News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/04

Started by JotaCC, 26 de April de 2012, 07:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Nuno Gomes: "Vou jogar mais uma época"

Não é indiscutível no onze de Leonardo Jardim, mas para os adeptos minhotos Nuno Gomes — segundo melhor marcador da equipa no campeonato, com seis golos — é indiscutivelmente uma das figuras maiores do actual plantel do Sp. Braga. O internacional português — na companhia de Alan — levou ontem um autêntico banho de multidão numa sessão de autógrafos, no Braga Parque, ao início da tarde. A par do seu capitão, Nuno Gomes não teve mãos a medir, distribuiu centenas de autógrafos, pousou para outras tantas foto-grafias, e sempre com ar de satisfação, para delírio dos fãs miúdos e... graúdos! A iniciativa do Sp. Braga foi de promoção para o jogo de amanhã em casa com o Olhanense. Um duelo importante para os 'guerreiros' na defesa do terceiro lugar na Liga.
E para o avançado do Sp. Braga assegurar o terceiro lugar no campeonato - que vale o apuramento para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões — passou a ser agora a prioridade da equipa para as últimas três finais.
"O nosso objectivo é a melhor classificação possível. Ainda faltam três jogos, que queremos vencer, e tudo é possível", afirmou Nuno Gomes apontando que podem haver ainda "resultados surpresas" como tem acontecido até aqui. Por isso, "o Sp. Braga está em alerta e atento", frisou. "Os três primeiros já per-deram pontos em jogos que não estavam à espera de perder, portanto, quando menos se espera pode haver surpresas, por isso, ainda podem voltar a haver surpresas, e da parte do Sp. Braga só temos que estar atentos e trabalhar ao máximo, para ficarmos no melhor lugar possível", disse.
Quanto à próxima época, Nuno Gomes, que termina contrato com o Sp. Braga em Junho, afirmou ter, neste momento, apenas uma garantia: "Quero continuar a jogar, e no final da época vou decidir o meu futuro consoante as propostas que tiver", referiu o avançado, dando conta que ainda não foi convidado a renovar pelo Sp. Braga, mas deixando a porta aberta para essa possibilidade. "Não, ainda não conversamos, mas o meu objectivo é jogar, pelo menos, mais uma época futebol", reforçou.
Nuno Gomes admitiu também que gostava de ter sido mais utilizado durante esta temporada...
"É óbvio que gostava de ter jogado mais no Sp. Braga, tal como os outros companheiros mas respeito as opções do treinador, pois também tenho a noção da minha idade, e, como se diz, não vou para novo. Mas sinto-me bem fisicamente, e trabalho todos os dias com vontade para assim que surgir a minha oportunidade, poder corresponder", rematou, confessando que ainda continua a acalentar a esperança de ir ao Euro'12. "Seria uma honra para mim e, se for chamado, é com muito orgulho que vou representar Portugal. Ainda tenho essa esperança de ser chamado e de ser útil", referiu. Aliás, para o avançado, no plantel do Sp. Braga há vários joga-dores que podem ser chamados ao Europeu, mercê da excelente época do clube bracarense.

Alan: "Temos de ganhar ao Olhanense"


A três jornadas do fim, para o capitão do Sp. Braga não é impossível chegar ao segundo lugar do campeonato - a três pontos de distância - mas, neste momento, o objectivo da equipa arsenalista é segurar o terceiro, afirmou Alan, desvalorizando a pressão do Sporting, que ganhou terreno nas últimas três jornadas.
"O Sporting está a fazer o papel dele e nós temos que fazer o nosso que é ganhar sexta-feira ao Olhanense. Não é impossível chegar ao segundo, mas o objectivo do Braga agora é ganhar ao Olhanense, para segurar o terceiro lugar", referiu.
De resto, o capitão afirmou que não é "frustração nenhuma" o Sp. Braga terminar no terceiro posto do pódio, depois de ter tido a possibilidade de ser primeiro o segundo. "Claro que não. Os objectivos do Braga foram bem definido nos início da época que era ficar nos quatro primeiros classificados. Estamos entre os três primeiros e estamos a fazer uma boa época", destacou o capitão arsenalista.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Nuno Gomes quer jogar mais uma época

