News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/04

Started by Bruno3429, 25 de April de 2012, 09:21

Previous topic - Next topic

Bruno3429

30º vai ser ao Sporting
BRUNO FILIPE MONTEIRO

A três jornadas apenas de terminar a época oficial do Braga, Lima ainda está a cinco golos de alcançar a meta pessoal dos 30. A diferença não é impossível de anular, mas o número de oportunidades que o brasileiro tem para o conseguir faz com que a descrença tome conta de alguns adeptos. O irmão gémeo, que prometeu pagar-lhe um churrasco se o objetivo for concretizado, é que mantém a mesma fé de há um mês e meio, quando o avançado contabilizava somente 15 remates certeiros. "Pelo potencial que o Rodrigo já mostrou, não será surpresa para mim se fizer cinco ou mais golos até ao final do campeonato. Não vejo a hora de ele atingir os 30 golos, porque pretendo pagar-lhe esse churrasco com todo o gosto", disse a O JOGO Roberto Lima dos Santos.

Olhanense, Beira-Mar e Sporting são as equipas que surgem agora no caminho do Braga até ao final do campeonato e, por isso, Roberto foi desafiado a apontar em que encontros é que Rodrigo irá fazer o gosto ao pé. A resposta, contudo, não foi imediata, porque o irmão gémeo do dianteiro bracarense considera-o "imprevisível". "Às vezes, nos jogos mais fáceis tenta, tenta, tenta e não consegue marcar e depois, nos decisivos, lá aparece a fazer golos", comentou, enquanto tentava chegar a uma conclusão, que acaba por não surpreender. "Aposto que o 30º golo vai sair contra o Sporting, na última jornada, e acho que contra o Olhanense vai fazer dois", atirou.

Se o vaticínio de Roberto estiver correto, então Lima verá o nome inscrito na história do Braga, por ter igualado o melhor registo de golos (21) de um jogador do clube no campeonato, que pertence a Chico Gordo desde a temporada 1977/78. Além disso, poderá ajudar o Pistoleiro de Monte Alegre a cimentar uma posição no topo da classificação dos melhores marcadores da prova, título que gostaria de ganhar um dia, pois seria inédito na carreira e deixaria toda a família feliz. "O Rodrigo já não faz golos há três jogos e o Cardozo há quatro. Vai ser equilibrado até final, mas fico a torcer para que consiga ser o artilheiro, porque nunca o conseguiu aqui no Brasil. Quem sabe se não junta a esse prémio o de melhor jogador da época?", deseja.

Mais distante parece já estar o triunfo coletivo no campeonato, depois de o Braga ter perdido os jogos com FC Porto e Benfica, e de ter empatado com o Paços de Ferreira. Três encontros nos quais Lima não conseguiu marcar e que, segundo o irmão gémeo do goleador, o deixaram "um pouco triste, porque seria mais uma consagração". No entanto, Roberto lembra que nem tudo está perdido e que a entrada direta na Liga dos Campeões já seria um belo prémio para a campanha dos arsenalistas. "Chegar aqui à cidade [Monte Alegre] como campeão seria histórico, mas como vice-campeão também será bom", assegurou.


Gémeo gostava de o ver no FC Porto

Admirador do FC Porto, o irmão gémeo de Lima, manifestou o desejo de ver o avançado do Braga representar os dragões. "Como gosto muito do FC Porto, gostaria muito de ver o meu irmão jogar ao lado do Hulk e do James Rodríguez. Seria uma emoção enorme para todos", garantiu Roberto, convencido de que chegou o momento ideal para o irmão mudar de ares. "Não quero desvalorizar o Braga, mas o Rodrigo já deu muito ao clube e está na hora de sair para uma equipa com outra estrutura, como o FC Porto, por exemplo", justificou. Resta saber se o destino não lhe reserva alguma surpresa muito em breve.


Máximo de Jesualdo visto do retrovisor

PEDRO ROCHA

Seja qual for o desfecho do campeonato, Leonardo Jardim já entrou para a história como treinador associado à segunda melhor pontuação de sempre do Braga (59 pontos, até agora). Depois de ter ultrapassado há cinco jornadas os máximos (50 pontos) de Jorge Costa (2006/07) e Jorge Jesus (2008/09), bastou um empate em Paços de Ferreira para o madeirense superar, por um ponto, o melhor de Jesualdo Ferreira (58), em 2004/05 e 2005/06. Apesar de ter ultrapassado rapidamente as marcas dos seus antecessores, não poderá dizer-se que melhor seria impossível na primeira época de Jardim como treinador dos arsenalistas, porque Domingos Paciência tratou de deixar bem elevada a fasquia na sua estreia, em 2009/10, com o Braga a lutar pelo título com o Benfica praticamente até ao fim do campeonato, terminando em segundo lugar, com 71 pontos.

