News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/03

Started by JotaCC, 01 de March de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jardim pode arrancar para o título em casa

Claro que tudo dependerá do clássico de amanhã. Mas a viagem à Madeira pode também significar um ponto de viragem nas ambições do Sp. Braga esta época e marcar o arranque para o tão desejado título. E com 'sotaque' madeirense de Leonardo Jardim na própria terra, não natal, já que o técnico nasceu na Venezuela, mas na terra adoptada pelo treinador desde tenra idade.
Com apenas três pontos a separar o Sp. Braga do líder FC Porto e Benfica, segundo em igualdade pontual, a história do clássico da Luz poderá abrir portas ao sonho bracarense. Caso o duelo entre dragões e águias termine empatado, uma vitória no Funchal, sábado (18.30 horas), frente ao Nacional, deixa os arsenalistas a um ponto dos líderes. Nesta perspectiva, a estatística está do lado do técnico, que esta época só tem vitórias na Madeira: venceu o Marítimo, na 17.ª jornada do campeonato, por 2-1, com golos de Custódio e Nuno Gomes, e já festejou diante do Nacional, em encontro da fase de grupos da Taça da Liga, com uma vitória por 2-1, com golos de Lima e Hugo Via-na. O Nacional é um adversário que Jardim conhece bem e esse conhecimento poderá ser benéfico para lançar o Sp. Braga em força na rota do título. Perante os olhares dos madeirenses, amigos e família.
A goleada no dérbi de segunda-feira, com o Vitória de Guimarães (4-0) confirmou argumentos de um sério candidato, no entanto, a equipa travou os ânimos já que, à excepção de Lima, ninguém em Braga assumiu ainda esse desejo interno de chegar ao primeiro lugar da Liga e lutar até ao fim pela conquista do trono.
Mas os números expressam isso mesmo. Senão vejamos. São nove triunfos consecutivos na Liga, naquela que é a melhor série do campeonato; Jardim já i gualou os pontos da época passada (46) e faltam ainda dez jornadas; pode suplantar os 76 que deram o título de vice-campeão, em 2009/2010 e tem em Lima o melhor marcador com 15 golos.

Ewerton e Alan continuam de fora

São cartas certas fora do baralho para o Nacional da Madeira. Ewerton e Alan continuam condicionados e é certo que falham o próximo desafio do Sp. Braga para o campeonato, sábado, em casa do Nacional.
O central brasileiro prossegue trabalho de recuperação a uma tendinopatia no adutor direito, lesão contraída há duas semanas, no jogo da primeira 'mão' dos 16 avos-de-final da Liga Europa, na Turquia, frente ao Besiktas. Ewerton voltou, ontem, a realizar treino de reabilitação, sendo que a aposta de Jardim para o eixo da defesa no duelo com a equipa madeirense - da 21.ª jornada do campeonato - irá manter-se em Douglão e Nuno André Coelho.
De fora continua também Alan. O capitão segue o tratamento a uma lesão ligamentar no joelho esquerdo, contraída, igualmente na Turquia, e ficará de novo fora das opções do técnico.
No lote de lesionados, Paulo Vinícius e Baiano recuperam de cirurgias, com treino condicionado em ginásio e no relvado, enquanto Luís Alberto faz reforço muscular.
Já Imorou falhou a sessão de trabalho dos arsenalistas de preparação para o Nacional depois de ter sido chamado à última hora para representar a selecção do Benin, que ontem defrontou, em Addis Abeba, a congénere da Etiópia, num jogo a contar para a fase de qualificação para a edição 2013 da Taça das Nações Africanas. O lateral esquerdo foi chamado por Manuel Amoros, antigo internacional francês, que se estreou no comando da selecção africana.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Saga do candidato
PERCURSO NOS ÚLTIMOS 9 JOGOS ENTROU PARA A HISTÓRIA

Há quem diga que o assumir da candidatura ao título é apenas um pormenor entre factos insofismáveis que justificam a realidade: este Sp. Braga é mesmo para levar em conta...

A equipa de Leonardo Jardim está numa autêntica saga, cheia de números, histórias e com um fabuloso ciclo ainda por fechar. Ao acumular a 9.º vitória consecutiva na Liga, com a goleada ao rival de Guimarães, a equipa não só confirmou, em vésperas do clássico da Luz, que está à espreita de subir ao poleiro, mas também pulverizou o recorde no clube que era de Domingos Paciência, em 2009/10.


