News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/04

Started by JotaCC, 13 de April de 2012, 07:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hugo Viana: "sonhar com mais do que o quarto lugar"



São quatro jogos verdadeiras finais, por isso, Hugo Viana diz que será "um mês demasiado importante" para a equipa alcançar o sonho da melhor classificação possível. Com o título mais longe, depois das últimas duas derrotas, o médio confessa que a boa campanha do Sp. Braga e o terceiro lugar faz pensar num melhor resultado do que o inicial quarto lugar.

"Não se pode estar a fazer balanços ou falar em que lugar poderíamos ficar, porque ainda faltam quatro jogos. Entramos sempre para ganhar, até agora não conseguimos na Taça da Liga, Liga Europa ou Taça de Portugal, resta-nos o campeonato. Até hoje sempre dissemos que temos um objectivo que é acabar nos primeiros quatro. A quatro jornadas do final, estamos inseridos numa boa classificação que nos poderá fazer sonhar um pouco mais do que o quarto lugar, é legítimo pensar assim. Por isso, o próximo jogo vai ser muito importante e no final é que poderemos marcar um objectivo para os últimos três jogos", sublinhou, à margem da visita da EB 2,3 de Palmeira.

Deixando claro que "as duas derrotas não vão abalar o grupo", Hugo Viana lembra que a campanha da equipa "é de orgulho para toda a gente", mas "é óbvio que não queremos ficar por aqui". "Como ainda faltam quatro jogos, e como o Sp. Braga entra em cada jogo para ganhar, não podemos pensar de outra maneira", frisou.
Hugo Viana confessa que o grupo "está focado nos quatro jogos", com o intuito de "acabar o mais acima possível na classificação esta temporada".

"Óbvio que quero ir à selecção"

Sem rodeios, e num momento de grande forma, Hugo Viana confessou aos jornalistas que gostava de fazer parte da derradeira lista de eleitos de Paulo Bento para a selecção nacional e a fase final do Euro 2012.
"É óbvio que quero e gostava de ir à selecção. Mas merece quem lá está e quem for convocado é merecido", referiu, acrescentando que outros nomes da equipa do Sp. Braga se deveria juntar à selecção nacional.

"No ano passado fizemos uma boa campanha e foi uma pessoa chamada, o Sílvio. Qualquer jogador gosta e quer representar a selecção. Por mim merecem todos ir à selecção, não só os portugueses, como os brasileiros, como os nigerianos, os de outros países, todos merecem ir à selecção pela excelente campanha que estamos a fazer", destacou o capitão arsenalista.

"Se algum de nós for chamado penso que é merecido", acrescentou.

A boa época de Hugo Viana tem associado na imprensa o nome do médio do Sp. Braga a clubes estrangeiros. Mas o capitão desmente o interesse de outros emblemas ou uma possível saída de Braga. "Não sei, até hoje nunca me falaram de clubes interessados. Não me vejo a emigrar de novo, mas, neste momento estar a falar de clubes interessados ou não não era justo. Nunca me falaram até hoje e estamos inseridos num mês que vai ser demasiado importante para nós, por isso, não queremos pensar em mais nada a não ser os jogos que nos faltam até ao final do campeonato", frisou.

Questionado sobre um interesse em experimentar ligas como a italiana - o Génova já demonstrou interesse no médio - Viana foi peremptório: "gosto de estar em Braga, de estar no campeonato português, sinto-me bem aqui. Mas tanto eu como os meus colegas estamos agora focados nos quatro jogos que faltam para acabar o mais acima possível na classificação".

Centenas em delírio

O pavilhão da EB 2,3 de Palmeira vibrou, por completo, com mais de 300 alunos de 23 turmas em delírio com a presença dos craques do Sp. Braga. Hugo Viana, Lima, Hélder Barbosa e Luís Alberto distribuíram autógrafos e boa disposição, numa iniciativa com o intuito de aproximar os mais novos ao clube. E com os resultados à vista.

"Havia muito menos adeptos do Sp. Braga, em média, em cada turma de 24 alunos, 12/13 já são do Sp. Braga. O que é muito bom, porque antigamente era tudo maioria do FC Porto e Benfica. Nota-se que este trabalho está a dar resultados", destacou o professor, António Teles.

Para além dos autógrafos, os jogadores ofereceram uma cami-sola autografada a Sofia Costeira, de 13 anos, que confessou a alegria pelo "momento especial". "Estou feliz, foi uma surpresa, porque não estava a contar. Todos os jogadores do Sp. Braga são os meus preferidos. Vamos ganhar, pelo menos o terceiro lugar", contou a felizarda.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Hugo Viana: «Não queremos ficar por aqui»
lança ataque ao 2.º lugar e assume desejo de ir ao euro
   
Jogadores foram recebidos em apoteose e não faltaram frases de incentivo.

