News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/03

Started by JotaCC, 06 de March de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Pedreira invicta é trunfo no caminho até ao sonho

Poderá ser uma espécie de trunfo na caminhada até ao sonho. O Sp. Braga continua invencível na pedreira e fortaleza do Estádio AXA e é a única equipa, a par do líder FC Porto, sem derrotas em casa esta temporada, registo que poderá ser estímulo extra para a equipa manter o brilhante percurso no campeonato, onde soma a melhor série com dez vitórias consecutivas.

E o sonho do título até tem um calendário a ajudar, nas últimas nove jornadas, apenas com um momento mais crítico, com a deslocação ao Estádio da Luz e a recepção ao FC Porto, na 25.ª e 26.ª jornada, respectivamente.

Dos nove jogos que faltam disputar, o Sp. Braga terá cinco desafios em casa e quatro saídas: o ciclo decisivo arranca já sábado, com a recepção ao Leiria, lanterna vermelha. Segue-se o Feirense, fora de portas, penúltimo do grupo e a Académica, em Braga.

O momento mais delicado nesta fase final da época está agendada para as duas jornadas seguintes, com o confronto frente aos adversários directos na luta pelo título: Benfica, na Luz (dia 1 de Abril), e FC Porto, em casa (dia 7), dois jogos que poderão decidir o campeão nacional.
Na 27.ª ronda, os arsenalistas deslocam-se a Paços de Ferreira, voltando a casa para receberem o Olhanense e Beira-Mar. A derradeira jornada é em Alvalade.

O factor casa é um dos pontos fortes do Sp. Braga esta temporada e, a manter-se, significará mais 15 pontos, que a juntar aos actuais 49 permitirá chegar aos 64. Em 2009/10, 71 pontos deram o título de vice-campeão.

Mulheres com entrada gratuita para o Leiria

É mais uma campanha para atrair adeptos ao estádio, desta vez, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se celebra na quinta-feira, 8 de Março.
Denominada 'as mulheres Gverreiras merecem tudo', esta campanha oferece a entrada gratuita a todas as associadas do Sp. Braga, no próximo jogo frente à União de Leiria, agendado para sábado, às 18 horas.

Para terem acesso ao jogo, as associadas apenas necessitam de apresentar na entrada do estádio o cartão de sócio com a quota de Janeiro paga. Já as mulheres que não sejam associadas, podem adquirir um bilhete para o jogo por apenas um euro, ingresso que poderá ser levantado em qualquer posto do Sp. Braga, onde está também à venda o cachecol 'Sp. Braga Girls', por cinco euros. Sócios sub-14 têm também entrada gratuita.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Realmente fantásticos
SÓ O GIGANTE DE MADRID ESTÁ HÁ 10 JOGOS A GANHAR
   
Será possível comparar o Sp. Braga ao Real Madrid? Pelos vistos é, pois os dois clubes que se distinguem em grandeza estão neste momento numa curiosa corrida pela melhor série europeia de vitórias consecutivas. São 10 jogos sempre a ganhar nos respetivos campeonatos e a diferença nos percursos até não é assim tão grande como se poderia pensar quando estamos a falar de um colosso mundial como o Real Madrid, suportado por um orçamento de 480 milhões de euros!

O Sp. Braga de António Salvador tem uma previsão para gastar esta temporada 17 milhões de euros, uma migalha no orçamento do gigante de Madrid, mas quando se tem Lima e uma equipa cheia de confiança tudo pode mesmo acontecer.

No próximo sábado, curiosamente, as duas equipas continuam esta história de uma comparação impensável. O Sp. Braga recebe a U. Leiria, às 18 horas, e o Real Madrid joga em Sevilha, frente ao Betis, às 21 horas. A equipa de Mourinho está neste momento na segunda série de 10 vitórias consecutivas no campeonato, sendo que a 1.º durou de 24 de setembro a 3 de dezembro. O Sp. Braga de Leonardo Jardim só sabe ganhar desde o dia 9 de dezembro (5-2 ao P. Ferreira), enquanto o Real começou esta série no dia 17 do ano passado.


