News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/02

Started by JotaCC, 18 de February de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Leonardo Jardim encara Gil Vicente como adversário difícil

Sem marcas pelo desaire europeu, o Sp. Braga vai entrar em campo no Cidade de Barcelos consciente das dificuldades, mas à procura da vitória. Leonardo Jardim garante que o jogo com o Besiktas está ultrapassado - derrota quebrou ciclo vitorioso de doze jogos sem perder - e espera agora uma boa resposta diante de um adversário difícil.

"É um jogo com grau de dificuldade elevada por vários motivos: primeiro porque o adversário passa por um excelente momento de forma em termos de rendimento desportivo, vem de três vitórias moralizadoras, contra adversários de qualidade, e porque nos últimos cinco confrontos em casa do adversário o Sp. Braga somente venceu um. Isso aumento o grau de dificuldade do jogo", destacou o técnico, perfeitamente conhecedor do estilo de jogo dos gilistas.

"É uma equipa que tem uma postura defensiva muito solidária, que baixa muito o bloco, normalmente defendem com duas linhas de quatro e isso impossibilita quase o jogo no último terço ofensivo dos seus adversários. Em relação à postura ofensiva, baseia-se essencialmente na transição, vive de transições e situações de bola parada. Aí temos que ter cuidado para não sermos surpreendidos", alertou.

Jardim lembra que a derrota a meio da semana, nos dezasseis avos-de-final da Liga Europa, não afectou o grupo de trabalho, até porque, "não nos empolgamos com as nossas vitórias e não nos deixamos abater com uma derrota, apesar de essa derrota não significar ainda estarmos eliminados, existe ainda um segundo jogo".

Mesmo com pouco tempo de descanso e preparação para o jogo de hoje com o Gil Vicente, Leonardo Jardim garante que a equipa está preparada: "o tempo de recuperação das equipas que têm por objectivo mais do que uma prova, não é igual do que as que jogam somente para o campeonato nacional, mas o Sp. Braga tem ambição em várias competições e tem de estar preparado para ter esta sobrecarga de jogos".

Paulo Alves: "Temos condições para ganhar"

O treinador do Gil Vicente não poupou ontem nos elogios ao Sp. Braga, na antevisão do dérbi, mas apesar de reconhecer que não vai ser fácil, mostrou ambição de lutar pelos três pontos.
"Não podemos assumir o favoritismo contra uma equipa como o Braga, que está a fazer um excelente campeonato e que luta por um lugar na Liga dos Campeões, objectivos bem diferentes dos nossos. Agora, também é verdade que estamos num bom momento e já provámos que podemos ombrear com qualquer adversário, e conquistar pontos seja em que jogo for. E o nosso objectivo é exactamente esse", afirmou Paulo Alves, desvalorizando a derrota dos bracarenses a meio da semana para a Liga Europa. Aliás, vê nesse pormenor mais uma adversidade acrescida para a sua equipa.

"O Braga vem de uma derrota, já não perdia há algum tempo, mas como grande equipa que é vai querer reagir. Para nós não foi vantagem, pelo contrário. Estamos à espera de um Braga forte, motivado, que tem excelentes jogadores e que pratica um futebol bonito, agradável e muito ofensivo", frisou.

Para travar o Sp. Braga, Paulo Alves mantém a receita gilista responsável pelo bom momento da equipa nos últimos jogos, e que já abateu, ininterruptamente, dragões, leões e estudantes.
"Temos entrar no jogo com a mesma mentalidade e atitude até aqui e evitar algum desleixo. Temos de continuar a ser uma equipa sólida, humilde, solidária, consciente do que tem que fazer em campo, e se assim formos, temos condições para ganhar ao Braga, seguramente", rematou Paulo Alves.

Quanto à lista de convocados, o treinador do Gil Vicente só os divulgará hoje, após o treino da manhã, que vai decorrer à porta fechada. Baixa certa é o lesionado Sandro, que foi operado a uma rotura de ligamentos na segunda-feira. Já Caiçara estará de volta após jogo de castigo.


Cinco jogadores do Sp. Braga integram uma pré-convocatória da selecção nacional

Pela primeira vez, cinco jogadores do Sp. Braga integram uma pré-convocatória da selecção nacional. Quim, Nuno Gomes, Custódio, Hugo Viana e Rúben Amorim integram a primeira lista de eleitos de Paulo Bento para o particular entre Portugal e a Polónia, no próximo dia 29. Uma chamada que deixou Leonardo Jardim bastante "satisfeito" e que, segundo o técnico, resulta do bom trabalho desenvolvido pelo clube esta temporada.

"É com satisfação que vejo jogadores do Sp. Braga, e cada vez mais, a representarem as suas selecções, não só a portuguesa, mas outras, como já aconteceu esta época. Os bons desempenhos do Sp. Braga em termos colectivos reflectem-se nas suas individualidades e estas chama-das à selecção reflectem o bom trabalho que se tem feito ao longo destes oito meses", destacou o treinador, na conferência de antevisão ao desafio com o Gil Vicente.

Recorde-se que Quim, Hugo Viana e Nuno Gomes já foram chamados por Paulo Bento, tal como Rúben Amorim (ainda ao serviço do Benfica), já Custódio pode, finalmente, estrear-se na selecção principal. A par da boa notícia - que será confirmada apenas na sexta-feira quando for divulgada a lista definitiva - há um problema: caso integrem o estágio e viajem para a Polónia, dia 27, os cinco jogadores serão cartas fora do baralho para o dérbi com o Vitória de Guimarães, da 20.ª jornada da Liga, agendado, precisamente, para o dia da viagem da selecção.

