News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/04

Started by JotaCC, 20 de April de 2012, 07:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jardim ainda acredita no primeiro lugar

As derrotas com o Benfica e FC Porto deixaram o Sporting de Braga mais distante da luta pelo título, mas com quatro jornadas para disputar Leonardo Jardim mantém a fasquia elevada e confia em recuperar os pontos perdidos.

O treinador não se limita a conferir que a meta principal passa por recuperar o segundo lugar, mas antes discutir a liderança com o FC Porto. "Tenho de acreditar porque existem 12 pontos em disputa e muitos jogos para realizar", salientou Leonardo Jardim, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo desta noite com o Paços de Ferreira.

A formação bracarense, terceira classificada da prova, com 58 pontos, defronta no Estádio da Mata Real (20.15 h) o Paços de Ferreira, décimo classificado e com menos 30 pontos. Leonardo Jardim centra as atenções no duelo com os pacenses e na expectativa de ver os mais directos adversários perderem pontos.

"Nesta altura da época as equipas não estão no seu melhor momento de forma e os adversários apresentam níveis de alguma dificuldade. Temos de rentabilizar ao máximo o número de pontos que estão em disputa", salientou o treinador do Sporting de Braga, com o pensamento em atacar até ao limite a liderança no campeonato.

Apesar de alguns jogadores terem apontado que, agora, a meta passa por recuperar o segundo lugar — que dá acesso directo à Liga dos Campeões — Leonardo Jardim prefere manter em alta a ambição que se instalou no grupo nos últimos meses. "O Braga partiu para este campeonato com vários objectivos, depois das últimas derrotas ficamos a cinco pontos do primeiro classificado mas ainda existem 12 pontos em disputa e dentro deste grupo vamos tentar a melhor classificação. Vencendo em Paços de Ferreira ficamos a dois pontos do primeiro e isso é real. É atrás dessa realidade que vamos correr", realçou Leonardo Jardim.

No lançamento do jogo desta noite, o treinador do Sporting de Braga pretende a equipa a jogar nos limites para ultrapassar um adversário tradicionalmente complicado.
"O grau de dificuldade é sempre grande por-que o Paços na sua casa é uma equipa muito combativa e forte nas transições. Tem criado dificuldades a todos os adversários e sabemos que só um Braga no seu melhor desempenho pode conquistar os três pontos", salientou o treinador do Sp. Braga.

"Contratos são para cumprir"

Leonardo Jardim assumiu, ontem, que vai continuar a servir o Sporting de Braga ao abrigo do contrato que detém com o clube válido até 2014. Nas últimas semanas chegou a ser ventilado o seu nome como possível treinador do FC Porto, primeiro, e Benfica, a seguir. Rumores que não passam disso mesmo. "Sei que no presente sou treinador do Braga e tenho contrato com o Braga para os próximos dois anos. Esses são os dados reais da minha vida, neste momento trabalho para o Braga e estou a projectar o futuro neste clube. O resto passa-me ao lado", apontou.

Leonardo Jardim admitiu, todavia, que existe uma cláusula de rescisão no contrato que o vincula ao emblema minhoto, mas negou ter sido contactado por qualquer dos clubes mencionados. "Isso não tem lógica, pois não sou treinador livre. Tenho contrato de mais dois anos com o Braga e tenho responsabilidade perante o meu clube. Acredito que os contratos são para cumprir, porque quando se fazem é para cumprir quer nos momentos benéficos para o treinador quer nos momentos maus. Estou bem no Braga e estou a preparar o futuro no Braga", vincou Leonardo Jardim.

Moeda com duas faces

Com o aproximar do final do campeonato, o mercado agita-se e o Braga volta a instalar-se na primeira estante da montra, não só a nível do seu treinador mas também dos jogadores. Para Leonardo Jardim é uma moeda com duas faces. "Existe a face positiva que resulta na valorização dos activos do Braga, um clube como o Braga vive da valorização dos seus activos e a face negativa que é o facto de alguns jogadores se perturbarem com algumas dessas informações", comentou. "Mas cabe-nos chamar a atenção no grupo que o mais importante do que fizeram até ao dia de hoje é acabar o campeonato de uma forma positiva, com resultados desportivos, e só assim a sua valorização será maior. Nesse sentido alertamos os atletas".

