News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/01

Started by JotaCC, 25 de January de 2012, 07:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Miguel Lopes ganha terreno

Miguel Lopes está na luta e ganha terreno por um lugar na defesa arsenalista. O lateral, de 25 anos - reforço de Inverno do Sp. Braga por empréstimo do FC Porto - estreou-se com a camisola bracarense no passado domingo, no jogo contra o Rio Ave, rendendo Elderson, aos 76 minutos.

Apesar de ter estado em campo apenas cerca de um quarto de hora, Miguel Lopes cumpriu e não desiludiu, mesmo ocupando um lugar que não é seu de raiz. O lateral acabou por ser chamado depois de Elderson ter apresentado queixas musculares e ocupou o lugar do nigeriano, ele que é originalmente defesa direito.

Leonardo Jardim ganha, assim, uma nova peça na fragilizada defesa, fustigada por várias lesões: Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Baiano e Imorou.
A polivalência de Miguel Lopes, que tanto pode jogar na asa direita como na esquerda, dá outro conforto à defesa, sobretudo quando se aproxima o jogo dos dezassei s avos-de-final da Liga Europa, frente ao Besiktas.

Com Elderson fora dos opções - irá cumprir um jogo de castigo - e Imorou ainda condicionado, a boa adaptação de Miguel Lopes traz boas notícias para Leonardo Jardim. Se Imorou não recuperar a tempo do compromisso europeu, Miguel Lopes será a opção para o lugar do nigeriano, ganhando mesmo terreno para a titularidade, mesmo que Imorou até já esteja apto.

O teste no jogo com o Rio Ave abriu as portas ao reforço, que deverá ser uma das novidades na lista que o Sp. Braga irá reenviar à UEFA. O clube arsenalista pode fazer três alterações ao documento entregue em Setembro, até ao dia 1 de Fevereiro. Saem Rodrigo Galo, Fran Mérida e o lesionado Paulo Vinícius, para a entrada de Miguel Lopes e mais dois nomes, onde se excluem Luís Alberto e Samuel (porque já jogaram ao serviço de outros clubes). Zé Luís, Ukra e Rivera estão no topo das possibilidades.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ukra foi inscrito

Ukra já está inscrito nos serviços da Liga, passando a ser mais uma opção para o que resta da temporada.

O extremo foi operado a 14 de Outubro ao tendão rotuliano do joelho esquerdo, um problema que agora está debelado, mas que comprometeu a pré-época do jogador e, inclusivamente, levou o clube a congelar a sua inscrição na Liga.

A última vez que Ukra jogou oficialmente pelo SC Braga foi a 14 de Maio de 2011, na última jornada do Campeonato, quando os Guerreiros receberam e perderam com o Sporting, por 1-0, antes de disputarem a final da Liga Europa.


A BOLA

JotaCC

Ukra inscrito na Liga já conta para Jardim
terceiro reforço de inverno fazia parte do plantel

O Sp. Braga inscreveu, ontem, Ukra na Liga de Clubes, um reforço de inverno que não necessita de apresentações. O internacional português faz parte do plantel dos arsenalistas desde janeiro de 2011, altura em que chegou ao Axa por empréstimo de longa duração do FC Porto e que só termina em junho deste ano.

Ukra não foi inscrito em agosto porque estava a recuperar de uma lesão no tendão rotuliano do joelho esquerdo, problema detetado na fase final da época passada e que o jogador procurou resolver com um tratamento regenerador, mas como teve uma recaída no estágio de Melgaço não escapou à intervenção cirúrgica. Depois dos penosos últimos seis meses, Ukra voltou aos treinos normais em dezembro e esperava uma oportunidade para poder dar ainda o seu contributo à equipa durante esta época, o que vai de facto acontecer.