"Essa situação neste momento não me preocupa, porque ainda temos dois jogos e a minha preocupação é única, e exclusivamente, no Gil Vicente", frisou o técnico, reforçando a ideia de que revê em Paulo Bento "muita competência para ter as melhores opções para a nossa selecção". "Só tenho que o apoiar".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Jardim diz que derrotas não afectam

Leonardo Jardim espera que a derrota do Sp. Braga na Liga Europa (0-2, no Minho, diante do Besiktas, na 3ª feira) "não afecte" a equipa no jogo de hoje (20h15, Sport TV 1) frente ao Gil Vicente, em Barcelos.

"Faz parte da nossa forma de estar não nos empolgarmos com as vitórias, nem nos deixarmos abater com uma derrota, além de que esta não significa a nossa eliminação", frisou.

O treinador aludiu ainda ao facto de o "tempo de recuperação das equipas que têm objectivos em mais do que uma prova não é igual ao das equipas que jogam simplesmente para o campeonato".

"O Braga, porém, disputa com ambição todas as provas e tem de estar preparado", observou.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Bento de olho neles

Se não houvesse nenhuma sobreposição de datas entre o jogo com o Vitória de Guimarães, marcado para 27 de Fevereiro, e o início da próxima concentração da Selecção Nacional (dia 26 de Fevereiro), com vista ao jogo particular com a Polónia, as pré-convocatórias de Quim, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim e Nuno Gomes seriam motivo de absoluto júbilo em Braga. Há algum tempo que os adeptos reclamam maior representação do clube na selecção portuguesa, mas o risco de a equipa receber o eterno rival desfalcada de cinco jogadores fundamentais, quase todos habituais titulares, dará que pensar até sexta-feira, dia em que Paulo Bento divulgará a lista definitiva de convocados. É o reverso da medalha de ser vice-campeão da Liga Europa, ter bons jogadores portugueses e andar no terceiro posto da classificação, o que já não é novidade desde finais de Agosto, quando teve de ser Berni a defender a baliza do Braga contra o Vitória de Setúbal, à terceira jornada, para substituir Quim, envolvido nos trabalhos da Selecção.

Focalizado somente no jogo com o Gil Vicente, Leonardo Jardim relativizou a questão, até porque não é líquido que todos sejam chamados para o jogo na Polónia, que servirá para inaugurar o novo Estádio Nacional de Varsóvia, enquadrado na preparação do Europeu da Polónia e Ucrânia. "Neste momento não estou preocupado com isso", reagiu o treinador, manifestando-se "satisfeito" por verificar que são cada vez mais os jogadores do Braga a representarem as respectivas selecções. "Os bons desempenhos do Braga em termos colectivos reflectem-se nas suas individualidades. O bom trabalho dos atletas tem sido premiado ao longo destes oito meses", considerou. Entre os potenciais seleccionáveis do Braga figura ainda Hélder Barbosa: o extremo tem sido uma das agradáveis surpresas da equipa esta época, mas terá de aguardar pacientemente por uma próxima oportunidade, pois não faltam a Paulo Bento opções de luxo para as posições de extremo. Por aí, Jardim não contesta de forma alguma as escolhas do seleccionador. "Nunca dou opinião sobre as opções do seleccionador. Vejo-lhe competência para o cargo que desempenha e só tenho de apoiá-lo nas suas decisões", observou.


"Temos ambições em várias provas"

A visita ao Gil Vicente servirá para o Braga provar que o fim da série invencível (13 jogos) não significou o começo de uma eventual derrocada. Passar do oito ao oitenta nunca fez o género de Leonardo Jardim e, nessa medida, a derrota imposta pelo Besiktas foi encarada com a serenidade aritmética possível, à luz de uma eliminatória que envolve um segundo jogo, na Turquia. "A nossa conduta e forma de estar no futebol é sempre a mesma: não nos empolgamos com as vitórias, nem vamos abaixo com as derrotas. E ainda estamos a meio da eliminatória", lembrou, deixando bem vincada a ideia de que a deslocação a Istambul será tudo menos uma viagem turística.

O mau resultado contra a equipa turca foi motivo de reflexão, mas jamais motivará uma revolução no onze-base, a pensar nos perigos que encerra o Gil Vicente. "Acreditamos naquilo que fazemos e nas competências de cada um. Vamos alterar pouca coisa", garantiu o treinador do Braga, deixando nas entrelinhas apenas a possibilidade de Elderson, ausente, por castigo, frente ao Besiktas, voltar à equipa. O optimismo de Jardim não deixa de ser, porém, contido. As derrotas do FC Porto, Sporting e Académica reflectiram um Gil Vicente de nível superior e a equipa arsenalista está mais do que avisada para os perigos que irá correr. "É um jogo com grau de dificuldade elevado. O adversário passa por um excelente momento de forma, vem de três vitórias moralizadoras contra adversários de qualidade", analisou.

Para lá da força actual do Gil, Leonardo Jardim mostra-se relativamente preocupado com o peso da história. "Em cinco confrontos em casa do adversário, o Braga só ganhou um", justificou, dando conta de um adversário muito duro de roer. "É uma equipa com postura defensiva solidária e das que mais baixam o bloco, com duas linhas de quatro jogadores. Isso complica muito os adversários. Em termos ofensivos, baseia-se essencialmente na transição, sem quase nenhuma construção. Vivem de transições e de bolas paradas, teremos de ter atenção nesses aspectos para não sermos surpreendidos", observou.