O Europeu da Polónia/Ucrânia não significará o fim da linha para Nuno Gomes. É verdade que o ponta-de-lança viu no Braga uma excelente montra para provar a Paulo Bento que se encontra em forma para ser chamado à Seleção Nacional, mas os seus horizontes vão muito além do mês de junho. "Em princípio, vou continuar a jogar futebol na próxima época. Decidirei onde em função das propostas que tiver", anunciou, esclarecendo ao mesmo tempo não ter sido ainda abordado pelo Braga no sentido de renovar o contrato. "Não, ainda não falamos. Se o meu objetivo é renovar? O meu objetivo é continuar a jogar durante mais uma época", precisou.

Sincero a fazer o ponto da situação, Nuno Gomes também não escondeu alguma desilusão pelo número reduzido de vezes que foi utilizado esta época por Leonardo Jardim. "É claro que gostaria de jogar mais. É um desejo comum a todos os jogadores do plantel, mas tenho noção da minha idade. Já não caminho para novo. Porém, sinto-me bem fisicamente e trabalho todos os dias para corresponder quando chegam as oportunidades. Isso é o mais importante", avaliou, assumindo, sem rodeios, o desejo de entrar na convocatória final da Seleção Nacional. "A maior parte dos jogadores portugueses gostariam de marcar presença no Europeu e, obviamente, seria uma honra se fosse chamado. Iria com muito orgulho e ainda tenho a esperança de poder ser chamado e ser útil", admitiu.

Hugo Viana, Custódio, Quim, Hélder Barbosa, entre outros, perseguem o mesmo sonho. Sem enunciar nomes, o internacional português confirma haver qualidade a rodos no plantel arsenalista. "O Braga tem vários jogadores selecionáveis. Temos feito um bom campeonato e a equipa tem vários jogadores que já representaram a Seleção e que podem ser chamados. Não vou enumerá-los, porque corro o risco de deixar alguém de fora. Todos têm capacidade para representar a Seleção", sentenciou.

Concentrado na receção ao Olhanense, Nuno Gomes tanto assume a defesa do terceiro lugar como deita o olho ao topo da tabela. "O nosso objetivo continua a ser chegar o mais longe possível na classificação. Faltam três jogos para o fim do campeonato e queremos vencê-los. Há que voltar a ganhar, o que não acontece há três jornadas", recordou.

Como nada é definitivo no futebol, o avançado até admite surpresas na ponta final do campeonato. "Os três primeiros classificados já perderam pontos inesperados esta época. Quando menos se espera, acontecem surpresas e, por isso, há que estar atento. Tudo pode acontecer", analisou.

BILHETE DE IDENTIDADE

NUNO MIGUEL SOARES RIBEIRO

IDADE 35 anos (05/07/1976)

ALTURA 1,80 m

PESO 76 kg

POSIÇÃO ponta-de-lança

CLUBES

Boavista (1994 a 1997); Benfica (1997 a 2000); Fiorentina (2000 a 2002); Benfica (2002 a 2011); Braga (2011/12)

TÍTULOS

Taça de Portugal (1996/97, 2003/04); Taça de Itália (2000/01); campeão nacional (2004/05, 2009/10); Supertaça (2005/06); Taça da Liga (2008/09, 2009/10, 2010/11)


Nem uma palavra sobre Jorge Jesus

O mesmo treinador que considerava Nuno Gomes dispensável no Benfica parece ter agora o mesmo rótulo para muitos adeptos benfiquistas. Entre os críticos, a melhor solução para os encarnados será a saída de Jorge Jesus; para Nuno Gomes, nada há a dizer contra... ou a favor. "Não vou falar do Benfica, porque neste momento sou jogador do Braga", atalhou o avançado, que, por sinal, foi ovacionado pelos adeptos benfiquistas quando o Braga se deslocou à Luz. Cruzou-se com Jorge Jesus no estádio, mas não houve cumprimentos.


