News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/12

Started by Pé Ligeiro, 30 de December de 2006, 11:56

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Rodriguez apresentou-se
"Sou um central rápido e forte no jogo aéreo"

Internacional peruano confessou-se feliz com a sua opção, uma consequência da vontade de jogar na Europa. E quer levar o Braga à Liga dos Campeões


Alberto Rodriguez foi ontem apresentado como primeiro reforço de Inverno do Braga, assinando um contrato de três anos e meio. O internacional peruano, de 22 anos (completa 23 a 31 de Janeiro) participou no apronto matinal e posteriormente colocou-se à disposição dos jornalistas, começando por se definir como "um central rápido e forte no jogo aéreo", que trabalhará para se constituir como uma mais-valia e "ajudar o Braga a conquistar os seus objectivos".
Natural de Lima, capital do Perú, esta é a primeira vez que Rodriguez representa um clube fora do seu país, experiência que considera "importante, porque na Europa estão as melhores ligas do Mundo". "Quero adaptar-me o mais rapidamente possível ao clube, à cidade e ao futebol português e vou continuar a aprender. É importante estar em Braga", sublinhou, reconhecendo que esta foi a sua opção, apesar de ter sido observado por vários clubes sul-americanos e europeus, estando entre eles o Bayern de Munique e o Braga, que o seguia há um ano.
Em relação ao futebol português, Rodriguez esclareceu que conhece os internacionais, por força dos jogos das selecções, que acompanhou na televisão. O mesmo sucede em relação a João Pinto, agora seu companheiro de clube. Já quanto ao Braga, pelo que lhe foi possível saber, considera que possui "bons jogadores" e que "é um clube muito importante, organizado e ambicioso, que luta pelos primeiros lugares na liga portuguesa, está bem na Taça UEFA e procura conquistar um lugar na próxima edição da Liga dos Campeões".
Mas também falou de Cubillas, internacional peruano que na década de 70 deixou a sua marca no futebol português, ao serviço do FC Porto. "Era um grande jogador, que fez história em Portugal e no Perú", comentou.

Salvador e as transferências
FC Porto é um deles
"Diego tem muitos clubes interessados"


António Salvador comentou ontem todos os assuntos relativos a transferências, embora nem sempre de forma totalmente esclarecedora. E começou pela eventual transferência de Diego, que se encontra emprestado ao Penafiel, para o FC Porto. "Fala-se muito. O Diego tem muitos clubes interessados em o contratar e o FC Porto é um deles. Apesar de nunca ter jogado na equipa principal do Braga, é um excelente jogador", afirmou.
 
Não há relação com Diego
"Queremos um ponta-de-lança e Adriano é bom jogador"


O portista Adriano é dado como estando muito perto de se transferir para o Minho. "É um bom jogador e o Braga gosta de ter bons jogadores. Temos dois excelentes pontas-de-lança, o Marcel e o Zé Carlos, e estamos a ver se conseguimos contratar outro. Mas a contratação de um ponta-de-lança não tem nada a ver com o Diego. Temos alguns referenciados e vamos tentar contratar um", esclareceu António Salvador.
 
Impasse com os médios
"João Alves duvido Andrade está parado"


Quanto ao regresso de João Alves, pintou o cenário de negro. "Foi um jogador muito querido em Braga, mas para voltar falta terminar o contrato com o Sporting, que tem mais um ano e meio. Duvido muito que venha. Emprestado não virá, só a título definitivo, mas falta saber se quer vir", disse. Já o brasileiro Andrade está num impasse: "É um jogador muito interessante, que podia ter vindo para Braga, mas as negociações morreram. Estão paradas".
 
Ao contrário de Mauríco e Irineu
"Pelo Luís Filipe não há qualquer proposta"


Salvador diz que Luís Filipe não sai. "Não sei de nada. Vi num jornal que o Anderlecht estava interessado no Luís Filipe, mas à SAD não chegou qualquer proposta...", atirou. Confirmadas foram as saídas de Maurício e Irineu. O primeiro "estava em final de contrato e manifestou vontade de sair", sendo aceite a proposta do Pohang. Quanto a Irineu, "estava emprestado e o Braga não ia exercer a opção, pelo que não colocámos obstáculos à ida para o Flamengo".


