News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/02

Started by JotaCC, 13 de February de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Arranques em casa impõem respeito
ELIMINATÓRIAS QUE COMEÇAM NO MINHO são bom prenúncio
   
No que toca a eliminatórias europeias, o momento do sorteio é essencial para o destino do Sp. Braga. Neste mata-mata da Liga Europa, o melhor que podia acontecer ao conjunto de Leonardo Jardim era receber o Besiktas na 1.ª mão.

A razão é fácil de perceber: na era António Salvador, em 9 eliminatórias iniciadas no Minho, o destino foi o apuramento em 8 ocasiões. Como qualquer regra deve ter uma exceção que a confirme, só o Tottenham, em 2006/07, foi capaz de amargar a sorte dos arsenalistas, triunfando na Pedreira logo na primeira mão e deixando assim o confronto inclinado para White Hart Lane.


RECORD

JotaCC

Jardim ameaça Cajuda

Por "capricho" do destino, o Braga de Leonardo Jardim poderá igualar amanhã, contra o Besiktas, a série de 14 jogos a marcar golos, alcançada em 2000/01 com a chancela de Manuel Cajuda. Bater recordes ou repetir marcas históricas tornou-se, esta época, uma admirável prática e a margem de probabilidade de se alcançar mais um máximo na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa é grande, pois só está dependente de um golo. Em caso de vitória ou empate, será então pulverizado, de uma vez por todas, o recorde de 12 jogos seguidos sem perder, inicialmente associado apenas a Jesualdo Ferreira e Domingos Paciência, até ser alcançado por Leonardo Jardim no último jogo do campeonato, frente ao V. Setúbal.

O risco de ser absorvido também por Jardim não representa nenhuma dor de cabeça para Manuel Cajuda, antes motivo de orgulho. Já lá vão 12 anos desde a primeira vez que o Braga parecia não parar de marcar golos, mas o actual treinador do Leiria entende que "os recordes se fizeram para serem batidos". "Até fico contente com essa ameaça. Dá-me satisfação verificar que ainda é possível melhorar as coisas que ajudei a construir em oito anos pelo Braga", observou, embora lembrando que no seu tempo "era mais difícil" somar êxitos pelo Braga. "Nem vale a pena tentarmos comparar. Não sou o pai do Braga, como alguns dizem que sou, mas não me posso divorciar de oito anos a ajudar a construir o clube", precisou.

Traduzido esse período temporal para uma linguagem metafórica, Manuel Cajuda chega mesmo a comparar-se a um pedreiro-calceteiro. "Costumo dizer que parti a pedra para os outros fazerem a calçada para passear. Melhor, parti a pedra e fiz a calçada para outros passearem", assinalou, elogiando ao mesmo tempo a competência do actual presidente da SAD do Braga e dos treinadores em quem foi apostando. "Esse senhor, António Salvador, e os treinadores que me seguiram têm melhorado tudo. No meu tempo era tudo mais difícil. O clube era olhado de forma diferente pelos adversários; hoje, o Braga é olhado como um grande. No meu tempo foi necessário construir essa grandeza", recordou.

Certo de que o Braga actual é capaz de tudo, o treinador aposta sem reservas numa vitória clara frente ao Besiktas e, naturalmente, torce para que se assista à queda do seu recorde o mais depressa possível. "Oxalá que isso aconteça. E não me vão ver chorar; vão ver-me rir de certeza absoluta. É giro que ainda persistam alguns dos meus recordes passados estes anos todos", gracejou.

Olhando para Jardim, Cajuda entende que "há mérito dele, muito mérito" na liderança de um Braga ambicioso em todas as frentes em que está envolvido, sempre predisposto a atropelar marcas históricas. É verdade que o contexto melhorou, mas ninguém poderá dizer que faria igual ou melhor no lugar do treinador madeirense. Manuel Cajuda dá até uma explicação científica. "Aprendi na Física e na Química que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. O lugar é dele, e o mérito é dele", reforçou.

Alan tinha saudades de marcar golos

Um mês e meio de jejum já fazia alguma confusão a Alan. Habituado a servir os companheiros da frente, o extremo também gosta de resolver jogos e confessou algum alívio no final do jogo com o V. Setúbal por ter voltado a facturar. "O grupo está de parabéns. Voltei aos golos, felizmente. Já estava com vontade de marcar", afirmou, dando conta de um "grande entrosamento" entre os diferentes sectores da equipa. À espera de um "jogo difícil" com o Besiktas, "como todos os outros", Alan promete a "exigência de sempre" e uma vitória confortável para o jogo da segunda mão, na Turquia. Quanto aos conhecimentos de Carlos Carvalhal, serão relativos. "Também temos jogadores que foram orientados por ele e sabem a sua forma de trabalhar", lembrou, dando conta de um adversário "muito bom".


Miguel Lopes é a única alteração previsível

Apesar da disponibilidade de Imorou, será mesmo Miguel Lopes a render Elderson na posição de lateral-esquerdo. Leonardo Jardim já tomou a decisão há algum tempo e não deverá mudar de ideias. O castigo do jogador nigeriano, expulso em Bruges, no fecho da fase de grupos da Liga Europa, será compensado com a adaptação do lateral cedido pelo FC Porto, como chegou a ser ensaiado nas pontas finais dos jogos com o Marítimo e o Rio Ave, e será a única novidade previsível na equipa. Já o franco-beninense Imorou terá mais tempo para recuperar a forma física ideal.