Já o cansaço motivado pelo recente jogo com o Besiktas, será superado, de preferência, pela experiência dos jogadores. Pelo menos essa é a esperança de Jardim. "O tempo de recuperação é curto. O Braga tem ambições em várias provas e tem de estar preparado para esta sobrecarga de jogos", considerou.

Seis mil já garantiram lugar em Barcelos

Até ao final da manhã de ontem, já tinham sido vendidos cerca de seis mil bilhetes para o dérbi minhoto desta noite. Uma cifra que representa meio estádio cheio, mas como ainda faltava um dia e meio até ao apito inicial, é muito provável que a afluência às bilheteiras aumente significativamente e transforme o Cidade de Barcelos num ambiente de festa à moda minhota. Aliás, os bracarenses pretendem equilibrar as forças nas bancadas com cerca de três mil apoiantes, num dia marcado ainda pela IV edição do Rali Barcelos/DTS, que promete apinhar as ruas barcelenses de amantes do desporto automóvel e... futebolístico.

Última vitória foi há sete anos

O Estádio Cidade de Barcelos não inspira grandes recordações ao Braga. Em jogos oficiais, a equipa arsenalista nunca conseguiu vencer no novo palco do Gil Vicente, sendo necessário recuar sete anos para encontrar o último êxito em Barcelos (0-1), ainda no histórico Adelino Ribeiro Novo. O único golo da partida foi apontado por Bruno Tiago (actual scouting do Braga) na própria baliza. Na última visita (2005/06), o Gil Vicente ganhou por 2-1, com João Tomás a marcar pelo Braga.


Uma sã rivalidade que não incomoda

Aos 11 anos estava já a caminho do 1º de Maio, agora convertido na jóia arquitectónica que é a Pedreira, ou, oficialmente, AXA. Luís Manuel queria jogar no clube da sua terra, e conseguiu-o durante toda a formação. Ainda evoluiu, por mais dois anos, na equipa B bracarense, mas o término do contrato levou-o às divisões secundárias, sempre certo do seu valor e de que um dia regressaria aos grandes palcos. Ei-lo como figura do miolo gilista, pronto a defrontar a sua "outra" equipa. Contingências de um profissional que se quer de excelência. "Por mais anos que passem e jogos se disputem, este será sempre um jogo especial. Trata-se do clube da minha terra, onde continuo a viver e onde me fiz homem e jogador. Como não haveria de ser especial?", questionou, com propriedade. Mas promete uma entrega redobrada. "Torço sempre pelo Braga, que vença todos os jogos menos... dois [sorrisos]. E eles não esperem que me retraia em campo, nada disso, pois farei o impossível para ajudar o Gil Vicente a somar mais um triunfo e a derrotar um grande clube", advogou.

Por continuar a morar na Cidade dos Arcebispos, tem tomado o pulso ao dérbi nos dois lados da barricada. "É o tema do momento. Toda a gente está entusiasmada com o jogo e apesar de serem dois clubes e cidades rivais - em meia hora chega-se de uma à outra -, as pessoas dão-se bem e até existe um carinho especial dos bracarenses pelos gilistas..." E o contrário? "Nunca senti qualquer tipo de hostilidade em Barcelos. Reconheço que até eu estou ansioso pelo jogo, que promete ser um espectáculo imperdível."

Quem também não quer perder pitada dos acontecimentos é o avançado Zé Luís, que saiu de Barcelos para Braga, mas já voltou à procedência, sem ter efectuado um minuto sequer na Pedreira. Se marcar, há festa rija. Mas com respeito. "Jamais festejaria para provocar ninguém. É um acto imediato, irreflectido, pelo que não se pode levar a mal. E os golos são para se festejarem", mesmo que seja contra a equipa com quem se tem contrato. "Só penso no Gil, e, se jogar, fá-lo-ei com máximo empenho". Uma postura partilhada pelo seu colega, ainda mais jovem, Guilherme. O médio brasileiro não tem sido opção, mas está pronto para travar o "seu" clube. "Tenho um carinho muito grande e especial pelo Braga e não é fácil torcer contra ele, mas estou no Gil de corpo e alma e só penso nos três pontos."


Os ex-guerreiros

César Peixoto

O último passageiro a embarcar no comboio gilista tem um passado de sucesso no Braga. César Peixoto tem nome na praça futebolística muito por culpa do granjeado entre 2007 e 2009, altura em que ajudou os bracarenses a atingirem um patamar superior. Hoje tem a oportunidade de defrontar a antiga equipa.

Zé Luís

O jovem avançado cabo-verdiano despontou na época passada, que culminou com a conquista, por parte do Gil Vicente, do título da II Liga. Zé Luís entusiasmou e o Braga deitou-lhe a mão, mas o africano acabou por não conseguir uma nesga no plantel de Leonardo Jardim, pelo que regressou à procedência, por empréstimo.

Rodrigo Galo

O caso do lateral/extremo direito Rodrigo Galo é tirado a papel químico do de Zé Luís, ainda que o brasileiro tenha tido a honra de participar numa partida para a Taça de Portugal. Galo voltou à terra dos... galos e tem sido titular indiscutível na equipa de Paulo Alves, pelo que hoje lá estará ele a carrilar futebol contra a ex-equipa.

Guilherme

Guilherme é o mais jovem do quarteto, com apenas 20 anos, efectuando o percurso inverso: completou a formação no Braga e agora procura evidenciar-se no Gil Vicente, onde está por empréstimo dos arsenalistas. No entanto, e pese a sua valia técnica, o brasileiro não tem tido as oportunidades que desejaria numa equipa em forma.


