News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/03

Started by JotaCC, 18 de March de 2012, 07:31

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga foi golear à Feira



Mais uma vitória para o Sp. Braga, a 12.ª consecutiva no campeonato e o Sp. Braga mantém-se na luta pelos primeiros lugares. Frente a um Feirense sem argumentos, o Sp. Braga construiu um resultado por 4-1 e continua a apresentar o melhor futebol do campeonato.

Primeira parte de domínio do Sp. Braga, principalmente nas questões ofensivas e os arsenalistas, apesar de terem em campo um Feirense motivado para tentar conquistar algo nesta partida, conseguiram mesmo chegar ao golo ainda nos minutos iniciais.

Corria o minuto seis quando numa boa jogada de entendimento, o Sp. Braga acabou por chegar ao golo. Cruzamento para o centro da área dos da casa onde surgiu Hélder Barbosa, que aproveitou um desentendimento entre um defesa e o guarda-redes Paulo Lopes para empurrar o esférico para o primeiro golo.

O Sp. Braga mandava na partida e notava-se que quando acelerava um pouco mais o ritmo de jogo, o Feirense, principalmente no seu reduto mais defensivo, sentia grandes dificuldades para parar os ataques arsenalistas.

No entanto e mesmo depois do golo sofrido, o Feirense nunca baixou os braços e demonstrou que se tivesse oportunidade para se aproximar da baliza bracarense, não ia dizer que não. Por duas vezes a equipa de Santa Maria da Feira esteve com muito perigo bem perto da baliza defendida de Quim, mas uma excelente defesa do bracarense e a falta de pontaria evitaram o golo.
Até ao intervalo o resultado não sofreu alterações e o Braga continuava com a vantagem no jogo e mantinha-se no comboio dos primeiros classificados.

Na etapa complementar o Feirense entrou decidido a contrariar o domínio do Sp. Braga e conseguiu mesmo criar algumas situações de maior aperto, mas sem que o golo aparecesse.
O Sp. Braga não se deixou intimidar, partiu novamente para o ataque e em três minutos resolveu a partida. Primeiro foi a vez de Lima facturar, aproveitando uma dádiva da defesa do Feirense.

Três minutos depois foi Mossoró que fez o gosto ao pé. Sempre muito eléctrico, o 'baixinho' do Sp. Braga apareceu no centro da área para rematar para o terceiro tento bracarense.
Apesar da vantagem, os bracarenses não abrandavam e continuaram a encostar o Feirense às redes.

Aos 73 minutos, Hugo Viana fez o quarto golo arsenalista. Na marcação de um livre directo, grande golo do médio criativo bracarense que sentenciou de vez a partida.
Apenas dois minutos depois, o Feirense conseguiu o seu tento de honra, por Buval, a aproveitar da melhor forma um cruzamento para bater Quim.

CORREIO DO MINHO

JotaCC



Imparáveis do Minho mostram futebol total

O Braga é candidato ao título e ponto final. A equipa pode não assumir, numa estratégia que se compreende, mas já não restam dúvidas que o primeiro lugar é o grande objetivo. Ontem surgiu a prova que faltava: saber até que ponto os Guerreiros do Minho conseguiam suportar a pressão de terem de jogar depois dos outros candidatos ao título. Pese as vitórias do FC Porto e do Benfica alcançadas na véspera, a equipa de Leonardo Jardim não se atemorizou. Nada disso. Respondeu categoricamente, com uma goleada e muito futebol. Ganhou facilmente onde o Benfica, por exemplo, sentiu imensas dificuldades, e conseguiu a maior goleada fora. Portanto, em termos de pressão, a questão está resolvida e já se sabe que não será por aí que a equipa irá quebrar. À experiência dos jogadores, junta-se a qualidade individual de vários elementos. Mas, acima de tudo, é o coletivo que funciona. Ontem, diante de um Feirense que entrou em campo como último classificado, porque horas antes o Leiria venceu o Rio Ave, o Braga chegou a mostrar um futebol total: bonito, rápido, criativo e demolidor.

