News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/02

Started by JotaCC, 21 de February de 2012, 07:27

Previous topic - Next topic

JotaCC

'Hat-trick' prenúncio do sonho


Aquela noite mágica de Sevilha está na memória de cada adepto. Assim como o 'hat-trick' de Lima, herói que colocou o Sp. Braga pela primeira vez na fase de grupos da Liga dos Campeões, na época passada.

Foi a 24 de Agosto de 2010, noite memorável para os arsenalistas, ao garantirem o triunfo histórico de 4-3, em casa do Sevilha, no jogo da segunda 'mão' do 'play-off' de acesso à fase de grupos da liga milionária. Um ano e meio depois, o 'hat-trick' do brasileiro em Barcelos - no último jogo do campeonato, frente ao Gil Vicente - fez lembrar os três golos apontados na fantástica exibição de Sevilha, precisamente seis dias antes da deslocação decisiva à Turquia, onde o Sp. Braga mede forças com o Besiktas. Poderá ser um bom prenúncio.

Em jogo vai estar a continuidade dos bracarenses na Liga Europa, já que na bagagem até Istambul vai uma desvantagem de dois golos, após a derrota caseira no encontro da primeira 'mão' [2-0]. A eliminatória está ainda em aberto, mas a tarefa complicou-se para a equipa finalista da última edição da prova .

No inferno turco, só um Sp. Braga de classe e garra como o que se viu em Sevilha poderá dar a volta à eliminatória. Porque no futebol, nada é impossível. E recordar a mágica noite de Sevilha comprova isso mesmo: foi a primeira vitória de uma equipa portuguesa por terras da Andaluzia, em pleno Sanchéz Pizjuán, perante um adversário de peso que ganhou duas Taças UEFA e uma Supertaça Europeia, com um orçamento dez vezes superior ao do Sp. Braga; depois do 1-0 na primeira 'mão', fruto de golo de Matheus, os guerreiros tiveram a arte de marcar quatro golos contra três que permitiram manter o sonho da 'Champions' vivo.

Agora, em Istambul, no Inonu Stadium, os turcos costumam ser fortes, mas não são de todo imbatíveis. Em 79 jogos nas provas da UEFA já perderam 18 vezes. O Sp. Braga precisa de vencer por dois golos para empatar a eliminatória, garantindo a passagem aos oitavos-de-final caso vença por 3-0. Se sofrer golos, terá sempre que vencer por dois golos de diferença. A chave para a reviravolta poderá estar em Lima, avançado inspirado, que soma já 18 golos esta época.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Nuno André Coelho com selo de garantia
PREPARADO PARA VOLTAR A ASSUMIR TITULARIDADE

Nuno André Coelho está reservado e preparado para voltar a assumir a titularidade na defesa do Sp. Braga no jogo de quinta-feira, em Istambul, onde a equipa de terá de recuperar de uma desvantagem de dois golos para o Besiktas.

Uma tarefa muito complicado, mas não será pela previsível ausência de Ewerton que a problemática aumentará, pois, no jogo de Barcelos, Nuno André Coelho deu garantias de estar completamente refeito da lesão que lhe roubou a atividade nos primeiros seis meses da temporada.

RECORD

JotaCC

Mossoró abre vaga em Istambul

Os últimos sinais de Mossoró são pouco animadores. Substituído no começo da segunda parte do jogo com o Gil Vicente, por razões físicas, o médio-ofensivo voltou a falhar mais um treino do Braga e já não deverá entrar nos planos do técnico Leonardo Jardim para a segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, frente ao Besiktas. Condicionado por uma mialgia na face posterior da coxa esquerda, o jogador brasileiro só tem comparecido no Estádio AXA para receber tratamento e, por esta altura, Jardim já tem em mente um substituto: Rúben Amorim, Nuno Gomes ou Hugo Viana. Apreciador das qualidades de Mossoró, o ex-arsenalista João Pinto considera que a provável ausência de Mossoró é uma péssima notícia para a equipa, forçada a arriscar tudo na Turquia para recuperar a desvantagem de 0-2 do jogo anterior. "É um jogador que já está muito identificado com os colegas", justificou.

Caso Jardim resolva a questão com Rúben Amorim, como se verificou em Barcelos, o Braga perderá algum fulgor ofensivo a meio-campo. Aos olhos de João Pinto, o ex-benfiquista está talhado preferencialmente para manobras defensivas, mas não deixará de ser uma mais-valia pela experiência em jogos internacionais. "A qualidade existe, só não sei como se adaptará a essa posição, porque ele tem sido um médio mais defensivo do que um médio ofensivo", explicou, embora lembrando que a posição 10 "é muito relativa" ao nível de competências. "Essa posição pode ser desempenhada por vários tipos de jogadores".