Imourou voltou pelo... Benim
DEFESA-ESQUERDO NÃO atuAVA DESDE OUTUBRO

É notícia o regresso de Imourou aos relvados. Mais até porque foi pela seleção e não a representar o Sp. Braga, sendo que o clube nem sequer deu conhecimento que o defesa-esquerdo estava convocado. A realidade é que Imourou jogou ontem pela seleção do Benim, em Addis Abeba, frente à Etiópia, num jogo a contar para a fase de qualificação da Taça das Nações Africanas, cuja fase final se realiza em 2013. O lateral foi chamado por Manuel Amoros, antigo internacional francês que se estreou precisamente ontem no comando da seleção do Benim e com um nulo.

Imourou jogou uma hora (precisamente 59 minutos), mas o suficiente para confirmar que está totalmente refeito de uma arreliadora lesão muscular na perna esquerda que o deixou inativo desde o dia 15 de outubro do ano passado. O defesa-esquerdo, recorde-se, começou por ser aposta de Leonardo Jardim, mas a partida da Taça de Portugal, em Sintra, frente ao 1.º Dezembro, representou um sério revés e já numa fase em que o nigeriano Elderson tinha recuperado a titularidade ao internacional do Benim.


RECORD

JotaCC

Sporting de Braga

Ewerton longe de regressar

O defesa brasileiro continua a recuperar de uma lesão contraída no encontro com o Besiktas e vai permanecer de «baixa». Ewerton falhou o treino de ontem para dar seguimento ao plano de reabilitação e deve falhar a deslocação ao terreno do Nacional da Madeira. Quem também não deverá estar em condições de defrontar os insulares é Alax, devido a uma lesão no joelho esquerdo.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Salino rejeita rótulo de candidato ao título

Salino está em sintonia com a mensagem geral que o Braga tem lançado para o exterior, recusando incluir a equipa arsenalista no lote das que assumem como objetivo o título da Liga ZON Sagres. A questão foi colocada com insistência aos elementos do grupo de trabalho bracarense após a goleada ao Vitória de Guimarães e encontrou quase sempre respostas cautelosas. A exceção foi Lima, que abriu o peito e assumiu o desejo de ser campeão. Salino, no entanto, está do lado da maioria e rejeita o rótulo da candidatura ao primeiro lugar, que agora está à distância de apenas três pontos e que pode ficar ainda mais próximo este fim de semana, pois Benfica e FC Porto vão-se encontrar no Estádio da Luz. "O Braga não é candidato ao título", fez questão de vincar o agora lateral-direito em declarações à sua assessoria de Imprensa. Com os pés bem assentes no chão, o brasileiro não alterou uma vírgula ao discurso que o Braga adotou desde a pré-época. "Ficar entre os quatro primeiros e garantir uma vaga para as competições europeias. Vamos lutar até ao final por isto", disse.


Prova dos 9 campeões nacionais


Camuflada por um discurso prudente, há praticamente uma equipa do Braga habituada a ganhar campeonatos nacionais. O máximo que o finalista da Liga Europa na época passada conseguiu, a nível interno, foi alcançar o segundo lugar em 2009/10, mas os caminhos possíveis para o título já são conhecidos por Quim, Miguel Lopes, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim, Alan, Ukra, Hélder Barbosa e Nuno Gomes, e muito provavelmente pelo resto do elenco, quem sabe se influenciado, de forma positiva, pelo espírito vencedor de quem já envergou a faixa de campeão nacional. Por aqui, a distância de apenas três pontos para o FC Porto e Benfica não surpreende. Todos passaram pelo FC Porto, Benfica ou Sporting e foram chegando aos poucos, à Pedreira, fazendo do atual plantel arsenalista o segundo com mais gente habituada a ganhar títulos, à frente do Benfica (sete) e Sporting (três).

Dotado de 13 jogadores desta gama, inscritos em 2011/12, o FC Porto lidera o "ranking", sendo curioso o facto de a transferência de Rúben Amorim, em Janeiro, ter ajudado o Braga (reforçado também com Miguel Lopes) a passar de sete antigos campeões para nove, ultrapassando o Benfica, que agora apenas tem Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, Javi García, Aimar, Saviola e Cardozo. Ex-jogador do Braga e campeão nacional pelo Benfica (2004/05), Ricardo Rocha tem a noção da importância de jogadores habituados a ganhar. "Além de acrescentarem qualidade, querem sempre repetir essa experiência de ficarem ligados à história do clube e do campeonato. São jogadores muito competitivos e passam isso aos outros", explica o central do Portsmouth.


