News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/03

Started by JotaCC, 20 de March de 2012, 07:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Departamento clínico do Sp. Braga já recebeu 14 lesionados

É uma autêntica capacidade de superação. Numa época verdadeiramente brilhante a nível interno - com a luta pelo título no horizonte e a apenas um ponto do líder FC Porto - o Sp. Braga enfrenta nova contrariedade com a lesão grave de Salino, a sete jornadas para o final do campeonato e às portas da fase decisiva, com a deslocação à Luz e recepção aos azuis e brancos.

A fractura do perónio do médio brasileiro é a 14.ª lesão do plantel, num grupo reformulado no início da temporada, sobretudo na defesa, e que já contou com contratempos em demasia. Leonardo Jardim tem sabido contornar as dificuldades e adaptar jogadores, mesmo perante as inúmeras baixas que pairam sobre a equipa.

O primeiro caso grave surgiu ainda na pré-época, com a lesão de Custódio, no ligamento lateral interno do joelho esquerdo. O médio ficou afastado vários meses, depois de ter voltado a parar com idêntica lesão no joelho direito. Só se estreou em Janeiro, numa espécie de reforço de Inverno.

Ukra foi o primeiro 'cirúrgico' de um lote de cinco no grupo. Em Julho do ano passado, foi submetido a uma intervenção cirúrgica para debelar a lesão no tendão rotuliano do joelho esquerdo. O extremo esteve seis meses afastado dos relvados e voltou a jogar em Fevereiro.
Seguiu-se Nuno André Coelho. Em Setembro, o central lesionou-se gravemente no joelho direito, com rotura do ligamento cruzado, foi operado, surgindo também como reforço de Inverno, depois de longa paragem.

Baiano foi o quarto caso grave e que obrigou à adaptação de Salino a lateral. O brasileiro sofreu uma entorse traumática em Novembro, frente ao Benfica, e foi submetido a cirurgia, continuando em tratamento.
A defesa - sector mais fragilizado - sofreu novo abalo com a lesão de Paulo Vinícius, o terceiro caso grave de rotura de ligamentos no plantel. Operado em Dezembro, o central prossegue recuperação e dificilmente jogará esta época.

Ewerton (tendinopatia no adutor direito), Alan (problema no ligamento do joelho) e Rúben Amorim (lesão na coxa direita) continuam de fora das opções e estão ainda entregues ao departamento médico. Num lote de 14 atletas lesionados esta época, que contou também com Zé Luís (operado e entretanto cedido ao Gil Vicente), Paulo César, Imorou, Carlão e Luís Alberto.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Salvador quer esta taça
primeiro troféu pode dar mais força à candidatura

Em fevereiro completaram-se nove anos desde que António Salvador tomou posse como presidente do Sp. Braga. Era um desconhecido para o restante país este jovem líder, de 32 anos, que entrava numa linha sucessória para onde outros empresários tinham sido "empurrados" pelo presidente da Câmara, Mesquita Machado, também ele a passar pela cadeira do poder.

Foi o cónego Eduardo Melo, já falecido, quem convenceu o hoje presidente do Sp. Braga a aceitar o lugar. O cónego Melo era apenas um da lista de presidentes que tentaram juntar os cacos num clube que andou muitos anos a correr atrás do rival de Guimarães. Numa entrevista a Record, já numa altura em que Salvador afirmava o seu estilo de liderança, recordou a sua passagem pela cadeira do poder, revelando que uma das suas primeiras medidas passou por acabar com as garrafas de uísque em cima da mesa onde se reunia a direção.

RECORD

JotaCC

Campeões europeus da segunda volta

Se o tiro de partida do campeonato tivesse sido dado somente na segunda volta, o Braga seria nesta altura líder destacado da prova e com uma vantagem confortável sobre o segundo classificado (FC Porto). Os arsenalistas venceram todos os jogos realizados desde então e são um caso único entre as seis principais ligas da Europa. Nem Real Madrid (Espanha), nem Borússia de Dortmund (Alemanha), nem mesmo Manchester United (Inglaterra) obtiveram tanto sucesso desde a viragem das respetivas competições, embora os últimos dois até cheguem a esta altura com mais um ponto conquistado (25). No entanto, também levam mais encontros realizados, pelo que saem a perder em relação aos minhotos na média de pontos amealhados, que determina a equipa mais regular dos últimos meses.