Alan diz que Lima é "fantástico" em qualquer clube


A recorrente associação de Lima ao FC Porto foi apimentada com a revelação de Roberto Lima, o irmão gémeo do melhor marcador do campeonato, na edição de ontem de O JOGO: é admirador do FC Porto e gostaria de ver o "mano" de azul e branco. Ex-jogador do FC Porto, Alan não irá influenciar as escolhas do avançado, também ligado ao interesse de clubes estrangeiros. "É um jogador fantástico. Se vai para o FC Porto ou outro lugar, isso já não sei. Vai dar-se bem. O meu único conselho é que continue a trabalhar da mesma maneira", apreciou. Presente, juntamente com Nuno Gomes, numa sessão de autógrafos muito concorrida num centro comercial de Braga, o extremo falou também da importância de vencer o Olhanense e não menoriza o terceiro lugar. "Não será uma frustração terminar em terceiro lugar. O nosso objetivo era ficar entre os três primeiros", assinalou, assumindo que ficará "desiludido" se nenhum companheiro português for chamado à Seleção.


Duas opções para a vaga de Mossoró

No regresso de Hugo Viana, Leonardo Jardim está privado de Mossoró. O médio-ofensivo brasileiro viu o quinto amarelo contra o Paços de Ferreira e cumprirá castigo na receção ao Olhanense, pelo que resiste a dúvida em torno de quem o irá render no onze. Rúben Amorim e Nuno Gomes são as alternativas mais fortes, até porque no arranque da época, altura em que Mossoró não era titular indiscutível, o técnico optava por outro médio (Salino) para acompanhar Djamal e Hugo Viana ou pelo ponta-de-lança, que estreitava a ligação entre o meio-campo e o ataque.

Zé Nuno Azevedo, antigo capitão do Braga, distingue o que um e outro poderão oferecer à equipa. "Se o Rúben Amorim estiver em condições de jogar será uma boa solução, até mesmo para o Leonardo Jardim manter o esquema habitual. Mas atendendo à paragem deste jogador, o Nuno Gomes também é uma hipótese forte", afirma. Tentando colocar-se na cabeça de Leonardo Jardim, o antigo lateral-direito aposta mesmo na segunda opção. "Apesar de ter acontecido poucas vezes, é provável que jogue o Nuno Gomes", define.

Embora mais "remota", Zé Nuno Azevedo avança com outra possibilidade para a vaga de Mossoró. "O Leonardo Jardim pode optar pelo Paulo César para uma das alas, sendo que nesse caso passaria o Hélder Barbosa ou o Alan para uma posição mais central", referiu a O JOGO.

7

Nos sete jogos em que Mossoró não foi titular na Liga, Nuno Gomes jogou três vezes, contra duas de Salino e uma de Pizzi e Rúben Amorim

Alternativa natural

Sai um médio, entra outro. No entanto, Rúben Amorim não tem ritmo competitivo e, por isso, é possível que ainda não seja desta que volte à equipa. "Daria uma segurança maior ao meio-campo e não alteraria o sistema", observa Zé Nuno Azevedo.

Cenário ofensivo

Tratando-se de um jogo em casa e face à paragem de Rúben Amorim, Jardim pode optar por dois avançados, o que não será novidade esta época. "Nuno Gomes é uma companhia para Lima e esta solução já deu muitos frutos", anota Zé Nuno Azevedo.


Guardião Quim bate antecessores

Apesar de sofrer golos há sete jornadas, a defesa do Braga tem razões para sorrir se fizer uma comparação com a da época passada. Na mesma altura do campeonato, ou seja, após a 27ª ronda, os arsenalistas somavam, na temporada transata, 32 golos sofridos, ao passo que agora têm 24. Por vezes algo criticado, a verdade é que Quim supera, neste particular, os antecessores na baliza bracarense, Felipe e Artur Moraes.


