News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/02

Started by JotaCC, 11 de February de 2012, 07:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Lima e Alan colam Sp. Braga ao dragão

Doze jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota. O Sp. Braga venceu, ontem, o Setúbal por claros 3-0 e colou-se ao FC Porto no segundo lugar da Liga Portuguesa de Futebol.
Entrada forte do Sp. Braga que se mostrava com vontade de do-minar a partida e atacar o reduto mais defensivo contrário.
Foram várias as ocasiões, no primeiros minutos, em que os bracarenses conseguiram aproximar-se com perigo das redes defendidas por Ricardo, mas a eficácia andou longe. Na melhor oportunidade até então, Lima, isolado por excelente passe de Hugo Viana, mostrou pontaria a mais e acertou no poste da baliza do Setúbal.
Entretanto a partida arrefeceu e o ritmo alto imposto pelo Sp. Braga abrandou, permitindo ao Setúbal incomodar o guarda-redes Quim, mas também sem causar grandes calafrios.
Quando já toda a gente esperava pelo apito do árbitro para o intervalo, o Sp. Braga chegou ao golo. Excelente passe de Mossoró a desmarcar Lima e este, descaído para a direita do ataque, já dentro da área do Setúbal, rematou cruzado, contando ainda com o desvio do esférico num contrário que enganou o guardião Ricardo, e fez o primeiro do encontro. Festejou a tirar fotografias aos colegas de equipa, viu o amarelo e o árbitro apitou para o intervalo.
Segunda parte com nova entrada forte do Sp. Braga que rapidamente se aproximou da baliza contrária, mas sem sucesso. O Setúbal respondeu por intermédio de Meyong que, de cabeça, obrigou Quim a grande defesa para evitar o empate.
No minuto 62 nova jogada rápida do Sp. Braga. Excelente passe de Hugo Viana a tentar desmarcar Lima, Miguelito falhou a intercepção e amorteceu para o avançado bracarense que, isolado, cruzou para a entrada da área onde apareceu Alan a finalizar aumentando a vantagem.
O jogo manteve-se tendencialmente a favor do Sp. Braga e, no minuto 84, Lima bisou na partida. Alan bateu um pontapé de canto e Lima, sozinho na área, saltou e cabeceou para o fundo das redes.
Praticamente em cima do minuto final, penálti a favor do Setúbal por falta de Elderson dentro da área. Meyong, chamado a converter, rematou para o meio da baliza e Quim, atento, defendeu muito bem. O jogo finalizou pouco depois.

Leonardo Jardim: "Conseguimos dilatar resultado de forma justa"

Aí vai uma dúzia de jogos consecutivos sem qualquer derrota. Leonardo Jardim continua a somar pontos, mesmo no plano pessoal, superando marcas que até ontem só tinham sido atingidas por Jesualdo Ferreira e Domingos Paciência. Com o triunfo de ontem, o Sporting de Braga saltou — à condição — para o segundo lugar e agora volta as atenções para o jogo de terça-feira, com o Besiktas, referente à Liga Europa. Mas nem por isso houve lugar a gestão de jogadores. E Leonardo Jardim explicou que essa é uma filosofia que não assenta nos métodos de trabalho que aplica no Sporting de Braga. "Evitamos grandes poupanças, pois os jogadores têm diferentes períodos de forma, há alguns mais fatigados e temos de ter capacidade de gerir a situação e continuar com um Braga forte", salientou o treinador da formação br acarense.
No rescaldo do triunfo sobre os sadinos, Jardim começou por reconhecer as dificuldades, mas logo realçou que a equipa "conseguiu dilatar a vantagem de forma justa". "Foi um jogo com duas partes distintas. Na primeira parte o Setúbal não deu muitos espaços para as nossas transições. Sabia que era um adversário com qualidade técnica e as transições foram muito reduzidas na primeira parte, apenas houve duas situações de perigo protagonizadas pelo Lima", frisou Leonardo Jardim. "A partir do golo, o Setúbal subiu as suas linhas, criámos mais situações e dilatámos o resultado de uma forma justa", apontou o treinador da turma bracarense.
Responsáveis do Besiktas estiveram ontem no AXA a observar a equipa do Sp. Braga.