Com uma entrada forte no jogo, com os médios subidos e a fazerem uma pressão enorme, o Braga marcou cedo. Percebeu-se logo que o mais difícil estava conseguido. Os minutos seguintes confirmaram. O Feirense não tinha argumentos para contrariar a maior qualidade do adversário. Carlos Fonseca e Ludovic bem tentavam lutar contra a maré, mas parecia missão quase impossível.

Quim Machado mexeu na equipa ao intervalo. Apagado, Thiago Freitas ficou no balneário, entrando Hélder Castro. Mas a possível reação do Feirense cedo acabou. Lima aproveitou um erro de Stopira e bateu Paulo Lopes, marcando o 18º golo no campeonato, colando-se novamente a Cardozo no topo dos marcadores. Três minutos, Mossoró - que grande exibição - ampliou a vantagem, aproveitando uma falha de Luciano - que mal estiveram os centrais fogaceiros ao longo do jogo.

Com o jogo decidido, o Braga mostrou o tal futebol total. Seguro atrás, com bom toque de bola e muita magia. O coletivo funcionou e as individualidades apareceram. Depois de Mossoró, Hugo Viana também teve o prémio merecido, marcando um golo soberbo, de livre direto. E a pergunta aqui fica: há, no futebol português, algum médio que esteja a realizar melhor época do que o esquerdino do Braga? A resposta é não. Adiante.

Quando chegou aos 4-0, Leonardo Jardim mexeu na equipa, provavelmente a pensar no jogo de quinta-feira, contra o Gil Vicente, das meias-finais da Taça da Liga. Tirou Mossoró e meteu Djamal. O Braga perdeu intensidade de jogo. A equipa bracarense passou a jogar pausadamente e com um futebol menos empolgante. Disso se aproveitou o Feirense, que reduziu por Buval, mas nada havia a fazer para evitar a 10ª derrota consecutiva. Já o Braga conseguiu a 12º vitória seguida no campeonato. Impressionante.


Arbitragem
Golo de Douglão bem anulado


Num jogo intenso, mas com poucos casos, Duarte Gomes esteve em bom plano. O caso mais complicado de ajuizar aconteceu aos 69 minutos, quando Douglão marcou. O lance foi corretamente anulado, já que o central brasileiro estava em fora de jogo. Ainda na primeira parte, o Braga reclamou um penálti, mas sem razão: Mossoró escorregou.

O MOMENTO: 7' [0-1]
Com os cumprimentos de Hélder Barbosa


O jogo ainda esta nos minutos iniciais e o Braga começava a construir a goleada, através de uma jogada bem delineada pelo lado direito. Custódio tocou a bola para Lima, o brasileiro devolveu-a ao médio, que cruzou para a pequena área, onde falhou a comunicação entre Paulo Lopes e Varela. O central tocou ligeiramente a bola, que acabou no pé esquerdo de Hélder Barbosa. O número 10 agradeceu e inaugurou o marcador. Pouco tempo de jogo e era o princípio do fim da equipa de Santa Maria da Feira.

Lances-chave

7' [0-1] Golo de Hélder Barbosa.

11' Canto de Hugo Viana, Lima cabeceia ao lado. Paulo César ainda tentou o desvio.

14' Entendimento entre Custódio e Hugo Viana, o esquerdino assiste Mossoró, que fica isolado, mas escorrega já dentro da área.

15' Passe magistral de Mossoró para Lima, o avançado fica na cara de Paulo Lopes, mas o remate sai ao lado.

18' Cruzamento de Carlos Fonseca, a bola sai rasteira e para a pequena área, onde surge Thiago Freitas a falhar o desvio. Ludovic também não chega.

26' Grande jogada de Ludovic, o pequeno jogador vê Quim adiantado e tenta o chapéu, mas o guarda-redes faz uma grande defesa e evita o empate.

29' Salino toca a bola para Lima, o avançado atira por cima da trave.

31' Livre direto de Lima, a bola sai ao lado.

42' Jogada na área bracarense, Ludovic remata com força, Douglão desvia uma bola que ia para a baliza.