RECORD

JotaCC

Liderança partilhada em reviravoltas

O Braga modesto que repete vezes sem conta a versão de só estar focalizado em "consolidar o terceiro lugar", apesar de já andar nos calcanhares do líder do campeonato (a três pontos), é o mesmo que não pára de revelar curiosos tiques de um verdadeiro candidato ao título. Ao cabo de 10 vitórias consecutivas, já se percebeu que não há aqui qualquer sintoma de dupla personalidade; antes a velha tática de tentar esconder com uma espécie de peneira verbal, cada vez mais translúcida, a ambição legítima de fazer história. Por aí, nem seria preciso de esperar tanto tempo para chegar à conclusão de que os minhotos só não atacarão o primeiro lugar se o FC Porto não deixar. Descontada a derrota no Estádio do Dragão (3-2), verifica-se até que portistas e arsenalistas estão em pé de igualdade em matéria de reviravoltas. Fizeram-no por três vezes esta época e, entre os que vão no pelotão da frente, só o Benfica se aproxima da habilidade, com menos uma.

Se esta virtude de reagir de forma positiva à desvantagem no marcador indicia ou não estaleca de campeão, lá mais para a frente se saberá. A verdade é que a série triunfal do Braga ainda em vigor, imitada somente em Espanha pelo Real Madrid, foi construída, em parte, à custa de preciosas cambalhotas, frente ao Olhanense, Marítimo e Nacional. Tudo começou em Olhão, numa partida verdadeiramente mirabolante (3-4), e prosseguiu na Madeira, com Marítimo (1-2) e Nacional (1-3) a sentirem na pele a fúria ofensiva dos minhotos, depois de terem cometido a ousadia de chegarem primeiro aos golos, valorizando ainda mais o pleno inédito na ilha do técnico Leonardo Jardim. O registo da equipa arsenalista, sempre na condição de visitante, ganha um pouco mais de brilho se for levada em conta a particularidade de o FC Porto ter beneficiado do fator casa na reviravolta conseguida contra o Gil Vicente (3-1), logo à segunda jornada. Sem "grandes" nesta caminhada, ao invés do FC Porto que conseguiu dar a volta ao Benfica na última jornada, o Braga tem sido superior à equipa portista ainda pela capacidade em marcar golos: nove contra oito.


Ferozes nas pontas finais

Que nenhuma equipa descanse nos últimos 15 minutos das partidas quando o adversário se chama Braga. Nas três reviravoltas desta época, só por uma vez os minhotos tiveram de esperar pelo minuto 75 para Nuno Gomes selar, nos Barreiros, mais um triunfo, frente ao Marítimo (1-2), mas não se pense que dali para a frente se tornam impossíveis as chamadas vitórias arrancadas a ferros nas pontas finais dos jogos, pois quase um quarto (12) dos 45 golos já somados pela equipa aconteceram entre os 75 e 90 minutos.


Nuno Gomes ensinou Ukra

Com cinco golos marcados em 15 partidas na condição de jogador suplente utilizado, Nuno Gomes é o melhor extintor de problemas do campeonato em jogos ardentes. Pouco utilizado por Jorge Jesus na época passada, o ponta de lança português ficou associado à reviravolta contra o Marítimo, mas também já serviu para desfazer nulos insistentes, como se verificou contra o Gil Vicente (3-1), à quarta jornada. O principal seguidor chama-se Ukra, certeiro em duas jornadas consecutivas, frente ao Vitória de Guimarães e Nacional.


Paulo Vinícius volta esta época

Se Leonardo Jardim precisar, Paulo Vinícius ainda poderá vir a jogar esta temporada. A recuperação do central, que sofreu uma rotura de ligamentos antes da receção ao Paços de Ferreira (9 de dezembro), tem corrido de forma bastante positiva, pelo que, na Pedreira, não se coloca de lado a possibilidade de o brasileiro poder voltar a trabalhar com os companheiros no início de maio. O Patrão, como ficou conhecido entre os adeptos arsenalistas depois das exibições realizadas nas primeiras jornadas do campeonato, já faz corrida no relvado desde a janeiro e recentemente começou também a realizar algumas brincadeiras com a bola. Os responsáveis pelo departamento médico dos arsenalistas não querem apressar a recuperação, até porque, neste momento, o treinador tem três opções disponíveis para o eixo da defesa (Douglão, Nuno André Coelho e Samuel), mas o ex-Leiria confessou ao pai que espera voltar rapidamente. "O Paulo [Vinícius] está muito alegre, porque as coisas estão correndo muito bem. Falei com ele há poucos dias e ele disse-me que tem uma enorme vontade de voltar a jogar. Em maio já poderá estar a treinar com os companheiros", contou Janio Calisto a O JOGO.