Carvalhal aplaudido por adeptos do Besiktas

O capital de confiança de Carlos Carvalhal junto dos adeptos do Besiktas é significativo. A equipa turca já não vence há quatro jogos, mas a paixão mantém-se ardente. Deu logo para perceber isso, mal o treinador apareceu na zona das chegadas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com cerca de três dezenas de simpatizantes turcos a aplaudi-lo por entre pedidos para fotografias, abraços com beijinhos e autógrafos. Manuel Fernandes, Júlio Alves, Quaresma, Simão e Hugo Almeida completavam a comitiva portuguesa do Besiktas, e só mesmo Quaresma ofuscava o técnico. "Preferia não defrontar nenhuma equipa portuguesa. Braga é a minha terra, a minha cidade e o clube da minha formação. Será uma eliminatória complicada, e vamos à procura do melhor resultado", avisou Carvalhal. Já recuperado de uma lesão, Hugo Almeida propôs "uma vitória", enquanto Quaresma optou por subscrever a visão de Carvalhal ("eliminatória complicada") e dar conta de um adversário "muito competente". Com Bebé (lesionado) entre os presentes, Hugo Almeida lamentou os salários em atraso. "É uma fase complicada para gerir", suspirou.


Líderes nos golos nascidos de cantos

O terceiro golo apontado ao V. Setúbal, assinado por Lima, significou o oitavo do Braga resultante da marcação de um canto. A equipa de Leonardo Jardim aproveita bem as bolas paradas e volta a surgir em primeiro lugar na lista das que tiram melhor rendimento de pontapés de canto, contabilizando mais um disparo certeiro do que o Marítimo, com sete golos, e o Sporting, com cinco. O aproveitamento dos cantos foi, recorde-se, a dissertação de fim de curso de Jardim.

O JOGO

JotaCC

Atletismo
Resultados do 2º dia


Masculinos

200 m: 1º Yazaldes Nascimento (Benfica), 21,70; 2º Edi Sousa (Sporting), 21,92; 3º Bruno Gualberto (JV), 22,27.

800 m: 1º Miguel Moreira (Benfica), 1.53,82; 2º Sporting, 1.55,07; 3º Ricardo Fernandes (Juv. Vidigalense), 1.55,32.

3000 m: 1º Rui Silva (Sporting), 7.58,03; 2º Alberto Paulo (CS Marítimo), 8.18,52; 3º Marco Pinto (CA Seia), 8.26,07.

60 m barreiras: 1º João Almeida (Sporting), 7.84; 2º Rasul Dabó (Benfica), 8,11; Luís Fernandes (Gira Sol), 8,25.

Altura: 1º Roman Guliy (Sporting), 2,09; 2º Rodolfo Brites (Benfica), 2,03; 3º Ricardo Mendes (Juv. Vidigalense), 2,00.

Triplo: 1º Marco Caldeira (Benfica), 15,95; 2º Carlos Calado (GA Fátima), 15,71; 3º Ricardo Jaquité (Sporting), 15,36.

Peso: 1º Marco Fortes (Benfica), 20,91; 2º Francisco Belo (Sporting), 17,20; 3º Adriano Lopes (JV), 15,66.

4x400 m: 1º Benfica, 3.18,60; 2º Sporting, 3.20,77; 3º Juventude Vidigalense, 3.24,66

Colectivo: I Divisão: 1º Benfica, 106 pontos; 2º Sporting, 103; 3º Juventude Vidigalense, 63; 4º Gira Sol, 55; 5º CA Seia, 51; 6º GA Fátima, 49; 7º Académica, 39; 8º CA Baixa da Banheira, 36.

II Divisão: 1º Campismo, 81; 2º GRECAS, 64; 3º Escola Movimento, 63; 4º NA Cucujães, 62; 5º Ribeirão, 62; 6º CP Alcanena, 58; 7º SC Braga, 54; 8º Covas Coina, 50.

Femininos

200 m: 1ª Carla Tavares (Sporting), 24,87s; 2ª Tânia Duarte (Benfica), 25,12; 3ª Filipa Martins (JOMA), 25,20.

800 m: 1ª Sandra Teixeira (Sporting), 2.09,00; 2ª Marta Pen (Benfica), 2.09,56; 3ª Isabel Areias (Gira Sol), 2.14,53.

3000 m: Salomé Rocha (Sporting), 9.12,73; 2ª Catarina Ribeiro (SC Braga), 9.17,60; 3ª Sónia Fernandes (Benfica), 9.33,99.

60 m barreiras: 1ª Andreia Felisberto (JOMA), 8,36; 2ª Mónica Lopes (Sporting), 8,72; 3ª Eva Vital (Benfica), 8,78.

Vara: Leonor Tavares (Sporting), 4,00; 2ª Cátia Pereira (JOMA), 3,60; 3ª Isabel Vieira (Benfica), 3,35.

Triplo: 1ª Patrícia Mamona (Sporting), 13,39; 2ª Cláudia Rodrigues (Gira Sol), 12,21; 3ª Sónia Marques (JV), 12,20.

4x400 m: 1º Sporting, 3.44,34; 2º Benfica, 3.50,78; 3º ADREP, 4.03,33.

Colectivo: I Divisão: 1º Sporting, 103; 2º Benfica, 80; 3º JOMA, 66,5; 4º Juv. Vidigalense, 56; 5º Gira Sol, 47; 6º Grecas, 45,5; 7º Donas, 39; 8º ADREP, 30.

II Divisão: 1º SC Braga, 84; 2º Salesianos Manique, 72; 3º CA Marinha Grande, 70; 4º Quinta Lomba, 68; 5º Senhora do Desterro, 66; 6º Praia Falésia, 43; 7º Escola Movimento, 39; 8º Arneirense, 39.


O JOGO

JotaCC

Braga goleou Vitória de Setúbal

O Sporting de Braga manteve-se imperturbável frente ao Vitória de Setúbal e venceu por 3-0, somando a sétima vitória consecutiva na Liga. Na abertura da 18.ª jornada, dois golos de Lima e um de Alan deram aos «arsenalistas» o décimo triunfo seguido, incluindo três jogos da Taça da Liga. Já o Setúbal não larga a «lanterna vermelha» e continua sem ganhar para o Campeonato desde a sétima jornada, amealhando desde aí sete derrotas e quatro empates. Foi uma vitória justa dos bracarenses, mas por números exagerados, principalmente pela boa primeira parte realizada pelo Vitória, que desperdiçou um penalti.