Ruben Amorim: "Estou num clube com estatuto"

Ruben Amorim concretizou ontem a sua estreia com a camisola do Sporting de Braga. Entrou aos 75 minutos para o lugar de Mossoró e ficou satisfeito com a exibição realizada. Pelo menos, estreou-se com um triunfo, realçando o espírito do colectivo. "Foi uma boa exibição, vencemos um jogo e o importante era vencer. Foi uma vitória com naturalidade, tivemos mais bola e domínio. Com alguma sorte a fizemos o primeiro golo na primeira parte e isso mudou o jogo", salientou Ruben Amorim.
O futebolista está há duas semanas no plantel bracarense e admitiu que não se encontra na melhor forma física, mas acreditas que em breve estará ao melhor nível. "Sinto-me bem, mas tenho alguma falta de ritmo, pois não estava a jogar com regularidade. Mas já passei por coisas bem piores e ultrapassei. Aqui sou mais um para ajudar o Sporting de Braga", vincou o futebolista. "O Braga está a lutar pelos primeiros lugares, é um clube com grande estatuto no campeonato, como já o demonstrou mesmo antes de estar aqui", frisou o jogador, realçando que encontrou "um grande grupo de trabalho".

Mais de oito mil espetadores

8491 não fugiram ao frio e deslocaram-se ao estádio AXA para apoiar o Sp. Braga. Noite tranquila para os bracarenses que não tiveram grandes dificuldades em festejar mais um triunfo.

Minuto de silêncio pelas vítimas de Setúbal

Antes do início da partida cumpriu-se um minuto de silêncio em memória das cinco vítimas mortais da tragédia que ocorreu, durante a semana, no mercado de Setúbal. No centro do relvado, os 22 jogadores e os três elementos da equipa de arbitragem prestaram homenagem às vítimas, assim como todos os adeptos presentes no estádio onde reinou, durante um minuto, um silêncio 'ensurdecedor' em sinal de respeito.

Bracarenses não esqueceram Meyong

Logo no início do encontro e na primeira jogada de ataque do Vitória de Setúbal, curiosamente conduzida por Meyong na linha direita do ataque, perto de uma das claques afectas ao Sp. Braga, os adeptos arsenalistas entoaram uma música que habitualmente cantavam para o avançado enquanto este representava as cores bracarenses. Meyong não foi esquecido pelos bracarenses.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Lima assume corrida pela Bota de Ouro
chegou aos 11 golos e cardozo só está a 2 de diferença
   
No início da época muitas pessoas torceram o nariz quando Lima assumiu querer chegar aos 30 golos, mas a verdade é que o avançado arsenalistas já leva 15 e 11 deles foram marcados em jogos do campeonato.

O sorriso é enorme quando o brasileiro é confrontado com tanta pontaria e a resposta é mais ambiciosa do que qualquer remate. "Sonho ser o melhor marcador do campeonato. Nunca fui o artilheiro de nenhuma competição e espero vir a sê-lo no campeonato português", atirou quem, desde ontem, já só tem o benfiquista Cardozo à distância de 2 golos.

RECORD

JotaCC

Recorde limado

Por um dia, isto na pior das hipóteses, o Braga está em igualdade pontual com o FC Porto, confortavelmente instalado no segundo lugar. As vítimas sucedem-se no Estádio AXA e o V. Setúbal não fugiu à regra, apesar de ter feito os possíveis por provar que o estatuto de lanterna-vermelha não lhe serve. De pouco valeu tanto brio, porque no fim lá ganharam os visitados e nem se pode dizer que se tratou de um êxito enjoativo, a fazer lembrar a tradicional propensão para a Alemanha estragar as festas dos Europeus e Mundiais: este Braga pratica bom futebol, possui jogadores de grande valia técnica e continua a tirar partido daquele que será o melhor avançado do campeonato. Chama-se Lima. Conhece? Com dois golos e uma assistência primorosa para Alan, o ponta-de-lança entranhou-se na defesa setubalense e deu cabo de tudo, simplificando rapidamente um jogo que chegou a ser complicado.