54' Paulo César toca para Lima, o avançado tenta enquadrar-se com a baliza, dispara forte, mas Pedro Queirós desvia a bola, que sai por cima da trave.

55' [0-2] Golo de Lima. Stopira tenta despachar a bola, mas atira contra Paulo César, sobrando o lance para Lima, que bate Paulo Lopes.

57' Remate de longe de Hélder Castro, Quim evita o golo com uma boa defesa para canto.

58' [0-3] Mossoró marca. Paulo César faz um cruzamento rasteiro, Luciano falha incrivelmente e Mossoró não perdoa.

64' Mossoró imparável. O Mágico simula, deixa Varela preso ao relvado, cruza desde a linha de fundo, mas Hélder Barbosa falha o golo de forma inacreditável, atirando a bola por cima..

69' Custódio, em desequilíbrio, tenta o golo, a bola sobra para Douglão, que bate Paulo Lopes, mas estava fora de jogo.

73' [0-4] Bomba de Hugo Viana. De livre direto, o esquerdino marca um golaço.

75' [1-4] Buval reduz. Cruzamento de Hélder Castro, o avançado do Feirense antecipa-se a Elderson e marca, de cabeça.

82' Cruzamento de longe, Buval cabeceia e Quim defende.

89' Ludovic, sempre ele, tenta o golo de longe, mas Quim evita com uma defesa complicada.

90'+1' Mika tenta o golo de muito longe, a bola desvia em Miguel Lopes e bate na trave.


História do jogo

A euforia dos bracarenses não pára de crescer e, por isso, o jogo com o Feirense foi aproveitado para enviar uma mensagem ao clube e a Paulo Bento

Adeptos pedem Viana na seleção... e o título

Por muito que o clube tente conter os ânimos dos adeptos, a euforia não pára de crescer. A cada vitória que a equipa soma, o sonho de os bracarenses festejarem o título esta temporada aumenta exponencialmente e das bancadas não param de chover pedidos.

Ontem, embalados pelos quatro golos que o Braga tinha marcado na Feira, os arsenalistas não se fizeram rogados e cantaram em voz alta, uma e outra vez, para António Salvador, Leonardo Jardim e os jogadores ouvirem: "Nós só queremos o Braga campeão!".

Se o clube lhe faz a vontade só mais tarde se saberá, assim como, de resto, o outro desejo que fizeram questão de expressar no Marcolino de Castro. O destinatário, desta vez, foi outro: Paulo Bento. O selecionador nacional tem resistido à tentação de chamar Hugo Viana à Seleção e, depois de o foguete do médio ter estourado no interior da baliza de Paulo Lopes, lá surgiu o grito: "Nós só queremos Hugo Viana na Seleção!". A jogar assim, deverá ser muito difícil compreender uma ausência dos 23 eleitos para a fase final do Euro'2012.


A ESTRELA: Mossoró 8
Arte, velocidade e muito engenho

Se havia encontro em que o brasileiro não merecia ser substituído era este. Não só pelo golo que marcou - o segundo no espaço de três semanas -, mas pelo muito que jogou, quase sempre a um ritmo altíssimo. Arrancadas estonteantes - como a que resultaria no tento inaugural, por exemplo -, pormenores deliciosos, passes açucarados... O "mágico" fez de tudo um pouco e, por isso, bem mereceu a ovação que recebeu por parte dos adeptos, que há muito suspiravam pelo Mossoró arrasador da temporada de 2009/10. Pois bem, ele está de volta!


O Braga um a um

À geometria de Viana Mossoró juntou magia

Quim 6

Três defesas vistosas (26', 57' e 89'), dois sustos (18' e 90'+1') e um golo sofrido (75'); com três números se descreve o desempenho do guarda-redes, que, mesmo sem ser decisivo, apareceu quando foi necessário.

Salino 5

Superou alguns problemas iniciais para segurar os irrequietos Ludovic e Carlos Fonseca, que o impediram de subir livremente pelo flanco direito - só aos 28', para servir Lima -, e na segunda parte esteve mais seguro. Uma pancada na perna esquerda retirou-o do jogo (66').