Por norma, desempenhos tão regulares são obtidos por clubes que chegam a esta fase da temporada com um onze estável. Contudo, esse está longe de ser o caso do Braga. Leonardo Jardim tem sido obrigado a reinventar a equipa jornada após jornada, muito por culpa das lesões graves que têm surgido. De resto, dos 11 jogadores que entraram na primeira parte do campeonato, em Vila do Conde, só três foram titulares com o Feirense: Quim, Hugo Viana e Lima.

Comparando o atual desempenho do Braga com o das primeiras oito jornadas, constata-se que era de longe mais irregular. Por essa altura, os arsenalistas já tinham uma derrota e dois empates e estavam a três pontos do duo de líderes. Depois deste arranque de segunda volta, estão só a um do comandante isolado (FC Porto) e são vistos pela opinião pública como um dos sérios candidatos a vencer o título.


Golo de Hugo Viana destacado em Espanha

Um mês depois de ter feito furor no Youtube pelo espetacular golo que marcou ao Portimonense, Hugo Viana voltou a ser falado além-fronteiras pelo remate indefensável que fez contra o Feirense, no sábado. O livre exemplarmente batido pelo médio foi destaque, por exemplo, em Espanha, onde o jornal Marca o considerou um dos melhores do fim de semana. Os comentadores do vídeo publicado no sítio daquele periódico de Madrid ficaram especialmente fascinados com a potência aplicada no remate pelo internacional português.


Jardim com cinco exemplos de luxo

O Gil Vicente é o único obstáculo a separar Leonardo Jardim de um dos objetivos traçados pelo Braga esta temporada: atingir novamente a final de uma competição. Um fenómeno raro ao longo da história do clube, embora na cabeça de todos ainda esteja a presença em Dublin, no jogo decisivo da última edição da Liga Europa, perdido para o FC Porto. O feito obtido por Domingos Paciência, que quebrou um jejum de mais de dez anos sem os arsenalistas chegarem a uma final, é um dos cinco em que o madeirense se pode inspirar para tentar conduzir o clube até Coimbra, onde será jogado o derradeiro encontro da Taça da Liga.

Antes de Domingos, só mais quatro treinadores tinham conseguido apurar o Braga para uma final. O primeiro foi Rui Sim-Sim, que, após a saída de José Valle, orientou a equipa no Jamor, de onde sairia com a Taça de Portugal nas mãos no epílogo da temporada de 1965/66. A partir daí, mais três conseguiram a proeza de levar o clube da Cidade dos Arcebispos ao Estádio do Jamor: Mário Lino (1976/77), Quinito (1981/82) e Alberto Pazos (1997/98). Contudo, o resultado foi o mais indesejado por todos: a derrota.

Se conseguir superar os gilistas, Leonardo Jardim viverá um dos melhores momentos da ainda curta carreira como treinador, que contempla duas subidas de divisão: uma pelo Chaves e outra pelo Beira-Mar. Falta-lhe agora a conquista de um troféu...


Reforço de bilhetes para Barcelos

As 12 vitórias consecutivas no campeonato, aliadas à possibilidade de o Braga atingir a final, estão a originar uma grande procura de bilhetes para o jogo de quinta-feira, com o Gil Vicente, da meia-final da Taça da Liga. Os responsáveis bracarenses até irão fazer um reforço de ingressos durante o dia de hoje, o que leva a crer que a mobilização de adeptos voltará a ser enorme. Recorde-se que os sócios pagam apenas 7,5 euros e que podem adquirir, no máximo, dois bilhetes.


O JOGO

Bruno3429

Realmente fantásticos
Joana Russo Belo

Vai haver campeonato até ao fim. E, só por isso, há que dar mérito ao Sp. Braga, pela intromissão na luta pelo título. E pela classe em campo que dá gosto a quem vê futebol. Qualidade, confiança e uma equipa, verdadeiramente fantástica, sem qualquer dúvida ao nível das eternas candidatas ao título nacional. Nos últimos doze jogos, os arsenalistas somam doze vitórias, 36 golos marcados, números que fazem da equipa bracarense uma referência a nível europeu.

A exibição em Santa Maria da Feira não só ampliou o fabuloso percurso dos bracarenses da melhor série de vitórias de sempre, como colocou o Sp. Br aga no topo do futebol europeu. Na Europa, só o Real Madrid de José Mourinho se comparava, ciclo interrompido este fim-de-semana em Espanha com o empate frente ao Málaga. Assim, as doze vitórias do Sp. Braga na Liga são o melhor registo de triunfos consecutivos entre as principais ligas europeias.

