News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 19/02

Started by Bruno3429, 19 de February de 2012, 11:42

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Lima cantou mais alto
Carlos Costinha Sousa

Com uma exibição personalizada e um Lima inspirado, o Sporting de Braga conquistou ontem a sua 13.ª vitória no campeonato, derrotando o Gil Vicente por claros 3-0, com golos apontados pelo brasileiro. Resultado permite aos bracarenses manter pressão sobre o segundo lugar.
Primeira parte bem conseguida pelo do Sp. Braga que demonstrou que estava em Barcelos para mandar no desenrolar da partida.

O domínio do jogo pertencia aos bracarenses que foram mantendo uma boa velocidade na partida e subindo no terreno, perante um Gil Vicente que jogava sempre muito recuado, apenas com o presença de Hugo Viera mais na frente de ataque.
Apesar do domínio da partida, as ocasiões de perigo não surgiam e foi mesmo o Gil Vicente que, apesar de praticamente nunca ter criado grande sufoco à defesa do Sp. Braga, teve a primeira oportunidade mais flagrante para marcar.

Aos 20 minutos, numa excelente desmarcação, Hugo Vieira surgiu isolado na cara de Quim e pronto para inaugurar o marcador. Não contava, no entanto, com a excelente oposição do guarda-redes bracarense que evitou, com grande defesa, o golo do gilista. A resposta do Sp. Braga chegou cinco minutos depois com o primeiro golo da partida. Boa jogada de ataque dos arsenalistas, Alan, na direita, cruza para o primeiro poste onde apareceu Lima, a entrar muito bem e a fazer, de cabeça, o primeiro tento bracarense.

Nos minutos que restavam até ao intervalo o resultado manteve-se inalterado, com a tendê ncia do jogo a manter-se.
Antes, Paulo Alves já tinha mexido no onze demonstrando que queria mais do jogo. Saiu Luís Manuel e entrou mais um homem de ataque, Zé Luís.

Ainda antes do início da segunda parte infelicidade para o Gil Vicente. Paulo Alves foi obrigado a substituir o guarda-redes Adriano Facchini, lesionado, que deu lugar a Murta.
Cinco minutos depois do reatar da partida, o Sp. Braga aumentou a vantagem. O inevitável Lima aumentou para 2-0 mostrando toda a sua raça de 'matador'.

Hugo Viana entrou pela área gilista em excelente iniciativa individual, rematou em jeito para a baliza e a bola acabou por embater no poste. Na recarga, Lima apareceu à verdadeiro ponta-de-lança e empurrou para o seu segundo.

O Sp. Braga, mais tranquilo na partida com a vantagem construída, ficou ainda mais tranquilo depois da expulsão de Cláudio, por acumulação de cartões amarelos, no minuto 61.
Os bracarense continuaram a mandar no jogo dando, no entanto, mais alguma iniciativa (pouca) aos gilistas que nunca conseguiram assustar verdadeiramente o guardião Quim.

Aos 68 minutos o momento do jogo. Isolado por Hugo Viana (ele novamente), Lima domina o esférico, ultrapassa um adversário em corrida e ainda fora da área desfere potente remate que só parou nas redes de Murta. Estava feito o terceiro do Braga.
Lima completava o 'hat-trick' e fixava o marcador no 3-0 que se verificou no final do jogo.

Correio do Minho

Bruno3429

Lima foi a estrela maior

O Sporting de Braga venceu, ontem, em Barcelos, por 3-0, com um "hat-trick" de Lima, e igualou o FC do Porto no segundo lugar da tabela classificativa. São oito vitórias consecutivas, para o campeonato, da equipa de Jardim, que ontem travou um Gil Vicente que vinha igualmente de três triunfos consecutivos.

Diario do Minho

Bruno3429

Eficácia: Sp. Braga soma a oitava vitória consecutiva no campeonato
Fibra de Lima faz a diferença


Um 'hat-trick' de Lima empurrou o Sp. Braga para o oitavo triunfo consecutivo na Liga, diante de um Gil Vicente que chegou ao fim só com dez, por expulsão de Cláudio. Com este resultado, os bracarenses igualam na classificação o FC Porto, que só joga esta noite.

