News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga 2021

Started by paulop, 12 de March de 2012, 14:25

Previous topic - Next topic

paulop

Braga 2021

O Braga encontra-se em fase de crescimento.
Crescimento desportivo, crescimento financeiro e crescimento de base de apoio.
Todos queremos que o crescimento continue e de forma sustentável
Nesse sentido resolvi explanar a minha opinião sobre o caminho a seguir.
O Braga é um clube eclético por isso deve ser olhado dessa forma.
Deste modo vou começar com as modalidades ditas amadoras.
Atletismo
O Braga é um dos clubes com mais tradição no atletismo e o mesmo é um desporto popular me Portugal (muitas das medalhas olímpicas para Portugal foram conseguidas nesta modalidade). Não estando por dentro da realidade da secção de atletismo prefiro não prenunciar sobre assuntos internos e de organização interna. Em meu entender o Braga deve continuar a apostar na formação de atletas e têm-se registado ultimamente que quando muitos dos atletas chegam a seniores acabam por ir para outros clubes, pois pelos vistos o Braga não é financeiramente suficientemente atractivo. Por isso parece-me que urge alterar a situação. Em termos de receitas esta é uma modalidade que tem dificuldades em ter receitas próprias, pois apenas consegue ter as receitas vindas de patrocinadores, e com vivemos numa fase complicada para as empresas os montantes de patrocínios tendem a baixar, por isso parece-me que para dar uma maior sustentabilidade financeira a esta modalidade é necessário buscar fontes alternativas de receitas. Como noutros posts vi, por exemplo o Maratona tem como principal receita o dinheiro que recebe da organização das maratonas em Lisboa, porque não o Braga começar a explorar esta oportunidade (organizar uma grande maratona no Minho, ou meia ou Grande Prémios, eu que cheguei a praticar atletismo ainda me lembro de quando era miúdo ver meetings de atletismo em Braga e sinceramente já não me lembro de ouvir falar de um meeting feito em Braga) Parece-me que estudar estas hipóteses seriam interessantes, claro que seria sempre um trabalho de longo prazo, pois organizar uma prova destas nos primeiros anos se as receitas pagarem as despesas já é bom(e tem que ser esse o objectivo), mas trabalhando passo a passo é possível que daqui a uns anos a sustentabilidade económica da secção de Atletismo será melhor e capaz de atrair melhores atletas seniores (principalmente capaz de manter os que cá são formados).

Basquetebol
Não estou por destro da modalidade, mas parece-me que a aposta é claramente na formação, onde tem equipas tanto em Masculinos e Femininos a competir nos diversos sectores etários. Parece-me uma boa aposta e não havendo dinheiro para ter uma equipa sénior de topo, parece-me que a aposta é a correcta. No entanto, não podemos esquecer que em termos de visibilidade externa (inclusive para os sócios), são os resultados de uma equipa sénior que poderão colocar a modalidade no mapa, pois não tenho duvidas que se perguntarem a 1000 sócios do Braga apenas menos de 10% tem conhecimento que o Braga tem Basquetebol. Mesmo quem procure informação sobre a modalidade é complicado, pois no site do Braga é diminuta e indo ao site da secção não se obtêm muito mais informação, nem é possível saber a classificação de cada equipa. Esta modalidade para poder ter mais aspirações (como todas as outras) necessita de patrocínios e os patrocínios só surgem se houver visibilidade. A aposta é clara na formação e já existe equipa sénior masculina a jogar nos campeonatos secundários, pelo que o trabalho deve ser feito nesse sentido, formação, pois essa equipa sénior masculina só poderá ter sucesso se a base formar bons atletas, visto não haver orçamento para contratar "estrelas".

