News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 05/01

Started by Pé Ligeiro, 05 de January de 2007, 09:14

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Penafiel libertou o jogador e a transferência está por horas
Diego disponível para o Dragão
Adriano continua entre os favoritos do Braga para o reforço da equipa


Está por horas a confirmação da transferência de Diego para o FC Porto. De acordo com um comunicado publicado ontem na página oficial do Penafiel, o último obstáculo à concretização da transferência de Diego para o FC Porto foi finalmente ultrapassado com o anúncio do fim do empréstimo do médio brasileiro à equipa duriense por parte do Sporting de Braga. A decisão terá sido tomada na sequência de uma reunião realizada na quarta-feira à noite, no Porto, na qual participaram representantes do Braga e do Penafiel e da qual resultou o fim do acordo de cedência do jogador à equipa penafidelense.
O médio de 18 anos, recorde-se, chegou na quarta-feira a Portugal depois do gozo de um período de férias no Brasil e não escondeu a sua vontade de ingressar no FC Porto e de reencontrar Jesualdo Ferreira, técnico responsável pela sua vinda para Portugal, na altura em que se encontrava à frente da equipa técnica do Braga. Diego chegou a participar em diversos treinos da equipa principal dos minhotos, mas nunca teve oportunidade de se estrear na principal competição do futebol português. Com a saída de Jesualdo Ferreira no final da última temporada e com o fim da equipa B do clube, Diego acabou por ser emprestado ao Penafiel, mas a intenção do FC Porto reforçar as opções para o meio-campo acabou por forçar a sua saída da equipa duriense. Ontem, o jogador assistiu na bancada ao treino que o Braga e o Penafiel realizaram juntos e hoje deverá marcar presença no treino da equipa minhota. Nos próximos dias, contudo, o jogador deverá ver concretrizado o sonho de representar o FC Porto, pelo menos até ao final da época. Para já, o acordo entre o campeão nacional e o Braga prevê o empréstimo do jogador até ao final da temporada, com opção para a compra do passe depois.


Saída do avançado está iminente
Cruzeiro recoloca Marcel na lista

Estão praticamente concluídas as negociações para a transferência de Andrade, que deve chegar ao Minho na próxima semana


Andrade vai ficar a saber hoje quando viaja para Portugal. O centrocampista, revelação do Vasco da Gama no recente campeonato brasileiro, está ansioso pelo regresso à cidade dos Arcebispos para oficializar o vínculo e envergar a camisola do Braga, depois de já ter estado no Minho a fazer exames médicos. A vontade de representar a equipa portuguesa aumentou significativamente durante esta sua curta permanência Portugal, no passado mês de Dezembro, porque ficou a gostar da cidade e do clube.
Entre avanços e recuos, os termos do acordo de transferência voltaram ontem a ser alinhavados - confirmadas as cedências da outra parte - , estando previsto para hoje um derradeiro contacto negocial no sentido de limar os últimos pormenores inerentes à transferência do brasileiro. De qualquer forma, a presença de Andrade no Minho apenas deverá acontecer no início da próxima semana, em princípio logo na segunda-feira.
Por outro lado, Marcel volta a estar no horizonte do Cruzeiro, que entretanto havia desistido de o contratar, juntando-se, por isso, ao Palmeiras, de Caio Júnior, que mantém o bracarense debaixo de olho. Se o atacante abandonar o Braga, como está praticamente definido - mas depende da entrada de outro ponta-de-lança, o portista Adriano, em princípio, uma vez que este também está dependente do negócio Diego, entre protistas e bracarenses -, o Cruzeiro deverá ganhar a corrida ao Palmeiras.