Foi ao som do hino da Liga dos Campeões que centenas de alunos da Escola EB 2, 3 de Palmeira aplaudiram de pé a visita de 4 craques do Sp. Braga.Depois dos tão aguardados autógrafos, os jogadores reservaram o melhor para o final, com Hugo Viana a ser o porta-voz da ambição do plantel para o que resta da temporada. "Estas duas derrotas, com Benfica e FCPorto, não nos abalaram. Estamos, como sempre estivemos, na máxima força e não queremos ficar por aqui", atirou o esquerdino, quando confrontado se seria um mal menor terminar o campeonato na 3.ª posição. "Tudo faremos para ganhar os próximos 4 jogos. Penso que ainda não é a altura de fazer balanços. A deslocação a Paços de Ferreira é mesmo muito importante e no final desse jogo podemos traçar os objetivos para as últimas 3 rondas", assumiu, deixando no ar um sonho sabido por todos:"Claro que gostaria de ganhar todas as competições em que estou envolvido. Agora só nos resta uma. Veremos, depois de Paços de Ferreira, se a paragem nos foi benéfica."

RECORD

JotaCC

Viana não pensa emigrar

Juntar ao campeonato espanhol e inglês uma experiência no italiano ou alemão agradaria a qualquer jogador menos a Hugo Viana. Pelo menos neste momento. O médio tem alguns clubes interessados em contratá-lo, com o Génova e o Corunha à cabeça, mas ontem, na visita à Escola EB 2/3 de Palmeira, onde esteve a distribuir autógrafos na companhia de Lima, Hélder Barbosa e Luís Alberto, revelou não estar a pensar nesse cenário. "Não me vejo a emigrar de novo, mas também estar a falar nessa questão não era justa, porque ninguém me falou disso até hoje", referiu o médio, que se confessa bastante feliz no clube arsenalista, com o qual tem contrato até ao final da época 2012/13. "Gosto de estar em Braga, gosto de estar no campeonato português e sinto-me bem aqui. Tanto eu como os meus colegas estamos mais focados nos próximos jogos, para acabarmos o mais acima possível. Isso sim é mais importante que qualquer outra coisa", sublinhou.

Acima da terceira posição que o Braga ocupa nesta fase do campeonato só há duas possíveis: a segunda e a primeira. Será que a equipa ainda pensa no título? Hugo Viana não diz que sim nem que não, mas confirmou que os bracarenses não estão satisfeitos com a atual classificação. "A campanha que estamos a fazer deixa toda a gente orgulhosa, mas é óbvio que não queremos ficar por aqui [terceiro lugar]", revelou um dos capitães dos minhotos, que, por conseguinte, prefere ainda não fazer qualquer balanço da época. No entanto, lembrou que a meta traçada no verão de 2011 está muito próxima de ser matematicamente alcançada (faltam dois pontos). "Queríamos entrar em cada competição para ganhar. Até hoje não conseguimos nem na Taça da Liga, nem na de Portugal, nem na Liga Europa e agora só nos resta uma competição. Sempre dissemos que temos o objetivo de ficar nos quatro primeiros lugares e, a quatro jornadas do final, estamos num que nos permite sonhar com mais que o quarto. Por isso, o próximo jogo [Paços de Ferreira] será muito importante", declarou o internacional português.

Seleção ainda no horizonte

Uma, duas, três... Hugo Viana já terá perdido a conta às vezes em que se viu confrontado com as opções de Paulo Bento para a Seleção Nacional. O médio tem sido um dos principais destaques do Braga esta temporada e, por isso, são muitas as vozes que se têm ouvido a pedi-lo no Campeonato da Europa deste ano, mas, até ao momento, não há qualquer indicação que venha a integrar a convocatória final. Contudo, o esquerdino não perde a esperança. "Quero e gostava de ir à Seleção no final da época", declarou, pela enésima ocasião, Hugo Viana, fintando qualquer abordagem polémica sobre a decisão que o selecionador nacional anunciará em maio. "Sou o primeiro a saber quando faço as coisas bem ou mal. Não preciso que outra pessoa me diga isso. Como eu e a equipa do Braga estamos a fazer uma excelente campanha, se algum de nós for chamado, é merecido", completou Viana.


