 11 andares que se tem que subir na nascente.

4º- Segurança é outro aspecto a melhorar. Eu não sou pai, mas se fosse de certeza absoluta que não levaria 1 filho meu a um jogo do Braga com Guimaraes ou Benfica.

5º- Nascente inferior só para adeptos do Braga. Visitantes iam para cima e contra o Benfica criava-se uma gaiola igual à que eles têm.

6º- Apostar em idas a escolas fora de Braga. Vila Verde, Amares, etc. Se não daqui a 30 anos somos como o Guimaraes. Muitos adeptos, mas só no seu concelho. O Minho é muito maior que Braga e o potencial é imenso. Falo de pessoas mais novas, claro que quem ja é adulto, é do Minho e não é de Braga a probabilidade de ser Lampiao é muito grande. Mas os novos podem ser "desviados" desse mau caminho.

7º- Casas do Braga pelo Minho. Pesquisar onde os actuais socios moram e propor criar casas do Braga nos concelhos onde eles moram. N acredito que sejam todos do concelho de Braga. O clube devia financiar a renda casa, só teria a ganhar pois a divulgação seria muito maior.

Há factores economicos que tb sao muito importantes, mas aí o Braga n pode fazer muito mais.
Nos ultimos anos crescemos muito em nº de adeptos e acho que neste momento o potencial de crescimento é ainda superior. Temos é que cativar melhor a ida ao estadio.

Algumas das coisas propostas são faceis de fazer, outras não, umas mais baratas que outras, mas acho que é tempo é de crescer em adeptos e não pensar em ganhar dinheiro com eles. Assim deixariamos de ser apenas 1 clube do Minho e passariamos a ser 1 representante do Minho. Acho que no concelho de Braga a margem para crescer ja n é muito grande. O trabalho aí ja foi feito e bem feito, basta ver a juventude que esteve no ultimo jogo.

Aquiles

Concordo com a mensagem pelo nuno1986.

Uma coisa tenho a certeza, as visitas ás escolas devem continuar e é claramente o mercado alvo principal, mas já agora de preferência também nos conselhos que nos rodeiam e que não tem representação na primiera liga. Tipo Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Povoa de  Lanhoso, Famalicão, etc.

Vejo um dos meus sobrinhos mais pequenos, que na escola receberam uma visita do SCBraga, aqui há dois anos. Ele na altura nem tinha ainda optado por clube, mas havia algumas influências lá na escola pelos estarolas. A verdade é que hoje lá na escola é maioritariamente tudo SCBraga e o meu sobrinho também, para minha satisfação. :)

Saudações Braguistas

Vasco Soares

Peço desculpa por estar a subverter o objectivo do tópico mas se a moderaçao achar que o meu post nao se enquadra, e que dispersa ideias estao de coraçao completamente á vontade para apagar a mens, ou direciona-la para outro tópico que faça mais proveito.
Posto isto acho que nao devemos dar muita importancia a uma borla por ano, duas se contar-mos com a do rio-ave, mas essa teve outro objectivo mais magnanimo do que um simples jogo de futebol.
Como disse nao me preocupa muito as borlas, preocupa-me mais a questao dos fieis, dos tais 12 mil, e na proxima epoca em vez de tar-mos a discutir porque nao metemos mais gente, podemos é , infelizmente, tar a discutir por onde andam mil ou 2 mil que faziam parte desses 12 mil fieis.  Isto sim parece-me mais preocupante. Nao tenhamos duvidas que ha muito boa gente será dificil continuar a pagar o futebol, nao porque seja caro demais (falo essencialmente nos que acompanham o braga em casa) mas porque pura e simplesmente nao vai haver guito para esse pequeno luxo.
O Braga clube disponibiliza essencialmente 2 bancadas para os seus associados (inferiores nascente e poente) sendo que a nascente está sempre muito bem composta, e que para alem disso é lá que se coloca os adeptos contrarios eu pergunto, os da poente inferior devem pagar mais 25 euros do que na nascente inferior, a qualidade (que nao existe na verdade) entre uma bancada e outra justificam 25 euros de diferença numa unica cadeira adquirida individualmente?
Muitos dirao que se nao podem pagar na poente que vao para a nascente, apetece-me dizer para onde?
muitos dirao vao para as superiores, ok é uma possibilidade e entao ,ficam só 30 elementos da bracara e alguns cativos na poente inferior? parece-me estranho para nao dizer cómico.
Fará sentido uma familia  (homem e esposa) que pagam cadeira e ainda ter que pagar cadeira para um filho menor? ocupa um lugar esse menor , isso é certo, mas estamos com falta de lugares vagos no estadio? ou temos gente em lista de espera para um lugar anual?
Fará sentido um socio do braga que nao tem lugar anual , porque muitas vezes nao pode ter pagar bilhete quase ao mesmo preço de um simples adepto adversario?
Sei muito bem que o SCB nao é a santa casa da misericordia, mas tb nao haverá sporting clube de braga sem sócios e adeptos no estadio, ou os jogadores jogam para a pedra nua?
Ou vamos passar a jogar no campo do realense ou maximinense em que uma bancadazita chega?
Tou a exagerar? talvez mas nao deixa de ser verdade que corrermos demasiados riscos de perder o bom trabalho desenvolvido anos a esta parte, porque por vezes nao sabemos ler nas entrelinhas, nao sabemos antecipar o futuro.
A sabedoria popular diz : mais vale um passaro na mao que dois a voar, adapto mais vale 12 mil na mao que 20 mil a voar uma vez por epoca, mas se nada fizermos alguns dos 12 mil vao voar, e era escusado....

magico_scbraga

Concordo, é uma estupidez os sócios da poente terem que pagar o dobro das cotas dos da nascente.

Não falo por mim, que sempre tive cadeira na nascente, mas não deixa de ser , no mínimo, estranho que uma família de 4 pessoas pague, na nascente, 10 euros mensais de cotas, e essa mesma família, na poente, pague 20.

Não faz qualquer sentido, ainda que venham com o argumento de que na poente se goza de sombra nos dias mais quentes.

Vamos ser práticos : os jogos realizam-se , quase sempre , à noite. Não há sol, nem grande calor, ainda que seja Verão.

E ,mesmo que se realizem à tarde, os sócios da poente usufruem dessa vantagem, no máximo, 3/4 vezes por ano.

E os sócios da nascente importam-se de levar com o sol ? Um bocado.
Mas que interessa isso ? Quem corre por gosto não cansa.