Com Diego a assistir
Cesinha e Marcel marcaram ao Penafiel


O Braga efectuou ontem à tarde um jogo-treino com o Penafiel, que venceu por 2-1, com golos de Cesinha e Marcel (o tento dos penafidelenses foi obtido por João Pedro, que se encontra emprestado pelos bracarenses). Depois do ensaio com o Trofense, a equipa de Rogério Gonçalves voltou a defrontar uma equipa da II Liga, opção que está ligada à necessidade de preparar o embate de domingo com o Portimomense, para a Taça de Portugal. Presente, mas apenas como observador, esteve Diego que se desvinculou do Penafiel, e que deverá ficar a treinar com o plantel arsenalista até que sejam ultrapassados os últimos pormenores inerentes à sua cedência ao FC Porto.
João Pinto, dispensado no dia anterior para prestar declarações na PJ, voltou às lides diárias, mas fez um treino específico, à parte, enquanto Carlos Fernandes e Pedro Costa efectuaram corrida. Se nenhum deles recuperar, Paíto será o titular no lado esquerdo da defesa arsenalista. Maciel e Castanheira voltaram a ficar sob os cuidados do departamento clínico. Para hoje de manhã, de novo à porta fechada, está agendado mais um apronto.



Hoje
Rodriguez vai ser inscrito


Rodriguez vai ser hoje inscrito na Liga. O internacional peruano não será, contudo, opção para o embate com o Portimomense, uma vez que vai ficar a aguardar pela chegada do cerificado internacional, o qual apenas agora irá ser solicitado pelos serviços da Federação Portuguesa de Futebol junto da sua congénere do Peru.


Jogo da Taça
Entrada livre até ao 14 anos


O regresso dos jogos do Braga às tardes de domingo está na origem de mais uma iniciativa dos responsáveis arsenalistas, a qual isenta de pagamento de bilhete os jovens até aos 14 anos, desde que acompanhados de um adulto (a idade dos jovens será verificada através do BI, de que devem fazer-se acompanhar). Quanto aos preços dos ingressos, os portadores de cartão jovem pagam três euros, os sócios cinco e o público dez euros. Os bilhetes estão à venda nos lugares habituais.


Em curso
Renumeração de sócios


Na sequência do estatutariamente determinado, está em curso uma renumeração dos sócios do Braga, os quais, para manter o número de filiado, terão que ter pelo menos a quota referente a Junho de 2006. Os sócios com quotas em atraso até Dezembro de 2005 beneficiarão de um desconto de 50 por cento, tendo depois que regularizar o ano de 2006. Por outro lado, os associados com mais de 15 anos, mas ainda com o estatuto de isentos, têm que regularizar a situação a fim de evitar a eliminação.


IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Via aberta para Diego
PENAFIEL ANUNCIOU FIM DO EMPRÉSTIMO


Diego Costa deve ser confirmado como reforço do FC Porto nas próximas horas, depois de ontem ter sido desbloqueado o pormenor que impedia a concretização do negócio há muito tratado entre os dragões e o Sp. Braga. O Penafiel, clube ao qual o jovem brasileiro estava cedido pelos bracarenses desde o início desta época, assumiu no seu site oficial "o fim do empréstimo", numa missiva que relatava uma derradeira reunião ocorrida no Porto na noite de anteontem.

É o culminar de duas semanas de avanços e recuos, mas os penafidelenses não divulgaram o teor do acordo que os levou a abdicar do seu melhor marcador na luta pela subida na Liga de Honra. Diego Costa, de resto, esteve ontem em Braga e não só para assistir ao jogo-treino entre os durienses e bracarenses...



Quotas em atraso com perdão parcial
NO ÂMBITO DA RENUMERAÇÃO DOS SÓCIOS


O Sp. Braga anunciou um perdão parcial das quotas em atraso para os sócios faltosos, que estejam interessados em manter o estatuto de antiguidade no processo de renumeração em curso neste início de 2007.

Os associados que regularizarem a situação terão um desconto de 50% nos débitos acumulados até final do ano de 2005, pagando na totalidade as quotas do 1.º semestre de 2006, para que a respectiva ficha seja considerada válida para entrega do novo cartão. Com esta medida pretende-se evitar o impacto da renumeração no decréscimo efectivo dos cerca de 23 mil sócios contabilizados nesta altura.

IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Veiga cobrou comissão de 5% na ida de João Pinto para o Sporting


José Veiga facturou uma comissão de 245.115 euros (5%) pela contratação de João Vieira Pinto pelo Sporting no Verão do ano 2000. Documentos a que o JN teve acesso contrariam a versão apresentada pelo empresário no dia em que foi detido pela Polícia Judiciária, a 20 de Novembro do ano passado, segundo a qual apenas teria mediado as negociações na qualidade de "amigo" do futebolista, nada tendo ganho com isso. Depois de João Pinto ter alterado a versão inicialmente apresentada às autoridades, sabe-se agora que também José Veiga terá preferido não abrir completamente o jogo num primeiro momento. Aliás, segundo o seu advogado, João Correia, o arguido deverá pedir para prestar novamente declarações.

Quando confrontado com indícios de ter recebido, em vez de João Pinto, 3,29 milhões de euros referentes a um contrato paralelo do futebolista com o Sporting, José Veiga garantiu sempre nunca ter posto a mão sobre qualquer parte dos 4,190 milhões de euros envolvidos no negócio, refutando assim eventuais crimes de burla qualificada e abuso de confiança. Inclusivamente, em declarações a estações televisivas, chegou a negar a ligação à empresa Goodstone Consulting Limited, de Inglaterra, para a qual foi transferida a tranche inicial de 3,29 milhões. Porém, documentos posteriormente mostrados em público por responsáveis do Sporting evidenciam a ligação de Veiga à referida empresa, pelo menos na qualidade de procurador.

A reforçar o envolvimento de José Veiga na contratação de João Pinto pelo Sporting, na qualidade efectiva de empresário, está uma factura apreendida pela Inspecção Tributária, aquando da fiscalização à empresa Superfute S. A., relativamente ao exercício do ano 2000. Nesse documento está evidenciada uma "prestação de serviços" na "transferência do jogador "João Vieira Pinto", paga através de uma comissão de 5%. O valor, de 209.500 euros, a que acresceu IVA a 17% (245.115 euros no total) incide exactamente sobre os 4,190 milhões de euros acordados com o Sporting. A factura está datada de 20 de Agosto de 2000 e foi presumivelmente endereçada à sede em Londres da Goodstone.

Novo depoimento?

O facto de João Pinto ter reconhecido, anteontem, à PJ, que afinal tinha recebido 3,29 milhões de euros relativos ao contrato paralelo com o Sporting tornou-o arguido por falsas declarações, uma vez que entrou em contradição com o depoimento inicial - segundo o qual nada sabia sobre essa verba, o que fez recair sobre Veiga suspeitas de burla.

Esta sucessão de novas versões pode não ficar por aqui, já que José Veiga anunciou ontem a intenção de pedir certidão das novas declarações de João Pinto - indiciado também por fraude fiscal - e de ser novamente interrogado no âmbito da investigação, podendo trazer ao processo elementos ainda não conhecidos da trama que parece envolver o negócio João Pinto.

Em reacção à pretensa alteração da versão de João Vieira Pinto, o advogado Rui Patrício sublinhou ontem que o clube de Alvalade "sempre disse a verdade". E que a versão do Sporting "é e será sempre a mesma desde o início deste processo".

"O Sporting fez o negócio e pagou a quem a contraparte indicou para pagar. Se as autoridades assim o pretenderem, o Sporting está à inteira disposição para falar", rematou.

Enquanto não é novamente ouvido, José Veiga está a fazer tudo por tudo para não ter de prestar a caução de 500 mil euros a que foi obrigado no interrogatório judicial. Através do advogado João Correia, o ex-empresário tem tentado revogar as medidas de coacção, alegando insuficiência económica e ausência de indícios, mas sem sucesso. A última diligência foi mais um requerimento a pedir esclarecimentos sobre o despacho judicial. Poderá seguir-se um recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa.

O JN tentou, sem sucesso, contactar José Veiga e João Pinto.