Bilhar
È uma secção amadora que embora tenha poucos praticantes, tem conseguido excelentes resultados desportivos. Visto de fora talvez só falte começar a ter mais praticantes por lazer, pois certamente alguns poderão destacar-se e começar a passar para a componente competitiva, por isso apostaria numa maior abertura da modalidade á cidade (não sei como o fazer)
Futsal
Trata-se de uma modalidade mais "próxima" do futebol, por isso tem sido aquela que em termos de assistências tem aumentado mais. Esta modalidade nos últimos 5 anos é a segunda vez que está na primeira divisão quando esta na primeira luta par anão descer e quando esta na segunda luta para subir, por isso para se estabilizar na primeira precisa acima de tudo de mais experiencia de primeira divisão. Ao contrário de outros clubes da modalidade que num ano investem muito e fazem uma ou duas boas épocas mas depois acabam pois não há dinheiro, no caso da nossa secção parece-me que a estratégia tem passado por um projecto sustentado financeiramente falando e isso está correcto, seria importante conseguir a manutenção, para começar a estabilizar a modalidade na primeira divisão e gradualmente ir subindo degraus (sendo que lutar pelos 2 primeiros lugares da forma como actualmente esta a modalidade será impossível, mas se mantiver na primeira o objectivo deverá passar por no ano seguinte lutar pelos 8 primeiros e estabilizar nesse patamar. Para isso a equipa de juniores (que já deu jogadores para os seniores) é importante, para que tenhamos jogadores que sintam a camisola e com qualidade, sabendo que nunca se poderá ter o orçamento que têm outras equipas o importante é ter estabilidade. Deve também procurar fontes alternativas de receitas, uma delas poderia ser criar o cartão de "adepto" por um valor simbólico ou então vender lugares anuais para ver o futsal (deste modo garantiam um valor imediato de receitas) e se a equipa se mantiver (como a primeira tem mais visibilidade), para o próximo ano ser a própria modalidade a organizar viagens para cada jogo fora (uma camioneta seria importante em termos de apoio exterior).
Natação
90% do que escrevi na questão do atletismo é adaptável á natação, pelo que a postura devia ser a mesma.
Taekwondo
Trata-se de uma modalidade que não tenho conhecimentos para fazer qualquer analise.
Voleibol
Trata-se de uma modalidade que começou fora do clube e que foi bem incorporado pelo clube e que tem dado bastantes títulos ao clube, tem crescido gradualmente sem grandes investimentos.
Gostava que o projecto fosse alargado aos masculinos, pois a cidade de Braga sempre teve bons jogadores de Voleibol (inclusive grande parte dos que começaram a secção de voleibol do Guimarães eram de Braga e só não começaram em Braga porque na altura o clube não teve interesse e o Guimarães teve), como tal podia tentar começar-se os masculinos sendo que devia iniciar-se pela base (formação) e ir crescendo passo a passo como nos femininos. Trata-se de uma modalidade que em Portugal não tem muita visibilidade pelo que é sempre complicado patrocínios para se alcançar algo mais, por isso a aposta mesmo nos seniores deve continuar a ser quase exclusivamente em atletas da casa.
Futebol Formação
Em meu entender a formação deve o mais clara em termos de estrutura possível. Deve existir uma continuidade do trabalho feito entre faixas etárias. Pessoalmente sou contra o modelo de ter um modelo de jogo e todos treinarem nesse modelo. Acho que em idades tão baixas deve apostar-se mais na versatilidade, nas rotinas, na técnica e resistência, no passe, recepção, etc.. pois um jogador que esta a jogar a médio defensivo deve poder facilmente adaptado a outra posição. Facilmente vemos jogadores que toda a vida foram de uma determinada posição a depois fazerem carreira noutra, por isso é importante a versatilidade.
Futebol Profissional
Com a criação da equipa B a jogar num bom patamar competitivo (2ªliga) será mais fácil um elemento dos juniores fazer a passagem para seniores.
A equipa de Juniores deve ser maioritariamente composta por jogadores que fizeram a formação anterior no clube reforçando sempre que alguns atletas de qualidade vindos de outros clubes (nacionais ou não, mas neste caso com limites), devem apostar num modelo de joga semelhante ao dos seniores para que as rotinas quando avançarem já estejam adquiridas.
Equipa B, a mesma deve ser nesta fase constituída por jogadores que deixaram os juniores nos últimos 3 anos e estão emprestados a diversos clubes (Vizela e outros), juntando-lhes alguns dos que sairão dos juniores onde os treinadores do Braga vejam capacidade de evoluir para outro nível e eventualmente 2 ou 3 jogadores que o Braga contrate com idade entre os 18 e os 22 anos. O modelo de jogo deve ser semelhante ao dos seniores e deve privilegiar-se a transição de jogadores da equipa B para os seniores (seja em treinos ou mesmo quando com potencial em jogos), a equipa B deve também servir para dar ritmo competitivo a jogadores menos usados dos seniores ou jogadores que estejam a recuperar de lesões. Porque esta é a ultima fase de formação antes de entrarem definitivamente no plantel principal deve apostar-se na formação dos jogadores, mas nesta fase do desenvolvimento é importante estarem inseridos num campeonato competitivo pelo que as vitórias são também importantes, pelo que o objectivo a cada ano deve ser a manutenção na 2ª Liga.
Equipa Sénior, com a existência dos Juniores e Equipa B deve apostar-se num plantel ligeiramente mais curto, pois deve haver uma aposta efectiva na equipa B, a equipa principal deverá ter 20 a 22 jogadores sendo regularmente chamados uns 4 a 6 da equipa B aos trabalhos, para assim assimilarem os processos e o treinador ficar melhor identificado com esses jogadores, podendo constituir-se mais-valias seja no curto ou no médio prazo.
Gestão financeira
Trata-se de um aspecto importantíssimo, pois o clube deve ter sempre estabilidade financeira para lutar por bons resultados desportivos.
O objectivo passará primeiro pelo aumentar das receitas.
Receitas de Quotas: nos últimos anos foi feito um papel importante de aumentar o número de sócios e parte desse aumento foi em jovens e crianças, pelo que no futuro próximo esses associados vão começar a pagar quotas, o que por si levará a um aumento do valor das quotas recebido. Mas para isso é preciso manter os que existem, devido a crise económica eu via com bons olhos um ajustar do valor das quotas. Ao contrário do que já aqui foi falado no fórum eu acho que seria mais justo e eficaz uma diminuição generalizada do valor das quotas do que um corte para desempregados, até porque mesmo os que têm empregos, muitos têm visto os seus salários diminuídos (sendo que os salários reais caíram ainda mais), por essa razão, nem que seja por um curto período o clube poderia e deveria proceder a um ajustamento do preço das quotas. Actualmente para a nascente um sócio adulto masculino paga 7,5 euros eu passaria para cerca de 6,5 euros, para senhoras é de 4 e eu passaria para 3,5. Para jovens e reformados de 2,5 para 2 euros. Para os sócios de Poente, masculino paga 12 e devia passar para 10 (a diferença entre bancadas é muito grande e devia ser