Baiano e Amorim à espreita


Integrados nos trabalhos há já alguns dias, Baiano e Rúben Amorim espreitam a possibilidade de voltarem a ser chamados por Leonardo Jardim após longas paragens, sobretudo a do brasileiro. Uma dúvida que será desfeita hoje ao início da tarde, quando for divulgada a lista de convocados, o que se seguirá à conferência de Leonardo Jardim. De resto, Salino continua parado e Paulo Vinícius a treinar à parte.


Alterações à vista no onze para a deslocação a Braga


Tranquilo e descontraído. É assim que o Olhanense se apresentará amanhã em Braga, confortavelmente posicionado no 8º lugar, mas ainda à procura de melhorar o registo. Foi esta, aliás, a mensagem transmitida por responsáveis e jogadores, após a vitória em Coimbra, que fechou de vez as contas da manutenção. Frente aos arsenalistas, os algarvios não têm sido felizes e desde que regressaram à Liga só somam derrotas. O único triunfo, nos seis jogos efetuados no Minho, data de 1948/49. A equipa deixa hoje Cantanhede, quartel-general nestes dias, rumando mais a norte. Sérgio Conceição fará mexidas, com Vítor Vinha e Toy (ou Jander) na calha para as vagas dos castigados Ismaily e Salvador Agra.


O JOGO

JotaCC

Nuno Gomes vai jogar mais um ano mas não sabe em que clube

'Braga não comunicou interesse em renovar '

O ex-jogador do Benfica já decidiu que não vai colocar um ponto final da carreira e espera por propostas para jogar em 2012/2013.
O avançado português vai continuar a jogar na próxima temporada, mas ainda não sabe em que clube. Perto de completar 36 anos e em final de contrato com o Sporting de Braga, Nuno Gomes confidenciou que ainda não foi contactado pelos responsáveis do emblema bracarense, tendo em vista a sua continuidade no Minho. 'Já tracei como objetivo claro jogar mais um ano e é isso que vou fazer. O meu futuro passa por jogar mais uma temporada. Onde, direi depois, consoante as propostas que receber. O Sporting de Braga ainda não comunicou o interesse em renovar', confirmou o ex-jogador do Benfica contratado pelos bracarenses no início da presente época, que acredita num final de campeonato positivo para a sua equipa: 'Os três primeiros perderam pontos onde e quando não contavam. Poderá haver muitas surpresas até ao fim', vaticinou.
À margem de uma sessão de autógrafos no âmbito da promoção do jogo com o Olhanense, o internacional português revelou também que mantém a esperança de fazer parte dos eleitos de Paulo Bento para representar Portugal no Euro2012. 'Ainda tenho esperança, é para isso que trabalho. Seria uma honra e um orgulho estar lá', assumiu o segundo melhor marcador do Sporting de Braga, com seis golos em 27 jogos.
Para Nuno Gomes, ele não é o único jogador do Sporting de Braga selecionável, considerando mesmo que 'quase todos os jogadores portugueses do plantel têm capacidade para estar na seleção',
Da mesma opinião é Alan, que disse estranhar se a convocatória de Paulo Bento não incluir jogadores do clube bracarense. 'Há vários jogadores, como o Nuno Gomes, o Quim, o Custódio, o Hugo Viana, o Miguel Lopes, que mereciam uma oportunidade. Estranharia e ficaria muito triste se não fossem porque sei o trabalho que estão a fazer', declarou o jogador brasileiro, à margem da mesma iniciativa.
Por outro lado, o «capitão» do Sporting de Bento acredita que 'não é impossível chegar ao segundo lugar, mas primeiro há que pensar em segurar o terceiro', Para Alan, e apesar do Sporting de Braga já ter estado em primeiro lugar, 'não seria frustração nenhuma terminar em terceiro', porque isso seria cumprir o objetivo traçado no início do campeonato, ficar entre os quatro primeiros lugares.