A equipa de Leonardo Jardim entrou autoritária em Barcelos, mas não se livrou de calafrios – Quim chegou a aplicar-se por causa de Hugo Vieira, que lhe tentou picar a bola por cima.

Se os reflexos do guarda-redes atrapalharam o Gil, o mesmo não se pode dizer da equipa de Leonardo Jardim, até porque Lima encontrou o caminho para o golo em três ocasiões, sem grande oposição.

Primeiro, Lima desviou de cabeça um centro de Alan. Depois, marcou na sequência de uma defesa incompleta de Murta, que tentou travar uma 'bomba' de Hugo Viana. Por fim, surgiu em alta velocidade para apontar um golaço que o faz igualar o benfiquista Cardozo no ranking dos melhores marcadores. É que foi o 14º tento do avançado bracarense no campeonato.

Correio da Manhã

Bruno3429

'Hat-trick' de Lima 'despacha' Gil Vicente
Gil Vicente 0-3 Braga


Três golos de Lima ofereceram ontem o triunfo ao Sporting de Braga frente ao Gil Vicente. Com a vitória, o Braga sobe, provisoriamente, ao segundo lugar do campeonato. 

No entanto, as primeiras oportunidades até pertenceram aos gilistas, que antes da partida ficaram impossibilitados de utilizar o lesionado Pedro Moreira, mas acabaram por ser desperdiçadas por André Cunha e Richard, aos 15 e 17 minutos. A grande ocasião de golo ocorreu aos 20 minutos, Hugo Vieira não conseguiu marcar isolado frente a Quim.

Aos 25 minutos, Lima respondeu de cabeça a um centro da direita de Hugo Viana. Os visitantes chegaram ao segundo golo aos 50 minutos, de novo por Lima: Murta desviou para o poste um remate de Hugo Viana e na recarga o avançado brasileiro só teve que encostar.   

A equipa de Barcelos lutou sempre, mas aos 61 minutos sofreu novo revés. Cláudio teve uma entrada mais dura sobre Salino e viu o segundo cartão amarelo deixando o Gil Vicente com menos uma unidade.

Aos 66 minutos, surgiu o grande momento do encontro com uma corrida desenfreada de Lima, pela direita, e o remate imparável para o terceiro golo.

Diario de Notícias da Madeira

Bruno3429

Pistoleiro Lima faz de Barcelos o Texas
PEDRO ROCHA

Catalogar de prova de vida o triunfo do Braga em Barcelos, o oitavo consecutivo para o campeonato, seria manifestamente redutor. Por um lado, a equipa arsenalista é tudo menos um grupo de idosos incertos nos ficheiros da Segurança Social; por outro, seria insensato imaginar que bastaria uma derrota com o Besiktas, na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, para colocar em causa a meta traçada para esta época: andar nos três primeiros lugares do campeonato, os tais que dão acesso, directa ou indirectamente, à Liga dos Campeões. Ora, logo no primeiro teste de fogo, a reacção à contrariedade de terça-feira foi mais do que positiva, à custa de um Quim felino entre os postes, de um Hugo Viana tão inspirado a desenhar obras de arte como se estivesse em casa (e até é natural de Barcelos); e, por fim, de um Lima mais castigador do que uma máquina de torturas da Idade Média.

Os três golos do ponta-de-lança, já decisivo na jornada anterior, diante do V. Setúbal, significaram a segunda derrota caseira do Gil Vicente, deitando por terra um curioso exclusivo do Nacional, e permitiram ao Braga voltar a encostar-se, provisoriamente, ao FC Porto, ainda que no terceiro lugar. Há razões para pensar que este Braga, que no começo da época parecia ser uma caricatura do Braga finalista da Liga Europa em 2010/11, tem asas para altos voos e o facto de ter vencido no mesmo palco em que os portistas perderam há três jornadas, por 3-1, é mais uma prova da competência e talento dos seus jogadores. Serviu também de aviso para o que pode acontecer (ou não) nas meias-finais da Taça da Liga. Certo Paulo Alves?