"Ewerton será um excelente central de carreira internacional"


No mercado das transferências, o central Ewerton está referenciado como possível reforço do FC Porto. Leonardo Jardim augura um futuro promissor ao brasileiro de 23 anos. "O Ewerton é um jogador que chegou este ano ao campeonato português, já estava a ser avaliado há um ano atrás, pelo menos, e está a ter um rendimento que perspectivamos. É um central que ainda tem um nível de progressão grande, neste primeiro ano já corrigi algumas coisas mas ainda tem mais situações deficitárias para corrigir e no futuro será um excelente central. Quer em termos nacionais como internacionais", perspectivou Leonardo Jardim.
Ewerton está cedido até Junho de 2013 pelo Corinthians do Pilar (ex-Corinthians Alagoano), ao Sporting de Braga e tem sido dos jogadores mais regulares.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Hugo Viana só sai por oferta louca

Chegar a Braga e bater o valor da cláusula de rescisão de Hugo Viana não significa que o médio saia do clube. Para isso, será necessário convencer também o médio, que está pouco recetivo a trocar a estabilidade que tem nos arsenalistas por uma qualquer proposta que lhe surja à frente. Antes pelo contrário. Ao que O JOGO apurou, só mesmo uma oferta irrecusável, tanto do ponto de vista desportivo como financeiro, levará o internacional português a recuar na intenção de não emigrar, algo que, até ao momento, ainda não aconteceu.

A poucos meses de entrar no derradeiro ano de contrato com o Braga e com uma época de grande nível realizada, Hugo Viana torna-se um alvo apetecível para vários clubes europeus. Génova e Corunha foram os primeiros a tentar saber as condições para contratar o médio, que nas últimas semanas despertou ainda a cobiça da Fiorentina. O emblema de Florença (Itália) estará mesmo disposto a pagar os 2,5 milhões de euros estipulados na cláusula de rescisão do médio. O problema do emblema "viola" é que ainda não tem o futuro definido, pois só contabiliza mais três pontos do que a primeira equipa (Lecce) abaixo da linha de água na Série A.

Depois de ter alinhado em Inglaterra (Newcastle) e Espanha (Valência e Osasuna), Hugo Viana, cujo futuro está a ser tratado pelo agente FIFA Jorge Mendes, vê agora bater-lhe à porta a possibilidade acrescentar ao currículo uma passagem por Itália, completando o ciclo pelos três principais campeonatos da Europa. No entanto, o internacional português sempre disse sentir-se bem em Braga, onde foi acolhido de braços abertos depois de uma experiência menos conseguida em Valência e onde relançou a carreira, e ainda na semana passada colocava de lado a hipótese de sair de Portugal. "Não me vejo a emigrar de novo. Gosto de estar em Braga, gosto de estar no campeonato português e sinto-me bem aqui", referiu Viana no último dia 12 deste mês, numa visita à escola EB 2/3 de Palmeira.

Castigo obriga-o a torcer por fora na Mata Real

Um amarelo visto no jogo contra o FC Porto, o nono da época, atirou com Hugo Viana para a bancada na Mata Real, onde é bem provável que venha a sentar-se hoje, tal como sucedeu contra o Beira-Mar, na primeira volta do campeonato, quando também foi obrigado a cumprir um castigo disciplinar. A influência do médio na manobra ofensiva da equipa é por todos reconhecida, mas, mesmo assim, Leonardo Jardim preferiu não dar grande importância à ausência deste. "O Hugo Viana é importante, como é o Rúben Amorim, o Salino ou o Alan. Nós vivemos dos presentes e daqueles que estão disponíveis. E são esses que temos de rentabilizar. O Braga não vai apresentar-se mais debilitado por ter vários jogadores ausentes", comentou o treinador dos arsenalistas.

Meia equipa em alerta amarelo

O Braga jogará esta noite em Paços de Ferreira com seis jogadores em risco de exclusão. Quim, Douglão, Djamal e Hélder Barbosa já atuaram nessa condição frente ao FC Porto, jogo em que Custódio e Mossoró foram admoestados com o cartão amarelo e juntaram-se a este lote. Caso vejam o cartão na Mata Real, ficarão impossibilitados de alinhar contra o Olhanense, no AXA, na próxima jornada. Recorde-se que Hugo Viana cumpre hoje um jogo de suspensão, precisamente por ter completado a segunda série de amarelos com os dragões.


Leonardo Jardim

"Sair do Braga? Já estou a projetar o futuro do clube"

Os adeptos mais pessimistas do Braga podem estar descansados, porque sair do clube não faz parte dos objetivos imediatos de Leonardo Jardim. A promessa de continuidade foi dada ontem pelo próprio, embora os mais imaginativos possam encontrar na afirmação tema para alimentar a especulação. "Se posso prometer aos adeptos que vou ficar? Neste momento posso", atirou o treinador dos arsenalistas, que se refugiou no acordo firmado com António Salvador no começo da época para recusar qualquer cenário de saída. "Estou bem onde estou. Tenho mais dois anos de contrato com o Braga, tenho responsabilidades perante o meu clube e acredito que os contratos são para cumprir", sublinhou Jardim, negando ter sido alvo de qualquer contacto por parte de FC Porto ou Benfica, as equipas às quais mais tem sido associado, antes dos jogos com ambas, pois considera que esses rumores "não têm lógica". Aliás, o convicção de que irá continuar é tanta, que a próxima temporada até já começou a ser preparada. "Não embarco nos 'ses' e sim na realidade. O presente é o Braga e o futuro que estou a projetar também", explicou.