Intocável para Leonardo Jardim até dezembro, Paulo Vinícius acabou por sentir em demasia a lesão, que o atirou, inclusive, para a sala de operações. Valeu, na altura, o apoio da família para o central recuperar o ânimo e enfrentar um longo período de recuperação com a esperança de regressar ainda esta época. "Ele [Paulo Vinícius] ficou meio abatido, porque estava num bom momento e o treinador estava gostando muito do que ele estava a fazer. No entanto, conversámos com ele, explicámos-lhe que isso tinha acontecido com outros e que ele tinha de levantar a cabeça", revelou Janio Calisto, que faz figas por ver o filho regressar em pleno à competição.


Nunca Hélder Barbosa jogou com tanta regularidade

De excedentário em Agosto a indiscutível em Setembro, Hélder Barbosa está a contrariar todas os prognósticos e tem vindo a afirmar-se como um jogador de qualidade. A prova disso é o número de jogos realizados em 2011/12. O extremo-esquerdo nunca foi utilizado com tanta regularidade como esta época, na qual contabiliza 34 aparições, mais uma do que em 2008/09, pelo Trofense. O internacional jovem português, considerado um dos maiores talentos produzidos pelas escolas do FC Porto nos últimos anos, já chegou, inclusive, a ser falado para a Seleção Nacional, muito por culpa dos golos decisivos que vem apontando desde que tomou o lugar de Pizzi (transferido para o Atlético de Madrid) no onze. Ao todo foram nove tiros certeiros (quatro no campeonato, quatro na Liga Europa e um na Taça de Portugal), um dos quais fundamental para os arsenalistas derrotarem o Sporting, a 15 de Janeiro.


Lesionados sem direito a folga

Nem todos os elementos do plantel do Braga gozaram os dois dias de folga concedidos por Leonardo Jardim, que agendou para hoje o regresso aos treinos. Os jogadores entregues ao departamento médico passaram pelo AXA para realizar tratamento, pois a época está a entrar na fase mais decisiva e o treinador gostaria de ter o maior número possível de opções. Pela influência que vinha tendo, Alan, que voltou de Istambul com uma entorse no joelho esquerdo, é a maior preocupação, mas acredita-se que o capitão possa voltar a tempo dos jogos com Benfica e FC Porto (abril).


Sócias com entrada gratuita frente ao Leiria

O Dia Internacional da Mulher celebra-se na quinta-feira, mas a Direção do Braga decidiu prolongar as comemorações até sábado, dando a possibilidade às sócias do clube de entrarem gratuitamente no jogo com o Leiria. Por isso, espera-se que nas bancadas do Estádio AXA venham a estar mais público feminino do que é habitual, até porque as mulheres que não tiverem qualquer filiação ao clube pagam a módica quantia de um euro.


O JOGO

JotaCC

Todos contra o tricampeão

Faltam cinco dias para o arranque da fase final, cujo sorteio ditou a deslocação do tricampeão FC Porto à Madeira, a viagem do vice-campeão Benfica a Braga, para defrontar o ABC, e a receção do Sporting ao Águas Santas. As três melhores equipas da fase regular começam a jogar fora de casa. O FC Porto parte com 31 pontos, depois de 20 jornadas ganhas e duas perdidas (em casa do Benfica e do Sporting). O Benfica, com 29 pontos, vem de uma fase regular com 17 vitórias, um empate (em Águas Santas) e quatro derrotas (duas vezes com o Madeira SAD, com FC Porto e Sporting). E o Águas Santas foi a formação que surpreendeu tudo e todos, partindo para a fase final na terceira posição, com 28 pontos, depois de ter derrotado equipas como o Sporting, tendo ainda roubado pontos ao Benfica.

Para o dirigente Fernando Nunes, do Sporting (quarto, 27 pontos), a receção ao Águas Santas "vai ser extremamente difícil": "Esperava começar fora, mas começamos em casa e vamos para ganhar." Do lado maiato, Joaquim Carvalho frisou: "Face à qualidade apresentada na fase regular, alimentamos esperanças, mas é um arranque forte com o jogo em casa do Sporting e no Dragão." No Benfica, Luís Gomes, elogiando o ABC, antecipou: "O adversário tem uma boa equipa. Temos de nos preparar e de nos preocupar exclusivamente com o próximo jogo." No FC Porto, a reação de Mário Soares foi de confiança: "O facto de o primeiro jogo ser na Madeira é indiferente; a nossa ambição é ganhar todos os jogos."