Entre os visitados, devem ser consideradas, porém, algumas atenuantes. Logo no aquecimento, Pedro Moreira queixou-se de um problema nos gémeos e teve de ser substituído à pressa por Mauro; depois, como se isso não bastasse, o treinador gilista viu-se obrigado a gastar mais uma substituição ao intervalo face a uma inesperada lesão... do guarda-redes Adriano. Por essa altura, o Braga já estava na frente do marcador e dominava os acontecimentos a seu belo prazer, depois de ter passado por alguns sustos nos primeiros 21 minutos. Leonardo Jardim tem razão: nas transições (tradução: passagens rápidas da defesa para o ataque, sem perder tempo a meio-campo), não há pai para o Gil. E a coisa só não deu para o torto, porque Quim saiu a tempo aos pés de Hugo Vieira quando este aparecia isolado na área, a passe de Rodrigo Galo. De quem? Exactamente, do ex-arsenalista Rodrigo Galo, emprestado condição de extremo, depois de uma passagem infeliz na Pedreira como lateral.

Dominado esse problema pontual com a ajuda de Nuno André Coelho, promovido a titular face a um problema muscular de Ewerton, o Braga não deu realmente hipóteses e a expulsão do central goleador Cláudio, por acumulação de amarelos, assemelhou-se a um sopro destruidor de um castelo de cartas, enquanto Lima marcava, marcava, sem dó, nem piedade.


Arbitragem
Bom ritmo e só duas dúvidas


Num jogo de alta rotação, Hugo Miguel mostrou ter pernas para acompanhar bem de perto cada lance. A equipa de arbitragem apenas suscitou duas dúvidas: o primeiro golo de Lima terá sido precedido de um fora-de-jogo de Alan; já o segundo amarelo a Cláudio, a castigar um "carrinho" a Salino (62'), pareceu exagerado.

A figura: Lima
Faminto de golos e de glória


De cabeça ou com o pé direito, o brasileiro não desarma na procura de atingir os 30 golos esta época. Um ano e meio depois de ter feito um hat trick em Sevilha, repetiu a proeza em Barcelos. O avançado iguala, assim, Cardozo no primeiro lugar da lista de melhores marcadores do campeonato, com 14 golos, mas podia ter assumido a liderança se não tivesse perdido o "póquer" na parte final.

Braga um a um

Viana a imaginar e Lima a executar


BRUNO FILIPE MONTEIRO

Quim - Destemido a sair dos postes, negou, de forma soberba, um golo a Hugo Vieira (21') quando ainda estava 0-0.

Salino - Realizou um vaivém constante pelo lado direito, ganhando várias vezes a linha de fundo e arrancando a expulsão a Cláudio.

Douglão - Meteu Zé Luís e Hugo Vieira no bolso com uma facilidade tremenda e por pouco não marcou de cabeça (55').

Nuno A. Coelho - Formou uma dupla de betão com Douglão, tapando (quase) todos os caminhos para a baliza de Quim. Teve uma oportunidade para marcar, mas o remate saiu ao lado (55').

Elderson - Saiu-lhe a fava de tentar travar Rodrigo Galo, primeiro, e Hugo Vieira, mais tarde. Por isso, subiu pouco no terreno.

Custódio - Fez um pouco de tudo: pressionou alto, cortou linhas de passe, roubou bolas e foi dos primeiros a tentar sair empurrar a equipa para o ataque. Ufa!

Hugo Viana - Foi parte activa nos três golos do Braga: no primeiro encontrou Alan na direita antes de este cruzar para Lima; no segundo fez o remate que embateu no poste antes de o avançado fazer a recarga triunfal; e no terceiro abriu uma auto-estrada para o brasileiro marcar. Espantoso!

Mossoró - Abriu espaços na defesa do Gil Vicente devido ao bom entendimento com os companheiros e teve um remate perigoso (30'). Saiu aos 55'.