Douglão 6

Seguro pelo chão e imbatível pelo ar, afastou duas potenciais jogadas de perigo para a baliza de Quim (18' e 42') com grande sentido de oportunidade. Ainda chegou a festejar (69'), mas o auxiliar anulou (e bem) por posição irregular.

Nuno A. Coelho 6

O bom posicionamento fez com que anulasse várias tentativas do Feirense para criar perigo na zona de finalização, onde controlou quase sempre Duval. A exceção foi no lance do golo dos "fogaceiros", mas aí a maior dose de responsabilidade é de Elderson.

Elderson 5

Cometeu um pecado que se revelou decisivo na atribuição da nota final: marcou Duval com os olhos e avançado aproveitou para bater Quim (75'). Até aí, como maior ou menor dificuldade, vinha conseguindo fechar bem o flanco esquerdo.

Custódio 7

A disponibilidade para atacar revelou-se decisiva, já que foi do seu pé direito que saiu o cruzamento que haveria de resultar no golo que desbloqueou o jogo (o primeiro). Ainda assim, foi na ocupação dos espaços, na forma como pressionou os adversários e nos inúmeros cortes realizados que mais deu nas vistas.

Hugo Viana 8

Começam a faltar justificações a Paulo Bento para o excluir dos 23 eleitos para o Europeu. Com passes curtos ou longos, o médio colocou a sua impressão digital em quase todas as jogadas de perigo dos bracarenses. O entendimento com Mossoró foi perfeito e o golo que marcou - um foguete indefensável - uma obra-prima.

Paulo César 5

Despertou para o jogo apenas na segunda parte com duas ações importantes: na primeira, provocou o erro de Stopira e, inadvertidamente, serviu Lima para o 0-2; mais tarde encontrou Mossoró para o 0-3.

Hélder Barbosa 7

Rápido e objetivo, aproveitou um desentendimento entre Varela e Paulo Lopes para fazer o quinto golo na Liga e, dessa forma, superar o seu anterior máximo (quatro, em 2010/11). Ainda podia ter feito novamente o gosto ao pé, mas deslumbrou-se com o passe de Mossoró e atirou por cima (64').

Lima 7

Voltou a juntar-se a Cardozo no trono dos melhores marcadores da Liga, agora com 18 golos, marcando naquela que foi, provavelmente, a ocasião mais fácil de que dispôs. E teve, pelo menos, mais... cinco.

Nuno Lopes 5


Desempenhou bem o papel de Salino.

Djamal 3

Deveria ter trazido mais segurança, mas teve muitos erros.

Carlão -

Entrada sem efeitos práticos.


Leonardo Jardim

"Tivemos uma entrada forte"

Leonardo Jardim admitiu que esperava mais dificuldades em Santa Maria da Feira. "O jogo foi mais fácil do que estávamos a contar. Tivemos uma entrada muito forte e tentámos aproveitar o adiantamento dos médios do Feirense, jogando nas suas costas. Na segunda parte, estivemos ainda melhor do que na primeira e justificámos plenamente a vitória", afirmou o treinador do Braga.

Por outras palavras, Jardim explicou a estratégia seguida pelos seus jogadores: "Era importante entrar forte, marcámos cedo e sabíamos que o Feirense sentiria dificuldades se tivesse que subir as linhas. Isso sucedeu, na primeira parte não aproveitámos, mas depois no segundo tempo os golos foram aparecendo até que foi preciso fazer alguma gestão, porque há jogo já na quinta-feira. É um grande objetivo da época chegar à final da Taça da Liga e sabemos que o Gil é muito forte a jogar em Barcelos".

Sobre o título, o discurso continua a ser o mesmo que tem sido proferido nos últimos tempos, ou seja, desde que o Braga está próximo da liderança. "O nosso primeiro objetivo é o quarto lugar e quando esse estiver garantido, então falamos de outros. Faltam apenas três pontos", recordou.