Nem é preciso olhar lá para fora para perceber a importância do avançado arsenalista. Bastar olhar para o que têm os outros três grandes: o FC Porto teve de contratar à pressa o austríaco Janko em Janeiro para disfarçar a falta de eficácia de Kléber; o Sporting tem de esperar pacientemente até que Von Wolfswinkel volte a marcar golos de bola corrida, pois Bojinov foi um erro de casting e Seba ainda é uma incógnita; por último, o Benfica vai hesitando entre Cardozo, Rodrigo e Nélson Oliveira, de modo a gerir bem a relação de amor-ódio dos adeptos pelo avançado paraguaio... Já o melhor onze do Braga é indissociável de Lima, daí que não suscitou qualquer espanto o seu regresso, depois de ter descansado no jogo com o Portimonense, para a Taça da Liga, resolvido com um insólito golo de longa-distância de Hugo Viana.

Com um meio-campo em alta rotação (Custódio e Hugo Viana quase jogam de olhos vendados) e os corredores bem explorados por Alan e Hélder Barbosa, o Braga susteve bem o futebol rendilhado do V. Setúbal e, no momento certo, atirou a matar. Só Targino e Jorge Gonçalves, intervalados pelos disparos de longa distância de Nuno Amaro, deram algum trabalho. Já com a vitória no papo e igualado o recorde dos Bragas de Jesualdo Ferreira e Domingos Paciência, houve até tempo para Quim adivinhar o remate do ex-companheiro Meyong, na marcação de um penálti.


Arbitragem
Um penálti a inspirar alguma discussão


Controlado na amostragem dos cartões, Hugo Pacheco esteve bem ao ignorar uma bola no braço de Elderson na área (15'), na sequência de um alívio à queima-roupa de Salino. O árbitro guardou, porém, para perto do fim um eventual erro, ao assinalar penálti de Elderson sobre Severino (89'). As imagens da televisão sugerem algum teatro do jogador sadino.


O MOMENTO: 45'+1' [1-0]
Disparos para mais tarde recordar

Pedreira, nem tudo o que parece é. Em cima do intervalo, o V. Setúbal avistava uma igualdade a zeros revigorante para o segundo tempo; já Mossoró via uma brecha de terreno para servir Lima. No seguimento de uma abertura do médio criativo, Lima acelera pela direita e remata cruzado, beneficiando de um ligeiro desvio do central Ricardo Silva, embora suficiente para enganar o guardião Ricardo. Os festejos originais do ponta-de-lança, a fotografar a festa dos companheiros, justificavam-se: estava aberta a comporta para 12ª vitória da Liga.


Lances-chave

7' A passe de Alan, Lima escapa pela direita para disparar cruzado com força. Ricardo reage com uma defesa incompleta.

14' Sem linhas de passe disponíveis, Bruno Amaro tenta a sorte de longe. Quim defende para canto.

31' Desmarcado por Hugo Viana, Lima arranca em velocidade e isola-se. Com tempo para escolher o lado, remata em jeito e acerta na base do poste.

38' Num canto à direita, Neca levanta para a pequena área, onde está Meyong. De primeira, o camaronês desvia de cabeça para defesa apertada de Quim.

54' Num canto na direita, Jorge Gonçalves levanta para a área. Meyong desvia de cabeça para grande defesa de Quim.

63' [2-0] Em lance de contra-ataque, Hugo Viana lança Lima pela direita. O avançado galga um par de metros e arranca um cruzamento rasteiro para Alan, que atira para uma baliza já deserta.

84' [3-0] Num canto na esquerda, Alan levanta para a área. Saltando mais alto do que Ney, Lima desvia de cabeça para o fundo das redes.

89' Elderson empurra Bruno Severino na área. Penálti. Na conversação, Quim defende o penálti de Meyong.


A ESTRELA: Lima 8
A meio caminho de pagar a promessa

Quando, na pré-época, fixou como meta pessoal apontar 30 golos, muitos torceram o nariz. A verdade é que, a três meses do fim da temporada, o brasileiro já leva 15 e, com isto, já bateu a sua anterior melhor marca em Portugal (13). Ontem facturou por mais duas vezes e, não fosse o poste, até poderia ter feito o primeiro "hat trick" em 2011/12. Não se pense, contudo, que vive obcecado pelo objectivo, pois revelou grande generosidade ao servir Alan para o 2-0 em vez de rematar.


