News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/01

Started by JotaCC, 28 de January de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hugo Viana comanda legião no 'caldeirão' dos Barreiros

Hugo Viana, um dos capitães da equipa, e número dois na hieraraquia da legião de Leonardo Jardim, vai ser o comandante do Sp. Braga na difícil deslocação ao 'caldeirão' dos Barreiros, da próxima segunda-feira, no jogo que encerrará as emoções da 17.ª jornada da Liga Portuguesa.
Numa sucessão natural, o médio internacional português foi o eleito, entre os vários jogadores credenciados no grupo, para assumir a braçadeira, face à ausência forçada de Alan, que somou o quinto amarelo no último jogo com o Rio Ave. A promoção do 'maestro' a 'general' numa partida de grande importância para a equipa arsenalista, frente ao um adversário directo na luta pela Europa, não deixa de ser um estímulo-extra para Hugo Viana, que está a realizar uma época de elevado nível, dando corpo e alma a uma das principais virtudes do Sp. Braga de Leonardo Jardim, que é o colectivo.

Dupla missão motiva Guerreiros

O Sp. Braga, que está num ciclo triunfante de sete consecutivas (cinco para o campeonato, e duas para a Taça da Liga), está a preparar o jogo com o Marítimo em regime de máxima concentração, e o caso não é para menos. Isto, porque, em caso do oitavo triunfo seguido, frente aos verde-rubros, o Sp. Braga pode deixar o Marítimo, actual quarto classificado, e rival directo na luta pela Europa, a oito pontos de d istância. Um fosso pontual significativo.
E ao mesmo tempo consolidar o terceiro lugar no campeonato, alimentando o sonho do acesso à 3.ª pré-eliminatória da milionária Liga dos Campeões, uma meta que a estrutura bracarense já mostrou ter estofo para lutar, jogo a jogo, e já reflectida na vantagem de cinco pontos sobre os 'leões'.
A tarefa da legião no 'caldeirão' dos Barreiros não será fácil, mas o Marítimo, também pressionado pela importância do jogo, enfrenta o mesmo alerta.

Lima e Luís Alberto continuam em dúvida para o jogo na Madeira

A reintegração de Elderson no plantel foi ontem a novidade na sessão dupla de trabalhos do Sp. Braga, de preparação para o jogo com o Marítimo. O defesa esquerdo nigeriano já treinou, sem limitações, e reforça assim no baralho de Leonardo Jardim para o importante duelo de segunda-feira.
Ainda em dúvida, permanece o avançado brasileiro Lima. O melhor marcador do Sp. Braga continua a evoluir de forma condicionada, em trabalho de gestão de esforço físico, depois de ter saído de maca do jogo com o Rio Ave, após uma pancada na coxa esquerda.
O médio Luís Alberto, com problemas musculares, também continua em dúvida. Irremediavelmente 'fora de jogo', ainda a recuperar de lesões, permanecem Nuno André Coelho e Imorou, Baiano, e Paulo Vinícius.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

À espera de Salvador
PRESIDENTE VAI DECIDIR O QUE FALTA NO FECHO DO MERCADO

António Salvador regressou ontem à noite a Braga, depois de uma semana no estrangeiro a tratar de assuntos da sua empresa, e vai agora "pegar" nos casos que há para resolver até ao fecho do mercado de inverno.

Durante o fim-de-semana, Salvador reúne-se com Leonardo Jardim para as últimas decisões que há para tomar, sendo que a grande interrogação continua a ser a da ainda possível contratação de um defesa-central.

O alvo está bem definido, mas o tempo aperta e, ainda por cima, a equipa tem jogo no Funchal, 2.ª feira à noite, ou seja a 24 horas do fecho oficial do mercado.

RECORD

JotaCC

Mossoró tem o voto de Pizzi

A subida de forma de Mossoró explica, em parte, a cavalgada vitoriosa do Braga. Muito apagado no arranque da época, quase irreconhecível, e claramente ameaçado pela titularidade de Pizzi na posição 10; o médio-ofensivo perdeu de vista o estatuto de indiscutível e foi preciso esperar pelo Inverno para assistir ao seu florescimento. Demasiado tempo perdido. Nem a transferência de Pizzi para o Atlético de Madrid, ainda em Agosto, ajudou a espevitar o brasileiro, cada vez mais habitual no banco de suplentes enquanto Nuno Gomes parecia ganhar-lhe o lugar. Desde o jogo com o Paços de Ferreira, no Estádio AXA, o técnico Leonardo Jardim inverteu os papéis e a sorte passou a andar por fim de mão dada com um rendimento mais convincente. Já lá vão cinco vitórias consecutivas para o campeonato. "Dentro das opções que o Braga possui, o Mossoró é o jogador mais adequado àquela posição. Tem estado muito bem", sentenciou Pizzi.