Paulo Alves

"Favoritismo está todo do lado do Braga"


Paulo Alves desprendeu-se de floreados quando confrontado com o favorito para o dérbi minhoto, mesmo que o Gil se apresente de crista levantada, após vergar à derrota, consecutivamente, FC Porto, Sporting e Académica. "O favoritismo está todo do lado do Braga, que tem realizado um excelente campeonato e que luta por um lugar na Liga dos Campeões. Apesar de vir de uma derrota para a Liga Europa, que sucedeu devido a circunstâncias especiais, virá aqui para emendar o percalço". Pese os encómios, os guerreiros que se cuidem. "Podemos ombrear seja contra quem for. Atravessamos um bom momento mas o futebol é feito de ciclos e não podemos deixar que isso traga desleixo, pelo que se mantivermos a mesma atitude dos últimos tempos, podemos vencer o Braga", advogou. Uma das pechas da equipa era a finalização, algo que "está a mudar e isso vê-se nos resultados".


Elderson e Ukra refrescaram convocatória

As inclusões de Ukra (na foto) e Elderson foram as novidades na convocatória do Braga, composta por 20 jogadores. Leonardo Jardim prescindiu, desta vez, do central Palmeira e a titularidade do lateral-esquerdo Elderson, ausente por castigo contra o Besiktas, será a única alteração previsível no onze, por troca com Miguel Lopes. Já o extremo Ukra, que não foi inscrito na Liga Europa, deverá aparecer no banco como opção para dar velocidade ao ataque. Com o restabelecimento do central Nuno André Coelho, as baixas dos minhotos resumem-se a Luís Alberto, Baiano e Paulo Vinícius.


O JOGO

JotaCC

Sete clubes candidataram-se a formar equipa B

Sete clubes - Marítimo, FC Porto, Benfica, Sporting, Braga, V. Guimarães e Nacional -, mais um do que os regulamentos prevêem, comunicaram até ontem, data-limite estabelecida pela Liga, a intenção de inscrever as suas equipas B na II Liga para a época 2012/13. Recorde-se que a 14 de Dezembro, em assembleia geral da Liga, foi aprovado o Regulamento de Inscrição e Participação de Equipas B na II Liga, que prevê seis vagas no segundo escalão, que será alargado para até 22 clubes. O regulamento prevê que as vagas sejam ocupadas por quem já tenha equipa B, caso do Marítimo, e pelos cinco melhores classificados da época 2010/11. O Nacional, sexto classificado na temporada passada, já anunciou a intenção de impugnar o regulamento das Equipas B, que ainda terá de ser ratificado pela Direcção da FPF.

Troféus da I e II Liga expostos

Os troféus que premeiam os vencedores da Liga ZON Sagres e da Liga Orangina vão estar expostos ao público numa acção promovida pelo Banif, parceiro da Liga de Clubes, que percorrerá 11 cidades. A iniciativa decorrerá até 22 de Março.


O JOGO

Bruno3429

SC Braga vence (3-0) em Barcelos e volta a colar-se ao FC Porto
Por Redação

O SC Braga venceu o Gil Vicente por 3-0, em Barcelos, encontro que abriu a jornada 19 da Liga. Lima fez os três golos dos minhotos que voltam a igualar os pontos (43) do FC Porto.

Ao intervalo, vantagem mínima para a equipa de Leonardo Jardim: golo a surgir ao minuto 25 com Lima a responder de cabeça a um cruzamento da direita de Alan, bem desmarcado por passe milimétrico de Hugo Viana.

O médio português voltou a estar no lance do segundo golo, que surgiu no início do segundo tempo: após jogada individual, Hugo Viana atirou ao poste, na recarga, Lima só teve de encostar.

Pouco depois Cláudio viu o segundo cartão amarelo e foi expulso, complicando ainda mais a estratégia do Gil Vicente, que ao intervalo já tinha visto o guarda-redes Adriano sair lesionado.

Lima fechou as contas aos 68 minutos com um grande golo, após remate forte na passada, igualando o benfiquista Cardozo no topo da classificação de melhores marcadores (14). O brasileiro foi ainda decisivo na oitava vitória consecutiva do SC Braga no campeonato, respondendo da melhor forma ao desaire europeu diante o Besiktas.

Com este resultado, o SC Braga faz 43 pontos e iguala provisoriamente o FC Porto que amanhã joga em Setúbal. O Gil Vicente mantém-se no sétimo lugar com 22 pontos.


«A prova que que derrota na Liga Europa ficou para trás» - Lima
Por Redação

Lima mostrou-se satisfeito pelo 'hat-trick' que marcou ao Gil Vicente no jogo deste sábado.

«Chegar aos 30 golos não é o primeiro objetivo mas os golos estão a sair. É bom jogar com o Hugo Viana, um jogador que deixa os avançados em boas condições de marcar», afirmou.

«Quero dar os parabéns à equipa. Viemos de uma derrota que custou muito, mas hoje demos a prova que a derrota [contra o Besiktas] ficou para trás», continuou.

«O SC Braga veio preparado e com naturalidade foi o vencedor», concluíu.


«2.º lugar? Não. É vencer cada jogo e consolidar a posição» - Leonardo Jardim
Por Redação

O treinador do SC Braga escondeu o jogo quando questionado se pretende o 2.º lugar no fim da época.

«Ficar em 2.º lugar? Não, queremos vencer cada jogo e ir consolidando a nossa posição. Sinto-me feliz por ultrapassar o recorde de oito jogos a vencer, mas quero dedicar isto à minha equipa técnica», disse.