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Alan: «Conhecemos a maneira de Carvalhal trabalhar»
Capitão do Sp. Braga não acha que o Besiktas tenha vantagem por conhecer bem o potencial dos minhotos
Vítor Hugo Alvarenga

O Sp. Braga já trabalha com vista à recepção ao Besiktas, na próxima terça-feira, em jogo dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Alan, capitão de equipa, espera um jogo difícil frente ao conjunto mais português da Turquia.

Para além do treinador Carlos Carvalhal, o Besiktas tem Ricardo Quaresma, Simão, Hugo Almeida, Manuel Fernandes, Júlio Alves e ainda o benfiquista Sidnei. Vantagem para os turcos pelo conhecimento que têm do Braga? Alan acha que não.

«Eles conhecem-nos bem, mas nós também temos jogadores que já trabalharam com o Carlos Carvalhal e conhecem a maneira dele trabalhar», avisou o brasileiro.

Alan diz que ainda não falou com nenhum dos portugueses do Besiktas, ele que foi colega de Quaresma e Hugo Almeida no F.C. Porto e destaca o «conjunto» como a arma do rival turco.

«Vai ser difícil, porque nesta altura não há jogos fáceis. Vamos encarar este jogo da mesma forma que temos vindo a encarar todos os outros», prometeu.

Ainda sobre o momento da equipa, que segue embalada na Liga, Alan explica o segredo:dar tempo. «Uma equipa precisa de tempo e a nossa está agora a demonstrar um entrosamento muito grande», concluiu.


Yazalde trabalha «para um dia regressar a Braga»
Olhanense-Rio Ave, 0-2 (reportagem)

Yazalde, jogador do Rio Ave, autor de um golo e uma assistência, analisa a vitória em Olhão, neste domingo, na 18ª jornada da Liga, em declarações no final do jogo:

«Estou feliz por ter contribuído com um golo e uma assistência. Isso dá mais confiança a um jogador. Mas o mais importante foi a equipa ter ganho porque temos um histórico desfavorável nos jogos fora. Não passávamos um bom momento e esta vitória dá-nos mais alento para os jogos que se avizinham. É sempre bom marcar, sou profissional, mas não me esqueço de que fui bem tratado quando estive no Olhanense. Fui feliz apesar de não ter tido muitas oportunidades para jogar. Sabíamos que o Olhanense tinha uma boa equipa, que melhorou com a mudança de treinador. Tínhamos de entrar com tudo para conseguir vencer. Foi importante ter marcado cedo, deu-nos outra confiança, outra abordagem ao jogo e obrigou o Olhanense a abrir-se e a expor-se. Na segunda parte o Olhanense foi superior mas soubemos sofrer.»

[Sobre os objectivos pessoais] «Ajudar o Rio Ave e trabalhar para um dia regressar a Braga.»

Maisfutebol

JotaCC

Árbitro sueco no Zenit-Benfica, holandês no Sp. Braga-Besiktas

O árbitro sueco Jonas Eriksson vai dirigir na quarta-feira o encontro da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões entre Zenit São Petersburgo e Benfica.

Jonas Eriksson, que em 2010 dirigiu o encontro Benfica-Liverpool (2-1) dos quartos-de-final da Liga Europa, será auxiliado pelos seus compatriotas Stefan Wittberg e Fredrik Nilsson.

O encontro entre o Zenit São Petersburgo, que pela primeira vez marca presença nos "oitavos" da Champions, e o Benfica disputa-se quarta-feira, às 17h (hora de Lisboa), no Estádio Petrovskiy. O jogo da segunda mão está agendado para 6 de Março, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Também nesta segunda-feira, a UEFA nomeou o holandês Kevin Blom para o encontro entre o Sporting de Braga e o Besiktas, na terça-feira, da primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

Esta é a segunda vez que Kevin Blom visita Braga, depois de ter apitado a época passada o encontro entre os minhotos e o Shaktar (0-3), na fase de grupos da Liga dos Campeões. Blom também apitou na época passada outro encontro de um clube português, o FC Porto, no jogo que valeu o apuramento dos "dragões" para os quartos-de-final da Liga Europa (2-1 aos russos do CSKA).

PUBLICO

Bruno3429

Nuno André Coelho chamado cinco meses e meio depois
Por Pascoal Sousa

Nuno André Coelho é a grande novidade na lista de convocados do SC Braga para o jogo de terça-feira, frente ao Besiktas.

O defesa-central não joga desde 29 de agosto, na terceira jornada do Campeonato, quando o SC Braga venceu o V. Setúbal por 1-0, no Bonfim. No dia 1 de Setembro, Nuno André Coelho sofreu uma entorse e rotura ligamentar do joelho direito, durante um treino, e foi operado dois dias depois.

Para além desta novidade, regista-se o regresso de Djamal, que recuperou algum do peso perdido na Taça das Nações Africanas.

Em relação à última convocatória para o jogo com o Vitória de Setúbal, saem Vinicius e Ukra, que não estão inscritos na Liga Europa, e Elderson, castigado.

Também fora das contas da Liga Europa estão Rivera, Samuel, Luís Alberto e Paulo Vinícius, que não foram inscritos na prova, sendo que os últimos dois estão entregues ao departamento médico. Baiano, a recuperar de cirurgia, e Imorou, integrado mas ainda sob vigilância médica, são as restantes baixas.