António Salvador mostrou-se orgulhoso
"Terá retorno desportivo e financeiro"


António Salvador, presidente da SAD do Braga, mostrou-se orgulhose pela aquisição de Alberto Rodriguez, um central de grande futuro, desejado por vários clubes sul-americanos e europeus, nomeadamente o Bayern de Munique, que o andava a seguir. "Esta contratação é um motivo de grande satisfação para todos os bracarenses, porque se trata de um jogador de enorme qualidade. É jovem, internacional e estava a ser observado pelo Braga há cerca de um ano", revelou o líder arsenalista, acrescentando: "Estava há cerca de um ano a ser observado pelo Braga e já no início da época o queríamos, mas na altura os valores exigidos pelo Sporting Cristal eram proibitivos para os nossos cofres. Continuamos a seguir o jogador e agora, em virtude de o contrato estar a aproximar-se do fim, foi possível chegar a acordo com o clube peruano e garantir a contratação do Rodriguez".
Quanto ao valor do passe, a rondar os 400 mil euros, António Salvador considerou ser "um investimento no qual o Braga podia entrar, o que não acontecia antes". O presidente do Braga garantiu que "Rodriguez trará no futuro retorno desportivo e financeiro", mas ao mesmo tempo esclareceu que os direitos desportivos do futebolista não pertencem na totalidade ao clube minhoto. "Há uma pequena parte que não é ainda do Braga, mas insignificante, pelo que pode considerar-se que o passe é praticamente todo nosso", rematou.


Situações regularizadas
Matheus e Eduardo rescindiram ontem


O esquerdino Matheus e guarda-redes Eduardo regularizaram ontem a situação inerente ao empréstimo ao Beir-Mar. Os dois futebolistas estiveram de manhã no municipal bracarense, onde efectuaram a rescisão temporária do contrato com o Braga, vinculando-se à tarde ao clube de Aveiro, que vão representar até ao final da época. A tarde foi aproveitada pelos atletas para escolher a residência.
 
Juniores chamados
Ricardo, Diego, Stélvio e Bruno nos seniores


O guarda-redes júnior Diego treinou ontem com o plantel principal, assim como o seu companheiro de escalão Ricardo, que constitui a opção para o desempenho das funções de terceiro guarda-redes. Os dois guarda-redes dos juniores trabalharam com Paulo Santos e Dani Mallo, sob a orientação do treinador de guarda-redes, Jorge Vital. Presentes nas duas sessões estiveram também os juniores Stélvio e Bruno.
 
Última recuperação
Madrid com ligeiros condicionalismos


Madrid ainda não está totalmente apto para competir. O médio argentino está praticamente restabelecido da entorse tibiotársica esquerda que o afectou, mas ainda treina com limitações, cumprindo a derradeira fase do período de reintegração progressiva. Madrid tem evoluído muito favoravelmente, está a adquirir condição física, e poderá defrontar o Portimonense, no próximo dia 7, para a Taça de Portugal. Maciel, recorde-se, continua a recuperar no ginásio da intervenção cirúrgica a que foi submetido ao menisco externo do joelho direito.
 
Rodriguez é atracção
Braga-Trofense no 1º de Maio


O jogo-treino entre o Braga e o Trofense, marcado para as 10h30 de hoje, vai realizar-se no relvado do 1º de Maio. O embate esteve previsto para o o novo municipal, mas a necessidade de preservar o tapete do novo anfiteatro levou os responsáveis arsenalistas a optarem pelo regresso ao antigo recinto. O central Rodriguez será, em princípio, a principal atracção do jogo.