«Demos resposta positiva após desaire. Tivemos uma abordagem simples e sabíamos as mais valias do adversário. Depois de estarmos a vencer o adversário teve mais dificuldades em sair», explicou.

A Bola

Bruno3429

Leonardo Jardim: «A nossa ambição é vencer cada jogo»
MINHOTOS SOMAM A 8.ª VITÓRIA CONSECUTIVA NA LIGA


No final da vitória do Sp. Braga em Barcelos diante do Gil Vicente por 3-0, o técnico Leonardo Jardim elogiou a atitude dos seus jogadores.

"Demos uma resposta positiva, depois do desaire na Liga Europa. Tivemos uma abordagem simples do jogo: sabíamos as mais-valias do adversário, baixámos o nosso bloco e tivemos mais espaço para circular. Depois de estarmos a vencer, isso criou ainda mais dificuldades ao adversário para sair, e fomos aumentando o resultado", analisou o treinador em declarações à Sport TV

"Os objetivos estão bem definidos: ficar nos quatro primeiros. A nossa ambição é vencer cada jogo, e ir consolidando a nossa posição", prosseguiu Leonardo Jardim, antes de comentar o facto de o clube registar oito vitórias consecutivas na Liga.

"Sinto-me feliz. Dedico essas vitórias ao meu staff, à minha equipa técnica, cujo trabalho é muito importante", concluiu.

Record

Bruno3429

Braga imparável em Barcelos

O Braga continua imparável. Desta vez, a equipa de Leonardo Jardim foi a Barcelos vencer o Gil Vicente por 3-0, com os golos a serem assinados todos por Lima. O avançado brasileiro igualou Cardozo, do Benfica, no topo da lista dos melhores marcadores, ao fazer o 14º golo no campeonato.

O Jogo

Bruno3429

Gil Vicente-Sp. Braga, 0-3 (crónica)
Lima faz o Braga sonhar, em noite sem misericórdia de um Gil afundado em azares próprios

Por João Tiago Figueiredo

Avé Lima, sem misericórdia. No aproveitar esteve o ganho do Sp. Braga que aproveitou a inspiração do avançado para construir uma vitória expressiva num campo difícil, onde esta época já Benfica e F.C. Porto tinham deixado pontos.

Lima, com um «hat¬-trick», foi mesmo a figura de um jogo de ritmos contrastantes, quase sempre organizado pela batuta bracarense, mas com um Gil que não desistiu até à inevitável estocada final. O Braga, esse, segue imparável, tendo ganho os últimos 11 jogos nas competições internas e mostrando que a derrota com o Besiktas não passou de um acidente de percurso.

Nesta altura, convém esclarecer que se fala de um Sp. Braga aproveitador e não de um Gil Vicente erróneo porque, em abono da verdade, houve mais mérito bracarense do que demérito de um Gil que chegava a este encontro embalado pelos recentes resultados. Queria apostar na mesma fórmula, mas Lima não deixou. Não são muitas as noites em que um jogador consegue brilhar mais que a equipa, mas esta foi mesmo a noite de Lima.

Três golos, para todos os gostos e feitios, num jogador de futebol vertical, com faro de goleador, técnica apurada e futuro brilhante. Tem 28 anos, é certo, mas não irá a tempo?

O jogo, esse, foi Lima do princípio ao fim. Começou a ser decidido no cabeceamento certeiro do avançado, após centro de Alan, recebeu a sentença com o oportunismo do avançado que desviou o remate de Hugo Viana ao poste e ficou oficializado no melhor momento da noite: fulminante e incrível o pontapé de Lima para o 0-3. Vai para os melhores golos da Liga.

O Gil acabou afundado em azares próprios, que começaram logo no aquecimento. Pedro Moreira subiu ao relvado mas não voltou para o início de encontro. Lesão de última hora, com Mauro a avançar para o jogo. Não seria a última. Do intervalo não voltou Adriano, depois de chocar com Cláudio num dos últimos lances do primeiro tempo. E já que se fala em Cláudio, sublinhe-se a expulsão do central gilista, por acumulação de amarelos, já com o jogo em 0-2.

Era difícil sobreviver a tanta contrariedade e mesmo com os reforços Zé Luís e César Peixoto a tentarem equilibrar a balança, ficou difícil aguentar o ritmo. O Sp. Braga jogou como quis e quando quis. O Gil Vicente aproveitou o tempo restante. Devia ter sido mais afoito. Hugo Vieira, por exemplo, ainda com o resultado em branco, teve, na cara de Quim, a oportunidade de escrever uma história diferente. Caiçara, já com a formação de Leonardo Jardim na frente, atirou ao lado o raide da noite.

Com Hugo Viana abaixo do habitual, apesar da decisiva participação no segundo golo bracarense, o Braga entregou-se a Lima. Ficou em boas mãos. Bons pés, corrija-se.

Três golos, público em êxtase. «Lima, Lima Lima», gritaram os milhares de adeptos que fizeram a pequena viagem entre Braga e Barcelos. Uma manifestação espontânea e pouco vulgar. Lima merece pela noite de sonho. Na cara de Murta, perto do fim, ainda desperdiçou o quarto. Não conseguiu isolar-se na frente da lista de melhores marcadores, mas igualou Cardozo, com 14 tentos.

Leonardo Jardim viu a sua equipa dar a melhor resposta ao negro jogo com o Besiktas. Venceu pela primeira vez no novo estádio gilista em jogos oficiais, igualou o F.C. Porto, à condição, e continua a fazer sonhar os adeptos, num crescimento sustentado que já só surpreende quando minga. Quem tem um Lima tão inspirado como esta noite tem o direito a sonhar com tudo.