Jardim não se esqueceu de agradecer o apoio da massa associativa. "O 12 é um número especial, habitualmente associado aos adeptos, pelo que este triunfo é dedicado a eles que tanto têm ajudado. E, aproveitando, dedicado também aos jogadores menos utilizados, porque também eles contribuem para estes resultados", finalizou.

DISCURSO DIRETO

"Marcar cedo facilitou uma tarefa bastante complicada. Com um grande trabalho de equipa, vencemos. Queremos chegar à final da Taça da Liga, teremos de o Gil Vicente, mas, o Braga está confiante, a jogar bem, e vai lá para ganhar
Hélder Barbosa, Braga

"Foi uma noite igual às outras. Fazer as coisas bem é o mais importante. Campeão é igual em todo o lado, o objetivo é conseguir o terceiro lugar rapidamente. Percebemos os adeptos [título], ficarão contentes por ganhar jogo a jogo
Quim, Braga

"Somos uma grande equipa, acreditamos muito no nosso trabalho, houve agressividade e qualidade. Queremos intervir com bastante impacto na Liga; o Braga joga muito bem, com qualidade, somos candidatos a ganhar a meia-final
Custódio, Braga

"Temos de pedir desculpa aos adeptos que estiveram aqui a apoiar-nos. Tivemos um dia para esquecer, mas, há que levantar a cabeça. Só com trabalho, muito trabalho, é que vamos conseguir sair desta situação e ganhar jogos
Luciano, Feirense


Sócios com bilhetes a €7,5

A ameaça de boicote dos adeptos do Braga ao jogo de quinta-feira, da meia-final da Taça da Liga, fez com que o Gil Vicente baixasse o preço dos bilhetes. Os ingressos para sócios bracarenses, que poderão adquirir um máximo de dois, custam agora 7,5 euros, ao invés dos 15 previstos inicialmente, e serão disponibilizados já esta manhã, nas bilheteiras AXA.


O JOGO

JotaCC

Goleada: Sp. Braga soma na feira o 12.º triunfo consecutivo
Goleada natural de um candidato

Depois dos triunfos de FC Porto e Benfica, a equipa de Leonardo Jardim provou, uma vez mais, que tem estofo para lutar pelo título, ao golear o Feirense em plena Santa Maria da Feira, por 4-1. Os minhotos até encontraram um adversário atrevido, mas a verdade é que não o deixaram respirar, controlando a partida do primeiro ao último minuto e garantindo a 12ª vitória consecutiva na Liga.

Hélder Barbosa marcou logo aos 6 minutos , após um cruzamento de Custódio, e esse golo anestesiou a formação orientada por Quim Machado, que passou a jogar mais com o coração do que com a razão. Ainda assim, o médio Ludovic encontrou fôlego para testar os reflexos de Quim na primeira parte.

Jogo reatado, e a equipa arsenalista, apoiada pelos seus adeptos, que se deslocaram em bom número ao Estádio Marcolino Castro, voltou a ligar-se à corrente. A ameaça do segundo golo pairou no ar, e Lima encarregou-se de a concretizar, depois de um erro enorme da defesa do Feirense. Em concreto, um lançamento lateral a favor dos 'fogaceiros' transformou-se num tiro fatal, porque Stopira disparou contra Salino e a bola sobrou para o melhor marcador do Sp. Braga, que fez assim o seu 18º golo, igualando Óscar Cardozo.

Mossoró ampliou a vantagem bracarense, antes de Hugo Viana assumir protagonismo com o golo da noite, feito na marcação de um livre. Logo depois, Buval fez o golo de honra da casa, assistido por Hélder Castro.

JARDIM FELIZ COM 12.ª VITÓRIA

"Esta 12ª vitória consecutiva [Liga] tem um sabor especial", disse ontem Leonardo Jardim, sem assumir a candidatura do Sp. Braga ao título. "Era importante entrar forte e conseguir vantagem no marcador. A perder, o Feirense tentou subir as linhas e deixou espaços nas costas. Fizemos dois golos no início da 2ª parte e no final fizemos a gestão, pois temos jogo na quinta-feira [Taça da Liga com Gil Vicente]", acrescentou o técnico dos minhotos.