Perto do melhor ataque de sempre

Este Braga tem todas as condições reunidas para se destacar como o mais concretizador da história do clube na liga principal. Ao cabo de 26 jornadas, a equipa de Leonardo Jardim já apontou 54 golos - menos três do que o FC Porto e menos dois do que o Benfica - e, por isso, está muito próxima de bater o recorde interno.

Os arsenalistas nem precisam de fazer algo de extraordinário, nas últimas quatro jornadas do campeonato, para cometerem essa proeza. Isto porque o melhor registo de sempre do clube está fixado nos 58 golos, algo que foi alcançado em 2000/01. Treinados por Manuel Cajuda, os bracarenses terminaram o campeonato no quarto lugar e destacaram-se no capítulo ofensivo, com forte contributo de Fehér, autor de 14 golos.

No entanto, nessa época o campeonato ainda era disputado por 18 equipas, pelo que o Braga de Leonardo Jardim deverá bater a marca histórica, mesmo com menos quatro jogos. De resto, a média atual de golos por jogo (2,1) já é bem superior à de então (1,7).

Seja como for, os 54 golos na presente edição da Liga ZON Sagres já correspondem ao segundo melhor ataque de sempre no campeonato, em igualdade com 1953/54, época em que o Braga acabou a competição no quinto posto. As temporadas de 1954/55 e 1949/50 (ambas com 52 tentos) completam o top cinco.

Para se perceber ainda melhor a relevância dos números atuais, refira-se que na época da melhor classificação de sempre (segundo lugar, em 2009/10, sob o comando de Domingos Paciência) o Braga não foi além dos 48 golos marcados.

No treino de ontem, Leonardo Jardim insistiu bastante na finalização, com exercícios de cruzamentos e de remates frontais à baliza. O técnico quererá, por certo, manter a veia goleadora, embora ligeiramente manchada na última jornada, na qual o Braga ficou em branco contra o FC Porto. Algo que não se verificava na Liga desde a nona jornada (0-0, em Coimbra) e, incluindo todas as provas, há nove jogos.


Rúben Amorim integrado com algumas cautelas

Vai ganhando força a hipótese de Rúben Amorim estar disponível para o jogo da próxima jornada, com o Paços de Ferreira, na Mata Real. Se anteontem o médio subiu ao relvado para realizar algum trabalho com bola, ainda que à parte, no treino matinal de ontem já se juntou aos restantes companheiros, participando em quase todos os exercícios orientados pelos treinadores. As exceções foram os de finalização e a peladinha disputada já na parte final da sessão, pois os responsáveis arsenalistas não querem ver o internacional português sofrer uma recaída da lesão que o manteve afastado durante cerca de um mês.

O próximo a deixar o boletim clínico será Paulo Vinícius. Apesar de ontem ainda ter trabalhado sob a orientação do fisioterapeuta Francisco Miranda, que por estes dias também tenta recuperar Henrique - central cedido ao Feirense -, o brasileiro poderá seguir os passos de Rúben Amorim no início do mês de maio, a tempo de disputar as duas últimas jornadas do campeonato.


Jogo-treino no AXA à porta fechada

Face à paragem no campeonato, motivada pela realização da final da Taça da Liga entre o Benfica e o Gil Vicente, o Braga vai disputar esta manhã um jogo particular diante do Aves, atual segundo classificado da Liga Orangina. Leonardo Jardim vai, assim, preparar a deslocação à Mata Real, na próxima jornada, num jogo-treino que terá lugar no AXA e que decorrerá à porta fechada. O plantel gozará depois uma dupla folga, à imagem do que aconteceu após o jogo com o FC Porto.


Grupo almoçou junto

Além do treino matinal e da visita à Escola EB 2/3 de Palmeira, a agenda bracarense no dia de ontem ficou também marcada pelo almoço que reuniu todo o plantel num restaurante da cidade. Um convívio que serviu para os comandados de Leonardo Jardim fortalecerem o espírito de grupo.


O JOGO

JotaCC

Alterações

28.ª jornada abre na «Pedreira»


Sporting de Braga e Olhanense lançam a 27 de abril, no Estádio Municipal, a antepenúltima jornada do campeonato. No dia seguinte, o FC Porto desloca-se ao terreno do Marítimo, que luta pelo quarto lugar, enquanto no domingo (dia 29), o Benfica defronta o Rio Ave, em Vila do Conde, numa ronda que encerra segunda-feira com o Sporting-Académica.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Empate matinal com o Aves

À porta fechada, o Braga recebeu e empatou com o Aves, a um golo. Na primeira parte, o defesa Geraldes colocou a equipa da Liga Orangina em vantagem e na segunda o médio Vinicius estabeleceu a igualdade.

O JOGO