Alan - Com dificuldades para superar Júnior Caiçara em velocidade, usou da inteligência para ludibriar o lateral vezes sem conta e encontrou Lima na área para este fazer o 1-0. E vão oito assistências esta época.

Hélder Barbosa - Batalhador, teve a acção mais perigosa numa diagonal da direita para o centro que concluiu com um remate (forte) ao lado.

Rúben Amorim - Entrou com muita vontade e efectuou duas arrancadas que apanharam o Gil Vicente desprevenido. Servido por Lima (78'), podia ter marcado o quarto golo do Braga, mas o remate saiu enrolado.

Ukra - Sete minutos irreverentes, nos quais conduziu um contra-ataque bastante perigoso pelo lado esquerdo antes de servir Lima, que, isolado, atirou por cima (84').

Nuno Gomes - Jogou apenas três minutos, tempo insuficiente para deixar a marca no encontro.


Momento: [0-3]
Uma bomba de "hat trick"


Quando o Gil Vicente já pedia misericórida, Lima resolve levantar o estádio com um golo de placa. Lançado por Hugo Viana, arranca em velocidade pela direita, deixando Halisson para trás, e de pé direito tira uma bomba indefensável. Era o "hat trick" do brasileiro, que se colou ao benfiquista Cardozo na lista dos melhores marcadores, com 14 disparos certeiros. E já só faltam 12 golos para a aposta dos 30 esta época...


Filme do jogo

21'
Desmarcado por Rodrigo Galo, Hugo Vieira aparece na cara de Quim a rematar. Bem colocado, o guarda-redes sai aos pés do avançado e responde com grande defesa.

25'
[0-1] No seguimento de um passe teleguiado de Hugo Viana, Alan recolhe na direita e tira o cruzamento. Atento ao lance, Lima desvia de cabeça para o fundo das redes.

34'
Após tabela com Lima, Hélder Barbosa flecte para o centro e enche o pé de meia-distância, "tirando tinta" ao poste esquerdo da baliza de Adriano.

52'
[0-2] Desmarcado pelo centro, Hugo Viana galga um par de metros e dispara de meia distância, acertando no poste direito da baliza de Murta, após desvio do guarda-redes. Na recarga, Lima encosta para a baliza deserta.

62'
O Gil Vicente passa a jogar com dez unidades devido à expulsão de Cláudio.

68'
[0-3] Golo de Lima.

84'
Livre de marcação, Ukra isola Lima e o brasileiro desperdiça o quarto golo, atirando por cima.

87'
Perda escandalosa do Gil Vicente. Hugo Vieira, solto na área, livra-se de Douglão e dispara à queima-roupa para grande defesa de Quim.


NAC joga seis meses depois

Apontado como titular, Ewerton acabou por nem se sentar no banco em Barce-los. Problemas físicos estiveram na origem da saída do brasileiro, que foi rendido na equipa por Nuno André Coelho. O central português pôde, assim, voltar à competição após seis meses a recuperar de uma rotura de ligamentos no joelho direito, sofrida em Agosto.


Gil com três lesionados

Pedro Moreira sentiu uma dor no gémeo da perna direita no aquecimento e foi substituído à última hora por Mauro, e João Pedro desceu da bancada para o banco. Aos 32 minutos, Luís Manuel, com um problema na coxa direita, cedeu o lugar a Zé Luís, enquanto Adriano saiu ao intervalo, após choque na área com Custódio.


Jardim passa Domingos

Dois recordes alcançados por Domingos Paciência em 2009/10 foram ontem batidos por Leonardo Jardim. Além de ter sido o primeiro treinador da história do Braga a vencer oito jogos consecutivos para o campeonato, o madeirense fixou em cinco o máximo de vitórias seguidas na condição de visitante em todas as provas.


Três presidentes juntos

O dérbi do Minho atraiu muita gente ao Cidade de Barcelos, com destaque para Mário Figueiredo. O presidente da Liga assistiu ao jogo na companhia de António Fiusa (Gil Vicente) e António Salvador (Braga) num camarote, onde estiveram também emissários dos italianos do Inter de Milão e dos alemães do Borússia Dortmund.