O futuro mais imediato passa por Paços de Ferreira, onde o Braga joga uma cartada importante na luta pelos lugares cimeiros da classificação. É que Leonardo Jardim ainda não dá o primeiro como perdido. "Tenho de acreditar [no primeiro lugar], porque ainda existem 12 pontos em disputa e muitos jogos pela frente", salientou o madeirense, lembrando que, em caso de triunfo neste ronda, os bracarenses ficam a "dois pontos" dos portistas. Apesar disto, Jardim não espera facilidades na Mata Real. "É um jogo diferente, mas o grau de dificuldade será muito grande, porque o Paços de Ferreira é muito combativo em casa e tem criado problemas a quem lá joga", observou.

"Ewerton será um excelente central"

A lesão sofrida por Ewerton retirou-lhe a hipótese de jogar, mas o que fez antes permitiu-lhe ser um dos jogadores em destaque. Ontem, na conferência de Imprensa, Jardim foi questionado se o central tinha potencial para jogar no FC Porto. O treinador madeirense fugiu à questão, preferindo elogiar as qualidades do brasileiro. "O Ewerton estava a ser analisado há um ano e está a ter o rendimento que perspetivámos. É jovem e tem um grande nível de progressão", destacou. "Neste primeiro ano corrigi algumas coisas, mas ainda tem outras para corrigir. No entanto, no futuro será um excelente central a nível nacional e internacional", perspetivou.


Arsenalistas despertam na última meia hora


Nos 13 jogos que já disputou fora de portas no atual campeonato, o Braga revelou ter tendência para marcar nos últimos 30 minutos. Até ao momento, a equipa treinada por Leonardo Jardim marcou 20 golos na condição de visitante na Liga ZON Sagres, 17 dos quais na segunda parte. Deste lote, 12 foram obtidos precisamente durante a última meia hora. Um dado que suscita alguma curiosidade para o rendimento ofensivo dos arsenalistas na Mata Real, depois de pela primeira vez esta temporada terem somado dois jogos consecutivos sem conseguir marcar.

Rúben Amorim ainda sem condições

Em função do castigo de Hugo Viana, a expectativa em torno da recuperação de Rúben Amorim, que em condições normais seria o substituto natural do esquerdino, foi crescendo, mas o médio ainda não foi chamado. Em treino integrado condicionado nos últimos dias de trabalho, o jogador emprestado pelo Benfica ainda não reúne as condições físicas necessárias e o Braga não quer arriscar, até porque a reta final do campeonato reserva ainda jogos importantes.


Djamal favorito e Ukra o "outsider"

Quem será o substituto de Hugo Viana em Paços de Ferreira? A escolha de Leonardo Jardim tem feito correr alguma tinta nas últimas duas semanas, pois poderá implicar a mudança de algumas pedras no xadrez do treinador. Rúben Amorim e Luís Alberto seriam as alternativas naturais, mas o português não foi convocado e o brasileiro, apesar de fazer parte da lista, ainda denuncia alguma falta de ritmo competitivo. A opção mais provável acaba, assim, por ser a entrada de Djamal para a posição 6, levando à subida de Custódio no terreno. No entanto, o técnico sabe que é como médio mais defensivo que o português mais rende, pelo que poderá igualmente optar por mantê-lo nesse lugar à frente da defesa e desviar Alan da direita para o meio. Nesse caso, Ukra poderia ter uma hipótese de regressar à competição, algo que já não acontece desde a receção à Académica. A incógnita só será desfeita perto da hora de jogo, até porque o próprio estado do relvado da Mata Real poderá ter influência na decisão.

O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga ainda sonha com o título

Leonardo Jardim afasta saída no final da época

Os rumores aumentam, mas o treinador madeirense garantiu que vai continuar em Braga na próxima temporada. Apontado como possível sucessor de Vítor Pereira e Jorge Jesus, Leonardo Jardim recordou que tem mais dois anos de contrato com os «arsenalistas» e revelou que já se encontra a preparar a próxima época. 'Sou treinador do Sp. Braga, tenho mais dois anos de contrato e já estou a preparar a próxima época. Tenho cláusula de rescisão mas, neste momento, posso prometer aos adeptos que vou ser treinador do Sp. Braga na próxima época', sublinhou Jardim, em conferência de imprensa.
Sobre o campeonato, o técnico não atira a toalha ao chão no que respeita à luta pelo título: ~ 'Tenho que acreditar que ainda é possível chegar ao primeiro lugar. Estão 12 pontos em disputa e, nesta altura da época, as equipas não estão no seu melhor momento. Queremos rentabilizar ao máximo esses pontos em disputa', garantiu Leonardo Jardim.
O Sporting de Braga defrontar hoje o Paços de Ferreira, na Mata Real (20h15).