diminuída) as senhoras pagam 6 e podia passar para 5 e os reformados e menores devia passar de 5 para 4. Deste modo teríamos um diminuir de cerca de 10 a 15% das receitas totais de sócios que seria compensado por uns 500 sócios que são e com a crise deixarão de ser e que se mantenham no clube e claro por mais alguns novos que iram surgir (sem contar com os menores que não pagam e a cada ano passam os 14 anos. Alternativamente podia criar-se outras duas soluções a primeira seria a de criar também para quotas um sistema semelhante aos lugares anuais. Uma família com um sócio para X com 2 paga Y que é menos que duas vezes X... com 3 paga Z que é menos que 3 vezes X (por exemplo um sócio paga 7,5 mas se forem dois elementos pagariam 14 e se fossem 3 pagariam 20, claro que para criar este produto depois tinha que haver varias variações para ter em conta os preços das contas da senhoras e dos menores e reformados, mas desta forma dava-se uma ajuda ás famílias com mais elementos que já são sócios baixando pouco a receita e certamente se iria buscar mais sócios, pois por exemplo dois irmãos que são sócios e pagam 7.5 cada um e são ambos casados mas as esposas não são sócias, se para os 4 houvesse um pack por exemplo de 20 euros certamente existia um incentivo em fazer as esposas sócias (e depois a comprar pack de família lugar anual), por isso o valor que se perdia em alguns casos que familiares já são sócios e simplesmente só iam pagar menos seria compensado pelo novos sócios que viriam e pelos lugares anuais que se iam vender. (neste caso que falei se os dois irmãos tem lugar anual, cada um por mês paga 7,5 logo por ano os dois pagam 180 euros e compraram o lugar anual pagaram 75 euros, por isso deram ao clube 255 euros num ano, se se fizer o tal corte de dois familiares pagarem 14 e eles não colocarem as esposas o clube destes 255 vai perder 12 euros por ano o que é menos de 5%, mas se eles colocarem as esposas passaram a pagar 20*12 de quotas que são 240 euros e compram todos lugar anual que com os preços actuais para os 4 são 105 euros (não há actualmente desconto para se colocar a 4ª pessoa ou 5ª (cada lugar adicional ao 3º fica a 15 euros, isto podia ser ajustado, pois gostava de ver mais famílias no futebol), mas neste caso esta família passava a pagar 355 euros ao clube o que é um aumento de 30% para o clube e com outra grande vantagem teríamos mais gente em cada jogo).
Outra das formas que podia fazer-se para diminuir o custo das quotas para quem tem dificuldade em as pagar seria criar outro escalão de sócio (há Poente e Nascente) e podia criar-se o escalão de Nascente superior (e talvez até Poente Superior), neste novo escalão o valor das quotas seria inferior (tipo 5 euros para adultos), deste modo os desempregados ou outras pessoas com dificuldade em pagar os 7,5 podiam mudar de sector e poupar dinheiro, claro que o lugar anual passaria a ter que ser no local de onde se é sócio. Esta medida parece-me aplicável e que poderá para alem de ajudar quem precisa de momento atrair novos sócios, pois com este novo escalão de sócio será mais barato ser sócio o que acredito que muitos que estejam na duvida mas não querem pagar 7,5 se lhe derem a opção de pagar só 5 poderão ficar convencidos, por isso esta medida seria benéfica nos dois sentidos, ajudar quem precisa e trazer novos sócios, sendo que o que se perde com os que vão mudar de sector para pagar menos, poderá compensar-se com a entrada de novos sócios (inclusive receio que muitos dos jovens que estão a chegar aos 14 anos e vão ter que passar a pagar 2,5 euros no mínimo poderão nunca vir a pagar quotas, mas se lhes dermos a hipótese de no caso de estudantes poder pagar por exemplo 15 euros por ano de quotas certamente mantínhamos muitos dos que poderão vir a sair.
Além disso, embora não saiba concretamente o que dizem os estatutos no que diz respeito a fixação do valor das quotas (e definição de tipo de associados), acredito que isso é fixado em AG, pelo que a mudança se for assim só dependerá dos sócios. E mesmo que essa mudança seja dependente da direcção se em AG for votado algo do género acredito que a direcção irá considerar a proposta e aceitar. Pelo que directa ou indirecta mudar esta situação só depende dos sócios.
Receitas de Publicidade:  Neste aspecto a direcção tem trabalho muito bem, sendo que o valor em publicidade que o clube recebe agora é muito superior ao que recebia a uns anos e com o evoluir da performance desportiva esses valores tenderão a subir(principalmente quando se verificarem duas coisas, melhorias económicas e legalização das apostas desportivas, pois neste ultimo caso passaremos de um momento para o outro a ter diversas novas empresas que não podem publicitar a querer publicitar e onde irão publicitar será nos clubes).
Receitas de televisão: Neste aspecto o Braga deveria estar na linha da frente da negociação colectiva dos direitos televisivos, pois parece-me que será dos clubes que mais tem a ganhar se for feito dessa forma. Se se adoptar algo do género do modelo Inglês temos que o montante global é distribuído tendo em atenção dois aspectos, performance desportiva (classificação final) e audiências dos jogos, sendo que em ambos os aspectos o Braga estará bem.
Só para termos uma ideia dos valores que estamos a falar, recentemente a sporttv ofereceu 22 milhões por ano ao Benfica e o porto tem uma clausula que obriga a sporttv a pagar-lhe no mínimo 80% do valor a pagar ao Benfica e acredito que o Sporting tenha uma clausula igual, isto significa que a sporttv estava disposta a pagar em conjunto aos três pouco mais de 57 milhões por ano (o Braga no ano passado em televisão foi buscar cerca de 3 milhões, mas aqui esta da liga Europa e taça, etc..., pelo que acredito que o braga actualmente no contrato da sporttv não receba mais de 1,5 milhões ano (estou a ser muito optimista), vamos considerar que a sporttv esta a pagar actualmente a cada um dos 13 outros clubes tirando os 3G cerca de 500 mil ano isto dá que a estes clubes 6,5 milhões (mesmo que pague o dobro não é significativo). Isto significa que para os 16 clubes a sporttv paga cerca de 64 milhões de euros e deste montante cerca de 90% vão para os 3G, com a negociação colectiva normalmente consegue-se um bolo superior (vamos considerar que vendem por 75 milhões), distribuindo por classificação, e audiências dificilmente os 3G vão buscar mais de 50% do bolo... o que significa para os outros 13 ficaria cerca de 37,5 milhões o que daria cerca de 2,88 milhões a cada em media, mas como o Braga a seguir aos 3G seria o que mais ia buscar (tem as audiências iguais ou superiores ao Guimarães e tem melhor classificação), como tal não tenho duvida que na pior das hipóteses íamos buscar no mínimo 5 milhões o que só isso é mais que o que ganhamos o ano passado considerando todas as competições (estamos a falar de um aumento directo de pelo menos 3 milhões de receitas o que no orçamento do Braga seria quase 20% o que é significativo (dava para comprar 4 bons jogadores (dentro da nossa actual filosofia de mercado) ou então não ter que vender um jogador importante por ano, em qualquer dos casos seria benéfico em termos de competitividade da equipa.