Gil Vicente-Sp. Braga, 0-3 (destaques)
Na noite de Lima, Hugo Viana mostrou que é jogador de selecção
Por João Tiago Figueiredo

A figura: Lima

Desequilibrou a balança, numa noite de sonho. Mesmo que o Sp. Braga até tivesse entrado por cima no jogo, o volume ofensivo não estava a ter consequência em lances de golo. No primeiro que houve, apareceu o goleador da equipa. Leitura perfeita do lance, numa antecipação descarada a Cláudio e cabeceamento certeiro. Depois de se posicionar, marcar até pareceu o mais simples. Tão simples como o segundo golo, com a baliza escancarada com o remate ao poste de Hugo Viana. Para o final, o melhor. Pontapé fulminante, «hat-trick» consumado, vitória entregue em bandeja de ouro e aviso sério a Cardozo: vai haver luta pelo título de melhor marcador.

A desilusão: Cláudio

Noite inglória do central gilista, a contrastar com as exibições de sonho do passado recente. Perdeu para Lima no lance do primeiro golo, foi enganado por Hugo Viana no lance do segundo e já nem estava em campo para ver a obra de arte de Lima, porque tinha sido expulso, por acumulação de amarelos. Para esquecer.

O momento: uma obra de arte

Minuto 68. O jogo estava decidido, com o Sp. Braga a vencer por dois e o Gil reduzido a dez. Mas Lima deu mais uma oferta aos que pagaram bilhete para ver o embate. Golo de luxo, num pontapé fulminante que coroou a exibição de sonho do avançado. Para mais tarde recordar.

Outros destaques

Rodrigo Galo


Contra a equipa que detém o seu passe, Galo mostrou categoria e foi o melhor do Gil. Durante largos períodos, foi o homem mais perigoso e organizado do grupo gilista. Deu o primeiro sinal do Gil, num remate passado por Nuno André Coelho e esteve sempre em evidência nas acções do lado direito. Obrigado a descer no terreno depois da expulsão de Cláudio, tentou não se perder e acabar com nota positiva num grupo à deriva.

Júnior Caiçara

Impressionante a arrancada ao minuto 43. O defesa gilista pegou na bola no flanco esquerdo, fugiu para a área com um túnel a Salino, passou entre Custódio e Douglão quando parecia ter o lance perdido e só pecou na finalização que saiu ao lado. Só por isso, mereceria o destaque. Mas este curioso lateral, que joga na esquerda com o pé direito, pode ser um caso sério, sobretudo pela fome com que ataca e pela entrega total que o faz nunca desistir de qualquer lance. Perdeu-se na segunda parte, como toda a equipa.

Alan

Pé direito afinado, limites testados e muita cabeça a cada pontapé na bola. Alan não foi apenas o centro para o golo de Lima, embora com isso tenha começado a decidir. Foi o cérebro que desbloqueou o encontro e só ficou ofuscado pela noite certeira de Lima.

Hugo Viana

Em largos períodos pareceu distante do futebol que tem produzido, mas, aos poucos, foi mostrando que era apenas um erro de avaliação. Decisivo no lance que «mata» o encontro e mostrando-se, cada vez mais, uma opção válida para Paulo Bento, que agora já parece render-se às evidências. Este Hugo Viana tem lugar na selecção.


Jardim elogia resposta, Alves diz que «nada correu bem»
Por Redacção

Leonardo Jardim e Paulo Alves, treinadores de Sp. Braga e Gil Vicente, respectivamente, em declarações à Sport TV, analisam o jogo entre as duas equipas, disputado em Barcelos, e que terminou com triunfo visitante (0-3):

Leonardo Jardim

«Demos uma resposta positiva, depois do desaire na Liga Europa. Tivemos uma abordagem simples do jogo: sabíamos as mais-valias do adversário, baixámos o nosso bloco e tivemos mais espaço para circular. Depois de estarmos a vencer, isso criou ainda mais dificuldades ao adversário para sair, e fomos aumentando o resultado.»

[o 2º lugar é um objectivo?] «Os objectivos estão bem definidos: ficar nos quatro primeiros. A nossa ambição é vencer cada jogo, e ir consolidando a nossa posição.»

[sobre o facto de ser responsável pela melhor série de vitórias do Sp. Braga na Liga (oito)] «Sinto-me feliz. Dedico essas vitórias ao meu staff, à minha equipa técnica, cujo trabalho é muito importante.»

Paulo Alves:

«Nada nos correu bem. Mesmo antes do jogo começar perdemos o Pedro Moreira, e depois o Luís (Manuel) e o Adriano. Ainda tivemos o Cláudio expulso. São circunstâncias a mais para quem defronta uma grande equipa. Mas estou orgulhoso dos meus jogadores, que se bateram. As duas melhores oportunidades da primeira parte são nossas. Não tivemos a pontinha de sorte num ou outro momento. Os problemas não nos permitiram restruturar a equipa. O resultado é o espelho de tudo isso, mas a minha equipa não defraudou as expectativas. A equipa tinha determinadas rotinas. Os outros jogadores têm essas rotinas, mas não têm o mesmo ritmo, o que pode ter descompensado a equipa. Mas não foi por aí. Foram muitas circunstâncias. Mas estou muito orgulhoso da minha equipa. Não perdemos nada, apenas três pontos.»