Lista completa de convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni;

Defesas: Nuno André Coelho, Salino, Miguel Lopes, Ewerton, Douglão e Palmeira;

Médios: Djamal, Custódio, Hugo Viana, Mossoró e Rúben Amorim;

Avançados: Paulo César, Nuno Gomes, Carlão, Hélder Barbosa, Alan e Lima.


«Equilíbrio é real não há favoritos» - Leonardo Jardim
Por Pascoal Sousa

Leonardo Jardim não está preocupado com o profundo conhecimento que o homólogo Carlos Carvalhal tem do SC Braga. O treinador diz que a eliminatória será equilibrada e sublinha a importância de abordar a segunda-mão com um resultado positivo.

- Tirando a parte orçamental, acha que há muitas semelhanças entre o SC Braga e o Besiktas?
- A ideia de equilíbrio é real. São equipas que atingiram quase os mesmos pontos na fase de grupos, que estão em terceiro lugar no campeonato e que em termos de rendimento desportivo se assemelham. A diferença aconteceu ao nível do investimento feito e na capacidade do Besiktas de contratar mais–valias. Mas existe um equilíbrio na qualidade nos dois plantéis.

- Carlos Carvalhal conhece bem o Braga. Que precauções irá tomar?
- Não temos preocupações especiais por Carvalhal conhecer bem o futebol português. A preocupação é anular os pontos fortes do adversário, o Besiktas tem nível de intensidade alta e faz transições defesa/ataque muito velozes. Da nossa parte, faremos um futebol mais apoiado, com bom trabalho de corredores e ocupações dos espaços, sabendo que sendo esta a primeira parte da eliminatória é importante não sofrer golos e ir em vantagem para a segunda partida.

- Sente que neste momento o SC Braga é uma equipa mais capaz do que aquela que orientou na fase de grupos?
- O processo de crescimento e aprendizagem é contínuo. Neste momento, o Braga tem o crescimento habitual de um plantel que foi reformulado. É normal que estejamos melhor que no início e acredito que esse processo vai continuar, sabendo que há fases no Campeonato em que isso não é evidente. Mas estamos numa fase de maior rendimento e os resultados mostram isso.

- Nesta altura este SC Braga é mais forte que o do ano passado?
- Sendo realidades diferentes, existem poucos parâmetros comparativos... Não me diz respeito, tenho é de apresentar rendimento neste Braga.

- Não há favoritos nesta eliminatória?
- Diria que sim, que não existe favoritismo nesta eliminatória. Cada equipa tem os seus argumentos, mas o equilíbrio ser nota dominante.

- A hora do jogo (17.30) poderá afastar muito público do Estádio. Isso preocupa-o?
- Claro que sim. Trabalhamos para os nossos adeptos e gostaríamos que estivessem presentes, mas tenho a noção de que a hora cria dificuldades. O meu apelo é que façam um sacrifício e venham apoiar-nos, porque eles são um elemento desequilibrador no jogo.


Lima só pensa na vitória frente ao Besiktas

O avançado brasileiro tem estado de pé quente, mas lembra que o importante é pensar nos objetivos da equipa. E no imediato interessa sobretudo vencer o Besiktas, esta terça-feira, de forma a dar passo seguro nos 16 avos-de-final da Liga Europa.

- Como está a equipa a viver este jogo com o Besiktas?
- É um jogo difícil. O Besiktas tem excelentes jogadores, um treinador que conhece bem o Braga e que sabe como jogamos. Temos de manter o mesmo nível de confiança e continuar a demonstrar o bom futebol que temos vindo a apresentar.

- Qual seria o melhor resultado para o SC Braga?
- Vencer! Acho que é importante fazer bom resultado em casa porque conhecemos as dificuldades que vamos ter na casa do adversário. O grupo está totalmente concentrado e sabe o que tem de fazer para sair vitorioso deste jogo.

- O Besiktas tentou contratá-lo em agosto. Às vezes não pensa no que podia ter acontecido se a transferência tivesse mesmo avançado?
Não, as coisas acontecem assim. Surgiu essa possibilidade, por um momento não aconteceu. Até me beneficiou porque hoje me sinto melhor jogador, mais confiante aqui no clube, valorizou-me mais ter ficado no Braga. É natural que com a época que estou a fazer as coisas podem acontecer.»

- Prometeu 30 golos e já leva 15. Espera marcar ao Besiktas e aumentar o seu score?
- Foi um objetivo, não uma promessa. É difícil mas pretendo alcançar essa meta, mas o que mais me importa é a equipa, independentemente de quem marcar golos. Se conseguir essa proeza ficarei feliz, claro, mas estou tranquilo. Falei nisso, mas não coloco em primeiro lugar esse objetivo.

Hugo Almeida elogia SC Braga: «Temos de ter muita atenção»
Por Redação

O avançado português conhece bem o valor do SC Braga e sabe que o Besiktas não terá facilidades na partida desta terça-feira. Ainda assim, Hugo Almeida diz que o objetivo da equipa turca é deixar para trás os maus resultados e iniciar no Minho nova série positiva de resultados.

O Besiktas, recorde-se, surge em Braga sem vencer há quatro jogos consecutivos. Hugo Almeida, citado pela sua assessoria de Imprensa, desvaloriza: «Os resultados negativos acontecem e tivemos a infelicidade de ter jogos a cada três dias. Assim, houve algumas lesões, inclusivamente comigo, o que atrapalhou o nosso rendimento. Mas esperamos dar a volta por cima e nada como começar uma série positiva agora contra o SC Braga.»

Apesar da vontade, o avançado português sabe que o Besiktas não terá tarefa nada fácil pela frente: «Eles são muito fortes coletivamente e teremos de ter muita atenção se quisermos passar à próxima ronda.»


A Bola

JotaCC

Leonardo Jardim: "Grande diferença é a capacidade de investimento do Besiktas"

O treinador do Sporting de Braga, diz que não há favoritos na eliminatória com o Besiktas, dos 16 avos-de-final da Liga Europa, cuja primeira mão se realiza na terça-feira.