Ewerton fora de hipótese para o jogo com o Nacional

A dupla de centrais Douglão-Nuno André Coelho está para durar. Ausente nos jogos com o Gil Vicente, Besiktas (fora) e Vitória de Guimarães por razões musculares; Ewerton (na foto) mantém-se afastado dos treinos, alternando trabalho no ginásio com tratamento, e a sua utilização no jogo com o Nacional, no próximo sábado, já está posta de parte, assim como Paulo Vinícius, Baiano e Alan. Já o trinco Luís Alberto, que tem vindo a cumprir um programa de fortalecimento muscular, continua sob a alçada do departamento médico, sendo muito improvável a sua inclusão na convocatória para a viagem à Madeira que será feita em voo "charter", que constitui uma novidade esta época e a repetição de uma opção tomada em 2009/10, quando a equipa arsenalista lutava pelo título nacional taco a taco com o Benfica. Até ao jogo na Choupana, o plantel às ordens de Leonardo Jardim cumprirá hoje e amanhã mais dois treinos, ambos à porta fechada.

Imorou empatou pelo Benim contra a Etiópia

O que poderia significar uma autêntica razia de jogadores redundou numa pontual subtração ao plantel: Imorou foi o único jogador do Braga chamado a uma seleção, uma vez que Quim, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim, Hélder Barbosa e Nuno Gomes, todos pré-convocados por Paulo Bento, acabaram por não ser chamados para o jogo particular de Portugal com a Polónia. O lateral-esquerdo alinhou ontem em Addis Abeba, como titular, pela seleção do Benim durante 59 minutos contra a Etiópia, em jogo a contar para a fase de qualificação para edição 2013 da Taça das Nações Africanas, tendo contribuído para uma igualdade a zero. O regresso a Portugal está marcado para esta manhã, pelo que só se juntará ao grupo no treino previsto para amanhã.


O peso da experiência e dos títulos

Nem todos os antigos campeões nacionais atualmente ao serviço do Braga estão em pé de igualdade. Custódio (Sporting), Hugo Viana (Sporting), Rúben Amorim (Benfica), Ukra (FC Porto) e Miguel Lopes (FC Porto) saborearam esse prazer apenas uma vez, enquanto Quim (Benfica), Hélder Barbosa (FC Porto), Alan (FC Porto) e Nuno Gomes (Benfica) ficaram associados à conquista de dois títulos nacionais, embora o guarda-redes e o ponta-de-lança tenham somado mais minutos e jogos. "São todos importantes e trazem algo diferente à equipa; cada um à sua maneira ajuda o Braga a ser mais forte a todos os níveis. Os adeptos anseiam por um título há muitos anos e as condições são ótimas", analisa Ricardo Rocha, destacando a importância do antigo companheiro Nuno Gomes. "É um jogador especial. Fico triste por ele não ter mais oportunidades para jogar, mas quando entra em campo faz sempre a diferença. Tem vários golos marcados", sustenta. Na opinião do jogador do Portsmouth, o atual grupo de campeões do Braga deve-se a uma estratégia bem pensada. "O segredo tem sido manter a base da equipa de uns anos para os outros", diz.


O JOGO

Bruno3429

Imorou chegou e já se treinou
Por Paulo Pinto

O lateral-esquerdo Imorou já se treinou esta manhã no Estádio Axa, depois de ter representado a selecção do seu país, o Benin, num jogo com a Etiópia.

O jogador foi utilizado durante 59 minutos e mostrou estar em condições de ser chamado por Leonardo Jardim, após um começo de temporada marcado por algumas lesões.

O técnico dos arsenalistas não pode contar ainda com os lesionados Paulo Vinícius, Baiano, Ewerton e Alan, todos entregues aos cuidados do departamento médico e afastados do encontro com o Nacional.

Os guerreiros do Minho voltam a treinar amanhã, pelas 10.30 horas, à porta fechada, seguindo-se a conferência de Imprensa de Leonardo Jardim.

A Bola

JotaCC

SC Braga já conta com Imorou

Em Braga só se pensa na visita ao Nacional, agendada para as 18h30 de sábado. O internacional Imorou, lateral-esquerdo que esteve ao serviço da seleção do Benin no amigável com a Etiópia, já treinou esta quinta-feira, sob as ordens de Leonardo Jardim.