Outras modalidades: além das modalidades que o Braga já tem gostaria de ver outras modalidades no clube, nomeadamente modalidades colectivas, nesse sentido apostaria em aumentar o número de modalidades de acordo com o dinheiro que há, mas principalmente repetindo o que foi feito no futsal, fazendo parceria e funcionando essa modalidade como autónoma. Eu gosto muito de Andebol, e gosto muito do ABC, é um símbolo nacional e local, mas temos que ser realistas e todos sabemos que ano para ano o ABC tem dificuldades cada vez maiores, por isso pessoalmente via com bons olhos a que a equipa do ABC passasse a chamar-se ABC/SCBraga, através de uma parceria, deste modo mantinha-se alguma da identidade do ABC e englobando-o no SCBraga passaria a ter outros argumentos, captação de patrocinadores, mais pessoas a ver os jogos (que também trás mais patrocínios), maior venda de material alusivo á modalidade, etc. Financeiramente seria bom para o ABC e engrandecia o SCBraga. O mesmo podia ser feito com outras equipas da cidade (como o HCBraga). Acho que seria importante cada dirigente destes clubes deixar de olhar para o próprio umbigo e para a sua quintinha e pensar maior.

Acho que para o Braga ter estabilidade futura e chegarmos aos 100 anos com vitórias e títulos isto seria importante de ser pensado. O Braga devia posicionar-se claramente em cada um destes aspectos defendendo o que é melhor para o clube e não para nenhum accionista minoritário.
O texto já vai longo.... Basicamente ficam algumas ideias que podem ser debatidas e teremos certamente um Braga maior e mais forte.