A título de exemplo, João Pinto enuncia Hélder Barbosa, um extremo que "se adapta com facilidade" a actuar nas costas dos avançados. Leonardo Jardim até poderá subscrever a opinião do antigo internacional português, mas essa solução não poderá contar desta vez, pois Barbosa tem de cumprir um jogo de castigo, em virtude de ter sido expulso na primeira mão. Tão ou mais versátil, Hugo Viana (esse sim, disponível) "faria facilmente a posição", o que implicaria a entrada de outro médio na equipa para apoiar o "trinco" Custódio; embora Nuno Gomes soe melhor ao antigo avançado face à obrigação de marcar golos. "Há uma desvantagem grande para ultrapassar e, por isso, há que colocar mais homens na área. Por aí, não seria nada descabido o Nuno", sustentou.

Pré-convocado para o jogo com a selecção da Polónia, o internacional português já desempenhou essa missão em Birmingham e a experiência correu tão bem que acabou por ficar associado à primeira vitória do Braga em Inglaterra. "Não é a mesma coisa que o Mossoró. Têm características completamente diferentes, mas o Nuno Gomes faz a diferença na área", garantiu João Pinto.


Série de oito vitórias confunde-se com o 8

Dono da camisola número 8, Mossoró parece ser o nome de código das oito vitórias seguidas do Braga em jogos do campeonato. O médio criativo é o jogador que mais vezes é substituído por Leonardo Jardim, mas tem estado sempre no começo de cada triunfo, como titular, estando ligado a 12 vitórias num total de 19 partidas disputadas na Liga ZON Sagres. O começo da época foi, porém, difícil para o jogador brasileiro, ameaçado numa primeira fase por Pizzi até este ser emprestado ao Atlético de Madrid. Em Birmingham, na jornada inaugural da fase de grupos da Liga Europa, assistiu ao jogo no banco de suplentes.

Nuno Gomes resolve missões difíceis

Titular em Birmingham, para a Liga Europa, Nuno Gomes actuou como nove e meio, como se diz na gíria futebolística para caracterizar jogadores que pisam terrenos do avançado e do médio-ofensivo, quase em simultâneo. Nas costas de Lima, o avançado funcionou tão bem, como homem do último passe, que a equipa venceu pela primeira vez em Inglaterra. E que tal repetir na Turquia?

Em Barcelos entrou Rúben Amorim

Quando se percebeu que a continuidade de Mossoró em campo seria impossível, frente ao Gil Vicente, foi Rúben Amorim a saltar do banco. A equipa já vencia por 2-0 e o jogador cedido pelo Benfica teve o condão de ajudar ao assalto final, protagonizando mesmo duas perigosas arrancadas para a defesa gilista. Adaptável a várias posições, rende mais como médio-interior-direito.

Antes dos golos há Hugo Viana

Em grande forma e a merecer cada vez mais um regresso à Selecção Nacional, Hugo Viana nem precisa de andar próximo dos extremos e do ponta-de-lança de serviço para fazer a diferença. Com grande precisão no passe, tem sido um dos principais municiadores do ataque. Caso se transforme em 10, Jardim terá de inventar outro "box-to-box".


Paulo César resolve castigo de Hélder Barbosa

Até prova em contrário, Paulo César é o substituto natural de Hélder Barbosa e deverá reconquistar a titularidade no jogo de quinta-feira, contra o Besiktas. Expulso, por acumulação de amarelos, no jogo da primeira mão, Barbosa terá de cumprir castigo e a entrada do brasileiro no 11 apenas será posta em causa na eventualidade de Leonardo Jardim colocar Carlão sobre a direita, fazendo deslocar Alan para o flanco oposto. No centro da defesa, perspectiva-se a repetição da dupla de centrais Douglão-Nuno André Coelho. Operado a um joelho direito no Verão, o defesa português voltou à competição contra o Gil Vicente para compensar a ausência forçada de Ewerton, limitado por uma tendinopatia no adutor direito, e tem presença garantida no onze inicial, pois o jogador brasileiro continua parado, à semelhança de Mossoró. Foi precisamente a pensar nesta eventualidade que o Braga inscreveu Nuno André Coelho na Liga Europa na primeira semana de Fevereiro, pouco depois do fecho do mercado de Inverno. O sector defensivo chegou a ser reforçado com Samuel, mas os responsáveis do clube sempre tiveram a noção de que não poderiam recorrer ao jogador brasileiro, utilizado num jogo da Liga Europa pelos belgas do Anderlecht.

Avião da equipa leva 50 adeptos

Pelo menos 50 adeptos estão garantidos no avião charter do Braga de amanhã para a viagem à Turquia. A equipa tem voo marcado para as 10h00, tendo previsto para as 21h00 um treino de adaptação à luz e ao relvado do Estádio Inonu, em Istambul. Antes, Leonardo Jardim e um jogador farão a projecção do jogo. Para a recepção ao rival V. Guimarães, de segunda-feira, os sócios terão entradas gratuitas.


O JOGO

JotaCC

FC Porto ataca regresso às vitórias

A 16ª jornada da I Divisão é retomada hoje (20h15) com o jogo Paço de Arcos-FC Porto. O decacampeão, que regressa de uma derrota em Valdagno para a Liga Europeia e que perdera com o Candelária, nos Açores, na jornada anterior do campeonato, perdendo a invencibilidade, defende a liderança em casa do 10º classificado. Amanhã, joga-se o Benfica-Braga (21h30) e Oliveirense-Riba d'Ave (21h00).