No polémico Braga-Boavista
Duarte Gomes pontuado com um negativo 7,2


Importa referir, por outro lado, que em relação ao desempenho de Duarte Gomes nesse Braga-Boavista, muito contestado pelos arsenalistas, o observador João Dias Silva penalizou o árbitro com uma nota negativa, de 7,2... Na escala classificativa definida para avaliar o trabalho dos árbitros em cada jogo é considerada positiva a nota que ultrapasse os 8. Entre 8 e 8,5 será uma espécie de suficiente mais e a partir do 9 considera-se a pontuação excelente. A nota dada a Duarte Gomes pelo observador vai ser ainda analisada e corrigida em função do grau de dificuldade do jogo, atribuído no momento da nomeação. No entanto, desde que a equipa de Vítor Pereira lidera a CA, tem sido norma deixar a descansar durante dois jogos os árbitros que são avaliados com nota inferior a 7,8, o que significa que Duarte Gomes deverá ser retirado da lista de nomeações na duas próximas jornadas.


Reclamação nada vai alterar
João Pinto vai perder dois jogos

O atacante foi punido por duas infracções, ambas com a pena mínima, penalização da CD da Liga com base no relatório do árbitro

O Braga já marcou posição junto da Liga de clubes, na sequência dos dois jogos de suspensão com que João Pinto foi punido pela Comissão Disciplinar, pena que resulta da sua expulsão no decorrer do jogo com o Boavista, disputado na noite do passado dia 18. A reclamação do Braga, após análise dos relatórios do árbitro e do observador, não irá alterar o que quer que seja em relação ao período de suspensão do atleta, uma vez que a sentença foi determinada com base no relatório do árbitro Duarte Gomes.
O número dez arsenalista foi punido por duas infracções, cujas penas vão de um a quatro jogos. Ou seja, em qualquer dos casos o atleta foi sancionado com o castigo mínimo: um jogo pela falta que motivou a exibição do segundo cartão amarelo e consequente expulsão, e outro por injúrias ao árbitro, que constam do relatório deste, cuja cópia, tal como a do observador João Dias Silva, chegou entretanto aos serviços do Braga. Importa por isso referir que João Pinto não vai poder defrontar o Portimonense, para a Taça de Portugal, nem o Nacional, na Madeira, no regresso da principal competição de futebol nacional.


José Pedro, ex-preparador-físico do Braga
"Percebe-se a intenção de fazer melhor que em épocas anteriores"


Maurício, Irineu, Eduardo e Matheus, para além de provavelmente Paíto, estão de saída do Braga, abrindo lugar a reforços. Que análise faz desta envolvência do Braga no mercado de Inverno?
A imagem que é transmitida para quem está de fora é a de que parece haver alguma preocupação em reduzir o número de atletas, assim como, e em virtude dos nomes dos reforços que têm sido falados, nomeadamente o Adriano, que é um bom ponta-de-lança, existe uma aposta clara em dotar a equipa de condições para fazer melhor do que em anos anteriores, melhor que o quarto lugar. Percebe-se a intenção de corresponder aos objectivos projectados no início da época.
 
"Diego tem potencialidades para vir a ser um craque"

Trabalhou vários meses com o Diego, ainda ele não estava sequer inscrito. Que opinião que possui sobre o jovem desejado pelo FC Porto?
É um miúdo com um espaço de progressão bastante significativo, que possui grandes capacidades técnicas e é muito possante em termos físicos. No aspecto táctico irá melhorar com o decorrer do trabalho. Tornar-se um craque no futuro é uma questão que depende de várias factores, mas a verdade é que ele tem potencialidades para chegar muito longe.
 
"Estive no Lyon e no Barcelona a preparar-me para quando regressar ao activo"

Depois de três anos como preparador-físico de Jesualdo Ferreira no Braga, não o acompanhou no Boavista nem posteriormente no FC Porto. O que tem feito?
Estou a aproveitar este paragem na carreira para me documentar o mais possível sobre processos e métodos de trabalho, de forma a angariar um conhecimento mais profundo e abrangente da minha área para quando regressar ao activo. Tenho acompanhado algumas das grandes equipas da Europa, e recentemente estive duas semanas no Barcelona. Antes tinha estado no Lyon, onde o trabalho realizado é diferente do que observei em Espanha, mas foram duas experiências bastante enriquecedoras. Num futuro próximo vou estar algum tempo em Inglaterra, para aumentar os meus conhecimentos.
IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



João Alves não aceita redução de salário
SP. BRAGA COLOCA CONDIÇÕES PARA O REGRESSO


O regresso anunciado de João Alves ao Sp. Braga está longe de ficar decidido, até porque, tanto os clubes como o jogador, parecem não chegar a acordo em relação aos trâmites do negócio.