paulop

(não coube no outro Post)



Alargamento da LIGA: Pessoalmente é um erro. Por um lado os clubes mais pequenos defendem isso porque estando na primeira têm receitas muito superiores, e por outro lado defendem que têm os custos salariais fixos e que fazendo mais 2 jogos em casa vão ter mais receitas de tv e assistência, mas isso é um erro, basta ver as assistências dos clubes para compreender isso, pois tirando os 3G o Braga e o Guimarães, todos os outros têm medias abaixo dos 6000 por jogo e considerando que têm três boas casas (3G), isto significa que muitos desses clubes tirando os 3G têm assistências medias de menos de 1000, com mil pessoas a ver o jogo a receita de bilheteira não da para pagar policia, bombeiros, e toda a organização do jogo, mais os prémios aos jogadores, por isso o alargamento so fará ter mais prejuízos, ate porque esses dois jogos adicionais sendo contra equipas do fundo não darão na TV (e no caso de negociação colectiva dos direitos são mais dois a comer do bolo e o bolo não aumentará por ter mais esses dois clubes). Para o Braga também será prejuízo (mesmo excluindo o impacto que pode ter no valor a receber da TV), pois nesses jogos contra essas duas equipas adicionais mantendo a actual realidade com sorte 8000 a 10000, o que são as pessoas que têm lugar anual (como parece-me que seria um erro aumentar o preço dos lugares anuais no próximo ano) o braga iria terá mesma receita e iria ter o custo de organizar mais dois jogos e os respectivos prémios aos jogadores (como só os 3G conseguem nesses dois jogos adicionais gerar receita para pagar a organização de cada um dos jogos são os únicos a ter lucro com isto e são eles também quem esta contra pois não querem mais jogos. Em termos utópicos preferia uma redução do numero de equipas, ou para 14 ou para 12 (se fossem 14, daria 26 jogos e depois fazia-se um playoff entre os 6 primeiros para determinar o titulo e restantes classificações o que eram mais 10 jogos... logo 36 jogos (os mesmo que com 18 equipas, mas um campeonato muito mais competitivo), com 12 equipas seria o mesmo. duas voltas e playoff e teríamos 32 jogos (os mesmos que actualmente). Seria muito mais positivo, inclusive para a negociação dos direitos de TV pois o bolo podia ser maior e ao mesmo tempo dividido por menos equipas, somos um pais muito pequeno e demasiado controlado pelos 3G para poder ter uma primeira liga de 18 equipas (para mim o ideal seria 14, mas 12 também seria interessante)

Aquiles

Uma boa dissertação ainda que extensa...

De qualquer forma e sobre o alargamento da Liga, temo que acabará por ficar resolvido á medida que vários clubes se mostrem incapazes de apresentar as respectivas contas regularizadas.