Ao longo de dez jornadas, serão vários os clássicos da modalidade, mas tricampeão (FC Porto) e vice-campeão (Benfica) encontram-se a 11 de Abril, no Dragão, e 9 de Maio, na Luz.

Calendário
1ª jornada 10/03/2012

Madeira SAD-FC Porto

Sporting-Águas Santas

ABC-Benfica
2ª jornada 17/03/2012

FC Porto-Águas Santas

Madeira SAD-ABC

Benfica-Sporting
3ª jornada 24/03/2012

ABC-FC Porto

Águas Santas-Benfica

Sporting-Madeira SAD
4ª jornada 11/04/2012

FC Porto-Benfica

ABC-Sporting

Madeira SAD-Águas Santas
5ª jornada 14/04/2012

Sporting-FC Porto

Benfica-Madeira SAD

Águas Santas-ABC
6ª jornada 21/04/2012

FC Porto-Madeira SAD

Águas Santas-Sporting

Benfica-ABC
7ª jornada 28/04/2012

Águas Santas-FC Porto

ABC-Madeira SAD

Sporting-Benfica
8ª jornada 05/05/2012

FC Porto-ABC

Benfica-Águas Santas

Madeira SAD-Sporting
9ª jornada 09/05/2012

Benfica-FC Porto

Sporting-ABC

Águas Santas-Madeira SAD
10ª jornada 12/05/2012

FC Porto-Sporting

Madeira SAD-Benfica

ABC-Águas Santas

O JOGO

Bruno3429

«Pinto da Costa quer Lima no Dragão» - Correio da Manhã
Por Redação

Lima, do Sporting de Braga, voltou à lista de prioridades do FC Porto para a próxima época e os dragões já iniciaram contactos formais com o emblema minhoto, estando dispostos a oferecer cinco milhões de euros pelo passe do brasileiro que lidera os melhores marcadores da Liga.

A Bola

JotaCC

FC Porto: Avançado do Sp. Braga é sonho antigo de Pinto da Costa
Lima de regresso à órbita do dragão

Lima, do Sporting de Braga, voltou à lista de prioridades do FC Porto para a próxima época e os dragões já iniciaram contactos formais com o emblema minhoto, estando dispostos a oferecer cinco milhões de euros pelo passe do brasileiro que lidera os melhores marcadores da Liga.

O interesse em Lima não é recente, já que o avançado de 28 anos é um sonho antigo de Pinto da Costa. O presidente portista esteve perto de o contratar em duas ocasiões: em Janeiro de 2010, quando o jogador representava o Belenenses, e na época passada, na era de André Villas-Boas.

Com 16 golos apontados no campeonato, tal como Óscar Cardozo (Benfica), Lima está a despertar a atenção de grandes clubes europeus, por isso, os responsáveis do FC Porto têm pressa em contratá-lo.

O CM soube que o Sp. Braga apresentou a Lima uma proposta de revisão do seu contrato, que vai expirar em Junho de 2013. Os minhotos esperam renovar o vínculo e, ao mesmo tempo, aumentar a cláusula de rescisão do brasileiro, avaliada em 4,5 milhões de euros.

Entretanto, os dragões enviaram emissários ao México para recrutar o avançado colombiano Jackson Martínez, do Jaguares de Chiapas. O avançado, de 25 anos, é cobiçado pelo Liverpool e pode custar oito milhões de euros aos dragões.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Cinco falham receção ao UD Leiria
Por Pascoal Sousa

Após dois dias de folga, o plantel do SC Braga regressou esta manhã ao trabalho para preparar a receção ao UD Leiria, sábado, às 18 horas.

Alan, Ewerton, Luís Alberto, Paulo Vinicius e Baiano, baixas clínicas no grupo, continuarão fora dos planos de Leonardo Jardim na 22.ª ronda da Liga Zon Sagres. Alan ainda faz tratamento ao estiramento sofrido no joelho esquerdo mas em breve poderá passar do gabinete médico para o relvado.

Paulo Vinícius e Baiano estão na fase final da recuperação a intervenções cirúrgicas. Se tudo correr dentro da normalidade, a dupla estará a treinar-se sem limitações no final deste mês.

A Bola