News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/02

Started by JotaCC, 09 de February de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vandinho: «Não queria estar no lugar dele»
SOBRE OPÇÃO DE JARDIM POR CUSTÓDIO ou DJAMAL

Custódio ou Djamal? Quem conhece Leonardo Jardim sabe que o treinador tem a questão resolvida e já escolheu o titular do jogo de amanhã frente ao V. Setúbal. "Não queria estar no lugar dele para decidir", diz, desde os Emirados Árabes Unidos, Vandinho, o jogador que durante sete épocas ocupou a posição que hoje é disputada pelo português Custódio e pelo líbio Djamal.

"São dois jogadores muito bons; o Djamal começou bem mas o futebol é feito de oportunidades e o Custódio aproveitou a ausência do seu colega motivada pela Taça de África das Nações e foi um dos melhores da equipa nos jogos que disputou", destaca o antigo trinco dos Guerreiros do Minho, que não acredita que Jardim coloque os dois em ação. "O sistema de jogo do Sp. Braga não passa por aí e o Hugo Viana precisa de mais apoio quando avança", observa.

RECORD

JotaCC

Três semanas determinantes para as aspirações arsenalistas

A recepção ao Vitória de Setúbal marca o arranque de três semanas determinantes para as aspirações arsenalistas esta temporada. A nível interno, o triunfo diante do Marítimo, na última jornada do campeonato, deixou a porta do segundo lugar escancarada, agora a três pontos de distância num duelo com o FC Porto, e coloca o Sp. Braga em posição 'Champions', no terceiro lugar que dá acesso à pré-eliminatória na próxima época.

Por isso, os próximos quatro desafios assumem-se como fulcrais para manter o sonho da Liga milionária em aberto. Pelo meio, aparece o Besiktas e a eliminatória dos dezasseis avos-de-final da prova.
Mas vamos por partes, tendo em conta o calendário apertado dos bracaren ses até ao início do mês de Março.

O primeiro adversário chama-se Vitória de Setúbal, último classificado do grupo, daí que o favoritismo e a estatística de duelos na 'pedreira' seja favorável aos 'guerreiros'. Na próxima terça-feira, dia 14, é a vez do desafio europeu diante do Besiktas. Segue-se a 19.ª jornada da Liga, domingo, dia 19, com a deslocação a Barcelos, onde o Sp. Braga mede forças com o Gil Vicente. Quatro dias depois, a longa viagem até à Turquia, para o jogo da segunda 'mão, com a equipa de Carlos Carvalhal (dia 23) e, novamente, quatro dias após a Liga Europa, está agendado o dérbi com o Vitória de Guimarães, da 20.ª ronda. Dia 4, é a vez do Nacional, na Madeira.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ewerton só a troco de 1,5 milhões

Chegou à Europa como um desconhecido, mas, volvido meio ano, Ewerton já figura no bloco de apontamentos de vários clubes. FC Porto, pela parceria que tem com o banco BMG, e Dnipro foram descritos como potenciais destinos do central no final da época, pelo que o Braga estuda a possibilidade de accionar a opção de compra estipulada no contrato de empréstimo realizado no Verão com o Corinthians Alagoano. Os arsenalistas têm até 30 de Junho para o fazer, mas já sabem que o segundo jogador mais utilizado por Leonardo Jardim esta temporada - Alan (2436') soma apenas mais seis minutos - não ficará a preço de saldo. Para o segurar, a SAD bracarense terá de abrir mão de 1,5 milhões de euros. Um investimento nunca antes feito na presidência de António Salvador - até agora o máximo foi perto de um milhão de euros, por Zé Luís (ex-Gil Vicente) -, mas que poderá resultar num retorno elevado dado o interesse que o brasileiro tem gerado.

Conhecedor das capacidades de Ewerton, Mauro Ramos, director de futebol do Corinthians Alagoano, considera que o defesa tem potencial para um dia representar a selecção do Brasil, desejo que o próprio já havia revelado. "Ele [Ewerton] pode sair muito valorizado com a experiência no Braga, que é um grande clube em Portugal. Com a experiência que vai ganhar na Europa, quem sabe se um dia não chega à selecção brasileira, como aconteceu com o Luiz Gustavo [Bayern Munique], que jogou com ele aqui no Corinthians Alagoano", referiu a O JOGO o dirigente do clube e antigo jogador do Leixões, que não se mostrou muito surpreendido com a rápida adaptação do jovem de 22 anos ao futebol europeu. "O Ewerton foi um jogador que sempre mostrou qualidade e que nos ajudou bastante quando chegámos aos quartos-de-final da Copa do Brasil, em 2008. Sempre achámos que seria uma questão de tempo até ele dar o salto para um clube grande", confirmou Mauro Ramos.