A admiração do jogador colchonero pelas qualidades de Mossoró não é de agora, de tal forma que nunca sentiu que seria o maestro principal da equipa (actuou contra o Rio Ave e Marítimo). "Quando o mister me adaptou à posição 10, fiquei surpreendido. Não estava à espera. Fiz os possíveis por corresponder, porque tinha a concorrência de um grande jogador, recordou, colocando o criativo arsenalista entre "os melhores" na sua posição. "O Aimar (Benfica) tem uma qualidade incrível, é o melhor número 10 a actuar em Portugal. O Mossoró vai em segundo lugar", precisou.

A presença de Mossoró no pódio imaginário de Pizzi está sustentada em argumentos fortes. "Com ele em campo, o Braga ganha criatividade, técnica e imprevisibilidade. Tem uma capacidade técnica acima da média", sublinhou, relativizando a baixa estatura do brasileiro. "Pode inspirar algum défice físico, mas se calhar até é uma dificuldade extra para quem tem de desarmá-lo. Tem grande mobilidade e poder de desmarcação", lembrou. Tudo misturado, juntamente com Custódio e Hugo Viana, o jogador emprestado pelo Braga ao Atlético vislumbra um meio-campo próximo da perfeição. "Encaixam sem problemas. O Hugo Viana tem, entre aspas, um lugar cativo no meio-campo pela experiência; o Custódio está a aproveitar a ausência do Djamal, que também estava muito bem antes de partir para a Taça das Nações Africanas", observou.


Nuno Gomes deve ser um 9

A afirmação de Mossoró tem roubado minutos de jogo a Nuno Gomes. Contratado para reforçar a linha da frente, o ex-jogador do Benfica era um improvável candidato ao lugar de organizador de jogo ofensivo, mas o inesperado verificou-se mesmo e quase se transformou numa prática habitual. Pizzi prefere o formato actual. "São jogadores totalmente diferentes. O Nuno tem grande qualidade e também desempenhava bem a função, mas o Mossoró tem uma capacidade de finta muito grande e muita imprevisibilidade. O Nuno tem de respeitar a decisão do treinador e continuar a trabalhar", expôs.

As contas de Leonardo Jardim nem sempre foram estas. Quando Pizzi se preparava para se transformar num 10, Lima tentava adaptar-se à esquerda do ataque, enquanto Nuno Gomes parecia ser o ponta-de-lança de serviço. Tudo mudou até ao fim do Verão, mas o atacante do Atlético de Madrid tem a certeza de que o rendimento de Nuno Gomes sobe em flecha à medida que se aproxima da baliza. "É um goleador nato e um finalizador tremendo. Está mais habituado a jogar ali e tem muita experiência", justifica, embora reconhecendo que tão cedo não conseguirá destronar Lima do ataque. "Está numa fase muito boa e a fazer golos, mas o Nuno não pode desistir. Tem de lutar para conquistar o lugar", aconselhou.


Conversam por SMS

Dos meses em que trabalhou e jogou pelo Braga, ficou uma boa amizade com Mossoró. Pizzi chegou a significar uma sombra gigantesca para o brasileiro, mas a convivência era excelente. "Sempre foi simpático e respeitou todas as decisões do treinador. Quer fizesse parte do onze inicial ou não. Era um companheiro espectacular e ainda agora continuamos a manter o contacto. Costumamos trocar mensagens de boa sorte na véspera dos jogos", revelou o jogador do Atlético de Madrid, elogiando a experiência do ex-companheiro. "Somos jogadores diferentes, embora com algumas semelhanças ao nível técnico. Ele sabe posicionar-se melhor".