O JOGO

Bruno3429

Árbitro russo para o Sporting e húngaro para o SC Braga
Por Redação

Já são conhecidos os árbitros dos jogos Sporting-Legia e Besiktas-SC Braga, agendados para quinta-feira, referentes à segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

Em Alvalade vai estar o russo Vladislav Bezborodov, enquanto o jogo dos minhotos em Istambul será dirigido pelo húngaro István Val.

A Bola

Bruno3429

Rúben Amorim espreita titularidade em Istambul
Por Pascoal Sousa

Suplente utilizado nos últimos três jogos do Sc Braga, frente ao V. Setúbal, Besiktas e Gil Vicente, Rúben Amorim acelera a fundo para ser titular em Istambul.

A mialgia sofrida por Móssoró ainda não está curada e a utilização do brasileiro no jogo da segunda mão dos 16-avos da Liga Europa não é de todo aconselhável.

Rúben Amorim surge como a primeira alternativa já testada por Leonardo Jardim nos treinos à porta fechada. No mesmo sentido, Nuno André Coelho vai continuar a formar dupla com Douglão, dado que Ewerton sofre de uma tendinopatia e até é provável que nem sequer venha a atuar no derby minhoto de segunda-feira, no Axa, com o V. Guimarães, enquanto Paulo César perfila-se como substituto do castigado Hélder Barbosa.

Esta manhã Leonardo Jardim dirigiu o último treino do SC Braga em território português. Amanhã, às 10 horas, a equipa parte num voo charter com destino a Istambul e treina no Innönü Stadium às 21 horas locais (menos duas em Portugal continental).

A Bola

Pé Ligeiro

Ewerton e Mossoró de fora, Imorou e Palmeira de regresso


Ewerton e Mossoró, lesionados, foram excluídos por Leonardo Jardim da lista de convocados para o jogo com o Besiktas, que se disputa quinta-feira, às 20.05 horas, no Inönü Stadium, a contar para a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

Para compor a convocatória, o treinador chamou o central Palmeira, uma vez que o reforço Samuel não está inscrito na UEFA, e Imorou, que está de regresso após quatro meses de paragem. Esta é mesmo a principal novidade: a última vez que Imorou jogou pelo SC Braga aconteceu na Taça de Portugal, na vitória sobre o 1.º de Dezembro, por 3-1, no dia 15 de Outubro de 2011.

Baiano e Paulo Vinicius, a recuperar de cirurgias, são cartas fora do baralho, bem como Luís Alberto, que além de ter lesão muscular também não pode atuar na Liga Europa, por já ter jogado a competição pelo Nacional. Hélder Barbosa, castigado, também não segue viagem para Istambul.

A lista de convocados do SC Braga é a seguinte:

Guarda-redes: Quim e Berni;

Defesas: Nuno André Coelho, Miguel Lopes, Elderson, Imorou, Douglão, Palmeira;

Médios: Djamal, Salino, Custódio, Hugo Viana e Rúben Amorim;

Avançados: Paulo César, Lima, Nuno Gomes, Alan e Carlão.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Ewerthon e Mossoró não vão a Istambul

Leonardo Jardim, treinador do SC Braga, revelou esta terça-feira a lista de convocados para o jogo na Turquia, com o Besiktas, da segunda mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa, com duas «baixas» por lesão.

Ewerthon e Mossoró não integram a comitiva do SC Braga que nesta quarta-feira viaja para a Turquia, uma vez que estão lesionados. Por sua vez, Imorou, que estava ausente desde outubro, foi chamado.

ZEROZERO

JotaCC

Mossoró e Ewerton não vão a Istambul
RUBEN AMORIM E NUNO ANDRÉ COELHO TITULARES

Leonardo Jardim divulgou na tarde desta terça-feira a convocatória do Sp. Braga para o jogo frente ao Besiktas, na 2.ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, sendo que estão confirmadas as ausências de Ewerton e Mossoró. O defesa-central, que já não alinhou na vitória em Barcelos para a Liga Zon Sagres, será rendido por Nuno André Coelho, enquanto Ruben Amorim se prepara para fazer a estreia como titular dos minhotos, fazendo o lugar de Mosssoró.

Elderson está naturalmente de regresso para o jogo europeu, depois de cumprir castigo na UEFA, mas uma das grandes novidades desta convocatória é a chamada de Imourou, que está ausente da competição desde outubro do ano passado devido a uma lesão muscular.

A única dúvida, de resto, reside no nome do escolhido para ocupar o lado esquerdo do ataque, pois Hélder Barbosa, expulso no jogo da 1.ª mão, tem de cumprir castigo, mas tudo indica que Paulo César seja o escolhido.

A comitiva minhota parte esta 4.ª feira, às 10 horas, do aeroporto Francisco Sá Carneiro, rumo a Istambul.

RECORD