"A ideia de equilíbrio é real por vários factores: as equipas tiveram o mesmo número de pontos na fase de grupos, estão ambas no terceiro lugar nos respectivos campeonatos e, em termos de rendimento desportivo e plantéis, assemelham-se", começou por referir o treinador da equipa minhota na antevisão da partida.

Para Leonardo Jardim, "a grande diferença que existe [entre as equipas] é a capacidade de investimento do Besiktas". O técnico considera que não há favoritos nesta eliminatória e frisou ser "importante anular os pontos mais fortes" da equipa turca treinada pelo bracarense Carlos Carvalhal e na qual militam vários jogadores portugueses.

"Não temos precauções especiais por Carlos Carvalhal conhecer bem o futebol português, mas sim com a qualidade do adversário. Temos que impor o nosso futebol, mais apoiado e circulado e com a dinâmica que aplicamos. É importante não sofrer golos e marcar para ir com vantagem para o segundo embate", defendeu.

Sobre os jogadores portugueses que jogam no Besiktas - foram convocados cinco: Júlio Alves, Manuel Fernandes, Simão, Quaresma e Hugo Almeida, Bebé recupera de lesão -, Leonardo Jardim elogiou a sua qualidade e notou que "era melhor se eles não jogassem, mas que no global o equilíbrio será a nota dominante".

O técnico terminou a conferência de imprensa a criticar a hora a que o jogo vai ter início (17h30), por ser demasiado cedo, desejando ainda assim que os adeptos bracarenses possam comparecer e apoiar a equipa.

O jogo começa às 17h30 de terça-feira, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Kevin Blom, da Holanda.

Nuno André Coelho de regresso

Nuno André Coelho regressou aos convocados, após seis meses de ausência por lesão. O defesa central lesionou-se com gravidade a 2 de Setembro (entorse no joelho direito com rotura do ligamento cruzado anterior) e já integrava os treinos da equipa há algumas semanas, mas condicionado, tendo agora sido premiado pelo treinador Leonardo Jardim.

De regresso aos eleitos do técnico está ainda o médio líbio Djamal, que não foi opção para o último jogo, diante do Vitória de Setúbal, recuperando ainda da sua participação na Taça das Nações Africanas. Elderson, castigado, é a principal baixa na equipa minhota, devendo entrar Miguel Lopes para o lado esquerdo da defesa, ainda que Jardim tenha admitindo ainda a deslocação do central Ewerton (esquerdino) para essa posição.

Ausentes da convocatória por não estarem inscritos na Liga Europa ficaram Ukra e Vinícius, enquanto de fora, devido a lesão, ficaram Baiano e Paulo Vinícius, a recuperarem de intervenções cirúrgicas, Imourou, que já faz treino integrado e está praticamente apto, e Luís Alberto, que continua a debelar um problema muscular.

Lista de convocados
Guarda-redes: Quim e Berni.
Defesas: Miguel Lopes, Douglão, Ewerton, Palmeira e Nuno André Coelho.
Médios: Custódio, Djamal, Hugo Viana, Rúben Amorim, Leandro Salino e Mossoró.
Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Lima, Paulo César, Carlão e Nuno Gomes.

PUBLICO

JotaCC

Leonardo Jardim: «Importante não sofrer golos»
Técnico fala em eliminatória equilibrada

Leonardo Jardim classifica como "equilibrada" a eliminatória entre o Sp. Braga e o Besiktas, ele que fez esta segunda-feira a antevisão da primeira mão, que se disputa amanhã no Minho.

"A ideia de equilíbrio é uma ideia real. São duas equipas que atingiram quase os mesmos pontos na fase de grupos, estão no 3.º lugar dos respetivos campeonatos e podem ser comparáveis em termos de rendimento desportivo. A grande diferença é a aposta e capacidade de investimento que o Besiktas teve no inico da época", afirmou o técnico arsenalista em conferência de imprensa.

Jardim frisou que a receita para a partida de amanhã é não sofrer golos: "Não temos precauções em especial, a não ser com a qualidade do adversário. É importante conseguir anular os seus pontos mais fortes. São uma equipa extremamente competitiva, com velocidade nas transições. Temos que ter a dinâmica que, normalmente, aplicamos nos jogos. É importante não sofrer golos e também marcar de forma a ir em vantagem à Turquia".

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Elderson castigado, Nuno A. Coelho na lista
O lateral esquerdo cumpre castigo e obrigará a uma adaptação. Miguel Lopes é candidato ao lugar.

Elderson é a principal baixa do Sp. Braga na preparação para o embate com o Besiktas, na primeira mão dos 16avos-de-final da Liga Europa. O lateral esquerdo cumpre castigo e obrigará a uma adaptação. Miguel Lopes é candidato ao lugar.

Na conferência de imprensa, Leonardo Jardim admitiu duas possibilidades: «Já decidi mas não nos vou revelar. Dentro das possibilidades, podemos oscilar o Ewerton para o lado esquerdo ou adaptar ali um lateral direito.»

Nuno André Coelho, após longa ausência por lesão, integra a convocatória mas ainda surge no boletim clínico. O central fez treino integrado condicionado, tal Imorou, lateral esquerdo de raíz. Este último ficou de fora do leque de opções.

Para adaptar Ewerton ao lado esquerdo, uma vez que Nuno André Coelho ainda não estará em condições, Jardim teria de apostar no jovem Palmeira ou recuar Djamal para o eixo defensivo. Por isso mesmo, a solução mais provável passa pela deslocação de Miguel Lopes para a esquerda.