Factos curiosos

Minutos - 2430

Ewerton só falhou três jogos esta época: dois (V. Setúbal e Gil Vicente) devido a uma entorse e outro (1º Dezembro) por opção. De resto, jogou sempre os 90 minutos, sendo, por isso, o segundo jogador com mais minutos do plantel.

Golos - 2

Opção de compra >> Rendimento do central faz a SAD ponderar abrir os cordões à bolsa. O investimento é alto, mas o retorno pode ser superior.

cartões - 3

Rápido e intuitivo, o central consegue quase sempre anular o adversário directo sem recorrer a faltas. Por isso, soma apenas três amarelos, vistos em três competições distintas: campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa.

Contrato - 2013

É o ano que expira o contrato de empréstimo de Ewerton ao Braga, que tem até 30 de Junho deste ano para accionar a opção de compra do passe do central, avaliado em 1,5 milhões de euros.

Imorou quase pronto


Os próximos treinos serão decisivos para o regresso de Imorou à competição. Recuperado da lesão na coxa esquerda sofrida ainda em Agosto, frente ao Young Boys, no play-off de apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, o lateral-esquerdo já soma mais de duas semanas a trabalhar sem restrições e, apesar de ainda trabalhar sob vigilância médica, é possível a inclusão na convocatória para o jogo com o Besiktas, a contar para a primeira mão dos 16 avos-de-final. Privado do nigeriano Elderson, obrigado a cumprir castigo, depois de ter sido expulso contra o Brugge, no fecho do grupo H; Leonardo Jardim já ensaiou a adaptação de Miguel Lopes na esquerda da defesa, mas o franco-beninense oferece mais garantias, isto na eventualidade de apresentar bons índices físicos.

Curiosamente, Miguel Lopes estreou-se como titular contra o Portimonense, para a Taça da Liga, e alinhou como lateral-direito, a posição natural, em vez de render Elderson, quando se esperava que a partida funcionasse como tubo de ensaio para o jogo europeu de terça-feira. Já o central Nuno André Coelho, igualmente sob a alçada do departamento médico, continua a treinar a cem por cento.

Alan ainda a meio-gás

Condicionado por um traumatismo numa coxa, Alan voltou a trabalhar à parte do grupo, mantendo acesa a dúvida relacionada com a sua utilização na partida de amanhã, com o Vitória de Setúbal. O extremo chegou a pisar o relvado, mas só fez corrida, o que poderá indiciar uma eventual ausência na convocatória. Já o avançado Lima, em gestão de esforço nos dias anteriores, retomou os trabalhos da equipa sem restrições, estando assim em condições de alinhar como titular. Paulo Vinícius, Baiano e Luís Alberto, todos "parados", são baixas certas.


Utilização de Hugo Almeida é a dúvida do Besiktas

De visita a Braga na próxima terça-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, o Besiktas depara-se com vários problemas, incluindo salários em atraso, sendo a lesão de Hugo Almeida o caso mais recente. O ponta-de-lança debate-se com um problema num pé e não poderá alinhar hoje contra o Sivasspor, na 26ª jornada da Liga da Turquia. "Esperamos voltar às vitórias. Vínhamos a realizar um bom campeonato e agora o Galatasaray e o Fenerbahçe distanciaram-se um pouco de nós. Precisamos dos três pontos", declarou, citado pela assessoria de Imprensa. Sem certezas quanto à disponibilidade do internacional português, o técnico Carlos Carvalhal já sabe que não poderá contar, para as duas mãos da eliminatória, com o médio alemão Roberto Hilbert, lesionado numa coxa, ausente, por sinal, no jogo com o Fenerbahçe, na jornada anterior, observado ao pormenor pelo técnico-adjunto Miguel Mota. Foi a terceira e última observação da equipa técnica liderada por Leonardo Jardim, à formação turca, que soma três derrotas consecutivas.


SAD aceitou baixar ingressos "proibitivos"

O manifesto da Associação Braguista, publicado no blogue arsenaldebraga, a criticar os preços dos bilhetes para os próximos jogos do Braga na Taça da Liga e Liga Europa deixou de fazer sentido. Para o jogo com o V. Setúbal, a SAD fixou ingressos a cinco (sócios), 10 (público) e 20 euros (cativos), enquanto os associados sub-14 não pagam. Já as senhoras terão entradas gratuitas para a partida com o Besiktas. A direcção da Associação Braguista considerava incomportável o preçário inicial para os jogos da Taça da Liga e Liga Europa. "Deparámo-nos com preços quase proibitivos", escreveu.

Parceria firmada com Manchester City

A parceria entre o Braga e o Manchester City, actual primeiro classificado da Premier League, será assinada na próxima semana. O protocolo de cooperação com o clube inglês já está definido há algum tempo e envolverá troca de jogadores e de experiências em várias áreas, com especial incidência no marketing. Esta será a segunda parceria estabelecida esta época pela SAD presidida por António Salvador, depois do acordo com o Andraus (Brasil), válido para os próximos três anos.