RECORD

JotaCC

Ukra inscrito na Liga e ao dispor de Jardim

Quase em segredo, o Braga procedeu ontem à inscrição de Ukra, sujeito no Verão a uma intervenção cirúrgica para debelar uma lesão no tendão rotuliano do joelho esquerdo. Era um desfecho esperado. De volta aos treinos há algumas semanas, o extremo emprestado pelo FC Porto até ao fim da época tem causado boa impressão e o técnico Leonardo Jardim acabou por dar o respectivo aval para o clube formalizar o registo na Liga de Clubes, numa altura em que se procura um substituto para Alan (castigado). Esta é a terceira inscrição de Inverno dos arsenalistas, depois de Luís Alberto (ex-Nacional) e Miguel Lopes (ex-FC Porto), sendo, por enquanto, desconhecidos os destinos do central Samuel (ex-Anderlecht) e do avançado Zé Luís, ambos por inscrever. Como O JOGO escreveu, o Gil Vicente deseja receber o segundo, por empréstimo.


Alan abre a porta a Paulo César

A ausência forçada de Alan do encontro com o Marítimo, que marca o fim da era dos totalistas em Braga, abre uma janela de oportunidade a Paulo César. O atacante, que não tem sido tão feliz em 2011/12 como em temporadas anteriores, é o principal candidato a render o capitão no Estádio dos Barreiros, que poderá servir de montra para atrair o interesse de outros clubes, uma vez que está a poucos meses de terminar contrato com os arsenalistas e, até agora, a hipótese de renovar ainda não foi discutida. As únicas abordagens recebidas pelo representante do brasileiro, que desde o início da Janeiro tem total liberdade para negociar e assinar um pré-acordo com quem quiser, foram de equipas estrangeiras, nomeadamente da Turquia, de Chipre e do continente africano.

Desde que chegou a Braga, em 2008/09, Paulo César tem sido utilizado maioritariamente no lado esquerdo do ataque. A lesão sofrida num particular com o Trofense, contudo, bem como o bom momento de Hélder Barbosa, atiraram o brasileiro para o banco, onde tem aguardado pacientemente por uma oportunidade. Leonardo Jardim concedeu-lhe a titularidade contra o FC Porto e o Olhanense, mas as coisas acabaram por não lhe correr de feição, levando-o a regressar à condição de suplente. O embate com o Marítimo perfila-se, assim, como a terceira oportunidade para o atacante mostrar que pode ser uma opção até ao final da época, até porque Ukra, a alternativa natural a Alan, está a voltar de um longo período de paragem. No entanto, a utilização do extremo cedido pelo FC Porto, bem como a de Carlão ou Rivera, não está colocada de parte. De resto, os três parecem ser os únicos capazes de roubar o lugar a Paulo César.


As alternativas

Carlão

Livre de problemas físicos desde o início de Dezembro, o ponta-de-lança tem sido uma das primeiras apostas de Leonardo Jardim e, por isso, surge como uma boa alternativa a substituir Alan. Contudo, a entrada do brasileiro obrigaria o treinador a alterar o 4x3x3 habitual pelo 4x4x2 ou, então, desviar Lima para um dos flancos.

Rivera

Foi o escolhido de Leonardo Jardim no jogo com o Beira-Mar, relegando para o banco Carlão ou Paulo César. O objectivo seria surpreender Rui Bento, mas a aposta acabou por não ter grande impacto. Se o mexicano for o escolhido para jogar nos Barreiros, Hélder Barbosa deverá trocar a esquerda pela direita.

Ukra

É nesta fase a alternativa natural a Alan no lado direito do ataque, depois de uma lesão na pré-época, que o manteve sem competir até Dezembro, lhe ter acabado com a esperança de ser um dos trunfos do Braga em 2011/12. Tendo em conta que tem poucas semanas de treino, deverá ser a hipótese mais remota para render o capitão.


Moisés em condições

O que era impensável até há bem pouco tempo terá pernas para andar se o Braga entender que ainda há espaço para o central Moisés. Decidido a deixar o Catar, onde vive sozinho desde que o filho, de cinco meses, revelou problemas de adaptação ao calor, o Xerife aguarda por convites para regressar a Portugal e coloca o Braga entre os clubes preferidos. "Não quero mexer com a tranquilidade do balneário do Braga, porque vão muito bem no campeonato. É uma estrutura muito boa e profissional. Deixei bons amigos em Braga, e trata-se de um clube grande em Portugal", sublinhou, esclarecendo que só pensa em deixar o Al-Rayyan por uma questão "extrafutebol". "Nunca fui de romper contratos, mas a família está no Brasil. Já expliquei isso ao clube", contou.