Leonardo Jardim. 'Ainda lutamos pelo primeiro lugar '


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Leonardo Jardim focado no topo da classificação
"O 1º lugar é possível"

As derrotas diante de Benfica (2-1) e FC Porto (1-0) não desmoralizaram Leonardo Jardim. Depois de se ter recusado a assumir a candidatura ao título, o técnico disse ontem que o Sp. Braga ainda pode ser campeão. "Tenho de acreditar no 1º lugar. Estamos a cinco pontos e, vencendo o P. Ferreira, ficamos só a dois", afirmou.

Jardim lembrou que "estão 12 pontos em disputa" e disse que, "nesta altura, as equipas não estão no seu melhor momento de forma", o que dá mais esperança aos minhotos.

Apontado aos rivais FC Porto e Benfica, para a próxima época, deixou a garantia de que "não houve qualquer contacto com esses clubes" e prometeu continuar no comando técnico dos bracarenses: "Tenho mais dois anos de contrato. Posso prometer aos adeptos que estarei aqui na próxima época".

Entretanto, a direcção do Sp. Braga recebeu uma proposta da Fiorentina por Hugo Viana e os italianos estão dispostos a pagar a cláusula de rescisão de 2,5 milhões de euros do médio, que tem estado em destaque no trajecto do minhotos e tem contrato até Junho de 2013.

A concretizar-se, a transferência para Itália será a quarta experiência de Viana no estrangeiro, depois de Newcastle (Inglaterra), Valência e Osasuna (Espanha). O médio falha o jogo de hoje (20h15) com os pacenses devido a castigo.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

P. Ferreira-Sp. Braga EM DIRETO: redescobrir a felicidade
Castores atravessam momento de tranquilidade e alívio; arsenalistas procuram retomar o caminho das vitórias
Por Pedro Jorge da Cunha

O Momento:

P. FERREIRA: Henrique Calisto lembrou, e bem, na antevisão da partida que o Paços de Ferreira está a fazer uma excelente segunda volta. Os castores somam apenas menos um ponto do que o Benfica nesta segunda fase da Liga e vêm de um triunfo excelente em Olhão. Um triunfo que terá selado, em definitivo, a manutenção dos nortenhos no principal escalão.

SP. BRAGA: as derrotas frente a Benfica e F.C. Porto colocaram o fim ao sonho do título, mas em nada beliscam a temporada soberba dos arsenalistas. Riscada a possibilidade de lutar pelo primeiro posto, o Sp. Braga passa a concentrar-se na peleja pela vice-liderança. O Benfica está apenas um ponto à frente.

Ausentes:

P. FERREIRA: todo o plantel disponível;

SP. BRAGA: Hugo Viana (castigado); Leandro Salino, Baiano e Paulo Vinícius (lesionados);

Discurso direto:

HENRIQUE CALISTO: «O Sp. Braga não vai apresentar sequelas das derrotas com o Benfica e o FC Porto. Espero um Braga forte, à altura do campeonato regular que tem feito. É uma equipa bem orientada e que ainda tem objetivos. Tem tudo para que no campo motivacional esteja aqui a 200 por cento.»

LEONARDO JARDIM: «O Paços em casa é uma equipa muito combativa, muito forte nas transições, que cria dificuldades a todos os adversários e só um Braga no seu melhor desempenho pode ir lá buscar o que quer, os três pontos em disputa. Queremos vencer para ficarmos a dois pontos do primeiro.»

Registo histórico:

13 jogos disputados entre as duas equipas na Mata Real, para o campeonato, e grande equilíbrio. Seis vitórias para o Paços de Ferreira, cinco para o Sp. Braga e duas igualdades. Nas últimas quatro épocas há um domínio claro dos visitantes: três vitórias e um empate.

Equipas prováveis:

P. FERREIRA: Cássio; Nuno Santos, Ricardo, Javier Cohene e Luisinho; Luiz Carlos, Filipe Anunicação e Vítor; Caetano, Michel e Melgarejo

Outros convocados: António Filipe, Tony, André Leão, Arturo Alvarez, Josué, Manuel José, Sassá, Michel Lugo e Christian

SP. BRAGA: Quim; Miguel Lopes, Douglão, Nuno André Coelho e Elderson; Custódio e Djamal; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima

Outros convocados: Tommaso Berni, Ewerton, Luís Alberto, Vinícius, Ukra, Paulo César, Carlão e Nuno Gomes

Maisfutebol