São recordes, atrás de recordes. Nos últimos 50 anos, é a nona equipa a somar doze ou mais triunfos consecutivos. Curiosidade é que todas as outras se sagraram campeãs.
E, já agora, nota máxima para Hugo Viana. Um golaço frente ao Feirense para ver se convence, em definitivo, Paulo Bento na selecção.

Correio do Minho

JotaCC

F. C. Porto é o 12º melhor clube europeu do século XXI

O FC Barcelona continua a ser considerado o melhor clube europeu do século XXI. O F. C. Porto (12.º) lidera o contingente luso na lista revelada, esta quinta-feira, pela Federação Internacional da História e Estatística do Futebol.

Os catalães estão à frente dos ingleses Manchester United e Arsenal e do espanhol Real Madrid, num "top-10" dominado por clubes ingleses (quatro).

Entre os portugueses, o F. C. Porto é o melhor posicionado, na 12.º posição, seguido de Sporting (27.º), Benfica (31.º) e Sporting de Braga (72.º).

No "top-600" da IFFHS estão Marítimo (152.º), Boavista (170.º), Vitória de Guimarães (208.º), União de Leiria (211.ª), Nacional (218.º), Vitória de Setúbal (238.º), Paços de Ferreira (268.º), Belenenses (317.º), Académica (317.ª), Rio Ave (438.º), Beira-Mar (439.º), Gil Vicente (479.º), Naval 1.º de Maio (507.ª) e Estrela da Amadora (554.º).

JN

Bruno3429

Leonardo Jardim ajuda a promover Caminhada solidária

O técnico do Braga, Leonardo Jardim, vai ser padrinho, no próximo dia 1 de Abril, na Cidade dos Arcebispos, da 1ª Caminhada Solidária, promovida pela Associação Para a Inclusão e Apoio ao Autista de Braga. Ontem, na apresentação do evento, na sede daquela associação, Jardim declarou: "Espero que a minha imagem e a do Braga ajudem a promover esta Caminhada e, pela minha parte, tudo farei para estar à altura do cargo, cujo convite tive a honra e o prazer de aceitar, em nome de uma causa tão importante".

O Jogo

JotaCC

SC Braga candidato ao título? «Claro», diz Zé Luís

«Claro que o SC Braga é candidato ao título». É desta forma que o bracarense Zé Luís (atualmente emprestado ao Gil Vicente) analisa a carreira dos arsenalistas.

O avançado cabo-verdiano assume que «todo o mundo está a ver isso. O SC Braga tem equipa para lutar com qualquer equipa. Está a mostrar isso no campeonato, frente ao FC Porto e ao Benfica, e creio que vai haver luta até ao final», confirmou Zé Luís em declarações à Renascença.

Na próxima quinta-feira Gil Vicente e Braga lutam por uma vaga na final da Taça da Liga. O avançado espera uma vitória do galo: Temos que jogar à Gil Vicente. Se fizermos isso, tudo é possível», afirmou o camisola 99 dos gilistas que vai reencontrar o clube com o qual tem contrato algo que não incomoda Zé Luís: «Eu estou a representar o Gil Vicente. Para mim é mais um adversário que vou encarar com seriedade».


ZEROZERO

JotaCC

Leonardo Jardim padrinho de marcha solidária

Leonardo Jardim é o padrinho na marcha organizada pela Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista (AIA), uma instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que pretende recolher apoios financeiros para ampliar as suas instalações, em Palmeira, freguesia de Braga.

Para o efeito, a AIA organiza no dia 1 de abril uma caminhada solidária com partida na avenida Central, no coração de Braga, às 11 horas. A inscrição custa apenas € 2,5 e foi para promover a marcha que o treinador do SC Braga laçou o repto à população «para aderir» e «ajudar» uma instituição que dá apoio a 34 crianças autistas.

«Espero estar à altura de ser padrinho desta iniciativa e aproveitar a imagem que o SC Braga tem projetado para divulgar o trabalho feito pela Associação nesta área. A temática do autismo é ainda pouco conhecida pelos portugueses e daqui lanço o meu apelo para que todos se associassem à marcha», solicitou o técnico, que depois da apresentação da iniciativa fez uma visita guiada às instalações da AIA, numa escola desativada de Palmeira

As inscrições para a marcha solidária podem ser feitas na sede da AIA, nas lojas da Via Verde ou no Pingo Doce, empresas que patrocinam o evento, que também conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga.

A BOLA