Futuro (in)certo. Nuno Gomes vai continuar a jogar na próxima época e espera propostas para prosseguir carreira

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

#3
Viana, Rúben Amorim e Imorou voltam com o Olhanense

Os regressos de Hugo Viana e Rúben Amorim constituem as notas de destaque na convocatória do SC Braga para o jogo desta sexta-feira, 20.15 horas, frente ao Olhanense, no Estádio Axa. Numa lista alargada a 20 unidades, Leonardo Jardim integrou também o lateral-esquerdo Imorou.

Rúben Amorim esteve durante um mês e meio a recuperar de uma rotura na coxa direita, lesão contraída a 10 de março, frente ao UD Leiria. Quanto a Hugo Viana, e depois de cumprido o castigo, irá reocupar o seu lugar no onze bracarense.

Vinicius, expulso com o Paços de Ferreira, e Mossoró, que atingiu o ciclo do quinto cartão amarelo, ficam de fora por castigo. Baiano e Vinicius, integrados mas ainda sem rotinas, continuam de fora

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni;

Defesas: Nuno André Coelho, Ewerton, Miguel Lopes, Imorou, Elderson e Douglão;

Médios: Hugo Viana, Djamal, Rúben Amorim, Custódio e Luís Alberto;

Avançados: Hélder Barbosa, Alan, Ukra, Paulo César, Lima, Nuno Gomes e Carlão.


«Admiro ainda mais o Nuno Gomes» - Leonardo Jardim

Nuno Gomes anunciou que irá jogar mais uma época, desconhecendo apenas em que clube o fará, uma vez que ainda não recebeu qualquer indicação do SC Braga sobre a vontade da SAD em renovar o vínculo.

Jardim também não levantou o véu, destacando as qualidades humanas do número 21 e defendendo a ideia de que não tem sido tão pouco utilizado quanto isso: «Depende da análise. Nos últimos três anos esta é a época em que está a ser mais utilizado. É um jogador extremamente importante pela sua qualidade e sobretudo pelo comportamento. Já admirava o Nuno Gomes, mas agora admiro-o ainda mais, como profissional tem ainda mais qualidade que como atleta.»

A continuidade ou não do atacante será avaliada na altura certa. «Em relação à preparação da próxima época, vão sair uns e vão entrar outros mas ainda não chegámos a esse período.»


«Não nos focamos em quem vai à frente nem atrás» - Leonardo Jardim


Leonardo Jardim quer o SC Braga unicamente concentrado no objetivo de vencer o Olhanense e quebrar o ciclo de três jogos sem conhecer a vitória. «A prioridade é vencer e não pensar no adversário que está à frente três pontos nem no adversário que está a seis pontos atrás de nós. Pensar nos outros pode ser um foco de desconcentração», sublinhou o técnico.

Ainda com hipóteses matemáticas de ver a equipa subir na tabela, Jardim disse não estar «arrependido» de não ter assumido a candidatura ao título. «Uma coisa é pensar no título, pensar até em nos colocarmos no meio da luta, outra é lançar a candidatura, que foi algo que não fizemos, porque outras equipas se apetrecharam para atingir essa meta.»

Em relação à possível desistência do UD Leiria, que provocaria revolução na tabela com benefícios para o SC Braga, o treinador foi claro: «Não pensei sobre este assunto, mas os regulamentos devem ser cumpridos, independentemente de quem saia beneficiado.»

Por último, Leonardo Jardim desejou sorte ao Sporting no jogo decisivo com o Athletic Bilbau. «Gostaria que o Sporting conseguisse chegar à final da Liga Europa, porque é mais uma equipa portuguesa a fazer crescer o nome de Portugal no mundo.»