O Sporting está disposto a emprestar o médio, mas impõe condições, das quais não quer abdicar. Os responsáveis leoninos já fizeram sentir que aceitam que Alves vista a camisola do Sp. Braga na reabertura do mercado, desde que o o clube minhoto assegure todas as despesas com o jogador, ou seja, que pague integralmente o ordenado do atleta.

Por outro lado, o clube liderado por António Salvador já mostrou aos responsáveis pelo futebol leonino que está disposto a ficar em definitivo com João Alves, em vez de partir para um cenário de empréstimo, até final da temporada.

Mas, também aqui existem exigências: o jogador vai para Braga a título definitivo, mas terá que baixar o ordenado que usufrui mensalmente, já que o actual salário do médio parece ser elevado para a realidade bracarense.

E é precisamente neste ponto que começam as divergências, sobretudo porque esbarram na vontade do atleta, que parece disposto a lutar pelos seus interesses até ao fim.

Aparentemente o acordo entre os clubes – que mantêm boas relações, dados os negócios de vendas e empréstimos feitos num passado recente – não seria difícil de alcançar, mas João Alves já mostrou que não está disposto a baixar o rendimento financeiro que tem no clube de Alvalade.



Madrid está de volta
ARGENTINO TREINA SEM LIMITAÇÕES


A reintegração completa de Madrid nos trabalhos de conjunto foi a principal nota de destaque de um final de semana em que o técnico Rogério Gonçalves trocou as sessões físicas pós-natalícias pela abordagem técnico-táctica do estilo de jogo que pretende introduzir.

Superadas algumas queixas que apresentou no início da semana, o médio argentino trabalha agora com afinco a vertente física, de forma a poder reintegrar a equipa no final da presente interrupção dos campeonatos. Com Madrid, também Carlos Fernandes já se encontra completamente restabelecido da lesão contraída no último jogo do ano, com o Boavista.

As preocupações do departamento médico arsenalista resumem-se agora ao extremo-direito Maciel, que antes do Natal foi sujeito a uma intervenção cirúrgica no joelho direito.

Com um período de recuperação estimado entre as 6 e as 8 semanas, o dianteiro brasileiro só estará disponível perto do final de Fevereiro.


Salvador cauteloso na abordagem a Adriano
PRESIDENTE DO SP. BRAGA NÃO CONFIRMA PORTISTA


António Salvador, presidente do Sp. Braga, admitiu que o clube arsenalista tentará "contratar um terceiro ponta-de-lança" mas não quis confirmar se o pretendido é o brasileiro Adriano, do FC Porto.

António Salvador disse tratar-se de "um bom jogador" mas considerou que o Sp. Braga "também tem dois bons pontas-de-lança, o Marcel e o Zé Carlos".

Quanto ao noticiado interesse do Anderlecht em Luís Filipe negou ter recebido qualquer proposta oficial por parte do clube belga.

IN RECORD

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Peruano Rodriguez «apresentado» em Braga
Alberto Rodriguez, defesa internacional peruano, foi hoje apresentado como sendo o primeiro reforço de Inverno do Sp. Braga, tendo assinado um contrato válido por três anos e meio.



Rodriguez efectuou esta manhã o primeiro treino sob a direcção de Rogério Gonçalves, sendo horas depois apresentado à imprensa.

«Venho determinado em ajudar o clube a conseguir o seus objectivos. Um clube que discute a segunda fase da Taça UEFA tem de ter qualidade podendo vir a participar num futuro breve na Liga dos Campeões», referiu o peruano, revelando que o seu forte «é o jogo aéreo».

Por sua vez, o presidente do Braga, António Salvador, disse «estar satisfeito por ter conseguido a contratação de um jogador de qualidade como é o Alberto Rodriguez, um atleta que estava a ser observado por nós há mais de um ano. No início da temporada não foi possível contratá-lo devido ao seu elevado preço mas, agora, com a aproximação do final do contrato que tinha com o Sporting de Cristal, isso já foi possível».