Baiano e Paulo Vinícius estão remetidos a tratamento enquanto Luis Alberto fez treino de compensação muscular no ginásio.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni;
Defesas: Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Ewerton, Douglão e Palmeira;
Médios: Leandro Salino, Custódio, Djamal, Mossoró, Hugo Viana e Ruben Amorim;
Avançado: Alan, Paulo César, Hélder Barbosa, Lima, Nuno Gomes e Carlão.


Jardim rejeita favoritismo: «Ideia de equilíbrio é real»
Sp. Braga recebe Besiktas e o treinador considera que o valor das duas equipas é similar.

Equilíbrio, equilíbrio, equilíbrio. Leonardo Jardim reforça a ideia na antevisão do duelo entre Sp. Braga e Besiktas. A formação arsenalista recebe os turcos na primeira mão dos 16avos-de-final da Liga Europa. Carvalhal, Manuel Fernandes, Simão, Quaresma e Hugo Almeida pela frente.

«Acho que a ideia de equilíbrio é real, por vários factores. São duas equipas que atingiram quase o mesmo número de pontos na Liga Europa, estão ambas no terceiro lugar dos respectivos campeonatos. A diferença é de aposta em termos financeiros, nos investimentos que o Besiktas fez no início da época, mas em termos de qualidade, mesmo nos plantéis, acho que é equilibrado», começou por dizer Jardim.

O treinador falou sobre o conhecimento que Carlos Carvalhal tem sobre a equipa minhota: «Não teremos preocupações especiais pelo facto de Carlos Carvalhal nos conhecer bem. Queremos é anular os pontos mais fortes do Besiktas, que tem um nível de capacidade alto, tem velocidade nas transições defesa-ataque e, de resto, impor o nosso futebol, um pouco mais apoiado, com circulação nos corredores e boa ocupação dos espaços.»

«Portugueses do Besiktas? O Besiktas tem jogadores internacionais, são jogadores que foram adquiridos para dar máximo rendimento e era melhor que não jogassem mas, no global das duas equipas, penso que o equilíbrio é a nota dominante», voltou a frisar.

Leonardo Jardim acredita que o actual Sp. Braga está mais forte que na primeira metade da época: «O processo de crescimento e aprendizagem é contínuo mas neste momento o Braga tem um crescimento, algo natural para um Braga que reformulou a equipa técnica e muitos jogadores. Estamos num crescimento efectivo e sinto, em termos dos processos, o Braga cada vez mais se identifica com o que os responsáveis pretendem.»

«Não há favoritos nesta eliminatória. Cada um tem os seus argumentos mas o equilíbrio vai pautar a eliminatória», rematou o técnico, no final da conversa, da mesma forma que tinha começado.


Jardim e a hora: «Trabalhamos para os adeptos»
Sp. Braga recebe Besiktas às 17h30 mas o treinador espera que a massa associativa encontre soluções

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, fez nesta segunda-feira a antevisão do embate com o Besiktas, referente à primeira mão dos 16avos-de-final da Liga Europa.

Na recta final da conversa com os jornalistas, o técnico não deixou de lamentar a hora do jogo. A formação arsenalista entra em campo às 17h30, por determinação da UEFA, face à realização de encontros da Liga dos Campeões.

Em dia de trabalho, o horário deverá afastar milhares de adeptos do Estádio AXA. «Claro que nos toca porque trabalhamos para os nossos adeptos e gostaríamos que o estádio estivesse cheio. A hora cria dificuldades mas fazia um apelo aos nossos adeptos para que tentem vir e possam ser um factor de desequilíbrio neste primeiro jogo», reconheceu.

Numa conferência de imprensa onde «equilíbrio» foi a expressão mais ouvida, Leonardo Jardim evitou fazer comparações entre o actual Sp. Braga e aquele que, na época passada, chegou à final da Liga Europa.


«Melhor que no ano passado? Sendo realidades diferentes, existem poucos parâmetros comparativos e isso não é o meu lugar, eu devo é rentabilizar ao máximo os activos, tirar-lhes o máximo rendimento», começou por dizer.

Logo depois, insistiu na ideia: «É importante lembrarmos o passado mas o mais passado é viver o presente. São situações diferentes, o Braga tem este ano uma identidade diferente, lembra-se sempre do ano passado mas vive o presente. Continuamos com responsabilidade, passámos a fase de grupos e pensaremos agora jogo a jogo em ir o mais longe possível.»

A equipa minhota espera garantir uma vantagem importante no jogo desta terça-feira. «É importante não sofrer golos e marcar para ir com vantagem para a segunda parte da eliminatória», frisou.

O castigo de Elderson é a principal contrariedade. Miguel Lopes deve ser adaptado ao lado esquerdo da defesa. «Já decidi mas não nos vou revelar. Dentro das possibilidades, podemos oscilar o Ewerton para o lado esquerdo ou adaptar ali um lateral direito», explicou Jardim.


Besiktas tentou Lima: «Ficar valorizou-me mais»
Próximo adversário do Sporting de Braga podia ter rumado à Turquia no início da temporada mas ficou.
Lima, avançado do Sp. Braga, acompanhou Leonardo Jardim na conferência de antevisão do embate com o Besiktas, referente à primeira mão dos 16avos-de-final da Liga Europa.

O goleador brasileiro falou sobre o objectivo traçado no início da temporada (30 golos) e também de uma transferência não concretizada para o Besiktas, o próximo adversário da formação arsenalista.

«As coisas aconteceram assim, surgiu essa possibilidade mas não aconteceu. Acho que até me beneficiou, acho que evolui esta época, hoje sinto-me melhor jogador e isso (ndr. ficar no Sp. Braga) valorizou-me mais. É natural que, se sair no futuro, com certeza serei mais valorizado, face ao momento que estou passando», começou por dizer.