Já Quim Machado, treinador do Feirense, disse que a sua equipa fez "o pior jogo em casa", mas frisou que "continua a acreditar" na permanência.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Sporting de Braga de Leonardo Jardim vence em Santa Maria da Feira

O Sporting de Braga, equipa orientada pelo madeirense Leonardo Jardim, venceu em casa do Feirense por 4-1 e manteve-se na corrida pelo título nacional de futebol, em jogo da 23.ª jornada da prova, disputado em Santa Maria da Feira.

Os "arsenalistas" atingiram a 12.ª vitória consecutiva para a Liga e dividem o segundo posto com o Benfica, estando a um ponto do líder FC Porto, tendo Hélder Barbosa (seis minutos) adiantado os minhotos, que atingiram o intervalo a vencer por 1-0, enquanto Lima (55) - igualou Cardozo na liderança dos melhores marcadores com 18 tentos -, Mossoró (58) e Hugo Viana (72) colocado o resultado nos 4-0. Buval, aos 75, anotou o tento de honra do Feirense.

A ronda iniciou-se na sexta-feira, com a vitória do comandante FC Porto na Madeira sobre o Nacional por 2-0, tendo, no mesmo dia, o Benfica, segundo classificado, vencido na receção ao Beira-Mar por 3-1, e encerra na segunda-feira, com a receção do Gil Vicente ao Sporting.

Jornal da Madeira

Bruno3429

Sp. Braga 'de' Leonardo Jardim não deixa escapar os 'grandes'
Filipe Sousa

Com uma exibição de 'encher o olho', o Sp. Braga venceu esta o Feirense, em Santa Maria da Feira, por 4-1, e voltou a colar-se ao duo da frente, continuando com os mesmos pontos (55) que o Benfica e a somente um do FC Porto, que lidera a I Liga portuguesa.

Hélder Barbosa, logo aos seis minutos, colocou os bracarenses a vencer por 1-0, resultado com que se atingiria o intervalo.

No reatamento, a jogar ainda melhor, o Sp. Braga dilatou a vantagem, primeiro por intermédio de Lima (55), depois por Márcio Mossoró (58) e Hugo Viana (73).

No lance imediato, Duval fez o tento de honra para o Feirense.

Está a jogar de forma impressionante este Sp. Braga que é cada vez mais um 'grande' do futebol português. E com uma equipa madeirense - Leonardo Jardim, Nelson Caldeira e António Vieira - no comando técnico...

Diario de Notícias da Madeira

Pé Ligeiro

Guerreiros já preparam meia-final da Taça da Liga

O SC Braga começou esta manhã a preparar a meia-final da Taça da Liga, com Gil Vicente, marcada para a próxima quinta-feira, numa sessão que o treinador Leonardo Jardim conduz à porta fechada.

Depois da demonstração de força e vitalidade em Santa Maria da Feira, os Guerreiros concentram-se agora numa competição em que também pretendem deixar a sua marca.

Leandro Salino, que deixou o jogo com o Feirense lesionado, é grande ausência do treino.

O jogador apresenta uma contusão na perna direita e está, para já, em dúvida para a deslocação a Barcelos.

Ausências certas são Paulo Vinícius, Baiano, Alan, Rúben Amorim e Ewerton, todos ainda entregues aos cuidados do departamento médico do clube minhoto.

Imourou e Luís Alberto apresentam-se condicionados.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Salino um mês e meio parado

Leandro Salino fez uma fratura do terço superior do perónio esquerdo, durante o jogo com o Feirense, e vai ficar sem competir entre quatro a seis semanas.

O defesa brasileiro, substituído por Miguel Lopes no minuto 65 do encontro disputado sábado à noite em Santa Maria da Feira, vai ser sujeito «a tratamento conservador com imobilização do membro inferior por um período de 4 a 6 semanas».

Leandro Salino, que corre o sério risco de não voltar a jogar esta época, aumenta para sete o número de jogadores que figuram no boletim médico, juntando-se a Alan, Baiano, Paulo Vinicius, Ewerton, Rúben Amorim e Luís Alberto.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!