Lima: «Golos estão a sair, fico feliz»
Avançado brasileiro marcou os três golos do Sp. Braga em Barcelos (0-3).
Por Redacção

Lima, autor dos três golos do Sp. Braga em Barcelos frente ao Gil Vicente (0-3), na 19ª jornada da Liga, em declarações à SportTV:

«Ser melhor marcador não é o primeiro objectivo, mas os golos estão a sair e fico naturalmente feliz com isso. Mas a equipa está toda de parabéns. Vínhamos de uma derrota que nos deixou tristes, mas sabíamos que tínhamos de levar a vida para a frente. Entrámos concentrados, jogámos bem e partilho os golos com toda a equipa.»

[Mais uma assistência do Hugo Viana] «É um excelente jogador, que procura os avançados para marcar. Cinco golos meus foram passes dele, estou muito contente por ele fazer parte da equipa.»

[Vitória prova que a equipa está recuperada do Besiktas?]
«Acho que não tem prova melhor. Vencemos por 3-0 uma equipa muito difícil de bater aqui, onde FC Porto e Benfica não ganharam. E que também venceu o Sporting em Alvalade. O Braga veio preparado, praticou um bom futebol e mereceu a vitória.»


Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga: Jardim bate recorde de vitórias consecutivas
Domingos Paciência e Jesualdo Ferreira ultrapassados pelo madeirense.
Por Redacção

Leonardo Jardim bateu o recorde de vitórias consecutivas do Sporting de Braga na Liga, com o triunfo deste sábado em Barcelos (0-3).

O treinador madeirense eleva para oito o número de vitórias seguidas, ultrapassando os registos de Jesualdo Ferreira (2005) e Domingos Paciência, na última temporada.

Curiosamente, Jardim não conseguiu por culpa do desaire caseiro com o Besiktas na Liga Europa (0-2) ultrapassar os mesmos treinadores em número de triunfos juntando todas as competições.


Lima marcou o segundo «hat trick» da Liga
Repetiu o feito de Edgar na jornada 10 em Paços de Ferreira.
Por Redacção

O «hat trick» de Lima na vitória do Sporting de Braga em Barcelos (0-3) foi a apenas o segundo da Liga 2011/12.

O avançado brasileiro repetiu o feito do compatriota Edgar, do V. Guimarães, que na 10ª jornada festejou três golos no triunfo em Paços de Ferreira (1-5).

Maisfutebol

Bruno3429



"Momento muito bom" do Gil Vicente travado por hat-trick de Lima

18.02.2012 - 22:17 David Andrade




"Momento muito bom" do Gil Vicente travado por hat-trick de Lima

Com uma exibição autoritária, o Sp. Braga somou a oitava vitória consecutiva no campeonato ao vencer, em Barcelos, o Gil Vicente por 3-0. Lima foi a figura da partida, ao apontar um hat-trick num estádio onde o Benfica empatou e o FC Porto perdeu. Com esta vitória, os bracarenses igualaram os portistas no segundo lugar.

Leonardo Jardim tinha garantido, na antevisão do derby minhoto, que a derrota frente ao Besiktas, a meio da semana para a Liga Europa, não ia afectar os bracarenses. Com Ewerton indisponível, o treinador apostou em Nuno André Coelho (o defesa fez a estreia com a camisola do Sp. Braga) e mostrou ter a lição bem estudada: "[O Gil Vicente] É uma equipa com postura defensiva solidária, que baixa muito o bloco, defende com duas linhas de quatro, o que impossibilita o jogo ofensivo dos adversários no último terço do campo. Em termos ofensivos vive sobretudo de transições e de lances de bolas paradas."

Mais discreto na análise ao rival, Paulo Alves jogou à defesa e colocou a pressão do outro lado: "Não podemos assumir qualquer tipo de favoritismo face a uma equipa que luta por um lugar na Liga dos Campeões." O técnico gilista queria, porém, aproveitar o "momento muito bom" que a sua equipa atravessava (três vitórias consecutivas contra Sporting, FC Porto e Académica), mas a estratégia de Paulo Alves começou a ruir no aquecimento, com a lesão do médio Pedro Moreira.

Com um terceiro lugar para defender (e uma vice-liderança para ameaçar), o Sp. Braga assumiu desde o primeiro minuto o controlo, mas foi do Gil Vicente a primeira oportunidade (boa defesa de Quim a remate de Hugo Vieira, aos 21'). Se, na defesa, o guarda-redes bracarense mostrou segurança, na frente Lima confirmou, pouco depois, que é um dos melhores avançados da prova: aos 25', Alan centrou na direita e Lima, ao primeiro poste, desviou para o fundo da baliza.

Em desvantagem, Paulo Alves trocou o lesionado Luís Manuel pelo ponta-de-lança Zé Luís e, a dois minutos do intervalo, Caiçara criou perigo numa iniciativa individual. A partir daí, só deu Sp. Braga.

Sem forçar muito, no recomeço da segunda parte, chegou o 2-0: aos 50', Hugo Viana rematou ao poste e Lima, na recarga, voltou a marcar. Debilitado pelas lesões no meio-campo, o Gil Vicente não tinha argumentos para travar o rival e, com a expulsão de Cláudio, aos 61', a vitória ficou entregue à equipa de Leonardo Jardim.

Faltava, porém, o golo da noite: aos 68', Lima arranca do meio-campo, ganha em velocidade à concorrência e, à entrada da área, dispara imparável para o fundo da baliza. Hat-trick do brasileiro, que igualou Cardozo como melhor marcador do campeonato, com 14 golos.

Ficha do jogo
Gil Vicente, 0

Sp. Braga, 3

Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos.