O Braga um a um
Lima fica bem na fotografia

Quim 7

Foi o primeiro a destacar-se, com duas excelentes intervenções (13' e 57') que evitaram que o V. Setúbal marcasse primeiro. Até um penálti de Meyong, a quem negou outro golo (53'), defendeu.

Salino 5

Teve alguma dificuldade para controlar as acções de Targino durante a primeira parte, mas melhorou muito após o intervalo. Na retina ficou um grande corte aos 80'.

Douglão 5

Exibição bastante serena e pautada pela regularidade, embora tenha sido ultrapassado algumas vezes em velocidade.

Ewerton 6

Desempenhou a função sem dar muito nas vistas, usando da rapidez e capacidade para adivinhar a maioria das intenções sadinas.

Elderson 5

Cometeu um penálti desnecessário que descoloriu um pouco uma actuação que estava a ser agradável do ponto de vista defensivo.

Custódio 6

Inteligente na forma como se movimentou no relvado, foi o primeiro a pressionar os setubalenses quando saíam para o ataque e ainda surgiu perto da área sadina a rematar.

Hugo Viana 7

É o motor da equipa, ora aumentando ora diminuindo a velocidade. Soberba a abertura para Lima no lance que deu o 2-0, por Alan.

Mossoró 7

A forma notável como tirou um adversário do caminho e lançou Lima para o 1-0 é reveladora da irreverência que mostrou no primeiro tempo. Perdeu gás após o intervalo.

Alan 7

Se esteve lesionado durante a semana, não se notou nada. Menos veloz mas mais cerebral, fez um golo a passe de Lima e pouco depois retribuiu a oferta.

Hélder Barbosa 5

Teve uma entrada algo tímida, na qual sentiu muito a marcação directa que lhe foi movida por Ney, como ficou provado aos 44', quando, pressionado, atirou por cima da baliza de Ricardo. Foi melhorando até ser substituído.

Rúben Amorim 5

Um quarto de hora prometedor no jogo de estreia, durante o qual poderia ter marcado não fosse a velocidade de reflexos de Ricardo (83').

Paulo César 4

Quase marcava num disparo perigoso (83').

Carlão -

Só jogou quatro minutos.


Leonardo Jardim
"Sei bem quem são os candidatos ao título"

Com esta vitória, o Braga iguala o FC Porto no segundo lugar, colocando-se na posição de candidato ao título que Jorge Jesus profetizara. "Sei bem quem são os candidatos. O Jorge Jesus colocou o Braga na luta pelo título? É a opinião dele, mas não vou comentar, porque sei bem quais os clubes que se candidataram no início da época. Aqui os objectivos não são traçados conforme os períodos de forma, mas para as épocas desportivas", reagiu Leonardo Jardim, após "uma importante vitória", que o põe no patamar de Domingos Paciência e Jesualdo Ferreira, todos com 12 jogos sem perder. "É importante para o grupo fazer o mesmo que os anteriores. Não trabalhamos para bater recordes individuais, mas sim para conquistas colectivas", comentou.

"Na primeira parte, o V. Setúbal conseguiu dar-nos pouco espaço, reteve a bola e o nosso número de transições foi pouco. A partir do momento em que fizemos o golo, tudo se transformou, o Vitória teve de subir a linha defensiva, expondo-se, e ficámos como peixe na água para as nossas transições e acabámos por dilatar o resultado. E o Besiktas? "Não pensámos nesse jogo. Mais importante era vencer este", concluiu.


Discurso Directo

Senti-me bem fisicamente, embora reconheça ter alguma falta de ritmo, porque já não jogava há algum tempo. Mas recupero bem; e já passei por coisas bem piores. Sou mais um a ajudar o Braga a conquistar os objectivos

Rúben Amorim

médio do Braga


Já levo 15 golos... Chegar aos 30 é um objectivo, mas a vitória é o que mais importa para nos mantermos em cima. Quando se é avançado, sonha-se ser o melhor marcador do campeonato. Queira Deus que aconteça.