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim: «Consolidar lugar no pódio»
quer garantir acesso à Liga dos Campeões

O treinador Leonardo Jardim assumiu esta quinta-feira, durante a conferencia de antevisão à partida de sexta, com o Olhanense (20 e 15), que "a prioridade do Sp. Braga nesta fase passa por consolidar a terceira posição na Liga".

"Não vamos pensar em quem está a frente, nem em quem está atrás, mas sim em superar este adversário de valor para conseguirmos terminar a época no pódio", disse o técnico dos bracarenses, garantindo que "o Sp. Braga nunca deixou de assumir a luta pelo título" quando esteve na liderança: "Nunca assumimos foi a candidatura, o que é uma coisa completamente diferente, mas interferimos nessa luta".

RECORD

JotaCC

Jardim pede "apoio especial" aos adeptos do Braga

Leonardo Jardim pede "apoio especial" aos adeptos no jogo da 28.ª jornada da primeira liga, que oporá a equipa minhota ao Olhanense, amanhã (20.15 horas), no Estádio AXA. O desafio será disputado à porta aberta.

"É o penúltimo jogo que fazemos em casa e peço apoio especial à nossa equipa", disse Leonardo Jardim, esta tarde, no lançamento do jogo com o Olhanense.

A três jornadas do final da liga e verificado inelutável atraso paro F.C. Porto, líder, com mais sete pontos, Jardim readapta o discurso, diz que "o terceiro lugar é o objectivo imediato" e que pretende "a melhor posição possível no pódio", ou seja, o segundo lugar, ocupado pelo Benfica (mais três pontos).

"O objectivo imediato é mesmo ganhar o jogo ao Olhanense. Não podemos pensar no adversárioque que vais à frente, a três pontos, nem no que está atrás, a seis. Temos de pensar no Braga", afirma Leonardo Jardim.

Amorim de volta

No ataque à antepenúltima jornada, destaque para o regresso de Rúben Amorim à lista de convocados,após ausência de quase dois meses, por lesão. Com o ex-médio do Benfica volta, também, o centro-campista Hugo Viana, que não pôde jogar na última jornada, por estar suspenso. De fora ficam Vinicius e Mossoró, ambos castigados.

JN

JotaCC

Leonardo Jardim quer «vencer Olhanense» para garantir pódio
Sp. Braga pode ganhar pontos a Benfica e Sporting em caso de desistência da U. Leiria
O Sp. Braga já não vence há três jornadas e o terceiro o lugar, que parecia estar assegurado, está agora em risco, com o Sporting a seis pontos e o embate entre os dois emblemas marcado para a última jornada. Mas uma eventual desistência da U. Leiria pode desde logo garantir o terceiro lugar à equipa minhota, uma vez que o Sp. Braga perdeu o jogo da primeira volta, enquanto os leões venceram os dois jogos com a equipa do Lis. Leonardo Jardim diz que, nesse caso, «os regulamentos são para se cumprir», mas o objetivo passa por matar desde já a questão com uma vitória sobre o Olhanense.

«A prioridade é vencer o jogo com o Olhanense e nem pensar no adversário que está à frente [Benfica], a três pontos, nem no que está atrás, a seis [Sporting]. Temos que pensar em nós e procurar, perante um adversário de valor, somar os três pontos», destacou o treinador na antevisão da partida que abre a 28ª jornada esta sexta-feira.

Com a eventual desistência da U. Leiria, que significaria a anulação de todos os resultados dessa equipa, o Sp. Braga também ganharia três pontos ao Benfica. «Não pensei sobre esse assunto, mas sou da opinião que os regulamentos devem ser cumpridos, independentemente de quem estiver relacionado», comentou.

O treinador disse ainda não estar arrependido de ter assumido a candidatura ao título antes das derrotas com o F.C. Porto e Benfica e do empate em P. Ferreira. «Uma coisa é uma candidatura, em que se perspetiva uma época em prol de um objetivo, preenchemos um plantel e construímos uma organização de forma a conquistá-lo, outra é ter os nossos objetivos e interferir nessa luta com as outras três equipas que tinham esse objetivo e se organizaram antecipadamente com investimentos e recursos materiais e humanos para tal», explicou.