Gil Vicente: Adriano (Murta, 46'); Daniel, Halisson, Cláudio, Júnior Caiçara; Luís Manuel (Zé Luís, 33'), Richard, André Cunha, Rodrigo Galo, Mauro (César Peixoto, 56') e Hugo Vieira. Treinador Paulo Alves

Sp. Braga: Quim; Leandro Salino, Douglão, Nuno André Coelho, Elderson; Custódio, Hugo Viana, Mossoró (Ruben Amorim, 55'); Hélder Barbosa (Ukra, 83') Alan e Lima. Treinador Leonardo Jardim

Árbitro: Hugo Miguel, de Lisboa. Amarelos: Cláudio (40' e 61'), Leandro Salino (66')
Golos: 0-1, por Lima, aos 25'; 0-2, por Lima, aos 50'; 
0-3, por Lima, aos 68'.

Publico

Bruno3429

Lima marca três na vitória do Braga

O Braga reagiu muito bem ao desaire na Liga Europa com o Besiktas e venceu, este sábado, o Gil Vicente, por números confortáveis (3-0). Lima foi a grande figura do jogo, ao marcar três golos.

O avançado brasileiro deu início ao "hat-trick" aos 25 minutos, abrindo o marcador para a equipa bracarense, após assistência de Alan. Na segunda parte, fez o 2-0, aos 51 minutos, instantes antes de o Gil Vicente ficar a jogar com 10, por expulsão de Cláudio, por acumulação de cartões amarelos.

Na sequência de um fortíssimo remate à entrada da área gilista, Lima voltou a facturar aos 69 minutos, no melhor momento da noite, igualando Cardozo no topo dos marcadores da Liga (14 golos).

Com este triunfo, o Braga igualou o F. C. Porto no segundo lugar do campeonato, embora os dragões tenham um jogo a menos, aquele que vão disputar este domingo em Setúbal.

JN

Bruno3429

Lima marca três e deixa Gil Vicente feito num "oito"
por João Ruela   

Arsenalistas somam a oitava vitória consecutiva na Liga, com Lima a assinar um "hat-trick" em Barcelos e a igualar Cardozo na liderança dos goleadores da Liga.

Há adeptos que já não hesitam em comparar o Sporting de Braga à capirinha: com Lima é muito melhor. Foi o avançado brasileiro quem fez os três golos da vitória arsenalista no terreno do "vizinho" Gil Vicente, por 0-3, em Barcelos, resultado que permite aos bracarenses igualar provisoriamente o FC Porto, no segundo lugar da Liga. Foi o oitavo triunfo consecutivo do Sp. Braga na Liga, a melhor série de sempre do clube.

No estádio Cidade de Barcelos, o Sporting de Braga começou a limar as arestas de mais uma vitória aos 24 minutos, altura em que Lima correspondeu de cabeça a um cruzamento de Alan, inaugurando o marcador. O Gil Vicente criou algumas boas ocasiões para faturar, mas ora Quim defendia - Hugo Vieira desperdiçou, isolado, uma ocasião de golo iminente -, ora faltava pontaria aos gilistas para acertarem no alvo.

Na segunda parte, só deu Sporting de Braga e não demorou muito até aos pupilos de Leonardo Jardim voltarem a faturar. Depois de Hugo Viana ter atirado ao poste, Lima apareceu no sítio certo para empurrar a bola para o fundo da baliza, fazendo o segundo golo da noite.

A missão do Gil Vicente ficou ainda mais complicada aos 62 minutos, altura em que Cláudio viu o cartão amarelo e foi expulso. Completamente desconcentrado no setor defensivo, o Gil Vicente pouco mais conseguiu fazer na partida a não ser ver Lima brilhar: aos 68 minutos, o avançado brasileiro correu meio campo isolado antes de atirar uma "bomba" para o fundo da baliza do gilista.

Lima, que prometeu marcar 30 golos esta época e já leva 18, ainda poderia ter feito um "póquer", mas o chapéu a Adriano, aos 83 minutos, passou um pouco por cima da baliza. O avançado brasileiro igualou, no entanto, Óscar Cardozo no topo dos goleadores da Liga, com 14 golos.

DN

Bruno3429

Equipa ascende provisoriamente ao segundo lugar
Braga vence Gil Vicente com 'hat-trick' de Lima


Três golos de Lima ofereceram este sábado o triunfo ao Sporting de Braga frente ao Gil Vicente, em jogo da 19.ª jornada da Liga, disputado no Estádio Cidade de Barcelos.

Os bracarenses fizeram valer o estatuto de favoritos e apresentaram-se dispostos a conquistarem os três pontos, começando por controlar a manobra dos locais e, com mais posse de bola, acabaram por beneficiar da noite inspirada do avançado brasileiro.

Com este triunfo, o Sporting de Braga ascendeu provisoriamente à segunda posição, com os mesmos 43 pontos do FC Porto, que joga no domingo no terreno do Vitória de Setúbal, enquanto o Gil Vicente permanece no sétimo lugar, com 22.

No entanto, as primeiras oportunidades até pertenceram aos gilistas, que antes da partida ficaram impossibilitados de utilizar o lesionado Pedro Moreira, mas acabaram por ser desperdiçadas por André Cunha e Richard, aos 15 e 17 minutos, com remates que acabaram por ser desviados pela defensiva bracarense.

A grande ocasião de golo ocorreu aos 20 minutos, quando Rodrigo Galo, numa assistência primorosa, isolou Hugo Vieira na frente de Quim, que fez valer a sua grande experiência para evitar o golo.

O Gil Vicente tinha acabado de equilibrar a contenda mas foram os forasteiros a adiantarem-se no marcador por Lima, que, aos 25 minutos, respondeu de cabeça a um centro da direita de Hugo Viana.

Correio da Manhã