Lima voltou à relva e está operacional

Terminou o "suspense" em torno de Lima. A cumprir a última etapa do programa de gestão de esforço físico que lhe foi traçado, o ponta-de-lança juntou-se ontem ao grupo no relvado, em mais um treino realizado à porta fechada, e quase participou na totalidade dos exercícios, estando assim em condições de alinhar contra o Marítimo na partida de segunda-feira. O avançado será reavaliado esta manhã, mas tudo leva a crer que entrará na convocatória para a deslocação à Madeira, tanto mais que não se debate com qualquer lesão muscular conforme deu conta O JOGO - somente acusou fadiga na ressaca do jogo com o Rio Ave, disputado na última jornada. Confirmado o regresso de Lima, parece ter caído por terra a possibilidade de Carlão surgir como titular nos Barreiros, tal como chegou a indiciar o jogo-treino com o "satélite" Vizela.

Inspirado ou não pela veia goleadora de Lima, o avançado brasileiro cedido pelo Kashima Antlers (Japão) já leva três disparos certeiros esta época e continua com a pontaria afinada, tendo apontado dois golos no particular disputado na quinta-feira. Leonardo Jardim tem a palavra

Alan: intervalo na média de 6,5 cruzamentos

À luz dos números, torna-se mais cristalino o impacto da ausência de Alan frente ao Marítimo. Forçado a cumprir um jogo de castigo, o extremo-direito é um dos principais reactores ofensivos do Braga, garantindo em média 6,5 cruzamentos por jogo. É o melhor neste capítulo, sendo imitado por Hugo Viana, embora com uma média de apenas 4,6 cruzamentos. Utilizado nas 16 jornadas já decorridas do campeonato, sempre como titular, o atacante lidera ainda a lista dos jogadores arsenalistas com mais minutos (1419) e pontos somados (99), atribuídos pelas equipas de reportagem de O JOGO, tendo como principais perseguidores o guarda-redes Quim e o médio Hugo Viana, ambos com 82 pontos. Paulo César ou Ukra são alguns dos potenciais substitutos de Alan na partida de segunda-feira, na Madeira, mas dificilmente a equipa não sentirá a falta do jogador brasileiro, que se projectou no futebol português precisamente no Marítimo.


Samuel e Zé Luís ainda sem certezas

O fecho das inscrições caminha para o fim (terça-feira) e tanto o central Samuel como o avançado Zé Luís continuam sem saber se poderão entrar em acção no resto da época. Se o compasso de espera em torno de Zé Luís não surpreende pelo interesse manifestado pelo Gil Vicente em recebê-lo por empréstimo, conforme avançou O JOGO; já o caso do ex-jogador do Anderlecht causa estranheza, apesar de ter assinado por 18 meses. O último a ser registado na Liga foi o extremo Ukra.


Luís Alberto continua fora de combate

Sem competir desde finais de Novembro, Luís Alberto ressentiu-se da paragem. O trinco brasileiro estreou-se contra o Sporting, actuando durante 23 minutos, na 15ª jornada do campeonato; e voltou a ser utilizado no jogo com o Penafiel, a contar para o grupo C da Taça da Liga, somando mais 20 minutos. Tudo somado, incluindo treinos, resultou em queixas, pelo que tem vindo a cumprir um programa de trabalho muscular no ginásio. Longe da relva, deve falhar o jogo com o Marítimo, ao invés de Custódio, já refeito de uma constipação ligeira.


Elderson recuperado


Em gestão de esforço nos dias anteriores, Elderson juntou-se ao grupo sem restrições e dificilmente irá falhar o jogo com o Marítimo. Leonardo Jardim ainda testou Miguel Lopes na posição de lateral-esquerdo no jogo/treino com o Vizela, mas o titular será o nigeriano.


O JOGO

Bruno3429

Um ano depois... tantas diferenças!
Marítimo e Sp. Braga têm reunido elogios na presente temporada

Pedro Freitas Oliveira

Em Fevereiro de 2011, o Sp. Braga venceu na Madeira. Daí para cá muita coisa mudou...

Duas das equipas que melhor futebol têm praticado esta época encontram-se segunda-feira, nos Barreiros. O jogo tem reunido larga expectativa entre os adeptos, sobretudo os madeirenses, que mantêm confiança elevada na equipa verde-rubra. Em comum, o facto de Marítimo e Sp. Braga estarem a realizar um campeonato de se lhe tirar o chapéu, a vários níveis, tanto no que a resultados diz respeito, como também na qualidade exibicional e regularidade evidenciadas.