Sp. Braga só negoceia com João Alves quando estiver «livre»

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, coloca muitas reticências ao noticiado possível regresso do médio João Alves à cidade dos Arcebispos, alegando que o jogador continua ligado ao Sporting.

À margem da «apresentação» do internacional peruano Alberto Rodriguez que esta manhã ocorreu, Salvador reconheceu que «João Alves é um jogador que é muito querido em Braga, todos nós gostávamos de o ter aqui, mas ele neste momento é jogador do Sporting».

«O contrato de João Alves com o Sporting ainda não expirou, e só quando o jogador estiver livre é que o Sp. Braga poderá contratar o João Alves, isto se ele quiser de facto representar o Braga, não sei se quer», disse o presidente bracarense aos jornalistas.

António Salvador diz duvidar muito que a transferência, no mercado de Inverno, de João Alves para Braga seja possível «porque ele tem mais ano e meio de contrato com o Sporting».

Salvador também não esclareceu o eventual negócio de Diego que se encontra emprestado pelo FC Porto ao Penafiel e também a eventual entrada de Adriano englobado nesse mesmo negócio.


IN A BOLA


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


João Alves não aceita diminuir nível salarial


Pode complicar-se a saída de João Alves do Sporting para o Braga. Apesar da disponibilidade dos leões em abrirem mão do passe do jogador a custo zero, pois poupariam com isso uma soma considerável em salários pelo prazo de ano e meio, o problema reside agora na perspectiva do jogador.

João Alves não quer abdicar do nível salarial que aufere, o que inviabiliza a operação de empréstimo que havia sido montada pelas duas sociedades. O Braga não pode suportar o ordenado do atleta e o Sporting não quer ficar com qualquer encargo.

Dessa forma, ou o jogador se mantém no plantel leonino e sujeita-se a não ser regularmente utilizado - precisamente o que não pretende -, ou aceita reduzir o salário e aceita a proposta de contrato que os arsenalistas já lhe fizeram.

A esse propósito, António Salvador, presidente do Braga, deixou, ontem, bem claro que não aceita o futebolista por empréstimo. "Trata-se de um jogador muito querido em Braga e todos gostávamos de o ter aqui. Emprestado, é ponto assente que não virá, mas se rescindir o contrato com o Sporting e quiser vir...", referiu o dirigente, que já terá oferecido um contrato de três anos e meio ao médio.

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

Olho Vivo

Braga apresenta Rodriguez "El Mudo"

Salário compromete regresso de João Alves e reinicia negociações pelo brasileiro Andrade