Lima

Avançado Braga


Trabalhámos imenso, mas o jogo fica marcado, na primeira parte, por um penálti que não foi assinalado e, depois, a terminar sofremos um golo que abalou a estrutura. Vamos continuar a trabalhar

Ricardo Silva

defesa do V. Setúbal



Adeptos confortam Meyong

A mudança para Setúbal não influenciou a relação dos arsenalistas com Meyong, que aplaudiram muito o camaronês e, quando falhou o penálti, até entoaram o cântico que lhe dedicavam em Braga. "É bom sentir o apoio dos adeptos do Braga, porque vivi quatro anos felizes aqui e eles reconhecem o trabalho que fiz no clube", comentou o avançado.


Rúben Amorim estreia-se

Convocado pela primeira vez por Leonardo Jardim, Rúben Amorim estreou-se oficialmente pelo Braga, entrando para o lugar de Mossoró aos 75 minutos, uma substituição que gerou uma explosão de alegria nas bancadas. No Vitória de Setúbal, Targino estreou-se no campeonato, depois de ter jogado no Dragão, para a Taça da Liga.


O JOGO

JotaCC

Super-Braga bate Setúbal e encosta ao segundo lugar

O Sporting de Braga bateu, ontem à noite, na pedreira, o Vitória de Setúbal, lanterna-vermelha da Liga, por três bolas a zero, resultado que deixa os guerreiros do Minho no terceiro posto, mas com os mesmos pontos do FC Porto, segundo, que joga amanhã. Lima, com dois golos, um a "meias" com Ricardo Silva, e Alan apontaram os tentos dos arsenalistas, que somaram a sétima vitória consecutiva no campeonato (nove em todas as provas) e não perdem há 12 jogos.

DARIO DO MINHO

Bruno3429

Braga cola-se ao Porto

O Sporting de Braga venceu ontem o Vitória de Setúbal, por 3-0, em jogo da 18.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, e igualou provisoriamente o campeão FC Porto na segunda posição.

Lima, aos 45+2 e 84 minutos, e Alan, aos 62, marcaram os golos dos bracarenses, que passaram a somar 40 pontos, os mesmos que o FC Porto, que recebe no domingo a União de Leiria.

Os arsenalistas entraram na partida um pouco adormecidos e pela frente não encontraram um Vitória de Setúbal capaz de criar muito perigo perto da baliza de Quim. Os sadinos acabaram por melhorar perto do final da primeira parte, mas foi mesmo o SC Braga a marcar em cima do intervalo, com Lima a inaugurar o marcador já no tempo de compensação dado pelo árbitro.

Num jogo em que Rúben Amorim se estreou com a camisola do SC Braga e Ricardo foi titular na baliza do Vitória de Setúbal, Meyong ainda desperdiçou o golo de honra dos sadinos, ao falhar uma grande penalidade frente a frente com o antigo colega de equipa Quim, que defendeu o remate feito para o centro da baliza.
O Vitória de Setúbal continua na última posição, com 14 pontos, os mesmos que os leirienses.

Diario de Notícias da Madeira

JotaCC

Guerreiros já «atacam» Besiktas

O plantel do SC Braga começou esta manhã a preparação do primeiro jogo com o Besiktas, a contar para os 16-avos-de-final da Liga Europa, que se disputa terça-feira, às 17.30 horas, no Estádio Axa.

A sessão, orientada por Leonardo Jardim à porta fechada, serve sobretudo de recuperação para os futebolistas utilizados ontem no jogo frente ao V. Setúbal, que os minhotos venceram por 3-0.

Animados pelo ciclo de 12 jogos sem perder, e pelas nove vitórias consecutivas alcançadas no Campeonato e Taça da Liga (um recorde com a assinatura de Leonardo Jardim), os jogadores bracarenses abordam o desafio com índices de confiança muito elevados. O único problema que o treinador enfrenta é a ausência, por castigo, de Elderson, que forçará Jardim a improvisar um jogador no lado esquerdo da defesa, dado que Imorou ainda não estará nas condições ideais para reentrar em competição.