«Hoje admiro ainda mais o Nuno Gomes»

Leonardo Jardim falou ainda da situação de Nuno Gomes que termina contrato e já anunciou que quer fazer mais uma temporada, depois de ter lamentado ter sido pouco utilizado esta temporada. «Depende da análise. Dos últimos três anos, este é aquele em que o Nuno Gomes tem sido mais utilizado, por isso depende da perspetiva. Acho-o um jogador extremamente importante pela qualidade que tem, mas principalmente pelo seu comportamento. Hoje, admiro-o mais ainda, porque conheço-o pessoalmente e como profissional tem ainda mais qualidade», referiu.

Frente ao Olhanense, esta sexta-feira, o treinador espera poder contar com um «apoio especial à equipa», até porque os adeptos têm entrada gratuita.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Liga de Honra vai receber até seis equipas B na próxima época
Resta saber se F.C. Porto, Sp. Braga, V. Guimarães e Sporting se mantêm interessados em fazê-lo, sendo que Benfica e Marítimo tudo aponta que sim.

A Federação Portuguesa de Futebol assinou, esta quinta-feira, a revisão da cláusula 25.ª do protocolo com a Liga de Clubes que confirma a introdução de até seis equipas B na Liga de Honra, na próxima temporada 2012/2013.

A direção reunida, e presidida por Fernando Gomes, na sede da FPF, foi unânime ao oficializar o acordo com a Liga de Clubes, organizadora da Liga de Honra, que agora passa a ter um quadro máximo de 22 clubes já a partir da próxima época.

«Este projeto, que, no ano passado, mereceu aprovação unânime da assembleia geral da Liga, enquadra-se na estratégia de defesa do jogador português, na medida em que abre um espaço competitivo onde os clubes podem dar aos jovens o imprescindível ritmo competitivo que lhes permita afirmarem-se no futebol profissional», divulgou Hermínio Loureiro, vice-presidente da FPF, no site oficial da FPF.

O presidente considera também que a presença das equipas B na Liga de Honra são «uma forma de chamar mais público e mais interesse" para a competição», e daí surgirem «benefícios económicos para todos os participantes».

A nova 25ª cláusula do protocolo ratificado, aprevê que, «no caso de algum ou alguns» dos seis clubes habilitados a inscrever equipas B «não efetuar a comunicação referida no número anterior, o número de participantes na Liga de Honra será reduzido na proporção correspondente». Isto significa que «se, em resultado da redução prevista no número anterior, a competição ficar com um número ímpar de participantes, abrir-se-á uma vaga que será preenchida pelo clube da Liga de Honra melhor classificado nos lugares de descida».

Recorde-se que o F.C. Porto suspendeu a intenção de inscrever uma equipa B, sendo que Sporting, V. Guimarães e Sp. Braga também confirmaram estar a estudar essa possibilidade.

Assim, perante as alterações que vigoram a partir da próxima época 2013/2014, «sobem à Liga de Honra os três clubes qualificados no Campeonato Nacional da II Divisão», enquanto que descem «os clubes classificados nos três últimos lugares da tabela classificativa» da Liga de Honra.


Ranking UEFA: Portugal termina em quinto
Fecho de contas na Europa


Portugal fechou as contas na Europa, em 2011/12, no quinto lugar do ranking UEFA.

Para Portugal, o quinto lugar no ranking tem uma vantagem em relação ao sexto: o terceiro classificado na Liga acede directamente ao play-off, e já não tem de participar na pré-eliminatória.

Portugal vai ter três equipas a participar na Liga dos Campeões em 2012/13: duas na fase de grupos e uma nas pré-eliminatórias, mais três na Liga Europa.


Maisfutebol