Certo de que o Al-Rayyan não porá entraves à rescisão amigável, o defesa brasileiro garante, de resto, estar "em condições" de actuar "ao mais alto nível". "Não me trocaria por muitos atletas com 22 ou 23 anos. Jamais faria um contrato somente para receber salário", assegurou, agradecendo o "carinho" manifestado por alguns adeptos no fórum do Superbraga.com. "Merecem o meu respeito para sempre", atalhou.


Lima e Elderson recuperáveis

Em princípio, o único impedimento previsto para a visita ao Marítimo será o extremo Alan, forçado a cumprir um jogo de castigo depois de ter visto o quinto cartão amarelo frente ao Rio Ave. Lima e Elderson apresentaram queixas na ressaca do duelo com os vila-condenses, mas reagiram bem aos tratamentos dos últimos dias e são dados como recuperáveis para a próxima jornada. A equipa retoma esta manhã os treinos, e o mais certo é que o avançado e o lateral-esquerdo recebam luz verde para trabalhar sem restrições. O quadro clínico do Braga, outrora francamente carregado, deverá manter-se por isso inalterado, com Paulo Vinícius, Baiano e Imorou a serem os únicos clientes do departamento médico. Depois de Custódio e Ukra, o último a juntar-se ao grupo foi o central Nuno André Coelho.


Collado no Guadalajara

Ligado ao Braga até 2014, o avançado José Collado deixou a equipa B do Atlético de Madrid para se transferir para o Guadalajara, da segunda divisão espanhola, por empréstimo. Na apresentação, o espanhol, de 21 anos, explicou ser capaz de actuar como "ponta-de-lança ou segundo avançado". Com 1,91 metros, não convenceu Domingos em 2010/11.


O JOGO

JotaCC

Liga: Alargamento a 18 deve acontecer só em 2013/2014
Descem 2 clubes

Ainda não está confirmado o alargamento da Liga para 18 clubes na próxima época, mas é certo que dois deles vão descer no final da corrente temporada.

Fonte da Liga de Clubes, liderada por Mário Figueiredo, disse à Antena 1 que a passagem de 16 para 18 clubes não deve acontecer em 2012/2013 até porque "é necessário uma discussão pública e posterior votação".

Um dos estandartes da candidatura de Figueiredo, o alargamento fica assim adiado para já, contrariando o desejo e a vontade manifestada por alguns clubes da Liga (Gil Vicente à cabeça). A questão não é pacífica porque os clubes sentem-se enganados pelo novo líder do futebol profissional.

O presidente do Feirense, Rodrigo Nunes, garante que a principal promessa eleitoral de Mário Figueiredo foi que não haveria descidas de divisão. "Posso dizer de forma clara e categórica que o actual presidente, enquanto candidato, garantiu que, este ano, não havia descidas", disse à TSF.

Entretanto, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou que o prazo para os clubes comunicarem a intenção de inscrever equipas B ao organismo e à Federação decorrerá até ao dia 17 de Fevereiro.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Benfica recusa abordagem do SC Braga por Amorim

O SC Braga aprecia as qualidades de Rúben Amorim e está na disposição de receber o jogador por empréstimo até final da época, mas essa hipótese já foi recusada pelos encarnados da Luz.

O negócio deixaria satisfeitos Amorim, os seus representantes (é agenciado por Jorge Mendes) e minhotos, mas, para já, não recolhe recetividade da SAD encarnada, ainda que Luís Filipe Vieira e António Salvador, presidentes de Benfica e SC Braga, respetivamente, mantenham uma relação saudável e que tem resultado em inúmeras transferências.