A 5 de Fevereiro de 2011, dia em que estas equipas se defrontaram pela última vez no Funchal, então na 18.ª jornada, o cenário, em ambos os lados, era diferente. O Marítimo somava apenas 19 pontos (menos 10 do que agora), quedava-se pelo 12.º lugar e a qualificação europeia era um objectivo distante. O Sp. Braga, à data com o estatuto de vice-campeão nacional, estava a meio de um percurso brilhante na Liga Europa, mas uns furos abaixo em termos de campeonato. Tinha menos sete pontos do que agora e não ia além do 5.º  lugar, atrás do 'rival' V. Guimarães. No duelo dos Barreiros, o triunfo (2-1) sorriu ao Sp. Braga.

Os minhotos, além de terem chegado à final da Liga Europa, conseguiram ainda recuperar no campeonato, terminando a prova no quarto lugar, atrás do Sporting. O Marítimo chegou a 'espreitar' a Europa, apresentou sinais de retoma, mas nas contas finais ficou-se pelo 9.º lugar.

No espaço de um ano a realidade destas duas equipas inverteu-se positivamente. Pedro Martins e Leonardo Jardim, dois jovens treinadores, têm conseguido conduzir as suas equipas no caminho certo rumo ao objectivo previamente estabelecido. Em confronto estão os terceiro e quinto melhor ataques do campeonato, o que comprova facilmente que estas são duas equipas vocacionadas para um estilo de jogo marcadamente ofensivo.

A 11 de Dezembro de 2011, depois de ter ganho nos Barreiros, Jorge Jesus deixou uma ideia na sala de imprensa. "Muito dificilmente mais alguma equipa vai ganhar esta época nos Barreiros", referiu o treinador do Benfica. Esta é uma prova de fogo para o Marítimo, mas o mesmo acontece também em relação ao Sp. Braga...

Apenas três 'repetentes'

Relativamente ao Marítimo-Sp. Braga de 2010/2011, muitas são as mudanças na configuração das duas equipas. Do lado verde-rubro, no 'onze' provável para segunda-feira, apenas três jogadores repetem a presença no duelo com os minhotos: Robson, João Guilherme e Rafael Miranda. De resto, sete dos titulares dessa partida já nem estão na Madeira, enquanto Tchô tem sido habitual suplente.

Vítor Pereira: "Marítimo é candidato ao título"

Vítor Pereira, treinador do FC Porto, garante que os dragões não terão apenas a concorrência do Benfica na luta pelo título. Nesse patamar, coloca também o Marítimo, equipa à qual faz rasgados elogios. Assim, Vítor Pereira entende que, neste momento, são cinco as equipas com potencial para conquistar o título. "Não coloco só o FC Porto e o Benfica como candidatos. Há mais equipas como o Sporting, o Sp. Braga e o Marítimo, que têm mostrado qualidade para estar na luta.

Prevejo um campeonato competitivo até ao fim", apontou ontem Vítor Pereira, na conferência de imprensa de lançamento do próximo compromisso do FC Porto. Entretanto, o plantel verde-rubro continua a preparar a recepção ao Sp. Braga e ontem treinou em Santo António. Rúben Ferreira prossegue o plano de recuperação da lesão no pé direito e continua a fazer corrida. Olberdam não marcou presença no relvado, já que se encontra ainda a recuperar da lesão numa anca. O Marítimo treina hoje (10h00), novamente em Santo António.

Diario de Notícias da Madeira

Bruno3429

Lima e Elderson às ordens de Jardim
Por António Casanova

O SC Braga treina esta manhã à porta fechada nos relvados secundários do estádio AXA, com boas notícias para o treinador Leonardo Jardim.

Lima e Elderson já estão reintegrados. Os dois jogadores tinham saído lesionados do jogo com o Rio Ave do passado domingo, mas já se apresentam em plenas condições físicas para defrontar o Marítimo na segunda-feira à noite, no jogo que fecha a 17.ª jornada.

Quem falha o regresso à Madeira é o médio brasileiro Luís Alberto, devido a problemas musculares.

Amanhã, a equipa ainda treina de manhã em Braga e só à noite viaja para o Funchal, exemplo do que fez na última visita à Madeira, quando foi defrontar o Nacional na primeira partida do ano, referente à fase de grupos da Taça da Liga.

A Bola