Lima, autor de mais dois golos no embate com o V. Setúbal, não descarta a possibilidade de atingir uma marca ambiciosa: «Foi um objectivo traçado no início da época, não foi uma promessa, sei que é muito difícil mas vou tentar alcançar esse número. Sempre deixei claro que o mais importante é a equipa. Se os golos surgirem e se chegar a essa meta dos 30 golos, melhor. Não coloco isso em primeiro lugar na minha carreira e no meu pensamento.»

«Será um jogo muito difícil, o Besiktas tem excelentes jogadores e um treinador que conhece muito bem o Braga, sabe como nós jogamos. A equipa tem de manter o mesmo nível de confiança e continuar a apresentar o bom futebol demonstrado nos últimos jogos», lembrou.

O avançado reconhece o crescimento do Sp. Braga: «A confiança aumentou, todos os processos nem sempre começam da melhor maneira mas com o decorrer da época a confiança aumentou. É natural que, quando a equipa está concentrada e num bom momento, as coisas apareçam. O Braga está muito melhor nesta fase, sim.»


«Vencer seria bom, é muito importante fazer um bom resultado em casa. Sabemos que será difícil na Turquia, portanto é determinante ter um bom resultado em casa. O grupo está concentrado para sair vitorioso amanhã», rematou Lima.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Leonardo Jardim: «Não existe favoritismo nesta eliminatória»

Leonardo Jardim, treinador do SC Braga, fez esta segunda-feira a antevisão ao encontro com o Besiktas, amanhã, da Liga Europa, e destacou que as maiores diferenças entre os dois clubes se verificam no investimento financeiro.

«A diferença aconteceu ao nível do investimento feito e na capacidade do Besiktas de contratar mais–valias. Mas existe um equilíbrio na qualidade nos dois plantéis. São equipas que atingiram quase os mesmos pontos na fase de grupos, que estão em terceiro lugar no campeonato e que em termos de rendimento desportivo se assemelham», disse.

Quanto ao facto de Carlos Carvalhal ser conhecedor do clube e do futebol português não preocupa Leonardo Jardim.

«Não temos preocupações especiais por Carvalhal conhecer bem o futebol português. A preocupação é anular os pontos fortes do adversário», referiu, assegurando que o papel do Braga será «fazer um futebol mais apoiado, com bom trabalho de corredores e ocupações dos espaços.»

Jardim concorda com a ideia de que «não existe favoritismo nesta eliminatória. Cada equipa tem os seus argumentos, mas o equilíbrio é a nota dominante.»



Lima quer «sair vitorioso» do jogo com o Besiktas

Lima considera que a partida com o Besiktas, agendada para esta terça-feira, será «difícil» mas diz que a equipa minhota tem que puxar dos galões, jogar com «confiança» e continuar a praticar o «bom futebol» que tem apresentado.

«É um jogo difícil. O Besiktas tem excelentes jogadores, um treinador [Carlos Carvalhal] que conhece bem o SC Braga e que sabe como jogamos. Temos de manter o mesmo nível de confiança e continuar a demonstrar o bom futebol que temos vindo a apresentar», projetou o avançado do SC Braga, em conferência de imprensa.

A eliminatória é decidida a duas mãos mas o brasileiro quer «vencer» o primeiro jogo, tornando mais fácil a deslocação à Turquia: «Acho que é importante fazer um bom resultado em casa porque conhecemos as dificuldades que vamos ter na casa do adversário. O grupo está totalmente concentrado e sabe o que tem de fazer para sair vitorioso deste jogo», afiançou.

Lima soma três golos na Liga Europa, dois na fase-de-grupos e um no play-off, juntando-os aos 11 que já marcou no campeonato e um na Taça da Liga. Os 15 tentos que apresenta são metade dos 30 que prometeu. O objetivo do avançado é aumentar a contagem frente aos turcos, esta terça-feira: «É difícil mas pretendo alcançar essa meta, mas o que mais me importa é a equipa, independentemente de quem marcar golos. Se conseguir essa proeza ficarei feliz, claro, mas estou tranquilo. Falei nisso, mas não coloco em primeiro lugar esse objetivo», simplificou, colocando o coletivo acima dos seus objetivos individuais.

O Besiktas chegou a estar interessado, no mercado de verão, nos seus serviços. Lima acabou por ficar em Braga e mostra-se satisfeito com a opção tomada: «Surgiu essa possibilidade, por um momento não aconteceu. Até me beneficiou porque hoje sinto-me melhor jogador, mais confiante aqui no clube, valorizou-me mais ter ficado no SC Braga. É natural que com a época que estou a fazer as coisas podem acontecer», rematou.

ZEROZERO

JotaCC

Nuno André Coelho convocado meio ano depois para o jogo com o Besiktas

Quase seis meses depois de se ter lesionado, o defesa Nuno André Coelho foi convocado pelo Braga para o desafio desta terça-feira, com o Besiktas, a contar para a primeira mão dos 1/16 de final da Liga Europa. O médio líbio Djamal também está escalado.

Nuno André Coelho lesionou-se a 31 de Agosto, precisamente no último dia para inscrição de jogadores da UEFA, já depois de o Braga ter enviado a lista definitiva, o que impossibilitou a substituição.

O defesa central até podia ser uma solução para o problema que mais aflige o treinador do Braga, mas nada indica que possa voltar à competição num desafio que se aguarda tão exigente. À falta de Elderson, suspenso, Leonardo Jardim terá de fazer uma adaptação ao posto de lateral esquerdo. A deslocação do central Ewerton ou do lateral direito Miguel Lopes parecem ser as opções mais imediatas.

E é bem provável que Nuno André Coelho esteja convocado só para reforço do espírito de grupo. O defesa central ainda não tem o ritmo competitivo desejado para uma competição tão exigente e pode ser que nem faça parte da ficha técnica do desafio com os turcos.