Em defesa do terceiro lugar, o último a oferecer uma participação na Liga dos Campeões, ou até a pensar numa classificação superior, o Braga tentará capitalizar a atual pontuação nas últimas três jornadas, frente ao Olhanense (em casa), Beira-Mar (casa) e Sporting (Alvalade), mas só conseguirá, na melhor das hipóteses, aproximar-se do recorde inédito estabelecido por Domingos. Prestes a cumprir, pela primeira vez, uma época inteira ao comando de uma equipa da Liga ZON Sagres (recorde-se que deixou o Beira-Mar em fevereiro de 2011), Leonardo Jardim ainda dispõe, porém, de uma excelente oportunidade para superar Domingos, em relação à sua última época em Braga (2010/11), marcada por uma desagradável ultrapassagem do Sporting na última jornada, em pleno Estádio AXA. Desta vez, o terceiro lugar apresenta-se de braço dado com os milhões da Champions e o Braga parece dominar o leão, à distância de seis pontos.


José Barros visitou o AXA

Apontado nos últimos dias à equipa B, o treinador do Camacha (II Divisão) assistiu anteontem ao treino da equipa profissional, na companhia de Leonardo Jardim, de quem é amigo. José Barros aproveitou a visita para conhecer as instalações do Estádio AXA, não estando para já confirmado na estrutura do clube. Apagado do boletim clínico, Baiano junta-se aos disponíveis para o jogo com o Olhanense.


Formação terá aula de cidadania

Conceitos como responsabilidade social, educação ambiental, alimentação saudável, civismo, cidadania e educação para os média serão transmitidos no próximo sábado a 30 atletas ligados à formação, no âmbito do programa "Semear Cidadania", promovido pelo Braga e pela Universidade do Minho. A ação decorrerá na Escola de Educação Rodoviária da Câmara Municipal de Braga, e o pontapé de saída será dado por António Salvador, presidente do clube; e Miguel Macedo, ministro da Administração Interna.

Interessado em "contribuir para o processo de formação pessoal e social dos jovens atletas da academia", o dirigente acredita que este programa irá proporcionar-lhes "atividades e ações que incutam valores como a integridade, a diversidade e a inclusão", estimulando, ao mesmo tempo, comportamentos e atitudes que favoreçam a maturidade social. "Queremos que a atitude desportiva, o espírito guerreiro e de competição que se vive no relvado, seja extrapolado para a vida fora das quatro linhas e se reflita no dia a dia", declarou.


O Jogo

Bruno3429

Uma defesa em apuros
já lá vão 7 jornadas a sofrer golos

Autor:  RICARDO VASCONCELOS

Os adeptos arsenalistas não estão habituados a perder tantos pontos como nas últimas 3 jornadas e muito menos ver a equipa sofrer golos há 7 rondas consecutivas. Há várias épocas que por Braga têm vivido as melhores defesas do campeonato e até mesmo da Europa...

Curiosamente, Leonardo Jardim entrou com o pé direito no Axa, mantendo a bela tradição do clube. Quim não foi buscar qualquer bola ao fundo das redes nos primeiros 270 minutos da Liga e ao cabo de 10 jornadas os minhotos tinham apenas 4 golos consentidos.O estatuto de defesa mais sólida do campeonato acabaria por ser perdida, de forma irremediável, para o FC Porto. Os dragões marcaram por três vezes a Quim, à semelhança do Olhanense, no que foi o pior registo interno da presente temporada

Record

Bruno3429

«Tentaremos ir o mais longe possível» - Alan
Por Pascoal Sousa

Com apenas um ponto somado nas últimas três jornadas da Liga, o SC Braga viu o Sporting reduzir para seis pontos a diferença para o terceiro lugar. Alan diz que a equipa minhota não está disposta a perder a posição que ocupa na classificação, almejando mesmo voos mais altos.

«Queremos segurar o terceiro lugar, é para isso que vamos trabalhar. Depois, tentaremos ir o mais longe possível», refere o avançado brasileiro, que esta quarta-feira participou com Nuno Gomes numa sessão de autógrafos no Braga Parque, no âmbito da promoção do jogo com o Olhanense.

Noutro plano, diz Alan que será uma injustiça se o SC Braga não tiver qualquer jogador na convocatória da Seleção Nacional para a fase final do Euro-2012.

«Estranharia e ficaria extremamente triste se isso acontecesse. Nuno Gomes, Rúben Amorim, Custódio, Hugo Viana e Miguel Lopes podem servir a seleção com grande qualidade», argumenta.

«Ainda não me comunicaram o interesse em renovar» - Nuno Gomes
Por Pascoal Sousa

Nuno Gomes já decidiu que vai jogar mais uma temporada, só não sabe se será no SC Braga na medida em que ainda não foi abordado para renovar o contrato válido até ao próximo mês de junho.

«O meu futuro passa por jogar mais uma temporada. Onde direi depois, consoante as propostas que receber. O Braga ainda não comunicou o interesse em renovar», diz o avançado, que esta quarta-feira participou numa sessão de autógrafos no Braga Parque, no âmbito da promoção do jogo com o Olhanense.