Amanhã, o grupo arsenalista cumpre novo treino fechado no relvado secundário do Axa, às 10.30 horas. Quanto ao Besiktas, a equipa de Carlos Carvalhal chega domingo, às 17 horas, ao aeroporto de Pedras Rubras e ficará instalada num hotel de Braga.

A BOLA

Bruno3429

Rumo a Barcelos

As conquistas, as vitórias, os recordes e os desafios são de todos...e só todos juntos conseguimos alcançar os objectivos.

Para Barcelos está marcado o próximo desafio e a Legião está convocada.

Já estão à venda os bilhetes para o jogo Gil Vicente vs SC Braga.

Há ingressos a 10, 14* e 15€. (* pack viagem)

São 3 mil bilhetes para fazer parte da Legião em Barcelos e ajudar a equipa. Os de 10€ já estão disponíveis e são limitados. Sê o primeiro a marcar presença.


GIL VICENTE vs SC BRAGA
19ª JORNADA
ESTÁDIO DE BARCELOS
Sábado 18 Fevereiro – 20.15h

Bilhetes: 10€  (limitados)
Pack (bilhete + viagem): 14 € - saída do estádio AXA às 19 horas. (preço limitado e aplicável aos bilhetes de 10€)
Bilhetes a 15€ (quando terminarem os ingressos limitados de 10€)

Locais de venda habituais:
Secretaria do 1º de Maio até Sábado, 18 de Fevereiro, às 12.30h
Loja Braga Parque até Sábado, 18 Fevereiro, às 15.00h

SCBraga

Bruno3429

«Estamos mais preocupados connosco do que com o Besiktas» - Hugo Viana
Por Por Pascoal Sousa e Rui Amorim

Hugo Viana respeita o Besiktas mas não teme a força dos turcos nem a qualidade da armada portuguesa ao serviço da equipa de Carlos Carvalhal: «É uma excelente equipa. Tem demonstrado isso no campeonato e na Europa. Mas pelo que fizemos no ano passado e esta época, na Liga e na UEFA, temos uma palavra a dizer. Querermos um resultado positivo, sabendo que lá será ainda mais difícil do que no Axa.»

Com Hugo Almeida recuperado, o Besiktas passa a ter uma referência forte na área. Nada que altere a filosofia de jogo do SC Braga, antecipa Viana. «O Hugo Almeida é um excelente jogador, como também o é Quaresma. Os que conhecemos melhor são os portugueses: seria bom se não jogassem. Mas é uma preocupação deles, do seu treinador. Se jogar um ou outro, estou certo que não mudaremos a nossa forma de jogar, como nunca o fizemos. Estamos mais preocupados com o que podemos fazer do que com o que o Besiktas pode fazer», resumiu

A atravessar um grande momento de forma, Hugo Viana deixa a Paulo Bento a decisão de o chamar à Seleção. O médio está disponível e aceitará a sentença do selecionador: «Se for chamado, ficarei contente e orgulhoso. Se não for encararei essa situação com naturalidade e continuarei a trabalhar a mesma forma para ajudar o meu clube»

No Campeonato, o SC Braga soma sete vitórias consecutivas, num ciclo de 12 desafios sem perder. Hugo Viana tempera a euforia de realismo: «Sabemos que dependemos só de nos mas faltam muitos jogos. Temos de continuar humildes. Como dissemos no início de época, o objetivo é ficar entre os quatro primeiros, mas se houver possibilidade de ficar em terceiro, em segundo, ou o mais acima possível não descartamos essa possibilidade.»

A Bola

JotaCC

Hugo Viana: «Qualquer jogador português gosta de representar a seleção»   

No dia seguinte ao triunfo por 3x0 sobre o V. Setúbal, Hugo Viana, médio do SC Braga, olhou para o embate com o Besiktas, na Liga Europa, mas antes falou da seleção e do sonho que ainda acarreta de ser chamado por Paulo Bento.