A BOLA

JotaCC

Nené é o mais recente reforço do Sp. Braga/AAUM


O Sp. Braga/AAUM tem-se revelado particularmente activo durante janela de mercado de inverno. Depois das contratações de Toni e Miguel Almeida, o clube minhoto garantiu agora a aquisição do brasileiro Nené que aos 28 anos está de regresso à 1ª Divisão Nacional.

O ala "canarinho" será apresentado em conferência de imprensa marcada para esta quarta-feira, a partir das 19h15, no Pavilhão da Universidade do Minho, que antecede um jogo treino que a equipa comandada por Pedro Palas vai realizar.

Em Portugal, Edilson Sousa Araújo, conhecido no universo do futsal por "Nené", já representou o Instituto D. João V, o Freixieiro e o Belenenses.

JotaCC

SC Braga tenta empréstimo de Rúben Amorim

A poucos dias do fecho do mercado de transferências, Rúben Amorim continua com o futuro por resolver e recentemente o Benfica rejeitou emprestar o internacional português ao SC Braga.

Rúben Amorim está a contas com um processo disciplinar no Benfica, não treina com o restante plantel e o jogador já admitiu que pretende deixar os encarnados para poder jogar com mais regularidade, de forma a ser opção para Paulo Bento no Campeonato da Europa.

A ida para o SC Braga era algo que satisfazia os interesses de Rúben Amorim, mas parece pouco provável que os encarnados o cedam temporariamente aos minhotos.

Além dos bracarenses, o Genoa também tem o futebolista de 26 anos referenciado, sendo que sobram poucos dias para resolver o futuro de Rúben Amorim, pois a janela de transferências encerra a 31 de janeiro.

ZEROZERO

JotaCC

Lima ainda com limitações

No regresso do plantel do SC Braga ao trabalho, esta manhã, após dois dias de folga, Lima evoluiu num quadro de treino condicionado.

O avançado brasileiro apresenta um edema na coxa esquerda, resultado de uma pancada que sofreu no jogo frente ao Rio Ave, mas tudo leva a crer que recuperará a tempo de ser primeira opção de Leonardo Jardim para a partida com o Marítimo, segunda-feira, às 20.15 horas, no Estádios do Barreiros.

Elderson e Mossoró também saíram do jogo com os vila-condenses em dificuldades, acusando desgaste muscular, mas a dupla estabilizou os índices físicos e a presença destas unidades no onze que vai defrontar os insulares não está em causa.

A BOLA

JotaCC

SC Braga/AAUM apresenta ala brasileiro Nené

O ala Nené, que em Portugal representou o Instituto D. João V, o Freixieiro e o Belenenses, é a nova contratação do SC Braga/AAUM. O brasileiro tem 28 anos e será hoje apresentado oficialmente, às 19.15 horas, no pavilhão da Universidade do Minho, pouco minutos antes do treino da equipa.

Trata-se da terceira aquisição da formação minhota no espaço de poucos dias. Antes de Nené, chegaram ao SC Braga/AAUM o guarda-redes Toni, 37 anos, e Miguel Almeida, universal de 32anos, ambos recrutados ao Freixieiro.

A BOLA

Bruno3429

Luís Alberto em dúvida para o Marítimo
Por Pascoal Sousa

O SC Braga divulgou há momentos o boletim clínico. Com Nuno A. Coelho e Imorou integrados mas ainda sob vigilância médica, destaque para Baiano, que tal como A BOLA anunciou saltou várias etapas na recuperação, intercalando trabalho de ginásio com treino específico no relvado.

Operado em Novembro a uma entorse traumática do joelho direito, com lesão do ligamento cruzado anterior, o lateral-direito ainda vai a tempo de jogar esta época.

No resto, e para além do quadro de limitações de Lima, também Elderson faz gestão, embora ambos sejam recuperáveis para o desafio frente ao Marítimo. Luís Alberto, que esteve ausente do jogo com o Rio Ave devido a problemas musculares, fez treino específico.

O plantel do SC Braga tem marcado para amanhã duas sessões de treino, ambas à porta fechada. A primeira às 10 horas e a outra às 15.30 horas.

A Bola