Carla Pinto pode lançar mão sobre o dinheiro no divórcio

O presumível reconhecimento por parte de João Vieira Pinto, perante as autoridades, de que terá recebido através da empresa inglesa Goodstone verbas referentes a um contrato paralelo com o Sporting, pode trazer consequências no processo de divórcio entre o jogador e Carla Pinto, que ainda corre no Tribunal de Cascais. A acção litigiosa não chegou ainda ao fim, pelo que não foram divididos os bens do casal, que manteve o casamento durante cerca de 16 anos. O JN sabe que a mulher ainda formalmente casada com João Pinto pondera incluir o dinheiro em causa no arrolamento de bens do casal. Como sempre acontece nestes processos, a partilha terá de ser efectuada após o juiz decretar oficialmente o divórcio e a sentença tornar-se definitiva. Em causa estará o facto de a verba ter circulado no património de João Pinto entre 2000 e 2005 - ano em que recebeu uma última tranche de 890 mil euros directamente do Sporting, já sem a Goodstone envolvida - podendo ser incluída nos bens comuns do casal.

Contactada ontem pelo JN, Carla Pinto recusou prestar qualquer declaração ou esclarecimento.

Empresário terá facturado à empresa Goodstone um total de 245 115 euros correspondentes à sua colaboração no negócio. Documentos contrariam primeira versão, segundo a qual o ex-dono da Superfute teria apenas actuado como "amigo"


Diego com caminho aberto para reforçar os dragões

Diego tem o caminho aberto para reforçar o F. C. Porto. O mais difícil já está ultrapassado o Braga convenceu o Penafiel a libertar o médio brasileiro, de 18 anos, que se encontrava emprestado pelos minhotos até ao final da época.

Anteontem à noite o processo ficou minimamente alinhavado com o clube duriense a ver cumpridas algumas exigências, entre elas uma compensação financeira superior a 200 mil euros pela perda de um dos atletas mais influentes na equipa orientada por Rui Bento.

Ontem, em Braga, as duas partes selaram o acordo o jogador termina o vínculo de cedência com o Penafiel e está livre para assinar um compromisso com o F. C. Porto como tanto deseja o treinador Jesualdo Ferreira, adepto das qualidades deste futebolista que tem uma capacidade técnica acima da média e uma polivalência que lhe permite actuar em outras posições da linha ofensiva.

Estas são abrangências que seduzem qualquer treinador, sobretudo o técnico azul e branco que trabalhou com Diego no Braga, nos tempos em que o atleta chegou à cidade com apenas 16 anos, depois de ter sido descoberto num clube brasileiro. Há duas épocas já era uma pérola que apenas precisava de limar algumas arestas para se confirmar todo o seu talento.

Queimada a primeira etapa, a mais difícil, é Pinto da Costa quem está a conduzir o processo junto de António Salvador, presidente do Braga, no sentido de Diego ser o segundo reforço de Inverno do campeão nacional, depois do argentino Lucas Mareque ter sido assegurado ao River Plate.

Diego, de 18 anos, é uma das grandes revelações da Liga de Honra, ao ponto de ter suscitado a curiosidade de vários clubes, entre eles o F. C. Porto.



Vitória tangencial num jogo-treino com o Penafiel

O Braga derrotou ontem o Penafiel, por 2-1, num jogo-treino realizado à porta fechada - e o objectivo era mesmo que decorresse em segredo, já que os responsáveis bracarenses não anunciaram a realização da partida, ao contrário do que sucedeu antes do encontro do passado sábado com o Trofense. O jogo serviu de ensaio para o embate da Taça de Portugal com o Portimonense, marcado para depois de amanhã (16 horas), até porque os penafidelenses são do mesmo escalão dos algarvios (Liga de Honra).

Os golos da equipa minhota foram apontados por Cesinha e Marcel, que se mantém às ordens de Rogério Gonçalves, apesar de continuar a ser provável a sua saída durante a reabertura do mercado. João Pinto regressou ao trabalho, depois de ter falhado os treinos de anteontem para ser ouvido na Polícia Judiciária sobre o caso que envolve a sua transferência para o Sporting, no Verão de 2000. O internacional português não poderá, no entanto, defrontar o Portimonense, porque irá cumprir o primeiro dos dois jogos de castigo que lhe foram impostos na sequência da expulsão na partida com o Boavista (também não jogará com o Aves, no regresso da Liga).

Carlos Fernandes, Castanheira e Pedro Costa não foram utilizados, devido a problemas físicos, sendo pouco provável que recuperem a tempo da recepção ao Portimonense. O plantel bracarense volta a treinar hoje de manhã (10 horas), mais uma vez à porta fechada.

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!