«É óbvio que qualquer jogador português gosta de representar a seleção e todos os portugueses que aqui estão gostariam de o fazer. Se for chamado, ficaria contente e orgulhoso. Se não for, encarei com naturalidade. Continuarei a trabalhar para o meu clube», disse.

Depois, o jogo europeu com os turcos, que contam com uma autêntica legião de portugueses, a começar no técnico Carlos Carvalhal e passando por Simão, Quaresma, Manuel Fernandes, Hugo Almeida e Júlio Alves.

«O Hugo Almeida é um excelente jogador, o Quaresma também, se pudessem não jogar era bom mas isso é preocupação deles, do treinador deles. Jogando um ou outro, não altera a nossa estratégia. O Braga tem de pensar na sua forma de jogar, no que o Braga pode fazer», referiu.

«O Besiktas é uma excelente equipa. Tem demonstrado isso no campeonato e na Europa. Mas pelo que fizemos no ano passado e esta época, na Liga e na UEFA, temos uma palavra a dizer. Querermos um resultado positivo, sabendo que lá será ainda mais difícil do que no Axa», atirou.

ZEROZERO

JotaCC

Hugo Viana: «Dependemos só de nós»
   
O Sporting de Braga só depende de si para terminar em segundo lugar na Liga, posição que ocupa em igualdade com o FC Porto, mas com mais um jogo, frisou o médio Hugo Viana.

A equipa minhota venceu sexta-feira o Vitória de Setúbal (3-0), na abertura da 18.ª jornada, e igualou o FC Porto na segunda posição, com 40 pontos, sendo que os portistas apenas jogam no domingo, em casa, com a U. Leiria.

"Sabemos que dependemos só de nós, mas também que faltam ainda muitos jogos. Temos que continuar humildes e, como se disse no início da época, o objetivo é acabar nos primeiros quatro lugares. Se houver a possibilidade - e isso só depende de nós - de ficar o mais acima possível do quarto, em terceiro ou em segundo, claro que não descartamos essa possibilidade", notou o jogador.

Terça-feira, os arsenalistas recebem os turcos do Besiktas, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, prova da qual são finalistas vencidos da última edição, e Hugo Viana considera que a equipa tem "uma palavra a dizer" na eliminatória.

"O Besiktas é uma excelente equipa, tem demonstrado isso, não só na Europa como também na Turquia, mas nós, tal como fizemos no ano passado, temos uma palavra a dizer. Jogamos em casa, respeitamos o adversário, mas queremos sair com um resultado positivo, porque sabemos que o jogo lá será mais complicado do que aqui", considerou.

No Besiktas alinham vários jogadores portugueses, como Quaresma, Simão, Hugo Almeida, Manuel Fernandes, Júlio Alves e Bebé, além do treinador, Carlos Carvalhal, antigo técnico dos bracarenses e natural da cidade minhota.

Hugo Viana, contudo, desvalorizou o facto: "hoje em dia, com a informação que há no futebol, se fosse outro treinador viria cá ver os nossos jogos e estudaria da mesma maneira como o Carlos Carvalhal, não penso que seja uma vantagem para eles".

Disse ainda ser "sempre bom receber elogios, e de um jogador e de um amigo como o Quaresma melhor ainda", retribuindo ao extremo e antigo colega de equipa no Sporting as recentes palavras lisonjeiras.

"O que ele tem feito na Turquia é digno de um grande jogador e para nós, portugueses, é um orgulho ver o que ele e outros têm feito lá fora", disse.

A atravessar um excelente momento de forma e em ano de Campeonato da Europa, na Polónia e na Ucrânia, Hugo Viana alimenta o sonho de regressar brevemente à seleção nacional, mas mostra-se tranquilo.

"É óbvio que qualquer jogador português gosta de representar a Seleção. Se algum dia for chamado ficarei contente e orgulhoso, se não, encararei isso com normalidade e continuarei a trabalhar para estar bem no meu clube", disse.

O médio esquerdino, de 29 anos, diz que não sabe se está na sua melhor forma de sempre - "isso é um bocado relativo, no futebol tudo muda de um dia para outro" -, e considera que os golos que tem marcado ultimamente não são "um dado muito importante para ser chamado à seleção".

RECORD