Depois de ter iniciado a época com algumas lesões, Imorou jogou quase 60 minutos pelo Benin, seleção do seu país natal, num amigável com a Etiópia.

O lateral-esquerdo, no entanto já está de regresso ao Minho, tendo-se treinado em pleno, hoje, preparando a deslocação à Madeira, onde o SC Braga defronta o Nacional.

Baixas certas para essa partida são os lesionados Paulo Vinícius, Baiano, Ewerton e Alan.

Amanhã, às 10h30, o SC Braga cumpre novo treino, à porta fechada, e no final da sessão, leonardo Jardim fará a antevisão do encontro com o Nacional.

ZEROZERO

JotaCC

Vandinho: «Sp. Braga é candidato ao título»
jogadores bracarenses pensam "jogo a jogo"

Vandinho, jogador do Sp. Braga entre 2004 e 2010, acredita que o clube minhoto tem capacidade para se sagrar campeão nacional já esta temporada.

"Existem muitas possibilidades. Lá dentro o pensamento é jogo a jogo. Pelo que o Sp. Braga tem feito, a minha opinião, como adepto, é que sim [é candidato]", disse em entrevista à Rádio Renascença, esta quinta-feira.

O médio brasileiro assume que os atuais três primeiros classificados do campeonato são sem dúvida as equipas mais fortes em Portugal: "Sp. Braga, Benfica e FC Porto são as equipas mais fortes do futebol português e há outras pessoas que devem pensar o mesmo. O Sp. Braga montou um grupo forte com jogadores experientes e com outros que chegaram e ajudaram. Ali vive-se como uma família. É muito importante, para conquistar alguma coisa, ter uma família no balneário. O Sp. Braga sempre foi assim, crescendo de ano para ano e se não for esta temporada, acredito que seja na próxima".

Sobre o clássico Benfica-FC Porto, Vandinho espera um empate para que os arsenalistas se possam aproximar na classificação de águias e dragões: "Vai ser um jogo muito equilibrado e vai ser decidido em detalhes. Para o Sp. Braga, o empate seria o resultado mais positivo".

RECORD

JotaCC

Imorou em gestão no regresso da Seleção

Depois de uma longa viagem até à Etiópia para jogar 59 minutos pela seleção do Benin, Imorou regressou nas primeiras horas da manhã de hoje a Braga ainda a tempo de participar no treino matinal. Por força do esforço despendido, o lateral-esquerdo, que não jogava desde Outubro, realizou apenas trabalho de recuperação, enquanto os restantes companheiros preparavam o encontro com o Nacional. O quadro clínico mantém-se inalterável, o que é o mesmo que dizer que Alan, Baiano, Ewerton, Paulo Vinícius e Luís Alberto estão fora da deslocação à Choupana.

O JOGO

Bruno3429

Pedro Proença confirmado no clássico (conheça todas as nomeações)
Por Redação

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol confirmou, esta quinta-feira, a nomeação de Pedro Proença para dirigir o clássico entre Benfica e FC Porto, marcado para esta sexta-feira no Estádio da Luz.

Lista completa de nomeações:

Liga Zon/Sagres:
Benfica – FC Porto, Pedro Proença (AF Lisboa)
Nacional – SC Braga, Vasco Santos (AF Porto)
V. Setúbal - Sporting, André Gralha (AF Santarém)
Rio Ave - Beira-Mar, Artur Soares Dias (AF Porto)
Feirense - Académica, Cosme Machado (AF Braga)
G. Vicente - P. Ferreira, Rui Patrício (AF Aveiro)
V. Guimarães – Marítimo, João Ferreira (AF Setúbal)
Leiria – Olhanense, Bruno Paixão (AF Setúbal)

Liga Orangina:
Naval - Atlético, Duarte Gomes (AF Lisboa)
Estoril - Penafiel, Marco Ferreira (AF Madeira)
Arouca - Desp. Aves, Rui Costa (AF Porto)
Belenenses - Trofense, Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Leixões – Portimonense, Jorge Tavares (AF Aveiro)
União - Freamunde, Paulo Baptista (AF Portalegre)
Moreirense - Oliveirense, Bruno Esteves (AF Setúbal)
Santa Clara – Sp. Covilhã, Rui Silva (AF Vila Real)

A Bola