"Fair-play" marca dérbi

Os jogos entre equipas vizinhas costumam ser quentes dentro e fora do relvado, mas o de ontem jogou-se em clima de festa. De Braga até Barcelos viajaram cerca de seis mil adeptos e, ao intervalo, elementos das duas claques reuniram-se no centro do terreno para trocar cachecóis. O "fair-play" imperou do primeiro ao último minuto.


Leonardo Jardim
"Resposta positiva"


Sem sorrisos, ao seu bom estilo, Leonardo Jardim manifestou orgulho pela forma como a sua equipa superou a derrota com o Besiktas. "Demos uma resposta positiva depois do desaire para a Liga Europa. Fizemos uma abordagem muito simples do jogo, sabíamos quais eram as mais-valias do adversário e criámos-lhe dificuldades com saídas em contra-ataque. Depois de estarmos a vencer, o adversário sentiu dificuldades a sair e nós controlámos o jogo e aumentámos a vantagem", explicou.

Jardim não se deslumbra com o terceiro lugar que a equipa ocupa e voltou a lembrar a meta do Braga: "Os objectivos estão bem definidos: ficar entre os quatro primeiros lugares. A nossa meta é ter ambição de vencer cada jogo e ir somando três pontos para consolidar a nossa posição". Por fim, a satisfação por ter batido o recorde de Domingos, ao conseguir oito vitórias consecutivas. "Sinto-me muito feliz. Quero dedicar essas vitórias ao meu staff e à equipa técnica, porque eles estão atrás de nós e o trabalho de todos é muito importante."


Discurso directo

"Estou num momento feliz e tranquilo. Tem sido uma época fantástica. Partilho esses três golos com a equipa. Já poderia ter passado hoje [ontem] o Cardozo, porque só penso no golo que falhei. Interesse de outros clubes? Mantenho os pés no chão.

Lima, avançado do Braga

"Estive parado seis meses e agora foi o Ewerton que não esteve em condições de jogar. Para quem não jogava há tanto tempo, senti-me bem. Este regresso tem muito sabor, porque foi doloroso estar longe dos relvados.

Nuno André Coelho, defesa do Braga

"Saímos de Barcelos com a sensação de dever cumprido, pois juntámos o resultado a uma excelente exibição. Estar com os mesmos pontos do FC Porto é razão para nos sentirmos satisfeitos. Agora vamos a Istambul jogar nos limites.

Custódio, médio do Braga

"Foi uma noite infeliz para nós. Ficámos sem o Pedro Moreira, sem o Adriano, houve muitas lesões. Dignificámos a camisola e saímos daqui de cabeça levantada. Este resultado não vai afectar nada, um jogo não é um campeonato.

César Peixoto, médio do Gil Vicente

O Jogo

Pé Ligeiro

Ewerton e Mossoró parados


Ewerton e Mossoró não participaram na sessão matinal de hoje do SC Braga, a primeira depois da vitória por 3-0 sobre o Gil Vicente e tendo no horizonte o desafio da segunda-mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, quinta-feira, frente ao Besiktas, no Estádio Inonu, em Istambul.

Excluído da ficha de jogo em Barcelos, Ewerton tem uma tendinopatia no adutor direito, lesão sofrida precisamente na primeira partida com o Besiktas, terça-feira passada. Quanto a Mossoró, saiu do jogo com os galos mais cedo, aos 55 minutos, rendido por Rúben Amorim, apresentado uma mialgia da face posterior da coxa esquerda. Ambos fizeram tratamento.

Paulo Vinicius e Baiano, que recuperam de cirurgias, dividiram-se entre tratamento e trabalho de ginásio e relvado, enquanto Luís Alberto deu continuidade ao seu plano de fortalecimento muscular no ginásio e também no campo.

O plantel bracarense volta a treinar amanhã, às 10.30 horas, à porta fechada, no relvado secundário.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!