O JOGO


JotaCC

Nove caras novas

Sena, João Silva e João Correia (Académica), Loureiro e Quintas (Braga), Alexandre Silva e Wilson (Sporting), Pedro Rodrigues (Benfica) e Afonso Andrade (Marítimo) são as novidades de Rui Caçador, seleccionador nacional de sub-15, para o estágio do próximo fim-de-semana, em Mafra. Com 10 jogadores cada, FC Porto e Benfica dominam.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Alan e Lima treinam à parte

Os dois jogadores brasileiros voltaram a realizar gestão de esforço, mas deverão estar em condições de defrontar o Vitória de Setúbal, no encontro que amanhã abre a jornada. Já Luís Alberto, Vinicius e Baiano continuam a recuperar de lesões e são «baixas» confirmadas, assim como Nuno André Coelho e Imorou, que, apesar de recuperados, trabalham sob vigilância médica.

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Rúben Amorim em estreia e Lima de regresso
Por Pascoal Sousa

A chamada de Rúben Amorim é a principal novidade para o jogo de amanhã, frente ao Vitória de Setúbal, às 20.15 horas, no Estádio Axa, Para além do médio, também Lima regressa à convocatória, mas a sua utilização não é uma certeza, daí Leonardo Jardim ter alargado a lista a 20 jogadores. Também Alan, com um traumatismo no joelho direito, está em dúvida.

Em relação à última chamada, saiu o mexicano Rivera, enquanto Djamal, que perdeu quatro quilos na Taça das Nações Africanas, foi deixado de fora.

Ausentes estão outros quatro atletas: Baiano e Paulo Vinicius, a recuperar de cirurgias, Nuno André Coelho e Imorou, integrados nos treinos mas ainda sob vigilância médica, Luís Alberto, que faz programa de reforço muscular.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Quim e Berni;
Defesas: Salino, Miguel Lopes, Ewerton, Douglão, Palmira, Elderson;
Médios: Custódio, Vinicius, Hugo Viana, Mossoró, Rúben Amorim;
Avançados: Paulo César, Nuno Gomes, Carlão, Hélder Barbosa, Alan, Lima e Ukra;

Leonardo Jardim: «Posição do V. Setúbal não reflete a sua qualidade»
Por Pascoal Sousa

Leonardo Jardim revela enorme respeito pelo valor do Vitória de Setúbal, elogiando a qualidade técnica do adversário, o qual, segundo o madeirense, não merece estar no último lugar da classificação. Com o jogo do Besiktas na terça-feira, ainda há dúvidas sobre a utilização de Alan e Lima.

- Ainda não perdeu em 2012. Um registo que quererá manter frente a um Vitória de Setúbal em crise?
- Tem de mostrar rendimento desportivo e superar este adversário. O Vitória tem uma equipa com qualidade, que não reflete a sua posição na classificação. É das equipas mais experientes e tem grande qualidade técnica.

- Poderá, ainda que provisoriamente, alcançar o FC Porto no segundo lugar. É um aliciante?
- Não é a nossa preocupação. Queremos é consolidar o nosso trajeto, conquistar os três pontos e dar continuidade ao que temos feito. Independentemente dos resultados dos outros adversários, interessa-nos ter um bom rendimento e ganhar os três pontos.

- Este jogo é indissociável do da semana seguinte, frente ao Besiktas?
- Não temos o hábito de pensar a médio prazo quando a curto prazo termos um jogo desta importância. Temos de nos focalizar neste jogo e depois pensar na partida da Liga Europa. Acredito que um bom resultado com o Vitória de Setúbal – que no ano passado empatou aqui duas bolas – é o melhor para motivar os jogadores.

- Está prestes a igualar recorde de invencibilidade de Jesualdo Ferreira e Domingos, que estiveram 12 jogos sem perder. É algo que procura?
- Não procuro recordes individuais mas o sucesso coletivo. Isso é que é importante.

- O Vitória surge fragilizado, em último lugar, e saíram vários jogadores...
- Saíram alguns jogadores e entraram outros. Um deles é nosso conhecido, o Meyong. Em nossa casa temos de ser competentes para conquistar a vitória

- Meyons saiu daqui há pouco tempo e conhece os seus métodos. Acha que é uma pequena vantagem para o adversário?
- Não acredito. Ele conhece a nossa forma de gerir o grupo e abordar o jogo, mas em termos estratégicos também temos preparado os desafios de maneira diferente. É um grande ponta-de.lança, e se não jogou mais no Braga isso deve-se ao facto de termos bons avançados.