O Braga tem escalados 19 jogadores e um terá de ir para a bancada. Entre os convocados, destaque, ainda, para o regresso do médio líbio Djamal, ausente da equipa há mais de um mês por ter ido disputar a Taça das Nações Africanas.

Nesta conjuntura, Leonardo Jardim, prevê "uma eliminatória difícil", ante uma equipa cheia de estrelas portuguesas. Cinco - Manuel Fernandes, Quaresma, Simão, Hugo Almeida e Júlio Alves - estão convocados pelo treinardor do Besiktas, o também português Carlos Carvalhal, que volta a Braga na pele do adversário. O avançado Bebé, lesionado, ficou em Istambul.

JN

JotaCC

Lima foi alvo do Besiktas, mas diz que foi bom ter ficado em Braga
Avançado do clube minhoto diz que hoje em dia se sente "melhor jogador".

O avançado Lima espera muitas dificuldades diante do Besiktas, nesta terça-feira, na primeira mão dos 16 avos da Liga Europa de futebol, mas notou que o Sporting de Braga está confiante.

O jogador brasileiro considerou que este será um "jogo muito difícil, porque o Besiktas tem excelentes jogadores e um treinador que conhece bastante bem o Braga, mas independentemente disso a equipa tem que manter os níveis de confiança e procurar mostrar o bom futebol que tem mostrado nos últimos jogos".

Admitindo que a equipa se sente "confiante", disse que um bom resultado "é vencer", até porque o jogo de Braga "vai ser determinante".

Em agosto, Lima foi alvo do Besiktas, mas o jogador não está arrependido de ter ficado em Braga, bem pelo contrário.

"Surgiu essa possibilidade, mas não aconteceu e isso até me beneficiou. Hoje sinto-me melhor jogador, mais confiante no clube e sem dúvida valorizou-me muito mais ter ficado em Braga", garantiu.

Melhor marcador da equipa, com 15 golos em todas as competições, Lima tem de marcar mais 15 para cumprir o objetivo a que se propôs no início da temporada.

"É um objetivo mas não uma promessa, é muito difícil, mas pretendo alcançar e se o conseguir ficarei muito satisfeito. Mas o mais importante é a equipa, independentemente de quem marcar. Estou tranquilo", disse.


RELVADO

JotaCC

Sp. Braga-Besiktas (antevisão): em bom português
Onze de Jardim terá cinco jogadores portugueses, Carlos Carvalhal deverá responder com quatro

O Sp. Braga recebe o Besiktas a partir das 17h30 desta terça-feira. Será um duelo em bom português, um estranho cenário em contexto europeu, uma versão lusa que ficou beliscada na final da última Liga Europa.

O onze de Leonardo Jardim terá cinco jogadores portugueses, Carlos Carvalhal deverá responder com quatro. Em Dublin, F.C. Porto e Sp. Braga não atingiram esses números, num encontro decisivo que comprovou os paradigmas da aldeia global.

Na Turquia, a Gestifute de Jorge Mendes foi colocando unidades suficientes para representar o nosso futebol. Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa, Hugo Almeida, Manuel Fernandes, Júlio Alves e Bebé, para além de Sidnei, brasileiro cedido pelo Benfica. Carvalhal chegou para juntar as peças.

Em Braga, depois de um processo intenso de mutação, Leonardo Jardim conseguiu reforçar os alicerces de uma formação experiente e inteligente nas movimentações ofensivas. Na recepção ao V. Setúbal, igualaram-se recordes do clube e solidificou-se a terceira posição. Excelente registo.

O Sporting de Domingos (o Sporting de Braga, entenda-se, a versão da época passada) garantiu uma histórica presença na final da Liga Europa. Seria um foco de pressão para o seu sucessor, um ponto de comparação a acompanhar o percurso de Leonardo Jardim.

Ainda assim, essa exigência é relativa. A fase de grupos foi ultrapassada, cumprindo assim o principal requisito. O crescimento sustentado, aliado aos resultados da Liga, garantem por si só a satisfação da massa associativa. A partir daqui, tudo pode acontecer. Cada eliminatória acarreta riscos e pode levar à saída da prova.

Jardim defende a ideia de equilíbrio absoluto frente ao Besiktas. Não terá Elderson, devido a castigo, inclinando-se para a adaptação de Miguel Lopes ao flanco esquerdo. Na frente, o inspirado Lima. O brasileiro cumpriu uma etapa e acredita na meta de 30 golos.

Para reforçar a tese de equilíbrio, o treinador do Sp. Braga comparou a posição actual dos dois emblemas nos respectivos campeonatos. De facto, o Besiktas está no terceiro lugar da Liga turca, a longínquos 11 pontos do líder Galatasaray.

De qualquer forma, o trabalho é positivo. Dar sem receber tem os seus reflexos. O Besiktas tem quatro meses de salários em atraso, gerando instabilidade e cisões no seio do grupo. Carlos Carvalhal une as peças como pode.

A formação turca apresenta-se no Estádio AXA depois de uma fase de grupos de bom nível. 12 pontos, primeiro lugar à frente de Stoke City, Dínamo de Kiev e Maccabi Telavive. No grupo, talentos de qualidade inequívoca e um ataque de sangue português.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Quim; Salino, Douglão, Ewerton e Miguel Lopes; Custódio e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima.
Outros convocados: Berni, Nuno A. Coelho, Palmeira, Paulo César, Ruben Amorim, Nuno Gomes, Djamal e Carlão.

BESIKTAS: Cenk Gonen; Toraman, Korkmaz, Sivok e Kayhan; Ernst e Kavlak; Quaresma, Manuel Fernandes e Simão; Hugo Almeida.
Outros convocados: Sercan Hacioglu, Umut Kaya, Sidnei, Ekrem Dag, Necip Uysal, Júlio Alves, Pektemek e Edu.

MAIS FUTEBOL