«Já tracei como objetivo claro jogar mais um ano e é isso que vou fazer, reforça.

Integrar a convocatória da Seleção Nacional para a fase final do Euro-2012 é outro dos objetivos que Nuno Gomes pretende concretizar.

«Ainda tenho esperança, é para isso que trabalho. Seria uma honra e um orgulho estar lá», salienta.

Quanto às ambições do SC Braga no campeonato, traça como meta «terminar no melhor lugar possível».

«Os três primeiros perderam pontos onde e quando não contavam. Poderá haver muitas surpresas até ao fim», prevê o número 21 dos bracarenses.

Segundo melhor marcador do SC Braga no campeonato, com seis golos apontados em 27 jogos, Nuno Gomes, 35 anos, reconhece que o pecúlio podia ser melhor.

«Qualquer jogador tem como objetivo jogar com frequência, mas também tenho a consciência da minha idade. Já não vou para novo, ainda que me sinta muito bem fisicamente e julgo que tenho correspondido», refere.

A Bola

Bruno3429

Alan do SC Braga manda recado para Alvalade e para Paulo Bento
José Bragança

O SC Braga não ganha há três jogos e quem aproveitou para se aproximar foi o Sporting. O terceiro lugar está em perigo? Alan manda uma mensagem para Alvalade.

«Queremos segurar o terceiro lugar, é para isso que vamos trabalhar. Depois, tentaremos ir o mais longe possível», atirou o capitão do SC Braga, em declarações aos jornalistas numa ação de campanha do clube.

Alan também deixou um recado a Paulo Bento. O brasileito diz que seria uma «injustiça se o clube não tiver nenhum jogador na lista para o Euro 2012».

«Estranharia e ficaria extremamente triste se isso acontecesse. Nuno Gomes, Rúben Amorim, Custódio, Hugo Viana e Miguel Lopes podem servir a seleção com grande qualidade», apontou o brasileiro.

Zerozero

JotaCC

Alan: «Não é frustração terminar em terceiro»
Capitão do Sp. Braga ainda acredita no segundo lugar, mas primeiro quer salvaguardar o terceiro


Alan, capitão do Sp. Braga, garante que se a sua equipa acabar o campeonato no último lugar do pódio não existirá qualquer sentimento negativo no grupo, que até chegou a ser líder por uma jornada.

«Não seria frustração nenhuma terminar em terceiro, porque seria cumprir o objetivo traçado no início do campeonato que era ficar entre os quatro primeiros lugares», afirmou Alan, em declarações reproduzidas pela Agência Lusa.

O brasileiro frisa, porém, que o clube não está relaxado. «Não é impossível chegar ao segundo lugar,mas primeiro temos de pensar em segurar o terceiro», disse.

Alan falou ainda da possível convocatória dos portugueses do Sp. Braga para o Euro 2012. «Há vários jogadores que mereciam uma oportunidade», afirmou.

«O Nuno Gomes, o Quim, o Custódio, o Hugo Viana, o Miguel Lopes... Estranharia e ficaria muito triste se não fossem porque sei o trabalho que estão a fazer», referiu.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Nuno Gomes quer jogar mais um ano
Mas ainda não sabe se será em Braga ou noutro clube

Nuno Gomes quer jogar mais uma temporada antes de terminar a carreira, mas admite que ainda não sabe se será no Sp. Braga ou noutro clube.

«O meu objetivo é jogar pelo menos mais uma época futebol. Decidirei onde consoante as propostas que tiver. Se o Braga já me fez algum convite para renovar? Não, ainda não conversamos», disse o avançado nesta quarta-feira à margem de uma sessão de autógrafos, citado pela Lusa.

Perto de completar 36 anos, Nuno Gomes também revela que gostava de ter jogado mais esta época, mas admite ter «consciência» da sua idade: «Já não caminho para novo, mas tenho estado bem fisicamente, que é o mais importante, e trabalho todos os dias para quando chegar a minha oportunidade e for chamado poder corresponder.»

Também mantém a esperança de ser chamado por Paulo Bento para o Euro 2012. «Seria uma honra para mim e, se for chamado, é com muito orgulho que vou representar Portugal. Ainda tenho essa esperança de ser chamado e de ser útil», afirma, defendendo ainda que que «quase todos os jogadores portugueses do plantel do Sp. Braga têm capacidade para estar na seleção».

Quanto à Liga, Nuno Gomes admite que a prioridade do Sp. Braga é agora segurar o terceiro lugar: «Sim, sem dúvida, é o nosso objetivo. Queremos chegar o mais longe possível na tabela classificativa e faltam três jogos que queremos vencer.» Mas acredita que ainda muita coisa pode mudar, passando por as equipas da frente perderem pontos: «Quando menos se espera pode haver surpresas e, por isso, há que estar atento e trabalhar ao máximo.»

MAIS FUTEBOL