- Alan e Lima estão em condições de serem utilizados?
- Foram os dois convocados e fazem parte de um grupo de vinte jogadores. Não estão a 100 por cento pelo facto de terem tido lesões. Acreditámos que podem evoluir e dar o contributo à equipa.

- Djamal regressou bem da Taça das Nações Africanas?- Regressou depois de um mês de uma prova em África, o que acarreta algumas dificuldades. Djamal perdeu quatro quilos, e neste momento não se encontra totalmente disponível, por isso não foi convocado.

A Bola

JotaCC

Leonardo Jardim: "Temos de ser competentes para conquistar a vitória"

O timoneiro do Sp. Braga anteviu o encontro com o V. Setúbal, onde aproveitou para elogiar o actual lanterna vermelha do campeonato, posição que para Leonardo Jardim "não reflecte a sua qualidade".

"Temos de mostrar rendimento desportivo e superar este adversário. O Vitória tem uma equipa com qualidade, que não reflecte a sua posição na classificação. É das equipas mais experientes e tem grande qualidade técnica".

"Saíram alguns jogadores e entraram outros. Um deles é nosso conhecido, o Meyong. Em nossa casa temos de ser competentes para conquistar a vitória", concretizou.

O Sp.Braga recebe o V.Setúbal esta sexta-feira, às 20h15, no estádio AXA.

O JOGO

JotaCC

Leonardo Jardim: «Queremos consolidar o nosso trajeto»

Leonardo Jardim quer ver o SC Braga a continuar sem perder em 2012 mas não está preocupado em igualar, ainda que de forma provisória, o FC Porto no segundo lugar.

«Essa não é a nossa preocupação. Queremos consolidar o nosso trajeto, conquistar os três pontos e dar continuidade ao que temos feito. Independentemente dos resultados das outras equipas, interessa-nos ter um bom rendimento e ganhar os três pontos», afirmou o treinador do SC Braga, que revela que o Vitória de Setúbal tem mais qualidade do que a classificação espelha.

«O Vitória de Setúbal tem uma equipa de qualidade, que não reflete a sua posição na tabela classificativa. É uma das equipas mais experientes e tem uma grande qualidade técnica», continuou, lembrando que os sadinos na época passada conseguiram pontuar em Braga.

Em relação à lista de convocados, Leonardo Jardim chamou pela primeira Rúben Amorim, que pode, assim, estrear-se frente ao Vitória de Setúbal. Por sua vez, Lima, que falhou a última jornada da Taça da Liga, está de regresso, enquanto Rivera vai ficar na bancada.

ZEROZERO

JotaCC

Leonardo Jardim quer «consolidar o terceiro lugar»
Sp. Braga pode igualar o F.C. Porto na segunda posição, ainda que à condição, mas treinador não pensa nisso para já

O Sp. Braga recebe esta sexta-feira o V. Setúbal, na abertura da 18ª jornada da Liga, um jogo que pode valer mais do que três pontos: é que em caso de triunfo, os bracarenses igualam temporariamente o F.C. Porto na segunda posição. É certo que é à condição, mas será uma injecção de moral importante.

Estas são pelos menos as contas de quem está de fora. Leonardo Jardim, bem ao seu jeito, reflecte noutra evidência. «As outras equipas não são a nossa preocupação», diz. «Queremos consolidar o nosso trajecto, a nossa posição e somar mais três pontos, independentemente dos resultados dos adversários.»

«O Sp. Braga tem de mostrar rendimento e superar o adversário, que tem uma equipa com qualidade, que não reflecte a posição que ocupa na tabela. É das equipas mais experientes do campeonato e com uma qualidade técnica muito boa. Nós temos de anular essa forma de jogar», acrescentou.

Ruben Amorim estreia-se nos convocados

O último lugar do V. Setúbal, de resto, não interfere na sensação de Leonardo Jardim de que vai ser um jogo difícil. Nem isso nem o facto do adversário ter perdido jogadores importantes como Pitbull, Anderson do Ó ou João Silva. «Saíram uns, mas entraram outros, como o Meyong», lembrou.

Olhando para dentro, Leonardo Jardim não deu a certeza de poder utilizar Lima e Alan. «Não estão a cem por cento, mas esperamos que possam ainda evoluir até amanhã». Já Djalmal «perdeu quatro quilos num mês», durante a Can, «e por isso ainda não está totalmente disponível, nem foi convocado.»

O Sp. Braga recebe o V. Setúbal esta sexta-feira, a partir das 20.15 horas, num jogo que antecede a recepção ao Besiktas, para a Liga Europa. Um jogo que ainda não ocupa o pensamento de Leonardo Jardim. «Não tenho o hábito de pensar a médio prazo quando a curto prazo tenho um jogo tão importante.»


MAIS FUTEBOL