Alberto Rodriguez foi ontem apresentado como jogador do Braga, depois de assinar um contrato com validade até 2010. O novo reforço da equipa minhota é internacional pela selecção do Peru, tem 22 anos e ocupará a vaga aberta na defesa pela saída dos centrais Maurício e Irineu. "É uma contratação que devia deixar orgulhosos todos os bracarenses", congratulou-se o presidente António Salvador, revelando que o peruano custou ao clube cerca de 400 mil euros.
O valor investido na transferência de Rodriguez cobre "quase cem por cento do seu passe", segundo Salvador. "É um atleta que o Braga observa há um ano, mas só agora pôde trazê-lo, por estar próximo do final do contrato", explicou o líder minhoto, lembrando que Rodriguez "tinha muito mercado" e chegou a estar na agenda de "grandes clubes europeus", como o Bayern de Munique.
De poucas falas e com sotaque espanhol cerrado, Rodriguez disse ver no Braga "uma ponte para a Europa dos melhores clubes do mundo" e admitiu "conhecer pouco" o futebol português. "Só conhecia o João Pinto e sabia que o Braga era uma equipa organizada e importante", explicou o jogador, que ganhou no Peru a alcunha de "El Mudo". Mesmo assim, mostrou ter a "lição" estudada: "A minha ambição é ir longe na Taça UEFA, lutar com o Braga pelos primeiros lugares e entrar na Liga dos Campeões."
O regresso de João Alves está cada vez mais comprometido pelas exigências do jogador, que recebeu dos minhotos uma proposta de três anos de contrato. Braga e Sporting acordaram a transferência em definitivo, mas o jogador mostra-se avesso à rescisão do vínculo que o liga aos "leões" até 2008, porque em Braga teria que baixar muito os valores de salários e prémios a que tem direito no Sporting.
A posição do clube minhoto é taxativa. "Emprestado é que o João Alves não vem", frisou Salvador, deixando claro que o regresso só lhe interessa em definitivo. A indecisão de João Alves levou o Braga a retomar as negociações por Andrade, médio brasileiro de 25 anos que termina contrato com o Vasco da Gama, que fez furor na última edição do Brasileirão, por conta dos vários golos apontados de bola parada. O negócio pressupõe o desembolso de 500 mil euros. Nesta altura, o Braga dispõe-se a investir, mas pretende uma redução considerável das comissões dos empresários do jogador, que estão acima dos limites comportáveis pelo clube.
O presidente do Braga também admitiu o "interesse do FC Porto na contratação de Diego", jovem avançado que os minhotos emprestaram ao Penafiel e que tem sido a grande revelação da Liga de Honra. "Há negociações em curso", revelou, sem desvendar os valores ou as exigências do Penafiel, que estão a travar o processo. Existe já um acordo para o FC Porto comprar metade do passe de Diego (por 600 mil euros), mas o Braga recusa-se a compensar o Penafiel, até porque os encargos salariais do jogador continuam a ser suportados pelos minhotos.
Salvador deixou implícito que o negócio de Diego em nada condiciona a mudança de Adriano para o Minho: "Queremos mais um ponta-de-lança e isso nada tem a ver com o Diego. Adriano é uma das hipóteses a estudar, mas ainda não há nada concretizado", esclareceu Salvador. O Braga verá hoje o reforço Rodriguez em acção, num jogo-treino com o Trofense.

in Público

Olho Vivo

Sp. Braga só aceita João Alves livre


O Sporting de Braga, através do seu presidente António Salvador, revelou ontem que mantém o interesse no sportinguista João Alves, mas só se "o jogador for livre".

O Sporting já manifestou a sua vontade de dispensar o jogador, que custou 2,5 milhões de euros, aos bracarenses, que estão dispostos a negociá-lo, mas a título definitivo. "João Alves é um jogador muito querido em Braga, mas é futebolista do Sporting. Se estiver livre e quiser vir para Braga poderemos negociar, mas duvido que isso seja possível, pois tem mais um ano e meio de contrato", disse António Salvador disfarçando o interesse do clube, acrescentando: "por empréstimo, João Alves não virá".

No entanto, a dificultar ainda mais o regresso do jogador a Braga está o facto dele não pretender baixar o seu salário, inflacionado com a vinda para Lisboa. A decisão da mudança está agora nas mãos do jogador e dos bracarenses, embora o Sporting procure minimizar as custas das suas perdas pela venda em definitivo de um elemento que nunca se impôs em Alvalade. Uma coisa é certa, não se apresentará ao serviço de Paulo Bento no dia 2.

1.º REFORÇO DE INVERNO

António Salvador com o seu discurso de 'desinteressado' apresta-se para fazer mais um bom negócio para abordar a segunda metade da Liga, depois de ontem ter assegurado o primeiro reforço de 'Inverno', o defesa internacional peruano Alberto Rodriguez, com o qual rubricou um contrato válido por três anos e meio.

Além de João Alves, os bracarenses continuam receptivos a novas propostas, apesar de António Salvaldor ter recusado ontem qualquer interesse no brasileiro Adriano (FC Porto). "É um bom jogador, mas o Braga já tem dois bons ponta-de-lança, nomeadamente Marcel e Zé Carlos", disse, manifestando, no entanto, a vontade de reforçar este sector da equipa: "Vamos procurar um terceiro ponta-de-lança na reabertura do mercado".

APONTAMENTOS

LUÍS FILIPE

O líder dos arsenalistas confirmou ontem que o clube não recebeu qualquer proposta do Anderlecht para a contratação de Luís Filipe.

JOGO-TREINO

O Sp. Braga vai efectuar hoje um jogo-treino com o Trofense da Liga de Honra, para preparar o encontro da Taça de Portugal com o Portimonense no dia 7.

in Correio da Manhã